Sie sind auf Seite 1von 2

CNCER DE INTESTINO a proliferao anormal de clulas intestinais (neoplasia), resultando em tumorao, principalmente no intestino grosso, sendo tambm chamado

o de cncer do clon e do reto. A doena comea no endotlio intestinal e a partir de sua evoluo e crescimento, vai atingindo as camadas mais profundas do intestino. Atinge pessoas de qualquer sexo e idade, mas mais comum aps os 50 anos (BRASIL, 2003; 2007; 2012)

FISIOPATOLOGIA O intestino grosso costuma ser o local mais frequentemente acometido por neoplasias primrias no corpo humano. Estas manifestaes so classificadas em benignas (adenomas) ou malignas (carcinomas / adenocarcinomas). Os adenocarcinomas representam a quase totalidade dos cnceres colorretais. Uma srie de fatores pode levar ao surgimento de neoplasias intestinais: fatores genticos, agentes carcinognicos qumicos, fsicos e biolgicos, alm dos inmeros fatores ambientais e dietticos, uma vez que provocam mutaes genticas no DNA das clulas epiteliais intestinais e aumentam o risco de desencadear uma resposta proliferativa anormal, contribuindo com o surgimento do cncer. Diante destas mutaes, a resposta do organismo exposio aos carcinognicos se resume, inicialmente, s leses inflamatrias inespecficas, ou seja, no possuem causa aparentemente definida. Estas leses so chamadas de plipos (leses benignas que surgem no endotlio intestinal). O plipo consiste numa proliferao celular anormal, que acaba se projetando no lmen do intestino grosso, e que vai crescendo lentamente, podendo demorar 15 anos at transformar-se em um tumor maligno. Quando de origem epitelial, so chamados de adenomas. Inicialmente milimtricos, podem crescer e atingir vrios centmetros. So classificados como polipoides (elevados na superfcie epitelial), planos, pediculados (forma de cogumelo, possuem menor possibilidade de se tornarem malignos) ou ssseis (formato chato, mais propenso a se tornar maligno). Estas podem evoluir desde um grau leve at intenso e, finalmente, para o carcinoma in situ. O processo carcinognico ganha ainda mais fora quando a exposio a tais fatores passar a ser frequente, contnua, no permitindo a cicatrizao destas leses, levando ao desenvolvimento de displasias. A grande maioria dos cnceres do intestino grosso provm de displasia epitelial acentuada, acrescida de alteraes na diferenciao, crescimento e proliferao celular, que determinam a formao do adenoma (plipo adenomatoso) e, subsequentemente, do adenocarcinoma. A sequncia adenoma-cncer representa a contrapartida morfolgica da carcinognese por mltiplos passos dirigidos por alteraes genticas. O adenoma tem papel fundamental no desenvolvimento do cncer, sendo reconhecida como sua nica leso precursora. Representam evidncias indiretas, clnicas e epidemiolgicas da associao adenomacncer: a prevalncia de carcinomas do intestino grosso segue a distribuio geogrfica dos adenomas; os cnceres ocorrem em faixa etria superior em aproximadamente cinco anos da ocorrncia dos adenomas;

cerca de um tero dos espcimes cirrgicos de cncer do intestino incluem um ou mais plipos adenomatosos (frequncia cerca de seis vezes superior observada em grupos controle sem cncer); focos residuais de adenoma so, no raramente, encontrados em espcimes de cncer do intestino; o aumento do grau de displasia nos adenomas proporcional ao seu crescimento e h coincidncia na distribuio topogrfica entre adenomas e o cncer do intestino.

A mais forte evidncia indireta de que os plipos adenomatosos originam cncer provm do estudo do National Polyp Study (NPS), conduzido nos Estados Unidos. Nesse estudo, 1418 pacientes foram submetidos colonoscopia e tiveram todos os plipos encontrados removidos. Aps seguimento de seis anos, observou-se uma reduo de 76 e 90% na incidncia de cncer do intestino em relao a trs populaes de referncia. Quanto ao potencial maligno de plipos adenomatosos, foi demonstrado no NPS que o risco de cncer aumenta para um adenoma com o seu tamanho e quando sua histologia do tipo viloso. A transformao maligna de um plipo maior que um cm ocorreu em perodo mdio de 5,5 anos e de plipos menores, em cerca de 10 anos, demonstrando a designada sequncia adenoma-cncer. Estes cnceres foram detectados por colonoscopia e no pela presena dos sintomas, o que demonstra, de acordo com este estudo, a longa evoluo natural do cncer originado de um adenoma. Discute-se se, em certo nmero de casos, que o cncer do intestino pode se desenvolver sem passar pela sequncia adenoma-cncer, fato exemplificado pelas complicaes de doenas inflamatrias crnicas intestinais, sendo provvel que focos pequenos e planos de displasia epitelial possam desencadear a via histogentica, semelhana do que ocorre para o cncer gstrico e do esfago. O diagnostico e a retirada dos plipos evitam a degenerao e progresso para a neoplasia. Por isso, a preveno uma atitude importante para a deteco precoce das leses, ainda em fase benigna ou em estdios clnicos iniciais e curveis.

Das könnte Ihnen auch gefallen