Sie sind auf Seite 1von 3

O COGNITIVISMO E SUAS IMPLICAES NA PEDAGOGIAS NA EDUCAO Esta pesquisa trata-se de um estudo bibliogrfico, onde as idias principais: processo, onde

a inteligncia, o pensamento e a linguagem da criana, A reviso de literatura deste trabalho levando em considerao a composio tendo em vista a composio de um referencial que constitui processo significativo para a pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo da criana no trabalho de sua educao cientfica em contexto escolar. A pesquisa buscou, nos trabalhos dos pesquisadores que discutem sua teoria, as idias que constituem a essncia da teoria piagetiana. Diante disso, o objetivo principal evidenciar de que maneira essa teoria pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem escolar, inclusive de conceitos cientficos. Para isso, foi necessria a explicitao de vrios conceitos que so fundamentais para a compreenso das idias do terico. Assim evidenciando a evoluo mental durante cada estgio do desenvolvimento cognitivo. Portanto, a pesquisa contribui como fonte de conhecimento terico para a constituio de uma metodologia que permita ao professor um ensino onde a interao entre sujeito e objeto resulte em um novo conhecimento.

Portanto, admite-se que no so idias fceis de compreenso, pois por ser uma teoria que aborda o desenvolvimento mental da criana. No entanto, uma teoria que surpreende pela forma como explica o desenvolvimento cognitivo e o surgimento de vrios processos cognitivos como a percepo, o pensamento, a linguagem e, sobretudo, a inteligncia. importante falar dessas funes porque por meio delas que se chega a equilibrao da atividade mental. Iniciemos ento ao tentar explicar acerca do termo equilbrio o conceito extremamente importante que ressalta que, o importante no a explicao de equilbrio, mas sim o processo de equilibrao, sendo o equilbrio o resultado desse processo. E esse processo de equilibrao envolve, a assimilao e acomodao. e o equilbrio uma propriedade intrnseca e constitutiva da vida orgnica e mental e nesse sentido, explic-lo indispensvel para os esclarecimentos biolgicos e psicolgicos.

O ser humano nasce com a capacidade de adaptar-se ao meio e de assimilar e acomodar os objetos externos em sua estrutura cognitiva na busca de um equilbrio o que permite seu desenvolvimento a partir da evoluo de sua inteligncia. Desse modo, a criana ao se deparar com uma nova situao, procura inseri-la a conhecimentos anteriores mas muitas vezes nessa assimilao, necessrio certas modificaes para uma verdadeira compreenso da situao encontrada, enfatizando que todo comportamento procura sustentar um equilbrio entre os fatores internos e externos, ou mais em geral, entre a assimilao e acomodao. Isto significa dizer que, o sujeito em contato com meio busca constantemente organizar e adaptar-se s situaes e objetos que fazem parte desse meio.

Os vrios processos cognitivos ao mesmo tempo e dentre esses processos, preocupou-se muito em desvendar como ocorre o nascimento da inteligncia na criana, a inteligncia no aparece, de modo algum, num dado momento do desenvolvimento mental, como um mecanismo completamente montado e radicalmente diferente dos que o precederam. Apresenta, pelo contrrio uma continuidade admirvel com os processos adquiridos ou mesmo inatos respeitantes associao habitual e ao reflexo, processos sobre os quais ela se baseia, ao mesmo tempo que os utiliza (PIAGET, 1986, p.23). Assim sendo, o sentido, a inteligncia existe na ao do sujeito, na ao mental e fsica constituda com o ambiente, ou seja, essa interao de sujeito e ambiente envolve um equilbrio entre a assimilao e a acomodao, processo pelo qual permite nossa adaptao ao meio e a interiorizao dos objetos desse meio.

Mas por outro lado, a linguagem e o pensamento da criana so de grande importncia para a compreenso da origem da linguagem e se esta acontece simultaneamente com o pensamento ou se surgem em espaos diferentes. graas a linguagem que a criana tornar-se capaz de invocar situaes no atuais, libertando-se ento das fronteiras do espao prximo e presentes, ou seja, saindo do campo perceptivo,a importncia do jogo simblico para o pensamento, pois por meio da imaginao a criana tornar-se capaz de representar individualmente objeto e acontecimentos ocorridos num momento passado e isso contribui para a formao do pensamento.Evidencia-se ento quea linguagem e pensamento so processos cognitivos que esto intimamente relacionados e que um completa e justifica o outro numa ao recproca. Esta evoluo do pensamento da criana, na medida em que consegue representar mentalmente situaes que no so vivenciadas por elas, mas que totalmente abstratas as situaes que exigem raciocnio e concentrao. O pensamento formal permite a reflexo acerca das operaes e dos caminhos percorridas para resoluo dessas operaes. O princpio de que o estudante deve ser estimulado a pensar criticamente e de forma independente, ou seja, que ele seja capaz de construir coisas novas a partir de sua ao e mediao de seu professor. medida que agimos para nos adaptarmos ao meio, estamos mobilizando vrios processos cognitivos, como o raciocnio, ateno e o pensamento, que nos permitem a resoluo de problemas o que consiste numa atitude inteligente. A todo momento somos levados a resolver problemas, dos mais simples aos mais complexos, e isso implica a construo de conhecimentos que nos permitem resolver tais situaes e resolver com sucesso. Demo (2004), ressalta que preciso ter em mente o que aprender. Segundo o autor, a aprendizagem um processo reconstrutivo, que acontece de dentro para fora, onde todo ser vivo comunica-se e informa-se em contato com a realidade e faz dela idia reconstruda. Dessa forma, somos capazes de perceber e reconstruir a realidade de formas diferentes, pois somos seres nicos, capazes de fazer coisas novas a partir da interao com o meio e com os outros, podemos muito mais que repetir, somos biologicamente e culturalmente capazes de reconstruir e construir.

O estudante deve ter a oportunidade de testar hipteses de trabalho pesquisadas e estudadas antes teoricamente, deve perceber at que ponto as vises tericas batem com a realidade, aprender a coletar dados, a organiz-los e a construrem anlises inteligentes sobre o que foi investigado e pesquisado. Desse modo, podemos entender que a ao contribuir no trabalho do professor em sala de aula. Primeiro no sentido de mostrar quem esse sujeito que aprende e como se desenvolve. Segundo, em oferecer ao professor estratgias que possam permitir ao sujeito uma ao autnoma, embora mediada pelo professor, na construo de seus conhecimentos, ou seja, o professor percebe que o estudante capaz de construir e aprender mesmo estando no primeiro estgio de seu desenvolvimento, onde a inteligncia ainda primitiva e prtica. Portanto, os trabalhos desenvolvidos permitem conhecer a forma como este terico concebe o desenvolvimento mental da criana e como suas pesquisas a cerca da gnese do conhecimento pode permitir ao professor um repensar em sua prtica na busca de uma prxis que conceba o sujeito como capaz de construir conhecimento a partir de sua inteligncia, ao e interao com o meio. REFERNCIAS COLL, Csar. (et. al).O construtivismo na sala de aula. Traduo: Cludia Schilling. So Paulo: tica, 2009. DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstruo do conhecimento. 6 edio. Petrpolis, RJ, Vozes: 2004

PIAGET, Jean. Epistemologia Gentica. Traduo: lvaro Cabral. 3 ed. Martins Fontes: So Paulo, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen