Sie sind auf Seite 1von 7

Curso Profissional de Tcnico de Energias Renovveis - Solar Disciplina: Tecnologia e Processos Mdulo 11 Termodinmica I Ficha de Trabalho 1

(Termodinmica a parte da fsica que estuda as relaes entre o trabalho mecnico e o calor).

Contedo 1 INTRODUO
1.1. AR QUENTE
Desde o incio da civilizao que se tm vindo a desenvolver processos tendentes a melhorar o conforto do homem. Naturalmente, nos tempos primitivos, os nicos meios de aquecimento eram os que a prpria natureza proporcionava, como por exemplo, o Sol, as fogueiras e o vesturio base de peles de animais, com especial relevo para a l. Com o passar dos tempos, o homem foi evoluindo e sentiu que tinha de fazer algo para tornar as pocas frias mais confortveis. Esta evoluo traduziu-se no aparecimento dos aquecedores, de diversos tipos, das tcnicas do aquecimento central, at aos aparelhos de ar condicionado, muito utilizados actualmente. 1.1.1. Utilizao do aquecimento O aquecimento utilizado com regularidade em certas indstrias que requerem uma temperatura ambiente estvel, como por exemplo, em laboratrios mdicos, clnicas e em laboratrios de desenvolvimento cientfico, de diversas reas. O emprego do aquecimento no condicionamento do ar, torna possvel anular o desconforto provocado pelo tempo frio, especialmente nos Invernos muito rigorosos e ainda com mais importncia nos pases nrdicos, onde em grande parte do ano se registam temperaturas muito baixas. Entre ns, j frequente vermos sistemas de aquecimento nos hospitais, nos centros comerciais, nos cinemas, nos escritrios da maior parte das empresas, nos hotis, nos bancos, nas seguradoras, em algumas casas particulares, etc. 1.1.2. Processo de aquecimento Quando nos encontramos ao Sol, num dia de cu limpo, sentimos calor. Porm, se o Sol subitamente tapado por uma nuvem, este calor extingue-se. Isto demonstra que o Sol nos aqueceu, sem aquecer o ar. Este calor propagado at ns sem afectar a matria existente entre ns e o Sol. Apesar de no haver ar alm da atmosfera terrestre, o calor do sol capaz de atravessar o vcuo (espao que no contm qualquer partcula) e deste modo a energia viaja atravs do espao vazio. Este princpio utilizado no fabrico de aquecedores elctricos do tipo irradiante. Se nos colocarmos diante deles, sentiremos calor, mas se nos afastarmos, este desaparecer. No caso dos secadores de cabelo, o ar aquecido por um elemento elctrico, empurrado por uma ventoinha e o calor transmitido pelo movimento do ar.

A camisa interior de malha e o cobertor pneumtico baseiam-se no princpio de que o ar um mau condutor. O cobertor pneumtico colocado na cama entre os outros cobertores e, por reter uma camada de ar, conserva a cama quente. A botija de borracha cheia de gua quente mantm o seu calor durante muito tempo e a quantidade reduzida de calor que deixa escapar empregada para aquecer a cama. Por sua vez, a cama conserva-se aquecida graas ao ar quente retido entre os cobertores. Para manter o calor nas nossas casas empregam-se vidros duplos. O ar, que fica retido entre os dois vidros, mau condutor, o que reduz a perda de calor dentro da casa e faz diminuir o custo do aquecimento. Vejamos um ltimo exemplo, conhecido de todos, que contribui para o nosso aquecimento. Trata-se dos tecidos de l. Este tipo de tecido impede que o calor abandone o corpo, pelo facto do ar retido entre as fibras de l ser mau condutor. Este isolamento impede a entrada do ar frio e evita que o calor do corpo se perca. 1.1.3. Equipamentos Os equipamentos mais usados actualmente para o aquecimento do ar, especialmente nas empresas, so os chamados aparelhos de ar condicionado. H, no entanto, outros equipamentos, usados em nossas casas, com fins especficos, que contribuem igualmente para o nosso conforto, como so os casos dos aquecedores elctricos (portteis ou fixos s paredes), dos aquecedores a gs, das lareiras, das salamandras, dos secadores de cabelo, dos aquecedores de toalhas, das botijas de borracha de gua quente, dos cobertores pneumticos, dos cobertores elctricos, das roupas interiores de malha, da utilizao de vidros duplos, da utilizao de material isolante nas portas, janelas e telhados, etc.

1.2. MUDANAS DE FASE OU DE ESTADO


1.2.1. Fuso Num corpo slido os tomos ocupam certos lugares das malhas duma rede cristalina. Estes tomos esto ligados entre si por foras muito intensas, e vibram com amplitudes fracas, cujos valores dependem da temperatura a que o slido se encontra. Quando se eleva a temperatura do corpo, a amplitude daquelas vibraes aumenta, as partculas distanciam-se cada vez mais entre si e as foras de ligao enfraquecem, com simultneo aumento do volume do corpo. Ao atingir-se determinado valor da temperatura a rede cristalina comea a ser destruda. Os tomos, no grau de agitao em que se encontram, embora ainda ligados por foras intensas, adquirem liberdade suficiente para se disporem em posies de relativa independncia que permitem ao corpo tomar formas diferentes. Diz-se ento que o slido comeou a fundir. A respectiva substncia passa da fase slida fase lquida. Deu-se a fuso do slido. Durante a fuso a temperatura do corpo no se eleva mesmo que se continue a fornecer-lhe energia. Isto significa que a energia cintica mdia dos tomos constituintes do corpo atingiu um valor constante e que aquela energia que se continua a fornecer-lhe est a ser utilizada no aumento da energia potencial daquelas mesmas unidades, o que tem como consequncia a destruio da rede cristalina.

Enquanto ainda existir alguma poro de slido, a temperatura mantm-se estabilizada e s depois de toda a substncia ter mudado de fase que a temperatura do lquido resultante se elevar, se continuarmos a fornecer-lhe energia. Mostra a experincia que existe, para cada substncia, na sua fase slida, uma temperatura determinada, chamada ponto de fuso, qual se d a mudana de fase, de slido para lquido. Diremos ento que: - ponto de fuso de uma substncia a temperatura qual essa substncia pode coexistir nas suas fases slida e lquida, em contacto mtuo e em equilbrio trmico. Tambm poderemos dizer que a temperatura qual a substncia passa da sua fase slida fase lquida. O valor do ponto de fuso depende do valor da presso exterior a que o corpo est sujeito, como evidente, pois as foras de presso opem-se s foras que tendem a afastar, umas das outras, os tomos constituintes do corpo.

1.2.1.1. Leis da Fuso


as leis que traduzem as condies em que a fuso decorre so duas, j implicitamente enunciadas: 1. para cada valor da presso exterior, cada substncia entra em fuso a determinada temperatura. 2. durante a fuso a temperatura mantm-se constante, desde que no haja variao da presso exterior. 1.2.2. Solidificao O fenmeno inverso da fuso designa-se por solidificao, que a passagem de uma substncia da fase lquida para a fase slida. Na solidificao tudo se processa ao invs do que se passa na fuso. Um corpo lquido possui maior contedo de energia do que no estado slido e ter de perder parte dessa energia para construir a sua rede cristalina. A mudana de fase lquido-slido de uma substncia d-se exactamente mesma temperatura a que se d a mudana de fase slido-lquido dessa substncia, isto : - o ponto de solidificao de uma substncia identifica-se com o seu ponto de fuso. As leis da solidificao so as mesmas da fuso. 1.2.3. Vaporizao Designa-se por vaporizao a passagem de uma substncia da fase lquida para a fase gasosa. Dada a liberdade, bastante grande, que os tomos das substncias possuem na fase lquida, compreende-se que haja sempre alguns desses tomos que se escapem da superfcie livre do lquido e se difundam no meio exterior, a qualquer temperatura. o fenmeno que se designa por evaporao. Os tomos que se escapam so exactamente os que possurem energia cintica mais elevada e a sua sada ir provocar uma diminuio da energia cintica mdia dos tomos que permanecem no lquido. por este motivo que a temperatura dum lquido diminui durante a sua evaporao. Em particular, usa-se o termo volatilizao, quando se trata da evaporao de certos lquidos, muito rpida, como sucede com o ter, por exemplo.

1.2.4. Ebulio Elevando a temperatura dum lquido facilita-se a libertao das partculas da sua superfcie livre que, entretanto, se tero que sujeitar aos desvios a que so foradas pelos embates contra as molculas dos componentes do ar. As partculas do lquido, libertadas na atmosfera, constituem o vapor desse lquido. Este vapor, por ser uma substncia em fase gasosa, exerce a sua presso prpria que tanto maior quanto mais elevada for a temperatura do lquido que o est produzindo. Temos assim, na zona lquido-ar, uma competio entre a presso atmosfrica e a presso do vapor do lquido. Quando a temperatura do lquido atinge uma valor tal que a presso do seu vapor iguala a presso exterior (que estamos a supor ser a da atmosfera), j no s superfcie do lquido que se observa a vaporizao, mas tambm no interior do lquido, que passa a agitar-se com violncia. Diz-se ento que o lquido ferve, ou que entrou em ebulio. Enquanto o lquido ferve, a sua temperatura mantm-se constante, como sucede na fuso, embora o lquido continue a estar submetido aco da fonte trmica. A energia que esta agora fornece ao lquido j no utilizada no aumento da energia cintica das suas partculas, mas na destruio das ligaes que existem entre elas. Mostra a experincia que existe, para cada substncia em fase lquida, uma determinada temperatura, chamada ponto de ebulio do lquido, que a temperatura para a qual a presso exercida pelo vapor desse lquido igual presso exterior que sobre ele se exerce. Quando a presso exterior tem o valor nominal, designa-se, aquela temperatura, por ponto de ebulio normal. 1.2.4.1. Leis da Ebulio 1. para cada valor da presso exterior cada substncia entra em ebulio a determinada temperatura. 2. um lquido entra em ebulio temperatura qual a presso do seu vapor igual a presso exterior. 3. durante a ebulio a temperatura do lquido mantm-se constante, desde que no haja variao da presso exterior. 1.2.4.2. Aquecimento de um lquido num vaso fechado Se um lquido for aquecido num vaso fechado no pode entrar em ebulio porque, nessas condies, se junta presso do ar, que se encontra no vaso, a presso do prprio vapor que se vai formando e que a fica retido, a qual ir aumentando continuamente. Pode aproveitar-se este facto para aquecer um lquido muito alm do seu ponto de ebulio normal. A gua ferve a 100C presso normal, pode ser aquecida, por exemplo, a 150C, ou mais, sem ferver, o que exige que esteja contida em recipientes que resistam s elevadas presses a que ficam sujeitos. Quando se destapa qualquer abertura nesses recipientes, sai por ela o vapor de gua a grande presso e o lquido comea imediatamente a ferver. Aproveita-se este facto nas caldeiras das mquinas de vapor e nas panelas de presso. Chama-se vapor sobreaquecido ao vapor cuja temperatura superior ao ponto de ebulio normal do lquido donde resulta. 1.2.5. Liquefaco

O fenmeno inverso da vaporizao a liquefaco que a passagem de uma substncia em fase gasosa para a fase lquida. Uma dada poro de uma substncia em fase gasosa possui maior contedo energtico do que em fase lquida, motivo por que a transformao gs-lquido feita com perda de energia. Entretanto a passagem da fase gasosa fase lquida faz-se, em igualdade de presso, mesma temperatura a que o lquido respectivo entraria em ebulio. 1.2.6. Sublimao Chama-se sublimao passagem directa de uma substncia em fase slida para fase gasosa. A cnfora e o dixido de carbono slido, vulgarmente chamado gelo seco, so exemplos de substncias que sublimam. 1.2.7. Calor de Transformao Para corpos de massas de igual valor, e para mudanas entre as mesmas fases, as diferentes substncias exigem valores diferentes de calor. Caracterizam-se as substncias, neste aspecto, por meio de uma grandeza, designada, em geral, por calor de transformao. Calor de Transformao de uma substncia o calor, por unidade de massa dessa substncia, que necessrio fornecer-lhe para que mude de fase sem que a sua temperatura varie durante a mudana. Esta grandeza toma, em particular, os nomes de calor de fuso, calor de vaporizao, etc., conforme a transformao a que se refere. O smbolo do calor de transformao L, e a sua unidade SI o Joule por quilograma (J/Kg ou

J.Kg-1). Nas aplicaes numricas habitualmente usa-se a unidade caloria por grama (cal.g-1).
O calor, Q, necessrio para provocar a mudana de fase da substncia de um corpo de massa

m, sem variao de temperatura, dado por:

Q=Lxm
1.2.8. Calor de Dissoluo Quando se efectua uma dissoluo, h sempre uma variao da temperatura do conjunto (solvente e soluto). Para que as molculas que compem o soluto se distribuam no solvente, ter de haver, forosamente, variaes de energia que se manifestam por variaes de temperatura. Chama-se calor de dissoluo de uma substncia (slida, lquida ou gasosa) num lquido, ao calor por unidade de massa do soluto, quando dissolvido numa poro tal de solvente que, se a soluo fosse mais diluda, a variao de temperatura sofrida teria sido a mesma.

Questionrio: 1. O que entende por Termodinmica? 2. O Homem sempre precisou e usou o calor para seu conforto e outros fins. Faa uma resenha da evoluo da utilizao do calor desde os primrdios at aos nossos dias. 3. Um dos requisitos de certos locais a manuteno da temperatura a um nvel constante. D exemplos de locais em que isso tem de acontecer. 4. Hoje em dia, para efeitos de manuteno de conforto das pessoas, qual o equipamento mais utilizado? 5. Explique por que razo o sol nos consegue aquecer, isto , a sua energia calorfica no se perde pelo caminho a aquecer o ar/espao entre ele e ns. 6. Explique o princpio de funcionamento dos aquecedores do tipo irradiante. 7. Explique o princpio de funcionamento dos secadores de cabelo. 8. O ar um bom condutor de calor? Justifique atravs de 3 exemplos. 9. Qual o princpio de funcionamento do chamado vidro duplo? 10. Indique duas vantagens da utilizao de janelas com vidro duplo nas nossas casas. 11. Por que motivo as roupas de l so mais quentes que as de outros tipos de tecidos? 12. D 6 exemplos que se utilizam para manter o calor e assim aumentar o nosso conforto. Ordene-os, do maior para o menor, por: - custo - utilizao - importncia que lhe atribui - energia consumida - eficcia / rendimento 13. Qual a influncia que a temperatura de um corpo desempenha nas foras de ligao dos tomos que compem esse corpo? 14. Quando se diz que um corpo comeou a fundir? 15. O que entende por ponto de fuso de uma substncia? 16. Como se chama passagem de um corpo slido ao estado lquido? 17. Que acontece temperatura de um corpo, depois de ter entrado em fuso, mesmo que lhe continuemos a fornecer calor? 18. Que acontece energia cintica de um corpo, depois de ter entrado em fuso, mesmo que lhe continuemos a fornecer calor? 19. Que acontece energia potencial de um corpo, depois de ter entrado em fuso, mesmo que lhe continuemos a fornecer calor? 20. Quando que a temperatura de um corpo volta a subir, depois de ter entrado em fuso, e lhe tenhamos continuado a fornecer energia calorfica? 21. Qual a influncia que a presso exterior tem no ponto de fuso de um corpo de uma determinada substncia? 22. Enuncie as duas leis da fuso. 23. O que entende por solidificao? 24. Qual a operao inversa da solidificao? 25. Para um corpo solidificar tem de ganhar ou perder energia? 26. O mesmo corpo possui mais energia como slido ou como lquido? 27. Qual a fase inicial e a fase final num processo de solidificao de um corpo? 28. Para uma mesma substncia, qual maior, a temperatura de solidificao ou a temperatura de fuso? 29. O que entende por vaporizao? 30. O que entende por evaporao? A que se deve?

31. Aps se verificar alguma evaporao num determinado corpo, esse corpo fica com mais ou menos energia cintica do que antes? Justifique. 32. Durante a vaporizao, a temperatura do corpo diminui ou aumenta? Justifique. 33. Se o fenmeno de evaporao for muito rpido, que designao toma? 34. O que entende por ebulio? 35. Para um corpo entrar em ebulio, o que tem de acontecer? 36. Qual a relao entre presso atmosfrica e libertao de vapor de um lquido? 37. Por que razo quando um corpo entra em ebulio, mesmo que continuemos a fornecerlhe energia calorfica, a sua temperatura j no aumenta mais? 38. O que entende por ponto de ebulio de uma substncia? 39. Enuncie as trs leis da ebulio. 40. O ponto de ebulio de uma substncia varia com a presso exterior/atmosfrica ou um valor fixo? 41. O que entende por vapor sobreaquecido? 42. Qual a forma de aquecer a gua a mais de 100C sem ela ferver? 43. Em que aplicaes prticas aproveitamos esse efeito? 44. Que cuidados devemos ter? 45. Se a gua no ferve, nesse caso, aos 100C, que outra caracterstica alterada para compensar essa no entrada em fervura? 46. Qual a forma de aquecer a gua a mais de 100C sem ela entrar em ebulio? 47. Qual o valor do ponto de ebulio da gua? 48. O que entende por liquefaco? 49. Na liquefaco em qual das fases a substncia fica com mais energia? Justifique. 50. O que entende por sublimao? 51. D dois exemplos de substncias em que ocorra a sublimao. 52. O que entende por calor de transformao de uma substncia? 53. Sabendo que uma substncia possui um calor de transformao de 525 cal/g, calcule o calor que tem de ser fornecido a um corpo dessa substncia com uma massa de 0,5 Kg. 54. Sabendo que num processo de vaporizao temos de fornecer 5500 cal a um corpo com 0,4 Kg de massa, calcule o valor do calor de transformao dessa substncia. 55. O que entende por calor de dissoluo?

Das könnte Ihnen auch gefallen