Sie sind auf Seite 1von 3

Liberdade Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela

se tm escrito poemas e hinos, a ela se tm levantado esttuas e monumentos, por ela se tem at morrido com alegria e felicidade. Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde comea a liberdade de outrem; que onde no h liberdade no h ptria; que a morte prefervel falta de liberdade; que renunciar liberdade renunciar prpria condio humana; que a liberdade o maior bem do mundo; que a liberdade o oposto fatalidade e escravido; nossos bisavs gritavam "Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avs cantaram: "Ou ficar a Ptria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais pediam: "Liberdade! Liberdade!/ abre as asas sobre ns", e ns recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios flgidos/ brilhou no cu da Ptria..." em certo instante. Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade h muito tempo, com disposies de cant-la, am-la, combater e certamente morrer por ela. Ser livre como diria o famoso conselheiro... no ser escravo; agir segundo a nossa cabea e o nosso corao, mesmo tendo de partir esse corao e essa cabea para encontrar um caminho... Enfim, ser livre ser responsvel, repudiar a condio de autmato e de teleguiado proclamar o triunfo luminoso do esprito. (Suponho que seja isso.) Ser livre ir mais alm: buscar outro espao, outras dimenses, ampliar a rbita da vida. no estar acorrentado. no viver obrigatoriamente entre quatro paredes. Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai at onde o sonho das crianas deseja ir. (As vezes, certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...) Os papagaios vo pelos ares at onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) no acreditavam que se pudesse chegar to simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento! ... Acontece, porm, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios eltricos e perdeu a vida. E os loucos que sonharam sair de seus pavilhes, usando a frmula do incndio para chegarem liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mos! ... So essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcan-la estamos todos os dias expostos morte. E os tmidos preferem ficar onde esto, preferem

mesmo prender melhor suas correntes e no pensar em assunto to ingrato. Mas os sonhadores vo para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incndios, como as crianas e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios flgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel... (MEIRELES, Ceclia. Escolha o seu sonho:crnicas Editora Record Rio de Janeiro, 2002, pg. 07.) Aps ler atentamente o texto, responda as questes de 1 a 10:

1.De qual livro foi retirado o texto Liberdade? ___________________________

De quem a autoria? ________________________________ (Nas questes 2 a 7, assinale a alternativa correta) 2.O texto afirma que (A) a escravido depende das escolhas das pessoas. (B) a liberdade de um acaba onde comea a liberdade de outrem. (C) as criaturas combatem a liberdade com entusiasmo juvenil. (D) os sentimentos sombrios deslumbram a liberdade. 3. O resultado de ser livre (A) ampliar a rbita da vida. (B) cantar a liberdade como nossos avs. (C) viver sem sonhar. (D) viver sem qualquer obrigao. 4. A liberdade to fundamental ao homem que (A) certamente se prefere a morte liberdade. (B) com liberdade tudo se consegue na vida. (C) onde no h liberdade no h ptria. (D) sem liberdade no se constri coisa alguma. 5. Em Ser livre ser responsvel, repudiar a condio de autmato e de teleguiado (...)" os termos destacados se referem a pessoas que (A) comportam-se de forma imprevisvel.

(B) desobedem s regras e s convenes. (C) fazem s o que os outros lhes determinam. (D) sabem muito bem o que devem realizar. 6. No segundo pargrafo do texto, entende-se que a Liberdade modernos. (A) a inspirao para cantos antigos e (B) o bem mais precioso do homem. (C) um bem esquecido por nossos parentes. (D) uma luta que, s vezes, vale a pena travar. 07. A questo central tratada no texto (A) a emoo dos antepassados. (B) a felicidade das pessoas (C) a liberdade humana. (D)o combate escravido.

8.Qual o significado da palavra liberdade para voc?

9.Voc acha que resposta?

o Brasil, atualmente, uma nao livre? Justifique sua

10.Releia: Ser livre no ser escravo; agir segundo a nossa cabea e o nosso corao, mesmo tendo de partir esse corao e essa cabea para encontrar um caminho (4 pargrafo). Como voc compreende esse trecho?

Das könnte Ihnen auch gefallen