Sie sind auf Seite 1von 9

Plano de Curso de Formao Inicial e Continuada Modalidade Aperfeioamento

FOTOGRAFIA DE MODA, BELEZA E RETRATO FICHA TCNICA 3351 SAC 19011007 - 1

rea de Negcios: Comunicao e Artes Subrea: Imagem e Fotografia

Carga horria: 32 horas

MAIO/2008 Atualizao NOVEMBRO/2013

Crditos Gerncia de Desenvolvimento 1 Tcnico Responsvel: Marcio Castilioni Consultor Especialista: Clicio Barroso Filho GEDUC Desenho Educacional Consultora Pedaggica: Maria Silvia Guimares Ginde

1. Justificativa e Objetivos Este curso de Formao Inicial e Continuada de Trabalhadores se insere na rea profissional de Comunicao uma das 21 (vinte e uma) definidas pelo Conselho Nacional de Educao. No Senac So Paulo esta se integra rea de Audiovisual, subrea de Fotografia. O Senac So Paulo promove diversos cursos nessa rea, mantendo constante sintonia com as transformaes do setor e permitindo a composio de itinerrios diversificados de formao profissional nas diferentes modalidades. Para tanto, conta com agentes educacionais experientes e atuantes, assessoria desse universo de atuao, alm de investimento permanente em inovao tecnolgica. Hoje em dia, a imagem solicitada por todas as mdias e o visvel crescimento do setor vem transformando o processo produtivo. Em decorrncia de um universo primordialmente imagtico, houve um crescimento do mercado de fotografia profissional nas reas de moda publicitria e editorial. As empresas do setor procuram no mercado, profissionais capacitados em fotografia de gente, incluindo-se a moda, os retratos e a fotografia de beleza, porm h uma carncia de profissionais neste segmento. Neste contexto, o curso Fotografia de Moda, Beleza e Retrato, foi organizado para desenvolver as competncias necessrias do profissional de Fotografia com nfase na prtica, permitindo o manuseio dos equipamentos adequados, a discusso da interao com os fotografados e a vivncia e reflexo sobre a psicologia no ato da direo de modelos. O curso tambm privilegia a flexibilidade e a contextualizao, orientadas para o enfrentamento de diferentes situaes inerentes natureza e responsabilidade do trabalho na rea.

2. Requisitos de Acesso Pblico-Alvo: Este curso destina-se a estudantes de fotografia, estudantes de reas correlatas de fotografia e profissionais que atuam no mercado fotogrfico e desejam investir em sua formao continuada, ou tenham interesse no segmento de Moda, Beleza e Retrato. Pr-requisitos: Ter experincia com fotografia Possuir equipamento DSRL ou similar Possuir conhecimento bsico de tcnicas de estdio. Apresentar portflio para avaliao prvia Escolaridade: ser estudante de fotografia ou rea afim. 3. Competncia Esse curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competncia: Produzir ensaios fotogrficos que envolvam o ser humano como objeto principal, visando a confeco de books, catlogos, anncios, retratos e ensaios autorais com qualidade tcnica, conceitual e esttica, para os mercados editorial e publicitrio. Est organizado com base nas etapas do processo de fotografar,

envolvendo as seguintes aes: Caracterizar e diferenciar moda, beleza e retrato, identificando suas semelhanas e diferenas nos aspectos tcnicos, conceituais e estticos; Contextualizar a fotografia de moda observando sua evoluo tcnica e conceitual, para realizar fotografias de qualidade para este segmento de mercado; Dirigir ensaios fotogrficos para produzir imagens, identificando as caractersticas do retratado, o tema para fotografias de beleza e nu, o produto para fotografia de moda, a fim de definir e escolher o equipamento mais adequado, o ngulo de cmera, iluminao e composio.

Analisar criticamente as imagens produzidas a fim de avaliar a sua qualidade nos aspectos tcnicos, conceituais, estticos e de direo, para aprimoramento do olhar fotogrfico.

4. Eixo temtico Iluminao especfica para moda, beleza e retrato Equipamento digital: cmeras e computadores. Direo: tcnicas de fotografia de retratos, beleza, nu e moda. Tcnicas de direo de modelos.

5. Orientaes metodolgicas A Proposta Pedaggica do Senac So Paulo privilegia o desenvolvimento de competncias profissionais, assumindo uma postura com relao aprendizagem e ao ensino, em que a ao docente propicie ao aluno o aprender a aprender e o desenvolvimento da percepo analtica, do raciocnio hipottico e da soluo sistemtica de problemas, de modo a assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser condies bsicas para a autonomia individual e profissional.1 Nesse sentido, os cursos de formao inicial e continuada de trabalhadores devem contribuir para a constituio de competncias requeridas pelos itinerrios formativos das reas, concorrendo para o desenvolvimento do profissional. Considerando que ... as competncias sero formadas pela prtica, isso deve ocorrer, necessariamente, em situaes concretas, com contedos, contextos e riscos identificados.
2

Portanto, esse curso prev situaes

ativas de aprendizagem por meio das quais o contedo, visto como insumo, seja trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos, habilidades e valores prvios dos participantes como ponto de partida para a descoberta e a construo de novos conhecimentos, habilidades e valores. Tais situaes devem, ainda, considerar a mobilizao

NORI, M. Teresa M. Planejando para Desenvolver Competncias - SENAC-SP/ 2000 (mimeo elaborado para uso no Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE). PERRENOUD, P. Construir as competncias desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. (p. 57)

e a articulao desses saberes, de modo que se traduzam em aes relacionadas com a competncia-alvo expressa neste Plano de Curso. 6. Estratgias de aprendizagem Como estratgias sero propostas situaes ativas de aprendizagem, que possibilitem ao participante envolver-se diretamente na direo de ensaios fotogrficos, utilizando as tcnicas e o manuseio adequado dos equipamentos. Sero apresentadas exposies dialogadas com apoio de slides, manuseio de equipamentos, sees de fotografias com direo orientada, discusso em grupo para anlise de anlise das fotografias realizadas durante o curso. 7. Avaliao da aprendizagem A avaliao se dar mediante observaes orientadas por indicadores de desempenho, definidos no Plano de Aprendizagem, tendo em vista a participao dos alunos nas situaes propostas. O feedback ser orientado para a atividade do realizada, grupo. que visando contribuir que seu o para o processo observe de o aprendizagem possveis Recomenda-se atendam ao docente de

desempenho do participante e, na medida do possvel, oriente-o sobre alternativas processo formao continuada. 8. Critrios de aprovao Estar aprovado no curso/programa aquele que tiver frequncia igual ou superior a 75% da sua carga horria total. 9. Instalaes, Equipamentos e material didtico Como recursos de aprendizagem, so necessrios os seguintes itens: Sala de aula ampla ou estdio fotogrfico montado e adequadamente equipado de instalaes eltricas compatveis com a realizao das atividades. Sala de aula adequadamente mobiliada, com cadeiras mveis para realizao das atividades.

Equipamentos audiovisuais: Data-show, flip-chart, quadro branco, computador

Equipamentos fotogrficos: Trs flashes de estdio, trips de luzes, trip de cmera, fundo infinito de papel (rolo) com suportes, e acessrios tais como sombrinhas prateadas e brancas, hazy-lights, parbolas e colmeias.

Slides digitais, apostila impressa Para a realizao dos ensaios fotogrficos h necessidade de uma equipe de profissionais, tais como, maquiador, produtor de figurinos e modelos fotogrficos.

Quanto remunerao dos modelos poder haver o seguinte acordo: elas posam em troca de copias das fotografias realizadas.

10. Perfil do docente Profissional com conhecimento em fotografia profissional publicitria e editorial, conhecimento de moda e habilidade para operar com equipamento digital. Imprescindvel que apresente adequada comunicao oral e uso correto da lngua portuguesa. Desejvel que evidencie atualizao na rea. 11. Certificado Nos termos do Decreto Federal n 5.154/04, esse curso de educao profissional corresponde modalidade de Formao Inicial e Continuada de Trabalhadores. O concluinte com frequncia igual ou superior a 75% da carga horria total receber o certificado de concluso do curso: FOTOGRAFIA DE MODA, BELEZA E RETRATO

Bibliografia: DERRICK, Robin & MUIR, Robin. Unseen Vogue: The Secret History of Fashion Photograpy. KEANEY, Magdalene. The World's Top Photographers Workshops: Fashion & Advertising : LIPOVETSKY, Gilles. O Imprio do Efmero: a Moda e Seu Destino nas Sociedades Modernas: COMPANHIA DAS LETRAS - 1989 BAILEY, David. Models Close-up. London: Channel 4, 1998. CHERMAYEFF, Catherine. Fashion: les nouvelles tendances de la photo de mode. Paris: La Martinire, 2000. COTTON, Charlotte. Imperfect beauty: the making of contemporary fashion photographs. London: V&A, 2000. DEVLIN, Polly. Vogue book of fashion photography: 1919-1979. New York: Simon and Schuster, 1979. FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funes no sculo XIX. So Paulo: Edusp, 1998. GERNSHEIM, Helmut. Creative photography: aesthetic trends 1839 to moderntimes. New York: Bonanza Books, 1962. KOSSOY, Boris. Realidades e fices na trama fotogrfica. 3a. ed. So Paulo: Ateli, 2002. KOSSOY, Boris. Fotografia & Historia. 2a. ed. So Paulo: Ateli, 2001. LIMA, Ivan. A fotografia e a sua linguagem. Rio de Janeiro: Espao e Tempo,1988. LONGWELL, Dennis. Steichen: the master prints 1895-1914. New York: MOMA, 1978. MACHADO, Arlindo. A iluso especular. So Paulo: Brasiliense, 1984. McGHEE, Fi. Photographers and their images. London: Conran Octopus, 1988. MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.

NAZARIEFF, Serge. Early erotic photography. Koln: Taschen, 2002. ROSENBLUM, Naomi. A World History of Photography. 3. ed. New York: Abbeville Press, 1997. SERN, Maria do Carmo. Metforas do sentir fotogrfico. Porto: CPF, 2002. SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. 2a. ed. Rio de Janeiro: Arbor, 1981. WEBER, Eva. Pioneers of photography. New York: Smithmark, 1995. Documentos do curso: Plano de Aprendizagem Programa de Curso

Das könnte Ihnen auch gefallen