Sie sind auf Seite 1von 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS CURSO DE SERVIO SOCIAL

GABRIELLA MARLIA DA SILVA REIS MARCIA ANDREIA DO NASCIMENTO SANTOS

ANLISE TICA UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

So Lus 2013

Anlise tica de Um ensaio sobre a cegueira de Jos Saramago Segundo Vzquez (2002: 25) e Barroco (2008: 28), s regras e normas que regulam uma comunidade d-se o nome de moral. A obra de Jos

Saramago, Ensaio sobre a cegueira, mostra o retrocesso de uma sociedade ausncia de normas j que narra uma repentina cegueira que se alastra em toda populao tendo incio primeiramente em um homem parado em um sinal de trnsito que inesperadamente se v cedo, a sua volta o trnsito se agita e um homem finalmente se candidata a lev-lo em casa. Essa cegueira se distingue das outras porque a vtima v apenas uma superfcie branca, leitosa, por isso o autor d o nome de mal branco. As pessoas daquela cidade estavam imersas na cotidianidade dos seus afazeres, aprenderam a manipular as coisas e assimilar as relaes sociais. Tais comportamentos foram adquiridos por pertencerem a grupos como escola e famlia, como aponta Heller (1992: 19): esses grupos estabelecem uma mediao entre o indivduo e os costumes, as normas e a tica de outras integraes maiores. Por estar inserido nas relaes sociais, o homem , para Heller, tanto um ser particular como genrico, pois ao mesmo tempo em que deseja satisfazer as necessidades do eu, o homem possui caractersticas que expressam o gnero humano, desenvolvendo capacidades, como afirma BARROCO (2008:28): a universalidade, a sociabilidade, a conscincia e a liberdade. Sendo importante ressaltar ainda, que Vzquez tambm partilha da tese de que o homem deve estar em relao com os demais e ser consciente dessa relao para que se adeque s normas. A epidemia faz a populao sair dessa cotidianidade, a cegueira comea a se disseminar entre aqueles que tiveram algum contato, por mnimo que fosse, como por exemplo, o homem que acompanhou o primeiro cego at sua casa, inclusive aproveitando-se da oportunidade para roubar-lhe o carro. Nesse caso, mesmo que inicialmente a atitude desse homem fosse nobre, o egosmo fez a particularidade se sobrepor ao ser humano-genrico. Com relao a isso:
A maioria das aes e escolhas tem motivao heterognea; as motivaes particulares e as genrico-morais encontram-se e se unem, de modo que a elevao acima do particular-individual jamais

se produz de maneira completa, nem jamais deixa de existir inteiramente, mas ocorre geralmente em maior ou menor medida. (HELLER. 1992:24)

Por se tratar de um caso indito, a medicina no soube dar respostas ao mal que se instalava. A soluo encontrada foi isolar todos os contagiados em quarentena, o local escolhido foi um manicmio abandonado onde se abrigava tambm as pessoas passveis a desenvolver a cegueira. Neste ponto do livro as pessoas so obrigadas a terem que mudar, de forma repentina, seus hbitos, lugares, adquirindo novos modos em seu dia-a-dia e transformando seus costumes. Para Barroco, a socializao desenvolve a necessidade em se criar os princpios que se adequam quela realidade proporcionando uma melhor convivncia. Isso explica porque houve dificuldade entre os cegos em se relacionarem uns com os outros assim que passaram a habitar sob o mesmo teto, de imediato a atitude de algumas vtimas foi acusar outros pela epidemia que se alastrava. O estado em que se encontravam diminuiu a importncia de seguir valores, a impresso que se teve que como todos no enxergavam, no era mais necessria a preocupao em ter as atitudes observadas e julgadas pelo o outro. Assim afirma a autora: O senso moral ou moralidade uma medida para julgar se os
indivduos esto socializados, ou seja, se so responsveis por seus atos e comportam-se de acordo com as normas e os valores socialmente determinados. Por isso a moral tem uma funo integradora; estabelece uma mediao de valor entre o indivduo e a sociedade; entre ele e os outros, entre sua consc incia e sua prtica. (BARROCO, 2008:43).

Na quarentena se rene um nmero cada vez maior de cegos, no entanto, entre eles convive uma mulher que se disse cega para acompanhar o marido, o mdico oftalmologista, que tambm cegara. Sendo a nica a conseguir enxergar, a mulher acaba tendo uma percepo das condies degradantes em que esto submetidos, tendo que se habituar com seus prprios excrementos, com a hostilidade dos soldados, com a pouca comida, enfim, as vtimas foram entregues ao descaso e essa nova condio alterou seus comportamentos morais. No livro pode-se distinguir duas sociedades em termo de progresso, a sociedade atual, burguesa que possui foras produtivas desenvolvidas

representada pela populao antes de ser afetada pela cegueira; e outra aps a doena se espalhar assemelhando-se sociedade primitiva. A esse respeito:
Embora seja verdade que o comportamento moral se encontra no homem desde que existe como tal, ou seja, desde as sociedades mais primitivas, a moral muda e se desenvolve com a mudana e o desenvolvimento das diversas sociedades concretas. (Vzquez, 2002:27).

Sendo assim, os valores de uma sociedade podem no ser os mesmos que em outra sociedade, o que certo ou errado em um tempo histrico pode se modificar em outro, no livro, por exemplo, a sociedade no teria consentido que as mulheres, inclusive as casadas, trocassem sexo por alimento, mas na quarentena, apesar da resistncia de alguns, esse ato foi aceito em vista da situao em que se encontravam. Alm disso, dada a complexidade da totalidade sociohistrica, o valores no operam da mesma forma em cada esfera social. (Barroco, 2008: 32). Deste modo, submetendo a moral a transformaes e se reproduzindo em geraes e momentos diferentes com o intuito da socializao de todos em uma sociedade.
O desenvolvimento da sociabilidade implica a (re) criao de necessidades e formas de satisfao, de que decorre a transformao do [...] sujeito e do objeto. Uma necessidade primria, como a fome, torna-se social na medida em que suas formas de satisfao so determinadas socialmente e em que, ao serem criadas formas diferenciadas de satisfao transformam-se os sentidos, habilidades e potencialidades do sujeito. (Barroco, 2008: 27).

No se pode falar que a sociedade acometida pela cegueira se enquadre no conceito de progresso moral definido por Vzquez, pelo contrrio, as prticas morais foram esquecidas nesse contexto. Segundo esse autor, o homem ao longo dos tempos tem a capacidade de se libertar da dependncia da natureza, isso se d com o desenvolvimento das foras produtivas. Estando ele inserido em uma sociedade, um ser social e, alm disso, o homem produz bens culturais, tudo isso resulta no progresso histrico. Esse progresso histrico conduz ao progresso moral e pode afetar a moral de uma sociedade negativa ou positivamente. No livro, os personagens abandonam as condutas morais as quais seguiam anteriormente, a compreenso acerca da necessidade de seguir regras para uma boa

convivncia caiu por terra quando a cegueira evidenciou o egosmo de cada um em prol das suas prprias satisfaes bsicas. O livro desde o incio apresenta desvios de condutas morais no somente no cotidiano daqueles que ainda no tinham sido atingidos pela cegueira como tambm e principalmente entre os cegos isolados na quarentena. Desenvolveu-se entre eles a necessidade de suas satisfaes individuais acima do coletivo, a exemplo, o grupo de cegos que formaram uma classe dominante detentora de poder por terem o monoplio dos alimentos chefiados por um cego que possua uma arma. Sendo assim, esse determinado grupo exigia pagamentos em troca da comida, chegaram inclusive a exigir sexo das mulheres que entraram em um consentimento e aceitaram essa imposio. O convvio dentro do manicmio s ficava mais difcil. Muitos cegos morreram assassinados pelos soldados que os vigiavam, os corpos eram enterrados l mesmo em condies precrias. A mulher que enxergava escondia uma tesoura e, muitas vezes pensou em us-la, e viu essa oportunidade contra o chefe do grupo mal que certa vez a violentara. Ela o matou e a situao entre os cegos s piorou a partir da. Em meio aos confrontos entre grupos que se intensificavam, uma das cegas provocou um incndio no manicmio, onde muitos no sobreviveram, no entanto, o primeiro grupo que manifestou a doena conseguiu escapar orientados pela mulher que enxergava. Na cidade, se depararam com outra realidade, todos haviam sido contagiados pelo mal branco, os grupos de cegos praticamente voltaram condio primitiva da sociedade. Passavam o dia em busca de comida, saqueando lojas, casas, sem um lugar fixo para ficar, apenas o grupo que saiu do manicmio conseguia uma situao melhor j que eram amparados pela mulher. Desta forma, coisas so feitas sem que haja uma reflexo sobre as mesmas, transformando-se assim, numa forma mecnica de agir ao responder s suas necessidades imediatas, ficando submersos a um mundo de alienaes. Esses comportamentos se contrapem ao pensamento de Barroco:

A reflexo tica supe a suspenso da cotidianidade; no tem por objetivo responder s suas necessidades imediatas, mas sistematizar a vida cotidiana, pressuposto para uma organizao da mesma para alm das necessidades voltadas exclusivamente ao eu, ampliando as possibilidades de os indivduos se realizarem como individualidades livres e conscientes. (BARROCO, 2008: 55)

O autor no pretendeu mostrar o que causou e o que permitiu que a populao recuperasse a viso. Ao final do livro, as pessoas voltam a enxergar to rpido como quando tinham ficado cegas. O perodo em que a cegueira se espalhou revelou todos os tipos de comportamentos, mas o autor deixa claro que mesmo no estando cega, a sociedade age como se fosse. No preciso voltar natureza primitiva para que exista a falta de tica na sociedade, pois quando o egosmo e o individualismo prevalecem, as pessoas se tornam cegas, ao mesmo tempo em que criam suas prprias normas e leis; sem o reconhecimento do espao do outro, perdendo a conscincia de humanogenrico ficando presas na singularidade.

REFERNCIAS

BARROCO, M. Lucia S., tica e Servio Social: fundamentos ontolgicos. So Paulo, Cortez, 2008 HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. VZQUEZ, Adolfo Snchez. tica. Rio de Janeiro: 23 ed. Civilizao Brasileira, 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen