Sie sind auf Seite 1von 9

Ficha de Avaliao de Portugus 5 Ano

Nome: __________________________________________________________________________________ N: ______ Turma: ____ Ass. do E. E. __________________________________ Ass. da Prof _________________________________ Data: ___/___/____ Classificao: ______________________________________________________________________________
Ano letivo 2013/2014

I COMPREENSO ORAL

Ttulo do texto ouvido: O Pantufa Escolhe as afirmaes corretas: 1. O Pantufa apareceu no recreio da escola e a. desapareceu rapidamente. b. nunca mais de l saiu. c. voltou uns dias mais tarde. 2. Ningum sabia a sua origem, mas havia uma certeza: a. algum o deixara no recreio da escola. b. algum o abandonara nos primeiros dias de aula. c. algum o abandonara no dia das vacinas. 3. No dia da vacinao dos ces quase ningum vai escola porque a. h uma festa no largo da freguesia. b. os meninos gostam de acompanhar os ces. c. a escola est fechada. 4. O co passou a chamar-se Pantufa porque a. tinha umas patas peludas. b. parecia uma bola de pelo. c. usava pantufas. 5. Um aluno queria que o co entrasse na sala de aula, porque o animal a. fazia parte da escola. b. no incomodava ningum. c. poderia fugir. 6. Todas as manhs, o bicho esperava os meninos para a. lhes mostrar as suas habilidades. b. brincar com a moarada. c. comer o que eles traziam. 7. O Pantufa tornou-se uma vedeta, pois a. inspirou muitas atividades escolares. b. ajudava a dar as vacinas. c. tinha um nome engraado. 8. Um dia o co desapareceu porque tinha sido a. levado pelos antigos donos. b. atropelado por um carro da polcia. c. atropelado pela carrinha do padeiro.

II COMPREENSO ESCRITA
Parte A L com ateno o seguinte texto. CENRIO

Um prado. Uma grande e velha rvore, cujo tronco se abrir em duas meias-portas. A rvore poder ser concebida de maneira a poder rodar. Da parte de trs da rvore est o Palcio da Princesa dos Ps Pretos. O Palcio tem uma forma cncava, onde o cinzento predomina. O Palcio poder servir tambm para a gruta do Bicho das Sete Cabeas.
5

PRNCIPE MALMEQUER (Vestido de Flor-Malmequer. O vestido tem manchas cinzentas. Est sentado junto rvore. Cabea entre os joelhos) BORBOLETA (Ator ou marioneta. Asas muito lindas. Esvoaa at pousar na rvore) CAADOR DE BORBOLETAS (Veste explorador africano. Bolsa de couro e saco de rede. Entra em perseguio da Borboleta) (Para o pblico) Ei! Quietos e calados! Chiiuuu!! Que esta maravilha est em falta na minha coleo. Mas desta vez no escapa, no! (Vai, p ante p, rede em riste, tentar caar a Borboleta) BORBOLETA (Voa e vai pousar no Prncipe Malmequer) CAADOR (Tenta apanh-la novamente. Tropea no Malmequer e cai. A Borboleta foge e sai de cena) (Zangado e desanimado) Para que foste nascer aqui? Corro h meses atrs daquela mariposa, apareces tu no caminho, passas-me uma rasteira, quase partia o narizinho e no apanhei aquele arco-ris voador Ai que dor! (Chora e esfrega o joelho) MALMEQUER (Chora, tambm) []

10

15

20

CAADOR (Admirado. Tenta localizar donde vem o som. Descobre o Malmequer) Quem s tu? MALMEQUER Sou um Malmequer. CAADOR (Irnico) Malmequer?! Logo vi. Fizeste com que perdesse uma bela borboleta para a minha coleo. Malmequer no me queres bem, no. Olha estou triste e muito zangado contigo. MALMEQUER No te zangues, caador. A minha tristeza maior. CAADOR Maior que a minha? Pode l ser! No sabes o que andar dias e dias a calcorrear prados, escalar montanhas, trepar s rvores dos bosques procura duma borboleta rara, t-la mo e, de repente, v-la pisgar-se mesmo debaixo do nariz.

25

30

MALMEQUER Por uma borboleta ests triste. Como no hei de estar eu, que choro porque uma desgraa se abateu sobre a minha famlia.

CAADOR Donde vens tu? Onde moras? MALMEQUER Vivo no seio da terra. Sou do reino das razes, das sementes, dos gros, das flores, das rvores, das montanhas, dos frutos, dos rios, das cores e das guas cristalinas. O meu reino est doente e no h meio de descobrir remdio para a aflio por que estamos a passar. A Princesa Flor, minha irm, est muito mal. Tem os ps da cor do breu. CAADOR Conheo todas as cores, menos essa.
40

35

45

MALMEQUER A cor do breu preta. At eu, que era amarelinho, estou a ficar malhado. Bem mandmos chamar Sabedorias, Fsicos, Alquimistas, Boticrios, Barbeiros e Charlates. Todos receitaram ervanrias, sangrias, tisanas, mezinhas, ps e pomadas, mas a Princesa, essa, com os ps negros ficou. Eu comeo a ficar estragado. Um nevoeiro bao invade a minha terra. O que dantes era cor, beleza, alegria, hoje triste, feio e cinzento. Ando a correr mundo procura de algum que possa descobrir o remdio para a doena que alastra. Queres ajudar-me? CAADOR (Indeciso) Bom no teu reino h borboletas? MALMEQUER Se h! Mais de duzentas mil. Asas de cristais multicolores. De noite, so como foguetes de lgrimas a bailar luz dos pirilampos. De dia, so maravilhosos leques vivos de encher os olhos.

50

CAADOR E na tua terra pode-se caar borboletas? MALMEQUER Caar? O que isso? CAADOR Caar prender, aprisionar, meter na gaiola. MALMEQUER No meu reino no h prises. Todos nascemos e morremos livres. Mas, para que queres tu aprisionar borboletas? CAADOR Para ser s eu a olhar para elas. Para poder dizer: fui eu quem as caou. So minhas. Muito minhas. MALMEQUER Se for s para olhar, levo-te ao meu reino e falars com a minha amiga, a Dama da Couve, que a rainha das borboletas. [] Anda. Falars e conhecers a minha irm, a Princesa Flor. [] CAADOR DE BORBOLETAS E PRNCIPE MALMEQUER (Levantam-se. Fazem uma longa viagem at ao reino do Prncipe Malmequer at velha rvore) MALMEQUER Chegmos. aqui. (Bate no tronco da velha rvore. Abrem-se duas meias-portas. Entram)
Jos Vaz, A Ilha Mgica, 1. ed., Ed. ASA, 1988 (texto com supresses)
a

55

60

65

Nas questes 1., 2., 3., 4., 6. e 7., assinala com X a opo que completa cada frase, de acordo com o sentido do texto que acabaste de ler. 1. Logo no incio do texto, surgem indicaes sobre o cenrio. Com esta indicao, ficas a saber que o cenrio vai mudar em todas as cenas. sempre o mesmo. se adapta aos vrios momentos da pea. 2. O caador de borboletas est a tentar caar uma borboleta que fugiu da sua coleo. uma borboleta muito rara. uma nova espcie de borboleta. 3. Ficas a saber do aspeto fsico do caador de borboletas atravs da fala da prpria personagem. da fala de outra personagem. de uma indicao cnica. 4. Esta personagem, quando encontra o Malmequer, fica furiosa. curiosa. indiferente. 5. O Caador e o Malmequer queixam-se um ao outro das suas tristezas. Transcreve dois excertos do texto que revelem a razo da tristeza de cada uma das personagens. Caador

Malmequer

6. O Malmequer estava preocupado com a sua famlia porque no sabia o que se passava com eles. a natureza estava doente e em perigo. todos queriam abandonar o reino.
4

7. Quando o Caador perguntou se se podia caar borboletas na terra do Malmequer, este desconhecia o significado da palavra caar. fez de conta que no percebeu. pretendeu engan-lo. 8. No excerto seguinte, distingue a parte que pertence fala da personagem e a parte que corresponde s indicaes cnicas. Transcreve cada uma das partes nos espaos indicados. Caador de Borboletas (Veste explorador africano. Bolsa de couro e saco de rede. Entra em perseguio da Borboleta) (Para o pblico) Ei! Quietos e calados! Chiiuuu!! Que esta maravilha est em falta na minha coleo. Mas desta vez no escapa, no! (Vai, p ante p, rede em riste, tentar caar a Borboleta.) Fala da personagem _________________________________________________ _________________________________________________________________ Indicaes cnicas ____________________________________________________ __________________________________________________________________ 9. As indicaes cnicas fornecem vrios tipos de informaes. Associa cada uma das indicaes cnicas transcritas (quadro A) funo que lhe corresponde (quadro B), escrevendo o seu nmero na respetiva coluna do quadro A.

B Indicaes cnicas Um prado. Uma grande e velha rvore (). (l. 1) (Vestido de Flor-Malmequer. O vestido tem manchas cinzentas.) (l. 6) (Bolsa de couro e saco de rede.) (l. 9) 3 (Para o pblico) (l. 11) (Voa e vai pousar no Prncipe Malmequer) (l. 14) 4 Funes das indicaes cnicas 1 Caracterizar personagens. Apontar a movimentao das personagens. Indicar comportamentos / reaes das personagens. Indicar a quem se dirige o ator.

(Zangado e desanimado) (l. 16) 5 (Indeciso) (l. 47) (Levantam-se.) (l. 61) 6

Indicar os adereos a utilizar pelas personagens. Descrever o cenrio.

Parte B

L, agora, este pequeno texto sobre o autor do excerto da pea de teatro que leste.
Jos Fernando Oliveira Vaz nasceu no dia 11 de janeiro de 1940, em Avintes, Vila Nova de Gaia. Comeou a trabalhar com 11 anos e exerceu as seguintes profisses: torneiro de madeira, pintor de medalhas, cravador de joias, empregado de escritrio, operador de psicologia, chefe de setor de movimento e recrutamento do pessoal e analista de profisses. Licenciou-se em Histria pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi ator amador, animador e encenador de vrios grupos de teatro no profissional. Tem colaborado em vrios jornais, nomeadamente o Notcias de Gaia e O Primeiro de Janeiro. Coordenou o suplemento infantil e juvenil do Gaia-Semanrio, O Barquinho de Papel. A sua obra Para Sonhar com Borboletas Azuis foi distinguida com um prmio internacional pela The White Ravens-87. A obra O N da Corda Amarela ganhou, em 1989, o 1. Prmio de Literatura Infantil Cidade de Montijo; Alzira, a Santa Suplente, A Mquina de Fazer Palavras e Hoje Natal! foram selecionadas em 2000, 2001 e 2002, respetivamente, para as Olimpadas da Leitura. Foi presidente da Associao de Escritores de Gaia. Presidente da Ilha Mgica Associao Projeto para a Infncia e Juventude. Desde 1986 solicitado a visitar escolas do Ensino Bsico e Secundrio e tambm bibliotecas pblicas em diversas localidades do Pas, onde tem, desta forma, fomentado o gosto pela leitura entre crianas e jovens. Outras obras: As Lgrimas do Malmequer; O Chapu de D. Cogumelo; O Sonho do Gafanhoto; O Roubo da Roda Quadrada; Trabalha, Crispim. Trabalha; A rvore de Papel; O Mandarim Fi-X; Na Feira dos Malandrecos; As Lgrimas So Netas do Mar; Uma Flor com Asas.
Texto construdo a partir de Jos Vaz, A Ilha Mgica (ASA) e A Mquina de Fazer Palavras (Porto Editora) e http://www.gailivro.pt e http://www.juventude. gaiaglobal.pt

25

30

10

35

15

40

20

45

10. Este texto uma biografia. uma autobiografia. um dirio. um relato histrico.

11. Preenche o quadro com dados sobre o escritor Jos Vaz, retirando a informao necessria do texto que acabaste de ler.
Nome completo Naturalidade Idade Habilitaes Trs publicaes em que colaborou Quatro atividades profissionais que desenvolveu Um prmio literrio nacional

12. L o significado da palavra cenrio, tal como aparece num dicionrio.


cenrio n.m. 1. Conjunto de elementos com que o artista desenha a representao figurada do lugar onde se passa a ao e que compem uma cena teatral, de filme ou de outro espao de representao. 2. Local onde decorre ou pode decorrer um facto ou uma atividade. 3. O que se avista de um determinado ponto, PAISAGEM, PANORAMA. 4. Conjunto de aspetos que caracterizam uma situao, CENA.

Nas frases abaixo, a palavra cenrio usada com sentidos diferentes. Escolhe o mais adequado a cada frase e escreve o seu nmero no espao correspondente. Segue o exemplo. ____ Deve ter sido para ele um cenrio de pesadelo. __1_ Os cenrios daquele filme foram desenhados por um grande cengrafo. ____ Do alto da Serra da Estrela, avista-se um belssimo cenrio. ____ A ilha de S. Miguel, nos Aores, foi cenrio de uma telenovela.

III GRAMTICA Responde ao que te pedido de acordo com as orientaes dadas. 1. Coloca, nos respetivos lugares do quadro, as formas verbais sublinhadas em cada frase. a. A Princesa dos Ps Pretos o ttulo da pea. b. No palco, h uma grande rvore, cujo tronco se abrir em duas meias-portas. c. Uma borboleta esvoaava, fugindo do Caador. d. O Caador chorou a pensar na borboleta que lhe tinha escapado. e. Fizeste com que perdesse uma bela borboleta para a minha coleo. f. Donde vens tu? Onde moras? g. O que acontecer Princesa? MODO INDICATIVO PRETRITO PRESENTE perfeito imperfeito mais que perfeito composto FUTURO

2. Sublinha os advrbios das frases que se seguem. a. b. c. d. e. f. g. Provavelmente, no gostas de sopa, mas desta vez vais querer mais. Nunca vi ningum menos alegre. Sim, o teste era fcil. Ontem fomos jantar a um restaurante. Os meus avs esto c. Como conseguiste fazer o exame? Ele anda muito depressa. Agora, coloca-os nas colunas respetivas, de acordo com a sua subclasse. Advrbio de afirmao Advrbio de quantidade e grau

1.1.

Advbio de negao

Advrbio de tempo

Advrbio de lugar

Advrbio interrogativo

IV EXPRESSO ESCRITA
Escreve um pequeno texto dramtico, passado num destes locais: Sala de aula / Sala de espera de um consultrio mdico O teu texto deve: ter um ttulo adequado; - ter os nomes das personagens antes das suas falas; - ter algumas indicaes cnicas; ser correto e bem estruturado; ter um mnimo de 140 e um mximo de 200 palavras _______________________________________

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

Rel a tua ficha antes de a entregares.

Bom trabalho!

Das könnte Ihnen auch gefallen