Sie sind auf Seite 1von 20

AGRICULTURA IRRIGADA E INJUSTIA AMBIENTAL CONFLITOS NO USO E ACESSO GUA NA CHAPADA DO APODI IRRIGATED AGRICULTURE AND ENVIRONMENTAL INJUSTICE

CE - CONFLICTS TO USE AND ACCESS OF THE WATER ON THE APODI CHAPADA


Mayara Melo Rocha Ncleo Tramas/UFC Dra Raquel Maria Rigotto Ncleo Tramas/UFC Francisco Tiago Costa de Castro Ncleo Tramas/UFC mayaramelorocha@gmail.com

RESUMO Este artigo versa sobre a poltica de irrigao voltada para o semirido brasileiro e seus impactos sobre as populaes locais. Objetiva-se analisar, luz da justia ambiental, os conflitos em torno do uso e acesso gua decorrentes da instalao do Permetro Irrigado Jaguaribe-Apodi e consequente instalao do modelo agroexportador na regio. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada na Chapada do Apodi, no estado do Cear, entre os anos de 2011 e 2013. Como metodologia de investigao, foi feito o uso da pesquisa bibliogrfica, da observao participante, de entrevistas com pequenos agricultores e de um encontro com sujeitos locais que trabalharam na construo de uma linha do tempo sobre a histria da gua na Chapada do Apodi. Essa metodologia buscou identificar as mudanas no modo de utilizao da gua antes e depois da instalao do permetro e consequente chegada das empresas do agronegcio na regio. Embora os resultados ainda sejam parciais, podemos inferir que a instalao da fruticultura irrigada na Chapada do Apodi tem provocado desigualdade no acesso gua configurando um quadro de injustia ambiental. ABSTRACT This article is about the irrigation policy toward the Brazilian semiarid region and their impacts on local populations. The objective is to examine, in the light of environmental justice, conflicts over the use and access to water due to the installation of the Irrigated Jaguaribe-Apodi and subsequent installation of the agro-export model in the region. This is an excerpt of a research performed in the Chapada do Apodi, state of Cear, between the years 2011 and 2013. As a research methodology, was done using the bibliographic research, participant observation, interviews with small farmers and a meeting with local guys who worked on building a timeline on the history of water in the Chapada do Apodi. This methodology seeks to identify the changes in the way water use before and after installation of the perimeter and the consequent arrival of agribusiness companies in the region. Although the results are still partial, we can infer that the installation of irrigated horticulture in the Apodi Plateau has caused inequality in access to water by setting a framework of environmental injustice. Palavras Chave: agronegcio, justia ambiental, permetros irrigados Eixo 8. Agrohidronegcio, Conflitos e Alternativas de Gesto da gua.

Introduo Embora a gua seja vital para a sobrevivncia dos seres humanos, em decorrncia de um padro de desenvolvimento desigual, a gua sempre esteve disposio de poucos no Nordeste brasileiro. Por muito tempo a regio foi considerada invivel economicamente, pois a responsabilidade pelo atraso de seu desenvolvimento econmico era atribuda aos fatores climticos. Essa percepo deu origem a uma srie de intervenes que se expressaram, sobretudo, na construo de grandes reservatrios de gua que, na prtica, nunca resolveram os problemas das populaes em situao de vulnerabilidade visto que essas guas se mantinham concentradas nas mos de grandes proprietrios de terras. No entanto, a partir da dcada de 1970 entrou em vigor uma nova fase da explorao capitalista no nordeste. Sob os auspcios da modernizao, foi desenvolvida uma poltica de implantao de permetros irrigados que permitiu a criao de ilhas de prosperidade encravadas no semirido nordestino. Porm, esses permetros se configuraram como espaos para a instalao do capital globalizado que teve como premissa a desterritorializao de diversas comunidades camponesas submetendo-as a uma srie de impactos e injustias ambientais.

Diante desse contexto, partiremos do conceito de justia ambiental para fazer uma reflexo sobre a instalao dos permetros irrigados no semirido nordestino e sua apropriao pelo agronegcio. Teremos como recorte do estudo o permetro irrigado Jaguaribe-Apodi, que entrou em operao em 1989, na Chapada do Apodi, estado do Cear. Sua implantao atraiu diversas empresas nacionais e multinacionais do ramo da fruticultura irrigada que passaram a se beneficiar da gua bombeada por uma estao elevatria e dos canais de irrigao para distribuio da gua, alm da captao das guas do aqufero Jandara, segunda maior reserva subterrnea de gua do Cear. Essas empresas no apenas passaram a se beneficiar da apropriao das guas da Chapada e da infraestrutura hdrica fornecida pelo Estado como tambm impuseram as populaes locais uma srie de riscos ambientais, inclusive, a contaminao das guas atravs do uso intensivo de agrotxicos.

Portanto, o objetivo desse artigo analisar, luz da justia ambiental, os conflitos em torno do uso e do acesso gua decorrentes da instalao do Permetro Irrigado Jaguaribe-Apodi e consequente instalao do modelo agroexportador na Chapada do Apodi.

Como metodologia de investigao, fizemos uso da pesquisa bibliogrfica, da observao participante, de entrevistas com pequenos agricultores e de um encontro com sujeitos locais que trabalharam na construo de uma linha do tempo sobre a histria da gua na Chapada do Apodi. Essa metodologia buscou identificar as mudanas no modo de utilizao da gua antes e depois da instalao do permetro irrigado e da chegada de empresas agrcolas na regio. Embora os resultados ainda sejam parciais, pois essas reflexes so parte de uma pesquisa de mestrado ainda no concluda, podemos inferir que a instalao da fruticultura irrigada na Chapada do Apodi tem provocado desigualdade no acesso gua e dominao nos seus modos de uso configurando um quadro de injustia ambiental.

1. Justia ambiental outra perspectiva sobre os conflitos ambientais

Uma reflexo sobre os conflitos ambientais e seus impactos sobre grupos sociais vulnerabilizados pelo modo de produo capitalista nos exige o questionamento do discurso hegemnico que insiste em afirmar que todos os seres humanos so responsveis pelos problemas ambientais e os impactos negativos da degradao afetam a toda a humanidade de forma indistinta. Esse modo de conceber os problemas ambientais reducionista na medida em que trata os seres humanos indiferenciadamente desconsiderando as desigualdades de classe, gnero, raa e etnia. Essa forma hegemnica de pensamento leva a crer que todos os problemas relativos relao sociedade-natureza esto ligados ao desperdcio e a escassez dos recursos ambientais e que, solucionando esse impasse, a crise ambiental seria resolvida. Essa viso parte de uma perspectiva economicista que privilegia o livre mercado como mecanismo para internalizar as externalidades ambientais e para valorizar a natureza, recodificando a ordem da vida e da cultura em termos de um capital natural e humano. (LEFF, 1999, p.123). Essa perspectiva desconsidera as dimenses sociolgicas das questes ambientais e reduz o debate a uma esfera meramente tcnica. Desse modo, a discusso sobre a apropriao privada dos bens ambientais assentados no modo de produo capitalista, assim como os impactos, que recaem de modo desproporcional sobre determinadas populaes e grupos tnicos, so invisibilizados na reflexo. Lanando luz sobre essas lacunas, emergem os movimentos por justia ambiental que voltaro o olhar para a necessidade de sobrevivncia material de grupos historicamente alijados do processo de desenvolvimento e por este negativamente afetado.

O termo Justia Ambiental foi designado para definir o conjunto de princpios que asseguram que nenhum grupo social, sejam grupos tnicos, raciais ou de classe, suporte uma parcela desproporcional das consequncias ambientais negativas de operaes econmicas, polticas e programas federais, estaduais e locais, bem como resultantes da ausncia ou omisso de tais polticas. (PORTO, 2011). O conceito surge da experincia pioneira dos movimentos sociais americanos no enfrentamento aos conflitos ambientais. As populaes pobres e etnias discriminadas dos Estados Unidos organizaram-se para lutar contra os riscos ambientais aos quais eram expostas devido instalao de depsitos de lixos qumicos e radioativos ou de indstrias com efluentes altamente txicos em suas vizinhanas.
Contra o pensamento dominante, que considera democrtica a distribuio dos riscos ambientais e que se atm ao tema da escassez e do desperdcio, consagrando o mercado como mecanismo por excelncia para regular as questes do meio ambiente, insurgiram-se os movimentos por justia ambiental. (ACSELRAD et al. 2009, p. 15)

Os movimentos por justia ambiental constroem assim uma nova concepo em torno da questo ambiental ao incorporar em suas articulaes a luta por justia social. Esses movimentos explicitam que h diferenas nos nveis de exposio das populaes e grupos sociais aos riscos ambientais e que isso no decorre de um processo natural, mas de construes sociais e decises polticas que distribuem de forma desigual tanto a proteo quanto as consequncias da degradao ambiental.

Segundo Acselrad et al. (2009), a desigualdade ambiental pode manifestar-se atravs da proteo ambiental desigual ou do acesso desigual aos recursos ambientais. Processos no democrticos de decises polticas empurram consequncias desproporcionais para grupos sociais vulnerabilizados atravs da falta de instrumentos que lhes garantam proteo. Ao mesmo tempo, o acesso desigual aos recursos se manifesta atravs da esfera da produo, no que diz respeito aos usos dos recursos e do territrio. Os grupos vulnerveis so atingidos por projetos de desenvolvimento implantados em reas de expanso do capital que introduzem monoculturas, barragens, pastagens, malhas virias, atividades mineradoras, entre outras, que vo desestabilizando as atividades tradicionalmente realizadas nesses territrios,

inviabilizando as condies de reprodutibilidade material e sociocultural das populaes locais.


A constatao da desigualdade ambiental, tanto em termos de proteo desigual como de acesso desigual, nos leva a reconhecer que o que est em jogo no simplesmente a sustentabilidade dos recursos e do meio ambiente, ou as escolhas tcnicas descoladas da dinmica da sociedade, mas sim formas sociais de

apropriao, uso e mau uso desses recursos e desse ambiente. (ACSELRAD et al., 2009, p. 75, grifos do autor)

Por isso, a corrente da justia ambiental identifica fortes similaridades entre as formas de produo das desigualdades social e das desigualdades ambientais. Dessa maneira, se diferencia das correntes ecolgicas conservadoras que acreditam que as respostas crise ambiental esto inscritas numa melhor gesto dos recursos naturais, como se o problema fosse apenas uma questo da escassez ou da falta de definio da propriedade privada sobre os bens ambientais. A esse raciocnio se opem frontalmente os movimentos por justia ambiental, pois compreendem que os processos de apropriao desigual dos recursos naturais so provocados pelo prprio modo de produo capitalista que tambm gerador das desigualdades sociais, portanto, seria invivel pensar a sustentabilidade ambiental dentro de sua prpria racionalidade.

O conceito de justia ambiental integra a dimenso ambiental com as do direito e da democracia para aprofundar o debate em relao invisibilidade de determinados grupos sociais e dos processos de vulnerabilizao ao qual so submetidos por programas e projetos de desenvolvimento econmico envolvendo disputas e conflitos por recursos ambientais e modos de vida nos territrios. (PORTO, 2011). Ao articular o ambientalismo com os princpios da justia social a justia ambiental

(...) se constitui num importante exemplo de resistncia aos efeitos nefastos do capitalismo globalizado, o qual utiliza a sua crescente liberdade locacional de investimentos entre diferentes regies do planeta sejam continentes, pases ou at dentro de um mesmo pas para inibir a construo de parmetros sociais, ambientais, sanitrios e culturais, no sentido de direcionar o desenvolvimento econmico e tecnolgico para os interesses do mercado. (PORTO, 2011, p.34).

Esse fator fundamental para a compreenso da proposta de nossa pesquisa, pois buscamos refletir sobre o modelo de desenvolvimento agrcola, voltado para beneficiar elites nacionais e internacionais, que tem sido imposto s populaes locais desagregando seus modos de vida a partir de um violento processo de desterritorializao e negao de direitos. Privados de permanecer nos territrios nos quais construram suas vidas e vnculos, essas populaes so obrigadas a se deslocar para a periferia das cidades ou a permanecerem prximas aos locais em que viviam, mas numa situao de absoluta desigualdade em relao ao uso dos recursos naturais. essa desigualdade que vai caracterizar o que estamos chamando aqui de conflitos ambientais. Segundo Acselrad (2004), esses conflitos envolvem grupos sociais que se

diferenciam pelo modo de apropriao e significao do territrio e se originam quando um desses grupos passa a afetar e ameaar a relao que o outro possui com o territrio atravs dos impactos ambientais que suas atividades econmicas acarretam. 2. Agronegcio: um modelo concentrador e excludente A partir da dcada de 1960, avanou sobre o mundo um modelo agrcola baseado em pacotes tecnolgicos impostos aos pases ditos subdesenvolvidos sob o pretexto de garantir a expanso da produo de alimentos. Tal revoluo foi incentivada e financiada por instituies financeiras internacionais e rgos governamentais tais como: o Banco Mundial, a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a United States Agency for Internacional Development (USAID). Embora o discurso oficial fosse o de acabar com a fome no mundo e garantir o desenvolvimento dos pases do sul, o que estava realmente em jogo, conforme nos alerta Porto Gonalves (2004), era provocar profundas transformaes nas relaes de poder no campo por meio da tecnologia com o objetivo de deslocar a ateno das legtimas lutas travadas contra a fome e a misria. Alm disso, era importante garantir lucro para grandes empresas, que haviam investido imensas somas de dinheiro na produo de tecnologia para a guerra, razo pela qual a revoluo verde se baseou no uso intensivo de produtos qumicos. Promovida pelos pases ditos desenvolvidos, a revoluo verde foi imposta aos pases chamados de subdesenvolvidos como a grande soluo para reduo da pobreza e erradicao da fome. Assim, pacotes tecnolgicos que incluam maquinrios, sementes modificadas, fertilizantes e agrotxicos foram introduzidos em vrios pases do mundo.
O discurso da Revoluo Verde estava repleto de uma perspectiva ocidental sobre a cincia, o progresso e a economia, que deviam promover-se (impor-se, se for preciso) nos pases do chamado Terceiro Mundo. Em consonncia com a teoria da modernizao, que era o modelo de desenvolvimento prprio desses anos [...] a Revoluo Verde identificava no Terceiro Mundo uma srie de carncias que deviam ser satisfeitas, base de aumentar quantitativamente os bens e os servios. Ao mesmo tempo, essa febre produtivista, que em teoria beneficiaria os pases pobres, servia tanto para aumentar a produo de matrias-primas baratas, destinadas s agroindstrias do denominado Primeiro Mundo que as beneficiavam, incrementando seu valor, como para aumentar a produo de maquinrio e insumos qumicos desses pases ricos que vendiam para os pases pobres (GMEZ, 2006, p. 185).

No Brasil, a introduo dos pacotes tecnolgicos marcou o incio de uma nova fase produtiva caracterizada pelo surgimento de complexos agroindustriais (CAIs) que fortaleceram a industrializao da agropecuria, modernizaram a base tcnica, alteraram a forma de produzir

e causaram impactos ambientais. Essas mudanas ocorridas no campo em funo da expanso da revoluo verde tornou o modelo agrcola brasileiro dependente dos pacotes tecnolgicos e aumentou os custos de produo. Desse modo, o que aconteceu no Brasil, sobretudo a partir da dcada de 1970, foi um processo de modernizao agrcola conservadora, ou seja, ocorreu um processo de modernizao tecnolgica que no tocou nos elementos tradicionais da estrutura agrria e fundiria do pas (GRAZIANO DA SILVA, 1981). Embora a produo agrcola tenha assimilado elementos modernizantes como os insumos agrcolas, as sementes modificadas, maquinrio de ponta, entre outras, a estrutura fundiria e as relaes desiguais no campo foram no apenas mantidas, mas tambm aprofundadas.
A imagem do agronegcio foi construda para renovar a imagem da agricultura capitalista, para moderniz-la. uma tentativa de ocultar o carter concentrador, predador, expropriatrio e excludente para dar relevncia somente ao carter produtivista, destacando o aumento da produo, da riqueza e das novas tecnologias. Da escravido colheitadeira controlada por satlite, o processo de explorao e dominao est presente, a concentrao da propriedade da terra se intensifica e a destruio do campesinato aumenta. O desenvolvimento do conhecimento que provocou as mudanas tecnolgicas foi construdo a partir da estrutura do modo de produo capitalista. De modo que houve o aperfeioamento do processo, mas no a soluo dos problemas socioeconmicos e polticos: o latifndio efetua a excluso pela improdutividade, o agronegcio promove a excluso pela intensa produtividade. (FERNANDES, 2005, p.4863)

Esse modelo se legitimou atravs de um forte componente ideolgico de modernizao que, segundo Almeida (1997), incorporava quatro elementos principais: a perspectiva de desenvolvimento econmico como oposio ao atraso e estagnao; o solapamento da autonomia devido abertura tcnica, econmica e cultural; a especializao da produo agrcola e de sua dependncia ao contexto globalizado e, finalmente, o fortalecimento de uma mentalidade competitiva e contestadora das concepes e valores do modo de produzir tradicional. Assumindo ares de modernidade o agronegcio avanou sobre o territrio brasileiro introduzindo a racionalidade capitalista nos processos produtivos do campo, alterando profundamente os modos de vida de diversas populaes e as relaes de trabalho no meio rural. Baseado num modelo de produo tcnico-cientfico, no uso de grandes extenses de terras, na reduo de mo de obra, na precarizao das relaes de trabalho, no predomnio da monocultura e na dependncia do mercado para definir o que, como e quando produzir, o agronegcio se consolidou com um discurso de modernizao que no se sustentava nas prticas uma vez que estas continuavam a reproduzir e acentuar as formas de dominao mais

arcaicas obrigando inmeras comunidades camponesas a conviver com diferentes formas de injustia ambiental.
[...] esse modelo agrcola que se apresenta como o que h de mais moderno, sobretudo por sua capacidade produtiva, na verdade, atualiza o que h de mais antigo e colonial em termos de padro de poder ao estabelecer uma forte aliana oligrquica entre (1) as grandes corporaes financeiras internacionais, (2) as grandes indstrias-laboratrios de adubos e de fertilizantes, de herbicidas e de sementes, (3) as grandes cadeias de comercializao ligadas aos supermercados e (4) os grandes latifundirios exportadores de gros. Esses latifndios produtivos so mutatis mutandis, to modernos como o foram as grandes fazendas de cana-deacar e seus engenhos no Brasil e nas Antilhas dos sculos XVI e XVII. poca, diga-se de passagem, no havia nada de mais moderno. A modernidade bem vale uma missa. (PORTO-GONALVES, 2012, p. 243, 244).

Conforme explicita Porto-Gonalves (2012), o modelo concentrador e excludente do agronegcio no promovido apenas por um agente, mas por um consrcio que articula o mercado e o Estado. Exemplo desta imbricada relao pode ser observado no modo como o agronegcio se expandiu no Nordeste brasileiro, incentivado pela poltica pblica de construo de permetros irrigados. Foi essa poltica que permitiu a introduo de monocultivos de frutas tropicais para a exportao no seio do semirido nordestino. Esse modelo se ergueu sobre o discurso da gerao de emprego e renda para as populaes camponesas, mas na prtica provocou um processo agressivo de desterritorializao de inmeras comunidades que foram desvinculadas de suas terras, privadas do acesso aos bens e recursos ambientais e tiveram seus modos de vida e condies de reproduo sociocultural e econmica ameaados. A via de incluso da populao camponesa nesse processo se deu sob a gide da subordinao, da proletarizao e da perda de autonomia. Isso acarretou uma srie de consequncias nefastas com implicaes sobre a qualidade de vida, de sade e de trabalho como explicitaremos nos tpicos seguintes. 3. Permetros irrigados: guas para quem?

Para avanar na poltica de expanso agrcola que transformaria o Brasil num dos maiores exportadores de commodities do mundo, o governo federal, a partir da dcada de 1970, deu incio as aes da Poltica Nacional de Irrigao PNI. Entre as aes mais importantes do PNI estava a implantao de projetos pblicos de irrigao.

De acordo com PONTES et al. (2012), os permetros irrigados integram uma estratgia de expanso seletiva da fronteira agrcola com o objetivo de induzir o desenvolvimento

econmico. Os permetros so reas delimitadas pelo Estado, geralmente em locais onde h solos frteis, clima favorvel e abundncia de mo de obra, para a instalao de uma grande infraestrutura que favorea o desenvolvimento de atividades agrcolas. Essa poltica foi fundamental para que as fronteiras do agronegcio se expandissem pelo Nordeste. Entre os anos de 1968 e 1992, o Governo Federal construiu 35 permetros irrigados no semirido nordestino dos quais o Cear foi o maior receptor detendo 40% do total. (PONTES, GADELHA, et al., 2012).

Segundo Freitas (2010) a poltica de implantao dos permetros irrigados passou por dois momentos. A primeira fase, que vigorou de 1968 a 1979 teve como prioridade a distribuio de lotes os pequenos produtores. A segunda fase, aps a dcada 1990, se caracterizaria pelas mudanas na orientao estatal. A falta de uma poltica que considerasse as peculiaridades do modo de vida e produo dos pequenos produtores, obrigando-os a utilizao de tecnologias que lhes eram alheias e a exigncia de aumento da produo, provocou o endividamento de vrios camponeses que solicitavam emprstimos bancrios via cooperativas. Esse fato foi fundamental para justificar o incio de um processo de privatizao dos permetros via introduo de empresas. Para exemplificar a ocupao desproporcional que ocorre hoje Freitas (2010) demonstra o caso do projeto Tabuleiros de Russas (CE) no qual de 622 irrigantes, 499 so pequenos agricultores e 78 so empresas. Embora os pequenos irrigantes representem 88,22% do total, ocupam apenas 37,78% da rea e as empresas, que representam 12,54% do total, concentram 47,65% da rea total de 10.564 hectares.

Ao analisar o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), Pontes (2012) observa que, a partir de 2011, o Governo Federal mudou as diretrizes da poltica nacional de irrigao ao criar, pelo decreto N 7472 (04/05/2011) a Secretaria Nacional de Irrigao SENIR com a perspectiva de beneficiar ainda mais a iniciativa privada com a poltica de irrigao. A previso que entre 2012 e 2015 sejam investidos cerca de 6,9 bilhes de reais para a expanso de 193.137 hectares de rea irrigada nos permetros existentes e instalao de 200.00 hectares de novos permetros. Outra importante meta dessa modernizao na gesto poltica dos permetros visa a ampliao da atual rea irrigada em 100% para o setor privado. (PONTES, 2012).

A partir disso, podemos inferir que a mudana de diretriz do Governo Federal, na prtica, significa entregar a gesto dos permetros para a iniciativa privada. Essa posio foi assumida a partir da avaliao dos bons resultados obtidos pela lgica de uso privado dos permetros. No podia ser diferente, tendo em vista que o Estado o responsvel pelos investimentos econmicos e pela infraestrutura, garantindo energia, gua e crdito para a operacionalizao do agronegcio. Os resultados econmicos para a iniciativa privada so certos uma vez que todos os custos so assumidos pelo Estado. No entanto, preciso considerar que os ganhos econmicos desses empreendimentos ficam concentrados em mos privadas enquanto os custos so socializados para a sociedade e os impactos ambientais recaem de maneira avassaladora sobre as comunidades que vivem nos territrios dominados pelo agronegcio.

4. A face da injustia ambiental na Chapada do Apodi: dominao no uso e no acesso gua. Neste ponto traremos a tona o quadro de injustias ambientais que se configura na Chapada do Apodi aps a implantao do permetro irrigado Jaguaribe-Apodi centrando ateno nos aspectos relativos apropriao e contaminao das guas. Localizada na divisa entre os Estados do Cear e do Rio Grande, a Chapada do Apodi possu uma rea de 2.421,8 km2 situada margem direita do rio Jaguaribe. Esse territrio atualmente marcado por graves impactos ambientais ocasionados pela introduo do modelo agrcola agroexportador implantado no Cear tendo a regio do Baixo Jaguaribe como foco. A interveno de maior impacto sobre a reconfigurao do territrio da Chapada foi a introduo do permetro irrigado Jaguaribe-Apodi, que entrou em operao em 1989, com o propsito de garantir oferta hdrica para alavancar a produo agrcola e consolidar o Baixo Jaguaribe como um dos polos de desenvolvimento do Cear. Desse modo, o Estado foi o maior agente de transformao do espao promovendo uma srie de intervenes que reconfiguraram o territrio da Chapada coadunando com a expanso da Poltica Nacional de Irrigao do Nordeste. Nesse sentido, foram construdas estradas de acesso ao projeto, um aeroporto com pista de pouso, uma estao elevatria para garantir o bombeamento da gua da Barragem de Pedrinhas (localizada no rio Quixer, afluente do rio Jaguaribe) de modo a garantir sua subida para a Chapada, alm de canais de irrigao para distribuio da gua pelo permetro irrigado (MARINHO, 2010). Todas essas aes foram realizadas aps processos de desapropriao que desterritorializaram diversas comunidades que construram na Chapada

seu territrio de vida. Desse modo, a dinmica ambiental e social da Chapada do Apodi foi completamente reconfigurada para atender aos interesses do capital globalizado que constituiria ali uma rea de especializao agrcola da fruticultura irrigada para exportao, a despeito dos interesses das populaes locais. Segundo dados coletados por Freitas (2011), as desapropriaes foram executadas pelo Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), entre 1985 e 1988, atingindo 320 famlias. O projeto foi implantado sob a alegao de que era necessrio fornecer irrigao para que a produo fosse fortalecida garantindo o progresso para a regio. No primeiro momento, foi dito aos agricultores locais desapropriados que aps a implantao do permetro eles retornariam, mas o que ocorreu na prtica foi completamente diferente. O projeto previa a implantao de 13.229,20 ha, parte dessa rea no foi regularizada quanto s desapropriaes. A rea desapropriada foi divida da seguinte forma: 7.936,20 ha para sequeiro e 5.393,00 ha irrigvel que por sua vez foi dividida em: 1.143,00 ha para o projeto piloto, 1.750,00 ha para 1 etapa e 2.500,00 ha para 2 etapa. Observando que o previsto era que o projeto piloto e a 1 etapa fossem destinados aos pequenos e mdios agricultores e a 2 etapa para empresas. Porm, constata-se que dos 316 irrigantes selecionados inicialmente (1991 e 1992) apenas 197 eram ex-posseiros ou ex-proprietrios, ou seja, 119 no eram desapropriados (FREITAS, 2011). Alm disso, a anlise dos documentos do DNOCS mostra que poucos dos irrigantes alocados inicialmente na rea do permetro permaneceram devido a desapropriaes ocorridas em 2002 e em 2009 justificadas pelo endividamento dos pequenos irrigantes como evidencia o depoimento de um agricultor aposentado da Chapada do Apodi transcrito abaixo:
Eu morava no Maracaj l se tinha muita terra dos meus avs [...] 45 hectares de terra. Pra voc v como o Governo trabalha errado nas coisas porque onde tinha tanta terra [...] o Governo pega e bota uma irrigao, desapropria todo mundo da onde essa propriedade do meu pai tinha stio de banana, tinha cacimba boa d'gua, uma propriedade muito boa, terra boa. O Governo desapropria e bota gente pra morar em Limoeiro, Quixer, num lugar como esse aqui que a gente no pode criar nem uma galinha [...] porque no tem quintal [...] a gente que antes criava galinha, criava porco, criao, gado, hoje em dia no se cria nada, tudo comprado, n? Pra viver do que? De bolsa renda, fome zero, n? Quem aposentado vive de seu aposento e assim. Eu sou contra esse caso que se faz. aqui, no Chapado de Russas. [...] Quer dizer que pra dar a vez pros empresrios. O que eles dizem que pra pobre, mas o pobre quando assume uma quadra de irrigao, que nem ns assumimos, ns vivamos no cativeiro. Eu calculo que era um cativeiro, ento primeiro que tudo o banco d uma chance, voc vai ao banco e faz um emprstimo e se pagar o emprstimo tem direito a outro e se no pagar no te direito mais. Porque o fiscal do banco fez foi dizer mesmo a mim assim, eu devendo R$ 17 mil e tantos reais na poca, em 1996, devendo que eu acho que naquele tempo era muito dinheiro e eu no tinha como pagar e eu esquentei a cabea e a gente entregou as rea, foi entregar mesmo por uma besteira, por R$ 6 mil [...] A gente foi liberando pra quem era empresrio porque, alm disso, ainda tem uma chance de emprego, n? Por que

do jeito que o banco fechou, que no arrumava mais dinheiro pra ns, ia ficar na mata mesmo. O Banco do Nordeste parou, fechou mesmo pra ns, no tinha condies, devendo muito a cooperativa ficou devendo muita coisa, empresa de trator e empresa de mquina pra debulhar feijo e foi entregue essas mquina, foi entregue um bocado de coisa pra pagar conta. Isso aconteceu num perodo de oito anos, em oito anos houve essa catstrofe todinha. Foi de 1988 a 1996. A foi entrando as empresas [...] (Agricultor aposentado, 65 anos, comunidade do Tom)

Esse depoimento apresenta uma realidade compartilhada por vrios agricultores que foram desapropriados para a implantao do permetro. Percebemos que, na realidade, a promessa de garantir melhores condies de vida para a populao da Chapada do Apodi serviu afinal como uma justificativa para a insero de grandes empresas naquele territrio. O que ocorreu a partir da alocao dessas empresas na Chapada do Apodi foi a migrao forada de vrias famlias para a periferia das cidades prximas como Limoeiro do Norte ou Russas. O processo tambm transformou vrios pequenos agricultores em trabalhadores assalariados das grandes empresas fazendo com que perdessem a autonomia sobre a forma de produzir e precarizando suas condies de trabalho. Tudo isso foi acompanhado da introduo de pacotes tecnolgicos (inserindo fortemente o uso de venenos agrcolas) que antes no eram utilizados naquele local e que passaram a produzir uma srie de agravos sade da populao local, alm da contaminao ambiental. O crescimento intenso do uso de agrotxicos se configura como um dos mais graves problemas da Chapada do Apodi, sobretudo no que diz respeito contaminao das guas. As comunidades da Chapada so abastecidas pela mesma gua utilizada na irrigao que chega atravs de canais a cu aberto (14 km no canal principal) margem das plantaes e sujeitos pulverizao area. Na comunidade do Tom, por exemplo, a gua que vai para a caixa dgua da populao captada de uma piscina localizada no projeto Jaguaribe-Apodi e mesmo apresentando indcios de contaminao cobrada da populao pelo Sistema de Abastecimento de gua de Limoeiro do Norte - SAAE. Em 2009, aps ao movida pelo Ministrio Pblico, a SEMACE realizou anlises de gua na regio e constatou que a mesma no era prpria para o consumo. Alm disso, no mesmo ano, outro importante documento - o Relatrio Final do Plano de Gesto Participativa dos Aquferos da Bacia Potiguar foi divulgado pela Companhia de Gesto de Recursos Hdricos do Cear (COGERH) indicando a contaminao das guas do aqufero Jandara, considerado a segunda maior reserva de gua subterrnea do Cear. (MARINHO, CARNEIRO e ALMEIDA, 2011) Ainda em 2009, a pesquisa realizada pelo Ncleo Tramas intitulada Estudo epidemiolgico da populao da regio do Baixo Jaguaribe exposta contaminao ambiental em rea de uso

de agrotxicos, em parceria com o Laboratrio do Ncleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais Avanados da UFMG, realizou a anlise da gua consumida pelas comunidades da Chapada. Foram colhidas 24 amostras de guas dos canais de abastecimento das comunidades, das caixas dgua e de poos profundos. Nas 13 amostras colhidas nos canais foram identificados de 3 a 10 princpios ativos de agrotxicos das mais diferentes classes. No canal que abastece as localidades de Santa Maria e Santa F foram identificados 8 princpios ativos, entre eles o Endossulfan que est em processo de reavaliao toxicolgico, sugerido pela ANVISA, por ser altamente txico. Num poo profundo do distrito de Tom foram encontrados 12 princpios ativos. Em trs poos da localidade de Lagoa da Casca a quantidade de princpios ativos variou entre 3 e 6. Por fim, em trs poos da comunidade de Carnabas foram detectados de 6 a 8 princpios ativos. Isso demonstra a alta vulnerabilidade a qual as comunidades locais esto expostas devido ao modelo agroexportador implantado na regio. As comunidades abastecidas por essa gua so obrigadas a conviver com a insegurana e o medo da contaminao. (MARINHO, CARNEIRO e ALMEIDA, 2011)
...a qualidade dessa gua no uma coisa que a gente possa esconder porque visvel. A gua vem a um canal aberto, canal a cu aberto, n? Aproximadamente 14 ou 15 Km esse canal dividindo ao meio o projeto de irrigao Jaguaribe-Apodi, um projeto que utiliza agrotxicos...bastante agrotxico e no deixa de ter o risco de contaminao, t [...] no perodo invernoso, que tem as chuvas, pode muito bem transbordar muita coisa pra dentro do canal. [...] Tudo que tiver em cima da terra a gua leva mesmo. T que quando essa gua chega ali no reservatrio, ali no Tom, ela recebe tratamento, mas o tratamento s filtrar e clorar, s isso a [...] se suficiente... isso a eu num sei. (agricultor, 38 anos, comunidade de Macacos).

Os moradores das comunidades abastecidas pelo SAAE afirmam que no realizado monitoramento sistemtico sobre qualidade da gua que lhes fornecida, pois nunca tiveram acesso a esses dados vindos do poder pblico. No entanto, eles reconhecem a questo da contaminao das guas como um dos mais graves problemas imposto pelo modelo de agricultura implantado na Chapada. O medo da contaminao provocou o crescimento de um mercado de gua engarrafada na regio. Na tentativa de se protegerem do envenenamento, vrias famlias passaram a comprar gales de gua para o abastecimento domstico. No Tom, uma comunidade que possui 635 residncias, visitamos todos os estabelecimentos comerciais que vendem gua na comunidade e estimamos que, por semana, mais de 500 garrafes de 20 litros de gua sejam vendidos. Isso indica que a maioria das residncias compra gua para beber, o que confirmado pelo depoimento de uma agente de sade da comunidade:

[...] visito as casas aqui tudo, mas ningum trata (a gua) [...] o que tratam assim comprar e pronto! O tratamento daqui da gua esse, e os que no tm dinheiro pra comprar toma assim mesmo [...], mas a maioria do povo daqui toma (gua engarrafada), por mais pobre que seja acho que compra gua, mais pobre que seja. Quem no compra aqui porque no pode, mas acredita que pouca gente? [...] Olha, as pessoas compram, faz tudo pra no faltar o dinheiro de gua a questo que to se preocupando seno no estariam fazendo questo e todo mundo faz. O povo aqui contado nos dedos quem no compra gua. (Agente de sade, 47 anos, comunidade do Tom).

Essa realidade tem impactado as famlias inclusive do ponto de vista econmico visto que o custo desses garrafes varia entre R$ 2,50 a R$ 6,00. A comunidade compreende que isso uma negao dos seus direitos, mas a capacidade de reagir s arbitrariedades refratada por outro componente perverso engendrado nas teias desse modelo que o medo resultante da opresso instalada diante da falta de proteo e da negao de direitos imposta pelo prprio Estado. Tocar na questo da gua assusta as comunidades da Chapada por temerem a violncia fsica e simblica operada diuturnamente pelos agentes do poder. Podemos ver no relato a seguir a expresso desse medo:
O pessoal no gosta de falar disso no que o pessoal tem medo. Eu tambm no falo no. Eu tenho medo... por causa do Z Maria...eu mesmo nem falo...quando s vezes tinha reunio pra ir eu nem ia, voc v que eu nem vou...nem eu e nem a outra agente de sade, ns mesmo j dissemos, no vamos no se meter nisso. Pra sobrar pra ns? [...] A gente tem medo de morrer, foi num foi morre uma pessoa e ningum nunca descobre a pessoa. No sabe nem quem foi...tem morrido muita gente aqui, por isso a gente tem medo...ns tem tanto medo de falar dessas coisas que ns s faz nosso trabalho mesmo...o bsico...s o que pra fazer mesmo...outra coisa no [...] (Agente de sade, 47 anos, comunidade do Tom). [...] o medo... o medo de se envolver porque eles dizem assim: - Se eu for falar mal do meu patro eu vou perder meu emprego, se eu for falar mal do SAAE eles podem cortar minha gua e eu ficar sem gua. (agricultora, 38 anos, comunidade do Tom).

O primeiro relato faz referncia ao lder comunitrio do Tom, Jos Maria Filho, que foi violentamente assassinado em 2010. At o momento, os suspeitos ainda no foram a julgamento, mas um empresrio do agronegcio local foi indiciado como mandante do crime. Z Maria do Tom, como era conhecido, possua um longo histrico de lutas, a frente da Associao Comunitria So Joo, contra a contaminao das guas pelo agronegcio. O seu assassinato, mais que uma violncia inominvel contra o indivduo, provocou o agravamento da insegurana e do medo na comunidade que associou o crime a uma retaliao a luta de todos os povos da Chapada do Apodi. Alm disso, as interferncias ocasionadas no territrio com a chegada das empresas ampliou problemas sociais como o consumo de drogas. Com isso, verifica-se o aumento da violncia que tem se expressado inclusive no assassinato de jovens gerando mais sensao de insegurana entre a populao local.

O segundo depoimento est relacionado violncia simblica exercida contra as comunidades por agentes da gesto pblica. Utilizando o poder simblico1 que possuem os agentes pblicos muitas vezes intimidam os comunitrios colocando para eles a responsabilidade pela escolha entre duas situaes insustentveis: ignorar a contaminao das guas ou correr o risco de ficar sem ela, caso reclamem da qualidade. Esse s um dos vrios exemplos que poderiam ser apresentados sobre as manifestaes do dispositivo de poder utilizado para refratar as lutas por direito movidas pelas comunidades. Portando, o que assistimos com a implantao do permetro irrigado no foi a prometida melhoria na qualidade de vida das comunidades rurais. Ao contrrio, a gua que passou a subir a Chapada ficou concentrada para a produo dentro do permetro irrigado, que est concentrado nas mos de grandes empresas, enquanto a gua que foi distribuda para uso residencial das comunidades apresenta suspeita de contaminao de uso de agrotxicos. No bastasse isso, o uso das guas subterrneas da Chapada pelo agronegcio vem agravando o quadro de injustias. Com a implantao do permetro e a oferta de infraestrutura na Chapada do Apodi vrias empresas instalaram-se no apenas dentro da rea do projeto, mas tambm em suas proximidades e passaram a realizar a captao de guas subterrneas para irrigao. A Chapada do Apodi possui a segunda maior reserva de guas subterrneas do Cear. O sistema aqufero Apodi constitudo de duas unidades: um aqufero livre superior (Formao Jandara) e um aqufero inferior confinado (Formao Au). No entanto, 95% dos maiores usurios de gua subterrnea captam guas do aqufero Jandara. (ANA, 2010). A perfurao de poos no aqufero tem sido realizada intensivamente pelas empresas do ramo da fruticultura irrigada. Em 2008, estudo realizado pela Companhia de Gesto dos Recursos Hdricos do Cear j apontava que o volume de gua extrado do aqufero Jandara era superior a capacidade de recarga e estimava um dficit de 4 milhes de metros cbicos por ano. Dados da Agncia Nacional de guas ANA (2010) indicam que, em apenas 7 anos (2002 a 2009), houve um aumento de 70% no nmero de poos existentes na Chapada. O aumento foi ainda mais significativo em relao participao do setor privado na propriedade dos poos que saltou em 88% no mesmo perodo. Considerando apenas o
1

O poder simblico como poder de constituir o dado pela enunciao, de fazer ver e fazer crer, de confirmar ou de transformar a viso de mundo e, deste modo, a aco sobre o mundo, portanto, o mundo; poder quase mgico que permite obter o equivalente do que obtido pela fora (fsica ou econmica), graas ao efeito especfico de mobilizao, s se exerce se for reconhecido, quer dizer, ignorado como arbitrrio. (BOURDIEU, 2007, p.14).

aqufero Jandara verificamos que dentre 1.398 poos cadastrados, 84% (1.174 poos) se encontram em terrenos particulares e apenas 16% (224 poos) em terrenos pblicos. Desse modo, o que observamos uma sobrecarga na explorao da gua do aqufero utilizada, principalmente, para a fruticultura irrigada ampliando o quadro de injustias relativas ao acesso gua. No caso do aqufero Jandara, apenas 1 empresa do ramo da fruticultura possua, na poca do cadastramento, 44 poos com capacidade instalada de 4720 m/h e vazo mdia por poo, de 107 m/h. Alm dessa empresa, outros 14 (quatorze) usurios exerciam a mesma atividade. Conjuntamente os 15 usurios de gua subterrnea para a irrigao de frutas tropicais, utilizam 162 poos com uma produo horria de 12113 m3 o que faz com que 69% das guas exploradas do aqufero Jandara sejam destinadas a fruticultura irrigada. (ANA, 2010).
Cada vez maior o saque aos aquferos e, deste modo, introduz-se um componente novo na injustia ambiental generalizada no mundo e em cada pas com a expanso da racionalidade econmico-mercantil engendrada pelo capitalismo. Afinal, a captao de gua superfcie era, de certa forma, mais democrtica na medida em que a gua estava ao alcance de todos, literal e materialmente. Com a captao de guas nos subterrneos, os meios de produo, as bombas a diesel, se tornam sine qua non conditio, e como nem todos dispem desses meios a injustia ambiental ganha novos contornos por meio do desigual acesso aos recursos hdricos. (PORTOGONALVES, 2012, p.424)

Conforme salienta Porto Gonalvez (2012), a captao de guas subterrneas amplia a desigualdade de acesso, pois exige recursos financeiros e tecnolgicos dos quais pequenos agricultores no dispem. Alm disso, as empresas passam a concorrer diretamente com os pequenos produtores pelo uso das guas do aquferos uma vez que possuem capacidade de perfurao de poos mais profundos e utilizam um volume de gua indescritivelmente maior. Essa desigualdade vem sendo sentida fortemente pelos pequenos agricultores e se expressa de forma mais impactante em perodos de seca como a que o Nordeste vem enfrentando, desde 2011, e que vm sendo considerada a maior dos ltimos 50 anos. Algumas comunidades viram seus poos secarem completamente pela primeira vez, como o caso da comunidade de Carnabas, prximo ao Distrito de Tom. Em visita realizada, em maro de 2013, a comunidade nos relatou que o poo profundo perfurado em 1994, que abastecia 59 famlias havia secado. Relatos semelhantes foram ouvidos de dezenas de pequenos agricultores que viram seus poos secarem e no possuem recursos para a escavao de poos mais profundos. De acordo com a ANA (2010) a profundidade dos poos da formao Jandara varia de 3 a 450 m, com mdia de 88 m. Com a reduo do volume de gua armazenada, apenas as empresas conseguem perfurar poos capazes de alcanar gua.

T muito difcil pra quem no recebe gua do permetro... pra quem depende dos poos...t numa poca muito difcil em que esto secando os poos, alguns colegas, alguns produtores perderam seu stio, os poos secaram. Um poo que era publico pra populao em Carnabas, por exemplo, secou [...] Eu mesmo tenho poo, minha propriedadezinha pequena aqui, trs hectare", eu cavei um poozinho, s que na poca que eu cavei, h um ano, [...] cavei raso...20 e poucos metros... aonde at agora, agosto de 2012, ele funcionou, mas devido ele ter sido ser raso e a profundidade da gua foi baixando e ele secou. A eu uso o outro poo aqui de um colega meu que tem a profundidade de 50 metros e pago o consumo de energia e a energia cara. (Agricultor, 38 anos, comunidade de Macacos). A quantia de poo que secou daqui pra acol, muito mais de 200 poos t seco. Conheo cara que tem quatro, cinco poo que cavou pra aguar 30, 40 hectares e no tem mais nenhum pingo, t tudo morto l. Tem muito daqui pra baixo, no pouco no. E no tm de onde tire porque s vezes o cara no tem nem condies de cavar um poo profundo que nem a Olinda (empresa) cavou um agora ali de 300 metros. A disse que tem muita gua, mas a Olinda. o (...) (Proprietrio da Frutacor, empresa) cavou ali 200 metros...d muita gua...eles tem condies, n? Mas ns vai cavar 50 metro, n? A aquela gua do inverno e quando acaba, num uma gua do vero uma gua do inverno, acabou...acabou. A Agrcola (empresa) cavou mais de mil poo daqui pro Km 60. bem pertinho daqui pra acol e eles cavaram mais ou menos de 150 a 200 poos daqui pra l. Acaba... acaba com gua a...Agrcola. No brincadeira no, as bomba grande l que eles botam l puxando pra aguar 200 hectares, 300hectares. A Banesa (empresa) do mesmo jeito. E essa gua eles pagam a quem? (agricultor, 65 anos, comunidade do Tom). A seca que houve aqui, pelo menos duas que eu passei aqui em 1966 e em 1970, 1983 foi seca, mas tinha gua, em 1970 no secou nada no, era uma seca meia grande, mas no secou nada aqui no. a primeira vez que eu t vendo secar as coisa aqui, eu num tinha visto ainda no, pelo menos de 1965 pra c eu no tinha visto ainda no, porque em 1983 foi seco tambm. (agricultor aposentado, 63 anos, comunidade do Tom).

Conforme verificamos nas falas de nossos informantes, o cenrio de dominao da gua na Chapada do Apodi por empresas privadas tem se ampliado. Com o advento da seca, os poos pblicos usados pelas comunidades secaram, a exemplo da comunidade de Carnabas, Cercado do Meio e Tom. Os poos dos pequenos agricultores tambm esto quase todos secando e alguns tm realizado emprstimos junto aos bancos para tentar cavar poos mais profundos em busca de gua. Enquanto isso, ouvimos diversos relatos que afirmam que as empresas tambm aumentaram em muito a perfurao de poos desde o incio da seca, de modo que acreditamos que os dados fornecidos pela ANA em 2010 j foram drasticamente superados. De qualquer maneira, nos ajudam a compreender a dimenso do acelerado processo de domnio, concentrao e privatizao da gua na Chapada do Apodi.

Consideraes finais Os permetros pblicos irrigados se configuram como a mais importante estratgia da poltica de desenvolvimento econmico para o semirido nordestino. Seu suposto sucesso, no que diz respeito ao aumento das exportaes de produtos agrcolas, tem sido usado para justificar a ampliao de investimentos que visam garantir a expanso desse modelo. No entanto, como constatamos ao longo deste artigo, preciso considerar que os permetros irrigados so vetores de promoo de uma srie de impactos ambientais que recaem sobre as populaes camponesas de forma desproporcional. Ao invs de se beneficiarem com a chegada da gua em locais que sofrem carncia hdrica, o que ocorre na prtica a perda progressiva da terra e do acesso gua. Os impactos desse modelo podem ser vistos tanto em relao proteo ambiental desigual dada a essas comunidades quanto em relao desigualdade no acesso aos recursos ambientais. No que diz respeito gua, o Estado no consegue proteger essas comunidades que vivem nas proximidades dos permetros irrigados sob o risco de contaminao pelo uso de agrotxicos. Em relao ao acesso gua, fica claro que os permetros no ajudaram a democratizar seu uso, ao contrrio, concentraram a gua para aqueles que esto dentro da rea do permetro que, conforme apresentamos, so em sua maioria grandes produtores. Alm disso, o agronegcio tem avanado sobremaneira no uso das guas subterrneas ampliando o fosso da desigualdade de acesso. indefensvel uma poltica de Governo que usa recursos pblicos para promover projetos que se apresentam ao final como promotores de desigualdades e injustias ambientais. urgente pressionar as esferas de poder por polticas pblicas verdadeiramente voltadas para a convivncia harmnica dos camponeses com o semirido. Polticas que no os expropriem e no promovam uma srie de intervenes que neguem seus direitos bsicos.

Referncias bibliogrficas
ACSELRAD, H. As prticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: ACSELRAD, H. Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumar. Fundao Heinrich Boll, 2004. p. 13 35. ACSELRAD, H.; MELLO, C. C. A. D.; BEZERRA, G. N. D. O que Justia Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, v. 1, 2009. AGNCIA NACIONAL DE GUAS ANA. Avaliao dos Recursos Hdricos Subterrneos e Proposio de Modelo de Gesto Compartilhada para os Aquferos da Chapada do Apodi, entre os Estados do Rio Grande do Norte e Cear. Braslia: [s.n.], v. III, 2010. ALMEIDA, J. A problemtica do desenvolvimento sustentvel. In: BECKER, D. F. Desenvolvimento sustentvel: necessidade e/ou possibilidade? Santa Cruz do: EDUNISC, 1997. p. 17-26. ALVAREZ, E. S.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. O Cultural e o poltico nos movimentos sociais. In: SNIA E. ALVAREZ, E. D. A. E. Cultura e poltica nos movimentos sociais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. Cap. I. COUTINHO, C. N. A democracia como valor universal. In: AL, . S. E. Encontros com a civilizao brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, v. 9, 1979. FERNANDES, B. M. Agronegcio nas Amricas: o mito do desenvolvimento e a resistncia do campesinato. Anais do X Encontro de Gegrafos da Amrica Latina. So Paulo: Universidade de So Paulo. 2005. p. 4860-4874. FREITAS, B. M. C. Marcas do agronegcio no territrio da Chapada do Apodi. In: RIGOTTO, R. M. Agrotxicos, trabalho e sade: vulnerabilidade e resistncia no contexto da modernizao agrcola no Baixo Jaguaribe/CE. Fortaleza: Edies UFC, 2011. p. 144-165. FREITAS, B. M. C. D. Marcas da modernizao da agricultura no territrio do permetro irrigado Jaguaribe-Apodi: uma face da atual reestruturao socioespacial do Cear. [Dissertao de mestrado em geografia] Universidade Estadual do Cear. Fortaleza, p. 181. 2010. GMEZ, M. J. R. Desenvolvimento em (des)construo: narrativas escalares sobre o desenvolvimento territorial rural. Tese (doutorado em geografia) - Faculdade de Cincia e Tecnologia UNESP. Presidente Prudente, p. 434. 2006. GRAZIANO DA SILVA, J. A modernizao dolorosa: estrutura agrria, fronteira agrcola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1981. LEFF, E. Educao ambiental e desenvolvimento sustentvel. In: REIGOTA, M. Verde cotidiano: o meio ambiente em discusso. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 111-129. MARINHO, A. M. C. P. Contextos e contornos da modernizao agrcola em municpios do Baixo Jaguaribe- Ce: o espelho do (des)envolvimento e seus reflexos na sade, trabalho e ambiente. (Tese) Programa de Ps-Graduao em Sade Pblica da Universidade de So Paulo. So Paulo. 2010.

PONTES, A. G. V. et al. Os permetros irrigados como estratgia geopoltica para o desenvolvimento do semirido e suas implicaes sade, ao trabalho e ao ambiente. Revista Cincia & Sade Coletiva da Associao Brasileira de Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 2012. ISSN 14138123. PORTO-GONALVES, C. W. A globalizao da natureza e a natureza da globalizao. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen