Sie sind auf Seite 1von 4

MESA REDONDA III

A IMPUNIDADE NO BRASIL: O crime DE QUEM A CULPA? COMO COMBAT-LA?


(Esboo de um declogo dos filtros da impunidade)

R. CEJ, Braslia, n. 15, p. 35-50, set./dez. 2001

35

A IMPUNIDADE NO BRASIL: DE QUEM A CULPA?* (ESBOO DE UM DECLOGO DOS FILTROS DA IMPUNIDADE) Luiz Flvio Gomes
RESUMO Apregoa que o fenmeno da criminalidade est vinculado ao da cifra negra, o terreno existente entre a criminalidade real e a registrada oficialmente. Afirma que uma das melhores formas de explicar esse fenmeno da criminalidade, bem como o da impunidade e da seletividade do sistema penal, provm da teoria dos filtros de Pilgran, segundo a qual os prprios autores, rus, a polcia, os tribunais, o Ministrio Pblico, mais do que o prprio legislador, atuam como filtros determinantes na seleo de quais acontecimentos devem ser definidos como crimes, quais pessoas devem ser qualificadas como deliqentes etc., contribuindo, todos, para a impunidade. Com as devidas adaptaes realidade brasileira, vale-se de tal teoria para elaborar um esboo de um declogo dos filtros da impunidade no Brasil. PALAVRAS-CHAVE criminalidade; impunidade; teoria dos filtros de Pilgran; crime; Justia Criminal; Direito Penal; pena.

fenmeno da impunidade est vinculado ao da cifra negra (cifra ou zona oscura, dark number), que el terreno existente entre la criminalidad real y la registrada. Descritivamente: no todo delito cometido es perseguido, no todo delito perseguido es registrado; no todo delito registrado es averiguado por la polica; no todo delito averiguado es denunciado; la denuncia no siempre termina em juicio oral; el juicio oral no siempre termina em condena1. Os dados mais relevantes sobre a cifra negra podem ser assim resumidos: la criminalidad real es mucho mayor que la registrada oficialmente; en el mbito de la criminalidad menos grave la cifra oscura es mayor que en el mbito de la criminalidad ms grave; la magnitud de la cifra oscura vara considerablemente segn el tipo de delito; en la delicuencia juvenil es donde se da un mayor porcentaje de delicuencia con una relativamente menor cuota sancionatoria; la cuota sancionatoria es responsable tambin del fortalecimiento de carreras criminales; las posibilidades de quedar en la cifra oscura dependen de la clase social a que pertenezca el delinquente2. Seja em razo da classe social que figura como sujeito ativo, seja em razo das suas prprias peculiaridades, parece-nos fundamental distinguir (tambm nessa questo da impunidade) a macrodelinqncia econmica (em sentido amplo) das demais formas delitivas. Os fatores que contribuem para a impunidade na macrodelinqncia econmica, para alm dos genricos, que veremos em seguida, so muito especficos3. No que se relaciona criminalidade em geral, uma das melhores for__________________________ * Texto com reviso do autor.

mas de explicar o fenmeno da cifra negra (e tambm da impunidade e da seletividade do sistema penal) provm de Arno Pilgran, que manifiesta que el fenmeno de seleccin se produce a travs de un proceso de filtracin escalonado, ya que ms all del propio legislador, tanto los autores como las vctimas, los testigos, la Polica, los Fiscales y los Tribunales, operan en calidad de filtros determinantes en la eleccin de cules acontecimientos deben ser definidos como delitos y de cules personas deben ser calificadas como delincuentes, con todas las consecuencias que ello implica4. Valendo-nos da teoria dos filtros de Pilgran e fazendo as devidas adaptaes realidade brasileira, elaboramos o seguinte esboo de um declogo dos filtros da impunidade no Brasil: 1 Filtro da criminalizao primria: so inmeras as formas que asseguram a impunidade nessa fase (da criminalizao primria, que da responsabilidade do legislador): (a) ausncia de criminalizao (ex.: delitos informticos prprios ou puros, que ainda no foram criminalizados no nosso pas)5; (b) criminalizao dbia, confusa ou lacunosa (ex.: Lei n. 9.034/95, que nem sequer definiu o que crime organizado; crime sexual ficto no crime hediondo); (c) criminalizao excessiva (quem quer abraar o mundo no abraa ningum: contamos hoje no Brasil com mais de mil tipos penais; o que est programado para entrar no sistema input muito superior sua capacidade operacional output ; vivemos um verdadeiro caos normativo-penal6; a falta de tcnica patente: h crime

que no crime (Lei n. 1.079/50); j houve crime sem pena (Lei n. 8.212/ 91); h pena sem crime (Lei Ambiental, art. 40-A) e h pena que no pena (pena de multa, depois do trnsito em julgado mera dvida de valor). O processo inverso ao da criminalizao hipertrofiada o da descriminalizao, que hoje se consegue no Brasil principalmente por meio de medidas provisrias (ex.: MP n. 1710, que descriminalizou inmeros delitos ambientais)7. 2 Filtro da notitia criminis: descrena na Justia, alto risco da vitimizao secundria, falta de expectativas reais, desestmulo, risco de perder dias de trabalho etc., tudo isso contribui para que a vtima no noticie oficialmente o delito. Desse modo, a prpria vtima tambm contribui para a impunidade. No mbito dos delitos informticos, por exemplo, raramente as empresas vtimas procuram os rgos oficiais para noticiar qualquer crime. Muitos crimes cometidos dentro de empresas, alis, no so levados ao conhecimento da polcia. Em suma, poucos so os casos oficialmente noticiados (leia-se: muitos delitos no conseguem ultrapassar a barreira da notcia oficial). 3 Filtro da abertura da investigao (nem todos os casos noticiados so investigados): so incontveis os fatores que levam seletividade (discriminatoriedade) e impunidade nesta fase: (a) falta de estrutura material (da Polcia e do MP); (b) falta de estrutura humana; (c) falta de conhecimentos tcnicos (sobre contabilidade, operaes nas bolsas de valores, criminalidade informtica, lavagem de capitais etc.) (resumindo at aqui: falta hardware, software e humanware); (d) corrupo generalizada (o que no

36

R. CEJ, Braslia, n. 15, p. 35-50, set./dez. 2001

significa que todos os policias so corruptos); (e) ao lado dessa banda podre existe, verdade, a banda pobre (miservel, pauprrima), que composta dos policiais totalmente desestimulados que vivem do hollerith, sem fazer bicos; (f) infiltrao criminosa de policiais no crime organizado; (g) falta de controle funcional da polcia (o MP vem sendo omisso no seu dever constitucional de controle externo da polcia). 4 Filtro da investigao (nem todos os casos investigados so devidamente apurados): a autoria e a materialidade ficam comprovadas em poucos casos: (a) as vtimas e testemunhas s vezes no colaboram; (b) falta de recursos tcnicos (a pobreza das polcias cientficas franciscana); (c) morosidade, cartorializao e burocratizao do inqurito policial (na reforma do CPP so previstas vrias medidas contra essa burocratizao); o anacronismo do inqurito policial deriva, alis, da sua estrutura totalmente cartorializada. pea altamente burocratizada8; (d) vtimas e testemunhas so ameaadas (crime organizado, tortura, crimes envolvendo policiais etc.); (e) nos crimes funcionais, as investigaes so corporativistas; (f) nos crimes financeiros, a investigao manipulada (80,5% so arquivados). A investigao policial funciona bem nos crimes em que o sujeito preso ainda com o produto do crime na mo. Nos crimes que envolvem poderosos h a chamada paralisao prescricional9. 5 Filtro da abertura do processo: (nem todos os casos investigados so denunciados): (a) filtro dos requisitos formais: CPP, art. 41 (denncias genricas, denncias ineptas); (b) filtro do engavetamento no Ministrio Pblico (como denunciou recentemente o Sen. Pedro Simon); (c) filtro das imunidades (parlamentares, do Presidente da Repblica etc.); (d) filtro do art. 366 do Cdigo de Processo Penal etc. 6 Filtro da comprovao legal e judicial do delito (exigida pela presuno de inocncia; nem todos os casos denunciados so comprovados): (a) provas lcitas; (b) provas judicialmente produzidas; (c) vtimas e testemunhas que tm medo (pouco funcionam os programas de proteo s vtimas e testemunhas); (d) a originalidade brasileira que anunciou publicamente a casa de proteo s testemunhas no Rio de Janeiro; (e) vtimas e testemunhas que desaparecem (morosidade da Justia); (f) atraso tecnolgico da Justia; precatrias e rogatrias morosas; videoconferncia etc.)
R. CEJ, Braslia, n. 15, p. 35-50, set./dez. 2001

A populao, desesperada, totalmente incrdula, sem ter a mnima idia da quantidade enorme de fatores que contribuem para a impunidade e sem ter a mnima idia de como combat-los, pede o irracional (pena de morte), o inconstitucional (priso perptua), o absurdo (agravamento de penas, mais rigor na execuo) e o aberrante (diminuio da maioridade penal). Percebe a anomia e pede mais leis! Percebe que o Direito Penal no funciona, mas cr que o problema est na pena anterior fixada (...).

(mesmo na era digital, a Justia continua analgica). 7 Filtro da Justia territorializada versus criminalidade globalizada: (a) globalizao de vrios crimes (narcotrfico, trfico de mulheres, de crianas, de rgos humanos, de armas, de animais e corrupo internacional); (b) internacionalizao do criminoso (que se tornou mais poderoso); (c) globalizao das vtimas (crimes informticos, por exemplo); (d) globalizao dos bens jurdicos (meio ambiente, por exemplo); (e) filtro da Justia territorializada (versus Justia globalizada, que est nascendo agora com o Tratado de Roma, de 1998); (f) filtro da cooperao internacional (incipiente, ainda); (g) filtro do despreparo tecnolgico da Justia criminal. 8 Filtro da condenao (nem todos os casos processados so condenados): (a) filtro da presuno de inocncia (que exige provas validamente produzidas); (b) filtro da racionalidade do sistema ( irracional o sistema de quesitao no jri) etc.

9 Filtro da prescrio: morosidade da Justia versus multiplicidade de prescries (prescrio pela pena mxima em abstrato, prescrio retroativa, prescrio intercorrente, prescrio da pretenso executria, prescrio antecipada ou em perspectiva). Na atualidade, nenhuma pena concreta at dois anos se efetiva, desde que a Defesa se valha de todos os recursos cabveis: apelao, embargos, recurso especial, recurso extraordinrio etc. Nossos Tribunais (de segunda instncia e superiores) no julgam nenhum caso em menos de quatro anos, que o prazo prescricional da pena at dois anos. 10 Filtro da execuo efetiva (nem todos os casos condenados so executados): Quanto pena de priso: (a) filtro dos mandados de priso no-cumpridos: seletividade, corrupo (h muitos casos de ru foragido na rua tal); (b) filtro da indstria das fugas (o ru cumpre a pena se no quiser fugir); (c) filtro da inexistncia de estabelecimentos prisionais (fechado, semi-aberto e aberto). Quanto s penas alternativas: (a) filtro da inexistncia de fiscalizao (a soluo est na criao de varas especializadas e centrais de acompanhamento e alternativo cumprimento do art. 48 do CP); (b) h becos sem sada (descumprimento da transao penal, por exemplo); (c) filtro da (adequada) individualizao da pena (aplicao de multa a quem no tem a mnima condio de pagar: nem pagamento espontneo, nem pagamento em parcelas, nem desconto nos vencimentos, nem desconto no salrio, nem penhora de bens imveis ou de bens mveis). A populao, desesperada, totalmente incrdula, sem ter a mnima idia da quantidade enorme de fatores que contribuem para a impunidade e sem ter a mnima idia de como combat-los, pede o irracional (pena de morte), o inconstitucional (priso perptua), o absurdo (agravamento de penas, mais rigor na execuo) e o aberrante (diminuio da maioridade penal). Percebe a anomia e pede mais leis! Percebe que o Direito Penal no funciona, mas cr que o problema est na pena anterior fixada (que foi insuficiente). O Poder Poltico (muitas vezes demagogicamente), por seu turno, atende (Lei dos Crimes Hediondos, por exemplo) ou faz gestos de que vai atender a todos ou a alguns desses atvicos reclamos. O problema da criminalidade (e da sua impunidade) muito mais com-

37

plexo do que o imaginrio popular alcana enxergar, muito mais profundo do que o simbolismo e a simplicidade das medidas legais. At quando perdurar a ignorncia? Quousque tandem abutere patientia nostra? (At quando os que detm o poder abusaro da nossa pacincia?).

ABSTRACT

NOTAS BIBLIOGRFICAS

2 3

4 5

HASSEMER, Winfried; MUOZ CONDE, Francisco. Introduccin a la criminologia y al derecho penal. Valencia: Tirant lo blanch, 1989. p. 47. Idem. GOMES, Luiz Flvio. Sobre a impunidade da macro-delinqncia econmica desde a perspectiva criminolgica da teoria da aprendizagem. RBCCrim, n. 11, p. 166-ss, jul./set. 1995. Citado por CERVINI, Ral. Los procesos de decriminalizacin. 2. ed. Montevideu: Editorial Universidad, 1993. p. 139. De todos os Projetos que tramitam no Congresso Nacional o mais completo a respeito desse tema o de autoria do Dep. Luiz Piauhylino (PSDB-PE) (PL 84/99). J foi aprovado em praticamente todas as Comisses da Cmara dos Deputados e certamente no tardar muito para ser aprovado por essa Casa Legislativa. No mbito dos crimes contra o consumidor, por exemplo, temos: Lei n. 1.521/51 (Crimes contra a economia popular), Cdigo Penal, Lei n. 8.137/90 (art. 7), Cdigo de Consumidor etc. Em virtude do excesso de leis, muitas vezes h enorme dificuldade em se saber qual o tipo penal adequado em cada caso concreto. Antigamente quem tinha poder para sensibilizar o legislador, tinha de convencer todo o Congresso Nacional para aprovar algo em seu benefcio. Hoje tudo ficou simplificado: basta convencer o assessor do Presidente da Repblica que redige medidas provisrias. Estas, como sabemos, podem beneficiar o ru, nunca pode criar crime ou pena ou mesmo restringir direitos fundamentais, mas tem valor para favorecer o acusado. Na Reforma do CPP, dirigida pela Profa. Ada Pellegrini Grinover (todos os projetos esto neste momento setembro de 2001 em poder do Dep. Ibrahim Abi Ackel, que o relator da matria), h inmeras sugestes de simplificao do inqurito policial: uso de meios eletrnicos para gravar depoimentos, colheita da prova fora da unidade policial etc. No caso PC Farias, muitas empresas ou empresrios de grosso calibre (Votorantin, v.g.) deram-lhe dinheiro e na ocasio foi instaurado inqurito para apurar a responsabilidade penal desses corruptores: at hoje no se tem notcia de qualquer evoluo. exemplo tpico de paralisao prescricional.

The author states that the criminality phenomenon is related to the black cipher, which is the gap existent between real criminality and the official records. He affirms that one of the best manners to explain the criminality and impunitys phenomenon and also the criminal systems selection is through the Pilgrans filters theory, which says that plaintiffs, defendants, police, courts and the Public Prosecution Service, much more than the legislator, act like determining filters in selecting which facts should be defined as crimes, who should be classified as delinquents etc., contributing, all of them, to impunity. With the proper adaptations to the Brazilian reality, the author uses that theory to create a draft of a impunity filters decalogue in Brazil. KEYWORDS Criminality; impunity; Pilgrans filters theory; crime; Criminal Justice; Criminal Law; penalty.

Luiz Flvio Gomes Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, Mestre em Direito Penal pela USP, Professor Honorrio da Faculdade de Direito da Universidade Catlica de Santa Maria (Arequipa/Peru).

38

R. CEJ, Braslia, n. 15, p. 35-50, set./dez. 2001

Das könnte Ihnen auch gefallen