Sie sind auf Seite 1von 1

SEXTA-FEIRA 18/2/2011

CORREIO DE UBERLNDIA
www.correiodeuberlandia.com.br

REVISTA

B3

LITERATURA INTERAO ALM DAS PGINAS

VEREDAS LITERRIAS HOMENAGEIA AUTORES BRASILEIROS


JOO PAULO FELICIANO | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL rtmica, a sonoridade e a esttica to caractersticas da poesia podem ser encontradas no livro Veredas Literrias (Assis Editora, 2011), que ser lanado hoje, s 19h, na sede da Assis Editora, no bairro Aparecida. Organizado por Ivone Gomes de Assis, a obra conta com outros gneros literrios alm da poesia, como conto, ensaio e artigo escrito por autores da regio, de outros estados como So Paulo, Gois e Rio de Janeiro, alm de poesia internacional, vinda de Lisboa. O Veredas Literrias surgiu a partir do 4 Concurso Crnica e Literatura: Prmio Literrio Adlia Prado, que tem como objetivo homenagear escritores brasileiros vivos. Para Ivone, homenagear autores ainda ativos importante, assim, eles percebem a receptividade dos leitores, e promovem um contato literrio alm da leitura en-

NEHAC
Andr Luis Bertelli Duarte

O Discurso da Experincia
o incio de sculo 19, o poeta ingls William Wordsworth escreveu no Livro XII do seu Prelude: Quando comecei a inquirir/ A observar os que encontrava e a lhes fazer perguntas, e manter/ Conversas familiares com eles, as estradas solitrias/ Tornaram-se escolas para mim, nas quais eu lia diariamente/ Com o maior prazer as paixes da humanidade,/ Ali eu via nas profundezas das almas humanas,/ Almas que parecem ter nenhuma profundidade/ A olhos comuns. Essas palavras traduzem um dos aspectos mais pujantes do romantismo ingls, a saber, a importncia da experincia de vida do chamado homem comum para a criao potica. Tal atitude dizia respeito crtica romntica da educao formal e da linguagem erudita numa valorizao do aspecto simples e cotidiano da vida. Essa mesma relao se mostra sob outra roupagem no lme O Discurso do Rei (Tom Hooper, 2010), em exibio nas salas de cinema da cidade. No lme, o prncipe Albert (Colin Firth), gago desde os 4 anos de idade, tem que superar seu problema de dico para discursar para toda a Inglaterra quando se torna o rei George VI. Para isso, consulta vrios especialistas e enfrenta mtodos nada ortodoxos para curar a gagueira, mas encontra a soluo somente nas mos do severo Lionel Logue (Georey Rush), ator amador, sem educao formal ou diploma universiBETO OLIVEIRA

tre as duas partes. Quando possvel, o homenageado interage com o participante, por meio de palestras, obras autografadas e outros. um intercmbio cultural. Para a organizadora, existem trabalhos que no devem ser desperdiados uma oportunidade de se levar ao leitor bons trabalhos que, possivelmente, cariam condenados gaveta, disse. Responsvel pela editora, Ivone pretende lanar mais dois volumes do trabalho em 2011, Outono e Inverno, dando seguimento srie Estaes que teve como primeiro volume o Movimento Lrico, de Primavera, seguido do Veredas Literrias, Vero.

SERVIO
O lanamento do livro Veredas Literrias, de vrios autores, com organizao de Ivone Gomes de Assis, acontece hoje, s 19h, na sede da Assis Editora: rua Jos Antnio Teodoro, 76, bairro Aparecida. Entrada franca.

trio. Logue aprendeu a lidar com os problemas de voz por meio de experincias vividas, como o tratamento que realizou em soldados retornados da Primeira Guerra Mundial. O rei e o suposto mdico desenvolvem uma relao de amizade que transcende o contato mdico-paciente, e o monarca se v imbudo do mesmo sentimento do poeta Wordsworth: pode um rei, que recebeu tratamento de mdicos especializados (muitos deles feitos cavaleiros pela coroa inglesa) e a melhor educao do reino, aprender tanto com um simples homem comum? Essa angstia ganha amplitude sobretudo se pensarmos que uma das partes em questo o rei da Inglaterra, ou seja, os dois no se encontram numa relao entre iguais, mas sim num contato entre rei e sdito. bvio que esse debate mais familiar para o pblico ingls, pas com tradio monrquica onde a distino nobreza x homem comum bastante presente. No entanto, o que sobressai, tanto das palavras de William Wordsworth quanto de O Discurso do Rei, a reexo que permite sobre a verdadeira sabedoria, que se encontra em algum lugar entre a educao formal e a experincia de vida de homens comuns, como todos ns. Mestrando em Histria pela Universidade Federal de Uberlndia e Integrante do Ncleo de Estudos em Histria da Arte e da Cultura (Nehac)

Ivone Gomes organizadora do livro que ser lanado hoje

BERLINALE

LEE YOON-KI APRESENTA O TERCEIRO GRANDE FILME DO FESTIVAL DE BERLIM


DIVULGAO

AGNCIA ESTADO | BERLIM Qualquer pessoa que tente entender os critrios de seleo de um grande festival, como o de Berlim, corre o risco de chegar a um beco sem sada. Na competio desta Berlinale, h dois lmes argentinos - El Premio, de Paula Markovitch, e El Mundo Misterioso, de Rodrigo Moreno. So insatisfatrios e indefensveis. O melhor argentino est na seo paralela Panorama. Medianeras, de Gustavo Taretto. Trs ou quatro grandes lmes numa seleo de 20 , a nal, um resultado honroso. O problema que os restantes so quase todos fracos. O terceiro grande lme do festival, Come Rain, Come Shine, de Lee Yoon-ki, concorrente coreano uma das surpresas. Nada alm da separao de um casal, contada num estilo deliberadamente lento. O tempo est sendo o grande personagem dessa Berlinale. Come Rain, Come Shi-

Lim Soo-jung E Hyun Bin em Come Rain, Come Shine, um dos concorrentes ao Urso de Ouro ne faz a sntese dos dois maiores da seleo. Tem o tema da separao do casal do iraniano Nader and Simin - A Separation, mas sem a urgncia social do lme de Asghar Farhadi. Usa, seno exatamente o tempo, a riqueza de uma mise-enscne detalhada por Bela Trr, sem as implicaes bblicas de O Cavalo de Turim. Logo na abertura, um longo dilogo, lmado dentro de um carro - quase dez minutos - introduz o casal. Ela anuncia que est deixando a casa. Na sequncia, o casal passa seu ltimo dia - sua ltima noite - na casa. Chove torrencialmente. Ambos cam ilhados. Como no lme de Bela Trr, so poucas as interferncias externas - um gato que invade o casa, outro casal que vem procurar pelo animal. Durante todo o tempo, o casal. Hyun Bin, que faz ele, um astro da TV coreana. Lim Soojung, ela, tambm popular no pas e no exterior.

DORIVAL DIAS 27-1-2006

HOMENAGEM

Cmara realiza solenidade literria


Acontece hoje no plenrio da Cmara Municipal de Uberlndia, s 19h, evento que homenageia a vida e a obra do doutor Jos Edmundo Pereira (1957-2010) (foto). O mesmo contempla o lanamento do livro Sucesso e Felicidade, inacabado por ele, e concludo por familiares. A obra pstuma ainda no ser comercializada, por se tratar de um material para recordao e homenagem. A senhora Lsia Tomaz Pereira, viva de Jos Edmundo, diz que este a realizao de um sonho do mdico, e abre o evento para amigos, familiares, interessados por literatura e ans.

Das könnte Ihnen auch gefallen