Sie sind auf Seite 1von 7

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

PROCESSO ADMINISTRATIVO

1 - ESAF - AFC (CGU)/Correio/2008 A respeito das disposies constantes da Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo geral no mbito da Administrao Pblica Federal, incorreto afirmar que: a) esta lei veda aos rgos e entidades a elaborao de formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes, apesar de caracterizar prtica usualmente adotada por rgos pblicos. b) possui aplicao apenas subsidiria em relao ao processo administrativo disciplinar, que continua a reger-se pela Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. c) estabelece como critrio nos processos administrativos a adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados. d) probe a cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei. e) aponta como dever do administrado perante a Administrao a prestao de informaes que lhe forem solicitadas e a colaborao para o esclarecimento dos fatos.

a) verdade material. b) instrumentalidade das formas. c) gratuidade. d) verdade formal. e) celeridade. 4 - ESAF - AFC (CGU)/Correio/2008 A respeito das disposies constantes da Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo geral no mbito da Administrao Pblica Federal, em relao competncia, correto afirmar que: a) renuncivel, salvo nos casos de delegao e avocao legalmente admitidos. b) mesmo que parcial, a delegao de competncia no pode abranger rgos que no possuam vinculao de subordinao hierrquica. c) inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. d) decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade, e considerar-se-o editadas pelo delegante. e) deciso de recurso administrativo pode ser objeto de delegao quando o interesse pblico exigir 5 - ESAF - AFT/2010 A esposa de um servidor pblico advogada e fez a defesa administrativa de uma empresa autuada pela scalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego. Os honorrios que ela pactuou com essa empresa, para a realizao da defesa, foi com base no resultado (contrato de xito). Esse servidor a autoridade competente para apreciar a defesa e julgar a autuao. Neste caso esse servidor: a) pode dar-se por suspeito se algum arguir sua suspeio. b) no est impedido, mas pode dar-se por suspeito, por razes de foro ntimo. c) deve, necessariamente, dar-se por suspeito. d) est impedido de atuar no feito.

2 - ESAF - Ag Exec (CVM)/2010 Relativamente aos princpios que regem o processo administrativo em mbito federal, assinale a opo que contenha princpio tipicamente processual. a) Legalidade. b) Impessoalidade. c) Moralidade. d) Eficincia. e) Oficialidade. 3 - ESAF - Ag Exec (CVM)/2010 O princpio do processo administrativo que caracteriza uma de suas principais diferenas para os processos judiciais e que faz com que a Administrao deva procurar conhecer o fato efetivamente ocorrido denomina-se:

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

e) no est impedido de atuar no feito nem obrigado a dar-se por suspeito, ainda que algum argua a sua suspeio.

6 - ESAF - AFC (CGU)/Correio/2008 Em relao aos impedimentos e suspeio, de que tratam as disposies constantes da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, correto afirmar que: a) impedido de atuar em processo administrativo servidor ou autoridade cujo primo participou como testemunha nos autos. b) servidor efetivo estvel pode participar como membro de comisso disciplinar que investigue ato de superior hierrquico. c) pode participar de comisso de processo administrativo disciplinar ou de sindicncia servidor que seja cunhado da acusada. d) servidor que incorrer em hipteses de impedimento deve comunicar o fato autoridade competente ao trmino das apuraes, constituindo-se falta grave a omisso desse dever de comunicar. e) a suspeio exige que a amizade e a inimizade sejam qualificadas pela notoriedade

d) Aps o transcurso de 15 (quinze) dias do protocolo de seu pedido, Joo recebeu a intimao para o seu prprio comparecimento sede do rgo naquele mesmo dia, com um prazo de 3 (trs) horas para a apresentao. e) Tendo comparecido na data, hora e local marcados, Joo alegou a nulidade absoluta da intimao. A autoridade competente, assim, declarou nulo o ato e determinou que a intimao fosse realizada novamente.

8 - ESAF - AFC (CGU)/Auditoria e Fiscalizao/Sade/2008 (e mais 8 concursos) Assinale a opo correta, no que tange aos processos administrativos. a) Devem ser objeto de intimao os atos do processo que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse. b) Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo, no podendo os atos serem praticados fora dessas condies. c) Os atos do processo devem realizar-se necessariamente na sede do rgo, cientificando-se o interessado. d) O desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos e a renncia a direitos pelo administrado. e) Os processos administrativos obrigatoriamente vo depender de forma determinada.

7 - ESAF - AFRFB/2009 Joo pretende fazer um requerimento, de seu interesse, junto unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil em sua cidade. Conforme o que determina a Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, assinale a opo que relata a correta conduta. a) Tratando-se de uma situao urgente, Joo protocolou seu requerimento num domingo, pela manh, junto ao segurana do prdio em que funciona a Receita Federal do Brasil em sua cidade, conforme a exceo legal para as hipteses de emergncia. b) O servidor da Receita Federal do Brasil negou-se a receber o requerimento de Joo alegando a ausncia de reconhecimento de sua firma pelo cartrio competente. c) Tendo em mos os documentos originais, Joo solicitou ao servidor da Receita Federal do Brasil que autenticasse as cpias que apresentava, tendo sido seu pedido deferido.

9 - ESAF - AFC (CGU)/Correio/2008 Em conformidade com as disposies constantes da Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo geral no mbito da Administrao Pblica Federal, no que tange comunicao dos atos, incorreto afirmar que: a) no caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

b) a intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado. c) o desatendimento da intimao licitamente realizada importa o reconhecimento da verdade dos fatos e a renncia ao direito em discusso d) so nulas as intimaes procedidas sem observncia das prescries legais, todavia o comparecimento do administrado supre a falta ou irregularidade. e) no caso de oitiva de testemunhas, a intimao deve observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. 10 - ESAF - AFC (CGU)/Correio/2008 Em conformidade com as disposies constantes da Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo geral no mbito da Administrao Pblica Federal, correto afirmar que: a) os atos administrativos dispensam motivao quando decorram de reexame de ofcio. b) a motivao deve ser implcita, clara e congruente e quando consistir em declarao de concordncia com parecer anterior este passa a fazer parte integrante do ato. c) os interessados devem ser intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de cinco dias, mencionando-se data e hora da realizao do ato. d) os interessados tm direito vista e carga dos processos, alm do direito obteno de certides ou cpias reprogrficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os protegidos por sigilo. e) nos prazos fixados em meses, se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms.

a) o recurso de decises administrativas deve ser dirigido autoridade imediatamente superior ao agente que tenha proferido a deciso recorrida. b) a representao do administrado, por advogado, obrigatria nos casos em que se neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses. c) tero prioridade na tramitao os procedimentos administrativos em que figure, como parte ou interessado, pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. d) a Administrao deve revogar seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, podendo anul-los por motivo de convenincia ou oportunidade. e) os atos do processo devem ser realizados, preferencialmente, na comarca do domiclio do administrado ou interessado.

12 - ESAF - Ana (CVM)/Arquivologia/2010 (e mais 6 concursos) Acerca do recurso administrativo disciplinado na Lei n. 9.784/99, correto afirmar que: a) no cabvel recurso em face de razes de mrito das decises administrativas. b) o recurso administrativo tramitar no mximo por duas instncias administrativas. c) as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos, tm legitimidade para interpor recurso administrativo. d) no possvel a concesso de efeito suspensivo ao recurso administrativo. e) o recurso interposto fora do prazo impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, ainda que no ocorrida precluso administrativa. 13 - ESAF - ATRFB/Geral/2012 (e mais 1 concurso) Quanto ao recurso administrativo previsto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, incorreto afirmar que: a) salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo.

11 - ESAF - Ana Tec (SUSEP)/Administrao e Finanas/2010 O correto domnio do tema 'Processo Administrativo Federal' implica saber que:

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

b) em regra, a interposio de recurso administrativo depende de cauo prestada pelo requerente. c) o recurso administrativo tramitar, no mximo, por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. d) entre outros, tm legitimidade para interpor recurso administrativo as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos. e) quando interposto fora do prazo, o recurso no ser conhecido. 14 - ESAF - Ana (CVM)/Planejamento e Execuo Financeira (Contador)/2010 (e mais 1 concurso) Acerca do processo administrativo, no mbito da administrao pblica federal, correto afirmar que: a) so inadmissveis as provas obtidas por meios ilcitos, exceto quando houver autorizao judicial. b) da reviso de processo administrativo, no pode resultar agravamento da sano. c) a desistncia ou renncia do nico interessado implica no arquivamento do processo. d) salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo depende de cauo. e) o recurso deve ser dirigido autoridade superior daquela que tenha proferido a deciso. 15 - ESAF - ATRFB/2009 Considerando o disposto na Lei n. 9.784/99, a qual regula o processo administrativo, no mbito da Administrao Pblica Federal, marque a opo incorreta. a) Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade, legitimidade, mrito e discricionariedade. b) permitida a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. c) Em hiptese alguma os prazos processuais sero suspensos, salvo, unicamente, motivo de fora maior. d) No pode ser objeto de delegao a deciso de recursos administrativos.

e) O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, nos termos da lei.

16 - ESAF - AFC (CGU)/Auditoria e Fiscalizao/Geral/2012 (e mais 7 concursos) Determinado cidado ostenta a condio de anistiado poltico, vez que fora beneficiado por ato administrativo, praticado em 05/10/2005, que lhe atribuiu tal condio, bem como determinou a reparao econmica dela decorrente. Mediante acompanhamento das atividades da Administrao Pblica e usufruindo da transparncia imposta pela Lei do Acesso Informao, o cidado descobre, em consulta ao stio eletrnico do Ministrio da Justia, que havia sido formado grupo de trabalho para a realizao de estudos preliminares acerca das anistias polticas at ento concedidas. Irresignado e temeroso de que as futuras decises do referido grupo de trabalho viessem a afetar sua esfera patrimonial, o cidado impetra mandado de segurana preventivo para desconstituir o ato que instaurou o grupo de trabalho. Acerca do caso concreto acima narrado, assinale a opo incorreta, considerando a jurisprudncia dos Tribunais Superiores sobre a questo. a) A criao do mencionado grupo de trabalho insere-se no poder de autotutela administrativa. b) Por fora do art. 54 da Lei n. 9.784/99, h prazo decadencial para que a Administrao revise seus atos. c) Caso o grupo de trabalho encontre ilegalidades na concesso da anistia, ser preciso ouvir o cidado por ela beneficiado, garantindo-lhe o contraditrio e a ampla defesa. d) No houve ato ilegal ou abusivo da Administrao passvel de correo pela via do mandado de segurana. e) A Administrao conduzir os processos submetidos ao grupo de trabalho baseada no princpio da oficialidade

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

17 - ESAF - ATRFB/2009 De acordo com o disposto na Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo, no mbito da Admistrao Pblica Federal, a Administrao deve anular seus prprios atos e pode revoglos, sendo que a) a revogao, por motivo de convenincia ou oportunidade, deve respeitar os direitos adquiridos. b) a revogao prescinde de motivao. c) a anulao, quando o ato estiver eivado de vcio de legalidade, pode ocorrer a qualquer tempo. d) a anulao prescinde de motivao. e) tanto a anulao como a revogao esto sujeitas prescrio decenal, no havendo o que cogitar, de eventuais direitos adquiridos. 18 - ESAF - ATA MF/2009 Quanto aos critrios a serem observados no trmite do processo administrativo da administrao pblica federal, conforme disposto na Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de 1999, pode-se afirmar corretamente: a) em regra, cabe aos administrados o pagamento das despesas processuais, independente de previso expressa na lei. b) os atos praticados no processo administrativo so, em regra, sigilosos, ressalvadas as hipteses de divulgao oficial previstas na Constituio. c) a impulso do processo administrativo compete, primeiramente, aos interessados. d) nova interpretao dada norma administrativa deve ser aplicada a todos os casos sujeitos quela regulamentao, inclusive retroativamente. e) garantem-se aos administrados, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio, os direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos 19 - ESAF - ATA MF/2009 Em relao aos atos praticados no mbito dos procedimentos administrativos que se sujeitam Lei n. 9.784, de 29 de janeiro de

1999, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao final, assinale a opo correspondente. ( ) Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. ( ) A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. ( ) Os atos do processo podem realizar-se em quaisquer dias da semana, sem restries de horrio. ( ) A intimao para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias quanto a interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, deve ser efetuada por meio de publicao oficial. a) V, V, V, V b) F, V, F, V c) F, F, V, F d) V, V, F, V e) F, F, F, F 20 - ESAF - ATA MF/2012 Determinado servidor do Ministrio da Fazenda recorre da deciso do Chefe da Diviso de Recursos Humanos DRH do rgo em que est lotado, que lhe negou o pedido de gozo de sua licena capacitao. O nico fundamento utilizado pelo recorrente centrouse na ausncia de competncia do chefe da DRH para decidir a respeito de seu pleito. O recorrente sustenta que, ante a ausncia de previso especfica da competncia decisria no regimento interno do rgo para a referida DRH, somente o dirigente mximo poderia decidir o pleito. Tendo em mente o caso concreto acima narrado e os termos da Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo em mbito federal, assinale a opo que contenha a resposta correta. a) Assiste razo ao recorrente. A ausncia de previso legal especfica desloca a competncia decisria para a autoridade de maior grau.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

b) A autoridade competente para julgar o recurso do servidor poder delegar esta competncia desde que para agente de grau hierrquico superior ao da primeira instncia decisria. c) A delegao da competncia para julgamento do recurso deve ter sido prvia a sua interposio e divulgada na internet do rgo. d) A competncia para decidir acerca da licena capacitao era da DRH, unidade organizacional de menor nvel na hierarquia, no sendo admissvel em nenhuma hiptese, a avocatria. e) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir.

21 - ESAF - AnaTA MF/2013 (e mais 4 concursos) Considerando as normas pertinentes ao processo administrativo contidas na Lei n. 9.784/99, assinale a opo correta. a) A competncia para instaurao do processo administrativo ser delegada, em parte, quando se tratar da edio de atos de carter normativo. b) Permite-se a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente superior. c) O indeferimento de alegao de suspeio para atuar em processo administrativo deciso irrecorrvel. d) O prazo de decadncia contar-se- da percepo do ltimo pagamento, no caso de efeitos patrimoniais contnuos. e) Caso um parecer obrigatrio e vinculante deixe de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao.

www.cers.com.br

ASSISTENTE TCNICO-ADMINISTRATIVO DO MINISTRIO DA FAZENDA

Administrao Pblica Brasileira Sandro Bernardes

GABARITO 1A 2E 3A 4C 5D 6B 7C 8A 9C 10 E 11 C 12 C 13 B 14 B 15 A 16 B 17 A 18 E 19 D 20 E 21 E

www.cers.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen