Sie sind auf Seite 1von 10

Teoria Atmica tomos so pequenas esferas em perptuo movimento. Essa idia de tomo vem de longe da histria. Em 400 a.c.

, Leucipodo e Demcrito, raciocinaram que se um pedao de matria, ou ro por exemplo, fosse dividido em pedaos cada vez menores, chegaria a uma pequenssima partcula que no poderia ser dividida, mas que conteria as mesmas propriedades da matria anterior, no caso o ouro. A essa ltima partcula, ele designou de tomo (que no pode ser dividido). Demcrito achava que existia na natureza uma infinidade de tomos diferentes: alguns arredondados e lisos, outros irregulares e retorcidos. E precisamente porque suas formas eram to irregulares que eles podiam ser combinados para dar origem a corpos os mais diversos. Independentemente, porm, do nmero de tomos e de sua diversidade, todos eles seriam eternos, imutveis e indivisveis. Toda a teoria atmica foi construda sobre a hiptese de Leucipodo e Demcrito. As propriedades da matria que percebemos so explicadas pelas propriedades e pelo comportamento dos tomos que no vemos. No incio do sculo XIX acreditava-se que haviam diferenas fundamentais entre elementos, compostos e misturas. As leis da conservao de massas e da composio definida haviam sido propostas por alguns qumicos da poca, embora no as soubessem explicar. Dalton em 1803, acreditando nessas leis, props uma teoria que explicava estas e outras generalizaes. Para isso, ressuscitou o conceito grego de tomos e foi capaz de sustentar esse conceito com evidncias experimentais. A teoria de Dalton consistia em: Toda matria composta por partculas fundamentais: os tomos; Os tomos no podem ser criados e nem destrudos, eles so permanentes e indivisveis. Os tomos de um mesmo elemento so idnticos em todos os aspectos, j os tomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os tomos caracterizam os elementos. Um composto qumico formado pela combinao de tomos de dois ou mais elementos em uma razo fixa. As transformaes qumicas consistem em uma combinao, separao ou rearranjo de tomos.

Resumindo: Dalton acreditava que o tomo era uma esfera macia, homognea, indestrutvel, indivisvel e de carga eltrica neutra. Se fizermos uma comparao, os tomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: macias e esfricas.

As ideias de Dalton foram aceitas, pois puderam ser usadas para explicar diversas regras, ou leis cientficas que j eram conhecidas poca da proposta teoria (leis da conservao de massas e da composio definida), porm, a teoria atmica de Dalton nada mencionou sobre as ideias de Leucipodo e Demcrito sobre os tomos possurem estruturas. Como estava na poca do pice da eletricidade, a maioria dos experimentos estavam relacionados com ela. Apesar de a carga eltrica ter sido observada primeiramente pelos egpcios ao notarem a atrao de pequenos corpos pelo mbar atritado com l, foi somente com Franklin que foram descobertos os dois tipos de cargas. Ele as denominou de positiva de negativa, pois se comportavam como opostas e podiam neutralizar-se mutuamente. Franklin concluiu que as cargas se conservavam, ou seja, se aparecesse carga negativa num stio, apareceria uma carga positiva em outro de mesmo valor. Em 1896, Beckerel descobriu que o minrio de urnio emitia raios que podiam enegrecer uma chapa fotogrfica. Em 1898, Marie Curie isolou o polnio e rdio que emitiam essas mesmas espcies de raio. Ela deu a este fenmeno o nome de radioatividade. Tambm falou que os tomos destas substncias se desintegravam quando emitiam esses raios que so alfa, beta e gama. Esses raios se comportam de forma diferente quando passam por placas eletricamente carregadas. Os raios alfa e beta so desviados enquanto o raio gama no sofre desvio algum. Isso significa que os raios alfa e beta so eletricamente carregados, pois as cargas so atradas ou repelidas pelas placas carregadas. Marie Curie tambm previu que embora as partculas alfa tenham carga +2 igual ao dobro da carga da partcula beta (-1), as partculas alfa so menos desviadas que as beta, isto , as partculas alfa devem ser mais pesadas que as radiaes beta. Enquanto que os raios gama comportam-se como raios de lua, no apresentado carga ou massa perceptvel.

Assim, a sugesto proposta por Marie Curie para o tomo se desintegrar contradiz a teoria de Dalton. Se possvel os tomos se dividirem, deve haver algo ainda menor que o tomo em sua estrutura atmica. Deve envolver partculas subatmicas. Em 1833, Faraday mostrou que uma certa quantidade de corrente eltrica provocava a deposio de quantidades diferentes de materiais diferentes. Essas experincias foram interpretadas pela admisso da existncia de uma partcula fundamental de eletricidade semelhante ao tomo. Esse tomo de eletricidade recebeu o nome de eltron. Outro indcio de que tomos so constitudos por partes menores, surgiu com Crookes em 1850. Ele construiu um tubo de descarga de gs (tubo de Crookes) que consistia em um tubo de vidro vcuo que dispunha de pequenas peas metlicas, eletrodos, selados em cada extremidade. Quando se aplica uma alta voltagem entre os eletrodos, observa-se que um feixe de partculas, chamados raios catdicos, atrado pelo polo positivo. Os raios catdicos se propagam em linha reta, provocam uma sobra ntida, causam luminescncia dos gases e dos materiais fluorescentes. Alm disso, podiam ser desviados por campos magnticos e eram atrados por cargas positivas.

Quando os raios atingem a tela fluorescente, a luz emitida numa sequencia de pequenos clares. Assim, um raio catdico um feixe de pequenas partculas negativas carregadas provocando um claro de luz ao atingir a tela fluorescente. Em 1897, Thonson admitindo que os raios catdicos fossem partculas eletricamente carregadas, sugeriu que essas partculas fossem os eltrons associados experincia de Faraday. Thonson conseguiu obter a razo entre a carga e a massa do eltron em experincias com 20 metais diferentes e sugeriu que os eltrons estavam presentes em todas as espcies de matria e que possivelmente existiam em tomos de todos os elementos. Mas coube a Millikan medir a carga do eltron e assim possibilitar o clculo de sua massa. Millikan realizou um experimento em que vaporizava gotas de leo entre duas placas metlicas carregas opostamente e, por meio de um microscpio, observou as tais

gotculas carem pelo ar sob influencia da gravidade, Ele ento irradiou o espao entre as placas com raio-X que, chocando-se com molculas do ar, refletiam eltron de tais molculas e alguns desses eltrons eram capturados pelas gotculas de leo.

Carregando-se a placa superior positivamente e a inferior negativamente, ele poderia parar a queda de uma gota de leo por meio de um ajuste na voltagem que contrabalanceava a fora da gravidade pela atrao que a placa superior (positiva) exerce sobre a gota. Com isso, ele observou que gotas diferentes tinham carga diferente, mas que essas cargas eram mltiplos inteiros de uma mesma carga menor. A carga encontrada foi -1,6 x 10-19 C, a carga do eltron. Thonson j havia mostrado que a razo carga-massa a mesma para todos os eltrons. De posse dessa informao, Millikan pode calcular a massa do eltron que de 9,1 x 10-28 g e foi capaz de mostrar que todos os eltrons so idnticos. Todos os tomos possuem eltrons, mas o que mais eles tm? Em 1886, Goldstein usou o tubo de Crooke modificado para produzir um novo tipo de raio, o raio canal. O ctodo do tubo de Goldstein tinha um fenda prxima ao meio do tubo e ele observou um fluxo incandescente que parecia comear na fenda e mover-se em direo ao nodo. Chamou esse fluxo de raio canal e pela observao da deflexo de um raio no campo magntico, foi capaz de provar que o raio consistia de partculas positivas.

Diferentemente dos eltrons de um raio catdico, as partculas de um raio canal no so todas semelhantes, mesmo se um gs puro estiver no tubo. Ao contrrio, elas tm diferentes cargas, embora cada carga seja um mltiplo inteiro de 1,6 x 10-19 C.

Goldstein tambm observou que a massa desta partcula muito maior que a do eltron. Mais tarde, essas cargas positivas foram denominadas prtons por Rutherford. A partir de 1890, ficou evidente para a maioria dos cientistas que os tomos consistiam de uma parte positiva e alguns eltrons. Mas isso no era claro, pois de que maneira os tomos eram constitudos? Em 1898, Thonson sugeriu que um tomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns eltrons esto incrustados e apontou que isso levaria a uma fcil remoo de eltrons dos tomos.

Como os tomos no tem carga, a quantidade de prtons igual a quantidade de eltrons, mas a maioria dos tomos tem massa maior do que a prevista numa estrutura que tivesse exclusivamente prtons e eltrons, o que sugere a presena de partculas sem carga. Em 1911, Ernest Rutherford, estudando a trajetria de partculas alfa (partculas positivas) emitidas pelo elemento radioativo polnio, bombardeou uma fina lmina de ouro.

Ele observou que: - a maioria das partculas a atravessavam a lmina de ouro sem sofrer desvio em sua trajetria (logo, h uma grande regio de vazio, que passou a se chamar eletrosfera); - algumas partculas sofriam desvio em sua trajetria: haveria uma repulso das cargas positivas (partculas alfa) com uma regio pequena tambm positiva (ncleo).

- um nmero muito pequeno de partculas batiam na lmina e voltavam (portanto, a regio central pequena e densa, sendo composta portanto, por prtons). Embora os prtons contivessem toda a carga do ncleo, eles sozinhos no poderiam compor sua massa. O problema foi resolvido pela descoberta do Nutron por Chadwick. Diante das observaes, Rutherford concluiu que a lmina de ouro seria constituda por tomos formados com um ncleo muito pequeno carregado positivamente (no centro do tomo) e muito denso, rodeado por uma regio comparativamente grande onde estariam os eltrons. O pesquisador acreditava que a eletrosfera seria de 10000 a 100000 vezes maior que seu ncleo.

Em 1932, Chadwick imaginou uma experincia que produzia as partculas neutras e denominou-as de nutrons, devido ausncia de carga. Determinou tambm sua massa (1,6 x 10-24 g), pouca coisa maior que a do prton. As experincias realizadas no inicio do sculo XX, esclareceram que os eltrosn ocupam o espao externo do ncleo atmico, mas a organizao era completamente desconhecida por Rutherford. Assim, o modelo de Rutherford foi aceito e o mundo cientfico comeou a se perguntar o que fazem os eltrons no modelo planetrio proposto? Pois: Se os eltrons estivessem parados na regio extranuclear, de acordo com a fsica clssica, a atrao entre o ncleo e o eltron provocaria a movimentao do eltron para o ncleo, o que ocasionaria um colapso no tomo quase imediatamente. Uma vez que o eltron parte do tomo, ele precisa descrever algum tipo de trajetria em torno do ncleo. O modelo planetrio simples considerado por Rutherford um exemplo. Em tal modelo, a direo do movimento do eltron precisa sempre mudar para permanecer na sua orbita sem escapar do ncleo. Entretanto, Rutherford estava ciente de que, de acordo com a fsica clssica, quando uma partcula carregada experimenta uma mudana na direo de sua trajetria, esta emite energia radiante. De

um tomo com eltron orbitando espera-se que ele emita energia continuamente, o que no sempre observado. Ou, pior ainda, se o eltron perdesse energia por radiao, cairia lentamente e alteraria o raio de sua rbita at se chocar com o ncleo. O que no acontece. Rutherford concluiu que o modelo planetrio do eltron incorreto. A primeira tentativa importante para desenvolver um novo modelo atmico no clssico foi feito por Bohr que foi buscar fundamentos na fsica quntica e introduziu alguns conceitos revolucionrios que conduziriam finalmente ao desenvolvimento do modelo atmico moderno da estrutura atmica. Bohr percebeu que a elucidao da estrutura atmica seria encontrada na natureza da luz emitida por substncias a temperaturas altas ou sob influencia de descarga eltrica. A observao que teve papel fundamental no desenvolvimento da concepo moderna sobre a estrutura do tomo foi a das propriedades da luz emitida pelos tomos depois de absorverem energia extra. Quando um elemento gasoso, a baixa presso, sujeito a um campo eltrico intenso, os tomos absorvem energia e se diz que esto excitados. Esses tomos excitados emitem luz. Quando se faz passar essa luz por um prisma e se projeta a imagem num anteparo, observam-se apenas algumas linhas (raias) coloridas. O espectro denominado espetro de raias ou linhas. Uma das questes que os cientistas tentavam resolver era a razo de os tomos gasosos emitirem radiao com certas e determinadas frequncias. Balmer e Rydberg propuseram equaes com a qual era possvel calcular o comprimento de onda das trs raias de maior comprimento de onda na regio visvel do espectro do hidrognio. Porm foi Bohr quem ofereceu a primeira explicao sobre o espectro de tomos excitados relacionando com as ideias de Planck (Emisso de energia quantum), Einstein (efeito fotoeltrico) e Rutherford. Graas a Rutherford, Bohr sabia que os eltrons estavam organizados fora do ncleo e o modelo mais simples de um tomo de hidrognio foi o de admitir que o eltron orbitasse em torno do ncleo. Para resolver o problema da estabilidade dos tomos, Bohr adotou a ideia de que o eltron do tomo de hidrognio s poderia ocupar determinada orbita ou nveis de energia. Bohr identificou a diferena de energia entre os nveis ou orbitas a um quantum de energia. Combinando esse postulado com a fsica clssica, Bohr mostrou que a energia possuda pelo eltron na ensina rbita para o tomo de hidrognio dada pela equao:

R: constante de Rydberg C: velocidade da luz h constante de Planck n: numero quntico principal

No modelo de Bohr, o raio da rbita aumenta quando n aumenta. Outra consequncia o da energia ficar cada vez menos negativa medida que n aumenta. Assim, a rbita mais baixa, e mais negativa, com n=1 a mais prxima do ncleo. Quando um tomo de hidrognio ocupa rbita com n>1, o tomo tem mais energia do que no estado fundamental, dizendo que est no estado excitado. Uma hiptese importante da teoria de Bohr a de que um eltron, num tomo permanece no seu nvel de energia mais baixo a menos que seja perturbado. A energia absorvida ou emitida quando o eltron passa de um nvel de energia para outro. Essa ideia permitiu Bohr explicar os espectros de gases excitados. Quando um eltron no tomo de hidrognio est no nvel de energia n=1, ele est mais negativo. Quando sobe para um nvel de energia, por exemplo, n=2, ele est menos negativo. Dessa forma, para um eltron se deslocar do nivelo de energia n=1 para n=2, deve absorver energia. Com essas concluses Bohr aperfeioou o modelo atmico de Rutherford e chegou ao modelo do tomo como sistema planetrio, onde os eltrons se organizam na eletrosfera na forma de camadas. Os eltrons esto distribudos em camadas ao redor do ncleo. Existem 7 camadas eletrnicas, representadas pelas letras maisculas: K, L, M, N, O, P e Q. medida que as camadas se afastam do ncleo, aumenta a energia dos eltrons nelas localizados. As camadas da eletrosfera representam os nveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K, L, M, N, O, P e Q constituem os 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 nveis de energia, respectivamente. A partir dessa descrio, fcil deixar-se induzir por uma concepo de um modelo que lembra a rbita de um planeta, com eltrons orbitando ao redor do "ncleo-sol".

Como a concordncia entre a teoria e a experincia tomada como indicio da validade do modelo terico, ficou aparente que existia uma falha na teoria na teoria de Bohr, pois s explicava o espectro de tomos de hidrognio e de outros tomos monoeletrnicos (como o hlio). Alm disso, a ideia do eltron mover-se em torno do ncleo numa rbita de raios fixos no era correta. Erwin Schrdinger, Louis Victor de Broglie e Werner Heisenberg, reunindo os conhecimentos de seus predecessores e contemporneos, acabaram por desenvolver uma nova teoria do modelo atmico, alm de postular uma nova viso, chamada de mecnica ondulatria. Fundamentada na hiptese proposta por Broglie onde todo corpsculo atmico pode comportar-se como onda e como partcula, Heisenberg, em 1925, postulou o princpio da incerteza que dizia que era impossvel fixar ao mesmo tempo, com exatido, a posio de um eltron num tomo e tambm a sua energia. Assim se quisermos conhecer a energia de um eltron num tomo com pequena exatido, devemos aceitar uma inexatido correspondentemente grande na posio do eltron no espao vizinho ao ncleo. Em termos prticos, isto significa que o que se pode calcular a probabilidade de se encontrar um eltron com certa energia num dado volume do espao. Devido s limitaes quanto certeza da posio e do momento de um eltron, o principio da incerteza de Heinsenber mostra que o modelo de tomo de Bohr insatisfatrio. A mecnica quntica evita contrariar o princpio da incerteza descrevendo os eltrons em tomos como se fossem ondas. As solues da equao de onda de Schdinger so chamadas funes de ondas e podem ser usadas na obteno de diferentes estados quantizados de energia e nas distribuies espaciais da densidade de probabilidade de eltrons em tomos. A forma da distribuio eletrnica geralmente chamada forma do orbital, depende da subcamada: um orbital s esfrico, um orbital p possui dos lobos. Orbitais diferentes numa dada subcamada tem configurao diferente. Assim, os trs orbitais 2p so idnticos na forma, mas so ortogonais entre si.

A cada eltron num tomo pode ser atribudo valores dos quatro nmeros qunticos: n, l, me e ms. Ao especificar estes valores para um eltron, determinamos a camada, a subcamada, o orbital e o spin do eltron. De acordo com o princpio de excluso de Pauling, no podem existir num tomo dois eltrons que tenham o mesmo conjunto de nmeros qunticos. Os valores de n e l podem ser usados na especificao do numero de ns esfricos (radiais) e angulares de cada orbital.

Das könnte Ihnen auch gefallen