Sie sind auf Seite 1von 12

DOSSI

RUMOS DA SEMITICA, Diana Luz Pessoa de Barros

RUMOS

DA

Diana Luz Pessoa de Barros*

SEMITICA

Resumo: Neste artigo, apresentam-se alguns dos rumos empreendidos atualmente pela semitica discursiva francesa, em relao tanto teoria e metodologia quanto aos objetos e finalidades dos estudos semiticos, para mostrar que a semitica discursiva francesa tem sofrido alteraes e mudanas, mas mantido o rumo. Analisam-se, tambm, em uma das direes apontadas, capas de revistas semanais brasileiras que tratam do tema da pobreza e da riqueza no pas e, sobretudo, de sua visibilidade. Palavras-chave: Semitica; procedimentos discursivos; pobreza e riqueza em revistas semanais.

semitica de que tratarei neste artigo a semitica discursiva francesa, que to importantes desenvolvimentos tem tido no Brasil. A semitica discursiva francesa procura construir os sentidos dos textos a partir de estratgias, de procedimentos discursivos que produzem esses sentidos e a partir dos dilogos que os textos mantm com outros textos. Comearemos com a palavra rumo ou rumos, no plural. No Dicionrio Houaiss, um dos sentidos encontrados, o de percurso, orientao a seguir para ir de um lugar a outro, caminho, vereda, itinerrio, rota, o que predomina em rumos da semitica. Podem-se observar nessa definio vrios elementos da semitica greimasiana:

na concepo geral da teoria, o termo percurso, da definio de rumo, aparece como percurso de gerao, de engendramento da significao, ou
* 12 Doutora, livre-docente e professora titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Universidade de So Paulo (USP). Coordenadora do curso de ps-graduao em Letras da UPM.

TODAS AS LETRAS J, volume 9, n.1, 2007

DOSSI

seja, traz as idias de que a significao se constri em etapas, mas sobretudo em movimento, em transformao, de que o objeto da semitica so os processos da significao, em lugar dos sistemas de signos da semiologia, e, ainda, de que a semitica um projeto terico em construo; no nvel tensivo mais fundamental, a definio de rumo aponta a organizao de uma extenso inteligvel, rompida e tornada passionalmente intensa; narrativamente, as duas noes de base esto previstas na concepo de rumo, a de transformao de estados e a de intencionalidade ou direcionalidade; discursivamente, h, na definio de rumo, uma projeo do espao, explicitado como: 1. 2. 3. deslocamento espacial; programao espacial (rota, itinerrio); localizao espacial, tanto do lugar de chegada (nunca atingido) quanto do percurso todo, do caminho;

e, de forma implcita, do tempo e dos atores, sendo que, nesses casos, rumo : 1. 2. 3. mudana temporal e actorial (passagem do tempo e mudana de estado dos atores); programao temporal (na cronologia) e localizao no tempo e de estados dos atores.

Espao, tempo e atores so aspectualizados na concepo de rumo: em primeiro lugar, so eles caracterizados pela extenso, do ator na justa medida, do espao sem limites (percurso, itinerrio, caminho), do tempo durativo, e concebidos, assim, de forma mais objetiva, pragmtica, inteligvel; em segundo lugar, o espao, o tempo e os atores extensos so apreendidos pela intenso, que rompe a extenso e instala um espao, um tempo e um ator mais subjetivos, sensoriais e passionais. , no segundo caso, o espao delimitado da chegada (rota, orientao, itinerrio), o tempo pontual que rompe a direo do percurso, o ator excessivo ou insuficiente, que vive sensorial e passionalmente, por excesso ou por falta, o espao e o tempo de chegada. O tema do movimento direcionado e com previso de chegada figurativizado sobretudo pelo espao, mas tambm pelo tempo e pelos atores, e, de alguma forma, dialoga em conformidade com outros textos: os do progresso, os da histria, os do desenvolvimento e, at, os da modernizao, e ope-se queles que tratam dos movimentos sem direo, sem rumo, sem histria. Cabe-nos agora mostrar alguns dos rumos, assim concebidos, da semitica discursiva francesa, e o faremos de duas formas: no que diz respeito tanto aos rumos da teoria e da metodologia quanto aos dos objetos e finalidades da anlise.

RUMOS

DA TEORIA E DA METODOLOGIA

A nosso ver, a semitica discursiva francesa tem mantido o rumo: apresentada como uma teoria que leva construo dos sentidos do texto ou seja,

13

DOSSI

RUMOS DA SEMITICA, Diana Luz Pessoa de Barros

daquilo que o texto diz e dos procedimentos para que ele diga o que diz, caracterizada como uma teoria que procura dar conta dos processos de significao e dos mecanismos de construo dos sentidos, a semitica tem seguido o caminho proposto. Para tanto, a teoria tem sofrido alteraes, mudanas, desenvolvimentos, pois uma teoria que deve ser concebida, assim j propunha Greimas, como uma atividade de construo ou, melhor ainda, como um projeto coletivo de construo terica. Refazendo-se, retificando-se, consertando-se, modificando-se, desenvolvendo-se, assim preciso pensar a semitica, pois essa a nica forma de manter-se o rumo. Nos primeiros momentos, o desenvolvimento da semitica deu-se principalmente pela recuperao de questes tericas e de objetos de anlise que, de incio, foram postos de lado: as da enunciao, as da oralidade, as da expresso (as marcas da enunciao, da oralidade e da expresso sofreram ento uma espcie de limpeza, de apagamento). Com os desenvolvimentos tericos que trouxeram para o campo da semitica essas novas preocupaes e reflexes, pde ela conservar seu rumo na construo dos sentidos do texto. Nos ltimos anos, os desenvolvimentos da teoria aconteceram sobretudo nos pontos extremos do percurso da gerao da significao, isto , nas estruturas fundamentais e nas discursivas, ou mesmo fora dele, no seu alm e no seu aqum: 1. dando continuidade aos acrescentamentos mencionados, da enunciao e das marcas de fala, desenvolveu-se uma semitica da enunciao, no nvel mais superficial do discurso e at mesmo alm dele, com estudos: sobre as projees e organizao das pessoas, do tempo e do espao dos discursos; sobre a estrutura narratolgica da enunciao, com as questes de comunicao e interao, e dos nveis enunciativos (enunciador/enunciatrio, narrador/narratrio, interlocutor/interlocutrio), to necessrias para o exame, por exemplo, dos discursos temticos e das estruturas argumentativas; sobre o ator da enunciao e, em decorrncia, sobre as concepes de ethos do enunciador e de estilo.

So trs direes de pesquisa muito produtivas atualmente, com bons resultados. Esses estudos enunciativos pem em dilogo a semitica com a retrica e a estilstica, com os estudos da comunicao, da interao e da conversao, com os estudos bakhtinianos, entre eles os de gnero discursivo.

14

2. no nvel mais profundo do percurso e no das chamadas precondies da significao (no aqum do discurso), os desenvolvimentos da semitica tensiva levaram a uma reviso das estruturas de partida do percurso e de suas precondies, que sofrem determinao tensivo-frica (ou seja, as precondies so simulacros explicativos para resolver algumas das dificuldades da sensibilizao discursiva); nos outros nveis, os estudos da tensividade conduziram ao exame: da sensibilizao passional dos discursos; das modulaes e aspectualizaes;

TODAS AS LETRAS J, volume 9, n.1, 2007

DOSSI

da estesia (em que h a retomada da tensividade frica indiferenciada, anterior discretizao, como se houvesse uma espcie de saudade ou de nostalgia do contnuo, da fuso, do antes da ciso); e, sobretudo, das estruturas perceptivas cognitivas e sensoriais dos discursos. So bons avanos, para a conservao do rumo, e que puseram a semitica para dialogar com os estudos da percepo, com as teorias cognitivas e, tambm, com as de preocupao esttica e corporal. 3. no nvel textual, fora, portanto, do percurso de gerao da significao, os estudos do plano da expresso tm sido significativos sobretudo em trs direes: o da expresso de textos no-verbais, cuja organizao foi sempre menos examinada que a dos verbais; o do sincretismo da expresso (textos audiovisuais, visuais e verbais etc.); o dos semi-simbolismos e dos simbolismos, na relao entre expresso e contedo, e que tm papel de destaque no exame da novidade e da estereotipia cultural dos discursos. A rota orientada dos estudos semiticos adquire nitidez com o exame do plano da expresso, e, nesse caso, mantm dilogo com os estudos sobre a arte em geral, a incluindo a literatura, e com a esttica. No mencionamos at agora o nvel narrativo. No o fizemos porque, sem dvida, por razes histricas do desenvolvimento da teoria semitica e por razes tambm epistemolgicas, a etapa narrativa , hoje, a mais bem explorada, aquela sobre a qual sabemos mais, e de cujo conhecimento tem-se maior consenso entre os semioticistas. Criou-se uma aparncia de coisa pronta, definitiva e acabada, mas, aprendemos na semitica que preciso no ter tantas certezas, que preciso desconfiar, para que o rumo possa ser mantido e no interrompido. Os estudos sobre a organizao narrativa dos textos sofreram vrios saltos que conservaram a teoria no caminho. Deles tratamos no texto sobre sintaxe narrativa, publicado em livro de homenagem a Greimas (BARROS, 1995). Apontei quatro saltos principais: o da funo proppiana ao enunciado narrativo (e a uma primeira concepo de sintaxe narrativa como sintaxe da ao); o da performance do sujeito sua competncia modal, ou da ao manipulao, em que a sintaxe narrativa passou a ser concebida como uma sintaxe modal; o da modalizao do fazer modalizao do ser, que permitiu o desenvolvimento dos estudos sobre as relaes intersubjetivas e foi o primeiro passo para o exame das paixes; o da modalizao do ser s paixes, em que se somaram os estudos da modalizao com os da tensividade, j mencionados, para o exame dos estados de alma, em trs etapas: a da modalizao, a da sensibilizao e a da moralizao.

15

DOSSI

RUMOS DA SEMITICA, Diana Luz Pessoa de Barros

Atualmente, as mudanas mais significativas no mbito dos estudos do nvel narrativo, em que, como dissemos, tudo parecia pronto e resolvido, so as que vm sendo desenvolvidas por Eric Landowski (2005a e 2005b). Landowski prope quatro regimes de interao: a programao, a manipulao, o ajustamento e o acaso. Se os dois primeiros j eram tratados na semitica, sofreram, nas propostas do semioticista, algumas alteraes e especificaes, e uma das mais interessantes, a nosso ver, a relao estabelecida entre a programao e o papel temtico (como um programa de comportamentos socialmente determinados). O grande desenvolvimento, porm, nesses estudos, o do regime de ajustamento, at ento tratado na semitica sem distino clara. Estabeleceuse assim a distino entre a unio e a juno, e entendeu-se a unio no quadro do contgio de sensibilidades (e no de persuaso), de relao corporal e estsica. A programao e a manipulao participam do regime de juno, e o ajustamento, do da unio. Segue-se o caminho, com novos dilogos com os estudos sobre a interao, no caso de risco, pois sempre se pode passar da manipulao programao, em que tudo est regulamentado, ou do ajustamento ao acidente, isto , ao acaso imprevisvel. Apontados os principais desenvolvimentos tericos da semitica discursiva francesa na atualidade, passemos aos rumos dos objetos e s finalidades da semitica.

RUMOS

DOS OBJETOS E FINALIDADES DA SEMITICA

16

A manuteno do rumo pelas retomadas, recuperaes e desenvolvimentos acarreta tambm mudanas de objeto, de extenso de aplicao da teoria: da anlise inicial de um certo tipo de texto verbal, de ao, figurativo e da pequena literatura (folclore etc.) passou-se a textos no-verbais, sincrticos, figurativos ou temticos, poticos (de arte, em geral), cientficos, canes etc., enfim, a qualquer tipo de texto. Insistimos sempre em que os estudos da linguagem tm por fim ltimo saber mais sobre o homem. Por isso mesmo, dois tipos mais gerais de estudos tm-se desenvolvido: os que pensam o homem como ser biolgico, e os que o vem como ser social. De um lado, temos, portanto, os estudos que se preocupam com a linguagem como uma disciplina biolgica e que, em ltima instncia, levam s especificidades do homem, ao que lhe prprio, s suas caractersticas definidoras, biologicamente e cognitivamente, em relao aos outros seres vivos. Do outro lado, esto os estudos que se ocupam da lngua em uso e, portanto, em estreita relao com a histria, a sociedade, a cultura. So, portanto, pontos de vista diferentes sobre o homem e sua linguagem e que produziram teorias e mtodos diferentes de exame da linguagem, de sua descrio e explicao. Quem sabe se chegue, em algum momento, ao desenvolvimento de propostas que pensem a linguagem nas duas perspectivas e que, num mesmo quadro terico, examinem ambas as questes. Os estudos do texto e do discurso, to diversos, foram sempre considerados como pertencentes segunda perspectiva, da lngua em uso. Atualmente, porm, com os desenvolvimentos da semitica tensiva, que dialogam mais fortemente com os estudos cognitivos, a semitica francesa pode, quem sabe, ser colocada nas duas perspectivas: de um lado, esto os estudos

TODAS AS LETRAS J, volume 9, n.1, 2007

DOSSI

mais preocupados com as estruturas cognitivas e perceptivas do homem; de outro, os estudos mais voltados para o homem na sociedade e na cultura. possvel, dessa forma, que a semitica francesa venha a ser o quadro terico em que se examinem as duas questes complementares, desde que o dilogo entre elas se torne mais efetivo. Com isso, firmar-se-ia a direo, manter-se-ia o rumo do projeto coletivo em construo. Poderamos assim estabelecer dois grandes objetivos para os estudos semiticos: o de contribuir para o conhecimento da linguagem, por meio da lngua e de seus discursos e, pela linguagem, do homem, ou seja, para o conhecimento discursivo das estruturas cognitivas do homem e do homem como ser social e cultural (no nosso caso, para que se conhea melhor a sociedade brasileira); e o de concorrer para o desenvolvimento terico e metodolgico da prpria disciplina. Para concluir, apresenta-se, de forma muito simplificada, uma anlise na ltima perspectiva, a de se saber mais sobre o homem como ser social. Trata-se da anlise de capas das revistas semanais Veja e Carta Capital, sobre o tema da misria e da riqueza. So quatro capas: trs da Veja (19.12.1990; 24.1.2001; 23.1.2002), e uma da Carta Capital (3.12.2003).

17

DOSSI

RUMOS DA SEMITICA, Diana Luz Pessoa de Barros

Cada texto e as capas de revistas so textos o objeto com o qual o responsvel por elas procura, como seu produtor e destinador, persuadir o destinatrio instalado, isto , lev-lo a acreditar nas verdades propostas e a fazer o que dele espera. Para isso, como foi dito anteriormente, so usadas diferentes estratgias discursivas. Sero aqui examinados alguns desses procedimentos, comeando pelo patamar mais simples e abstrato da anlise. As capas escolhidas tratam, todas elas da oposio semntica: Os atores pobre e rico so aspectualizados, ou seja, determinados pela continuidade extensa ou pela descontinuidade intensa, como atores na justa medida ou como atores excessivos ou insuficientes. Nas capas, a relao com os bens apresentada como insuficiente, na misria, e como excessiva, na riqueza fora dos limites, no luxo. Tanto a pobreza quanto a riqueza/luxo, que esto fora da justa medida, so valorizadas negativamente nos textos. A justa medida valorizada positivamente e ela, portanto, que deve ser buscada. Na verdade, negativa a visibilidade, tanto da misria (O cerco da periferia, VEJA, 24.1.2001) que se mostra e se aproxima, quanto da extrema riqueza, que se ostenta. A justa medida seria, assim, veridictoriamente, do nvel do segredo; ou seja, no parece, mas : a pobreza distante e escondida, a riqueza que no se mostra. Vejam-se os exemplos que seguem:
A pobreza extrema de 23 milhes de brasileiros uma tragdia que no pode mais ser ignorada (VEJA, 23.1.2002); Joo Maria de Oliveira e sua famlia, sem casa e sem emprego (VEJA, 19.12.1990); Sandlia bordada com 1532 penas de ouro 18k e 414 diamantes. R$ 58 mil (CARTA CAPITAL, 3.12.2003).
POBREZA

versus

RIQUEZA

A revista Veja tratou sobretudo da insuficincia da misria, e a Carta Capital, do excesso de riqueza, do luxo, da ostentao: ambas determinadas negativamente nas capas. Esses valores esto investidos em objetos com os quais os sujeitos se relacionam no nvel narrativo. O nvel narrativo simula as relaes do homem com o mundo sobre o qual age e que transforma, e as relaes do homem com outros homens, com os quais estabelece contratos, rompe compromissos e restabelece acordos. Podemos examinar dois nveis narrativos: o das relaes entre o produtor-destinador e o destinatrio dos textos, ou seja, em que o produtor-destinador constri um texto e procura levar o destinatrio a acreditar no que prope (na sua verdade) e a fazer o que dele espera; o das relaes entre os sujeitos das histrias contadas no interior do texto, histrias de riqueza e de pobreza, de ricos e de pobres.

18

TODAS AS LETRAS J, volume 9, n.1, 2007

DOSSI

No primeiro nvel, vimos j algumas estratgias, tais como a de aspectualizao pelo excesso e pela insuficincia dos contedos de pobreza e riqueza, e a de valorizao positiva e negativa desses valores, que constri uma axiologia. Em todos os textos examinados, repete-se uma espcie de narrativa-padro: o pas est cada vez mais miservel e cada vez maior a distncia entre os miserveis e os muito ricos, o que significa que os contratos

no esto sendo cumpridos.

humanitrios e morais; sociais (com as elites, com os empresrios, com parcelas da sociedade, com os lderes comunitrios, com a parte do Brasil que pensa, decide e influi); governamentais (com o governo) Exemplos podem ser encontrados em:

Nunca houve tanta gente morando na rua (VEJA, 19.12.1990). Misria. O grande desafio do Brasil (VEJA, 23.1.2002). O cerco da periferia (VEJA, 24.1.2001). Desiguais da cabea aos ps. Histrias e imagens das diferenas entre o Brasil calado e o descalo (CARTA CAPITAL, 3.12.2003).

Dessa ruptura de contratos decorre a sano negativa sobre o modo de ser e agir da sociedade e das autoridades. Para convencer o destinatrio de que o problema da visibilidade da misria e da riqueza extrema srio, grande, so usadas nas reportagens de capa sobretudo trs estratgias discursivas: citaes de intelectuais que confirmam o tamanho do problema, mas no apresentam solues; comparao com o que acontecia antes no Brasil e com o que ocorre hoje nos Estados Unidos: antes, no Brasil, ou agora, nos Estados Unidos, a misria atingia ou atinge o trabalhador que vai para a rua e se torna mendigo ou alcoolista, ou seja, que no quer mais trabalhar e vive de esmola, enquanto hoje, no Brasil, os miserveis so os desempregados, os agricultores sem roa, os aposentados e, sobretudo, os trabalhadores sem salrio (nunca houve tanta gente morando na rua VEJA, 19.12.1990); fotografias e nomes prprios dos miserveis (VEJA, 19.12.1990). Isso significa que, no primeiro caso (antes, no Brasil, e hoje, nos Estados Unidos), moravam ou moram na rua os que no queriam ou no querem cumprir o contrato social; hoje, no Brasil, so os que cumprem o contrato, mas no tm a contrapartida do governo e da sociedade. As revistas insistem, ento, em que preciso fazer alguma coisa, ou melhor, que esses sujeitos governo, sociedade , que no cumpriram seus acordos, devem fazer algo: Misria. O grande desafio do Brasil. A pobreza extrema de 23 milhes de brasileiros no pode mais ser ignorada (VEJA, 23.1.2002); O cerco da periferia (VEJA, 24.1.2001).

19

DOSSI

RUMOS DA SEMITICA, Diana Luz Pessoa de Barros

Ao mesmo tempo, porm, os textos acabam por dizer que a misria inevitvel, que no h esperana em razo: da histria, ou seja, da perpetuao de contratos no cumpridos, que vm de antes do ex-presidente Fernando Collor de Melo e de seu plano econmico, do modelo concentrador da constituio de 1988, e assim por diante, dizem as reportagens; do governo, que demaggico e desperdia dinheiro pblico (VEJA, 24.1.2001); da sociedade e da selvageria social. Mostrada a seriedade do problema, e apesar de ele ser considerado inevitvel, as capas usam argumentos de trs ordens para convencer o destinatrio de que necessrio fazer alguma coisa: um tico (e passional), em que se opem a crueldade da misria, o constrangimento moral e o moralmente inaceitvel a piedade, a religiosidade; um esttico: com as questes do incmodo esttico, causado pela visibilidade da misria e da riqueza extrema e ostensiva; um socioeconmico: com as perdas econmicas e, principalmente, com o medo da exploso social (Os bairros de classe mdia esto sendo espremidos por um cinturo de pobreza e criminalidade que cresce seis vezes mais que a regio central das metrpoles brasileiras VEJA, 24.1.2001). Para o argumento tico, so usadas, sobretudo, as histrias dos horrores da misria (perda da dignidade etc.) e, especialmente, as crianas, que no podem ser culpadas da situao, e a desnutrio infantil. Duas das quatro capas tm imagens de crianas. O efeito passional o da piedade. Em relao ao esttico, aparecem as questes sensoriais de que a misria est cada vez mais visvel... e mais feia (sandlias usadas, barracos da periferia, desnutrio etc.). O terceiro argumento, o socioeconmico, apresentado com estratgias racionais e passionais: menor competitividade social, mercado interno menor, trnsito ruim, tempo perdido, tudo isso com o emprego de muitos dados numricos e tabelas; efeitos de realidade e credibilidade, confiabilidade (nomes prprios e imagens dos miserveis, preos das sandlias, imagens das cidades etc.); o medo da exploso social (luta de classes). versus

20

TODAS AS LETRAS J, volume 9, n.1, 2007

DOSSI

A estratgia passional do medo desenvolve-se, em especial, na Veja de 24.1. 2001 (O cerco da periferia), com figuras predominantemente espaciais e muitas delas valorizadas negativamente: cerco/espremidos/cinturo; centro, metrpole versus periferia; classe mdia versus cinturo de pobreza e criminalidade; baixo versus alto; exploso, estouro.

Em outras palavras, a capa diz, especialmente, que a classe mdia est espremida, apertada, cercada pelos miserveis. H tambm uma leitura de luta, de guerra com os termos cerco, bomba, exploso. Da o efeito passional de medo. Se, em relao s questes ticas, o efeito afetivo era de piedade; nas estticas, de incmodo; quanto s questes socioeconmicas da luta de classes (e em revista que tem afirmado que a luta de classes acabou ou uma inveno da esquerda), a paixo a do medo. Lotman (1981), em texto sobre o medo e a vergonha, mostra, na esteira de LviStrauss, que essas paixes determinam as relaes sociais: a vergonha gerencia as relaes entre iguais, e o medo, entre os desiguais, os diferentes. Nas capas, desenvolve-se, assim, o tema da desigualdade e da diferena, e do medo decorrente, como reguladores da sociedade. A VEJA insiste em que preciso fazer algo tambm, ou, sobretudo, para proteger a sociedade (a dos iguais) dos miserveis (os diferentes) que a ameaam. Segundo o texto, se a misria est relacionada com a crueldade e a feira, que incomodam a classe mdia alta e a elite e lhe causam piedade, est ela tambm ligada a perdas socioeconmicas e de qualidade de vida das mesmas classe mdia alta e elite, e causalhes insegurana e medo. Em sntese, os textos acentuam a relao entre misria e vida de duas formas: a perda da vida uma das conseqncias da misria para os miserveis, mas tambm para os muitos ricos, que vivem no temor da exploso social (invases, assaltos, seqestros, assassinatos). Se os muito ricos aparecem com sujeitos satisfeitos e confiantes, comeam, porm (ou deveriam comear), a ter medo. Isso acontece porque os miserveis, desprovidos de tudo, com contratos rompidos fazem o percurso passional que segue: confiana, crena, esperana

decepo, frustrao

desespero, aflio.

O desespero e a aflio decorrem da falta de valores e de confiana, e podem levar s paixes malevolentes do dio, da raiva, da clera, ou seja, de querer fazer mal aos que colocaram os miserveis nesse estado de falta e de desespero. Esses miserveis comeam assim o percurso da vingana contra aqueles que disputaram com eles os valores e deles o privaram (os ricos) casa, comida, lazer, dignidade e da revolta contra os destinadores que no cumpriram sua parte no acordo social (o governo, a sociedade). Em relao ostentao, visibilidade do excesso de riqueza, os argumentos so tambm ticos, estticos e racionais. Os argumentos ticos so os de

21

DOSSI

RUMOS DA SEMITICA, Diana Luz Pessoa de Barros

que as classes privilegiadas devem ser sensveis e piedosas, o que no acontece com os que ostentam riqueza. Esteticamente, a ostentao brega, cafona, tal como a sandlia havaiana de ouro e diamantes (CARTA CAPITAL, 3.12.2003). Finalmente, no nvel do inteligvel, as camadas mdias e a elite no podem ignorar os riscos da exploso social que a visibilidade da riqueza excessiva ajuda a provocar. A Veja alerta para o problema da exploso social (no fala em luta de classes) e critica a insanidade, o desconhecimento da elite e do governo que no o querem ver: A misria no pode mais ser ignorada (24.1.2001). Acentua os argumentos racionais e ticos. A Carta Capital ironiza os muitos ricos, que no vem o que, para eles, visvel, mas banal. Ressalta assim as questes estticas e racionais. Os temas desenvolvidos nos textos analisados so, portanto: o o o o o da visibilidade da misria e da riqueza excessiva; do crescimento da misria; de seu carter inevitvel; da desigualdade social; da exploso social.

A questo da desigualdade tratada essencialmente entre os miserveis e os muitos ricos (o que poupa o leitor das revistas, em geral de classe mdia). O leitor das revistas assim construdo como sensvel e tico (sente piedade pelos pobres, e critica a ostentao, com um padro de beleza que considera a misria feia e a ostentao brega) e que sabe que deve temer a exploso social. A ostentao do luxo se contrape privao da misria, embora, dizem as capas, os ricos estejam (ou devam estar) com medo de ostentar; e os miserveis, ao contrrio, se tornem cada vez mais visveis e prximos. As capas das revistas tratam dessas questes com estratgias diversas, algumas das quais aqui apontadas, e mostram um discurso nem sempre muito claro sobre a misria que, prxima e visvel, incomoda e causa medo, e que, por ser inevitvel, s tem como soluo o afastamento, a invisibilidade.

CONSIDERAES

FINAIS

22

Minha inteno neste artigo foi mostrar que a semitica discursiva francesa manteve o rumo que lhe foi apontado em seu incio, desde que se entenda rumo, tal como anteriormente concebido, pela extenso espacial, temporal e actorial do rumo objetivo, pragmtico, regulamentado, definido pela rota, pela orientao, pela direcionalidade do percurso, e, ao mesmo tempo, pela intensidade da chegada prevista e estabelecida, embora, nunca alcanada, do rumo subjetivo e passional. dessa forma que a semitica precisa manter o rumo: alterando-se, desenvolvendo-se, retomando-se. A mudana de rumo, que no seja para mant-lo, cria outra teoria, outro paradigma, com outros objetos e mtodos. Resta dizer que o dicionrio aponta como primeiras acepes de rumo os espaos em que se divide a rosa-dos-ventos e, portanto, a da direo na navegao. Essa relao com a navegao e o mar teria origem na etimologia do espanhol rumbo encantamento, fama, prestgio, ostentao, pompa , pois os espaos da

TODAS AS LETRAS J, volume 9, n.1, 2007

DOSSI

rosa-dos-ventos dividiriam o horizonte e teriam uma figura (fuso) de bronze usada nos encantamentos. Rumos mgicos, rumos mticos, rumos da cincia, ou de projetos de cincia, rumos da semitica, rumos da sociedade. Os trabalhos reunidos no dossi de semitica deste nmero da revista Todas as Letras tomam algumas dessas direes.

REFERNCIAS
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Sintaxe narrativa. In: OLIVEIRA, Ana Cludia de; LANDOWSKI, Eric. Do inteligvel ao sensvel. So Paulo: Educ, 1995. p. 81-98. GREIMAS, A. J.; COURTS, J. Dicionrio de semitica. So Paulo: Cultrix, [s. d.]. GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. Semitica das paixes. So Paulo: tica, 1993.

FIORIN, Jos Luiz. As astcias da enunciao. So Paulo: tica, 1996.

LANDOWSKI, Eric. Aqum ou alm das estratgias, a presena contagiosa. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemiticas 3, So Paulo: Edies CPS, 2005a. _______. Les interactions risque 101, 102, 103, Limogs, PULIM, 2005b. (Noveaux Actes Smiotiques). LOTMAN, Iuri M. Semitica dos conceitos de vergonha e medo. In: LOTMAN, I. M. et al. Ensaios de semitica sovitica. Lisboa: Horizonte, 1981. p. 237-240.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Trends in semiotics. Todas as Letras (So Paulo), volume 9, n. 1, p. 12-23, 2007.

Abstract: This paper aims at presenting some of the paths of French discoursive semiotics in relation to both theory and methodology and objects and purposes of semiotic studies in order to demonstrate that although French discoursive semiotics has been suffering changes, it has maintained its focus. Brazilian weekly magazine covers will be analyzed under the perspectives of visibility and of the treatment of the question of poverty and richness in Brazil Keywords: Semiotics; weekly magazine covers; poverty and richness in Brazil.

23

Das könnte Ihnen auch gefallen