Sie sind auf Seite 1von 16

DIREITO AGRRIO I Contedo Programtico: Direito Agrrio: Conceitos, fontes, objetivos e histrico; Insero Nacional e Internacional; Natureza Jurdica;

reza Jurdica; Constituio Federal de 1988; Estatuto da Terra; Funo Social da Propriedade; Desapropriao: Processo desapropriatrio; Imvel Rural; Propriedade Rural: Mdulo Rural; Atividade Agrria; I.T.R. Imposto Territorial Rural; Movimentos sociais e reforma agrria

Bibliografia Curso Completo de Direito Agrrio Silvia e Oswaldo Optiz Ed. Saraiva Curso de Direito Agrrio Pinto Ferreira Ed. Saraiva Direito Agrrio e Reforma Agrria Fernando Pereira Sodero Ed. OAB/SC Curso Completo de Direito Agrrio Antonio Moura Borges CL EDIJUR Direito Agrrio Contemporneo Lucas Abreu Barroso, Et Al Ed. Del Rey O Direito Agrrio na Constituio Lucas Abreu Barroso, Et Al Ed. Forense A Lei Agrria Nova - Lucas Abreu Barroso, Et Al Ed. Juru Curso de Direito Agrrio Wellington Pacheco Barros Vol 1, Doutrina Vol 2, Legislao, Ed. Livraria do Advogado

Direito Agrrio Etimologia ager = campo. Abrange tudo que suscetvel de produo dessa rea. Ou tambm rus Conceito: Segundo Fernando Sodero Direito Agrrio o conjunto de princpios e de normas de Direito Pblico e de Direito Privado, que visa disciplinar as relaes emergentes da atividade rural, com base na funo social da terra. Privada quando ela trata de produo, contratos e Pblica quando trata da funo social. Caractersticas do Direito Agrrio: 1) Imperatividade de suas regras forte interveno do Estado nas relaes agrrias. Proteo do Trabalhador rural em razo de ser hipossuficiente em relao ao proprietrio da terra. O estado vem para regular essa relao entre o proprietrio e o trabalhador. H inverso do nus da prova, na relao trabalhista, o proprietrio que tem que provar. Mas na regra do direito privado (contratos), quem alega tem que provar. 2) Suas regras so sociais- Proteo social e jurdica ao trabalhador em razo de ser em maior nmero. Fontes do Direito Agrrio: 1) Constituio Federal Art. 22, I Competncia da Unio para legislar sobre o Direito Agrrio; 2) Estatuto da Terra - e seus regulamentos; O estatuto foi editado em 1964 e ainda hoje tida como moderna pois foi feita por gente da rea, e a atual constituio recepcionou. 3) Doutrina Aquilo que se pensa e escreve sobre o Direito Agrrio; As interpretaes dos doutrinadores que iro orientar os juzes em suas decises. 4) Jurisprudncia Aquilo que juzes e Tribunais decidem sobre conflitos agrrios; 5) Direito Consuetudinrio Costumes e analogia; Se a legislao falha, ou no existe legislao sobre determinada matria, o juiz ir utilizar dos costumes da regio e analogia, para decidir. 6) Direito Comparado. Comparado ao direito exterior, ou seja, como outros pases resolvem determinado assunto, tratados internacionais, etc. Princpios do Direito Agrrio 1) Funo social da Propriedade; Art. 170, CF. Diz que somos um pas capitalista;
Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - funo social da propriedade; IV - livre concorrncia; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao; (NR) (Redao dada ao inciso pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003, DOU 31.12.2003, com efeitos a partir de 45 dias da publicao) VII - reduo das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. (Redao dada ao inciso pela Emenda Constitucional n 06/95)

Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.

Art. 186, CF. diz que tem que garantir os 4 itens simultaneamente.
Art. 186. A funo social cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critrios e graus de exigncia estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos: I - aproveitamento racional e adequado; (curva de nvel, etc.) II - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; (reserva legal, etc) III - observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; (o trabalhador tem que ter no mnimo qualidade digna de trabalho, sem explorao escrava, etc) IV - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores. (a terra tem que produzir riquezas para garantir aos proprietrios e trabalhadores o bem estar social, e ao crescimento do trabalhador, para que tenha acesso comprar a terra).

2) Justia social; Conceito: Justia Social dar a cada um o que seu (dentro da rea social), resolvendo conflitos. Ver Art. 6 da CF. Justia social e ter acesso mnimo do que consta no art. 6 da CF.
Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio.

3) Prevalncia do interesse coletivo sobre o individuo; Art. 15 do Estatuto da Terra. 4) Reformulao da estrutura fundiria; Ver art. 185, pargrafo nico, CF. 5) Progresso econmico e social. As riquezas produzidas cheguem tambm s classes menos abastadas. Natureza Jurdica do Direito Agrrio O Direito Agrrio tem natureza hibrida pois trata e se estrutura tanto no direito pblico (ex. desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria) como de direito privado (ex. Contratos de arrendamento e parceria).

Objeto do Direito Agrrio Do Direito Agrrio resulta toda ao humana orientada para a produo, com a participao da natureza, sem descurar da conservao das fontes produtivas naturais. O Objeto do Direito Agrrio a atividade agrria que resultado da atividade humana sobre a natureza, em participao funcional, condicionante do processo produtivo. Relao do Direito Agrrio com outros ramos das cincias e do Direito.

Classificao das Atividades Agrrias: a) Exploraes rurais Tpicas: Lavoura, pecuria, extrativismo vegetal e animal e hortigranjearia.

b) Exploraes Rurais Atpicas: A agroindstria processo de transformao e beneficiamento desenvolvido nos mesmos limites territoriais onde so obtidos os produtos primrios, que podem ser vendidos pelo prprio produtor ex. beneficiamento de arroz, produo de rapaduras e aguardente, farinha de mandioca, polvilho, queijo, etc.. A agroindstria atividade agrria mesmo os frigorficos, usinas aucareiras e algodoeiras. c) Atividade complementar da explorao rural: Transporte e comercializao de produtos diretamente do produtor ao consumidor sem intermedirio.

08/03/10 HISTRICO DO DIREITO AGRRIO - TRATADO DE TORDESILHAS 07/06/1494 As terras descobertas direita da linha imaginria, distante 370 lguas (1770 km + ou -) da Ilha de Cabo verde seriam de Portugal. Grandes latifndios (grandes quantidades de terras sem o devido uso), e os mini fundios (quantidades de terras to pequenas que no garante o minimo para sustentar uma famlia) ambos so combatidos. O Territrio brasileiro foi dividido em 12 capitanias, a quantidade de terras era muito grande, como no conseguiam apossar de toda as terras, pequenas reas iam sendo apossadas por outros, surgindo assim os minifndios. Da a grande quantidade de latifndios ainda hoje existentes. - Pedro lvares Cabral - 1500 descobrimento. O Brasil pertenceu dentro do tratado de Tordesilhas a Portugal. O Governo no tinha condies de ocupar a terra por si. - Martim Afonso de Souza - 153l Incio da ocupao do territrio colonizao. O governo/Coroa dividiu as terras em 12 capitanias hereditrias e entregou a posse dessa terra aos sesmeiros, a propriedade continuou sendo de Portugal. (a posse era cedida) - Sesmarias Portugal So propriamente dadas as terras casais ou pardieiros (situao rstica) que foram ou so de alguns senhorios e que j em outro tempo foram lavradas e aproveitadas e agora no o so. O Regime sesmarial no Brasil teve carter de enfiteuse, direito real sobre coisa alheia as terras eram concedidas aos sesmeiros, passando-lhes apenas o domnio til. (a propriedade continuava sendo da coroa) Obrigaes: Colonizar a terra, ter nela moradia habitual e cultura permanente, demarcar os limites de suas reas e pagar os tributos, com possibilidade de transmisso causa mortis do direito de concesso. (passava de pai pra filho). Se o sesmeiro no pagasse o foro devido poderia sofrer o comisso, que uma pena civil, que mais tarde geraria o instituto das terras devolutas perda da terra para ser redistribuda a outros interessados.

As sesmarias vigoraram por 300 anos, at 17/07/1822. Comisso era a perda das terras para a unio. Hoje as terras devolutas So cadastradas para fins de reforma agrria. - O regime das Posses perodo extra legal ou das posses - de 17/07/1822 at 18/09/1850 no houve lei no Brasil regulando o acesso terra. A lei que regulava o acesso as terras era de Portugal at a independncia do Brasil. - Em 18/07/1850 foi editada a 1 lei sobre terras Lei 601/1850 e Decreto 1.318/1854 possibilitou a converso de situao de fato em jurdica Registro do Vigrio ou Paroquial. Transformou a situao de fato para situao Juridica, Quem conseguisse provar a posse da terra (pedia ao padre para lavrar o registro), a Lei reconhecia como forma de comprovar a posse de fato.... portanto ficaria com ela. Conto do vigrio muitos vigrios desonestos colocavam as terras em seu prprio nome, ou em nome da diocese, da curia...... (quando os que requeriam eram analfabetos). Laudemio em algumas cidades ainda existe... quando um imvel vendido, paga-se um percentual a cria (igreja) (ex. Centro de Ribeiro). - Constituio de 1891 art. 64 Transferncia para os Estados federados das terras devolutas. Com a republica as terras devolutas eram devolvidas ao estado e no para a Unio. - Cdigo Civil de 1916 importante normativa sobre a propriedade e posse de terras, de contratos agrrios, direitos reais sobre coisa alheia, condomnio e direito de vizinhana. Normalizou-se com O CC de 1916. Na poca quem aprovou a CC, eram os grandes bares, portanto no se fala em caracterstica de funo social da propriedade - Constituio de 1934 e 1946 - grandes avanos. - Emenda Constitucional n 10/64 Atribui competncia a Unio para legislar sobre direito Agrrio. - Estatuto da Terra Lei n 4.504 de 30/11/1964. - Constituio Federal de 1988 As terras devolutas so da Unio, pois ela que tem competncia para legislar sobre direito agrrio. Esta visa a funo social da propriedade.

15/03/10 CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 A Constituio Federal a fonte do Direito Positivo e o Direito Agrrio tem seus elementos de sustentao nessa fonte onde ele busca sua prpria consolidao e autonomia. -Art. 22, I, CF: Competncia para legislar em matria de Direito Agrrio privativo da Unio. - Art. 5, XVII, CF- garantido o direito de propriedade;

O Prprio caput traz o direito de propriedade. * Art. 1228 a 1368, Cdigo Civil o proprietrio tem o direito (faculdade) de usar, gozar e dispor do imvel; 1 - respeitando o interesse social e a preservao do meio ambiente. - XXIII a propriedade atendera a sua funo social; - XXIV desapropriao por necessidade ou utilidade pblica ou interesse social mediante prvia e justa indenizao em dinheiro; - XXV possibilita seu uso no caso de perigo pblico; - XXVI Garante a impenhorabilidade da pequena propriedade rural;

- Art. 20, II Terras devolutas so bens da Unio; - Art. 26, IV bens dos Estados: as terras devolutas no compreendidas entre as da Unio; -Art. 126 Possibilita a criao de Juizados de entrncia especial, como rgo do Poder Judicirio Estadual para resoluo de conflitos fundirios;
Art. 126. Para dirimir conflitos fundirios, o Tribunal de Justia propor a criao de varas especializadas, com competncia exclusiva para questes agrrias. Pargrafo nico. Sempre que necessrio eficiente prestao jurisdicional, o juiz far-se- presente no local do litgio.

- Art. 153, VI e 4 - Estabelece o I.T.R. como de competncia da Unio e determina a fixao de alquotas de forma a desestimular a manuteno da propriedade improdutiva; - Art. 170, Caput e incisos II e III Vincula a funo social da propriedade privada na ordem econmica. - Arts. 184 a 191 estabelecem a poltica agrcola e fundiria e a reforma agrria.

ESTATUTO DA TERRA Antecedentes Histricos Datas importantes: - 10/11/64 EC n 10/64 Competncia da Unio para legislar sobre Direito Agrrio. - 30/11/64 - Entrada em vigor do Estatuto da Terra. Ambiente histrico anterior promulgao do Estatuto da Terra Tenses decorrentes da situao vigente no meio rural. Com a edio do Estatuto da Terra passou-se da autonomia da vontade do Cdigo Civil de 1916 para um dirigismo estatal nitidamente protetivo do Direito Agrrio. Saiu o sistema de liberdade de ao das partes envolvidas na questo agrria e passou-se para uma forte e coercitiva tutela estatal de proteo absolutamente favorvel ao trabalhador rural

reconhecendo-se a existncia de desigualdades no campo a merecer a interveno desigual do Estado legislador. MDULO RURAL O Legislador no definiu o mdulo rural mas o equiparou propriedade familiar, nos termos do art. 4, III do Estatuto da Terra. Propriedade familiar = Mdulo rural. (Inciso III, art. 4, Estatuto da Terra Lei n4.504/64 -, define o mdulo rural como o Inciso II do referido art.) Caracterstica 1) 2) 3) 4) 5) 6) uma medida de rea Suficiente para absorver a mo de obra do agricultor e sua famlia. Varia de acordo com a regio do pas. Varia de acordo com o tipo de explorao da terra; Deve possibilitar uma renda mnima ao trabalhador salrio mnimo; Deve lhe permitir progresso social.

Minifndio Quantidade mnima de terra a se possuda. Latifndio Quantidade mxima de terra a ser possuda. O mnimo ideal em Roma ficava entre 25 e 125 h (1 h = 10.000 m2); - Brasil Lei 601/1850 mnimo 121 ha; - 1890 = 48,40 ha; - 1867 = 121 ha; - 1890 5 a 15 ha; - 1907 = 25 a 50 ha; - 1940 10 a 25 ha; 1943 = 10 a 30 ha Quantificao do Mdulo Rural O proprietrio fornece os dados cadastrais da propriedade que unidos a caracteres genricos permite ao INCRA estabelecer o mdulo rural de cada imvel. O INCRA j concluiu que existem 242 regies e sub-regies no pas e 5 tipos de explorao da terra: 1) Hortigranjaria tomate, alface, criao de pequenos animais, porco, frango, peixe, etc; 2) Lavoura temporria milho cana, (planta e colhe numa safra) etc; 3) Lavoura permanente caf, manga, (Planta e vai colhendo, demora para fazer o replantio, alguns anos )etc; 4) Pecuria bois, cavalos, etc; 5) Florestal eucalipto. Regies = 242 x 5 (tipos de explorao) = 1210 atividades. Regies e sub-regies x explorao/atividade da terra = 1210 tipos de diferentes de mdulo rural, sendo o menor de 2 ha e o maior de 120 ha.

Clculo para fixao do mdulo INCRA => diviso da rea aproveitvel do imvel (= rea total menos as reas ocupadas por benfeitorias e as de impossvel explorao) vezes o coeficiente da categoria de mdulos atribuvel ao imvel = enquadramento no INCRA. Definies de indicadores cadastrais site do INCRA. MDULO FISCAL Lei 6746/1980 redao aos art. 49 e 50 do Estatuto da Terra regras para o lanamento do INCRA. Art. 22, Decreto 84685/1980 redefinio de propriedade familiar minifndio e latifndio. O mdulo fiscal hoje utilizado na definio de pequena e mdia Propriedade, conforme Lei 8629/93. A Lei 9393/1996 no contemplou o Mdulo Fiscal como fator de clculo do ITR. PROPRIEDADE FAMILIAR Art. 4, II, Estatuto da Terra o imvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo agricultor e sua famlia, lhes absorva toda a fora de trabalho, garantindo-lhes a subsistncia e o progresso social e econmico com rea mxima fixada para cada regio e tipo de explorao, e eventualmente trabalhada com a ajuda de terceiros. EMPRESA RURAL Art. 4, VI, Estatuto da Terra; Decreto n 55.891/65, art. 6, III, e art. 22, III, do Decreto n 84.685/80. CARACTERSTICAS: 1) um empreendimento que faz a explorao de atividade agrria; 2) Pressupe um estabelecimento composto de uma rea de imvel rural pertencente ou no ao empresrio; 3) Tem por finalidade o lucro; 4) de natureza civil, portanto, no comercial nem industrial; 5) Dever ser registrada: a) no INCRA se for organizada por pessoa fsica; b) Se for constituda como pessoa jurdica Mo INCRA e seus atos constitutivos devem ser arquivados no Cartrio de Registro de Pessoas jurdicas da circunscrio de sua sede art. 45, Cdigo Civil. REQUISITOS DA EMPRESA RURAL 1) Grau de utilizao da terra (GUT) deve ser igual ou superior a 80%; (da rea para produo descontada a rea de reservas legais) 2) Grau de eficincia (GE) na explorao igual ou superior a 100%; (superior ao ndice de produtividade estipulado/fixado pelo INCRA)

3) 4) 5) 6)

Adoo de praticas conservacionistas; Emprego mnimo de tecnologia na Zona de situao da empresa; Manuteno de condies mnimas de administrao; Cumprimento da funo social. (Art. 186, CF). PEQUENA PROPRIEDADE

- Art. 4, II, a, Lei n 8629/93 o imvel rural de rea compreendida entre 1 e 4 m dulos fiscais. MDIA PROPRIEDADE - Art. 4, III, a, Lei n 8629/93 o imvel rural com rea superior a 4 e at 15 mdulos fiscais. Acima de pequena e mdia propriedade as demais reas so passiveis de reforma agrria, exceto as propriedades produtivas. PROPRIEDADE PRODUTIVA - Art. 6, Lei n 8629/93 aquela que explorada econmica e racionalmente atinge, simultaneamente graus de utilizao da terra (80%) e de eficincia na explorao (100%), segundo indicadores fixados pelo INCRA. A Lei no observou o disposto no art. 185, da CF, j que no foram includos os requisitos de natureza social e ecolgica criando especulaes doutrinrias. A INDIVISIBILIDADE DO MDULO RURAL - Art. 65, ET O imvel rural no divisvel em reas de dimenses inferiores constitutiva do mdulo da propriedade rural. 1 - sucesso causa mortis e partilhas no se pode dividir imveis em reas inferiores s da dimenso do mdulo. Se no houver acordo entre os herdeiros na partilha o caminho o ajuizamento de Ao de Alienao, locao e administrao de condomnio, conforme arts. 1.103 a 1.112, CPC. Excees indivisibilidade: 1) Desmembramentos decorrentes de desapropriao art. 1.275, V, CC.; 2) Desmembramentos particulares que visem atender interesse de ordem pblica na zona rural para instalao de estabelecimentos comerciais (Ex. Postos de combustveis, oficinas mecnicas, lojas, armazns, restaurantes, hotis, silos, etc.); 3) A proibio da diviso em rea inferior ao mdulo ditada pela Lei 5.868/72, no art. 8, no se aplica aos casos em que a alienao da rea se destine sua anexao a prdio rstico confrontante, desde que o imvel do qual se desmembre permanea com rea igual ou superior ao mdulo; Ex. compro uma rea do vizinho para anexar a minha, a dele e a minha no pode ficar menor que a do mdulo. Latifndio: - o imvel rural que tem rea igual ou superior ao mdulo rural e mantido inexplorado ou com explorao inadequada ou insuficiente s suas potencialidades.

Legislao: Art. 4, V, a e b, ET. Dec. n 55.891/65, Art. 6, IV, a e b, Dec. n 84.685/80 regulamentou o art. 22 da Lei 6.746/79 Art. 22, II, a e b. CLASSIFICAO DO LATIFNDIO: 2 categorias: 1) Por extenso: Caracterizado pelo tamanho de imvel (600 vezes o mdulo fiscal); 2) Por explorao: pela no explorao ou explorao deficiente inadequada em relao explorao/possibilidades fsicas, econmicas e sociais do local onde se situa, ou seja, pelo mau uso da terra. Excees: - Art. 4, nico, ET No se consideram latifndios os imveis rurais que mesmo dom grande extenses: 1) Cujas caractersticas recomendem sob o ponto de vista tcnico e econmico, a explorao florestal racionalizada, mediante planejamento adequado; Ex: Votorantim Celulose 2) O mvel rural particular objeto de preservao florestal ou de recursos naturais, reconhecidos, por tombamento pelo INCRA; SNUC / RPPN Reserva Particular Patrimnio Natural 3) O imvel rural com rea igual do mdulo fiscal, no caracterizado como propriedade familiar, mas adequadamente utilizado e explorado; 4) O imvel rural com rea superior ao mdulo fiscal, mas que no exceda a 600 vezes, utilizado adequada e racionalmente sob critrio econmico; Atinge o grau de utilizao e o grau de eficincia. 5) O imvel rural que tiver os requisitos da empresa rural; (cadastrado como empresa rural) 6) O imvel rural classificado como empresa rural e situado fora da rea prioritria de reforma agrria, tiver projeto aprovado pelo INCRA e em execuo em prazo determinado o eleve quela categoria; 7) O imvel rural classificado como Pequena ou Media Propriedade e Propriedade Produtiva (Art. 185, CF). Os latifndios que aumentam a concentrao de terras nas mos de poucos so alvo de combate atravs de mecanismos legais da: (mecanismos de combate legal) 1) Desapropriao art. 16 e 20, ET; 2) Tributao, obedecidos os critrios de progressividade e de regressividade art. 49, ET e Lei 9.393/96. Quanto mais produtiva, menos tributos, menos produtiva mais tributos.

FUNO SOCIAL DA PROPRIEDADE Histrico: Mito A propriedade imvel atinge seu ponto timo apenas satisfazendo o proprietrio. Direito natural do homem funo individual ou privada da propriedade imvel viso absolutista e individualista. Grcia e Roma Antiga: religio, famlia e propriedade, esta com viso absoluta. poca Feudal: propriedade exerccio do poder absoluto do senhor de terras.

Idade Mdia: So Tomas de Aquino Sc. XII Summa contra gentiles- embrio da doutrina da funo social da propriedade - concluiu que cada coisa alcana sua colocao tima quando ordenada para o seu prprio fim. - Sc. XVIII e XIX Marx 1848 O capital terra como bem de produo; - Auguste Conte 1850 Necessidade de interveno do Estado na propriedade privada por ter ela funo social. (houve algumas vozes de pensadores retornando com a funo social da terra) - A Igreja Catlica voltou a representar os ensinamentos de So Tomas de Aquino com os Papas Leo XIII, Pio XI, Joo XXIII e Joo Paulo II que sustentavam que a propriedade tem uma hipoteca social. - No campo do Direito Duquit foi o primeiro a sustent-la como principio constitucional Constituio Mexicana de 1917 e Constituio Alem de Weimar 1919 Art. 157. A propriedade obriga - No Brasil Constituio do Imprio resguardava de forma absoluta o direito de propriedade. A CF/1891 o mantinha inalterado. O Art. 524, do Cdigo Civil de 1916 Assegurava o direito ao proprietrio de usar, gozar e dispor de seus bens, sem estabelecer limites. - A CF/1934 adotou o principio da funo social da propriedade e o E.T. no art. 2 1 definiua. - A CF/1988 declara no art. 5, XXII o direito de propriedade, XXIII que atender sua funo social Art. 170 e 186, caput funo social e o art. 1228, do Cdigo Civil trata da matria de forma tmida. Com base na legislao constitucional e infraconstitucional, a propriedade cumpre sua funo social quando preenche simultaneamente, os seguintes requisitos: a) O Econmico Aproveitamento racional e adequado da propriedade, identificado pela sua produtividade; b) O ambiental Utilizao adequada dos recursos naturais e preservao do meio ambiente; c) O Social Observncia das normas trabalhistas e favorecimento do bem estar de todos. Requisitos configuradores do cumprimento da funo social da propriedade: 1) Aproveitamento racional e adequado - produtividade grau de utilizao 80% e grau de eficincia de 100% - art. 6, Lei n 8629/93; 2) Adequada utilizao dos recursos naturais e preservao ambiental art. 9 e da Lei 8629/93; 3) Observncia das normas trabalhistas contratos de trabalho + contratos agrrios de arrendamento e parceria art. 9, 4, da Lei 8629/93; 4) Bem-estar dos envolvidos atendimento s necessidades bsicas dos trabalhadores + observncia das normas de segurana do trabalho Art. 9, 5, da Lei 8629,93. Penalidades para o descumprimento da funo social: sanes a) Desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria art. 184, CF; b) Indenizao em TDAs com prazo de carncia de 2 anos, resgatveis em 20 anos. REFORMA AGRRIA - Histria da propriedade rural no Brasil - Atualmente a Lei de Registros Pblicos Lei n 6015/73 que regulamenta. TERRAS DEVOLUTAS

- Art. 3, Lei 601/1850 - So terras que, no estando a qualquer ttulo em mos pblicas ou privadas, deveriam ser devolvidas ao poder originrio. - CF/88 - as terras devolutas so bens pertencentes Unio ou ao Estado dependendo dos limites em que se situe. - Ainda hoje existem terras devolutas, porm para que se confisque, necessrio ficar demonstrado que tais terras no estavam em poder pblico ou privado em 1850, data da Lei que instituiu. CONCEITO DE REFORMA AGRRIA - Art. 1, 1, ET Considera-se reforma agrria o conjunto de medidas que visem promover melhor distribuio da terra, mediante modificaes no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princpios de justia social e ao aumento da produtividade. O art. 187, 2, da CF, dispe que sero compatibilizadas as aes de poltica agrcola e de reforma agrria. TERRAS PASSVEIS DE REFORMA AGRRIA - Art. 147, 1, CF/1946 alterado pela E.C. n 10/64 Estatuto da Terra Art. 20: terras passveis de desapropriao nfase estava nos minifndios e latifndios. - A CF/88 art. 184 toda rea que no cumpre funo social passvel de desapropriao para fins de reforma agrria, porm, o art. 185 dispe que so insuscetveis de desapropriao: 1) a pequena e a mdia propriedade, desde que no possua outra; 2) a propriedade produtiva. Assim so passveis de reforma agrria as grandes propriedades improdutivas (a produtividade esta definida no art. 6, da Lei 8.629/93.). CARACTERSTICAS DA REFORMA AGRRIA 1) 2) 3) 4) 5) uma forma de interveno do Estado na propriedade privada. Tem como principais instrumentos a desapropriao e a tributao; peculiar a cada pas; transitria, um fenmeno episdico; Passa por um redimensionamento das reas mnimas (1 mdulo) e mximas (600 mdulos); 6) Depende da poltica agrcola que propicie condies para seus beneficirios desenvolverem as atividades agrcolas com vistas a alcanar seus objetivos; 7) de natureza constitucional, pois seus fundamentos esto na Constituio; 8) penalizadora, pois a indenizao paga em TDA., resgatveis em 20 anos. OBJETIVOS DA REFORMA AGRRIA Art. 16, ET, e Dec. 55.891/65 e art. 1 e 18: - Promover a justia social e o aumento da produtividade da terra; - Gradual extino dos latifndios e dos minifndios; - Aumentar o nmero de propriedades rurais reduzindo a concentrao hoje existente; - Estancar ou inibir o xodo rural; - Aumentar o nvel de emprego no campo;

- Minimizar a fome de milhes de brasileiros que vivem em estado de misria e marginalizao. BENEFICIRIOS DA REFORMA AGRRIA - art. 19 da Lei n 8629/93 O titulo de domnio e a concesso de uso sero conferidos ao homem ou a mulher ou a ambos independentemente do estado civil, na seguinte ordem preferencial: I ao desapropriado parcela que se situe a sede do imvel; II aos que trabalham no imvel desapropriado posseiros, assalariados, parceiros ou arrendatrios. III aos que trabalham em outros imveis; IV aos agricultores cujas propriedades no alcancem a dimenso da propriedade familiar; V aos agricultores cujas propriedades sejam comprovadamente insuficientes para o sustento prprio e de sua famlia; - nessa ordem preferencial, tero prioridade os chefes de famlia numerosa, cujos membros se disponham a exercer atividades agrrias na rea a ser distribuda. FORMA JURIDICA DE DISTRIBUIO DAS TERRAS DESAPROPRIADAS. 1 por expedio de ttulos de domnio ou 2 - por instrumento de concesso de uso real Entretanto deve o beneficirio cumprir os seguintes requisitos: - Cultivar o imvel direta e pessoalmente; - no ceder o uso a terceiros; - no negoci-lo no prazo de 10 anos, sob pena de resciso do contrato e retorno do imvel a Unio. Ao final de 10 anos passa de direito de concesso para titulo de proprietrio (sai do domnio da Unio e passa para o proprietrio). PROCEDIMENTO E O PROCESSO DESAPROPRIATRIO LEGISLAO: art. 184, CF, Lei 8629/94, Lei Complementar n 76/93 e Lei Complementar n 88/96. A competncia para desapropriar por interesse social para fins de reforma agrria da Unio, atravs do INCRA. PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO PRVIO instaurado no INCRA para que se possa aferir se o imvel a ser desapropriado grande e improdutivo, conforme Lei n 8629/93. Este procedimento ter fim com proclamao do Decreto do Presidente da Repblica, declarando o imvel de interesse social, para fins de reforma agrria. Este decreto o primeiro ato a instaurao do processo expropriatrio. Nesse ato o Poder Pblico deve proceder individualizao completa do bem, pois aps se registrar no C.R.I..

Aps a declarao do interesse social o INCRA esta legitimado para promover a vistoria (se produtiva ou no) e a avaliao do imvel. O prazo para exerccio da ao expropriatria de 2 (dois) anos a contar do decreto presidencial, conforme art. 2, LC 76/93. O INCRA poder ingressar no imvel para o levantamento de dados e informaes, mediante comunicao escrita ao proprietrio, preposto ou representante. Se ausente, ser feita por edital, publicado 3 (trs) vezes consecutivas em jornal de grande circulao na capital do Estado, isso em razo dos princpios da Contraditrio e da Ampla defesa, conf. Art. 5, LV, CF. O art. 2 da Lei 8629/93 impe que o imvel rural objeto de esbulho ou invaso por conflito agrrio ou fundirio de carter coletivo no ser vistoriado nos 2 (dois) anos seguintes a desapropriao, para evitar invases pelo MST. PROCESSO DESAPROPRIATRIO - Art. 2, 1, LC n 76/93 a competncia para propor as aes expropriatrias para reforma agrria o INCRA. Estas aes tm carter preferencial e prejudicial em relao a outras aes que envolvem o imvel. Nela intervir obrigatoriamente o Ministrio Publico Federal. CONTEUDO DA PETIO INICIAL DESAPROPRIATRIA A petio inicial, alm do s requisitos do CPC, conter a oferta do preo e ser instrudo com: I Texto do decreto presidencial; II certides atualizadas do domnio e do nus real (CRI); III documento cadastral do imvel (INCRA); IV laudo de vistoria e avaliao administrativa que conter: a) Descrio do imvel (plantas e memorial descritivo); b) Relao de benfeitorias uteis, necessrias e volupturias, culturas, pastos, florestas e dos semoventes; c) Valores de avaliao da terra nua e das benfeitorias indenizveis; V comprovante de lanamento das TDAs correspondentes ao valor ofertado para o pagamento da terra nua; VI comprovante de depsito em banco oficial ou outro, correspondente ao valor ofertado pelas benfeitorias uteis e necessrias. A petio inicial ser distribuda a um juiz federal da situao do imvel que em 48 horas: a) Mandar imitir o INCRA na posse; b) Determinar a citao do expropriado para contestar e indicar assistente tcnico, no prazo de 5 dias; c) Expedir mandado de averbao do ajuizamento da ao no CRI. Citao: feita na pessoa do expropriado ou se representante legal e pode ser por A. R. no caso de espolio. Tambm sero citados os confrontantes que tenham questionado as divisas durante o procedimento administrativo, e os titulares de direitos reais. A L.C. n 88/96 criou a possibilidade de o juiz designar audincia de conciliao, se houver acordo ser ele homologado por sentena. Contestao: somente poder versar matria de defesa o preo, excluda a questo do interesse social, pois j foi declarada no Decreto Presidencial.

Sentena: ser proferida na audincia de instruo e julgamento ou em 30 dias, cabendo apelao com efeito apenas devolutivo quando interposto pelo expropriado e em ambos os efeitos e interposto pelo INCRA. Transitada em julgado a sentena poder ser requisitado o levantamento do valor total da indenizao, feitas as dedues de tributos e multas incidentes sobre o imvel. A distribuio das terras desapropriadas para reforma agrria: - Art. 16, Lei 8629/93 prazo de 3 (trs) anos, contados da data do registro do titulo translativo do domnio no CRI, para que o INCRA destine as terras aos beneficirios. TITULOS DA DIVIDA AGRARIA TDAs. Art. 184, CF indenizao da terra nua devem conter: a) Denominao TDA; b) Quantidade de ttulos; c) Data de lanamento; d) Data de vencimento; e) O valor nominal em reais Podem ser transferidos. Vencem juros de 6% ao ano e correo monetria. Podem ser utilizados para pagamento de at 50% do I.T.R., preo de terra pblica e cauo de obras e servios celebrados com a Unio. IMPOSTO DOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR. Histrico: Constituio de 1891 Competncia Estadual para cobrar o I.T.R. -E.C. n 10/64 transferiu a competncia para a Unio, atravs do INCRA; -Atualmente Lei 9393/96 base de competncia e legalidade; - E.C. n 42/2003 modificou o art. 153 da C.F., para que a cobrana e a fiscalizao do ITR pudessem ser efetuadas pelo Municpio, desde que no implicasse em reduo ou renuncia fiscal. - A Lei 11.250/05 a Unio, atravs da S.R.F., pode celebrar convnios com o D.F. e os Municpios, com o fim de delegar as atribuies de fiscalizao; lanamentos dos crditos tributrios e cobrana do I.T.R., mantida a competncia supletiva federal. (cobrana e fiscalizao pelo municpio atravs de convnio onde o municpio se creditara 100% do valor do ITR, mas as vezes fica mais caro manter o convnio, do que o valor recebido pelo ITR, as vezes o Municipio no tem estrutura pra manter ou fazer o convnio) - Instruo normativa SRF n 643, de 12/04/2006, regulamentou a lei. FATO GERADOR DO I.T.R. - Art. 1, Lei 9393/96 a propriedade, domnio til ou a posse do imvel rural. A Lei estabelece que o imvel localizado fora da zona urbana do municpio. O Art. 1, no 2, fala de terras localizadas na zona rural do municpio. O momento de incidncia do fato gerador o dia 1 de janeiro de cada ano. O domicilio do contribuinte do ITR o municpio de localizao do imvel, impedindo o foro de eleio, isso para facilitar a sua cobrana. Art. 2 lei, 9393/96, regulamentou o que a Constituio determinou, ou seja a Constituio (art. 153) determinou que sobre a pequena Gleba no incidiria o I.T.R. e a Lei 9393/96,

regulamentou. Pequena gleba rural no incide ITR, at 30 hectares na nossa regio. Acima de 100 hectares na Amazonia. BASE DE CLCULO DO ITR. - Art. 8 e 2. A base de clculo do I.T.R. o valor da terra nua V.T.N. e refletir o preo de mercado de terras, apurado em 1 de janeiro do ano. Quem deve informar o valor o prprio contribuinte, cabendo a S.R.F. aceitar ou no o I.T.R. calculado pelo contribuinte, podendo corrigi-lo de ofcio. O 2 determina que o V.T.N. o valor de mercado da terra e a valorao dever ser feita pela rea total do imvel. APURAO DO VALOR DO I.T.R. A apurao levar em conta o percentual entre a rea aproveitvel e a efetivamente utilizada ou grau de utilizao rea aproveitvel- art. 10, 1, Lei 9393/96. - rea efetivamente utilizada art. 10, 1, V, Lei 9393/96. No havendo rea aproveitvel, a AL[iquota do I.T.R. a menor da classificao como se o G.U. fosse de 80%. A lei ainda fixou que em nenhum caso o valor do I.T.R. ser menos que R$ 10,00, podendo ser pago vista ou dividido em 3 vezes no inferior a R$ 50,00, sendo corrigidos pela Selic + juros de 1% ao ms; Se fora do prazo multa de 0,33% por dia de atraso at o limite de 20% e juros de mora. IMUNDADES DO I.T.R. -No incide o I.T.R. (art. 2, Lei 9393/96: nas pequenas glebas rurais, quando as explore som ou com a famlia; o proprietrio que no possua outro imvel e nas propriedades imobilirias pertencentes aos Estados, D.F. e Municpios, partidos polticos, entidades sindicais dos trabalhadores, instituio de educao e assistncia social, conforme art. 150, VI, CF. ISENES DO I.T.R. - art. 3, Lei 9393/96, incisos I e II. EXECUO FISCAL a forma judicial de cobrana do I.T.R. e deve ser feita exclusivamente pela S.R.F., no tendo esta delegado tal atribuio pelo convenio que pode cobrar apenas de forma administrativa. EFEITOS COLATERAIS DO I.T.R. 1) Efeito fiscal ligado ao I.T.R. apurao de ganho de capital; 2) Concesso de incentivos fiscais e de crdito rural condicionada comprovao do recolhimento do tributo dos ltimos 5 anos; 3) Os registros previstos na Lei de Registros Pblicos relativos aos imveis rurais somente podero ser feitos mediante a comprovao do pagamento do I.T.R. dos ltimos 5 anos.

Das könnte Ihnen auch gefallen