Sie sind auf Seite 1von 94

Transporte e Levantamento de Cargas

Prof. Joo Paulo Barbosa, M.Sc.

Transporte e Levantamento de Cargas


Atividades de transporte e levantamento de cargas pesadas esto sempre presentes nas operaes de montagem. To importantes quanto rigorosas, elas exigem muita ateno e experincia, para que possam ser executadas com eficincia e segurana. As normas NR-11 e NR-18, prescrevem condies para o transporte, movimentao, armazenamento e manuseio de materiais.

Equipamentos de Transporte
Rodovirio:
Rapidez e entrega porta a porta, reduo das operaes de manuseio, porm fretes mais caros.
Cargas mais pesadas e em grande quantidades, fretes menores, porm costuma demorar.

Ferrovirio:

Martima ou Fluvial: Mais barato, porm demorado,


o desembarao nos portos pode ser complicado e, alm disso, exige maiores cuidados com avarias.

Area:
urgncia.

Excepcionalmente nos casos de cargas leves e de

Equipamentos de levantamento de cargas


Os equipamentos e acessrios para operaes de elevao escolhido em funo de:
Peso, volume e centro de gravidade; Altura de iamento; Condies do terreno, inclusive obstculos existentes no local; Condies climticas.

Equipamentos de levantamento de cargas


Com as informaes do levantamento teremos:
Consultar equipamentos e acessrios a utilizar; Definir um plano de levantamento;
O plano de levantamento poder ser de carter formal ou informal, de acordo com a complexidade da operao.

Na preparao do levantamento, as cargas devero ser amarradas por meio de cabos de aos, cintas ou corretes. Certas circunstancia, as cargas podero ser mantidas estabilizadas e/ou suspensas a determinada altura por pilhas de dormentes, estruturas tubulares, etc.

Equipamentos manuais de pequeno porte


Macacos hidrulicos e mecnicos; Cilindros hidrulicos; Talhas de arraste, de corrente e de engrenagens; Talhas pneumticas e eltricas; Guinchos manuais, pneumticos, eltricos e diesel; Torres de elevao com plataforma de trabalho; Sistemas de roldanas, simples ou mltiplas; Balancins.

Macacos e Hidrulicos e Mecnicos

Macacos hidrulicos

Macacos mecnicos

Talhas Manuais ou Talhas de Arraste


As talhas manuais podem ser portteis para uso em servios de montagem ou manuteno. recomendvel que sejam de corrente em funo da sua resistncia; Devem ser equipadas com freio de carga mecnico que permita controlar a velocidade de subida e descida da carga.

Talha de Arraste

Tifor

Fonte catlogo BERGSTEEL52

Talhas
a) A capacidade de carga das talhas deve estar claramente posicionada no corpo da talha, bem como o trilho tambm deve ter assinalada sua capacidade de carga; b) As talhas devem estar seguramente presas aos seus suportes atravs de travas ou manilhas; c) Talhas podem ser sustentadas em estrutura rgida (trilhos) ou por ganchos. Quando suspensas por ganchos, estes devem ser providos com trava que no permitam o escape da talha; d) As talhas eltricas devem ser providas com limite de fim de curso que no permita ao cabo de ao sobre-enrolar no tambor e romper-se; e) Os trilhos por onde correm as talhas devem ter batente de fim de curso para evitar a queda da talha; f) O tambor das talhas com entalhe simples para acomodao do cabo deve ser livre de projees que possam danificar o cabo; g) S utilizar talhas que apresentem cabos, correntes, ganchos e demais componentes em adequadas condies de uso; h) Manter mos e dedos distantes de pontos de pinamento; j) No permanecer sob cargas suspensas;

Talha Pneumtica e Eltrica


Talhas Pneumticas a) Talhas pneumticas acionadas por pisto devem ter porca do tipo castelo cupilhada para segurar o pisto; b) Quando acionadas por pisto, um grampo em U deve ser usado para prevenir que o gancho escape do suporte do pisto. Talhas Eltricas a) O boto de subida da talha deve ser projetado de forma que requeira permanente presso para levantar ou abaixar a carga; b) O cabo eltrico da caixa de comando deve ser sustentado por um cabo ou corrente paralela protegendo o cabo de possveis esforos e danificaes; c) A talha deve ser aterrada de maneira a evitar possvel choque eltrico no operador em caso de falha do circuito; d) Um mnimo de duas voltas de cabo deve permanecer no tambor quando o bloco do gancho estiver no piso mais baixo do edifcio onde a talha opera.

Talha Pneumtica

Fonte catlogo da BRANNER 51

Talha Eltrica

Fonte catlogo da ITAGUA

Munck

Garra

Fonte catlogo da ISOMONTE

Pina

Fonte catlogo da ISOMONTE

Caamba Giratria

Fonte catlogo da ISOMONTE

Caambas Hidrulicas

Fonte catlogo da ALVARO CAMARGO

Equipamentos de mdio ou grande porte


Guindastes fixos, telescpios e treliados; Gruas de torre telescopia, automontveis, sobre sapatas ou trilos; Pontes rolantes e prticos rolantes; Monovias (talhas datadas de movimento de translao).

Pontes Rolantes (PRs)


Sempre presentes nas reas de produo e almoxarifados, para movimentao de cargas internas. Normalmente, so suportadas pela prpria estrutura metlica ou de concreto das instalaes. No caso de terem estrutura de sustentao prpria, so chamados de prticos rolantes, ou pontes-prticos.

Prtico e Ponte Rolante

Fonte catlogo da METRON

Prtico e Ponte Rolante

Fonte catlogo da TEGOPI

Componentes das Ponte Rolantes


Estrutura:
Formado por duas vigas principais, paralelas e interligadas.

Trilhos:
Um perfil adequado s funes de sustentao e de deslocamento da PR.

Guinchos:
As PR de maior capacidade so dotados de dois guinchos, um principal e o outro auxiliar, cada um deles dotado de um gancho para fixao dos estropos e cabos de amarrao da carga.

Componentes das Ponte Rolantes


Acessrios:
Cabine, passadios, cabos de ao, para-choque e sistemas de sinalizao audiovisual e de comunicao.

Maiores detalhes sobre caractersticas gerais das PRs podero ser obtidos nas NB-14 da ABNT nos catalogo dos fabricantes.

Guindastes
Equipamento de elevao de cargas fundamental na maioria dos servios de montagem, cujas caractersticas principais so sua grande mobilidade.

Principais tipos de Guindastes


Capacidade
Leves: at 20 t; Mdios: entre 20 e 100 t; Pesados: acima de 100 t.

Tipo de rolamento
Sobre rodas (pneus); Sobre esteiras; Sobre trilhos (ferrovirios).

Principais tipos de Guindastes


Meio de Locomoo
Autopropulsados; Sobre caminho; Fixos.

Tipo de Lana
Lana fixa; Lana treliada; Lana telescpica.

Guindastes sobre Pedestal para Estaleiros

Fonte catlogo da ALVARO CAMARGO

Guindastes sobre Pedestal para Estaleiros

Fonte catlogo da ISOMONTE

Guindastes de bordo para navio

Fonte catlogo da LIEBHERR

Guindastes Peiner
(Guindaste sobre trilhos com lana treliada)

Fonte catlogo da ISOMONTE

Guindastes Mvel de Grua Telescpica

Fonte catlogo da LIEBHERR

Elementos Bsicos para Operao de Guindastes


Comprimento de lana (L) - medido entre os pinos de articulao do p e da roldana da ponta da lana. Levantamento da lana () Estando o guindaste assentado sobre o plano horizontal, o levantamento da lana o ngulo que o eixo da mesma faz com a horizontal. Raio de operao (R) distancia horizontal entre o eixo de rotao da mesa de giro e a vertical que corresponde ao cabo de sustentao. Distncia (d) entre articulao da parte inferior da lana e o eixo de rotao da mesa de giro. Altura (h) da articulao inferior da lana, em relao ao solo. Altura (H) da ponta da lana, at o solo.

Elementos Bsicos para Operao de Guindastes

Catlogo de Guindaste

Catlogo de Guindaste

Catlogo de Guindaste

Catlogo de Guindaste

Catlogo de Guindaste

Catlogo de Guindaste

Catlogo de Guindaste

Catlogo de Guindaste

Equipamento para Iamento


1. ROLDANAS As superfcies das roldanas devem ser lisas e livres de defeitos que possam causar danos aos cabos. Roldanas que levam cabos que podem ser temporariamente descarregados devem ser providas de protetores ou guias ou outros dispositivos apropriados para guiar o cabo de volta para a ranhura quando a carga for aplicada novamente.

2. CABOS
Ao usar cabos de iamento, devem ser seguidas as recomendaes do fabricante do guindaste. A carga nominal dividida pelo nmero de pernas de cabo no dever exceder 20% da resistncia de ruptura do cabo nominal. O sistema de soquetes (fixao do cabo manilha) dever ser realizado da maneira especificada pelo fabricante do equipamento.

Equipamento para Iamento


3. EQUALIZADORES Se uma carga for suportada por mais de uma perna de cabo a tenso nas pernas dever ser equalizada. 4. GANCHOS Os ganchos devem possuir trava de segurana e no podero ser sobrecarregados, observando sempre as recomendaes do fabricante 5. LANAS DO GUINDASTE Os retentores da lana devero ser instaladas de forma a limitar o curso da lana alm de um ngulo acima da horizontal indicado no manual de operao do fabricante. Guindastes sero equipados com um indicador de ngulo de lana e um dispositivo duplo bloqueio. O jipe dos guindastes telescpicos s podero ser montados ou desmontados por pessoas capacitadas, normalmente o prprio operador do guindaste.

Equipamento para Iamento


6. CAPACIDADE DE CARGA
As capacidades de carga so baseadas na competncia estrutural do guindaste e sua margem de estabilidade. A capacidade de um guindaste com um comprimento especfico de lana e raio de servio est relacionada na tabela de capacidade do fabricante. Esta tabela o guia para este guindaste, porque cita os limites para os quais os componentes foram projetados. A tabela de capacidade indicar os limites que so baseados na competncia estrutural, nos componentes do guindaste que podem ceder antes que ele se incline, ou nos limites que, se forem excedidos, causaro sua inclinao. Em nenhuma condio devem ser ultrapassados os limites de carga especificados pelo fabricante. A margem de estabilidade do guindaste baseia-se na carga que pode lev-lo a inclinar ou balanar quando a lana estiver em sua direo menos estvel, isto , estendida para o lado. A inclinao ocorre quando as rodas ou esteiras do lado oposto da lana saem de sua posio inicial sem carga. A carga nunca dever ser iada acima deste ponto. As capacidades relacionadas na tabela refletem uma margem de segurana de 15 a 25% abaixo do peso real de inclinao.

Equipamento para Iamento

Plano de Rigging
PLANO DE RIGGING Antes de cada iamento o Supervisor de Rigging da Contratada e/ou de suas Subcontratadas, encarregado da operao, dever determinar o peso da carga numa margem de 5%. Quando em um iamento acontecer uma das situaes mostradas no quadro abaixo:

Este Plano de Rigging escrito e detalhado das condies do iamento dever estar sempre disponvel para auditorias do SSTMA da International Paper . Ao determinar o peso, dever ser considerado tambm o peso de todos os dispositivos de manuseio tais como os estropos, extenses de lana e moito, como parte da carga. Fatores tais como o vento, condies de solo, comprimento da lana e a correta operao do equipamento devero ser considerados ao determinar a estabilidade do guindaste.

Plano de Rigging
-A capacidade de iamento no dever ser aumentada pela fixao de equipamentos ao corpo do equipamento. - Cada vez que uma carga se aproximar do limite da capacidade do guindaste, o operador dever testar os freios do guindaste iando a carga poucos centmetros acima do solo e acionando os freios (para determinar, neste ponto, se os freios agentaro a carga sem deslizamento).

Plano de Rigging

Capacidade da Carga
TABELA DE CAPACIDADE DE CARGA

A Tabela de Capacidade de Carga dever estar afixada em cada guindaste. O operador dever poder consultar esta tabela em sua posio normal de operao. Esta tabela mostrar a direo menos estvel do guindaste e tambm as posies mais perigosas para lana. Indicar tambm as limitaes dos componentes do guindaste e descrever os procedimentos corretos de operao.

Rigger Sinaleiro
Deve:
1. Orientar o operador quando o mesmo no possa observar a carga ou gancho em todos os movimentos do guindaste; 2. Autorizar o iamento da carga aps o seu sinal;

3. Posicionar-se de maneira a ser visto pelo operador, e suficiente perto se estiver fazendo uso de sinais manuais.
4. Ter a viso total do guindaste e da carga posicionar-se em local seguro para no ser atingido pelo mesmo enquanto estiver se movendo. 5. Parar a operao imediatamente se o operador no estiver vendo sua localizao. 6. Estabelecer outro meio de comunicao, como rdio, sinal sonoro, sinal luminoso etc., quando no for possvel o contato visual com o operador do guindaste,

Rigger Sinaleiro

Movimentao de Cargas
O operador no suspender, baixar ou girar a lana ou carga nem se deslocar com a carga ser tiver algum na carga ou no gancho, e nem transportar cargas por cima de pessoas posicionadas no solo. No permitido o trnsito ou permanncia de pessoas sob cargas suspensas. As reas onde sero executados os servios de movimentao de carga, incluindo-se a rea de movimentao do contrapeso, devem ser isoladas e sinalizadas utilizando placas de advertncia, cones de sinalizao ou barreiras fsicas ( conforme OSHSMT 200719 ). Quando houver necessidade de bloquear vias de acesso ou reas de circulao, uma via alternativa para pedestres deve ser escolhida e sinalizada, de modo a evitar que os mesmos passem pelo isolamento por falta de alternativas.

Movimentao de Cargas
TRAVAMENTOS O operador dever assegurar-se de que a trava mecnica do sistema de giro esteja travada/trancada quando deixar o guindaste sozinho, mesmo se for por pouco tempo. Quando o cabo do jib (extenso da lana) estiver sendo usado ou quando o guindaste estiver em movimento, o gancho principal de carga dever estar amarrado estrutura superior do guindaste. No final de cada turno, o operador dever verificar se o gancho principal ou bola esto firmemente presos.

Movimentao de Cargas
CORDAS GUIAS Cordas guias amarradas carga devero ser usadas em todos os iamentos a no ser que seja impraticvel. Um ou mais trabalhadores em terra, devero controlar a carga em todo movimento, atravs de uma ou mais cordas guia, evitando que a pea balance ou gire escontroladamente.

Movimentao de Cargas
VENTOS FORTES Quando houver possibilidade de ventos fortes, o guindaste dever baixar a lana e pousar num suporte adequado para passar a noite. A seguinte tabela informa a presso por metro quadrado numa superfcie plana normal na direo do vento no caso de diferentes velocidades de vento:

No se recomenda operao de iamento com velocidade de vento acima de 48 Km/h.

Patolamento
Ateno especial deve ser dada s condies do solo. A densidade e as caractersticas de compactao devem ser verificadas. Em caso de cargas muito pesadas, necessrio fazer um teste de compactao. Ao instalar um guindaste em reas operacionais e em piso de concreto, os limites seguros de carga devem ser identificados em funo da especificao do concreto. Em momento algum poder um guindaste ser operado com suas rodas fora do cho ou da superfcie de trabalho, a no ser que esteja corretamente firmado e nivelado sobre as patolas.

Patolamento

CONDIES GERAIS PARA OPERAO DE GUINDASTES


a) Plano de Rota Toda movimentao de carga dever ser precedida de um Plano de Rota envolvendo o operador de guindaste, o responsvel pela execuo do iamento e os executantes, para que os envolvidos tenham conscincia dos riscos da carga suspensa e que os possveis problemas na sua movimentao sejam resolvidos antes do iamento, como por exemplo:- passagem obstruda, interferncia acima, abaixo e com o prprio guindaste, espao limitado para a movimentao da pea, etc. b) Operao Conjunta com Outros Equipamentos Outros equipamentos de construo no devero ser operados junto a guindastes quando: Dentro da rea de carregamento; Debaixo do raio de giro no momento da movimentao; Dentro do isolamento da rea de montagem.

CONDIES GERAIS PARA OPERAO DE GUINDASTES


c) rea de Carregamento (ponto de pega das cargas) - Isolamento da rea de trabalho dever ser feito com cavaletes e correntes zebradas. - proibido o transito de pessoas debaixo da carga iada porque existe o perigo de serem atingidos pela carga que est sendo levantada ou numa possvel queda por falha do equipamento ou na amarrao. - expressamente proibida a passagem de colaboradores no autorizadas na rea de carregamento, exceto aqueles que esto envolvidos na operao (rigger, colaboradores responsveis pela amarrao das cargas, etc.). colaboradores no envolvidos, s podero circular nas reas externas rea isolada.

CONDIES GERAIS PARA OPERAO DE GUINDASTES


d) Condies de Trabalho para Qualquer Atividade com Guindastes - expressamente proibida qualquer atividade com guindastes quando houver chuvas. - expressamente proibida qualquer atividade com guindastes quando houver ventos excessivos pode desestabilizar e deslocar a carga e causar acidentes. Com ventania forte, a lana dever estar posicionada na direo do vento e, neste momento, no dever ser iada carga, principalmente aquelas de grande superfcie lateral exposta ao vento. Se a pea estiver no alto, deve-se colocar a lana no alcance mximo, evitando que a pea ao balanar ou girar pela ao do vento venha atingir a mesma. - expressamente proibida qualquer atividade com guindastes quando houver descargas eltricas atmosfricas (raios). Se estiver trovejando, pare a operao, retraia e abaixe totalmente a lana. Os colaboradores devero ser retirados das reas prximas das estruturas metlicas, at que fique pronta a malha de aterramento.

CONDIES GERAIS PARA OPERAO DE GUINDASTES


d) continuao: expressamente proibida qualquer atividade com guindastes quando houver falta de visibilidade (neblina, etc.). - No opere o guindaste com o ngulo da lana no limite. - Considere a flexo da lana ao levantar a carga no raio de trabalho. - Se o cabo de carga estiver torcido, distora o mesmo antes de continuar a operao. - O gancho de carga no dever ser baixado at assentar no cho ou na carga, pois acarretar o afrouxamento do cabo de iamento. -De acordo com a pea a ser iada, os acessrios tais como cabos, manilhas e cintas devero ser dimensionados de acordo com as recomendaes dos fabricantes para a correta amarrrao da carga.

CONDIES GERAIS PARA OPERAO DE GUINDASTES


d) continuao: - Quando a pea for descida da carreta para ser preparada para o seu iamento, dever ser usado calo de madeira entre o piso e a pea, evitando dessa maneira o prensamento de dedos das mos, braos, ps ou pernas. - Pare momentaneamente, quando a carga levantar do solo e verifique a condio de estabilidade e segurana. - Examine e retire da carga todas as peas que estiverem soltas. - Dever ser assegurado que no haja ningum, exceto os colaboradores envolvidos na tarefa, dentro da rea de trabalho e prximas da carga que est sendo iada.

CONDIES GERAIS PARA OPERAO DE GUINDASTES


d) continuao: -Apenas uma carga de cada vez dever ser iada ainda que as cargas combinadas estejam dentro da capacidade. Esta regra poder ser reavaliada se for criado um dispositivo que impea o deslizamento de uma pea em relao outra, tipo uma gaiola, etc. - Cargas excessivas no devem ser iadas, apesar da existncia dos dispositivos de proteo contra sobrecarga que devero estar ajustados no momento da carga. - O operador no dever permitir colaboradores sobre ou sob a carga, quando a mesma estiver sendo levantada.

CONDIES GERAIS PARA OPERAO DE GUINDASTES


proibido:
1) Iamento inclinado; 2) Carga fixada no solo; 3) Arrastamento de cargas sobre o solo ou em outra condio; 4) Tracionar lateralmente a lana; 5) Dobrar o cabo de carga ao redor da pea; 6) Proibido apoiar o contrapeso do guindaste com outra mquina, para que com isso aumente a capacidade e a estabilidade do mesmo; 7) Operar um guindaste com suas rodas no cho ou superfcie de trabalho, a no ser que esteja corretamente firmado e nivelado com patolas.

OPERAO DE GIRO REA DE GIRO


1. Verificar qual o melhor lado para o giro da lana;

2. A rea do raio de giro dever ser evacuada para garantir que esteja livre e no haja pessoas, durante todo o deslocamento da pea.

OPERAO DE GIRO REA DE GIRO


3. O giro rpido do guindaste faz com que a carga saia do raio prestabelecido de giro. O aumento do raio de giro pode virar uma mquina. O mesmo poder acontecer com lanas de longo comprimento, com ou sem cargas, quando giradas rapidamente. Lembre-se, quanto maior a velocidade do giro, maior a inrcia, ou seja, maior a dificuldade de parar a carga e evitar o balano.

OPERAO DE GIRO REA DE GIRO


4. Durante o giro, considere o giro adicional da lana devido a sua inrcia, influncia do vento, etc. 5. Quando for girar a pea, o operador do guindaste dever acionar sirene ou buzina a ar, para alertar as pessoas e evacuar a rea de giro.

6. O movimento de deslocamento dever ser paralisado, quando na rea em que estiver operando houver pessoas trabalhando ou equipamentos de construo operando.
7. Dever ser evitada a interseo nas reas de giro dos vrios guindastes. Caso seja necessria essa interseo, dever ser determinada a seqncia operacional a ser executada, na presena dos operadores e dos chefes de equipes. 8. proibido o transito de pessoas prximo do guindaste porque existe o perigo de serem atingidos pelo giro do contrapeso do guindaste.

LOCAL DE DESCARGA REA DE MONTAGEM


1. Isolamento da rea de montagem dever ser feito com cordas ou correntes zebradas e placas alertando para o risco de queda de materiais. Existe o perigo de a carga que est sendo montada cair, e, portanto o raio do isolamento dever ser proporcional ao comprimento da pea, ou seja, quanto mais comprida a pea, maior o raio de isolamento ao redor da mesma. O raio de isolamento ser no mnimo uma vez e meia o comprimento da pea. 2. Manter sempre limpo os vidros da cabine de comando dos guindastes, para melhorar a viso do operador. Em caso de ofuscamento pelo sol, o operador dever usar culos escuros (em tonalidade que no prejudique a viso, ou usar vidros fums na sua cabine). 3. Descer a carga lentamente e parar a descida quando estiver a aproximadamente 3 metros do local de montagem. A partir da descer e pousar a carga mais devagar colocando-a na posio de montagem.

LOCAL DE DESCARGA REA DE MONTAGEM


4. O posicionamento da carga at o ponto de montagem dever ser feito atravs de corda amarrada mesma. S no momento do ajuste final, os montadores podero colocar as mos na carga, mas com cuidado evitando os pontos de prensamento ou deixando-as debaixo da mesma onde correm riscos de esmagamento. 5. S afrouxar os cabos de sustentao da carga quando a pea estiver totalmente aparafusada. 6. Os trabalhadores sobre estruturas que participam da montagem, devero estar equipados com cinto de segurana com dois talabartes, ( conforme OSHSMT 200706 ) para que na movimentao sejam revezados, estando, no entanto, em todos os movimentos atracados estrutura. No caso de ser necessrio, corte ou solda, um dos talabartes devero ter alma de ao, devido a possibilidade do contato do nylon com partes de metal quente. Nesse caso, o talabarte com alma de ao assegurar que o mesmo esteja sempre atracado enquanto que o talabarte de nylon poder ser derretido pelo calor.

LOCAL DE DESCARGA REA DE MONTAGEM


7. Os montadores s devero aproximar-se da pea a ser montada aps o operador t-la posicionado adequadamente. Quando o montador se antecipa e tenta segurar a pea com a mo, o guindasteiro passa a se preocupar com a segurana do montador e no com o posicionamento da pea. Dever se usar cordas ou ferramentas de trao como tirfor, talhas de alavanca, etc., evitando o contato manual com a cabea, at que a mesma tenha condio segura de montagem. 8. Abaixamento da lana, extenso da lana ou carga em excesso para condies em desacordo com a tabela de carga, podem resultar em perda da estabilidade do guindaste ou danos (rupturas) na estrutura da lana. Se forem necessrios para que se efetue a montagem, dever ser muito bem estudado e se forem realizados esses movimentos, devero ser o mnimo necessrio, no comprometendo a segurana do equipamento.

LOCAL DE DESCARGA REA DE MONTAGEM


9. O operador no dever deixar cargas suspensas ao abandonar o posto de comando. Se tiver que deixar a mquina, dever abaixar a carga no solo e parar o motor, antes de sair da cabine 10. Numa situao de inicio de tombamento, o operador dever imediatamente iniciar o abaixamento da carga e levantar a lana para trazer a carga mais prxima do guindaste.

CAMINHO MUNCK
Este procedimento destina-se a operaes seguras de levantamento e movimentao de cargas com o Caminho Munck. O Munck um guindaste comandado hidraulicamente e instalado sobre o chassi de um caminho. Tem grande utilizao na movimentao, remoo, levantamento e transporte de cargas relativamente leves Somente pessoas habilitadas (Carteira Nacional de Habilitao CNH, categorias C, D ou E) podem conduzir o caminho Munck. Somente pessoas treinadas e autorizadas pelo Setor de Segurana da Contratada podem operar o Munck. A utilizao do caminho Munck limitada de acordo com sua capacidade e com o tipo de carga. Cabe ao supervisor do servio ou ao operador do Munck analisarem a viabilidade de sua utilizao antes de efetuar o servio. O terreno de apoio da sapata deve ser plano e firme. Calos resistentes devem ser utilizados quando o solo no oferecer boas condies. A rea coberta pelo raio de ao da lana e da carga deve ser isolada, no permitindo assim trnsito de pessoas no local..

CAMINHO MUNCK
Os veculos devem transportar no mnimo 04 cones de sinalizao para realizar este isolamento. O operador deve certificar-se de que a rea coberta pelo raio de ao da lana e da carga est livre de obstculos. Certificar que o veculo est corretamente posicionado, com os freios acionados e as rodas caladas, antes de iniciar a operao. Para casos de operao perto de redes eltricas ou equipamentos energizados necessria a emisso de uma Permisso para Trabalhos Perigosos (PTP). O mesmo se aplica para a operao nas proximidades de valas e escavaes. Antes de se iniciar qualquer operao de carga ou descarga em valas e escavaes, o pessoal que estiver trabalhando naqueles locais deve ser removido, e s deve retornar ao trmino da operao. Deve-se utilizar somente eslingas de cabo de ao, cintas ou outro dispositivo especfico para iamento da carga. Nunca utilize cordas para o iamento de cargas, elas devero ser utilizadas apenas para posicionar ou prender a carga na carroceria.

CAMINHO MUNCK
obrigatria a existncia da trava de segurana no gancho. Nunca permanecer sobre a carroaria na rea de alcance da lana enquanto a mesma estiver em movimento. Para posicionar a carga sobre a carroaria do caminho Munck, utilizar cordas auxiliares. Nunca transitar ou permenecer sob cargas suspensas. O operador no deve abandonar o Munck com a carga suspensa. No arrastar cargas, porque o guincho do Munck no foi projetado para tracionar, e sim para efetuar levantamento vertical. Nunca movimentar o veculo com cargas suspensas, pois a estabilidade da mquina ficar seriamente reduzida, gerando risco de queda da carga sobre pessoas ou equipamentos. A movimentao do caminho Munck de uma rea para outra deve ser feita com as patolas e lana recolhidas e posicionadas em seu bero de apoio. O Operador dever posicionar-se em local mais afastado possvel da rea de atuao da lana, preservando sua segurana frente movimentao do equipamento.

CAMINHO MUNCK
O caminho Munck dever ser equipado com comandos duplos (em ambos os lados do veculo). Uma tabela de carga deve estar disposio do operador fixada ao equipamento ou no interior do veculo (impressa) em lngua portuguesa. Medies mtricas ou atravs de outros mtodos (Ultra-som, por exemplo), devem ser realizadas mensalmente nos ganchos, a fim de detectar possveis deformidades. A Contratada e suas subcontratadas deve inspecionar o estado dos cabos, cintas ou quaisquer outros dispositivos que sero usados para o iamento da carga. Todos devem estar identificados com a cor do ms. A Contratada e suas subcontratadas tambm so responsveis por inspecionar diariamente o estado e as condies de funcionamento do caminho Munck. por 03 (trs) anos.

CAMINHO MUNCK
O operador da Contratada e/ou de sua subcontratada deve comunicar quaisquer anormalidades ao seu supervisor. At que ela seja solucionada, o caminho Munck ficar parado. Se necessrio, etiquetar o munck at que as anormalidades sejam corrigidas. Todos os caminhes Munck devem sofrer uma reviso geral anual dos seus sistemas de iamento. Inspees dos dispositivos de iamento e das condies do caminho-munk pela Contratada e suas subcontratadas. As listas de verificao dirias dos caminhes-munck (modelo na pgina 32), devem ser arquivadas pela Contratada e suas subcontratadas por 01 (um) ms. Os laudos do sistema de iamento e dos ganchos do caminho-munck devem ser arquivados pela Contratada e suas subcontratadas por 03 (trs) anos.

EQUIPAMENTOS DE GUINDAR
Munck

Fonte catlogo SUATRANS

Uso dos equipamentos de Elevao e Transporte


Todo equipamento de elevao deve ser projetado, construdo e operado de maneira que oferea as necessrias garantias de resistncia e segurana, alm de serem conservados em perfeitas condies de trabalho, sendo expressamente proibido ultrapassar os valores mximos de capacidade de trabalho, colocando em risco as partes envolvidas.

Todos os equipamentos de transporte motorizados, devero possuir sinal de advertncia (sonoro e luminoso), alm do que devero ser permanentemente inspecionados, e as peas defeituosas imediatamente substitudas. A utilizao deste equipamento deve ser feita em condies ideais de iluminao. Antes de movimentar o equipamento de elevao, certificar-se de que o gancho est suficientemente alto para evitar choques contra outros equipamentos ou estruturas. Todo equipamento deve ser rigorosamente inspecionado no incio de cada jornada de trabalho. Ao perceber qualquer irregularidade, interromper os trabalhos e comunicar imediatamente os responsveis.

Uso dos equipamentos de Elevao e Transporte


O operador no deve operar o equipamento se no estiver em perfeitas condies fsicas e psicolgicas. Durante a operao, se por exemplo os cabos se soltarem (ficarem bambos), o operador deve conferir o movimento de subida destes cabos, certificando-se de que estejam sendo enrolados corretamente nas ranhuras das polias. O operador deve respeitar sempre o limite de peso do equipamento. Tambm deve certificar-se que a carga est corretamente distribuda entre os ganchos e eslingas antes de iniciar o iamento. proibido o transporte de qualquer outro objeto sobre a carga que estiver sendo iada. Tambm antes de patolar (apoiar o equipamento no piso) deve, certificar-se de que no est apoiado sobre canaletas, caixas subterrneas, etc. Se for necessrio devem ser tomadas medidas alternativas que devem ser discutidas junto ao SESMT da Contratada.

A armazenagem de produtos ou materiais s deve ser feita aps obtida a Permisso para Armazenagem, conforme descrito na OSHSMT 200741.

Uso dos equipamentos de Elevao e Transporte


O operador nunca deve deixar uma carga suspensa durante a realizao dos trabalhos ou at mesmo aps o encerramento do expediente. Ao baixar a carga, deve certificar-se que esto bem posicionadas no local, sem que haja o risco de tombamento ou deslizamento. Se for necessrio, utilizar um pallet, calo ou outro dispositivo para posicionamento da carga.

Se houver corte de energia ou parada sbita do equipamento, o operador deve certificar-se de que os equipamentos estejam desligados e freados, pois aps o retorno da energia estes podem se movimentar.
Tambores, cilindros, botijes, etc, no devem ser transportados no garfo das empilhadeiras. Cabe a Contratada preparar um dispositivo para acondicionamento e transporte destes cilindros em p na posio vertical. Todos os dispositivos de segurana dos equipamentos de elevao e transporte devem estar em perfeitas condies de funcionamento.

Uso dos equipamentos de Elevao e Transporte


Todo equipamento de elevao e transporte para uso das Contratadas e/ou suas Subcontratadas dever estar acompanhado de documento ART (Anotao de Responsabilidade Tcnica) para que seja liberado seu uso. Pode ser feita uma nica ART onde o engenheiro responsvel especifica os equipamentos que constam nesta. Tambm deve ser preparado um programa de inspeo peridica destes equipamentos a ser feito pela Contratada responsvel por estes, sendo que tambm deve ser emitido um laudo acompanhado da ART especfica para este, confirmando a inspeo. Em operaes de elevao e transporte quando o operador no tiver uma viso de toda a extenso do material que estiver sendo transportado, este deve solicitar a presena de um auxiliar para orient-lo na conduo do objeto que est sendo transportado. Este auxiliar deve verificar o alinhamento dos cabos de ao ou fitas, alinhamento do objeto, orientar a passagem de pessoas e, se necessrio, isolar o local por onde o objeto est sendo conduzido.

Isolamento, sinalizao e comunicao durante as operaes de iamento e transporte.


Durante a operao de movimentao da pea, o local deve estar devidamente isolado sem a presena de pessoas no raio de isolamento. Tanto o operador quanto seu ajudante devem ficar atentos para evitar que pessoas adentrem rea isolada, bem como passem sob cargas suspensas. Todo reparo a ser feito nos equipamentos de elevao e transporte devem ser feito em local onde no haja trnsito. Todas as modificaes, ampliaes e reparos, devem conservar pelo menos os fatores de segurana originais do equipamento. Nunca movimentar o equipamento se no tiver certeza do sinal recebido. Qualquer dvida questione o responsvel por esta comunicao. Seu posicionamento deve ser de fcil acesso viso do operador.

Utilizao de cabos de ao, cintas, estropos, ganchos e eslingas.


Os cabos de ao e cintas utilizados na movimentao ou transporte de materiais, devero ser inspecionados e as suas partes defeituosas devem ser substitudas. proibida a utilizao de outros meios que no sejam Cabos de Ao ou Cinta (Nylon ou Poliester) para iar peas atravs de talhas ou monovias, e outros equipamentos de elevao. Manter os cabos sempre lubrificados para o perfeito funcionamento do equipamento. No arrastar ganchos e eslingas pelo cho. Inspecionar as eslingas e ganchos quanto trincas, rachaduras, pontos de corroso e se as travas esto em perfeito funcionamento. Ao detectar qualquer irregularidade, san-la imediatamente. Fica estabelecida a freqncia de 1 ano para a substituio do cabo de ao, desde que ele no apresente avarias em sua estrutura, num perodo inferior. Os cabos de ao e cintas devero obrigatoriamente obedecer as normas que seguem. Os cabos de ao, e as cintas que so utilizadas para elevao de materiais e equipamentos devem ser armazenados em local seco, arejado e onde no exista influncia de intempries ou ambientes corrosivos que possam danificar sua estrutura, diminuindo sua capacidade de trabalho.

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

CDIGO DE SINAIS PARA IAMENTO E MOVIMENTAO DE CARGAS

Transporte e Levantamento de Cargas


Prof. Joo Paulo Barbosa, M.Sc.

Das könnte Ihnen auch gefallen