Sie sind auf Seite 1von 2

Boletim da Vigilncia

Maro de 2007 - Ano III - n 15


Coordenadoria de Vigilncia Sade um equipamento sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Sade de Diadema, composto por cinco servios: CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, Cerest - Centro de Referncia em Sade do Trabalhador, CRT Centro de Referncia em DST/Aids e Hepatites, ECD Epidemiologia e Controle de Doenas e Vigilncia Sanitria, alm de possuir o Ncleo de Apoio, Comunicao e Educao em Sade (Naces).

Servio

ESPECIAL
para educad ores

Essa febre tem que acabar!

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) uma doena febril aguda, transmitida pelo carrapato (Amblyomma cajennense Amblyomma aureolatum). Nos dois ltimos anos (2005-2006), em nosso municpio, foram confirmados seis casos, apenas dois evoluram para a cura. Especialistas do servio de epidemiologia e controle de doenas alertam que mesmo com poucos casos, a doena preocupante, pois a letalidade muito alta (75% em 2005 e 50% em 2006).

m dezembro do ano passado, a Coordenadoria de Vigilncia Sade finalizou seu plano operativo para controle da FMB no municpio, que conta com 45 aes dos servios da coordenadoria. Elaborado a muitas mos, o plano d diretrizes, delimita objetivos e metas para controlar a doena no municpio, alm de apresentar poss veis dificuld ad es na implantao das aes. Dentre as metas, esto: identificar 100% das amostras viveis de carrapatos enviadas ao CCZ; inspeo em todos os animais apreendidos pela i nsti tui o para pesqui sa acarolgica; capacitar profissionais para suspeita, investigao e tratamento de FMB; e realizar

aes educativas em escolas municipais e sensibilizao da populao para a existncia da enfermidade. (Confira outras metas no box abaixo). Uma das dificuldades encontradas para barrar a expanso da doena transmitida por carrapato a cultura da populao em deixar animais domsticos, principalmente ces e gatos, com livre acesso s reas de infestao e a falta de hbito de realizar controle de ectoparasitas nos animais quando retornam dessas reas. Multiplicao de informao Para sensibilizar a populao sobre a doena, a Secretaria de Sade, atravs da Coordenadoria de Vigilncia

Sade, apresenta proposta de materiais e atividades sobre Febre Maculosa para professores e educadores da rede de ensino de Diadema. Apresentar a doena, modo de transmisso e preveno em mbito escolar refora o trabalho de orientao realizado e a insero da escola na comunidade.

Material a ser disponibilizado pela Coordenadoria de Vigilncia Sade


Crianas de 4 a 5 anos Labirinto; Qual o bicho?; histria e questionrio (a ser respondido por um adulto). 1 e 2 sries Qual o bicho?; Certo e errado; ligue pontos; histria e questionrio (a ser respondido com o auxlio de um adulto). 3 e 4 sries Caa-palavras; cruzadinha; enigma; histria e questionrio (a ser respondido pelo(a) aluno(a) 5 srie em diante * Kits com amostras de carrapatos; * CD interativo; * Pranchas (tipos de carrapatos, ciclo de vida, doena, sintomas e preveno); * Apostila para educadores.

Conhea algumas das metas do Plano Operativo para Controle da FMB * Identificar 100% das amostras de carrapatos enviadas ao CCZ; * Investigao de foco nos casos de notificao de FMB ou de parasitismo humano pelo gnero Amblioma atravs de busca ativa de carrapatos em animais domsticos no imvel do paciente, imveis vizinhos e outros quando necessrio; * Capacitar 100% dos profissionais mdicos do Pronto Atendimento e 100% da enfermagem nas Unidades 24 horas (e das reas de risco) para suspeita, notificao, investigao e tratamento; * Garantir medicao especfica nas Unidades de Sade em rea de transmisso * Realizar exposio itinerante de material educativo nas Unidades de Sade; * Realizar ciclos trimestrais de sensibilizao dos profissionais e dos muncipes; * Realizar aes educativas com a comunidade e em escolas do municpio; * Estabelecer projeto em parceria com a USP para realizao de pesquisa sorolgica em animais.

Maro de 2007

Boletim da Vigilncia

Pgina 02

Casos de Febre Maculosa no perodo de 1998 a 2006

2003 - 01 bito 2004 - 01 cura (Campanrio)

2003 - 01 bito 2002 - 02 bitos (Campanrio)

2003 - 01 cura (Campanrio) 1998 - 01 cura (Campanrio)

2006 - 01 bito (Campanrio)

2005 - 02 bitos e 01 cura (Campanrio)

2006 - 01 cura (Parque Real)

Sinal de alerta em Eldorado De 2001 a 2005, no municpio de So Bernardo do Campo, regio de divisa com o bairro Eldorado (Diadema), forma confirmados nove casos, destes trs evoluram para cura e quatro para bito. Embora no haja registro de nenhum caso de Febre Maculosa na regio do Eldorado, o ambiente propcio para a proliferao do carrapato e j foi comprovada a presena de riquetsias, as bactrias transmissoras da doena.

O Boletim Vigilncia um informe sobre as aes da Coordenadoria de Vigilncia Sade. Maro de 2007 Diretora da Vigilncia Sade: Ester Dainovskas Textos e Editorao Eletrnica: Renata Nascimento Departamento de Vigilncia Sade. Rua Amlia Eugnia, 397, Centro - Diadema/SP - Tel.: 4057-8123 ou 4057-7437 vigisaude@diadema.sp.gov.br SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE COORDENADORIA DE VIGILNCIA SADE

Das könnte Ihnen auch gefallen