Sie sind auf Seite 1von 3

O trabalho de Brueggemann tem o foco voltado para o relacionamento entre as escrituras hebraicas e a f Crist.

Seus 58 livros, centenas de sermes, e palestras em eventos internacionais, tem influenciado profundamente a teologia contempornea e a exegese bblica. Entre os livros do Dr Brueggemann esto: The Prophetic Imagination, Praying the Psalms, Theology of the Old Testament, e numerosos comentrios no Cann Hebarico. Brueggemann professor emrito no Seminrio Teolgico de Colmbia em Decatur, Gergia, e ministro na Igreja Unida de Cristo.

O texto de Brueggemann, Dever como deleite e desejo: pregando obedincia que no legalismo. Comea ressaltando a dificuldade de se utilizar a palavra obedincia nos dias atuais, em uma sociedade que preza muito pela autonomia. Segundo o texto, o medo e a evaso da obedincia tem duas causas principais, a primeira a dicotomia de Agostinho-Lutero entre lei e graa, profundamente enraizada na teologia ocidental, e a segunda a noo iluminista da liberdade irrestrita do homem que atingiu a maturidade.

Agostinho se aprofunda no assunto, devido a controvrsia Pelagiana e em seguida Lutero acrescenta ousadamente a palavra somente em sua leitura de Paulo: Graa somente. O resultado disso foi uma averso notvel as obras, como se a obedincia aos mandamentos de Deus ou seja, a realizao das obras fosse em si mesma uma negao do Evangelho. O efeito a noo de um evangelho sem exigncias, uma noo que soa bem em uma sociedade teraputica e ps-moderna.

Essa dicotomia leva a uma viso antissemita, de maneira que a lei atribuda aos judeus. E o Velho testamento tido como superado pelo evangelho de Cristo. H uma leitura errada de Paulo, que por sua vez est interessado com a relao entre judeus e cristos na igreja primitiva. Essa dicotomia dominante precisa ser desafiada e seriamente reconsiderada. O conceito de liberdade iluminista tem como alvo para o ser humano mover-se acima de quaisquer restries que sejam caracterizadas como represso.

Acontece, claro, que esse modelo de liberdade irrestrita uma miragem inalcanvel. O indivduo nunca vive fora de um contexto e, afinal, a fantasia de tal liberdade culminou em chocante conformidade. H, sem dvida, um elemento de verdade nos modelos iluministas de liberao, mas tal noo quase sempre pouco dialtica para tratar da situao humana real. Essas questes teolgicas e tericas precisam ser encaradas, por serem concretamente poderosas. Ambas as posies esto erradas e precisam ser combatidas e revistas.

Segundo Brueggemann, a nossa relao com o Deus do evangelho ao mesmo tempo profundamente incondicional e fortemente condicional, o que foge da nossa experincia e da lgica comum, porm nossas relaes mais importantes no esto sujeitas ao rigor lgico aristotlico de maneira exclusivista. Mesmo assim, no bom utilizar a ideia condicional/incondicional ou lei/graa, e autor prossegue, A verdade que h algo inescrutvel em tais relacionamentos que so tanto condicionais como incondicionais ou talvez devamos dizer nem condicionais nem incondicionais. Caso se tente usar um ou outro termo de forma definitiva para caracterizar um relacionamento assim, destri-se a inescrutabilidade que pertence a esse relacionamento e o define.

A relao que Deus tem conosco, com Israel, com o mundo, uma relao baseada em mandamentos. Deus espera ser obedecido, isso algo bastante evidente nas Escrituras, a Tor serve justamente para orientar o relacionamento com Deus. No se pode tratar a Deus de qualquer forma, saber como se relacionar com Ele definir o que beno e o que maldio, quem o ama, ir obedec-lo. O Relacionamento com Deus no pode ser reduzido a categorias de lei/graa ou condicional/incondicional, muito mais profundo, envolve um Deus vivo e que no pode ser resumido por categorias limitadas, inescrutvel. A Tor serve como orientao neste caminho.

Quem se alia a este Deus convocado a assumir um modo diferente de vida, os mandamentos no devem ser encarados como algo forado ou imposto, mas como menciona o autor, Embora as aplicaes concretas desses mandamentos, em quase

todos os casos, encontrem ambiguidade e complexidade, a questo mais crucial para reflexo e pregao enquadrar os mandamentos de forma a no serem imposies estranhas e extrnsecas nossa vida, mas sim algo que serve para definir a prpria trama de nossa existncia, e que aceito dessa forma.

O autor cita dois grandes pensadores na tentativa de compreender melhor nossa sociedade, so eles Marx e Freud, desenvolvendo dois pontos que influenciam a cultura em geral, ou seja, a sexualidade e a economia.

A igreja necessita estar preparada para dialogar de forma bblica sobre esses dois assuntos, pois segundo Freud a sexualidade uma esfera de mistrio sem fim, a arena do nos-so verdadeiro eu e o lugar em nossas vidas para as mais profundas decepes e patologias. No podemos apenas tratar esse assunto como um mero tema tico sexual, segundo o autor isso seria no mnimo intil.

J para Marx o dinheiro uma esfera de mistrio sem fim, uma arena do verdadeiro eu e um lugar em nossas vidas para profunda decepo e alienao. Vemos nessa rea grandes discrdias entre as igrejas e muitas falsas interpretaes, como o foco aos bens materiais e a grande busca por bnos financeiras que acontece muito no movimento carismtico, em especial nas neo-pentecostais. Sendo assim vemos que ambas as reas, sexualidade e economia, necessitamos de rever nossos conceitos e olhando para a aliana de Deus com o povo de Israel encontramos a obedincia na aliana, compreendendo a prtica de fidelidade e liberdade da aliana, no apenas como um dever sem nexo.

Seria necessrio um repensar completo sobre o significado de obedincia e a liberdade, pois nossa sociedade e igreja no parece compreender o real sentido do Antigo Testamento e como ele importante para nossa f crist. Amar a Cristo, sem a obedincia o mesmo que no amar verdadeiramente.

Das könnte Ihnen auch gefallen