Sie sind auf Seite 1von 14

UFPa Universidade Federal do Par

Departamento de Engenharia Civil Campus de Tucurui


Prof. MsC. MsC. Aaro Ferreira Lima Neto

MECNICA DOS SLIDOS II


3. TORO
Bibliografia:
SHAUM - Resistncia dos Materiais - McGrawMcGraw-Hill - So Paulo e Rio de Janeiro; TIMOSHENKO - Resistncia dos Materiais I - Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. AA- Rio de Janeiro e So Paulo; BEER - Resistncia dos Materiais Makron Books So Paulo. HIBBELER Resistncia dos Materiais Prentice Hall So Paulo.

Toro em Eixos Circulares


Interessado em tenses e deformaes de eixos circulares submetido a momentos torores. Turbina exerce Torque no eixo. Eixo transmite o Torque para o Gerador. Gerador cria um torque T igual e de sentido contrrio.

Torque resultante devido a Tenses Internas


A resultante interna da tenso de cisalhamento um torque interno, igual e oposto ao torque aplicado.
T = dF = ( dA)

Apesar do torque devido a tenso de cisalhamento ser conhecido, a distribuio das tenses no conhecida. A distribuio da tenso de cisalhamento estaticamente indeterminada temos que considerar a deformao do eixo. Diferentemente da tenso normal devido a foras axiais, a distribuio da tenso de cisalhamento causada por foras torores no pode ser assumida uniforme.

Componente Axial da Tenso de Cisalhamento.


O Torque aplicado no eixo produz tenses de cisalhamento nas faces perpendiculares ao eixo da barra circular. As condies de equilbrio requerem a existncia de tenses iguais nas faces de dois planos contendo o eixo da barra circular. A existncia das tenses de cisalhamento demonstrada considerando a barra circular constituda de vrias lminas finas. As lminas escorregam uma em relao a outra quando um torque de mesma intensidade e sentidos opostos so aplicados nas extremidades da pea.

Deformao de Eixo.
Observa-se que o ngulo de toro da pea proporcional ao torque aplicado e ao seu comprimento.

T L
Quando submetida a toro, cada seo transversal da barra circular permanece plana e conservam a sua forma. (barras circulares) Sees transversais de eixos circulares macios ou vazados permanecem planas e indeformadas porque o eixo circular axisimtrico. Sees transversais de eixos no-circulares so deformadas quando submetidas a toro.

Deformao de Eixo Circular.

Deformao de Eixo Circular.

Deformao de Cisalhamento.
Considerando uma seo interna do eixo. Aplicando-se um momento de toro, o elemento no interior do cilindro se transforma em um losango. Como as extremidades do elemento permanecem planas, a deformao de cisalhamento igual ao ngulo de toro. Assim sendo tm-se que
L. = . ou =

.
L

Deformao de cisalhamento proporcional a Unidades : e :

max

r. = L

e =

T (Torque) N .m

. max

( raio externo ) m
J ( Mom. P. de Inrcia ) m 4 (T . de Cisalham.) MPa

( Def . de Cisalham.) rad .

Tenses no Regime Elstico


Multiplicando-se a equao anterior pelo mdulo de cisalhamento G teremos: G. = .G. max Da Lei de Hooke = G. , ou
r

J=1 . .r 4 2

. max r A tenso de cisalhamento varia linearmente com a posio radial na seo.


Lembrar que a soma dos momentos da distribuio de tenses internas igual ao torque na seo considerada do eixo circular,
T = dA =

max
r

dA =

max
r

4 4 J=1 2 . . R r

Os resultados so conhecidos como as frmulas de toro elstica, T .r T . max = e = J J

Tenses Normais
Elementos com faces paralela e perpendicular ao eixo da barra circular esto submetidos apenas a tenses de cisalhamento. Tenses normais, de cisalhamento ou a combinao delas podem ser encontradas em outras orientaes. Considerando 1 elemento a 45o ao eixo da barra, F = 2( max A0 ) cos 45 = max A0 2
45o =
F max A0 2 = = max A A0 2

Elemento a encontra-se em cortante puro. Elemento c est submetido a tenses de trao nas duas faces e tenses de compresso nas outras duas. Note-se que todas as tenses para os elementos a e c tem a mesma magnitude.

Tipos de Ruptura por Toro


Materiais dcteis geralmente se rompem por cisalhamento. Materiais frgeis so menos resistente a trao que ao cisalhamento. Quando uma espcie dctil submetido toro, a ruptura ocorre em um plano de cisalhamento mximo, ou seja, plano perpendicular ao eixo longitudinal. Quando uma espcie frgil submetida toro, a ruptura ocorre em planos perpendiculares direo na qual a trao mxima, isto , os planos formam ngulo de 45o com o eixo longitudinal da barra circular.

Ruptura por Toro

EXEMPLO 1
SOLUO: Passando uma seo transversal no eixo AB e BC e fazendo uma anlise esttica encontraremos os momentos torores. Aplica-se as frmulas de toro elstica para encontrar a tenso mxima e mnima no eixo BC. Eixo BC vazado com dimetros interno e externo de 90 e 120 mm, respectivamente. Eixos AB e CD so slidos de dimetro d. Para o carregamento indicado determine (a) a tenso de cisalhamento mxima e mnima no eixo BC, (b) o dimetro d dos eixos AB e CD se a tenso de cisalhamento admissvel do material de 65 MPa. Sendo dado a tenso de cisalhamento admissvel e o torque aplicado, inverte-se a frmula de toro elstica para encontrar o dimetro solicitado.

Exemplo 1
SOLUO: Passando uma seo transversal no eixo AB e BC e fazendo uma anlise esttica encontraremos os momentos torores.

M x = 0 = (6 kN m ) TAB
TAB = 6 kN m = TCD

M x = 0 = (6 kN m ) + (14 kN m ) TBC
TBC = 20 kN m

Exemplo 1
Aplica-se as frmulas de toro elstica para encontrar a tenso mxima e mnima no eixo BC. Sendo dado a tenso de cisalhamento admissvel e o torque aplicado, invertese a frmula de toro elstica para encontrar o dimetro solicitado.

J=

R 4 r 4 = (0.060) (0.045) 2 2 = 13.92 106 m 4


4

]
max =
Tr Tr = 4 J 2 r 65MPa = 6 kN m 3 2 r r = 38.9 10 3 m
d = 2c = 77.8 mm

max = 2 =

TBC R

J = 86.2 MPa

(20 kN m )(0.060 m )
13.92 10 6 m 4

45 mm min r min = = 86.2 MPa 60 mm max R min = 64.7 MPa

max = 86.2 MPa min = 64.7 MPa

Angulo de Toro na Regio Elstica


Lembrando que o ngulo de toro e a deformao mxima de cisalhamento so relacionadas r. por: max =
L

Na regio elstica a deformao e a tenso de cisalhamento so relacionadas pela lei de Hooke por: max T .r

= G J .G Igualando as expresses da deformao de cisalhamento e resolvendo para o ngulo de toro, T .L = J .G Se os torores ou a seo transversal do eixo mudarem ao longo do comprimento, o ngulo de toro a soma das rotaes dos diversos segmentos
=
i

max =

Ti .Li J i .Gi

Conv. de Sinal Regra da Mo Direita


A conveno de sinal arbitrria; na figura abaixo ilustrada uma conveno denominada de positiva mas nada impede de chamarmos de sentido negativo desde que a coerncia seja mantida durante a soluo de um mesmo exerccio.

Conv. de Sinal Regra da Mo Direita


Considerando a conveno abaixo podemos assumir que o momento toror de 80 N-m, 60 N-m e 10 N-m so positivos enquanto que o momento toror de 150 N-m negativo.

Exemplo 2
Um eixo vertical AD engastado a uma base fixa D, e fica submetido ao momento toror indicado. A poro CD do eixo tem seo transversal vazada de 44 mm de dimetro interno. Sabendose que o eixo feito de ao, com mdulo de elasticidade transversal G = 80 GPa, calcular o ngulo de toro do ponto A.
J AB =

Momento de Inrcia Polar: 4 4

2 r = r4 =

Diagrama de corpo livre:

TAB = 250 N .m

J AB = J AB =

(0,015) = 0,0795 106 m 4 (0,030) 4 = 1,272 106 m 4

TBC = 2250 N .m TBC = TCD = 2250 N .m

(R 4 r 4 ) =

[(0,030)4 (0,022) 4 ] = 0,904 106 m 4

ngulo de Toro no ponto A:

A =
i

Ti Li 1 TAB LAB TBC LBC TCD LCD = + + J iG G J BC J CD J AB

A = 0,0388 rad . = 2,220

Eixos Estaticamente Indeterminados


Dada as dimenses do eixo e o torque aplicado, determinar os momentos torores reativos nos apoios A e B. Da anlise de um corpo-livre do eixo,

TA + TB = 120 N.m
mas que no suficiente para encontrar as reaes. O problema estaticamente indeterminado. Dividindo-se o eixo em dois segmentos que tero de ter deformaes compatveis,
120 N.m

= 1 + 2 =

TA L1 TB L2 =0 J1G J 2G

LJ TB = 1 2 TA L2 J1

Substituindo na equao original de equilibrio,


TA + L1 J 2 TA = 120 N.m L2 J1

10

Eixos Estatic. Indet. Sol. Alternativa


Dada as dimenses do eixo e o torque aplicado, determinar os momentos torores reativos nos apoios A e B. Lembre-se que o ngulo de toro em qualquer apoio engastado nulo. Da anlise de um corpo-livre do eixo,

TA + TB = T0
mas que no suficiente para encontrar as reaes. O problema estaticamente indeterminado. Liberando o apoio engastado B, e aplicando a superposio de efeitos teremos

= 1 + 2 =
TA +

T0 LA TB LB =0 J AG J B G

TB =

LA J B T0 LB J A

Substituindo na equao original de equilbrio,

LA J B T0 = T0 LB J A

Exemplo 3
Um eixo circular de ao e um tubo de alumnio esto ligados a um apoio fixo e a um disco rgido, como mostra a seo longitudinal da figura. Sabendo-se que as tenses iniciais so nulas, determinar o mximo torque T0 que pode ser aplicado ao disco, sendo a tenso admissvel ao cisalhamento de 70 MPa para o alumnio e 120 MPa para o ao. Adotar Gao= 80 GPa e Galumnio= 27 GPa.
Condies da Esttica: Diagrama de corpo livre para o disco. Relao entre os torques:

T0 = TA + TAL
ngulo de toro:

TA = 0,908.TAL
Torques compatveis com as condies de tenso mxima:

A = AL
TA .LA TAL .LAL = G A .J A G AL .J AL

TA = 2950 N .m TAL = 3250 N .m

11

Dimension. de Eixos de Transmisso


As principais especificaes do Eixo de Transmisso so: - Potncia a ser transmitida. - Velocidade de rotao. No dimensionamento do eixo o Engenheiro tem que escolher material e dimenses adequadas para atender as especificaes do Eixo de Transmisso de modo que a mxima tenso de cisalhamento admissvel no seja excedida. Determinao do torque a ser aplicado ao eixo em funo da potncia e da velocidade:
P = T . = 2. . f .T P T=

P 2. . f

Clculo da seo transversal para no exceder a mxima tenso de cisalhamento admissvel:

max =

T .r J

J 3 T = .r = r 2 max

(eixo slido)

J T = R4 r 4 = R 2.R max

(eixo vazado)

Toro de Membros de Seo no Circular


As frmulas de toro anteriores so vlidas para eixos de seo circular. As sees transversais no-circulares de Eixos no permanecem planas e as tenses e deformaes no variam linearmente. Para seo transversal retangular uniforme: T T .L max = = 2 c1.a.b c2 .a.b 3 .G Para valores grandes de a/b, a tenso de cisalhamento mxima e o ngulo de toro para outros tipos de sees abertas so os mesmos da seo retangular. Usar C1 = C2 = 0,33

12

Eixos de Seo Vazada de Paredes Finas


Somando as foras na direo-x em AB, Fx = 0 = A (t Ax ) B (t B x )
At A = B t B = t = q = fluxo de cisalhamento tenso de cisalhamento varia inversamente com a espessura

Clculo do torque com a integral dos momentos devido a tenso de cisalhamento


dM 0 = p dF = p (t ds ) = q( pds ) = 2q dA T = dM 0 = 2q dA = 2qA

T 2tA

ngulo de toro-Captulo 10- Energia


=

4A G t
2

TL

ds

Exemplo 5
Um tubo de alumnio de seo retangular fabricado por extruso submetido a um torque de 3 kN.m. Determinar a tenso de cisalhamento em cada uma das quatro paredes com (a) espessura uniforme de 4mm e (b) parede com espessura de 3mm em AB e AC e 5mm em CD e BD. SOLUO: Determine o fluxo de cisalhamento atravs das paredes, como se fosse um tubo. Encontre as correspondentes tenses de cisalhamento para cada espessura de parede.

13

Exemplo 5
SOLUO: Determine o fluxo de cisalhamento atravs das paredes, como se fosse um tubo. Encontre as correspondentes tenses de cisalhamento para cada espessura de parede. Com espessura de parede uniforme:
=
T 3 103 N .m = 3 2tA 2 (4 10 m)(5,367 103 m 2 )

= 69,8 MPa
Com espessura de parede varivel:
AB = AC =
3 103 N .m 2 (3 10 m)(5,367 103 m 2 )
3

A = (96mm )( . 56mm ) = 5,327 103 m 2 T q= 2. A

AB = BC = 93,0 MPa
BD = CD =
3 103 N .m 2 (5 10 m)(5,367 10 3 m 2 )
3

BC = CD = 55,8 MPa

14

Das könnte Ihnen auch gefallen