Sie sind auf Seite 1von 220

puc_rio v.3.

(verso 3.1)

_intro
o tutorial flopez um resumo das aulas de contedo em programao visual apresentadas s turmas de projeto e tipografia II do curso de design da Puc Rio. este material tem finalidade estritamente acadmica. diversos casos, exemplos e comentrios feitos em sala de aula no foram includos neste compacto, que tem por objetivo reforar de forma remota os principais pontos do contedo terico das aulas. as imagens que no pertencem ao acervo pessoal do autor foram encontradas na internet e esto aqui por uma boa causa (sempre que possvel com crditos). bom proveito, Fabio Lopez

tutorial flopez

contedo:

naming

identidade visual

tipografia

definio objetivo um bom nome metodologia dicas prticas bad naming exerccio

glossrio definio / classificao objetivo processo de criao definir pesquisar idear prototipar escolher implementar aprender tica profissional designers

glossrio definio histria tecnologia desktop / web fonts tipo digital nomenclatura relaes espaciais anatomia classificao licenas type designers

tutorial flopez

diagramao

vetor

referncias

definio organizao o grid criando um grid texto hierarquia combinando anti-grid

definio vetorizao funcionamento construo

bibliografia links

sobre o autor agradecimentos

tutorial flopez

tutorial flopez

tutorial flopez

_naming
7

naming

_definio
naming a tarefa de branding relacionada ao processo interdisciplinar e criativo de desenvolvimento de nomes para empresas, produtos e servios. requer habilidades em diversas reas de conhecimento, como:

> > > > >


8
tutorial flopez

design marketing lingustica legislao antropologia

Sometimes, the design is in the name, and theres nothing wrong with that. - David Airey (Logo Design Love)

naming

_objetivo
o nome a mais bsica e essencial ferramenta de identificao, designao e memorizao de uma empresa, servio ou produto. uma pea chave na construo da personalidade empresarial por constituir um dos mais importantes pontos de contato entre uma marca e o mercado consumidor. seu objetivo funcionar como uma espcie de 'gatilho' sonoro para uma vasta possibilidades de associaes simblicas.

tutorial flopez

naming

classificao
patronmicos
nomes de marca baseados em nomes de pessoas, como fundador, inventor, dono de patente ou personalidade (licenciamento).

descritivos
descrevem a natureza do negcio ou do produto de forma direta. em alguns casos podem ser compostos por palavras (ou partes) combinadas.

Disney, Ferrari, Harley Davidson

Volkswagen, Coca-Cola

toponmicos
nomes de marca que remetem ao lugar de origem ou de atuao inicial da instituio. em muitos casos nomes toponmicos tambm tm natureza descritiva.

metafricos
nomes que revelam a natureza do negcio de forma indireta, referindo-se a seu objeto por meio de uma qualidade comum capaz de provocar associaes de valor.

Nokia, Aerolneas Argentinas

Puma, Nike, Jaguar, Apple

10

tutorial flopez

naming

nomes encontrados
palavras existentes e de uso cotidiano escolhidas para apresentar o negcio sem necessariamente apresentar alguma relao com este. tambm conhecidos como nomes capturados.

inventados (artificiais)
nomes formados a partir da juno de palavras existentes dando origem a um novo lxico, ou palavras completamente novas (neologismos) derivadas de onomatopias e grias.

Oi, Orange, Vivo

Accenture, Kodak, Intelig

abreviaes
siglas ou palavras formadas pelas primeiras letras de nomes descritivos. podem dar origem a acrnimos (pronunciveis) ou no-acrnimos e dividem-se em iniciais e no-iniciais.

nomes de status
nomes cuja sonoridade ou significado remetem a um posicionamento de status elevado, gerando a percepo subjetiva de alto valor agregado. categoria tambm considerada metafrica.

IBM, Bradesco, Embratel, TAM

Diamante Negro, Consul

(proposta de Delano Rodrigues integrando Chaves, Room e Mollerup)

tutorial flopez

11

naming

_objetivo
quando concebido cuidadosamente, um nome pode ser um ativo muito valioso. alm de promover a diferenciao e acelerar o processo de aceitao no mercado, um bom nome contribui para a gerao de associaes positivas para a marca, expressando valores de maneira clara e imediata. j um nome ruim pode custar muito caro, criando dificuldades na insero e manuteno de uma empresa ou produto no mercado.

mbito finalidade

estratgico
atuao eficincia

lingustico
grafia sonoridade

criativo
originalidade comunicao

legal
propriedade proteo

Take care to get born well. - George Bernard Shaw

12

tutorial flopez

naming

_caractersticas de um bom nome


segundo Marty Neumeier no livro The Brand Gap, um bom nome deve possuir as seguintes caractersticas:

: distinguibilidade : brevidade : convenincia : grafia e pronuncia fceis : empatia : extensibilidade : possibilidade de proteo

tutorial flopez

13

naming

caractersticas de um bom nome

distinguibilidade
qualidade atribuida a nomes que se destacam na multido de concorrentes e similares em sua categoria. o nome se separa bem do texto comum e do discurso? os melhores nomes de marca tm a presena de um nome prprio. nomes excessivamente comuns necessitam de grandes esforos de divulgao e reforo constante. (ex. nomes capturados)

excees: nomes de marcas muito tradicionais e de atuao consolidada.

14

tutorial flopez

naming

caractersticas de um bom nome

brevidade (ser breve)


um bom nome geralmente curto, o que facilita seu uso e memorizao. nomes longos acabam gerando apelidos, em alguns casos assimilados pelas empresas em reposicionamentos de marca. nomes compostos por muitas palavras acabam reduzidos a siglas pouco comunicativas, criando palavras de difcil uso e sem apelo de mercado.

tutorial flopez

15

naming

caractersticas de um bom nome

convenincia
o nome deve estar plenamente ajustado ao propsito da empresa, bem como ao tipo de negcio praticado, a postura de atuao no mercado e ao pblico alvo com quem trabalha. nomes que fogem a natureza do negcio exigem grandes esforos para desfazer expectativas equivocadas.

16

tutorial flopez

naming

caractersticas de um bom nome

grafia e pronuncia fceis


a maioria das pessoas consegue soletrar o nome depois de ouvi-lo? elas sero capazes de pronunci-lo depois de v-lo escrito? um nome no deve virar um teste de pronuncia ou fazer com que as pessoas se sintam ignorantes: evite experincias negativas. respeite o pblico alvo, fale sua lngua.

tutorial flopez

17

naming

caractersticas de um bom nome

empatia (crocncia)
nomes que so intelectualmente estimulantes j tem um bom ponto de partida. so aqueles que oferecem uma sensao bucal, algo que pode ser descrito pela combinao de efeito sonoro e experincia fontica. as pessoas vo gostar de us-lo? sonoridades no pertencentes ao hbito fontico de um idioma tendem a se destacar nesse sentido (estrangeirismo). ex. slabas travadas no final das palavras:

hip pop rock fax six box next fit


labiodentais (f,v); linguodentais (t,d); repetio sonora / aliterao (musicalidade)

18

tutorial flopez

naming

caractersticas de um bom nome

extensibilidade
um bom nome sugere instantaneamente uma interpretao visual e se presta a inmeras finalidades criativas, oferecendo incontveis oportunidades de brincadeiras com a marca (brandplay). ele tem pernas?
cuidado: a previsibilidade do sistema pode ocasionar em problemas de proteo.

tutorial flopez

19

naming

caractersticas de um bom nome

possibilidade de proteo
um bom nome pode apresentar diversas qualidades, mas se ele no pode ser registrado e protegido isso de nada adianta. embora muitos nomes possam ser registrados, alguns so mais defensveis do que outros, tornando-se mais seguros e mais valiosos a longo prazo. pode ser usado na web?

20

tutorial flopez

naming

_metodologia
pesquisa // objetivos e diretrizes

definio dos conceitos associados ao negcio que vo balizar o desenvolvimento do projeto.

passo 1 // definir identifique e dimensione o desafio: voc precisa apenas de um nome? descrio, tagline, extenso passo 2 antes de comear a etapa de gerao de alternativas procure criar uma descrio tcnica de sua empresa ou produto: seja claro e objetivo. passo 3 organize uma lista sucinta com os principais conceitos relacionados ao projeto. pronto, voc tem uma bssola.

projeto / empresa / servio

atributos atitudes conceitos

tutorial flopez

21

naming

_metodologia
produza uma farta e despreocupada lista preliminar de palavras relacionadas ao tema do projeto. algumas tcnicas: campo semntico
gerao de conceitos e busca por palavras associadas ao assunto do projeto. (cercamento do tema)

ideao // brainstorming

perfume
espinho

dicionrio
derivao de conceitos atravs de sinnimos e radicais comuns utilizando o dicionrio. (cadeia de significados)

idiomas
busca por palavras em outros idiomas. verifique a pertinncia estratgica do estrangeirismo. (ingls, latim, etc.)

flor
aroma

rosa
frasco
Frana

fragrncia

nariz
campo

ar puro

ptala
jardim

banho

cheiro
mulher

cenrio e persona
gerao de palavras relacionadas a um contexto de uso ou perfil consumidor hipottico. (simulao de situaes concretas de uso)

garden
estmulo

odor
nota
sabonete

boto
olfato sentido

delcia

sonoridade
gerao de alternativas a partir de sons e fonemas que apresentem relao com o tema. (recursos: aliterao / onomatopia)

relva

grbera gota suave

22

tutorial flopez

naming

_metodologia
inspirao // brainstorming

tutorial flopez

23

naming

_metodologia
gerao de alternativas // primeira triagem > foco

a partir da listagem de palavras e expresses que criou, rascunhe as primeiras propostas de nome de marca com algum potencial de desenvolvimento.

destacar: conceitos/palavras que atendam parcial ou inteiramente aspectos importantes do projeto. preserve ideias criativas, ainda que inacabadas. eliminar: palavras com baixo potencial de uso e ideias que no estejam alinhadas ao posicionamento estratgico da marca. use sua bssola. (e um bom machado se for preciso)

24

tutorial flopez

naming

_metodologia
gerao de alternativas // segunda triagem > fora

a partir da primeira listagem de propostas de nome, avalie em funo dos 7 critrios de qualidade quais opes se destacam das demais. desdobre e evolua os caminhos que julgar mais promissores.
importante: hierarquize os critrios de qualidade no intuito de ajustar a avaliao aos objetivos do seu projeto. faa quantas avaliaes achar preciso, incluindo pesquisas de opinio e testes de rejeio.

distinguibilidade
importncia dos critrios

evoluo

brevidade
25

tutorial flopez

naming

_metodologia
hora de escolher dentre as propostas mais fortes aquela que melhor se adapta ao seu projeto. apesar de eleger apenas um nome, trabalhe com pelo menos 3 alternativas para o caso de alguma inviabilidade.
teste: experimente o nome escolhido em sugestes de aplicao e textos fictcios. previna-se: para evitar grandes frustraes, inicie voc mesmo uma pesquisa informal em sites de busca na internet, cadastros e listas telefnicas. (sim, ainda existem!)
.com .com.br

escolha // triagem final > definio

considerar aplicaes e propsitos futuros

no esquea: da possvel ampliao do projeto, da relao com outros nomes da empresa, dos concorrentes, etc.

26

tutorial flopez

naming

_metodologia
verifique a viabilidade de implementao do nome escolhido e proceda com o registro junto a orgos de proteo de patente e propriedade intelectual.
verificaes: trademark check busca prvia que indica as chances de xito no registro. similarity check verifica a utilizao do nome em outros segmentos do mercado. (alto renome) disaster check significado e interpretaes pejorativas do nome em outros idiomas. tudo ok? implementao // viabilidade e registro

(INPI / USPTO + EPO + JPO)

tutorial flopez

27

naming

_dicas prticas de naming


baseado em prtica de sala de aula com alunos de habilitaes de moda, projeto de produto, mdias digitais e comunicao visual.

: dilogo : contexto : percepo : estratgia : diferena : bom senso


28
tutorial flopez

naming

dicas prticas de naming


cv / mdia / moda / pp

deixe sempre imagens do projeto vista

os objetos falam, preciso saber ouvir


durante o brainstorming deixe uma imagem do projeto que est desenvolvendo vista: esse dilogo visual fundamental, pois serve para nortear o processo de gerao de ideias. deixe vista tambm a listagem de conceitos associados ao seu projeto, e tudo que for importante ou tiver relao com o trabalho. (e esporadicamente d uma olhadinha...)
tecidos, fotos, materiais, detalhes, esboos...

tutorial flopez

29

naming

dicas prticas de naming


cv / mdia / moda / pp

simule situaes concretas de uso

experimente-o no mundo
imagine sua empresa ou produto no mundo real, simulando situaes em que seu nome seria mencionado em uma nota de jornal. veja se o nome proposto est bem inserido no contexto da notcia. imagine consumidores mencionando o nome criado numa conversa informal e numa situao de compra. quem so? que lngua eles falam? como se comportam no ponto de venda e que outros produtos consomem? identifique padres e crie relaes.
que produtos respondem a aspiraes semelhantes? como se chama? que outros produtos o seu cliente consome?

30

tutorial flopez

naming

dicas prticas de naming


cv / mdia / moda / pp

valorize a comunicao imediata do produto

o que voc v o que voc tem


no seja hermtico: valorize a aparncia e o aspecto geral do produto e crie um nome que faa sentido para o consumidor. o nome no deve explicar o produto, deve apresenta-lo. parece o que? faz o que? que caracterstica mais se destaca? evite confundir o consumidor com mensagens de difcil compreenso e nomes que no se faam entender imediatamente.
um nome que precisa de legenda no um bom nome.

tutorial flopez

31

naming

dicas prticas de naming


cv / mdia / moda / pp

leve em considerao objetivos estratgicos

diga a que veio


o nome no um detalhe, mas uma ferramenta estratgica de alto impacto. use-o para comunicar aspectos importantes da sua marca, como postura, atitude e posicionamento. crie expectativas realistas em relao a seu projeto: fale a lngua do seu consumidor e no prometa o que no estiver oferecendo.

32

tutorial flopez

naming

dicas prticas de naming


cv / mdia / moda / pp

busque novas referncias

saia da caixa
coloque a cabea para fora e deixe o vento bater: busque nomes diferentes fugindo de descries formais muito utilizadas no ambiente saturado do design. aventure-se por outros campos de conhecimento em busca de nomes criativos. procure conexes e sinapses vasculhando msicas, artes plsticas, literatura, cinema, teatro, esportes... evite ser hermtico, mas desafie-se por uma soluo diferente.

tutorial flopez

33

naming

dicas prticas de naming


cv / mdia / moda / pp

use o bom senso

piadas repetidas perdem a graa


evite a sacao barata, o humor de baixa qualidade e fuja da infmia se seu projeto no for intencionalmente infame. cuidado com o encaixadilho: pedaos de palavras combinados no mesmo nome forando a relao de ideias distintas. (ex.: encaixe + trocadilho) tenha humildade: se no dedicou muito tempo a essa tarefa opte por um nome simples mas que atenda adequadamente os objetivos do projeto. no seja grosseiro, nunca!
seu consumidor no quer ser ofendido, tampouco como ser pensante.

34

tutorial flopez

naming

deixe sempre imagens do projeto vista

simule situaes concretas de uso

valorize a comunicao imediata do objeto

leve em considerao objetivos estratgicos

busque novas referncias

use o bom senso

tutorial flopez

35

naming

bad naming approach


detour / pardia daspu acidente cultural pajero

ortografia

univercidade

apelido

cce

sem noo

fuck fiat

culpa no cartrio

valdisnei

gato por lebre

nokla

cacofonia

mala amada

falha de registro

iphone

encaixadilho

amijubi

36

tutorial flopez

naming

exerccio:

personal naming generator


escreva seu nome completo num pedao de papel. agora pense-o como ferramenta de marketing pessoal e crie diferentes verses do seu nome para se apresentar nas profisses abaixo. se for preciso altere, adapte ou simplifique-o. use a imaginao!

caso_01 (seriedade, tradio, confiana, respeito) advogado / mdico / engenheiro / qumico industrial caso_02 (irreverncia / particularidade / posicionamento) dj / grafiteiro / ator / cantor pop / mc / artista plstico hype caso_03 (defina sua postura profissional) designer

tutorial flopez

37

38

tutorial flopez

tutorial flopez

_identidade visual
39

identidade visual

_logomarca mal visto _logotipo impreciso _marca cuidado _identidade visual ok! _logo apelido

design grfico (!) smbolo e/ou logotipo branding (metonmia) Marca a percepo intuitiva de uma pessoa em relao a um produto, servio ou empresa. [Marty Neumeier]

40

tutorial flopez

identidade visual

_definio
um sistema de identidade visual [SIV] constitui um conjunto de definies particulares relacionadas a apresentao visual de uma empresa, produto ou servio. smbolo / logotipo / fonte de apoio e web / sistema de assinaturas paleta de cores / grafismos e elementos de apoio / linguagem grfica materiais / comportamento / modelos tridimensionais / animao avatares e mascotes, etc.

tutorial flopez

41

identidade visual

classificao
segundo o INPI: marca todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e diferencia empresas, produtos e servios de outros anlogos.

nominativa
registro do nome
(classificao de Viena)

figurativa
registro de imagem e/ou grafia estilizada

mista
registro de elementos nominativos e figurativos

42

tutorial flopez

identidade visual classificao proposta por Norberto Chaves

identificadores simblicos
apenas smbolo
em alguns casos o smbolo alcana um nvel de imposio to grande que pode prescindir totalmente do logotipo.

logo-smbolo
ambos signos identificadores esto formalmente integrados e constituem uma unidade grfica indissocivel.

logotipo com smbolo


ambos signos so formalmente independentes e tm capacidade de identificao tanto em conjunto como separados.

identificadores nominais
logotipo com fundo
o logotipo est inserido em um fundo sem autonomia no processo de identificao da marca.

logotipo com acessrio


o logotipo est acompanhado de algum sinal acessrio sem autonomia no processo de identificao da marca.

logotipo puro
representao exclusivamente tipogrfica, caligrfica ou manuscrita do nome.

tutorial flopez

43

identidade visual

_objetivo
um sistema de identidade visual tem por objetivo particularizar a apresentao de uma empresa, produto ou servio, estabelecendo padres de comunicao claramente percebidos pelo pblico em geral. esses padres devem ser capazes de transmitir de maneira rpida e eficiente o conjunto de conceitos, qualidades e atributos que caracterizam uma marca.

If brands exist at all, they exist in the minds of consumers. - Brina Millar

44

tutorial flopez

identidade visual

_objetivo
oportunidades de projeto:
criao atualizao

design de marca
:criao :ampliao :normatizao
ampliao mudana de percepo

redesign de marca
:atualizao :mudana de percepo :mudana de atuao
normatizao mudana de atuao

tutorial flopez

45

identidade visual
Alosio Magalhes e Joaquim Redig, 1966 Evelyn Grumach // e.g.design, 1998

46

tutorial flopez

identidade visual
www.underconsideration.com/brandnew

tutorial flopez

47

identidade visual

redesign
cuidado: redesign de marca no quer dizer apenas redesenho de marca. significa reposicionamento estratgico com provvel redesenho de marca. o redesign de uma marca acarreta na reformulao de todo o sistema de comunicao visual da empresa. alis, possvel criar um consistente projeto de redesign apenas mudando o padro de aplicao e a atitude de uma marca pr-existente, mantendo-a praticamente inalterada.

48

tutorial flopez

identidade visual

vida til
o tempo de vida til de um sistema de identidade visual define o plano de implementao, os parmetros de avaliao e os objetivos do projeto.

marcas efmeras
: eventos, feiras, competies, softwares; : datas, indicao de local, edio e/ou verso; : explorados por um tempo relativamente curto e programado; : so sistemas de identidade pouco flexveis, geralmente contendo emblemas ou imagens organizadas em bloco; : podem seguir padres pr-estabelecidos.

marcas duradouras
: utilizadas para empresas e produtos; : apresentam valores e atributos da corporao; : so explorados durante um ciclo completo de branding evitando o rpido esgotamento; : baseiam-se em um amplo e flexvel sistema de assinaturas; : so projetos independentes, ainda que possam estar relacionados a marcas anteriores.

tutorial flopez

49

identidade visual

ciclos de branding
a estratgia de comunicao institucional de uma empresa definida em funo do ciclo de branding da marca. cada fase desse ciclo funciona no sentido de orientar as aes responsveis por manter uma comunicao eficiente e atualizada.
implementao rea de desgaste (redesign)

ativao da marca

attack decay sustain release


atualizaes e redesigns bem feitos evitam desgastes no processo de comunicao de uma empresa.

plenitude t_2 (manuteno)

plenitude t_1 (reforo)

50

tutorial flopez

identidade visual

_processo de criao
O tamanho da marca no importa desde que o problema de design a solucionar seja suficientemente atrativo.
protocolo de soluo de problemas baseado na combinao de empatia, criatividade e racionalidade.

- Jaime Martnez

> > > > > > >

definir // entender o problema; pesquisar // levantamento de dados e estratgia; idear // brainstorming; prototipar // gerao de alternativas e experimentao; escolher // definio, refinamento e apresentao; implementar // entrega, aplicao e gesto; aprender // feedback e aperfeioamento.
tutorial flopez

51

identidade visual

_definir
entender o problema e formular as perguntas corretas.

um sistema de identidade visual a embalagem da marca, no seu contedo. use-o como ferramenta e nunca como soluo.
otimize sua eficincia dimensionando adequadamente sua importncia em um processo de design. a identidade visual um meio e no um fim.

52

tutorial flopez

identidade visual

_pesquisar
formular o briefing que vai embasar e nortear o desenvolvimento do trabalho.

projeto / empresa / servio

entender a essncia do produto / pesquisa e anlise de mercado

atributos atitudes conceitos

definir o modo de proceder, a estratgia de atuao

identificar os conceitos associados marca

Norberto Chamma Marcas & Sinalizao senac sp

considerar aplicaes e propsitos futuros

tutorial flopez

53

identidade visual

_pesquisar
metodologia apresentada pelo designer e professor Joo Leite.

_realidade institucional
:o que a empresa (servios, rea de atuao, pblico alvo)

_identidade institucional
:como a empresa se v (discurso empresarial)

_comunicao institucional
:como a empresa se apresenta (interface com mercado)

_imagem institucional
:como a empresa vista (percepo de mercado)

54

tutorial flopez

identidade visual

_pesquisar
pontos de contato da marca website avatares
transmita a personalidade da marca; alinhe-se com a estratgia de posicionamento; crie um ponto de vista, aparncia e sentido; faa o sistema funcionar em todas as mdias; demonstre entendimento do pblico alvo; diferencie!

mala direta assinaturas vdeos institucionais comunicao institucional papelaria logotipo sinalizao embalagens

ponto de venda impressos anncios uniformes / veculos publicaes material promocional

tutorial flopez

55

identidade visual

_pesquisar
pblico alvo: mapa de empatia
v

pensa ouve faz

:o que ele fala e faz?


atitude em pblico, aparncia, comportamento.

:o que ele pensa e sente?


o que importante, expectativas, principais preocupaes e aspiraes.

:o que ele v?
ambiente, amigos, o que ele encontra no mercado.

:o que ele escuta?


o que os amigos dizem, quem o influencia, seus canais de comunicao.

+ medos, objetivos e desejos.


56
tutorial flopez

identidade visual

_pesquisar
alm de seu pblico alvo, identifique todos os agentes do mercado que afetam o desempenho do seu negcio: essa ser sua base de pesquisa.

acionistas / investidores donos / conselho administrativo funcionrios (clientes internos) fornecedores / sindicatos associaes empresariais ou profissionais comunidades onde a empresa tem operaes rgos reguladores especialistas / instituies acadmicas governos municipal / estadual / federal ongs / mdia concorrentes / parceiros

sua marca

stakeholders
(pilares da marca) tutorial flopez

57

identidade visual

quem voc?

o que voc faz? defina um propsito.

qual a sua viso? defina uma direo para seu negcio.

qual a tendncia que estimula sua empresa?

quem concorre em sua categoria?

o que faz voc ser nico?

o que voc deve acrescentar ou retirar? fortalea seu estado nico.

quem ama voc?

quem o inimigo? diga a seus clientes o que voc no .

como voc chamado?

como voc explica sua marca?

como voc se comunica?

como as pessoas interagem com voc?

o que os clientes experenciam?

como voc conquista a fidelidade dos clientes?

como voc prolonga o seu sucesso?

como voc protege seu portiflio?

formule voc mesmo a prxima pergunta.

Marty Neumeier, Zag: a estratgia nmero 1 das marcas de sucesso.

58

tutorial flopez

identidade visual

_pesquisar
anlise de cenrio

Concentre-se nos pontos fortes, reconhea as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaas. (SUN TZU, a Arte da Guerra)

tutorial flopez

59

identidade visual

como [no] quer parecer? o que [no] quer transmitir? como [no] quer se posicionar no mercado?

arrojada jovem dinmica diferenciada agressiva

tradicional conservadora prxima elitizada atualizada

tecnologia desempenho segurana proteo

60

tutorial flopez

identidade visual

ferramentas auxiliares de alinhamento e estratgia conceito chave / direcionamento

plataforma criativa modo_design

brandirection ttil_design

resumo visual do briefing: organiza e orienta a etapa de ideao do projeto

tutorial flopez

61

identidade visual

ferramentas auxiliares de alinhamento e estratgia briefing // debriefing

cliente:

interao
alinhamento contato equilbrio estratgia meta movimento

interao
alinhamento contato equilbrio estratgia meta movimento

a etapa de desenvolvimento tem incio

re-alinhamento e ajustes no briefing

62

tutorial flopez

identidade visual

ferramentas auxiliares de alinhamento e estratgia mapa de expectativa (visual)

cliente:

robusto limpo sofisticado retilneo ousado tradicional

delicado
ajuste

rebuscado popular curvilneo ponderado contemporneo

tutorial flopez

63

identidade visual

ferramentas auxiliares de alinhamento e estratgia pesquisa de similares / benchmarking

identifique os similares de mercado e avalie seu comportamento. defina o posicionamento que pretende adotar e aprenda com os erros e acertos de seus concorrentes.

acerto alternativa erro

64

tutorial flopez

identidade visual

_idear
gerao de ideias: produza tantas quanto for possvel, evitando nessa etapa filtros e questionamentos. alimente-se de referncias e colecione tudo que tiver alguma relao com o projeto. de preferncia: divirta-se!

tutorial flopez

65

identidade visual

_idear
estratgias de gerao de ideias e conceitos.
mantenha a mente aberta e pense no problema sem a preocupao de encontrar uma soluo definitiva. evite o julgamento precipitado e tome nota de tudo.

tags

brainstorming

board visual

lder membros secretrio


ttil_design

66

tutorial flopez

identidade visual

_prototipar
rascunho, gerao de alternativas e experimentao.
natureza objetos aes paisagens...

estratgias de criao

metforas visuais / comunicao indireta representao visual do servio prestado ou produto abstrao grfica
formas geomtricas ou orgnicas

trabalhar visualmente a tipografia

All you need is a typeface and a colour and you have a brand. - Erik Spiekermann

tutorial flopez

67

identidade visual

tipografia: subjetividade planejada


tradicional

cuidado!
tipografia no detalhe.
feminino

informal

Existem vrios processos acontecendo no nosso inconsciente enquanto lemos algo. Atravs de uma escolha tipogrfica, os designers estabelecem rotas para os leitores: rotas que frequentemente no so percebidas conscientemente mas que ainda assim esto sendo seguidas. Gerard Unger.

68

tutorial flopez

identidade visual

_prototipar
frmula de construo da retrica tipogrfica (o discurso pela tipografia).

associao por analogia: relao de semelhana formal e/ou conceitual a algo

por afirmao ou negao; direta (bvia) ou indireta (sutil)

retrica tipogrfica

condicionado

bagagem cultural: determina o nvel de acesso ao contedo da mensagem

tutorial flopez

69

identidade visual

exemplos de analogias aplicadas na construo do significado pela tipografia: conceitos


sensual feminino ntimo casual simples qualidade dinmico sofisticado/elegante tradicional confiana/respeito autoridade diversidade irreverente/arrojado

caracterstica visual
insinuante, provocante delicado, frgil prximo, suave, contato bsico, informal, comum objetivo, claro, austero acabamento, preciso movimento, ritmo, conexo discreto, minimalista recorrente, antigo fora, consistncia mltiplo, hbrido, coletivo incomum, inusitado

recurso tipogrfico
curva, sugesto da forma letras finas, curvilneas humanista, leve, minsculas legibilidade, manuscrito, minsculas legibilidade, arqutipo alinhamento, perfeio, ajuste tico itlico, ligatura, cursivo leveza, maisculas, espacejamento tipos clssicos, serifa maisculas, peso, condensado variao formal, contraste, unicase assimtrico, irregular, desconstrudo

equilbrio, estabilidade, coerncia alinhamento, peso, proporo

70

tutorial flopez

identidade visual

_prototipar
logotipo: dicas e orientaes para criao.
baseado no livro signos de identidad de John Moore.

significado: analise o nome do projeto e seu gnero, se figurativo, regional ou universal, esttico ou dinmico. que associaes permite? o nome como elemento visual: uma construo longa ou curta? quantas letras e slabas possui? pares ou mpares? quantas se repetem? sonoridade: existe alguma letra ou slaba central? alguma letra ou caracterstica do nome que possa ser explorada visualmente? cuidado: mantenha a construo legvel (ateno primeira letra). evite o overdesign, forando interferncias no desenho tipogrfico com encaixes e ajustes exagerados. acredite na simplicidade.

tutorial flopez

71

identidade visual

_prototipar
desenhe bastante levando em considerao caractersticas expressivas inerentes a cada ferramenta.

esboos: new york public library

72

tutorial flopez

identidade visual

lembre-se: uma identidade visual composta por diversos aspectos. evite sobrecarregar funcional e simbolicamente qualquer um deles.

smbolo / grafismos

paleta de cores

logotipo / tipografia

materiais

comportamento

tutorial flopez

73

identidade visual

_escolher
etapas de definio e refinamento.
equipe
crivo tcnico

cliente

filtro

evoluo

refinamento

esboos
alinhamento

direes
avaliao de potencial

solues
testes

recomendao
simulao e verificao legal

74

tutorial flopez

identidade visual

style tiles / blocos de estilo


organize suas propostas estabelecendo partidos visuais bem definidos e agrupados em blocos de estilo, cada qual priorizando um aspecto do briefing ou tema de representao.

ex.: tema pop tech tecnolgico vibrante conectado moderno

dica Dimaquina. veja mais em: http://styletil.es/ tutorial flopez

75

identidade visual

apresentao
aprenda a vender bem seu projeto.

1. escrever bem imprescindvel. saber articular questes em design com consistncia e clareza fundamental. 2. apresentao de projeto no palestra para designers: prepare suas apresentaes de acordo com o perfil dos clientes - mostre contedo e no enrolao. 3. inclua a montagem da apresentao no planejamento do projeto: uma das etapas mais importantes em qualquer trabalho, exige tempo e energia. 4. utilize boas imagens e capriche nas simulaes, animaes, no texto ou em material impresso adicional. a hora em que voc est moldando a percepo do cliente. 5. defina a estratgia de apresentao que mais se adequa ao tipo de soluo proposta. comece estabelecendo claramente o enunciado do problema que voc resolveu. 6. defenda seu projeto com pacincia, seriedade e confiana.

76

tutorial flopez

identidade visual

a regra dos 5 Ps
ensaie, treine, prepare-se.

tutorial flopez

77

identidade visual

apresentao
1. escrever bem / 2. mostre contedo (sem exagero)

ops...

78

tutorial flopez

identidade visual

apresentao
3. planejamento / 4. boas imagens

hot site animao vdeo prottipo impresso texto fotos

typofreaks | Mait Lacerda

tutorial flopez

79

identidade visual

apresentao
5. estratgia / 6. defenda

construo / estruturar

clmax

bons argumentos geralmente nascem durante a criao das apresentaes de projeto. nessa etapa, um designer deve ser capaz de verbalizar o raciocnio visual existente numa soluo, descompactando sua intuio em explicaes convincentes.

rea de expectativa

rea de segurana

clmax

decupagem / consolidar

enunciado justificativa

soluo

80

tutorial flopez

identidade visual

_implementar
manual de uso e aplicao de identidade visual: crie um padro para seus projetos e repita-o adaptando o modelo a situaes especficas.

Na impossibilidade de resolver de antemo todos os possveis problemas relativos ao universo de aplicaes da marca (xxxxx), cabe a este manual fornecer o mximo de informaes necessrias para que a identidade visual desenvolvida seja aplicada de acordo com os objetivos do projeto. Com a finalidade de assegurar a utilizao da identidade criada de forma consistente e adequada, sugerimos que esta tarefa seja sempre executada por um profissional de programao visual, capaz de avaliar com competncia e bom senso as necessidades existentes em cada situao de uso e as informaes contidas nesse manual.

tutorial flopez

81

identidade visual

contedo:
resumido

: marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes

82

tutorial flopez

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito : assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes

tutorial flopez

83

identidade visual

contedo:
resumido

cores institucionais

marca / conceito assinaturas : cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes
cores de apoio

84

tutorial flopez

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio : fundos coloridos rea de proteo redues verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes

tutorial flopez

85

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos : rea de proteo redues verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes

86

tutorial flopez

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo : redues verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes

tutorial flopez

87

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues : verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes

88

tutorial flopez

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues verso pb : fonte institucional uso incorreto papelaria bsica aplicaes
Aller regular Aller display

tutorial flopez

89

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues verso pb fonte institucional : uso incorreto papelaria bsica aplicaes

90

tutorial flopez

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues verso pb fonte institucional uso incorreto : papelaria bsica aplicaes

tutorial flopez

91

identidade visual

contedo:
resumido

marca / conceito assinaturas cores institucionais / apoio fundos coloridos rea de proteo redues verso pb fonte institucional uso incorreto papelaria bsica : aplicaes

92

tutorial flopez

tutorial flopez

identidade visual

o universo da marca
uma identidade visual no apenas um carimbo para identificar produtos e servios - a expresso visual de uma personalidade corporativa e de uma experincia de consumo. procure explorar todo o potencial do seu projeto atravs do uso inteligente e criativo de cones, cores e tipografia (brandplay). seja envolvente, gere empatia e conquiste a audincia.
Some of the best logos are obvious, thats what makes them resilient. - Michael Bierut

tutorial flopez

93

identidade visual

marcas dinmicas (canvas/mutante)


alguns sistemas de identidade visual exploram o conceito de diversidade e flexibilidade de maneira bastante radical. conhecidas como marcas* dinmicas, so identidades constitudas por smbolos e/ou logotipos criados para funcionar como base e suporte para variaes de forma, composio ou preenchimento. nesses projetos a coeso do sistema proposto apia-se mais no comportamento do conjunto que na repetio padronizada de elementos visuais.

* pela terminologia do design grfico.

94

tutorial flopez

identidade visual

_aprender
parmetros de avaliao propostos por Norberto Chaves e Ral Belluccia*
* La Marca Corporativa (ed. Paids, 2003)

1. qualidade grfica genrica 2. ajuste tipolgico 3. suficincia

a composio dos elementos harmnica

8. vigncia

a soluo atual

o tipo de soluo adotado adequado

9. reprodutibilidade 10. legibilidade 11. pregnncia

a aplicao bastante vivel

a soluo supre as necessidades do projeto

graficamente fcil de ser lida

4. correo estilstica

a linguagem grfica adotada adequada

tem qualidades mnemnicas

5. compatibilidade semntica 6. inteligibilidade 7. versatilidade

os valores transmitidos pela marca so adequados

12. vocatividade

a soluo interessante

os valores so transmitidos claramente

13. singularidade

o desenho exclusivo e particular

resiste a contextos variados de uso

14. declinabilidade

o sistema criado pode ser ampliado

tutorial flopez

95

identidade visual

tica profissional
como analisar um projeto de identidade visual criado por outro profissional:

1. seja respeitoso. 2. tenha cautela se por ventura desconhecer aspectos fundamentais do projeto como: processo de criao, decises do cliente, objetivos estratgicos, desdobramentos, etc. 3. design no cincia exata. 4. o designer apenas um integrante da ampla equipe de criao e manuteno de uma marca: reconhea as limitaes das decises de design no contexto do negcio. 5. no julgue um projeto apenas pelo resultado. 6. sempre compartilhe os aspectos positivos e negativos do projeto com o cliente. 7. aprenda a diferenciar opinio tcnica de opinio pessoal.

96

tutorial flopez

identidade visual

_designers

Bradesco, 1997

Lindon Leader (us) 1957 Landor Associates Leader creative


www.landor.com | www.leadercreative.com
Federal Express, 1994

tutorial flopez

97

identidade visual

_designers

Bell, 1969

Saul Bass (us) 1920 - 1996 Saul Bass and Associates


www.saulbass.tv

United Airlines, 1973

98

tutorial flopez

identidade visual

_designers

NBC identity, 1986

Ivan Chermayeff (uk) 1932 Chermayeff & Geismar


www.cgstudionyc.com

Chase Manhattan bank identity, 1961

tutorial flopez

99

identidade visual

_designers

Westinghouse Electric Corporation, 1960

Paul Rand (us) 1914 - 1996 independente


www.paul-rand.com

International Business Machine, 1956

100 tutorial flopez

identidade visual

_designers

NYC Ballet, 2007

Paula Scher (us) 1948 Pentagram


www.pentagram.com

Citi Group Bank, 1998

tutorial flopez

101

identidade visual

_designers

Hering, 1992

Alexandre Wollner (br) 1928 FormInform


www.wollnerdesigno.com.br

Banco Ita, 1980

102 tutorial flopez

identidade visual

_designers

Banco Central do Brasil, 1975

Alosio Magalhes (br) 1927 - 1996 M+N+P // PVDI


www.pvdi.com.br

Unibanco (Banco Moreira Salles), 1965

tutorial flopez 103

104 tutorial flopez

tutorial flopez

_tipografia
105

tipografia

_glossrio ing/port
font: fonte
matriz (digital ou fsica) contendo um tipo especfico. atualmente um arquivo que funciona como um pequeno software.

foundry: fundio
empresa especializada na produo e comercializao / distribuio de fontes digitais. (licenciamento)

letterpress (printing): impresso tipogrfica


sistema de impresso industrial que se utiliza de tipos mveis, clichs de metal, fotopolmero e outras formas de transferncia de tinta por relevo. (relevografia) envolve uso de matrizes fsicas entintveis e prensas.

printing office: oficina tipogrfica


estabelecimento destinado a composio e impresso tipogrfica. + letterpress workshop / studio / shop
106 tutorial flopez

tipografia

_glossrio ing/port

type: tipo
modelo, classe, conjunto de caractersticas. + tipo: (1) pequeno bloco de metal ou madeira contendo em uma das faces relevo de sinal de escrita para ser reproduzido atravs de impresso. (ing. sort) (2) conjunto de sinais de escrita com caractersticas comuns (v. typeface).

type design: design de tipos


+ type designer: designer de tipos profissional que desenvolve tipos digitais.

typeface: tipo, desenho tipogrfico


+ denomina tambm um conjunto de tipos apresentando caractersticas visuais comuns, variantes de peso, postura ou estilo. (famlia tipogrfica)

tutorial flopez

107

tipografia

_glossrio ing/port

typesetting: composio tipogrfica typographer: tipgrafo


profissional que trabalha em oficinas tipogrficas executando tarefas de composio, paginao e impresso. + (hist. ing) tambm utilizado para se referir ao designer que possui proficincia no uso da tipografia como recurso de expresso.

typography: tipografia
conjunto de procedimentos e saberes relacionados as tarefas de criao, composio e uso de tipos. uma importante rea de pesquisa, atuao, produo, expresso, planejamento e pensamento. + tipologia (typology): estudo de tipos (padres) exibindo caractersticas comuns. expresso erroneamente utilizada como sinnimo de tipografia.

108 tutorial flopez

tipografia

_definio
Tipografia a rea do design grfico dedicada ao estudo, ao uso e a criao de letras, alfabetos e sistemas de escrita. um dos campos mais tradicionais do design, cujo desenvolvimento terico vem sendo construdo h mais de 500 anos.

tutorial flopez 109

tipografia

_definio
na tipografia podemos encontrar diversos fundamentos do design e uma diversidade de relaes inerentes experincia visual humana.

contexto, detalhe, ritmo, equilbrio, escala, textura, cor, contraste, percepo, hierarquia, mdulo, padro, tempo, e movimento.

110

tutorial flopez

tipografia

_definio a tipografia o tom de voz do texto, o jeito de falar e o sotaque.


grave, baixo, formal, moderno, tradicional, discreto, aristocrtico, rude, rpido, barroco, tcnico, irnico, bobo, alegre, enfadonho, popular, esnobe, carioca, francs ou alemo.

typography is what language looks like. - Ellen Lupton

tutorial flopez

111

tipografia

_definio
Na tipografia relaes aparentemente contraditrias so na verdade complementares e interdependentes.

unidade e conjunto, figura e fundo, semelhana e diferena, detalhe e todo, funo e esttica, tradio e tecnologia.
112
tutorial flopez

John Langdon

tipografia

Marcia Martins

Vladimir Tomin

Diego Cataldo e Sergio Rodrguez

tambm ferramenta de expresso.


Julia Valle Amandine Alessandra Fred Eerdekens

tutorial flopez

113

tipografia

_histria
at o comeo do sculo XV os livros eram produzidos individualmente atravs da escrita caligrfica e reproduzidos com o auxlio de copistas. eram objetos raros e caros, destinados aos poucos letrados do mundo.

manuscritos franceses (sc. XV e XIII)

114

tutorial flopez

tipografia

_histria
j existiam algumas tcnicas relacionadas a produo mecnica de livros e impressos, mas ningum ainda havia planejado um sistema que permitisse industrializar a produo por completo. por volta de 1450 o impressor alemo Johannes Gutenberg realizou essa tarefa.

tipos mveis: China sc. XI tipos mveis de metal: China sc. XIII

tutorial flopez

115

tipografia

_histria
Gutenberg no inventou a imprensa: todas as tecnologias de impresso j existiam. o que Gutenberg e seus scios fizeram foi aperfeioar um sistema de impresso ainda muito precrio, tornando-o uma cadeia de produo mais eficiente o que deu novo impulso a produo de livros e outros impressos.
bblia de 42 linhas
chumbo + antimnio

:tipos mveis reutilizveis; :padronizao do sistema; :prensa mecnica; :tinta a base de azeite; :papel de qualidade.

116

tutorial flopez

tipografia

_histria
a tipografia mecnica vivenciou cerca de 500 anos de evoluo tecnolgica contnua.

elementos principais: a. olho b. face(anterior) ou barriga c. corpo detalhes: 1. rebarba ou talude 2. risca ou ranhura 3. canal ou goteira 4. p

tutorial flopez

117

tipografia

_histria
antes de migrar para o ambiente digital, a tipografia experimentou o interldio tecnolgico da fotocomposio. A fotocomposio, sistema criado na dcada de 1950, substituiu os tipos fundidos por matrizes planas gravadas em filmes de acetato, facilitando a criao, modificao e o transporte de fontes.

incio da desmaterializao da tipografia.

118

tutorial flopez

tipografia

_histria
o surgimento do novo complexo tecnolgico digital exigiu um perodo de transio, e as primeiras fontes digitais caracterizam-se pela baixa qualidade de renderizao em tela. as letras eram construdas por pontos (pixels) acesos ou apagados.

tutorial flopez

119

tipografia

_histria
no comeo dos anos 80 surge o formato PostScript e as fontes passam a ser definidas por linhas de contorno escalveis. nesse formato as letras so construdas a partir de descries matemticas chamadas curvas de Bzier.

construo vetorial 'econmica' 120 tutorial flopez

tipografia

_histria
atualmente o vetor matemtico a substncia da tipografia, e as fontes digitais funcionam como pequenos softwares. uma vez instalada no computador a fonte habilita programas de edio de texto a interpretar visualmente os caracteres do alfabeto de forma particular.

tutorial flopez

121

tipografia

_tecnologia
a evoluo do arquivo tipogrfico digital
~ 2000

TrueType

Type 1 (ATM) OpenType .inf

.ttf

.pfb
binary (outline)

.pfm /afm
metric

.otf

aprox. 10 - 250 kb 256 caracteres

multiplataforma (Mac + PC) gde. capacidade de armazenamento possibilidade de programao

65.536 caracteres

122

tutorial flopez

tipografia
recursos OpenType (features)

_tecnolo

OpenType .otf

programao

tutorial flopez 123

tipografia

varincia planejada - substituio contextual automtica

124 tutorial flopez

tipografia

_desktop / web fonts


designer usurio

desktop font

desktop font

web-safe fonts (MS core fonts for web)

verdana times arial courier georgia trebuchet comic


tutorial flopez

125

tipografia
desktop font desktop font

@ font face

designer

usurio

web fonts
licena para uso na web

woff + drm
digital rights management

designer

usurio

arquivo cdigo

provedores de tipografia

126

tutorial flopez

tipografia

_tipo digital (typeface)


fonte: conjunto alfabtico bsico e ampliado

caixa alta

caixa baixa

small caps

alinhados / oldstyle

smbolos / pontuao

diacrticos / ligaturas

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 1234567890 @ ! & * # % + = ? $ . , : ; [ ]{ }


tutorial flopez

127

tipografia

_tipo digital (typeface)


o conjunto alfabtico: bsico e ampliado

caixa alta

caixa baixa

alinhados / oldstyle (algarismos de texto)

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 01234567890 01234567890 @ ! & * # % + = ? $ . , : ; [ ]{ }

128 tutorial flopez

tipografia
idiomas // variaes do desenho (glifos) // ligaturas // smbolos especiais // ornamentos

www.parachute.gr
tutorial flopez 129

tipografia

_tipo digital (typeface)


ampliando um conceito tipogrfico: fonte, variantes e famlia

base de criao

normal

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

planejamento tipogrfico: estudos iniciais prevendo a ampliao do projeto

130 tutorial flopez

tipografia

_tipo digital (typeface)


ampliando um conceito tipogrfico: fonte, variantes e famlia

base de criao

normal

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz


9 - 16 1 - 9

variante de peso

bold

variante de postura

itlico

peso + postura

bold itlico

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz abcdefghijklmnopqrstuvwxyz


oblquo itlico tutorial flopez

131

tipografia

_tipo digital (typeface)


ampliando um conceito tipogrfico: fonte, variantes e famlia
ultra light thin light roman normal bold heavy black Helvetica

Max Miedinger, 1956

132

tutorial flopez

tipografia

_tipo digital (typeface)


ampliando um conceito tipogrfico: fonte, variantes e famlia
combinaes:

light condensed light light extended roman light extended oblique bold extended black extended oblique

peso postura largura

tutorial flopez 133

tipografia
Super famlia Thesis Luc (as) de Groot, 1994 - 99

_tipo digital (typeface)

ampliando um conceito tipogrfico: fonte, variantes e famlia

sans

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstu


Scala: mesmo conceito com serifa e modulao diferente. Martin Majoor, 1993

serif

134 tutorial flopez

tipografia

ferramentas de expanso tipogrfica


superpolao

manual (oldschool)

multiple master: interpolao

tutorial flopez 135

tipografia

_nomenclatura
linhas guias: o grid de construo no design de tipos. altura-de-x: proporo interna estabelecida entre as minsculas e o corpo tipogrfico.

linha das maisculas

linha das ascendentes

linha mdia (meanline) altura-de-x (x-height) linha de base (baseline)

linha das descendentes

136 tutorial flopez

tipografia altura de x

corpo = ascendente + descendente


medida em pontos

1 ponto = 0,3515 mm

pequena

grande

venetian 301 -

40%

antique olive -

85%

mesmo corpo em pontos com propores internas diferentes: sensao visual de tamanhos diferentes.
tutorial flopez

137

tipografia

_nomenclatura
eixo e contraste: inclinao da ferramenta de construo e variao de espessura do trao.
Garamond Bodoni Gill Sans

contraste acentuado eixo inclinado (negativo)

contraste acentuado eixo vertical

contraste imperceptvel eixo vertical

eixo (axis)

138 tutorial flopez

tutorial flopez

tipografia

_nomenclatura
eixo e contraste: inclinao da ferramenta de construo e variao de espessura do trao.

ngulo

presso

rotao

contraste gerado por diferentes tipos de ferramenta

variao de contraste gerado pelo movimento

tutorial flopez 139

tipografia

_relaes espaciais
mtrica: ajustes espaciais que interferem na aparncia geral do texto.

: entreletra / espacejamento
relao horizontal dos caracteres.

: entrelinha
relao vertical dos caracteres.

ja hg

140 tutorial flopez

tipografia

_relaes espaciais
: entreletra / espacejamento
existem duas maneiras de se ajustar a relao os caracteres num texto: tracking e kerning.

o tracking um ajuste global do texto.


% ou pontos

relao definida pelo typedesigner.

formao inconsistente das palavras.

leitura truncada.

tutorial flopez

141

tipografia

_relaes espaciais
: entreletra / espacejamento
existem duas maneiras de se ajustar a relao os caracteres num texto: tracking e kerning.
zona de Kern

o kerning um ajuste pontual entre um par especfico de letras.

relao definida pelo typedesigner.

142 tutorial flopez

tipografia

_anatomia
anatomia tipogrfica: importante para a comunicao em termos comuns e precisos.
vrtice ascendente terminal espinha

serifa

xefgpa
barra brao ombro arco orelha counter bojo haste perna arremate link olho cauda descendente

espora

tutorial flopez 143 60

tipografia

serifas: arremates na estrutura tipogrfica. atuam como guias na varredura rpida das linhas e ajudam a reforar o contorno das palavras auxiliando o processo de leitura.

serifa de topo

serifa de base

espora

144 tutorial flopez

tipografia

a serifa surgiu como um arremate ornamental das letras: sua aparncia geralmente indica a ferramenta e a tcnica utilizada na criao da escrita. por esse motivo, as serifas tm servido como importante parmetro na classificao tipogrfica.

escrita lapidar

caligrafia

tipografia

tutorial flopez 145

tipografia

_classificao
a classificao dos tipos uma das tarefas mais importantes e ingratas da tipografia. os sistemas de classificao tm por objetivo organizar e categorizar os alfabetos para facilitar a pesquisa acadmica e orientar a produo de novos projetos. a maioria dos sistemas de classificao ainda se baseia no trabalho do pesquisador francs Maximilien Vox (1894 - 1974), que procurou combinar informaes relacionadas a origem histrica dos tipos com suas respectivas caractersticas visuais.

sistema Thibaudeau: 1. antigas; 2. egpcias; 3. elzevires; 4. didots

146 tutorial flopez

tipografia

_classificao
antigas (pr-venezianas)
antes de 1400

modernas (didones)

humanistas (venezianas)
1400 - 1500

garaldinas (old style)


1600

transicional (neo clssica)


1700

serifa quadrada (slab)

display (decorativas)
1900

tip. digital

2000

sem serifa (grotescas)


1700 - 1800

classificao derivada da proposta da pesquisadora Karen Cheng

antigas (Old English)

humanistas (Centaur)

garaldinas (Garamond)

transicional (Baskerville)

modernas (Bodoni)

serifa quad. (Rockwell)

sem serifa (Helvetica)

display (Mistral)

tip. digital (Scala)

tutorial flopez 147

tipografia http://typographeee.com/

148 tutorial flopez

tipografia
publicao de Lance Schmittling, Jennifer Higerd e Dominic Flask

tutorial flopez 149

tipografia

_licenas
fontes digitais so softwares. quando voc compra um software na verdade est adquirindo uma cpia licenciada especfica para o uso que pretende fazer. contabilize a aquisio de fontes digitais como um custo de projeto: a maioria das fontes custa menos que 1 cartucho de tinta de impressora ou cerca de 1% do custo de produo de muitos trabalhos. em alguns projetos podemos investir em tipografia, assim como num acabamento especial ou outra cor de impresso. quando esse investimento no possvel ainda assim existem boas opes para se trabalhar corretamente com fontes digitais.

fontes custam muito pouco quando comparado ao que podem fazer pelo seu trabalho.

150 tutorial flopez

tipografia
www.fontsquirrel.com | + 900 projetos!

tutorial flopez

151

tipografia

_type designers

Base 9, 1995

Zuzana Licko (cz) 1961 Emigre


www.emigre.com Citizen*, Matrix, Triplex, Matrix Script, Dogma, Filosofia, Tarzana, Solex
*utilizada nesta apresentao

Mrs Eaves, 1996

152

tutorial flopez

tipografia

_type designers

Fedra, 2001

Peter Bil'ak (cz) 1973 Typotheque


www.typotheque.com Eureka, Masterpiece
Greta, 2007

tutorial flopez 153

tipografia

_type designers

Disturbance, 1993

Jeremy Tankard (uk) 196? Typography.net


http://typography.net Alchemy, Enigma, Cordel, Trilogy, Fenland
Bliss, 1996

154 tutorial flopez

tipografia

_type designers

Mason, 1992

Jonathan Branbrook (uk) 1966 Virus Fonts


www.virusfonts.com Priori, Bastard, Exocet, False Idol, Infidel, Moron, Newspeak, Olympukes, Sarcastic

Regime, 2008

tutorial flopez 155

tipografia

_type designers

Ministry Script, 2008

Alejandro Paul (ar) 1972 Sudtipos


http://sudtipos.com Fiance, La Portenia, Brisa, Diplomatic, Kilo, Business Penmanship, Semilla.

Brownstone, 2010

156 tutorial flopez

tipografia

_type designers

Fontana, 2001

Rubn Fontana (ar) 1942 Fontana Diseo


http://fontana-d.com Chaco, Palestina, Distfano, La Nacin, Neu, Bodoni Sophia, Microletra

Andralis, 2001

tutorial flopez

157

tipografia

_type designers

Encorpada, 2011 - 2012

Eduilson Coan (br) 1983 Dootype


www.dootype.com.br/ Delicatta, Maestra, Fluence, Niks.
Ninfa, 2008 - 2012

158 tutorial flopez

tipografia

_type designers

Elementar, 2002 - 2011

Gustavo Ferreira (br) 1977 Hipertipo


www.hipertipo.net Quantica, Publica
UnB Pro e Office, 2007

tutorial flopez 159

160 tutorial flopez

tutorial flopez

_diagramao
161

diagramao

_definio
diagramar determinar a disposio dos elementos em uma pea grfica. em um trabalho de diagramao o designer tem por objetivo organizar a informao existente estabelecendo uma ordem capaz de ser compreendida e apreendida.

162 tutorial flopez

diagramao

_definio
diagramar determinar a disposio dos elementos numa pea grfica.
as Leis da Simplicidade, Maeda.

"A organizao faz com que um sistema de muitos parea de poucos." John Maeda.
2a lei: organizar

reduzir a complexidade para facilitar a navegao. facilitar a navegao para permitir um acesso rpido e eficiente a informao. isso o que fazemos.

tutorial flopez 163

diagramao

_definio
em um projeto grfico, quando os elementos no esto relacionados entre si de maneira consistente, o layout acaba apresentando uma variao excessiva de linhas e volumes gerados por relaes matemticas aleatrias. quando tornamos essas relaes proporcionais ou coincidentes estamos reduzindo a quantidade de informao no essencial (rudos) tornando a comunicao mais clara e objetiva.

164 tutorial flopez

diagramao

_organizao
estabelecendo relaes visuais coincidentes possvel simplificar o layout sem remover um nico elemento - apenas organizando a informao. a organizao estabelece uma hierarquia de leitura no material diagramado.

"Tudo relativo, design relao". - Paul Rand.

hierarquia = organizao

tutorial flopez 165

diagramao

relaes e hierarquia
3 aspectos bsicos para uma organizao visual: 1. repetio
a repetio de padres (elementos, relaes, cores) reduz a necessidade de ateno destinada a compreenso do sistema. cuidado! estruturas muito complexas quando repetidas demasiadamente podem se tornar cansativas / repetio = volume.

2. alinhamento
linhas coincidentes estabelecem sequncias lgicas de leitura e auxiliam a apreenso da informao. cuidado! identifique situaes em que ruptura e desalinhamento podem contribuir com o dinamismo e a vitalidade de uma pea grfica.

3. proporo
relaes visuais baseadas em valores proporcionais facilitam a combinao de formas e volumes tornando o layout mais coeso e consistente. cuidado! no permita que o excesso de rigidez torne seu sistema inflexvel. trabalhe com unidades derivadas de relaes matemticas simples.

166 tutorial flopez

diagramao

_o grid
para organizar um contedo na rea de trabalho, o designer cria uma estrutura grfica chamada grid (grade). o grid geralmente constitudo por linhas perpendiculares que vo gerar reas (mdulos) para serem ocupadas por texto, imagens ou que permanecero vazias.

coluna

mdulo

espao

estrutura / grid

montagem

tutorial flopez 167

diagramao o sistema

_o grid
depois de criar a estrutura o designer deve estabelecer as regras de funcionamento do sistema - sem isso o grid no serve pra muita coisa.

The grid system is an aid, not a guarantee. It permits a number of possible uses and each designer can look for a solution appropriate to his personal style. But one must learn how to use the grid; it is an art that requires practice. - Josef Mller-Brockmann.
168 tutorial flopez

diagramao

_o grid
as vantagens de se trabalhar com um grid: :clareza o grid introduz uma ordem sistemtica num layout, diferenciando tipos de informao e facilitando a navegao entre eles (hierarquia). :eficincia permite que o designer diagrame rapidamente uma quantidade enorme de informao, como livros, catlogos, relatrios anuais, etc. :identidade permite que vrios designers trabalhem no mesmo projeto ou numa srie de projetos correlatos ao longo do tempo sem comprometer as caractersticas essenciais do projeto.

tutorial flopez

169

identificao

margem superior

diagramao
ttulo

_o grid

36 pts hangline (varal)

as vantagens de se trabalhar com um grid:

:clareza o grid introduz uma ordem sistemtica num layout, diferenciando tipos de informao e facilitando a navegao entre eles (hierarquia).
texto margem esquerda (externa) 18/18 :eficincia permite que o designer diagrame rapidamente uma quantidade enorme de informao, como livros, catlogos, relatrios anuais, etc. limites retrteis margem direita (interna)

:identidade permite que vrios designers trabalhem no mesmo projeto ou numa srie de projetos correlatos ao longo do tempo sem comprometer as caractersticas essenciais do projeto.

flio

tema da aula

170 tutorial flopez


margem inferior

vetor

_o grid
a complexidade e a configurao de um grid estabelecida quando o designer toma conhecimento da informao que necessita organizar. quanto mais complexo o trabalho, mais flexvel o grid deve ser.

volume de texto

quantidade e dimenso das imagens

formato, cores

contedo

suporte + produo

tutorial flopez

171

diagramao

_criando um grid
passo 1 // formato de acordo com seu projeto, defina o formato e as dimenses da rea de trabalho. procure compreender as relaes inerentes a essas medidas e propores.

retrato quadrado paisagem


vertical (ativo)

irregular

horizontal (passivo)

central (equilibrado)

instvel (movimento)

A3
172
tutorial flopez

diagramao

_criando um grid
passo 2 // margens estabelea as margens do seu projeto. alm de proteger o contedo de interferncias externas, as margens definem a sua rea de trabalho: a mancha grfica.
a

mancha grfica

b margens proporcionais

a margens iguais

c margens diferentes

obs.: no se esquea dos elementos marginais, como: flio, cabealhos, navegao, notas, etc.

tutorial flopez

173

diagramao

_criando um grid
passo 3 // texto a partir das definies de identidade visual de seu projeto, estabelea padres e medidas tipogrficas para todas as situaes possveis no uso de texto.
legenda: corpo 6/9, fonte sans verso itlico, alinhado pela esquerda; texto corrido: corpo 9/12, fonte serif verso normal, alinhado pela esquerda; citao: corpo 12/16, fonte serif verso itlico, centralizado; ttulo: corpo 18/18, fonte sans verso bold, alinhado pela esquerda; flio: corpo 6, fonte sans verso normal, alinhado pela margem. (InDesign: styles)

174 tutorial flopez

diagramao

_criando um grid
dica: estabelea valores matemticos relacionados na definio do corpo dos diferentes padres tipogrficos de seu projeto. isso facilita a combinao e o alinhamento do texto em projetos mais complexos.

ex. unidades de 3 e 4 pontos

.. 4, 6, 8, 9, 12, 15, 18, 36... 2874. 4 3 , 9 po cor a mais! nunc

36 pt
corpo 18 corpo 9 corpo 6

tutorial flopez

175

diagramao

_criando um grid
passo 4 // tipos de grid uma vez definida a mancha grfica, voc pode seguir por alguns caminhos de acordo com o tipo de contedo que pretende organizar. os principais so:

grid de colunas

grid modular

176 tutorial flopez

diagramao

_criando um grid
grid de colunas coluna a rea resultante da diviso vertical do espao. um grid de colunas indicado tanto para peas grficas simples quanto complexas, garantindo uma diagramao constante e relativamente regular. // largura : estabelea a largura de suas colunas em funo do corpo de texto de seu projeto. uma boa coluna deve comportar de 45 a 70 caracteres por linha.
livro selo cartaz outdoor ...

"As linhas devem ser longas o suficiente para conter um pensamento completo." - Erik Spiekermann
gutter (sarjeta / entrecoluna)

tutorial flopez

177

diagramao

_criando um grid
grid de colunas // flexibilidade : voc pode estabelecer colunas de texto de diferentes larguras utilizando as divises verticais de seu grid. cada medida pode comportar um padro de texto diferente, trazendo mais variedade e hierarquia pra sua pgina. crie regras claras de uso e utilize-as em todo o projeto.
ttulos

legendas

texto corrido

178 tutorial flopez

diagramao

_criando um grid
grid de colunas // linhas horizontais : estabelea no seu grid linhas horizontais paralelas (baselines) para posicionar o texto. utilize medidas tipogrficas: isso facilita o encaixe das linhas e a relao entre os padres estabelecidos para as diferentes situaes de texto. lembre-se de utilizar os valores da entrelinha, pois a medida que determina a distncia real entre as linhas de base do texto.
baseline grid

9/9

9/12

+ entrelinha

tutorial flopez 179

diagramao

_criando um grid
grid modular o grid modular constitudo pela diviso do espao de trabalho em pequenas unidades iguais: os mdulos. o mdulo a unidade de diviso usada para definir tudo no grid: margens, colunas, reas e regras de montagem. um grid modular tem por caracterstica a flexibilidade, baseada em relaes matemticas racionais e regulares.

mdulo

180 tutorial flopez

diagramao

_criando um grid
grid modular // definir o mdulo : leve em considerao a escala e o tipo de contedo que precisa diagramar.
margem int: 3 + 1

margem sup: 2

pos tit: 5h / 2v hangl: 7

icon: 1 in

leg: 3

col 1: 6

col 2: 6

// regras de uso : crie padres e estabelea regras de uso que agilizem a montagem de suas pginas utilizando o mdulo como unidade de construo. cuidado: excesso de flexibilidade pode fragilizar a percepo de padres visuais.

gutter: 1

margem ext: 3

gutter: 1

flio: 1 off

margem inf: 3

tutorial flopez

181

diagramao

_criando um grid
passo 5 // imagens procure estabelecer alguns padres com relao ao formato e a dimenso das imagens utilizadas em seu projeto: isso facilitar bastante a montagem das pginas. utilize valores compatveis com a unidade do grid (mdulo ou medida tipogrfica) para facilitar o alinhamento dos elementos.

mesmo tamanho

tamanhos relacionados

mesmo tamanho, orientao variada

182 tutorial flopez

diagramao

_criando um grid
passo 6 // montagem experimente seu sistema exaustivamente: a cada experincia voc reavalia suas decises para consolidar e aperfeioar o projeto. se tudo estiver ok, mos obra!

espelho: planejamento e viso global do projeto

tutorial flopez 183

diagramao

_texto
formas de alinhamento e algumas consideraes. : texto alinhado pela esquerda padro tradicional, indicado para colunas de texto curtas ou longas. apresenta quebra de linha irregular e geralmente no hifenizada. espacejamento inalterado. exige ajustes pontuais para melhorar a aparncia final do texto. : texto alinhado pela direita pouco comum, indicado para casos particulares e com restries (legendas curtas). apresenta quebra de linha regular mas comeo de linha irregular, o que dificulta o movimento de retorno. geralmente no hifenizado. espacejamento inalterado.

Wim Crouwel tipgrafo e designer grfico, nascido na Holanda na cidade de Groningen em 1928. Iniciou seus estudos em artes plsticas em 1946 na academia de arte Minerva (Groningen) onde teve contato com o trabalho do cartazista art dco Cassandre. Reconhecido pela qualidade de suas ilustraes, os projetos do artista francs tambm se destacavam pelo aspecto plstico e refinado dos alfabetos que desenhava. Essa caracterstica teria servido como o estopim do interesse pessoal de Crouwel no desenvolvimento de suas primeiras experincias tipogrficas. Em 1952, aps completar seus estudos preliminares, Crouwel muda-se para Amsterdam e sob a orientao do professor Charles Jongejans inicia uma promissora carreira como designer grfico. Ao lado de seus colegas Otto Treumann e Dick Elffers, Wim Crouwel destacava-se com trabalhos de grande investigao formal, aprofundando sua linguagem grfica em uma vasta gama de cartazes, calendrios e peas de publicidade - tendo como principais clientes museus e fundaes de arte.

184 tutorial flopez

diagramao

_texto
formas de alinhamento e algumas consideraes. : texto justificado padro literrio precursor, produz um bloco compacto de texto. indicado sobretudo para colunas de texto longas. apresenta quebra de linha regular e geralmente hifenizada. espacejamento irregular compensado a cada linha. em muitos casos produz acidentes grficos. : texto centralizado pouco comum, indicado para textos curtos em peas grficas orientadas por um eixo de simetria central. apresenta quebra de linha e comeo irregular, o que tambm dificulta o movimento de retorno. geralmente no hifenizado. espacejamento inalterado.

Wim Crouwel tipgrafo e designer grfico, nascido na Holanda na cidade de Groningen em 1928. Iniciou seus estudos em artes plsticas em 1946 na academia de arte Minerva (Groningen) onde teve contato com o trabalho do cartazista art dco Cassandre. Reconhecido pela qualidade de suas ilustraes, os projetos do artista francs tambm se destacavam pelo aspecto plstico e refinado dos alfabetos que desenhava. Essa caracterstica teria servido como o estopim do interesse pessoal de Crouwel no desenvolvimento de suas primeiras experincias tipogrficas. Em 1952, aps completar seus estudos preliminares, Crouwel muda-se para Amsterdam e sob a orientao do professor Charles Jongejans inicia uma promissora carreira como designer grfico. Ao lado de seus colegas Otto Treumann e Dick Elffers, Wim Crouwel destacava-se com trabalhos de grande investigao formal, aprofundando sua linguagem grfica em uma vasta gama de cartazes, calendrios e peas de publicidade - tendo como principais clientes museus e fundaes de arte.

tutorial flopez 185

diagramao

_texto
Emil Ruder (1914 - 1970) regra incondicional: o texto tem de ser lido com facilidade.

1. o volume de texto composto em uma pgina nunca deve superar aquilo que o leitor possa enfrentar com facilidade; 2. linhas com mais de 60 caracteres so difceis de ler; 3. o espao entre as palavras e a entrelinha esto intimamente relacionados e tm influncia extremamente importante sobre a leitura feita sem esforo;

186 tutorial flopez

diagramao Josef Mller-Brockmann (1914 - 1996)

referncias:

Wim Crouwel - mr. Gridnik (1928 - )

o grid como filosofia e forma de expresso

tutorial flopez 187

diagramao

_hierarquia tipogrfica
uma hierarquia tipogrfica bem construda um slido sistema de organizao de contedo. ela facilita a tarefa do leitor de localizar e relacionar no texto situaes de distino, destaque e mudana de valor. cada situao deve ser claramente indicada atravs de recursos espaciais (recuo, entrelinha ou posio na pgina) ou grficos (sinal, tamanho, estilo, cor ou tipo).

188 tutorial flopez

diagramao

_combinando tipos
existem 2 situaes indicadas para a combinao de tipos em projetos de comunicao visual. ambas tem por objetivo estabelecer e evidenciar uma relao harmnica entre os planos hierrquicos e as camadas de significado do projeto. + relao de similaridade / baixo contraste a relao entre os planos hierrquicos estabelecida de forma sutil, apesar de ainda ser claramente percebida. apoia-se geralmente no uso de variantes de uma mesma famlia tipogrfica (ou tipos com estrutura correlata). + relao de distino / alto contraste a relao entre os planos hierrquicos evidenciada atravs do uso de tipos bastante diferentes. importante ressaltar que todos os tipos utilizados devem apresentar alguma relao conceitual com o contedo do projeto. sugesto: um tipo para o texto, outro para ttulos. se for combinar dois tipos no texto corrido iguale a altura-de-x. - conflito / contraste indefinido ocorre quando so utilizados tipos com caractersticas semelhantes mas estruturas e propores diferentes. ajude o leitor a compreender as diferenas.
tutorial flopez 189

_anti-grid
mas nem s de linhas retas e organizao vive o design... rebeldia e experimentao sempre fizeram parte da histria do design grfico: do Dad Revoluo Digital, muitos enfrentaram os princpios cristalizados do bom design para explorar as possibilidades expressivas da pgina. ao rejeitar noes convencionais de sintaxe e hierarquia, implodiram o grid e fizeram de seus layouts verdadeiros laboratrios visuais. Rudy Vanderlans + Katherine McCoy Edward Fella + April Greiman + David Carson

"O caos uma ordem por decifrar."

tutorial flopez

190

diagramao Ludwig Wittgenstein

dia grama o

April Greiman (1948-)

191

tutorial flo pez

192 tutorial flopez

tutorial flopez

_vetor
193

vetor

_definio
as letras em uma fonte digital so constitudas por segmentos de curva gerados a partir de complexas equaes matemticas. estes segmentos, quando fechados, do origem ao que chamamos de contorno vetorial das letras. com o auxlio de softwares esses contornos podem ser ampliados ou reduzidos sem alterar sua forma, o que permite que uma letra tenha sempre a mesma aparncia quando reproduzida. (scalable outlines)
x

o vetor matemtico a matria-prima da tipografia digital.


x = at + bt + ct + d / x = at + bt + c x

194 tutorial flopez

vetor

_definio
o vetor se parece a uma linha tnsil unida por pontos e encurvada por meio de alavancas. classificao quanto a localizao e manuseio dos pontos:
direo cspide (cusp) suave (smooth)
x

end point end point tangente


x

simtrico

pontos da curva (on-curve) bcp / bzier* control points (off-curve) handles (alavancas para controlar as curvas)
*baseiam-se em tcnicas algbricas desenvolvidas por Pierre Bzier na Frana, nos anos 1960 e 70.

tutorial flopez 195

vetor

_vetorizao
a vetorizao (construo de vetores) uma etapa extremamente importante no processo de criao de uma fonte digital. na maioria das vezes essa tarefa consiste na reinterpretao de um desenho analgico. alguns programas automatizam essa etapa do trabalho, exigindo do designer um bom controle sobre as definies tcnicas da ferramenta responsvel por preservar ou eliminar caractersticas do desenho analgico na verso vetorial.
original analgico: fidelidade x reinterpretao

alto nvel de rudo

baixo nvel de rudo

196 tutorial flopez

vetor

_funcionamento
noes bsicas: linha/forma . dentro/fora
2 formas combinadas (interseo) fora dentro fora dentro fora forma

dentro

linha

linha

forma

o contorno vetorial (path) deve estar completamente fechado para o computador interpretar um conjunto de vetores como forma e no como linha, permitindo assim o seu preenchimento. quando combinamos duas formas que se interceptam inteira ou parcialmente o computador interpreta a interseo como um limite interno da forma, e essa parte permanece vazada. (no preenchida)

tutorial flopez 197

vetor

_construo
1. quantidade: nem de menos, nem de mais > apenas o necessrio.

a.

b.

ok!
a. poucos pontos > poucas curvas longas. gera alavancas muito sensveis controlando curvas muito tensionadas. controle prejudicado. b. muitos pontos > muitas curvas curtas alm de constituir informao intil, o excesso de pontos e alavancas torna a manipulao das curvas muito mais complexa, criando grande possibilidade de irregularidades no desenho.

198 tutorial flopez

vetor

_construo
2. localizao: extremidades e paralelismo identifique as extremidades horizontais e verticais do seu desenho: esses locais necessitam de pontos (on-curve). nas extremidades verticais os pontos de controle (bcp) estaro sempre alinhados horizontalmente; enquanto nas extremidades horizontais os pontos estaro alinhados verticalmente. regra do paralelismo

incorreto

correto

alinhado horizontalmente

alinhado verticalmente

tutorial flopez 199

vetor

_construo
3. sobreposio de curvas: overlapping overlapping uma tcnica de construo vetorial recomendada e largamente utilizada no type design. trabalhando com estruturas desconectadas e curvas sobrepostas o designer ganha mobilidade na montagem dos caracteres e na edio de pontos do contorno vetorial. este procedimento tambm permite maior controle sobre a gerao automtica de variantes tipogrficas conhecida como interpolao.
detalhes de construo da fonte Pocket, de Gustavo Soares:

200 tutorial flopez

vetor

_construo
4. similaridade: regra do 1/3 outra prtica tradicional no type design a diviso de curvas regulares em trs partes menores e iguais. apesar de no constituir uma exigncia tcnica, esse procedimento leva a criao de alavancas (handles) de tamanhos similares, distribuindo de maneira equilibrada a influncia de cada ponto na curva e facilitando sua manipulao.

ok!

1/3 1/3 1/3

a regra do 1/3 mais uma tcnica de refinamento que efetivamente de construo.

tutorial flopez 201

202 tutorial flopez

tutorial flopez

_referncias
203

referncias

bibliografia sugerida:

tipografia

Pensar com Tipos, Ellen Lupton, ed. CosacNaif Esse Meu Tipo, Simon Garfield, ed. Zahar Elementos do Estilo Tipogrfico, Robert Bringhurst, ed. CosacNaif A Forma Slida da Linguagem, Robert Bringhurst, ed. Rosari Sinais e Smbolos, Adrian Frutiger, ed. Martins Fontes A Linguagem Invisvel da Tipografia, Erik Spiekermann, ed. Blucher Escritas, Espelho dos Homens e das Sociedades, Ladislas Mandel, ed. Rosari A Herana Escultrica da Tipografia, Norberto Guadncio Jr., ed. Rosari Histrias de Alfabetos, Hermann Zapf, ed. Rosari

204 tutorial flopez

referncias

+ tipografia

Designing Typefaces, David Earl, RotoVision The Education of a Typographer, Steven Heller, Allworth Press Anatomy of a Typeface, Alexander Lawson, David Godine Publisher The Stroke - Theory of Writing, Gerrit Noordzij, Hyphen Press Counterpunch, Fred Smeijers, Hyphen Press Designing Type, Karen Cheng, ed. Yale University Press While you're Reading, Gerard Unger, ed. Mark Batty Publisher About Face: Reviving the Rules of Typography, David Jury, RotoVision Revista Tupigrafia, Claudio Rocha e Tony de Marco, OTSP Press Tipografa Latinoamericana, Un Panorama Actual y Futuro, org. Vicente Lamnaca,Wolkowicz Editores
tutorial flopez 205

referncias

+ tipografia

O Design Brasileiro de Tipos Digitais, Ricardo Esteves, ed. Blucher Tipografia Vernacular Urbana, Ftima Finizola, ed. Blucher Tipografia Digital, Priscila Farias, ed. 2AB

branding estratgia gesto

The Brand Gap - O Abismo da Marca, Marty Neumeier, Bookman Zag, a Estratgia Nmero 1 das Marcas de Sucesso, Marty Neumeier, Bookman Design Thinking, Tim Brown, ed. Campus Design Thinking - Inovao em Negcios, vrios autores, MJV Press Briefing: a Gesto do Projeto de Design, Peter L. Phillips, ed. Blucher Gesto Estratgica do Design, Robert Brunner & Stewart Emery, M. Books O Fator VDM, Luis Marcelo Mendes, m Editorial

206 tutorial flopez

referncias

id. visual

A herana do Olhar: o Design de Alosio Magalhes, Joo Leite, Senac Rio Sistemas de Identidade Visual, de Maria Lusa Pen, ed. 2AB Manual de Identidade Visual, Daniella Michelena Munhoz, ed. 2AB Logotipo vs Logomarca - a Luta do Sculo, Bruno Porto, ed. 2AB Design de Identidade da Marca, Alina Wheeler, Bookman Design de Logotipos que Todos Amam, David Airey, Alta Books Editora Conversas com Paul Rand, Michael Kroeger (org.), ed. CosacNaif Paul Rand, Steven Heller, Phaidon Press Marks of Excellence, Per Mollerup, Phaidon Press Symbol, Steven Bateman & Angus Hyland, Laurence King Publishers
tutorial flopez 207

referncias

naming

Naming, o Nome da Marca, Delano Rodrigues, ed. 2AB Marcas & Sinalizao, Norberto "Lel" Chamma, ed. Senac SP

diagram.

Grids (coleo Design Bsico), Gavin Ambrose & Paul Harris, Bookman Grid: Construo e Desconstruo, Timothy Samara, ed. CosacNaif Grid Systems in Graphic Design, Josef Mller-Brockmann, ed. Niggli O Livro e o Designer II, Andrew Haslam, ed. Rosari

outros

Novos Fundamentos do Design, Ellen Lupton & Jennifer Cole, ed. CosacNaif Design, Cultura e Sociedade, Gui Bonsiepe, ed. Blucher As Leis da Simplicidade, John Maeda, ed. Novo Conceito Linguagens do design: Compreendendo o Design Grfico, Steven Heller, ed. Rosari

208 tutorial flopez

referncias

links interessantes:

tipografia

Font Squirrel (free fonts): www.fontsquirrel.com Lost Type-Co (pay-what-you-want type foundry): www.losttype.com My Fonts (distribuidora): www.myfonts.com Thinking with Type (Ellen Lupton): www.thinkingwithtype.com Fontstruct: http://fontstruct.fontshop.com FontForge (editor de tipografia online): http://fontforge.org/ Typophile (forum): www.typophile.com Font Feed (informativo Font Shop): http://fontfeed.com Google Web Fonts: www.google.com/fonts/

tutorial flopez 209

referncias

tipografia

I Love Typography (blog): http://ilovetypography.com ATypI: www.atypi.org Type Directors Club: www.tdc.org SOTA (aficcionados por tipografia): www.typesociety.org We Love Typography (blog): http://welovetypography.com Ralf Herrmann, Wayfinding & Typography: http://opentype.info/blog

type games

Kern Type: http://type.method.ac Type Pairs: www.outrasfontes.com/typepairs.htm Shape Type: http://shape.method.ac Type Connection: www.typeconnection.com

210 tutorial flopez

referncias

foundries + designers BR

Tipos Latinos: www.tiposlatinos.com Tipos do Brasil (blog): www.tiposdobrasil.com Tipocracia: www.tipocracia.com.br Outras Fontes (Ricardo Esteves): www.outrasfontes.com Just in Type (Tony de Marco): www.justintype.com.br Tipos do Acaso: www.tiposdoacaso.com.br Eduardo Recife: www.misprintedtype.com Isacotype (Isac Rodrigues): http://isacotype.com

foundries + designers PT

Tipgrafos.Net (pt): http://tipografos.net DSType (Dino dos Santos): www.dstype.com


211

tutorial flopez

referncias

foundries + designers AL

Type Together: www.type-together.com Omnibus-Type (ar): http://omnibus-type.com Pampa Type (mx): http://pampatype.com Gabriel Martnez Meave (mx): www.meave.org/78054/typography Sudtipos (ar): http://sudtipos.com Latinotype (cl): www.latinotype.com Huerta Tipogrfica (ar): www.huertatipografica.com.ar Tipotype (uy): www.tipotype.com Vicente Lamnaca (uy): http://lamonaca.org Letritas (cl): http://letritas.blogspot.com.br

212

tutorial flopez

referncias

foundries + designers W

Underware: www.underware.nl Linotype: www.linotype.com Font Shop: www.fontshop.com Hoefler & Frere-Jones: www.typography.com Font Bureau (David Berlow): www.fontbureau.com Type-o-Tones: www.type-o-tones.com T-26: www.t26.com FontSmith: www.fontsmith.com Ex Ljbris (Jos Buivenga): www.exljbris.com Letterror (tipografia experimental): http://letterror.com
tutorial flopez 213

referncias

foundries + designers W

Bro destruct: www.typedifferent.com House Industries: www.houseind.com Rian Hughes, Device Fonts: www.devicefonts.co.uk Luc(as) de Groot: www.lucasfonts.com Gerard Unger: www.gerardunger.com Marian Bantjes: www.bantjes.com Jessica Hische: www.jessicahische.is Ed Fella: www.edfella.com Veer: www.veer.com Our Type (Fred Smeijers): www.ourtype.com

214 tutorial flopez

referncias

id. visual

Brand New: www.underconsideration.com/brandnew Logo Design Love: www.logodesignlove.com Brandemia: www.brandemia.org LogoBR: http://logobr.org/ Leader Creative (Lindon Leader): www.leadercreative.com Wolff Olins: www.wolffolins.com Stefan Kanchev (bu): http://stefankanchev.com/ Logo Design Blog: http://imjustcreative.com/blog/ Logo Lounge: www.logolounge.com/ the Branding Source: http://brandingsource.blogspot.com.br/
tutorial flopez 215

referncias

diagram.

The Grid System: www.thegridsystem.org Grid Pack: www.gridpack.com The Elements of Typographic Style (web): http://webtypography.net Design by Grid: www.designbygrid.com

naming

Drive Thru Names: www.drivethrunames.com Naming Brasil (blog): http://namingbrasil.blogspot.com

outros

Creative Review: www.creativereview.co.uk/home Designboom: www.designboom.com ForoAlfa: http://foroalfa.org/ Co.Design: www.fastcodesign.com

216 tutorial flopez

sobre o autor:

hello!

Fabio Lopez carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI, professor do departamento de Artes e Design da PUC-Rio e do curso Typofreaks - tipografia diferente. Atualmente coordenador tcnico da Bienal Latino-Americana de Tipografia Tipos Latinos, tendo sido o jurado brasileiro na 4a e na 5a edio da mostra. Atua como designer freelance e scio da empresa Crnio Incrvel Design. Desde 2000 trabalha em projetos de identidade visual, tipografia, sinalizao, moda e ilustrao. autor dos polmicos projetos 'War in Rio' e Bando Imobilirio Carioca', da identidade visual do Centro Carioca de Design - CCD e trabalhou na criao do lettering Olmpico 'Rio 2016'. Pesquisa design filatlico e desenvolve selos postais para os Correios do Brasil. palestrante, consultor, editor, caderneiro e articulista.

email: fltypedesigner@hotmail.com twitter: @flopezdesign flickr: www.flickr.com/flopezdesign site: www.flopez.com.br blogs: www.jogowarinrio.blogspot.com // bandoimobiliario.wordpress.com www.designefilatelia.blogspot.com issuu: http://issuu.com/fabiolopez/docs tumblr: http://picote.tumblr.com
tutorial flopez

217

agradecimentos:

a todos aqueles que tiveram nomes citados ou projetos apresentados, que ajudaram a criao desse material com comentrios e observaes ou que contriburam para tornar o tutorial flopez mais completo: meu muito obrigado!
Adrian Room, Adriana Calderoni, Alexandre Teixeira, Alexandre Wollner, Alejandro Paul, Aline Miguel, Alosio Magalhes, Amandine Alessandra, Angelo Bottino, Augusto Seibel, Armin Vit, April Greiman, Bruno Porto, Clarissa Biolchini, Claudio Gil, Daniel Campos, Daniel Neves, Daniel Sousa, Daniella Michellena Munhoz, David Airey, David Carson, Delano Rodrigues, Diego Cataldo, Dominic Flask, Ellen Lupton, Emil Ruder, Erik Spiekermann, Evelyn Grumach, Ftima F inizola, Fred Eerdekens, George Bernard Shaw, Gerard Unger, Gui Bonsiepe, Guilherme Capil, Guilherme T oledo, Gustavo Ferreira, Gustavo Soares, Henrique Nardi, Ivan Chermayeff, Izabel Oliveira, Jamil Li Causi, Jennifer Higerd, Jeremy T ankard, Joaquim Redig, Joana Pessoa, Joo de Souza Leite, John Langdon, John Maeda, John Moore, Jonathan Barnbrook, Jorge Duro, Josef Mller-Brockmann, Julia G., Julia Valle, Karen Cheng, Ken Barber, Lance Schmittling, Lauro Machado, Lindon Leader, Luc(as) de Groot, Ludwig Wittgenstein, Luisa Schroder, Mait Lacerda, Mrcia Martins, Marty Neumeier, Matheus Barbosa, Maria Lusa Pen, Max Miedinger, Maximilien Vox, Michael Bierut, Modo Design, Norberto Chamma, Norberto Chaves, Paul Rand, Paula Scher, Pedro Moura, Per Mollerup, Peter Bil'ak, Raphael Abreu, Raul Bellcia, Renata F reeland, Ricardo Esteves, Robert Bringhurst, Roberta Portas, Rodolfo Capeto, Sergio Rodriguez, Ttil Design, Vera Bernardes, Vladimir T omin, Washington Dias Lessa, Wim Crouwel, Zuzana Licko e voc!

218 tutorial flopez

mais de 120.000 visitas. \o/

compartilhe!

Das könnte Ihnen auch gefallen