Sie sind auf Seite 1von 11

228

PARTE III ELETROM AGNETISM O

Tpico 3
1 E.R. Um condutor retilneo, percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i igual a 2,0 A, est imerso em um campo magntico uniforme de intensidade B, igual a 2,0 10 4 T. Determine a fora igual a magntica num trecho desse condutor, de comprimento 0,20 m, nos seguintes casos: a)
B i

Na f igura a seguir, as hastes I, II e III so condutoras, mas apenas a haste I submete-se ao campo do m. Determine se o condutor I empurrado para dentro ou para fora do m, nos seguintes casos: a) fechando-se a chave; b) invertendo-se a polaridade da bateria e fechando-se a chave.
Chave Bateria III II N +

b)
m i B

Resoluo: Usando a regra da mo direita espalmada: a) b)


Fm

c)
B

i i I I

30

Fm

Resoluo: A intensidade da fora magntica que atua num trecho do condutor dada por: Fm = B i sen o menor ngulo formado pelo condutor, orientado no em que sentido da corrente, e pelo vetor B . A direo dessa fora perpendicular ao plano determinado pelo condutor e pelo vetor B e seu sentido dado pela regra da mo direita espalmada. a) Nesse caso, o ngulo igual a zero. Como sen 0 = 0: Fm = 0

Respostas: a) Para dentro; b) para fora

No rotor de um motor eltrico, os f ios conduzem uma corrente de 5 A e dispem-se perpendicularmente a um campo de induo magntica, suposto uniforme, de mdulo constante e igual a 1 T. Determine o mdulo da fora magntica atuante em cada centmetro de f io. Resoluo: 2 Fm = B i sen = (1) (5) (1 210 ) (1) F m = 5 10 N Resposta: 5 10 2 N
4

b) Agora, o ngulo igual a 90. Fazendo B = 2,0 10 4 T, i = 2,0 A, = 0,20 m e sen = sen 90 = 1, obtemos: 4 Fm = 2,0 10 2,0 0,20 1 Fm = 8,0 10 N Essa fora perpendicular ao plano da f igura e tem sentido entrando nesse plano: Fm . c) Nessa situao, igual a 30. Como sen 30 = 1 , temos: 2 1 4 Fm = 2,0 10 2,0 0,20 2
5 Fm = 4,0 10 N 5

Na f igura a seguir, dois condutores paralelos, AC e ED, so interligados por meio de uma haste tambm condutora, que pode girar no plano da f igura em torno do ponto D. Na regio em que se situa a haste, existe um campo magntico perpendicular ao plano dos condutores e apontando para o leitor:
C A B

Haste i

A fora, nesse caso, perpendicular ao plano da f igura e tem sentido saindo desse plano: F m .

Tpico 3 Fora magntica sobre correntes eltricas

229

Se uma corrente eltrica de intensidade i percorrer os trs condutores no sentido indicado, a tendncia da haste ser: a) manter-se na posio inicial; b) girar no sentido horrio; c) girar no sentido anti-horrio; d) subir; e) descer. Resoluo:

E.R. A barra condutora MN, cilndrica e homognea, de

200 N de peso e 1 m de comprimento, suspensa por f ios condutores leves e f lexveis aos pontos P e Q. A barra, disposta horizontalmente, percorrida por uma corrente eltrica de intensidade i igual a 100 A no sentido indicado e encontra-se num campo magntico uniforme e horizontal de intensidade constante e igual a 2 T, perpendicular barra.
Bateria +

P i Fio =1m M

Q Fio B N

i Fm

Resposta: b

Supondo que apenas a barra se submeta ao citado campo: a) calcule a intensidade da fora magntica atuante na barra; b) calcule a intensidade da trao em cada f io de suspenso; c) qual seria a intensidade da trao em cada f io, se a barra fosse disposta paralelamente ao campo magntico? Resoluo: a) A intensidade da fora magntica atuante na barra dada pela expresso: F = B i sen
m

A f igura representa um f io retilneo estendido no plano do papel, percorrido por corrente eltrica de intensidade i igual a 5,0 A no sentido indicado, imerso em um campo magntico uniforme de intensidade constante e igual a 0,50 T. Caracterize a fora que atua no trecho MN do f io, de comprimento 30 cm, devida ao campo citado.

Sendo B = 2 T, i = 100 A, = 1 m e sen = sen 90= 1, temos: Fm = 2 100 1 1


2 Fm = 2 10 N

N i x M x 30 cm x x x

b) Pela regra da mo direita espalmada, conclumos que a fora magntica na barra vertical e para baixo. Como o campo magntico uniforme, essa fora deve ser posicionada no centro da barra (simetria). Na barra atuam ainda as duas foras de trao e o peso, este posicionado tambm no centro da barra, por ela ser cilndrica e homognea. As duas foras de trao tm a mesma intensidade T, o que tambm pode ser justif icado pela situao de simetria.
T T

Resoluo: 10 Fm = B i sen = (0,50) (5,0) (30 2 ) (1)


P Fm

Fm = 0,75 N Do equilbrio da barra, temos: A orientao da fora dada pela regra da mo direita espalmada. Resposta: Intensidade: 0,75 N; Direo: perpendicular a B e ao f io; Sentido: T + T = P +m F 2 T = 200 + 200
2 T = 2 10 N

c) Nesse caso, teramos F m = 0, pois o ngulo

seria igual a 0 ou

Fm

180 e sen 0 = sen 180 = 0. Assim, no equilbrio: T + T = P 2 T = 200

2 T = 1 10 N

230

PARTE III ELETROM AGNETISM O

Na f igura a seguir, o condutor CD est em repouso, apoiado em duas barras condutoras f ixas X e Y. Despreze atritos.
Pilha N S C X

= 90 Nos lados AD e BC:


2 F Fm = B i = 5 10 5 0,2 AD 2 = FBC = 5 10 N

Respostas: F AB = 0; F = 0; F = FBC = 5 10 N DC AD (UFPel-RS) A f igura abaixo representa, esquematicamente, um motor eltrico elementar, ligado a uma bateria B, atravs de um reostato R (resistor varivel). a) Determine, na f igura, a orientao do vetor campo magntico criado pelo m. b) Qual o sentido de rotao do motor? c) Qual deve ser o procedimento para aumentar o binrio produzido pelo motor? Justif ique.
N S

D M esa horizontal de madeira

O mdulo do vetor induo magntica entre os polos do m B = 1 T e o comprimento da parte do condutor imersa no campo = 10 cm. Sabendo que o corpo A pesa 2 N e que o f io que o suspende ao condutor pode ser considerado ideal, determine: a) o sentido da corrente no condutor; b a intensidade dessa corrente. Resoluo: a)
B

R +
C Fm

PA

Resoluo: a)
B

i D

A corrente tem sentido de C para D. P l i 0,10 = 2 i = 20 A b) F = PA B i = A m Respostas: a) de C para D; b) 20 A Entre os polos magnticos representados na f igura, temos um 2 campo magntico uniforme, com B = 5 10 T. Calcule a fora magntica que atua em cada lado da espira condutora quadrada, percorrida por uma corrente de 5 A, quando disposta com seu plano paralelo s linhas de induo, como mostra a f igura:
8

b) Anti-horrio, em relao ao leitor:


Fm i B F m i B

Rotao

B A 5A B

c) Diminuir a resistncia do reostato de modo a aumentar a intensidade da corrente eltrica. B Respostas: a) ; b) Anti-horrio, em relao ao leitor; c) Diminuir a resistncia do reostato de modo que aumente a intensidade da corrente eltrica.

0,2 m

0,2 m

Resoluo: Temos que Fm = B i sen No lado AB: = 180 F No lado DC: = 0 F


AB

=0

DC

=0

10 (UEL-PR) Trem magntico japons bate seu prprio recorde de velocidade (da Agncia Lusa) Um trem japons que levita magneticamente, conhecido por Maglev, bateu hoje o seu prprio recorde de velocidade ao atingir 560 km/h durante um teste de via. O comboio de cinco vages MLX01, cujo recorde anterior de 552 km/h fora alcanado em abril de 1999 com 13 pessoas a bordo, alcanou sua nova marca sem levar passageiros. O trem japons f ica ligeiramente suspenso da via pela ao de magnetos, o que elimina a reduo de velocidade causada pelo atrito com os trilhos. (Disponvel em: <http://www1.folha. uol.com.br/folha/ciencia>. Acesso em: 13 set. 2004.)

Tpico 3 Fora magntica sobre correntes eltricas

231

possvel deixar suspenso um corpo condutor criando uma fora magntica contrria fora gravitacional que atua sobre ele. Para isso, o corpo deve estar imerso em um campo magntico e por ele deve passar uma corrente eltrica. Considere um f io condutor retilneo como uma linha horizontal nesta folha de papel que voc l, que deve ser considerada estando posicionada com seu plano paralelo superfcie terrestre e frente do leitor. Quais devem ser as orientaes do campo magntico e da corrente eltrica, de modo que a fora magntica resultante esteja na mesma direo e no sentido contrrio fora gravitacional que atua sobre o f io? Ignore as ligaes do f io com a fonte de corrente eltrica. a) A corrente deve apontar para a esquerda ao longo do f io e o campo magntico deve estar perpendicular ao f io, apontando para o leitor. b) A corrente deve apontar para a esquerda ao longo do f io e o campo magntico deve estar paralelo ao f io, apontando para a direita. c) A corrente deve apontar para a direita ao longo do f io e o campo magntico deve estar perpendicular ao f io, apontando para fora do plano da folha. d) A corrente deve apontar para a direita ao longo do f io e o campo magntico deve estar paralelo ao f io, apontando para a direita. e) A corrente deve apontar para a esquerda ao longo do f io e o campo magntico deve estar perpendicular ao f io, apontando para dentro do plano da folha. Resoluo:
Fm

Resoluo:

F2

F 1

F1

i i
F 2

A fora magntica resultante na espira nula. O torque total das foras magnticas em relao ao centro da espira nulo porque as linhas de ao de todas elas passam pelo centro. Resposta: b Um f io longo e reto percorrido por uma corrente de intensidade I. Uma espira circular, tambm percorrida por corrente de intensidade I, colocada em um plano perpendicular ao f io. O f io passa pelo centro da espira.
12

i B

Fio

Leitor

Plano horizontal que o leitor v sua frente (plano da folha) Das alternativas propostas, a nica possvel a a. Resposta: a
11 (ITA-SP) Uma espira retangular colocada em um campo magntico com o plano da espira perpendicular direo do campo, conforme mostra a f igura.

Devido ao campo magntico criado pelo f io: a) a espira f ica sujeita a um binrio; b) a espira no f ica sujeita a fora alguma; c) a fora resultante desloca a espira ao longo do f io, no sentido da corrente que o percorre; d) a fora resultante desloca a espira ao longo do f io, em sentido contrrio ao da corrente que o percorre; e) Nenhuma das proposies anteriores se aplica. Resoluo: Em qualquer trecho elementar da espira, o ngulo igual a zero:

= 0 I B fio

Assim, a fora magntica na espira nula. Resposta: b


13 Numa espira circular de raio r, situada no plano do papel, f lui uma corrente eltrica de intensidade i. Essa espira est imersa em um campo magntico de induo B , perpendicular ao plano do papel e dirigido para o leitor.

Se a corrente eltrica f lui no sentido mostrado, pode-se af irmar em relao resultante das foras, e ao torque total em relao ao centro da espira, que: a) A resultante das foras no zero, mas o torque total zero. b) A resultante das foras e o torque total so nulos. c) O torque total no zero, mas a resultante das foras zero. d) A resultante das foras e o torque total no so nulos. e) O enunciado no permite estabelecer correlaes entre as grandezas consideradas.

r i

232

PARTE III ELETROM AGNETISM O

As foras que atuam na espira tendem a produzir nela: a) um encolhimento; b) um alargamento; c) uma rotao no sentido horrio, em torno do eixo xx; d) uma rotao no sentido anti-horrio, em torno do eixo xx; e) uma rotao em torno de um eixo perpendicular ao papel. Resoluo:
Fm i

b)
Fm

P B

Fm = P = 2,0 N

Fm 2,0 Fm = B i i = = 2 B (1,0) (20 10 )


B

B i i

i = 10 A, horizontal, da esquerda para a direita. c) = R i = 6,0 10 eq = 60 V Respostas: a) 2,0 N; b) 10 A, horizontal, da esquerda para a direita; c) 60 V (USF-SP) A fora magntica F que mantm a haste metlica H, de peso P e comprimento L, em equilbrio na posio indicada na f igura abaixo, manifesta-se pela presena do campo magntico de mdulo B, produzido pelo m, e da corrente eltrica que percorre a haste e que mantida pelo gerador G.
S

Fm

Fm

Resposta: b (Unicamp-SP) Um f io condutor rgido de 200 g e 20 cm de comprimento ligado ao restante do circuito por meio de contatos deslizantes sem atrito, como mostra a f igura abaixo. O plano da f igura vertical. Inicialmente a chave est aberta. O f io condutor preso a um dinammetro e se encontra em uma regio com campo magntico de 1,0 T, entrando perpendicularmente no plano da f igura (g = 10 m/s 2 ).
Dinammetro

15

14

H G N

Contato A B xx xx x x x x x x x x

Contato B

Sendo o ngulo que os f ios f lexveis formam com a horizontal, a intensidade de corrente no circuito igual a:

Condutor rgido

1 a) BLP(tg) c) 1 ) b) B(PLtg d)

BL(Ptg )1 )1 P(BLtg
2T

e) L(BPtg)1

Chave

Bateria

Resoluo:

2T y = P

a) Calcule a fora medida pelo dinammetro com a chave aberta, estando o f io em equilbrio. b) Determine a direo e a intensidade da corrente eltrica no circuito aps o fechamento da chave, sabendo-se que o dinammetro passa a indicar leitura zero. c) Calcule a tenso da bateria, sabendo-se que a resistncia total do circuito de 6,0 .

Resoluo: a)
T

2T X = F

tg =

2Ty 2Tx

P F

F = B i L sen 90 = B i L P i= tg = P B iL B L tg
P

ou

)1 i = P (B L tg Resposta: d
P

T = P = m g = (200 10 ) (10) T = 2,0 N

Tpico 3 Fora magntica sobre correntes eltricas

233

16 E.R.

Dois f ios metlicos retilneos, paralelos e muito longos distam 1,5 m entre si, no vcuo. Calcule a intensidade da fora que age no comprimento = 2,0 m de um dos f ios, quando em cada 10 7 um deles circula uma corrente eltrica i = 0,51 A ( 0 = 4 unidades do Sl). Determine ainda se essa fora de atrao ou de repulso. Resoluo: A intensidade da fora solicitada calculada pela expresso: Fm = 0 i1 i2 2 r
i1

Resoluo: Em A, as hastes se atraem porque so percorridas por correntes eltricas de mesmo sentido (de cima para baixo). Em B, elas se repelem porque so percorridas por correntes de sentidos contrrios. Resposta: Em A: atrao; em B: repulso

A f igura a seguir representa trechos P e Q, de mesmo comprimento, de dois longos f ios retilneos dispostos paralelamente um ao outro e percorridos por correntes eltricas de intensidades constantes respectivamente iguais a i e 2i, nos sentidos indicados.
i P

18

r 2i i2 Q

7 Sendo 0 = 4 10 (SI), 1i = i2 = 0,51 A, = 2,0 m e r = 1,5 m, calculamos Fm : 7 4 10 0,51 0,51 2,0 Fm = 2 1,5 8 Fm = 6,9 10 N

O trecho Q submete-se a um campo magntico B P , criado pelo tre cho P. O trecho P, por sua vez, submete-se a um campo magntico BQ , criado pelo trecho Q. Devido a esses campos, no trecho Q atua uma fora F e, no PQ trecho P, atua uma fora F QP . So feitas as seguintes af irmaes: I. A intensidade de B Q maior que a de BP . II. A intensidade de FQP maior que a de F PQ . III. A intensidade deQP F igual de FPQ . IV. Os dois f ios esto se atraindo. Quais dessas af irmaes esto corretas?

O enunciado no fornece a informao que permitiria concluir se a fora de atrao ou de repulso, isto , o sentido de cada corrente. Assim, podemos dizer apenas que, se as correntes tiverem o mesmo sentido, a fora ser de atrao e, se elas tiverem sentidos contrrios, a fora ser de repulso.

Nas ilustraes A e B a seguir, temos um recipiente contendo mercrio (Hg), barras metlicas horizontais f ixas e hastes tambm metlicas dependuradas nas barras e mergulhadas no mercrio, sem tocar o fundo do recipiente. Em A, o f io condutor F 1 est em contato com o mercrio. J em B, o f io F est ligado a uma das barras. 1 Considerando, em cada caso, uma haste bem perto da outra, determine o tipo de interao observado entre elas (atrao ou repulso) quando o f io condutor F 2 conectado ao polo positivo da bateria.
A Barra

17

Resoluo: 2i i I. Correta: BP = r e B = r B >B . Q Q P 2 2 II. Incorreta: pelo Princpio de Ao e Reao, F = FPQ . QP III. Correta. IV. Correta: como as correntes tm o mesmo sentido, as foras magnticas entre os f ios so de atrao. Resposta: I, III e IV

Haste

Haste

F2

19 (Puccamp-SP) Dois condutores retos, extensos e paralelos esto separados por uma distncia d = 2,0 cm e so percorridos por correntes eltricas de intensidades i 1 = 1,0 A e i = 2,0 A, com os sentidos indica2 dos na f igura abaixo.
+

F1 Hg

Bateria i1 B Barra Barra F2 d i2

Haste

Haste

F1

+ Hg Bateria
7 Tm Dado: permeabilidade magntica do vcuo = 4 10 A

234

PARTE III ELETROM AGNETISM O

Se os condutores esto situados no vcuo, a fora magntica entre eles, por unidade de comprimento, no Sistema Internacional, tem intensidade de: 5 a) 2 10 5 , sendo de repulso. d) 2 10 , sendo de repulso. 5 5 b) 2 10 , sendo de atrao. e) 4 10 , sendo de atrao. 5 c) 2 10 , sendo de atrao. Resoluo: 7 i1 i2 F i1 i2 4 10 1,0 2,0 m = Fm = = 2 2 d 2 d 2 2,0 10 Fm 8 = 2,0 10 N/m Como as correntes tm sentidos opostos, a fora magntica de repulso. Resposta: a
20 O que dever acontecer com o comprimento da mola metlica, relaxada, indicada na f igura, se suas extremidades A e B forem ligadas a uma bateria de automvel por meio de f ios condutores f lexveis e longos?
A

22 Na f igura, AB e CD so dois condutores cilndricos, macios e longos feitos do mesmo material, separados pela distncia d igual a 1,0 cm e situados no ar. A rea da seo transversal de AB o dobro da de CD, porm seus comprimentos so iguais. Esses condutores so associados em paralelo e atraem-se magneticamente. Calcule a intensidade da for7 a magntica por metro de condutor, sendo = 4 10 Tm. A
A B

i = 12 A d

i = 12 A

Resoluo: Lembrando que R = e sendo AAB = 2 A : CD A RCD R =2R RAB = CD AB 2


i1 i = 12 A i2 R CD R AB

RAB i1 = R CD i 2 R AB i1 = 2 R AB i 2 i1 = 2i2
B

i1 = 2i2 i1 + i2 = 12

Resoluo: Haver atrao entre as espiras porque sero percorridas por correntes eltricas de mesmo sentido. Assim, o comprimento da mola dever diminuir.

i1 = 8 A i2 = 4 A

i i

Temos que: 7 i1 i2 41 F = d = 4 10 8 2 2 2 1,0 10 4 F = 6,4 10 N Resposta: 6,4 10 N (Aman-RJ) A f igura mostra um f io comprido conduzindo uma corrente eltrica de 30 A. Prximo a ele, disposta paralelamente no mesmo plano, h uma espira retangular pela qual circula uma corrente eltrica de 20 A, conforme o indicado na f igura.
I2 = 20 A
4

Resposta: Seu comprimento deve diminuir. (UFPE) Trs longos f ios paralelos, de tamanhos iguais e espessuras desprezveis, esto dispostos como mostra a f igura e transportam correntes iguais e de mesmo sentido. Se as foras exercidas pelo f io 1 sobre o f io 2 e o f io 3 forem representadas por F eF , respectivamen12 13 F12 te, qual o valor da razo ? F13
Fio 1 i

21

23

I1 = 30 A

Fio 2

2a Fio 3 i a b
7 Dadas as medidas: a = 1,0 cm, b = 8,0 cm, L = 30 cm 0 e= 4 10 T m/A. A fora magntica resultante, aplicada na espira, vale: 3 a) 1,60 10 N b) 1,80 10 4 N 3 c) 3,20 10 N 4 d) 2,40 10 N 3 e) 2,20 10 N

Resoluo: F12 F13 =

ii 2 a ii

=3

2 3a Resposta: 3

Tpico 3 Fora magntica sobre correntes eltricas

235

Resoluo:
F3 P I2 Q

to ligadas a uma bateria. Nessa regio do espao existe um campo magntico uniforme e vertical dirigido de baixo para cima e def inido, em cada ponto, pelo vetor B, de mdulo igual a 0,5 tesla. O atrito considerado nulo.
i B

I 1 = 30 A

F1

I2 = 20 A B F2

L = 30 cm I2

1m

45

I2 S F4 R

Bateria M esa horizontal de madeira

45

b = 8,0 cm a = 1,0 cm

F e F4 se equilibram porque as intensidades de B ao longo do lado 3

Calcule a corrente i, de modo que a barra permanea em repouso, na posio indicada.

repetem-se ao longo do lado PQ A fora magntica resultante F RS. tem intensidade dada por: F=F F = 1 2 0 I1 I2 L 0 I1 I2 L 0 I1 I2 L b (a + b) = 2 a 2 2 a (a + b)

Resoluo:
Fn

F=

2 7 (4 10 ) (30) (20) (30 2 10 ) 8,0 10 F = 3,2 10 3 N 4 2 9,0 10

45 Fm 45

Resposta: c (Faap-SP) Sobre dois trilhos horizontais, distantes 60 cm um do outro, repousa uma haste de cobre de 300 g, colocada perpendicularmente a ambos. Calcule a induo magntica capaz de tornar iminente o movimento da haste, quando por ela passar uma corrente de 10 A. Os coef icientes de atrito esttico e cintico entre a haste e os trilhos so, respectivamente, 0,5 e 0,4. Considere g = 10 m/s 2 e o campo magntico perpendicular ao plano horizontal dos trilhos.
24

45

Fm cos 45 = P cos 45 F =P m B i = P 0,5 i 1 = 2 i = 4 A Resposta: 4 A

Haste

Trilhos 60 cm

, peso No esquema da f igura, a barra AB tem resistncia R = 9 = 1 m. Essa barra faz contato de mdulo P = 20 N e comprimento praticamente sem atrito com dois trilhos verticais MN e MN, perfeitamente condutores. Perpendicularmente ao plano dos trilhos, existe um campo de induo magntica uniforme e constante de intensidade B = 0,5 T.
26
M r=1 + M

Resoluo: Para o movimento tornar-se iminente, preciso que a intensidade da fora magntica atinja o valor da fora de atrito de destaque. Calculemos, ento, o valor da induo magntica, que vertical: B i = m g B 10 0,6 = 0,5 0,3 10
e

B A N N B

B = 0,25 T Resposta: 0,25 T

Sabendo que a barra AB mantm-se em repouso, determine a fora eletromotriz do gerador. Resoluo: Para o condutor AB f icar em repouso, preciso que a fora magntica Fm equilibre seu peso P .

Uma barra metlica de 2 N de peso apoia-se sobre dois trilhos, tambm metlicos, que formam 45 com o plano horizontal. A distncia entre os trilhos de 1 m e suas extremidades superiores es-

25

236

PARTE III ELETROM AGNETISM O

Ento: Fm = P B i sen = P P i = sen B


Fm

Entre dois suportes, os f ios 1, 2, 3 e 4 tendem a se movimentar, respectivamente, para as seguintes regies do espao: a) A; A; C; C. c) D; B; B; D. e) I; J; L; M. b) E; E; G; G. d) A; B; C; E. Resoluo: Sendo i as intensidades das correntes, os comprimentos dos f ios entre dois suportes e r as distncias entre os f ios 1 e 2, 2 e 3, 3 e 4 e 4 e 1, a intensidade F das foras magnticas trocadas por eles dada por: 2 i F= r 2 Entre os f ios 1 e 3 e os f ios 2 e 4, as distncias so iguais a r 2 , e a intensidade F das foras magnticas trocadas por eles igual a F 2 :

F P F F 1

A F

F F 2

= 1 m e sen = sen 90 = 1, calculemos i: Como P = 20 N, B = 0,5 T, i= 20 i = 40 A 0,5 1 1

A situao esquematizada equivale, eletricamente, ao circuito a seguir:


M r=1

i = 40 A M F

F r F C

F F

A R=9

Analisando a fora magntica resultante em cada f io, conclumos que os f ios 1 e 2 tendem a se movimentar para a regio A e os f ios 3 e 4, para a regio C. Resposta: a
28 Uma barra de material isolante, em forma de um V, pode girar livremente em torno de um eixo que passa por O. Na extremidade direita da barra est suspenso um prato, em que podero ser colocadas massas conhecidas. Na parte esquerda da barra f ixado um f io condutor rgido ABCDEF, cujos terminais so A e F. Os trechos BC e DE do f io so arcos de circunferncia com centros em O. A regio CD desse f io, de comprimento 5,00 cm, est imersa em um campo magntico uniforme B, perpendicular ao plano da f igura e apontando para o leitor. O sistema descrito, inicialmente em equilbrio, permite medir a intensidade de B. Para isso, usando f ios muito f lexveis, que no perturbem o equilbrio do sistema, ligamos os terminais A e F a um gerador em srie com um medidor de corrente.
B

Ento: = (R + r) i Fazendo R = 9 , r = 1 e i = 40 A, calculemos : = (9 + 1) 40


2 = 4 10 V

Resposta: 4 10 V
27 (UFSCar-SP) Quatro f ios, submetidos a correntes contnuas de mesma intensidade e sentidos indicados na f igura, so mantidos separados por meio de suportes isolantes em forma de X, conforme a f igura a seguir.
1 2 4 3

E C D F A O

Observe as regies indicadas:


I 1 A E D H G M 4 C 3 L F B 2 J

Tpico 3 Fora magntica sobre correntes eltricas

237

Suponha que o sentido da corrente em CD seja de C para D e que sua intensidade seja 10,0 A. Estabelecida essa corrente, o sistema desequilibra-se, sendo necessrio colocar uma massa de 15,0 g no prato para que o equilbrio se 2 restabelea. Sendo g = 9,80 m/s , calcule a intensidade de B. Resoluo: No trecho CD surge uma fora magn-

i B i n + B i q = B i (n + q) = B F =B id B i m + B i p = B i (m + p) m F3 :
BiL B i L sen d i =Bid

tica vertical para baixo, cuja intensidade deve ser igual do peso do corpo colocado no prato para restabelecer o equilbrio: Fm = P C mg B i CD = m g B = i CD 3 15,0 10 9,80 B = 0,294 T B= 2 10,0 5,00 10 Resposta: 0,294 T

B i L cos B i D

=Bi

Bi

i d

AB

cos = = L cos L sen = d d = L sen L Ento: Fm = B i d b) Consideremos trechos elementares do f io, de comprimentos iguais a , e simtricos em relao reta r:
r

Fm

Considere trs f ios condutores, F 1 , F2 e F3 , situados no plano desta pgina, como representado na f igura, todos percorridos por correntes constantes e de mesma intensidade i. A distncia d entre os terminais A e B igual para todos eles. Os trs f ios esto imersos em um campo magntico uniforme e constante B, perpendicular a este plano, com sentido para dentro dele. a) Determine as intensidades da fora magntica resultante em cada f io. b) Que intensidade voc prev para a fora magntica em um quarto f io, nas mesmas condies dos outros trs, mas com formato de uma semicircunferncia?
i A d B

29

F1
B i i

i A d F2 i A d F3 i

B B

B i

B B

AB

d d

Para uma melhor vizualizao, vamos ampliar esses trechos:


B
B i B i sen B i sen Bi

B
B i cos cos cos B i cos

sen = d

sen = d

Resoluo: a) F 1 :
Bid i L=d i Bi Bi i

Por simetria, as componentes de intensidades B i bram. Ento: F = B i sen = B i d


m

cos se equili-

Fm = B i d

Respostas: a) B i d nos trs f ios ; b) B i d


A d B

F2 :
Bim i m i Bi n p q Biq Bin Bip

Das könnte Ihnen auch gefallen