Sie sind auf Seite 1von 23

O TRABALHO DO SERVIO SOCIAL NA EDUCAO: DEMOCRATIZANDO AS RELAES PELA CONQUISTA DA CIDADANIA Mnica Abranches

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a contribuio do Servio Social na rea da Educao, principalmente, atravs de projetos que potencializem o aprendizado poltico da comunidade e a iniciativa da participao popular na gesto da poltica pblica. Trabalha-se com a hiptese que a mediao do Assistente Social nesse processo uma instncia que torna possvel a concretizao da relao contraditria entre um processo de aflorao de conscincias ou a manuteno da alienao. A atuao profissional, baseada na educao comunitria, cria estratgias que permitem desencadear novas formas de prticas de resistncia, ensejando uma mudana no plano da correlao de foras e fortalecendo a participao destes sujeitos sociais na educao pblica.

PALAVRAS CHAVE: educao comunitria, aprendizado poltico, gesto participativa, servio social

1) Introduo A motivao para as reflexes que aqui se apresentam surgiram de minha preocupao profissional na efetivao de um projeto poltico para o trabalho da Assistncia Social que polarizasse e estimulasse as solues coletivas rumo democracia, estabelecendo um comprometimento com as classes vulnerveis e excludas, e em conformidade com o Cdigo de tica profissional dos Assistentes Sociais (1993).

Durante meus estudos na graduao, acreditava que o trabalho do Assistente Social passaria, essencialmente, pela responsabilidade de garantir sua clientela o acesso informao e orientaes que lhe permitissem ascender em sua condio social, no sentido de iniciar um processo de conquista de seus direitos e de viabilizar sua cidadania.

Ao me deparar com a prtica cotidiana dos profissionais de Servio Social, em diversos setores pblicos e privados, e em reas distintas, percebi que o trabalho da Assistncia Social ainda se encontrava restrito ao repasse de benefcios e ao atendimento de condies sociais emergenciais1. Isto no est coerente com o discurso e a luta da categoria profissional, que reivindica uma Assistncia Social enquanto direito, elevada poltica social, e que teria enquanto proposta para discusso de suas diretrizes e aes, uma elaborao coletiva e conjunta entre os usurios da assistncia, a comunidade em geral, os trabalhadores sociais e o poder pblico. Mesmo com a regulamentao da Lei Federal n. 8742/93 (Lei Orgnica de Assistncia Social) que defende e norteia os princpios e formas de atuao da Assistncia Social no Pas, e que contempla vrias destas propostas democratizantes e de trabalho pela cidadania, na prtica, o cotidiano do Servio Social apresenta-se, ainda, limitado sua condio de atendimento emergencial e por vezes, ainda, assistencialista.

Em meio a um perodo de crticas e expectativas em relao mudana efetiva da atuao profissional, passei a exercer atividades na rea da educao que se apresentava, ainda, como uma nova forma de interveno do Servio Social. Assumir o trabalho na rea

da educao pblica e, posteriormente, na educao superior 2, possibilitou-me a fuso entre o objetivo da educao enquanto dinamizadora de um processo de formao de cidados crticos com a possibilidade de vivenciar e colocar em prtica um projeto poltico da assistncia social, atravs de um trabalho formativo e poltico com a comunidade.

Para essa reflexo farei referncia experincia como Assistente Social na rea da educao pblica participando da equipe interdisciplinar de Educao Comunitria que tinha como objetivo o atendimento social em escolas municipais e a integrao escolacomunidade. Os projetos elaborados pelo Servio Social, em conjunto com outros profissionais3, definiam atividades que abrangiam um atendimento global comunidade da escola e de seu entorno, objetivando, principalmente, a socializao de informaes e a garantia do processo de conquista de autonomia por parte dos indivduos, a partir de projetos educativos e de gerao de renda.

Alm dessas aes um trabalho do profissional importante ocorreu em torno da experincia de interveno do Assistente Social junto ao projeto de viabilizao dos rgos colegiados nas escolas pblicas municipais. Nessa atuao eram definidas as etapas do trabalho comunitrio, sua filosofia e a proposta de uma atuao poltica, que iriam auxiliar a comunidade a ascender em sua condio social atravs de um aprendizado no fazer cotidiano, e que poderia ser aproveitado em outros nveis de suas relaes sociais e polticas.

Estamos considerando que a participao social um exerccio democrtico, por meio do qual aprendemos a eleger o poder, fiscalizar, desburocratizar e dividir responsabilidades, e que os vrios canais dessa participao convergem para elaborar condies favorveis de
Essas concluses so resultados de observaes realizadas no campo profissional, pesquisas sobre a atuao profissional e no acompanhamento de estagirios pela disciplina Estagio Supervisionado II e III da Escola de Servio Social PUC Minas 2 Essa experincia refere-se aos trabalhos realizados em um municpio do interior de Minas Gerais em dois perodos: de 1993 a 2000 e 2006 a 2007. No ensino superior participei de vrios projetos sociais de extenso universitria como Coordenadora do Ncleo Comunitrio no perodo de 1998 a 2008 3 A experincia na rea da educao permitiu a realizao de diversas atividades de forma interdisciplinar com colegas psiclogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e profissionais da educao fsica.
1

surgimento dos cidados e suas formas de organizao. Como afirma SANTOS FILHO (1996), a vivncia e a prtica democrtica so os instrumentos mais adequados formao do cidado e da personalidade democrtica.

No caso dessa experincia o profissional de Servio Social o responsvel por um projeto que objetivava a reflexo com a comunidade para que esta ocupasse o espao social e poltico que lhe de direito. Tambm visava a orientao e a capacitao comunitria para garantir voz ativa no processo de reivindicao e deciso sobre os rumos da poltica educacional.

O Projeto Colegiado Escolar coordenado pelo Servio Social objetivava a implantao dos colegiados escolares em 5 escolas pblicas municipais e o acompanhamento da experincia atravs de um trabalho de reunies peridicas com os representantes das comunidades e participao como observador das reunies mensais desses colegiados.

A viabilizao de um trabalho de preparao e acompanhamento dos representantes comunitrios, participantes do colegiado, proporcionava-lhes o acesso s informaes necessrias para garantir um embasamento na construo de seus conceitos e opinies, e orientaes suficientes para permitir-lhes elaborar suas prprias estratgias de participao.

Para analisar a presena deste profissional no processo, podemos nos fundamentar nas afirmaes de GOHN (1992), que, discutindo a estrutura e as conexes em torno dos movimentos sociais, afirma que no existe movimento social puro, isolado, formado apenas de participantes populares, da base. Sempre h a presena de elementos externos ao grupo demandatrio. Externos no sentido de pertencerem a uma outra categoria social, mas existe uma base de coeso ideolgica comum que cria laos de afinidades e objetivos nicos. (grifo nosso)

Nessa perspectiva, o trabalho do Assistente Social surge como mediador para a formao poltica e social dos representantes da comunidade afim de que, a realizao de um trabalho de mobilizao social e o acompanhamento dos processos de participao popular

nas escolas pblicas pudesse desenvolver a autonomia e o empoderamento da comunidade a partir da poltica de educao.

Essa atuao se funda no princpio da descentralizao poltica e da participao social como instrumentos que oportunizam um exerccio democrtico e que se convergem para elaborar condies favorveis de surgimento de sujeitos polticos, cidados, e de novas formas de organizao poltica, alm de proporcionar uma aprendizagem poltica que pode conduzir para uma participao realmente qualitativa da populao nas decises de carter pblico.

De acordo com os princpios fundamentais do Cdigo de tica Profissional do Servio Social (1993) a postura profissional deve reconhecer e defender a (...) liberdade como valor tico central e das demandas polticas a ela inerentes - autonomia, emancipao e plena expanso dos indivduos sociais; e o aprofundamento da democracia, enquanto socializao da participao poltica e da riqueza socialmente produzida.

A partir dessa orientao os Assistentes Sociais devero ser capazes de contribuir para viabilizar a participao da populao usuria nas decises institucionais e estabelecer estratgias para democratizar as informaes e o acesso da populao aos programas disponveis no espao institucional como um dos mecanismos indispensveis insero e a participao dos usurios nas polticas pblicas.

Nesse caso, a experincia da gesto colegiada nas polticas pblicas proporciona a oportunidade do exerccio da participao e do incremento do processo de democratizao, iniciando um momento novo para o setor pblico. Mas ela pode representar, ainda, um momento de construo para a comunidade, pois esta, enquanto sujeito das decises e discusses dos problemas e questes da escola e conseqentemente de interesses coletivos, pode ser capaz de desenvolver, a partir da, outros nveis de formao e organizao social e poltica, bem como promover mudanas sociais em seu meio, atravs do aprendizado adquirido com a experincia participativa. Cabe ento, ao Assistente Social desenvolver aes de interveno que permitam a criao de oportunidades de insero democrtica da

populao nos debates pblicos e contribuir para a qualificao dessa participao atravs da capacitao poltica e formao para a cidadania daqueles envolvidos nesse processo.

Segundo MATTOS (1996), o grau de informao do indivduo ir torn-lo mais ou menos participativo. No basta a sociedade proporcionar ao cidado o direito reivindicao, usufrutos socioeconmicos, voto e representao poltica. Somente informado, o grupo social poder julgar sobre a validade das oportunidades e instrumentos colocados sua disposio, aceit-los ou rejeit-los e consider-los adequados ou no. Nesse sentido, essa uma das tarefas do Assistente Social e responsabilidade da categoria profissional que deseja consolidar seu projeto tico-poltico.

2) A Educao Comunitria como Fundamento do Trabalho Social

A falta de acesso e a dificuldade de integrao ao sistema educativo, o isolamento da escola em relao comunidade, a violncia cultural e o desconhecimento das caractersticas da vida cotidiana das comunidades, configuraram (e configuram) um sistema educacional autoritrio e promotor da excluso social.

Tem-se ento, um abismo entre universos culturais diferentes: de um lado, a chamada cultura oficial determinada por currculos, contedos e a cultura letrada dos acadmicos; e de outro, pessoas que vivem uma vida de trabalho e esforo, em sua maioria, sujeitos s intempries dos problemas sociais, mas que possuem um acmulo de experincias vivenciais, crenas e conhecimentos dados atravs de uma realidade diferente e que devem ser valorizados.

Alm disso, nosso sistema educacional fez com que a populao relacionasse sempre a educao com a escola e que esta a nica alternativa para formao dos indivduos, e que deve ser frequentada durante o perodo da infncia e da juventude. Aos adultos e aos desistentes que perderam o curso normal da vida escolar, a oportunidade de educar-se passou e s h o recurso de acostumar-se com o fracasso.

Considerando estas condies, essas pessoas aprenderam a se definir como incultas, ineducveis; so ignorantes para acreditarem na ao de mudana das suas condies de vida e, portanto, assumem atitudes apticas, de inferioridade, que impedem decidirem sobre suas prprias condies.

A falta de expectativa em relao ao processo de educao e consequentemente, de ascenso social, associam-se carncia de participao em outras reas do fazer cotidiano. A maioria dos indivduos mantm uma mentalidade fatalista, que atribui a sua situao ao destino ou acumulam um sentimento de impotncia e incapacidade para transformar sua realidade.

Frente a esta situao, a educao comunitria, inmeras vezes, apresentou-se como, mais do que uma estratgia da educao, uma ao educativa vivel para promover a transformao da realidade de seu pblico alvo.

Dentro desse raciocnio, SIRVENT (1984) define a educao comunitria como um campo terico de princpios e hipteses que pretende enfrentar a realidade de pobreza e de pobreza extrema da Amrica Latina. Permite explorar novas estratgias de ao educativa e cultural tendentes transformao da realidade (...). Esta transformao percebida, prioritariamente, como uma elevao da qualidade de vida dos setores populares mais carentes.

Portanto, a educao comunitria tem como propsito atuar como um mecanismo facilitador de uma transformao social atravs da gerao de processos de aprendizagem que incentivem a elaborao comunitria de aes dirigidas superao de problemas da vida cotidiana, a partir da instaurao de um sentimento coletivo das necessidades de um grupo e da abrangncia de suas solues, alm de um trabalho de reconhecimento das necessidades de participao e de valorizao cultural.

Nesse sentido, constata-se que a educao comunitria no se restringe a rea formal da educao, mas, como foi definido, desde 1979, na III Conferncia Interamericana de

Educao Comunitria, esta est voltada no apenas para os tradicionais programas de educao acadmica, mas, tambm para programas de educao para sade, educao para o trabalho, educao para preservao ou melhoria do meio ambiente, educao para segurana, educao para a cidadania, educao para o desenvolvimento pessoal, social e cultural, educao para criao e utilizao de momentos de lazer, educao para a produo e consumo, educao para a democracia e outros programas que a realidade particular de cada comunidade sugerir ou reclamar

Em sua obra Educao Comunitria: faces e formas, Moaci Carneiro (1985) exibe de maneira clara e objetiva o propsito desse tipo de ao educativa, quando enuncia que a educao comunitria uma auto-educao do povo e pelo povo. No postulado definido por este autor eu acrescentaria do povo, pelo povo e com o povo, e pediria emprestada a Pedro Demo (1996) a afirmativa de que no possvel enfrentar a pobreza sem o pobre; para reforar que a educao comunitria, alm de trabalhar pela ascenso das condies sociais e polticas dos indivduos, deve faz-lo sempre com o envolvimento da comunidade em suas aes para que realize um trabalho realmente efetivo e garanta o sucesso da proposta. Alm disso, deve estruturar uma ao educativa atravs de um processo de aprendizado vivo, real, longe de programas educativos que se sustentam a base de palestras, conferncias e discursos, que no atingem o pblico.

A educao comunitria se fundamenta, pois, na concepo de ao comunitria que um instrumento que possibilita, s comunidades, a sua construo a partir de um trabalho essencialmente educativo e que se coloca a servio da sociedade no sentido de humaniz-la, ou seja, torn-la consciente dos problemas que vem dificultando o exerccio da cidadania de forma coletiva e democrtica (LARA: 1995)

Analisando o contexto social brasileiro, vrios so os caminhos percorridos pela ao comunitria, podendo registrar vrias leituras e propsitos na sua operacionalizao de acordo com o contexto histrico do pas. O trabalho comunitrio no Brasil, no um fenmeno recente e sua origem data dos anos 50.

Nos anos 50, em um perodo caracterizado por uma intensa modernizao a ao comunitria caracterizou-se como processo de trabalho que considerava a comunidade como unidade bsica de desenvolvimento, estabelecendo um pacto populista, por um Estado autoritrio que trabalhou as polticas sociais de forma que estas representassem as demandas das classes subalternas e que ao mesmo tempo, fossem mecanismos de cooptao e controle das massas assalariadas. Por outro lado, a sociedade civil tambm se organizava em torno de aes voltadas para a ao comunitria atravs de atividades pastorais isoladas, principalmente, da Igreja Catlica, em reas perifricas de centros urbanos e em reas rurais pobres.

O final da dcada de 50 e incio dos anos 60 (at 1963) foram caracterizados por uma abertura poltico-ideolgica, com a ascenso das lutas sociais pelas reformas estruturais do pas: reformas de base, educao, participao poltica. Transformaes na estrutura agrria, urbana, universitria e poltica foram tambm reivindicaes populares que cresceram durante o Governo Goulart, incentivadas pelo surgimento dos movimentos grevistas e a organizao das ligas camponesas e sindicatos rurais. Neste perodo, a ao comunitria foi utilizada enquanto instrumento de desenvolvimento da comunidade, atravs de um trabalho educativo onde a comunidade motivada a conhecer e analisar seus principais problemas, buscar solues e ter o apoio de rgos locais para o desenvolvimento global, com a participao macia de lideranas, grupos e movimentos sociais.

Com o golpe de 1964, esse processo de organizao e participao popular foi rompido, predominando um processo de desmobilizao dos movimentos polticos e sociais de vrios setores. A liderana militar/tecnocrata que assume ps-64, trabalha a ao comunitria a partir de novas funes, restritas a tarefas burocrticas e administrativas de implantao de programas destinados populao marginalizada (desempregados, menores infratores e populao de rua) com o intuito de eliminar os obstculos ao desenvolvimento econmico do pas.

Nas dcadas de 70/80, os problemas sociais se agravaram pondo em risco a legitimidade do poder do Estado (inflao crescente, desemprego, grande concentrao de

misria) que se v s voltas com a reao do movimento popular pelo processo de redemocratizao do pas, caracterizando uma ascenso dos movimentos sociais no espao poltico. A ao comunitria, neste contexto, foi utilizada para divulgar os novos planos sociais entre a sociedade civil.

Mas, os movimentos sociais inclinaram-se para preocupaes com base no processo emergente de democratizao das relaes sociais e conseqentemente, da poltica do pas; decorrendo desse processo o renascimento e fortalecimento de associaes de bairro, creches e escolas comunitrias, cooperativas, organizaes de moradores, que iniciaram uma ao de reorganizao da prtica poltica das camadas populares. A ao comunitria passou a ser uma prtica forte entre os movimentos sociais.

Percebe-se que ao longo da histria social e poltica do pas, a ao comunitria, enquanto um processo tcnico-pedaggico e poltico vm sendo utilizada para diferentes fins: ora evoca a participao popular como condio para construo de um pas democrtico, ora se apresenta enquanto instrumento coptativo das polticas sociais dominantes.

Nos anos 90, a ao comunitria descobriu os interesses e necessidades dos grupos sociais como um processo de aprendizado e crescimento, envolvendo os profissionais enquanto educadores e educandos e a populao como educanda e tambm educadora. O contedo educativo nessa relao aponta para a possibilidade de aprendizado, troca de experincias e interao social, alm do estabelecimento de uma ao pedaggica onde predominam a valorizao da realidade de cada comunidade antes da realizao de um trabalho tcnico/poltico, o reconhecimento das formas de organizao dos grupos e sua viso de mundo e a identificao de interesses e demandas comunitrias. Instaura-se uma prtica de ao comunitria baseada em um processo participativo de planejamento, inspirada na reflexo coletiva sobre a realidade e no incentivo organizao comunitria.

Baseado neste histrico e tendo a ao comunitria como o princpio da formulao do trabalho da educao comunitria, pode-se formular uma concepo para a educao comunitria que, atuando tanto na escola formal quanto na educao no formal, toma a ao

educativa como o centro da elaborao coletiva de solues para os problemas da comunidade e como dinamizadora de formas de organizao que permitam a tomada de conscincia e o direcionamento de objetivos comuns, ou seja, que permita comunidade alcanar a sua autonomia e a caminhar com seus prprios ps. A ao educativa que envolve as pessoas neste processo deve se caracterizar pelo trabalho conjunto, de natureza comunitria, objetivando a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Alguns autores como ARAPIRACA (1987), definem a educao comunitria a partir de um trabalho envolvendo a comunidade exclusivamente a partir da escola formal no sentido de tomar o equipamento fsico do aparelho escolar (...) como local onde as pessoas se identifiquem com o seu ser social associativo, atravs da discusso para busca de soluo colaborativa de problemas comuns a todos. Atravs de uma associao que naturalmente se instale, deve se buscar o exerccio da solidariedade e explicitar o senso de responsabilidade social da organizao, inclusive na administrao e governo da escola

Aqui, a Educao comunitria entendida como o processo pelo qual as pessoas trabalham juntamente com a escola a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade. A escola seria ento, a responsvel pela coordenao das aes da educao comunitria. Essa forma de conceber a operacionalizao desta educao surge da crena de alguns educadores e trabalhadores sociais de que a escola deve ser, na comunidade, o seu rgo central por excelncia, onde os diferentes grupos se encontram e organizam um processo de ensinoaprendizagem coletivo, no qual cada um tem algo a ensinar e a aprender. A escola, portanto, deve se integrar na comunidade e interagir com ela, atravs da adequao dos currculos sua realidade e permitir a participao de todos os indivduos na vida escolar, o que a caracterizaria como um agente de promoo da comunidade.

Mas, se considerarmos que o processo educativo em uma comunidade pode ser concebido em termos de um processo de educao permanente e de que h a possibilidade da existncia de outras formas e recursos educativos emergentes na prpria comunidade e que podem operar alm dos recursos da escola, possvel prever a constituio de uma rede de aes educativas que inclua tanto a escola como outros grupos comunitrios com funes

tambm educativas. Esta considerao faz com que se estruturem concepes e aes voltadas para uma educao no- formal. importante ressaltar que no h dicotomia envolvendo as duas aes, no so termos excludentes, mas sim representam aes educativas que esto localizadas em diferentes graus de formalizao.

A escola, dentro de uma concepo de educao comunitria, procura organizar aes educativas e pedaggicas menos formalizadas, mesmo inserida em uma estrutura poltica e administrativamente estabelecida. Por outro lado, as aes educativas no-formais esto diretamente associadas cultura vivida na comunidade e a lgica do pensamento popular e dinamizam suas atividades atravs de seus prprios recursos. Suas atividades so realizadas com a participao plena da comunidade, desde seu planejamento at a execuo e avaliao. A forte caracterstica desse tipo de educao a sua relao estrita com a realidade dos grupos envolvidos.

Considerando ento, a educao comunitria com a possibilidade de atuar nos campos da escola formal e da no-formal, esta pode operar, a partir de uma funo de educao para cidadania, em vrias reas da comunidade. Moacir GADOTTI (1993), analisando o papel da educao comunitria nos pases capitalistas afirma que esta vem se constituindo em uma grande fora: (1) Fora Social, como educao dos movimentos sociais, tais como o movimento ecolgico, o movimento pelos direitos civis, etc.; (2) Fora poltica, como educao para cidadania (...); (3) Fora econmica, (...) valorizando a autonomia e a ao produtiva direta, independente do Estado. (grifo nosso). A educao comunitria pode ento, representar realidades diversas dependendo do contexto histrico de cada comunidade.

Mesmo podendo atuar em campos, alm do espao da escola, preciso esclarecer alguns pontos importantes referentes ao papel da educao comunitria: educao comunitria no atendimento emergencial de problemas sociais da comunidade e no significa transferir para as camadas populares toda a responsabilidade por eles, retirando a responsabilidade do Estado, nem tampouco, objetiva a resignao ao estado de pobreza, mas sim a melhoria da qualidade de vida destes grupos e a promoo de sua organizao social.

Portanto, a educao comunitria que tem em sua atuao a caracterstica de intervir diretamente na comunidade, no poderia deixar de acompanhar essas transformaes e responsabilizar-se pela multiplicao desses novos princpios que nortearo as relaes sociais e polticas na sociedade. Na opinio de GADOTTI (1993), a educao comunitria perder sua fora atual se no acompanhar as mudanas globais que esto ocorrendo hoje no mundo. O futuro dela est em ser uma educao de ponta, ou no ter futuro.

Dentre as transformaes que vem se instalando na sociedade, novos espaos e relaes sociais vo emergindo, destacando-se: a valorizao do espao comunitrio, do poder local, de grupos de base, etc., como espao de grande potencial poltico e social; e uma nova orientao para as relaes entre o Estado e a sociedade civil, que assume um carter cooperativo e participativo. A emergncia da participao popular toma fora, como resultado da construo de uma identidade comunitria que retorna ao movimento de reao contra a injustia social e pela cidadania.

Diante disso, a educao comunitria reorganiza sua atuao em torno da proposta de tornar a educao um elemento integrador de todo um processo que conduza a sociedade a assumir a condio de atores reais e conscientes dos processos sociais. Instaura-se, pois, um princpio de educao para a participao poltica ativa e consciente. GUTIERRZ (1988) afirma que,
a participao, quando existe de fato, necessariamente educativa. Em outras palavras, a participao educa, porquanto propicia nveis cada vez mais elevados de conscincia e organicidade. Na medida em que produz essa participao consciente e orgnica do grupo comunitrio, dar-se-o aes concretas de transformao social e, dessa maneira, consegue-se influir, direta ou indiretamente, na transformao da realidade.

nesse sentido que trabalharemos a educao comunitria como referncia para o trabalho social dos Assistentes Sociais, a partir da descoberta do potencial do fazer cotidiano e da emergncia de uma ao direta, uma ao popular nos vrios nveis sociais, polticos, culturais e econmicos da sociedade. Trata-se de preparar a comunidade para ocupar espaos, sejam pblicos ou privados, mas que lhe dizem respeito, que influenciam em suas

condies de vida caso sejam alterados; trata-se de dissolver as relaes com o Estado, atravs da participao, para em vez de conquist-lo e destru-lo, descentraliz-lo.

3) Servio Social e Educao Comunitria: da inteno ao participativa

Tomando como base os princpios da educao discutidos at aqui, queremos refletir sobre o trabalho poltico e educativo do Servio Social que se encontra fundamentado pela concepo filosfica, poltica e operacional da educao comunitria. Filosfico no sentido de que, incentivando-se a participao comunitria e entendendo esta como um momento de aprendizado, instala-se um processo de superao gradativa das limitaes do homem pela explorao contnua de suas virtualidades intrnsecas, um resgate das potencialidades dos indivduos, alm de processar uma maximizao da humanidade do homem. Poltico, se considerarmos que, na experincia de educao comunitria, a comunidade se insere diretamente no contexto das decises pblicas que afetaro as polticas pblicas e as relaes da sociedade civil com o Estado, incentivando a participao poltica e consolidando uma cultura democrtica para a sociedade. E operacional, porque a educao comunitria distancia-se das rotinas tradicionais de apresentar comunidade programas prontos, inverte-se a ordem das coisas e prioriza-se a realizao de um diagnstico da comunidade, junto com ela, para conhecer seus anseios, problemas, necessidades e seu potencial para que o planejamento de atividades e de projetos seja realizado.

Aqui, podemos nos reportar a Hannah ARENDT (1989), quando discute a emergncia da ao poltica que determina a liberdade e a instalao de um espao pblico que constri um mundo comum entre os homens. Segundo ela, apenas a experincia da pluralidade exige um espao para que possa emergir, que o mundo pode se constituir como medida que transcende a vida pessoal de cada um. E isso que exige das pessoas a capacidade de julgamento, que se constitui como uma faculdade especificamente poltica, pois, na medida em que implica a capacidade de ver as coisas no apenas do prprio ponto de vista, permite aos homens se orientar no domnio pblico.

Resgatando os princpios da educao comunitria no que se refere ao envolvimento e participao da comunidade, so, estes, condicionantes mutuamente inclusivos: s participa quem est envolvido e s se envolve quem participa. A participao no deve ser uma meta, mas uma condio, e, portanto, transforma-se em aprendizado via colaborao mtua, desafios a enfrentar, reflexo sobre necessidades e correlao de foras frente a interesses diversos.

com este olhar que estamos analisando as condies e os resultados do trabalho do Servio Social na comunidade atravs da educao, buscando compreender a partir do questionamento a quem serve a participao?, como se d o aproveitamento deste espao poltico e social pela comunidade, o seu nvel de compromisso e organizao, e a existncia ou no da construo de uma identidade coletiva, a partir desta experincia. E tambm: como os usurios dos servios pblicos podem participar da transformao da sociedade? As polticas pblicas estimulam os usurios para a luta por novas conquistas?

O trabalho realizado com os colegiados escolares, entre outros trabalhos do Servio Social na rea da educao, um exemplo desta atuao junto aos setores populares na luta pela ocupao de espaos institucionais de controle das polticas pblicas. Procura-se constituir a esfera pblica como um espao de formao de consenso poltico e publicizao dos conflitos sociais, fortalecendo a participao destes sujeitos sociais.

Nesse sentido, a prtica do Servio Social na Educao faz o elo entre o alcance efetivo das aes educacionais com as discusses polticas da assistncia social que a conquista de direitos, de autonomia e cidadania pelas classes excludas na sociedade.

Um caminho seria inserir a poltica de Assistncia Social na luta pela redistribuio da riqueza social, de recursos e estratgias que garantam os direitos civis, polticos e sociais, sob a luz de uma proposta efetivamente democrtica, que apie e incentive a organizao, resistncia e luta coletiva de seus usurios, procurando o fortalecimento de um poder popular que efetive o debate e aes capazes de conduzir as mudanas necessrias para o

enfrentamento da questo social. este o projeto poltico do Servio Social que deve ser colocado em prtica.

Partindo destas questes, acredita-se que uma das estratgias mais efetivas para consolidar esse projeto defendido pelo Servio Social a EDUCAO onde possvel mobilizar e discutir com maior profundidade sobre conquista de direitos, defesa da cidadania, identidades culturais, conscincia crtica, justia social, entre outros temas, atingindo os alunos desde a formao bsica at a comunidade que tem a ESCOLA como referncia.

Cria-se um caminho de mo dupla, pois, a Assistncia Social tambm , hoje, uma demanda emergente da poltica de educao, no que se refere aos benefcios prestados aos alunos, ao atendimento social s suas famlias e orientao para a organizao social. Ressalta-se que, o Assistente Social que atende a comunidade escolar, seus familiares e a populao no entorno das escolas tem recebido diversas demandas sociais como: problemas com a violncia escolar e domstica, alcoolismo e prostituio infanto juvenil, drogadio entre os jovens, gravidez na adolescncia, conseqncias da desestrutura familiar, crianas e jovens que freqentam a escola para se alimentar devido a dificuldades financeiras das famlias, entre outras. Tambm tem sido chamado a atuar, interdisciplinarmente, em debates sociais mais amplos, articulando-os com reivindicaes de diversas reas educacionais: educao patrimonial, educao ambiental, projetos afetivo-sexuais, alfabetizao de adultos, entre outros.

A ao do Servio Social, dentro destas propostas, se destaca na atuao direta com a comunidade via instituio escolar e outras entidades comunitrias. O incentivo e a implantao de assemblias escolares e rgos colegiados, a promoo de seminrios e encontros que atendem s necessidades da comunidade, bem como o acompanhamento social de famlias dos alunos da rede pblica de ensino, so objetos de trabalho do Assistente Social na Educao. O relevante desta experincia se constitui na elaborao de um projeto poltico de atuao, procurando conciliar a formao dada pela rea de assistncia social com a experincia e estudos na rea da educao.

Atuando na rea da educao, o profissional pode dedicar maior ateno ao trabalho de socializao, sensibilizao, informao, capacitao e organizao da comunidade escolar (pais, alunos, professores). Ou seja, possvel optar por uma prtica poltica com os usurios, sem se perder somente nas relaes necessidades/benefcios e situao emergencial/atendimento social.

Para exemplificar esse tipo de atividade do Servio Social na rea da educao, possvel resgatar uma dessas experincias de atuao como a assessoria aos colegiados escolares.

Esse trabalho, com base na educao comunitria, se resume em discutir com a populao a emergncia de sua participao na gesto da escola, atravs de uma administrao coletiva, dividindo com os funcionrios e professores as decises, o acompanhamento, a execuo e a avaliao dos projetos e atividades da escola. O fio condutor das discusses no grupo a possibilidade de transformar a escola governamental em organismo pblico, buscando gerar mudanas na viso da escola, tanto para aqueles que esto dentro dela, quanto para a comunidade em geral. tambm colocado o carter poltico que perpassa pelo rgo colegiado, na medida em que agrega de cada um dos setores (comunidade e escola) os seus interesses especficos, unificando-os em prol da qualidade da escola.

Aps a implantao do rgo colegiado na escola, as discusses continuam, agora, num mbito de um grupo menor, escolhido pela comunidade escolar para representar os funcionrios da escola, os pais e alunos. Esses representantes se renem, ordinariamente, uma vez por ms, para definir diretrizes financeiras, administrativas e pedaggicas da escola. Portanto, instaura-se um debate cercado por interesses e reivindicaes divergentes e que vo estabelecer um processo de correlao de foras, que traz consigo a essncia do processo participativo e o exerccio dentro de um processo de democratizao.

Passamos para a segunda etapa do envolvimento do Servio Social, que a assessoria aos rgos colegiados, onde o assistente social vai participar das reunies dos colegiados, mediando e observando os debates, e estar, por algum tempo, junto aos representantes da

comunidade, realizando capacitaes e dando apoio na construo de suas reivindicaes e na forma de conduo destas nas reunies. Tambm faz parte do trabalho reunir os membros dos colegiados em fruns mais amplos para discutir suas experincias e avaliar suas dificuldades e possibilidades de atuao.

A atuao do Servio Social baseia-se, ento, na proposta de construo conjunta com a comunidade. Esta, ao mesmo tempo em que discute e participa de decises nos projetos de qualidade de ensino, acesso educao, melhoria da escola, pode refletir sobre questes mais amplas no que se refere formao da cidadania, conquista de direitos, mudana de conceitos frente experincia democrtica e formas de organizao social , que podem se estabelecer enquanto possibilidade de conquista de autonomia.

Avalia-se que esta experincia pode proporcionar um aprendizado que venha promover transformaes no mbito da comunidade, nas suas relaes e na sua organizao social e poltica, incorporando-lhe o reconhecimento de suas potencialidades, possibilitando uma maior eficincia e transparncia na superao de suas dificuldades e a instalao de uma rede de solidariedade e trabalho coletivo nas comunidades.

Segundo CANIVEZ (1991), a ao poltica sempre ao com e sobre os outros, no posso agir sem me dirigir a outras pessoas. Agir tomar iniciativa, decises, falar, solicitar assentimento e o acordo do outro, provocar reaes. Quando estou agindo provoco nos outros reaes diversas e sou agente porque comeo algo, e tambm paciente porque sofro as conseqncias disso.

A vivncia das relaes humanas e seus diferentes interesses permitem a prtica e o aprendizado de estratgias de negociao, da correlao de foras existentes entre os diversos grupos e a elaborao de idias e discursos de cunho poltico. Tudo isso se configura em um potencial de aprendizado que vai formando e preparando o sujeito poltico. E o profissional do Servio Social , aqui, um condicionante para a mobilizao e o fortalecimento dessas prticas.

4) CONCLUSES: analisar os resultados e criar possibilidades

O presente trabalho procurou refletir sobre a contribuio do Servio Social na rea da Educao, principalmente, atravs de projetos que potencializem o aprendizado poltico da comunidade e a iniciativa da participao atravs de instrumentos democrticos como os rgos colegiados.

Para a comunidade, participar da gesto da escola pblica significa o integrar-se e opinar a respeito dos problemas e solues do ensino; pode significar, potencialmente, toda uma apreenso poltica e organizacional; representa a possibilidade de uma mudana na viso de gerir a escola, no esperando respostas prontas para serem acatadas, mas participando da construo de um futuro para a instituio; significa, enfim, passar a pensar a escola como um rgo pblico de fato, que deve ser dirigido pelo coletivo, envolvido com seus princpios e servios, e no somente controlado e fiscalizado.

nessa diversidade que os indivduos vo dominando o significado social de suas especificidades, numa perspectiva de totalidade, o que, conseqentemente, estabelece uma prtica coletiva capaz de desenvolver a autonomia e a criatividade na organizao da escola para alcanar uma democratizao da sociedade atravs da prtica da socializao do poder. Isso quer dizer: iniciar um exerccio poltico em nvel micro para que este possa se expandir para os diversos setores sociais e polticos, at alcanar um nvel macro de poder.

Foi possvel constatar que esse aprendizado se d atravs de um caminho que se faz ao caminhar e no algo que surge espontaneamente ou que seja estruturado por indivduos bemintencionados em promover a democratizao na educao pblica. Estamos compreendendo, aqui, que o espao pblico uma instncia que pode ser fundado e pode depender de um elemento que estimule esse processo. A mobilizao pode ser estruturada e um movimento externo pode facilitar as aes participativas. Mas, garantir a estrutura no quer dizer que o processo poltico se consolide.

Nesta experincia j descrita, o crescimento pessoal e poltico dos indivduos integrados nessas aes, esto intimamente ligados vivncia de cada um nessa experincia de participao. A construo do sujeito coletivo e poltico, mesmo recebendo um estmulo ou contando com uma estrutura favorvel, fica dependente de um desenvolvimento subjetivo anterior, onde primeiro o indivduo se reconhece no todo e percebe que faz parte dele. O segundo momento o discernir sobre como as aes individuais refletem no mbito comum, at a compreenso de que as aes conjuntas voltadas para os assuntos pblicos podem resultar no bem estar coletivo. Nesse sentido, o desenvolvimento de um processo de aprendizado poltico para a comunidade concretiza-se atravs da reflexo permanente a respeito dos obstculos e das potencialidades que a realidade da gesto participativa apresenta.

Ficou claro que o Servio Social tem um papel fundamental nesse processo de mobilizao e implementao de estruturas participativas na educao. No se trata de um agente externo ao grupo, que, esclarecido, pode levar a verdade comunidade, mas de um ator que se identifica com os interesses populares e faz a mediao povo-governo (GOHN, 1988).

A mediao uma instncia que torna possvel a concretizao da relao contraditria entre um processo de aflorao de conscincias ou a manuteno da alienao. A atuao profissional dentro das contradies entre diferentes interesses e, principalmente, entre os representantes do poder pblico e as classes populares, pode criar estratgias que permitam desencadear novas formas de prticas de resistncia, ensejando uma mudana no plano da correlao de foras.

Esse tipo de trabalho deve, ento, ser levado a efeito pelos profissionais do Servio Social como uma ordem facilitadora de passagem, onde h a possibilidade de trabalhar pela concretizao da socializao do poder, com conhecimento que deve ser democratizado e com a informao, afim de que esta seja consolidada. Os indivduos devem estabelecer uma viso crtica da realidade e se capacitarem para agir, objetivando o bem-estar comum. Assim, esse profissional assume um dinamismo capaz de promover ou incentivar as mudanas de situaes sociais.

No caso especfico da educao, a atuao profissional do Assistente Social clara junto aos setores populares: uma luta pela ocupao de espaos institucionais de formulao e controle das polticas pblicas, procurando constituir a esfera pblica como um espao de formao de consenso poltico e publicizao dos conflitos sociais, fortalecendo a participao dos sujeitos a inseridos.

Fica ento, a orientao para os profissionais de Servio Social que atuam ou pretendem atuar na rea da educao. A Assistncia Social, como poltica social, tem um projeto sociopoltico a cumprir e que objetiva colaborar para a emancipao e autonomia dos indivduos frente s situaes sociais adversas e s desigualdades, alm da busca de interao indivduo/sociedade nas suas dimenses poltica, econmica, social e cultural. Por outro lado, a Educao o espao onde possvel mobilizar e discutir com maior profuso sobre a conquista de direitos, a defesa da cidadania, as identidades culturais, a conscincia crtica, a justia, entre outros temas.

O casamento perfeito: a educao pode ser o instrumento para efetivar, com mais eficcia, o projeto poltico da Assistncia Social, que vislumbra a cidadania plena; e a assistncia social pode promover melhorias na poltica educacional, no que se refere aos benefcios prestados aos alunos, contribuio poltica para uma formao sistmica, ao atendimento aos problemas sociais de suas famlias e orientao da comunidade escolar para a organizao social e poltica.

Pode-se dizer que a experincia do Servio Social na Educao capaz de fazer o elo entre o alcance efetivo das aes educacionais com a discusso poltica dos projetos da assistncia, auxiliando no processo de aprendizado poltico em seus trabalhos.

fato que, considerando e conjugando todas as aes realizadas pela escola, pelos tcnicos presentes nas discusses educacionais e pelos representantes da comunidade, e com a garantia de concretizao do espao pblico para a participao, tem-se avanado muito em termos de preparao e capacitao poltica dos indivduos envolvidos nas administraes colegiadas. E essa conquista pode ir alm da melhoria das condies da escola, da qualidade

do ensino ou da transformao na poltica educacional; ela poder ultrapassar os muros da escola, pode transpor os limites da comunidade local e estabelecer uma dinmica de politizao para as classes populares.

O assunto no se exaure aqui, e tampouco torna absoluta essa forma de participao ou elimina outros movimentos imprescindveis para garantir a democratizao e a luta pela cidadania. Ele foi enfatizado na crena de que, para alcanar um nvel singular de democracia e cidadania, preciso estar capacitado politicamente para este desafio, porque, ao contrrio, estaremos assumindo um discurso participativo que, na prtica, vai-se concretizar como um processo meramente de incluso formal, sem participao concreta. E de algum lugar, e de alguma forma, preciso iniciar essa preparao. Para o Servio Social significa: vamos luta, pois h muito que fazer!

5) BIBLIOGRAFIA Anais III Conferncia Interamericana de Educao Comunitria/ Brasil; BH, 1979/ maro 1980. ARAPIRACA, Jos de Oliveira. Escola de Produo Comunitria: para vilas e povoados. Salvador: Ed. UFBA, 1987. CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidado? Campinas, SP. Papirus; 1991. CARNEIRO, Moaci Alves. Vozes/CENAEC, 1985. Educao Comunitria: faces e formas. Petrpolis:

DEMO, Pedro. Poltica Social, Educao e Cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1996. GADOTTI, Moacir; GUTIRREZ, Francisco (Org.). Educao Comunitria e Economia Popular. So Paulo: Cortez, 1993. GOHN, Maria da Glria. Participao e Gesto Popular na Cidade. (IN) Revista Servio Social e Sociedade. SP: Cortez; n 26, 1988. ___________________. Movimentos Sociais e Educao. So Paulo: Cortez, 1992. GUTIRREZ, Francisco. Educao como Prxis Poltica. So Paulo: SUMMUS, 1988. MATTOS, Lcia Alves Faria (org). Gesto Colegiada e Qualidade de Escola. Belo Horizonte: UEMG/Faculdade de Educao; 1996.

SIRVENT, Maria Tereza. Educao Comunitria: a experincia do Esprito Santo. So Paulo: Brasiliense, 1984. TELLES, Vera da Silva. Espao Pblico e Espao Privado na Constituio do Social: notas sobre o pensamento de Hannah Arendt. (IN) Revista Tempo Social. So Paulo: USP/FFLCH, v. 02, n. 01, 1 semestre; 1990; p.p. 23 - 48.

Das könnte Ihnen auch gefallen