Sie sind auf Seite 1von 180

Metodologia do Treinamento do Futsal

Prof. Fernando Ferretti

Cap Cap tulo I


Princ Pedag Inicia Princ pios Pedag gicos da Inicia o e da Aprendizagem no Futsal 1.Introdu Introdu 1. Introdu o 2.Objetivos Inicia 2. Objetivos da Aprendizagem na Inicia o 3.Cuidados Did 3. Cuidados Did ticos numa Sesso de treinamento

Cap Cap tulo II


T O Treinamento T cnico 1.O T 1. O Treinamento T cnico e sua Diviso 2.As t 2. As regras do Futsal contribuem para o desenvolvimento t cnico do desporto.

Cap Cap tulo III


O Treinamento T Ttico T O aprendizado T tico T Fundamentos T ticos Defensivos T Fundamentos T ticos Ofensivos Tempos de ataque As linhas de defesa marca A marca o no escanteio conseq t O tamanho das quadras e sua conseq ncia na t tica da equipe princ ContraOs princ pios do Contra -Ataque T A montagem do Plano T tico Conte Sugestes de Conte dos nas diferentes categorias competitivas evolu A evolu o dos Tipos de Ataque T n Treinamento T tico no alto n vel

Cap Cap tulo IV


O Treinador e o Treinamento dire Comando e dire o de equipes T Futsal : Profisso T cnico comunica O Treinador e as formas de comunica o Que tipo de treinador voc ?

Cap Cap tulo V


O Treinador e o Jogo O Treinador e o jogo A solido do Treinador Ataque dois toques num A defesa, o ataque e a vantagem num rica

Cap Cap tulo VI


Avalia Avalia o do rendimento no Futsal O Treinador e os Meios Auxiliares

Cap Cap tulo VII


Psicol O Treinamento Psicol gico A Prepara Preparao emocional O Futsal e os pais de atletas das divises de base A capacidade volitiva do atleta Dinmicas de grupo para atletas de Futsal

Cap Cap tulo VIII


Mundo Futsal Onde o Futsal me levou O Futsal Feminino Futebol X Futsal Futsal e a T.V Futsal Profissional

Cap Captulo I
Princ Pedag Inicia Princ pios Pedag gicos da Inicia o e da Aprendizagem no Futsal Introdu 1. Introdu o Jean Piaget, define aprendizagem segundo trs parmetros: Motora: Aprendizagem Motora : Referente ao conhecimento dos fundamentos e f aprimoramento das qualidades f sicas. Aprendizagem Cognitiva: Referente ao conhecimento do jogo, do l grupo, reconhecimento dos l deres, torcida e influncias. Aprendizagem Afetiva:
Referente a rela relao do indiv indivduo entre si e com o entorno.

O Futsal definitivamente melhor jogado por quem aprende a raciocinar o jogo (Aprendizagem Cognitiva), por quem desenvolve melhor suas habilidades pr habilidades motoras, pr requisito para a excelncia do gesto t tcnico(Aprendizagem Motora) e claro, enquanto forma car recreativo o Futsal contribui para a forma o do car ter do aprendiz(Aprendizagem solidifica exerc Afetiva), solidifica o de conceitos higinicos ( o exerc cio melhorando a qualidade j de vida), j que muitos chegaro ao pice da pirmide, vivendo, realmente, como profissionais do Futsal(Aprendizagem afetiva). tamb crian Dito isso, temos que considerar tamb m o desenvolvimento motor normal da crian a (como indiv limita indiv duo) para entender as limita es do nosso atleta, de acordo com as diferentes matura etapas do seu aprimoramento motor, intimamente ligado a matura o do seu sistema nervoso central. O exemplo disso so dificuldades de nossas crian crianas das categorias pr movimenta t fraldinha ou pr -mirim, por exemplo, diante das movimenta es t ticas muito elaboradas, racioc porque a qualidade de racioc nio abstrato chega muito depois das idades destas categorias.

Podemos afirmar ento: Matura Diferencia Matura o - Diferencia o estruturais e funcionais do organismo que levam a padres de comportamento. caracter Aprendizagem - Enriquecimento das caracter sticas da crian atrav crian a, atrav s do treinamento, experincias e observa observa es. matura Desenvolvimento - Soma de matura o e aprendizagem. A idade mais apropriada para a iniciao da criana, quase sempre est em desacordo com a maioria dos autores especializados no assunto. A criana comea muito antes, animada pela famlia, pelos diferentes tipos de mdia, numa gama de estmulos muito maior que a 10, 15 anos atrs. O que queremos discutir e sugerir aqui a melhor forma de orientar o trabalho destas crianas, segundo o estgio de desenvolvimento do sistema nervoso central que tenham atingido, segundo o quadro acima. Veja o quadro abaixo, observando as caractersticas cognitivas, motoras e afetivas de acordo com a faixa etria mais importante na aprendizagem do Futsal, pois a o aluno solidificar conceitos que levar durante toda a vida ativa no Futsal.

06/ 08 anos
aten o- Nvel de concentrao baixo Pouca aten o Individualista- Comea a entender o conceito de grupo, Individualista alm do familiar at ento, sua nica referencia grupal. Energia- cansa e se recupera rpido. Muita Energia

08/12 anos
Concentra Aumenta Concentra o esp Nasce esp rito Competitivo

Ver, interpretar e entender a dinmica do jogo, a base para jogar bem e eficientemente. Dentro desta quantidade de informaes que vai formando o arcabouo cognitivo do nosso atleta podemos destacar os sempre citados fundamentos tticos, que tem como essncia a noo espao-temporal. Nosso atleta precisa controlar a todo momento para onde correr e a que tempo, exercitar a anteviso do lance(pelada de 1 toque) e s vai automatizar estas aes se ao mesmo tempo que aprimora as qualidades fsico-tcnicas (resistncia, potncia, passes, fora, chute, etc...) observa, discute e experimenta as experincias e ensinamentos dos tcnicos, companheiros, adversrios, palestras, entrevistas, vdeos, do universo chamado Futsal. Definitivamente ou se raciocina sobre o andamento do jogo ou seremos pura intuio e tcnica, as vezes insuficientes para um jogo bem jogado. Tenho visto situaes e escutado experincias, onde os atletas no convvio do dia-adia ensinam detalhes, que no conjunto fazem a diferena. Por exemplo: Jogador observa jogador e so capazes de ensinar detalhes quase imperceptveis aos demais. Piv vira melhor para um determinado lado, que chuta sempre no mesmo canto, fixo que sempre antecipa ou que nunca antecipa, a posio em que determinado atleta prefere para passar sempre a um determinado ponto da quadra, etc... Portanto viva Piaget que nunca entrou numa quadra de Futsal, j batia um bolo ao definir com clareza a muito tempo, e como ningum, o que confirmamos na prtica todo santo dia.

2. Objetivos da Aprendizagem na Iniciao


A - Noo Espao-Temporal: a essncia do jogo chamado Futsal. O atleta levar o que aprende aqui para o resto da vida til no desporto. Para onde se corre e a que tempo a base de qualquer sistema ttico, em todas as categorias do Futsal. uma qualidade especial no Futsal , mas o ser humano j comea a vivenci-la desde os primeiros dias de vida. Um beb ainda no bero , j busca no espao determinados objetos e a um tempo de acordo com a destreza aprendida.

Esta qualidade especial no Futsal porque nosso desporto como se fosse uma brincadeira de gato e rato. Um jogador corre num determinado espao de quadra tentando se desvencilhar da marcao enquanto o marcador tenta controlar o jogador a ser marcado e a bola e vice-versa. Esta uma qualidade que vai depender muito das experincias motoras vividas na infncia , mas que devemos sempre procurar melhorar em nosso atleta. Nosso atleta, numa partida calcula ainda que sem saber, as reaes dos adversrios, o tempo da bola para dominar, passar e chut-la e o tempo de seus companheiros. Fica claro ento, a importncia desta qualidade, nas diversas situaes de jogo, sobretudo depois que a preparao fsica evoluiu e tornou a marcao muito mais efetiva. Dito isso ,a noo espao temporal deve ser captulo especial de nossa programao de treinamentos, em todos os nveis de aprendizagem, especialmente nas escolinhas e categorias de base. nas categorias iniciais que as crianas comeam a descobrir, num nvel mais consciente o espao e o tempo no Futsal e vencem alguns receios adquiridos em experincias motoras mal sucedidas. Observe estes exemplos: Numa sesso de treinamento a tendncia das crianas ao correr ficar todas prximas umas das outras e buscando mais o centro da quadra num posicionamento j em desacordo com a ocupao de espaos to importantes no Futsal ; ou quando dividimos a turma em colunas, para um exerccio de chute, a tendncia que a coluna , por instinto, v para o meio da quadra, sem explorar as alas da , to importantes na distribuio ttica. Face ao exposto, pode estar a a resposta as nossas dvidas quanto ao aprendizado ttico de nossos atletas e ao entendimento da filosofia de trabalho de qualquer Treinador. Seguem abaixo trs exemplos para treinar esta qualidade muito importante:

crian 1 - Nas corridas de aquecimento no deixe que as crian as c corram em c rculos pela quadra. Devem correr buscando os espa dire diferentes espa os de quadra e em variadas dire es, explorandoexplorando -as pois. posi 2 - Nos trabalhos de passe, sair daquelas posi es paradas fazsitua na quadra e faz -los em movimento como numa situa o de jogo. antihor 3 - Utilize uma corda que batida no sentido anti -hor rio, crian por 2 ajudantes enquanto: a) as crian as passam por baixo ou por cima dela, sem bola; b)sem bola e com um companheiro ao lado, c)com bola, passa a bola de um lado e domina do outro, d)passa bola por cima e passa por baixo para dominar do outro lado, e)passa a bola por baixo e vai chutar do exerc outro lado ao gol, etc, Nestes exerc cios com corda , o espa est espa o est na distncia percorrida e o tempo na movimenta movimenta o da corda acima e a baixo.

Dire o/Sentido( dire B - Dire o/Sentido ( As 6 dire es do Futsal): exerc Convido todo mundo a fazer um exerc cio simples. No in in cio de uma aula, mande os alunos correr. c Simplesmente correr. Faro sempre em c rculo. Por que? Se no Futsal no existe este tipo de deslocamento. dire Basicamente so seis as dire es de quadra para onde um jogo de Futsal anda: Considerando a marca central da quadra (de onde se d a sa sada de jogo), olhando adiante at at a meta de tr at fundo de quadra, por tr s na mesma linha at a meta que est est as minhas costas, ao meu lado direito, ao meu lado at est esquerdo, e na diagonal at o escanteio que est a est minha frente e por ltimo no escanteio que est as minhas costas. a para a que se corre, num jogo de Futsal e nossas crian espa crian as desde muito cedo devem explorar estes espa os in de quadra, logo no aquecimento no in cio de cada aula ou treino.

C Flexibilidade das Regras: As regras do Futsal de categorias menores devem ser adaptadas. As arbitragens devem ser educativas e no punitivas. crian D - Vivncia na Categoria: A crian a deve jogar nua sua categoria. Identifica espa posi E - Identifica o dos espa os de quadra e posi es: O atleta tem que aprender a conhecer e saber ocupar os espa espa os de quadra. No Intera T B crian F - No es de Intera o T tica B sica: A crian a deve come t come ar a conhecer os fundamentos t ticos.

Did 3. Cuidados Did ticos numa Sesso de Treinamento a) No use apito. Corrija seus atletas falando durante todo o treinamento. Procure se comunicar com todo o grupo em tom de voz alta e clara. (sem gritar). b) Durante os treinamentos, no sente nunca e no fique algu parado. Caminhando voc encontra sempre algu m que necessita de uma palavra, de ajuda. Passei pela rea e fa tamb aten fa a o atleta senti que tamb m merece aten o individual. Fale. Explique. Aconselhe. Seja firme.

Fa tamb observa c) Fa a tamb m observa es individuais. Isto combater a timidez da crian criana, aumenta o confian confian a dela no seu trabalho.

ajuda a grau de

come estabele d) Antes de come ar qualquer atividade, estabele a objetivos certifiquealcan e certifique -se que eles foram alcan ados ao final da mesma, comunicando ao grupo individual ou coletivamente. Fa considera Fa a as considera es do que melhorou e do que precisa ser melhorado. e) Durante os jogos, divida com todos do plantel, suas orienta orienta es, inclusive com aqueles que voc usa pouco. Ao pedir um tempo durante uma partida, exija que todos explica escutem suas explica es, de forma que todos possam id compartilhar de suas id ias e sejam sabedores delas, caso necess seja necess rio participar do jogo.

F)

Elabore exerc exerccios onde s participe de uma s vez.

maior

n nmero

de

atletas

exerc G) No participe dos exerc cios. Observe e corrija. h) Misture o plantel. D a oportunidade aos mais fracos de treinar com os mais fortes em alguns momentos de treino. Fa i) Fa a o entra e sai (titulares por reservas ) durante as sesses de treinamento, educando os atletas para as situa situa es de jogo. j) Incentive e escute opinies. k) Controle e no permita a violncia e a agressividade em excesso dos atletas. ( l) Reforce o positivo ( vejam como o fulaninho faz isso bem ( bem ) e o negativo ( tente fazer melhor, pois eu sei conseguir ). que voc conseguir ). esfor gradua m) Controlar bem os tempos de esfor o. E a gradua o dos exerc f dif exerc cios. (Do mais f cil para o mais dif cil).

REGULARIDADEEst n) REGULARIDADE - Est a chave para o sucesso. Execute e Fa Pe mande repetir. Fa a outra vez. Volte a fazer. Pe a de novo. No treino seguinte , tudo outra vez. o) Em quem seu atleta se espelha? Use os exemplos de jogos e atrav jogadores ao vivo e atrav s de teipes. Estas imagens valem mais que mil palavras. exerc p) A qualidade dos seus exerc cios proporcional a motiva motivao que seus atletas demonstram ao participar deles. contr esque Se for o contr rio, esque a. Tente outro. q) O Treinador deve orientar material esportivo adequado: Uso de caneleira e no uso de short de surf , por exemplo. Deverela alimenta r) Deve -se orientar com rela o a alimenta o e a higiene do aluno/atleta. aluno/atleta . satisfat s) Deve ser cobrado do aluno/atleta rendimento satisfat rio na escola. rela hor t) O Aluno/Atleta deve ser cobrado com rela o hor rio, conv disciplina, limites e no conv vio com os colegas.

u) No in incio de sua vida esportiva como atleta ,Treinador posi no deve determinar as posi es e sim deixar o atleta vivenciar. inicia v) Fazer trabalhos bilaterais na inicia o para poder usar os dois p ps no futuro.

Cap Captulo II
T O Treinamento T cnico T 1. Treinamento T cnico e suas Divises t f O desenvolvimento t tico e f sico, nos ltimos anos , passou a exigir dos treinadores da modalidade uma especificidade muito variada nos diferentes tipos de t treinamento t cnico. So cada vez maiores as exigncias para o atleta em quadra, quanto ao seu timo rendimento numa partida. Penso estarmos todos de acordo quanto ao fato de que o t est rendimento t tico de um atleta ou equipe, est intimamente ligado ao que se consegue fazer tecnicamente. a t por a que todos os problemas t ticos de uma equipe come comeam a se resolver. Tenho dito, que NADA SUPERA A levar alcan QUALIDADE. Em tese, o que sempre nos levar a alcan ar t timos resultados, a qualidade t cnica de nossos cercaratletas, de forma que busque sempre cercar -se dos dir melhores e seus problemas, estaro, dir amos 50% resolvidos.

s t claro que s a t cnica no resolve nada. O perfil do que deva ser o melhor dos melhores no Futsal t moderno, uma excelente t cnica, acompanhada de um f t super preparo f sico e uma inteligncia t tica apurada, somandosomando-se a isso um faro apurado para chutar muito e fazer gols. somat Considerando o somat rio destas qualidades, voc capaz de identificar algum jogador que tenha este conhe perfil no Futsal brasileiro? Eu conhe o alguns, mais exerc deixo para vocs este exerc cio de reflexo.

T A Diviso do Treinamento T cnico o seguinte:


A - Treinamento T T cnico de Especialidades: Visa

t posi melhorar a t cnica inerente a cada posi o. Por exemplo, o piv busca melhorar o dom domnio de bola e passe. O central ou fixo, vai melhorar o desarme e o m chute de longa e m dia distncia, e assim fun sucessivamente. Mas a multiplicidade de fun es no tamb Futsal tamb m exige do nosso atleta uma boa dose de m caracter conhecimento m nimo das caracter sticas das outras posi posi es, de forma que experimentar estas atitudes muito importante naquilo que podemos chamar, se que existe, o jogador completo. Neste momento o Piv tamb aprende tamb m as atitudes do Fixo, aprimora suas caracter caracter sticas de armador/passador como ala e vice/versa. vice/versa . As sesses de treinamento nesta parte so pequenas oficinas, repartidas na quadra onde cada um posi aprimora suas qualidades especiais(da posi o) e prova prova a do outro.

T Corre B _ Treinamento T cnico de Corre o: Nesta parte vamos corrigir tudo aquilo que nosso atleta no faz bem ou no dom p faz. de dom nio p blico que os estudos de cientistas c j interessados em desvendar o c rebro humano, j descobriram que usamos muito pouco (10,20%) a nossa capacidade cerebral. Este conceito o ponto de partida para nossa poss busca ao atleta mais ambidestro poss vel. Isto , atletas que saibam usar bem as duas pernas nos diferentes est fundamentos. Provado est que o iniciante ao se definir poss por uma das duas lateralidades poss veis (esquerda ou c direita) o faz em razo do lado predominante do c rebro, especializatendendo a especializa -lo cada vez mais, em detrimento do lado no definido. tamb n Considerar tamb m, que a tendncia de todos n s, inclusive nosso aluno/atleta desprezar, diminuir e desconhecer aquilo que no conhece, no exercita, no pratica e no domina.

Aproveitando, pois esse conceito do pouco uso da incentivacapacidade cerebral, devemos incentiva -lo a treinar bilateralmente. Tudo aquilo que se treina com uma perna , devetamb deve -se repetir, tamb m, com a outra. Isto em todos os nveis de aprendizagem. t corre O treinamento t cnico de corre o olhado a luz destes tornaconceitos torna -se de uma simplicidade impressionante. Basta colocar nosso atleta diante da pr prpria dificuldade, daquilo que faz mal ou no faz. Se ele chuta mal com a exerc perna esquerda ou evita chutar com ela, esse o exerc cio corre dever de corre o que dever fazer. Se domina mal com a perna exerc estar direita, outro exerc cio estar pronto e assim por diante. exerc atrav Controlar os exerc cios atrav s de simples ficha onde se faz os apontamentos do que foi proposto ao atleta. tamb Reciclar periodicamente. Dar a ele, atleta, tamb m a oportunidade de opinar sobre aquilo que acha que deva observa melhorar. As vezes, nosso poder de observa o deixa escapar aquilo que nossos elucida. Estamos acostumados a acompanhaacompanha -lo dia a dia mas no devemos desprezar suas considera pr aperfei considera es sobre seu pr prio aperfei oamento.

t Podemos ento dizer que o treinamento t cnico de corre t corre o a melhora e apuro do gesto t cnico inerente ao atrav exerc Futsal, atrav s do exerc cio repetido das maiores dificuldades do atleta. partir disso podemos arriscar a senten seguinte senten a: CORRE O........CONFIAN CORRE O........CONFIAN A.........PROGRESSO ap Isto porque ap s colocarmos nosso atleta tantas vezes come diante das suas dificuldades, ele come a a ganhar confian confian a, pois o que antes fazia mal, agora faz melhor, Lembreo que podemos chamar de progresso. Lembre -se : Costumamos no fazer bem aquilo que no conhecemos, no treinamos ! tamb elabora exerc Considerar, tamb m, na elabora o dos exerc cios o pedag conceito da progresso pedag gica, portanto saindo do mais f fcil para o mais dif difcil. Por exemplo, quando corrigimos o fundamento chute, devemos mostrar ao atleta rela que primeiro equilibre seu corpo em rela o a bola, p rela inclusive observando seu p de apoio em rela o a ela, no dire passo seguinte buscar a dire o do chute e por ltimo a for fora.

m espa Notaremos num m dio espa o de tempo, quantas alcan maravilhas podemos alcan ar corrigindo os fundamentos, essncia do jogo bem praticado, meio caminho para as vit vit rias. esque Fotografe No se esque a: Fotografe (com sua tela mental ) exerc seus atletas e estaro prontos os exerc cios mais corre t simples e eficazes para a corre o t cnica. Estar Estar diante da dificuldade e de tanto repetir, vai melhorar. Tomemos como exemplo o caso do voleibol, h no Brasil, que h 20, 25 anos no era quase nada e ol hoje campeo ol mpico. Nos ltimos anos este desporto deu um salto de qualidade tremendo, maci investindo no treinamento maci o e repetitivo dos fundamentos. preocupa A razo primordial desse sucesso a preocupa o em atrav quantificar e portanto medir atrav s de scouts o desempenho dos atletas durante uma partida, durante premiandotodo um campeonato, premiando -os por suas excelentes performances nos fundamentos. Os scouts das equipes e campeonatos vigiam e real real am as qualidades ou deficincias de fundamentos que cada atleta possui.

recep quase seguro que uma boa recep o, um bom passe e por fim um potente cortada vai jogar a bola no cho, na quadra advers s advers ria, num desporto onde s se v confronto no f fundamento bloqueio, e portanto, tudo mais f cil. A bola est quando est do meu lado de quadra, s minha, o que dir facilita tremendamente as coisas. O que dir amos ento do marca Futsal onde o confronto e a marca o no nos permite mais espa jogar com conforto e espa o. O problema que no Brasil todo mundo pensa que bom tamb de bola e no precisa treinar fundamentos. Vejamos, tamb m o exemplo da Holanda que investiu maci maciamente nos fundamentos do futebol e tem mostrado ao mundo um jogo muito vistoso, com jogadores espetaculares.

T c) Treinamento T cnico de Grupo: Nesta parte do treinamento voc vai buscar relevar o clima de confronto, a imita t imita o do gesto t cnico. Seus atletas vivenciaro as a aes as a es do que realmente deve acontecer numa partida de Futsal. So jogos de igualdade e superioridade num numrica situa caracterizando a situa o da partida. 1 - Jogo dos Setores Forma Forma o: 14, sendo cada equipe com 1 goleiro e 2 em cada setor. finaliza Objetivo: Passe e finaliza o. Desenvolvimento: dois toques, no pode jogar fora do setor, havendo o terceiro toque, chute de primeira.

s 2 - Desarme s na defesa Forma Forma o: 5x5 ContraObjetivo: Contra -Ataque est s Desenvolvimento: Equipe que est atacando e perde a bola s pode desarmar no seu campo defensivo. 3 Futvolei Forma Forma o: 6x6 Objetivo: Controle e passe obrigat Desenvolvimento: obrigat rio os trs toques sendo um de cabe cabe a.

a 4 - Jogo do passe a reo com rede de volei Forma Forma o: 5x5 Objetivo: Passe a areo, na paralela e dom domnio. Desenvolvimento: So armada os mastros do volei e uma fita da altura dos mesmos. Entrada no ataque com passe por cima da rede ou pelo lado de primeira. 5 - Jogo pelas alas Forma Forma o: 5x5 for Objetivo: for ar a lateralidade do jogo de ataque Desenvolvimento: No permitido tocar na bola dentro volei, da quadra de volei , sendo punido com lateral.

6 -

Jogo para o piv no piv o Primeiro b b sica de jogo de ataque . dom domnio na quadra advers adversria piv.

Forma Forma o: 5x5 For Objetivo: For ar Desenvolvimento: posi feito na posi o 7 -

finaliza op Jogo de finaliza o com op o para o piv

Forma Forma o: 5x5 finaliza marca Objetivo: finaliza o, marca o e passe ao piv. volei, Desenvolvimento: Baliza na linha de fundo do volei , na ala s finalizar s de primeira, quem passa ao piv, sobe para contrafinalizar, pode haver contra -ataque. No escanteio e lateral chute livre. 8 Jogo do chuto

Forma Forma o: 10 atletas marca aproxima Objetivo: Piv de tempo, marca o de retorno e aproxima o do ataque. lan Desenvolvimento: Atleta da lateral lan a para o piv

9 - Jogo do erro Forma Forma o: 5x5 Objetivo: Passe Desenvolvimento: 8 8 ou dois gols, em todo erro que contraoriginar um contra -ataque o atleta desqualificado, a num equipe com vantagem num rica tem 3 chances de finalizar. 10 - Jogo do gol dentro da rea Forma Forma o: 4x4 Objetivo: Passe Desenvolvimento: Somente o jogador autorizado a entrar na rea pode fazer um gol. a 11 - Jogo do passe a reo Forma Forma o: 3x2 em cada meia quadra a finaliza Objetivo: Passe a reo e finaliza o s a Desenvolvimento: s vale passe a reo.

12 - Jogo de passe ao homem do meio Forma Forma o: 5x5 Objetivo: Passe e fechamento do meio Desenvolvimento: Passar a bola ao piv.

Multi13 - Jogo Multi -Metas Forma Forma o: 5x5 Objetivo: Finaliza Finalizao e marca marcao Devev Desenvolvimento: Deve -se fazer os gols nas v rias metas.

14 - Jogo do Voleio Forma Forma o: 5x5 finaliza Objetivo: finaliza o de voleio Desenvolvimento: Passe com as mos, no pode correr com a s voleio, s cabe bola, finalizar s de voleio , cortar o passe s de cabe a. 15 - Jogo do fundamento determinado Forma Forma o: 5x5 racioc t Objetivo: Anteviso do lance, racioc nio t tico. DeterminaDesenvolvimento: Determina -se com que perna se pode fazer que fundamento . Exemplo, passe com a perna esquerda e dom domnio com a direita. 16 - Jogo do chute de 1 tempo ou de primeira
Forma Forma o: 5x5 Finaliza Objetivo: Finaliza o de primeira Desenvolvimento: As equipes s s podem Se dominar no pode mais chutar.

finalizar

de

primeira.

Espec d) Treinamento Espec fico de Goleiro:


Vai longe o tempo em que se virava goleiro porque jogavajogava-se s mal na linha. Era s aparecer um gordinho ou um desajeitado e trave. pronto, por falta de oportunidade ,mandavam o garoto para a trav e. mudan in 1997,come A mudan a da regra ,no in cio de 1997,come ou a delinear o p goleiro de Futsal do futuro. Bom com as mos ,bom com os p s. pr Dito isso analisaremos o seguinte: A pr tica nos mostra que gen est "geneticamente" falando(o gen tico est entre aspas porque no estamos falando ramo da Biologia) tem goleiro que nasce goleiro, passa um tempo sem treinar ou jogar e na volta, fecha o gol; e o que precisa treinar muito ,sem parar para ser e continuar bom goleiro ,porque na volta de uma inatividade pode tomar uns bons indiv frangos. Logo se percebe, desde a escolinha aquele indiv duos com "pinta" de goleiro e invariavelmente acabam mesmo virando bons goleiros. Vamos ento a razo central desde pequeno ensaio. Em mudan primeiro lugar ,a mudan a de regra dificultou a vida daqueles que p pouca habilidade tem com os p s e neste momento temos uma corrida contra o tempo, com todos eles treinando freneticamente para a corrigir suas dificuldades. vlido ,mas vejo a um erro de foco. Tem gente esquecendo de pegar a bola debaixo da trave que fun a fun o primeira de cada goleiro. A maioria dos principais p goleiros do Brasil no so to bons com os p s mas suas equipes t no deixaram de disputar t tulos.

gera Deveremos ter uma gera o espetacular de goleiros to p bons com as mos quanto com os p s quando os atuais infantis, infanto - juvenis chegarem ao adulto. Neste momento, melhorar j o que j se sabe e primeiro defender as bolas, depois passar e linhaop fazer gols. No esquecer que o linha -goleiro uma boa op o. Tratar de treinar no gol um excelente passador/chutador , jogador de linha. forma d Na forma o/treinamento dos goleiros ,sem d vida ,a aer posi resistncia aer bica a base para as exigncias da posi o mas, no trabalho anaer anaerbico ( l ltico e al altico) tico) que est est rea centrado o rendimento do goleiro. E no tempo de rea o(cai, levanta, salta, cai de novo, levanta outra vez) que est est a tamb qualidade principal do goleiro. E tamb m na agilidade ,a troca posi poss de posi es sucessivas e na maior velocidade poss vel. Portanto, conseguida uma boa base aer aerbica, o trabalho do goleiro deve ser centrado em atividades de quadra ,com rea nfase no tempo de rea o e debaixo da trave, no contato com a p bola. O que orienta o trabalho com os p s a melhora dos imita t fundamentos na imita o dos gestos t cnicos realizados numa partida. Ento , por exemplo ,o goleiro defende ,coloca a bola dom fora da rea e passa. Treina dom nio parcial com a coxa, e passa ou chuta ao gol. Ao perceber a chegada do marcador ,faz o passe ,etc.

mudan j Com as sucessivas mudan as na regra o goleiro j respons chegou na linha e respons vel por um jogo de vantagem num num rica que tanto proporciona fazer gols, quanto ajuda marca r advers a quebrar as marca es r gidas de qualquer advers rio. altera Com essas altera es chegaram os treinadores de goleiro, tamanho a importncia que representa a figura do goleiro bem treinado na equipe. O trabalho do goleiro no treinamento basicamente rea de tempo de rea o. Aquele cai, levanta, cai de novo, Exerc senta, e assim por diante. Exerc cios de velocidade de rea anaer (freq card rea o, num limiar anaer bico (freq ncia card aca de media intensidade).

2. As regras do Futsal contribuem t desenvolvimento t cnico do desporto?

para

As regras de qualquer desporto servem para normatizar a a as a es dos mesmos, dentro de um limite de a es tcnicas e disciplinares. A transgresso das regras gera puni benef de imediato, uma puni o, que se reverte em benef cio do advers advers rio. Penso que estamos, mais ou menos de acordo, com proposi proposi o acima. Dito isso o que queremos discutir se seq puni uma seq ncia de puni es, inibe ou estimula nosso atleta t das categorias de base, no seu desenvolvimento t cnico ttico. crian s aprender A crian a s aprender , vivenciando, participando e que sejam experincias realmente educativas, longe das pequenas batalhas que invariavelmente se travam nos jogos das categorias de base, onde os maiores protagonistas da educa t educa o so pais, rbitros e t cnicos, e muito menos a crian crian as.

Em primeiro lugar, muito se discute qual a melhor come idade para come ar a competir, considerando os aspectos psicol fsicos e psicol gicos. evolu exerc A evolu o da fisiologia do exerc cio, nos ltimos 20 anos responde a maioria das perguntas quanto ao aspecto j psicol fsico. j quanto ao psicol gico, no que diz respeito s rea indiv rea es do indiv duo frente as diferentes facetas da competi competio, muito h h ainda que pesquisar e responder, presen psic T embora a presen a do psic logo na Comisso T cnica seja imprescind indiscut imprescind vel e indiscut vel. racioc Seguindo o nosso racioc nio, porque se critica tanto o in Gin Ol in cio precoce no Futsal, quando na Gin stica Ol mpica se come comea aos 3,4 anos e um ginasta aos 19,20 considerado um velho? aten Responder esta pergunta requer um pouco de aten o. evolu A evolu o da cincia, em geral e o bombardeamento informa comunica de informa es dos meios de comunica o, amadurece muito r indiv atr mais r pido um indiv duo do que a 15,20 anos atr s. O primeiro presente que um menino (e por que no as meninas?) Come recebe uma bola de futebol. Come am no Futsal porque os espa espa os nas cidades cada vez so menores e porque quase todo mundo acha que o Futsal um Futebol de Campo pequeno, o que no totalmente mentira nem totalmente verdade

j Alguns clubes de Futebol j descobriram a qualidade especial dos craques de campo, que come comearam no Futsal. rea b Isso pelo seu tempo de rea o apurado, b sico no Futsal e espa muito importante nos espa os de Futebol de campo, onde o jogo se decide. Ento, a questo central quem ensina o que, e qual a did qualidade did tica desses ensinamentos, e o que as regras forma ajudam ou poderiam ajudar na forma o do atleta. in Estamos de acordo que o in cio ideal deva ser em torno sa dos 7 anos de idade, que coincide com a sa da do chamado s Jardim para a primeira s rie do primeiro grau. Neste crian momento a crian a reconhece um grupo distinto do familiar e tem que repartir experincias fundamentais na natureza associativa do Futsal. crian O que desmotiva as crian as nos primeiros anos de m Futsal , quase sempre, a m conduta de Pais e n Treinadores (ainda que a n vel inconsciente), preocupados frustra s uns em compensar suas frustra es e os outros s em suas aspira aspira es pessoais. comum o caso de Clubes que buscam t jogadores de boa t cnica e no se preocupam com a forma t s t forma o t tica do jogador. Enquanto s a t cnica e a diferen estatura fazem diferen a, timo.

in Depois o que se v so os in meros exemplos de mini vest craques que desaparecem sem deixar vest gio, impedidos de chegar ao juvenil e ao adulto. Outro exemplo so os jogadores que passam temporadas inteiras sentados no banco, com pouca ou nenhuma privil oportunidade de jogar, privil gio dado a 5,6 jogadores do plantel que tudo resolvem. tamb Existe tamb m a desculpa de que jogador de primeiro ano de categoria no serve para nada mais que completar treino e perdem a oportunidade de vivenciar e aprender o que poderia ser til, de imediato. mudan neste momento que a mudan a de regras, pelos menos nas categorias no oficias (as oficiais so infantil, juvenil e puni adulto) poderiam aportar algo mais que a puni o ao atleta. Sigamos os exemplos do voleibol e do basquete onde as regras se diferenciam nas categorias, de base para ajudar forma na forma o do atleta. Os treinadores no se acomodam e tratam de trabalhar, corrigir e formar atletas, pois sabem que necessitaram de muito mais gente qualificada para competir.

j No Futsal, j existem alguns bons exemplos, como o da Federa Federa o de So Paulo, que exige que todo mundo jogue pelo at Pr h 5 minutos at a categoria Pr -Mirim, mas h muito por fazer como, por exemplo, diminuir o tamanho da baliza, que muito at grande para jogadores at mirim, acabar com laterais e advers escanteios batidos direto a rea advers ria (isto no se parece com nada que se v no Futsal profissional).No permitir que o goleiro chute ou passe para chutar direto ao advers campo advers rio, quicando a bola, etc, etc. t O que acontece que um jogador de menos t cnica acaba aprendendo a raciocinar melhor porque sabe que no vai resolver na habilidade e o jogador habilidoso, que no incentivado a raciocinar porque nos satisfazemos com meia dzia de dribles que possam dar.

Indiscutivelmente, nossos jogadores seguem sendo os melhores do mundo taticamente, mas precisamos melhorar a crian mudan qualidade do que se oferece a nossa crian a e a mudan a da regra nas categorias iniciais como chupetinha, mamadeira, pr fraldinha, pr -mirim e mirim seria muito bom para fomentar prepara uma prepara o mais adequada. Federa est Penso que a Federa o do Rio de Janeiro est prestes a revolu pedag j ser a pioneira desta revolu o pedag gica, pois j estuda, participa com a nossa humilde participa o, (e convidamos todos a mudan fazer o mesmo) algumas mudan as importantes.

Cap Captulo III


T O Treinamento T tico T 1. O Aprendizado T tico Uma das maiores dificuldades da maioria dos Tcnicos de Futsal, sobretudo os da categorias de base, ensinar as a aes t tticas e conseguir bom resultado pr pr tico. T a Os T cnicos entendem que o sucesso das a es est repeti tticas est na simples repeti o das jogadas e padres, nas formas em que foram copiadas, seja de um jogo visto na televiso ou mesmo no aprendizado ao vivo, nas partidas que presencia, nos cursos que participa e na convivncia com outros profissionais. chegar no treino, movimenta j saber mostrar a movimenta o e nosso atleta j saber repetir A come decep tudo que foi ensinado. A come am nossas decep es.

a t A excelncia nas a es t ticas depende primeiro de uma qualidade de fundamenta fundamentao t tcnica que nem sempre lembramos de corrigir e desenvolver, sobretudo o passe, essncia do jogo. est t Mas, a maior dificuldade est no embasamento t tico pr que nosso atleta deve possuir como pr requisito, para a executar estas a es. Falo dos fundamentos de defesa e ataque, primordiais para um jogo bem executado. rela advers Saber se colocar em rela o ao advers rio e a bola nas atitudes ofensivas e defensivas, como se diz, o pulo do gato gato . Se no vejamos: j Seu atleta j sabe que defender tentar desarmar, advers colocandoacompanhar o advers rio colocando -o dentro do seu campo atr visual ao mesmo tempo que a bola e estar atr s da linha(hipot linha(hipot tica) da mesma? Que no ataque, nunca deve receber a bola parado?

Saber correr e a que tempo, no nosso desporto a chave. p No basta ter a bola nos p s. preciso saber para onde se est espa vai, quando se est sem ela, ajudando e abrindo espa o para dom a o companheiro que a tem sob dom nio. Esto a as origens de nossas dificuldades e o diferencial entre as grandes s equipes do Brasil e as que s tem jogadores habilidosos com p a bola nos p s. Existem bons jogadores em qualquer lugar. O diferencial se eles sabem para onde ir e quando ao ficarem sem a posse de bola. Futsal Competitivo um desporto exclusivo para atletas capazes de pensar e refletir. Nestes tempos, estamos vivemos as dificuldades que um Treinador passa diante de t jogadores de boa t cnica, mas ainda incapazes de raciocinar seq a espa uma seq ncia de a es para criar e explorar espa os, s naquilo que deveria ser o Futsal bem jogado. Um jogador s espa re vislumbra tempos e espa o se re ne uma bagagem de conceito indispens indispens veis.

Exemplo: desmarcars Para desmarcar -se tem que correr, mas s correr no desmarcardesmarcar -se. O atacante que corre faz o marcador correr e, desequilibrarportanto desequilibrar -se, e quem marca desequilibrado, at marca pior. Se estivermos de acordo at aqui, veremos que a a simples a o de correr muito melhor que jogar parado, marca j facilitando a marca o, mas, como j citei, a chave para advers espa onde e como corremos, levando o advers rio a um espa o de quadra e quando ele pensa que nos tem sob controle, paramos dire a corrida, mudamos a dire o, e mudamos novamente, e paramos e corremos e fintamos, como num jogo de gato e rato. Claro est que o atacante, enquanto corre est pendente da bola, que a qualquer momento pode receber de seu companheiro, mas advers enganar o advers rio o que chamamos de saber correr. Dado o exemplo, muitos dos jogadores de Futsal como os intui de Futebol de Campo, jogam por intui o, nada dependentes dos outro quatro companheiros que esto em quadra. Quando se do conta porque esto prestes a perder a bola, por desespero.

n A sugesto que n s Treinadores treinem os fundamentos de defesa e ataque para que os atletas jogo(racioc t aprendam a raciocinar o jogo(racioc nio t tico). A tamb estar dificuldade na aprendizagem tamb m estar na idade do atleta, pois quanto mais velho, maior a dificuldade de se aprender estes fundamentos. est A est uma das razes da desenvoltura do jogador j brasileiro. Mal ou bem, estes conceitos j bem falados e treinados desde a base, o que facilita muito na idade competitiva

T 2. Fundamentos T ticos Defensivos Abordaremos aqui, como sugere o t ttulo , o b bsico em qualquer defesa numa equipe de Futsal. No confundir bsico com pouco expressivo ou sem importncia. Ao contr cabe contr rio, se conseguirmos incutir na cabe a de nosso pr atleta os conceitos que se seguem , teremos assim , o pr requisito para marcar bem em qualquer espa espao de quadra. Esses fundamentos defensivos tratam de como nosso rela advers atleta deve se colocar em rela o a bola e ao advers rio a ser marcado e, sobretudo, que tipo de ajuda ele pode pr proporcionar ao seu pr prio companheiro. Nosso atleta deve tamb aprender tamb m, a controlar , mesmo a distncia, o que espa pr acontece nos espa os de quadra pr ximos aquele em que se espa encontra e/ou cobrir os espa os livres deixados pelos companheiros que mal acompanham seus oponentes ou so driblados por estes.

Portanto marcar :

1) Tentativa de Desarme (Tirar a bola advers do advers rio) e, advers 2) Acompanhamento (Quando o advers rio se desloca sem bola.) 3) Equil Retomada do Equil brio

Isto posto, passemos propriamente ditos:

ento

aos

fundamentos

de

defesa

A - Tentativa de controlar a bola e o homem a ser marcado: advers Quando marcamos nosso advers rio, deveremos controlar duas variantes importantes que so: a bola e o jogador oponente. Na tentativa de marcar, se nosso atleta perde a bola ou o homem, ou pior, perde os dois ,nossa come equipe come a a correr riscos defensivos. h bem verdade que h um momento em que nosso atleta vai ter que optar entre um ou outro, de acordo com seu r situa poder de r pida resposta a situa o que se configura. Ele advers at esquece a bola e acompanha seu advers rio at o final de estar forma que estar junto de se oponente se a bola ali chegar. Ou, perde o homem , mas ajuda seu companheiro num advers fazendo superioridade num rica contra o advers rio desarmandoEntendaadvers desarmando -o. Entenda -se por controlar o advers rio, o ato advers de manter o advers rio e/ou a bola dentro do seu campo visual.

B - Tempo de Abordagem: TrataTrata -se do tempo exato e correto para se advers poder fazer a abordagem no advers rio que tem ou poder ter a advers bola. Este momento certo no instante que o advers rio viaja vai receber a bola, ou seja, enquanto a bola viaja para encontrar o atacante advers adversrio, chega junto nosso atleta defensor. No se deve chegar antes da bola porque deixamos de fazer a cobertura de nosso companheiro e advers no se chega depois que o advers rio domina a bola, porque ele acabar acabar ganhando metros preciosos em dire direo ao nosso gol.

Eletiva: c) Tempo da Volta Eletiva Nosso atleta aprende aqui como se deve acompanhar o advers advers rio a partir do momento em ele perde o controle da j bola de seu campo visual, num passe que j chegou ao piv advers advers rio . So dois os caminhos:ou acompanhamos nosso at oponente at o final, perdendo a bola mas controlando o advers advers rio ou, largamos nosso oponente e ajudamos nosso companheiro envolvido na disputa de bola a desarmar seu num espa oponente fazendo superioridade num rica num espa o de quadra. O que normalmente mais se v o jogador que defende parando no meio do caminho . Nem marca seu oponente direto nem ajuda seu companheiro envolvido na disputa de bola.

Marca num d) Marca o de Retorno Superioridade num rica de defesa contra o ataque: Considerando que equipe que marca bem aquela que est pr est sempre pr xima da linha da bola, o nosso atleta deve sempre tentar controlar seu oponente direto e, ao mesmo tempo, ajudar o companheiro envolvido na disputa de bola, caracterizandocaracterizando-se assim, superioridade num numrica no setor est da quadra onde est a bola. O piv como primeiro homem de marca defesa, uma vez vencida sua linha de marca o, deve movimenta imprimir uma movimenta o para a lateral e na diagonal tr num para tr s e ajudar , com vantagem num rica sua defesa.

T 3. Fundamentos T ticos Ofensivos A - Na frente da linha da bola: O atleta que vai receber a bola na maioria das vezes deve estar frente da mesma. advers B - Entrar/sair do campo visual do advers rio: Quem vai receber advers deve tentar ludibriar o advers rio como num jogo de gato e rato, saindo do seu campo visual. C - Linha de Passe: Todos os atletas que esto sem a posse de bola devem aparecer quando um do seu time est est com a mesma. j D - Nunca Receber Parado: Como j foi dito os atletas tem que se movimentar para receber, evitando assim receber a bola parados. bola,colocandoE - Andar com a bola Enquanto me movo com a bola,colocando -me advers entre o advers rio e a bola que conduzo,estou movendo a defesa advers desequil advers ria,por isso em desequil brio e marcando pior. F - Velocidade Precisa do Passe Estimular a velocidade do advers passe(tempo 1)pois o passe veloz faz a defesa advers ria perder o equil equilbrio.Vide jogo da Zona de arma armao.

4. Tempos do Ataque in d O in cio do ataque de uma equipe se d , de acordo com advers sa o tipo de defesa que o advers rio imprime na sa da da bola das mos do goleiro que inicia o ataque. So trs os tempos de ataque: Marca advers Quebras de Marca o Se o advers rio pressiona nossa sa necess sa da de bola, necess rio romper essa presso para que ganhando espa espao em dire direo a quadra de defesa advers adversria possamos realizar; a in rein Padres de Jogo So a es com in cio e rein cio , movimenta apostando que uma movimenta o repetitiva vai induzir, advers desconcentra invariavelmente ,o advers rio ao erro, por desconcentra o e, finalmente; a in Jogadas Ensaiadas So a es com in cio e fim , de bola paradas(Sa em movimento (durante o jogo) e bolas paradas(Sa da de centro, faltas , laterais e escanteios).

Portanto, o fator determinante do tipo de ataque a usar marca advers marca o que o advers rio faz quando nosso goleiro pega a marca bola para repor em jogo. As quebras de marca o se fazem necess espa necess rio para que nossa equipe busque espa o para seu jogo movimenta de movimenta o treinado. um erro grande acharmos que lan podemos resolver tudo com um goleiro lan ador e um piv advers passador/ finalizador, quando o advers rio nos pressiona. Este come r um tipo de ataque que come a e termina r pido, inimigo de s uma posse de bola elaborada e s deve servir de alternncia para o ataque, e no como ritmo de ataque. quebrada marca advers Uma vez quebrada a marca o advers ria , buscamos os padres movimenta in de jogo que so movimenta es repetitivas, com in cio e da varia reinicio e da para as varia es de jogadas ensaiadas com bolas paradas e em movimento. Devemos mostrar ao nosso atleta que a velocidade do ataque deve ser proporcional a qualidade do passe bem feito. No existe ataque sem qualidade de passe, que deve ser feito necess com a calma necess ria para chegue ao seu destino.

A sim, nosso atleta deve ser, sem bola, muito veloz para que nesse deslocamento sem bola, possa vencer o oponente, buscando espaos vazios, colocando-se ento em posio privilegiada para receber a bola. Por ltimo, nosso atleta deve aprender a criar no adversrio uma permanente dvida: olha para a bola e nos perde de seu campo visual ou, nos olha e perde a bola de seu campo visual. Entrar e sair do campo visual do atleta que nos marca fundamental para desestruturar a marcao adversria. No podemos permitir que o atleta que nos marca, controle ao mesmo tempo homem e bola, da nossa movimentao constante, procurando fugir do controle visual dele. Futsal no um desporto que se joga s com a bola nos ps. muito o que faz e se corre sem ela. Melhor correr desordenadamente do que jogar parado. Todo adversrio que marca correndo atrs de nosso atleta marca pior porque est desequilibrado.

5. As Linhas de Defesa Quando pensamos num tipo de defesa para enfrentarmos um adversrio 'h que se fazer algumas consideraes, preliminarmente. Saber a caracterstica do ataque adversrio a primeira delas. Se de ritmo veloz(aquele que quer fazer tudo rpido) ou pensado, centralizado em um ou dois jogadores, o famoso carimbador por quem a bola sempre passa antes da definio do jogo de ataque. Isto determinante para falarmos nas tais linhas de defesa que so:

Linha 1 ou Meio Aberto Indicada para aquele momento do jogo em que h desvantagem no placar e o tempo est chegando ao fim.Com meio da quadra literalmente aberto cada um pega o seu, o fixo antecipa ao piv e o goleiro adversrio joga livre. Indicada, tambm, contra equipes fracas tecnicamente e diante de necessidade de vencer a partida e por boa diferena de gols. Bem feita, restringe o jogo de ataque do adversrio na ligao goleiro- piv que rapidamente se define bem ou mal. Acontece que muitos adversrios marcados assim , vencendo a partida , acabam proporcionando muitos contra ataques, o que um erro. Contra atacado deve ser quem perde a partida;

Linha 2 ou Presso no homem da bola Aqui se tenta fechar o "fatdico" meio de quadra contra lanamentos do goleiro adversrio. Chamamos de fatdico, entre aspas, porque o meio de quadra aberto no a pior coisa que pode acontecer a uma equipe defensivamente, como alguns treinadores querem fazer parecer com aqueles gritos do banco " FECHA O MEIO !! ".Isto pelas razes explicadas acima. Considerar que a ltima mudana de regra, proibiu e retorno de bola ao goleiro e deu a possibilidade de marcar fechando o passe lateral, aquele primeiro passe que se faz para o lado logo depois que se recebe a bola do goleiro.

Isto fora ,de imediato, o passe para a frente (o marcador no permite aquele passe para o lado),na maioria das vezes alto ,lento e por isso com pouco qualidade, facilitando a antecipao do fixo ao piv adversrio ou, no mnimo, um jogo de contato entre eles que desequilibra o jogo de fundo de quadra de qualquer adversrio (a bola no para ali ou chega sem qualidade) e,

Linha 3

ou

Meio de quadra

A mais indicada para quebrar a velocidade de ataque advers do advers rio. quando a cobertura, com os seus homens mais pr prximos, melhor funciona. Muitos jogadores pensam que marcar J 3 marcar passivo. J falamos em outro artigo que marcar, advers antes de mais nada, desarmar o advers rio, entrar tomar a espa bola dele, isto em qualquer espa o de quadra. Repito sempre , que melhor tomar um drible( tentando roubar a bola e deixando a cobertura atenta) do que recuar , advers facilitando a progresso do advers rio para dentro de nossa quadra de defesa.

Linha 4 ou trs metros do Basquete


marca uma marca o que agrupa os homens de defesa e facilita a marca cobertura da marca o. Funciona como a marca marcao no Handebol, os atletas tentar m marcar a frente da rea para evitar o arremate de m dia distncia. aten varia Dito isto ,chamamos aten o para a varia o: de linha 3 para 2.D advers espa 2.D -se ao advers rio uma falsa impresso de espa o e uma vez dada a sa advers sa da pelo goleiro advers rio subimos a linha 2 e pressionamos. advers Indicada contra aqueles advers rios que tudo sinalizam antes de come come ar o jogo, com a bola ainda na mo do goleiro. E ,finalmente, considerar a linha de defesa sempre a da (hipot in linha (hipot tica)da bola. Isto quer dizer que in til depois de prefer quebrada a linha 1 ou 2 tentar voltar para ela. prefer vel correr ,equilibrarpara a linha 3 ,equilibrar -se e voltar a tentar a desarmar o advers J marca advers rio. J falamos em outro estudo que marca o boa aquela que est atr advers est equilibrada. Se estamos sempre correndo atr s do advers rio, pior marcaremos.

6. A Marcao no Escanteio
marca h Ao se falar na marca o do escanteio no Futsal h que se considera matem fazer, primeiramente, uma considera o matem tica. Isto mesmo: m a t e m t i c a ! Seno vejamos: Qualquer equipe que defenda consider um escanteio leva, matematicamente falando, uma consider vel vantagem sobre aquela equipe que cobra o escanteio. Estamos todos de acordo que a equipe defensora tem seus 5 jogadores postos na cobran cobrana. J J a equipe atacante est est limitada a est praticamente, 3 jogadores, pois seu goleiro est quase sempre, ap fazl do outro lado da quadra, o cobrador do escanteio ap s faz lo fica momentaneamente fora do jogo, a no ser que a bola retorne para ele. Portanto a pergunta : Porque so to freq consider freq entes os gols de escanteio se consider vel a vantagem de quem defende ? A resposta que venho buscando e a que mais me aproximo, devido ao fato de que os defensores de escanteio advers nunca controlam, ao mesmo tempo a bola e o advers rio a ser marcado. Isto porque se orientam pela ltima de linha de defesa poss poss vel, que a linha de fundo. Esto quase sempre com a bola fora de seu campo visual, sendo obrigados a optar por olhar s s o perdJ homem ou perd -lo para olhar a bola. J os atacantes se deslocam advers sempre vendo a bola e os advers rios marcadores, buscando confundiconfundi -los.

Isto posto, devemos buscar o menor dos riscos, j j que a dificuldade citada, aumenta os riscos de quem defende, razo pela qual acontecem tantos e , por que no dizer, belos gols. O menor dos riscos a defesa postada em zonas saber: O homem do colocarprimeiro pau deve colocar -se na diagonal, deixando as bolas que entram ali para o goleiro ( no valendo gol direto do escanteio, espa fcil para o goleiro controlar este espa o).Este posicionamento ajuda a inibir os passes diretos para dentro da dire est rea. Na mesma linha, em dire o a quadra contraria est homem respons marca tr respons vel pela marca o dos passes para tr s e que marca a trajet trajet ria da bola nestes passes. Seu posicionamento nunca deve desproteger o fixo. Se ele est est muito afastado do homem do primeiro pau, facilita a entrado do passe direto ao piv advers tr est advers rio, dentro da rea. Por tr s do fixo est o homem do espa s segundo pau, que deve primeiro cobrir este espa o da rea e s trajet depois sair acompanhando a trajet ria da bola. Este atleta tem a posi j al posi o mais cmoda, j que bolas al adas ao lado oposto da da quadra na diagonal so raras e lentas, da estar mais ou menos fun liberados para a fun o essencial da cobertura. Por ltimo, nosso atleta no pode confundir marcar zona com passividade e rea contr rea es lentas. Ao contr rio, deve lutar bravamente pela bola em sua zona e ,ainda, tentar ajudar o companheiro da zona cont contgua. At Pense nisso. At breve.

conseq T 7. O Tamanho das Quadras e sua conseq ncia na T tica da equipe freq Tenho escutado, com freq ncia, de muitas pessoas do meio do coloca Futsal a coloca o: Ajudaria o desenvolvimento do desporto, se as medidas das quadras fossem padronizadas, como no Basquete e no Voleibol ?. TrataTrata -se, na nossa opinio, de um grande disparate. A nossa supremacia no desporto se deve fundamentalmente, a versatilidade t tcnica e t tica dos nossos jogadores e treinadores. Esta d versatilidade, sem d vida, se desenvolve nos diferentes tamanhos Reconhe s de quadra. Reconhe o, entretanto que s depois da fuso com a FIFA, em 1989, passamos a jogar em quadras de tamanho perto dos at j 36, 40 e at 42 metros de comprimento, j que, com dita fuso, tornoutornou-se exigncia quadras maiores em competi competies internacionais. E neste momento fomos os primeiros a rapidamente responder com grande qualidade diante das novas exigncias. Ganhamos o Mundial Hongde Hong -Kong em 1991e depois na Espanha em 1996, em quadras de 42 metros de comprimento. preciso que se diga que o Brasil no alcan est alcan ou este est gio por mero acaso. Temos e continuamos a fazer hist hist ria neste desporto, jogado nos cinco continentes.

A versatilidade do nosso atleta se deve ao fato de que a cada dia se joga em quadras de tamanhos diferentes, que t t exigem posturas t ticas e t cnicas diferentes. Num lapso est muito pequeno de tempo o treinador est obrigado a montar estrat estratgias para quadras to diferentes. Estamos de acordo marca que a marca o muito mais complicada na quadra grande e vicevice -versa nas quadras menores. contraAs grandes quadras so boas para contra -atacar e para p atacar, sendo p ssimas para defender. Nestas quadras o conceito de jogar fechado na defesa colocar a linha de marca espa marca o no meio falso. Mesmo no meio sobram muito espa os advers f para o ataque advers rio manobrar e a bola entra f cil no marca piv. A marca o que consideramos ideal a chamada linha 4, ali perto da marca dos trs pontos do basquete, quando os homens de defesa esto mais agrupados e portanto, fazendo funcionar a cobertura. aperfei No ataque aprendemos e aperfei oamos o jogo de segundo pau, muito bem executado por algumas das nossas principais equipes e sua efetividade se deve ao fato de que a defesa esquecendosempre tende a olhar a bola, esquecendo -se do homem que tr entra por tr s de toda a linha defensiva.

Princ Contra8. Os Princ pios do Contra - Ataque Todo contra ataque pressupe vantagem numrica. o sinal de que a equipe defensora acaba de roubar a bola ou interceptar um passe e partir ao campo adversrio em condies excelentes de finalizar. Ento,a quantidade e qualidade dos contra ataques depende de uma boa defesa,que alis no o objeto deste pequeno ensaio. J tratamos dos Fundamentos da Defesa e das Linhas da Defesa em outros artigos neste espao.Fica claro ento que antes de iniciar o contra ataque,seu sistema de defesa j funcionou,propiciando partir ao gol adversrio em vantagem numrica. Considerando que a tendncia atual do Futsal de predomnio de defesa contra os ataques,arriscamos dizer que o jogo hoje praticamente 60,70% de contra ataques. Dito isso ,existem alguns posicionamentos bsicos que determinam a qualidade do contra ataque uma vez roubada a bola pela defesa e nos lembram um pouco tambm os fundamentos de ataque,assunto que tambm j foi discutido nestas pginas.Seno vejamos:

adiant m 1) O jogador que rouba a bola deve adiant -la ao m ximo,nunca pass pass-la para tr trs ou para o lado; 2) Os jogadores que esto sem posse de bola devem ficar adiante da linha da bola e entrar em linha de passe espa advers buscando os espa os vazios na defesa advers ria facilitando o passe do condutor da bola; 3) E,claro uma boa dose de criatividade do passador j j que desperdi diante de tanta vantagem nunca se deve desperdi ar a oportunidade de chutar ao gol,porque erro de passe neste a come momento quase fatal pois a pode come ar o chamado contra ataque que nasce de um contra ataque errado,que encontrar num encontrar sua defesa com mais desvantagem num rica incontrol ainda,o que leva a uma sucesso de erros incontrol veis.

f Portanto ,o que parece f cil,na realidade depende de um t treinamento t tico mais apurado para que nossa equipe no se exponha ao tal contra ataque do contra ataque. j muito importante que nossos atletas ataquem j j pensando em defender e defendam j pensando em atacar ou contra atacar. in Diante de um in cio de contra ataque confuso e sem seguran segurana ,melhor que nossa equipe decida por um ataque pensado tamb e sem pressa.Considerar tamb m que os treinamentos de contra anaer da ataque so bastante anaer bicos (cansativos) da a importncia freq adapt de se controlar a freq ncia dos atletas ou adapt -los quando exerc buscamos exerc cios de velocidade com bola. Por ltimo, sugerimos a seguir,duas op opes de treinamento, em forma de jogo para treinar contra ataque: Forma Forma o: duas equipes de 5X5 Come Regras: Come amos com uma equipe atacando a outra.Quando a equipe atacante perde a posse de bola , no pode tentar ataque.S recuperar em seu campo de ataque.S no seu campo de defesa.Isso facilitar in facilitar um in cio de contra ataque para a equipe defensora cobran que roubou a bola.Todas as cobran as de laterais so da defesa e no existe escanteio.O goleiro deve estar atento para fazer r reposi a uma r pida reposi o,originando a novos contra ataques.

C 9 - Contra Ataque a partir do Passe em C rculo

Desenvolvimento Partindo de uma troca de passes em crculo,(o passador vai para o lugar do recebedor)e ao sinal haver do Professor,em um dos dois lados da quadra haver vantagem num num rica de ataque contra defesa .Neste momento o contra inicia.Podeataque se inicia.Pode -se permitir o contra do contra ataque.

10 -

A Montagem do Plano Ttico

competi Ao ensejo de uma competi o, aquela para a qual voc preparou sua equipe t fundamental que o plano t tico , ou seja, aquilo que sua equipe vai fazer dentro advers defender da quadra para surpreender o advers rio ou defender se das surpresas dele, esteja pronto ou em vias de ficar. t claro que todo planejamento t tico vai se alterando no decorrer da competi competi o, na medida em que se mostre eficaz ou no, ou quando voc observa observa e op cria novas op es que podem ser teis. Ttica boa aquela que sua equipe consegue realizar e que se mostre eficaz efic necess T fa e efic cia no Futsal resultado. necess rio que o T cnico fa a sempre uma cr correla t auto cr tica sobre a correla o entre o plano t tico e os bons e maus resultados. tamb respons efic Seus atletas tamb m so mais ou menos respons veis por esta efic cia. Alguns tem seu n nvel de aten ateno naquilo que v, outros naquilo que escutam. sabem comum, depois de uma palestra, encontrar jogadores que pouco sab em o que foi a dito mas logo percebem o que se pede se visualizarem as a es pedidas, por uma demonstra pr at v n aten demonstra o na pr tica ou at mesmo numa fita de v deo. Seu n vel de aten o est cal est contr s est cal ado no est mulo visual. E, ao contr rio, aqueles que s de escutar j n aten falar j sabem do que se trata. Estes tem seu n vel de aten o com preponderncia no auditivo. exerc fixa t Outro exerc cio importante para a fixa o(preenso) do plano t tico escrevescrev -lo e entregar a cada membro da equipe. Este texto pode ter gr grficos das a gr jogadas a es ou no. Se voc no coloca gr ficos estimula o atleta durante a mental leitura orientada, o uso do que chamamos tela mental . Ele l e forma ou tenta formar a imagem da a ao na mem memria. Este o chamado racioc raciocnio abstrato, muito reten importante para a reten o dos assuntos treinados. O texto depois de lido e forma ningu discutido por todo o grupo, fica para permanente consulta, de fo rma que ningu m desconhecpode alegar desconhec -lo.

PRINCPIOS DA MONTAGEM DO PLANO TTICO

Qual a realidade do nosso plantel ? Aprimoramento constante dos fundamentos tticos individuais O que necessito melhorar / treinar j(urgente) ? O que posso ir melhorando com o tempo ? Como avalio ? Resultados / Scouts.

11 - Sugesto de Contedos nas diferentes Categorias Competitivas DEFESA: Iniciao ao Pr-Mirim( de 07 a 10 anos) Aprendizado da marcao individual- quem acompanha quem na hora de defender. Princpios do conceito de cobertura- Estar atento no companheiro que driblado. Marcao de bolas paradas(falta, lateral, escanteio, e sada de centro)- Estar sempre que possvel, atrs da linha da bola.

at Mirim at Infantil( 11 a 14 anos) setoresCobertura por setores O atleta marca o seu e est espa est pendente do espa o do companheiro adjacente. Identifica homempercep Identifica o do ltimo homem - o inicio da percep o quanto importante atacar pensando em defender. ParadasBolas Paradas - Saber se colocar para defender advers diversas jogadas de bola parada do advers rio. Identificar as linhas de defesa de acordo com a linha bola. j j do as da

Infanto at at Juvenil(15 at at 19 anos)

Aperfei Aperfeioamento do sentido de cobertura (quem cobre quem de acordo com os setores vulner vulnerveis) Saber que as linhas se alteram constantemente, de acordo com o ataque advers adversrio, e que se deve sempre buscar o equil equilbrio suficiente para tentar desarmar o advers adversrio nos diferentes espa espaos de quadra.

ATAQUE:
Inicia Pr Inicia o ao Pr -Mirim(07 aos 10 anos) No espa No es de tempo e espa o Diferentes tipos de passe posi No especializar nas diversas posi es de quadra execu Jogadas combinadas com poucos tempos de execu o

at at Mirim at Infantil (11 at 14 anos)


posi Especializar nas diversas posi es sabendo que o Futsal dinmico e exige do atleta conhecimento dos diversos espa espaos de quadra e das posi posies que ocupam rela Os diversos posicionamentos em rela o aos advers companheiros e advers rios. pivSistemas de ataque pouco complexos (jogar com piv quando se mete a bola, quem que passa, a que tempo e quem se preocupa em cobrir.)

Infanto at at Juvenil 15 at at 19 anos)


So reconhecidos pela sua quantidade em determinada posi re informa b posi o. Mas re nem informa es para identificar o b sico de todas elas. Por exemplo, Um piv quando obrigado a estar de beque, sabe alguns conceitos que ajudam a no comprometer a defesa(Futsal dinmico). Sistemas de ataque e defesa mais complexos. Conhecimento dos diferentes Tempos de ataque que sempre estar estar advers de acordo com a defesa advers ria. advers Ler e entender o jogo, principalmente o do advers rio.

Evolu 11. A Evolu o dos tipos de ataque As formas de atacar no Futsal nos ltimos 20 anos vem muta evolu sofrendo muta es importantes, impostas pela evolu o da prepara f conseq prepara o f sica e conseq entemente pela capacidade de marca muta marca o das equipes ... Identificar essas muta es nos ajudam a entender a forma de jogar das mais importantes jogar equipes nacionais e a imaginar como se jogar no futuro , que ali j ali s j chegou e repete um pouco o passado . Antes de mais nada preciso dizer que nada substitui a qualidade , em nenhum tempo . Esperamos sempre pendentes do al grande jogador , daquele jogador que resolve e al m da verdade . O Brasil tem sido agraciado com um sem fim de s atrav grandes jogadores , revelados em s ries , atrav s dos tempos evolu . Portanto quando pensamos em estudar a evolu o do ataque neste pequeno ensaio , no podemos esquecer que a qualidade sobressair l sempre se sobressair . Dito isso , vamos l :

Voltando ao tempo , alis meu tempo de registro no Futsal , na dcada de 70 , atacava considerando que cada jogador deveria ocupar seu espao de quadra , de forma que o fixo no passava do meio da quadra , os alas eram de lateralidade definida pois havia sempre um ala direito e um ala esquerdo e finalmente o piv , onde convergiam todas as jogadas de ataque e a este cabia jogar na frente (em SP , piv ainda chamado frente ou frentista) e nunca primou pela marcao , aponto de se dizer que piv no precisa voltar . Esses jogadores atuavam portanto em seu espao de quadra e quando eram bem marcavam anulavamse a maior parte de seu potencial . Depois veio o tempo das jogadas ensaiadas onde a escola cearense se destacou (O Sumov at hoje o maior ganhador de Taa Brasil de Clubes de todos os tempos , a ltima em 1986 em Curitiba / PR). Por jogada ensaiada entendemos ao ofensiva que tem incio , desenvolvimento e finalizao com seus tempos caractersticos e com cada jogador colocado de acordo com sua lateralidade e caracterstica .

Os jogadores passavam ento a atacar com uma movimentao baseada nas surpresas das jogadas , sendo este o marco inicial do jogo de ataque onde se buscava criar e ocupar espaos livre na quadra . Mais uma vez a marcao aprendeu que bastava estar atento as sinalizaes feita pelos adversrios para neutralizar as jogadas ensaiadas . Na dcada de 80 surge o Bradesco EC e com ele o embrio do profissionalismo , do treinamento de dois perodos , da preparao fsica cientfica . Surge tambm o que se convencionou chamar de padro de jogo (aes ofensivas que tem incio e reincio) . O primeiro deles foi o padro de meio ou o famoso toca de sai , imortalizado por um time de altssima qualidade que se movimentava por toda quadra sem guardar posies . A evoluo dos tipos de padro foi ditada sobretudo pela equipe da Sadia de SC , j com uma gerao de bons jogadores e super atletas . Nasce com eles o padro redondo ou circular , excelente ainda hoje para vencer defesas muito fechadas e recuadas . Tambm copiamos e adaptamos os 4 em linha , muito usado na Espanha .

De certa forma , at hoje , se tenta jogar desta forma , mas a dificuldade j muito grande , pois novamente a marcao j escorada na preparao fsica cientfica de super atletas praticamente anula estas tentativas . Para onde vamos ento ? Penso que para um jogo de ataque com preocupao de abrir e ocupar espaos .Todos precisaro defender com aplicao e atacar de forma que ao visualizar o companheiro coma bola e estando num espao adjacente , sair dali levando a marcao , abrindo espao nas costas do marcado do nosso companheiro que tem a bola . o tempo de literalmente saber jogar sem bola . Estar sempre criando a seguinte dvida na cabea do adversrio : Segue nos olhando e nos acompanha , ou perde o contato visual conosco para olhar para bola ?Chegou o tempo que s habilidade no resolve , s preparao fsica tambm no . preciso mais . necessrio saber correr sem bola tentando iludir o adversrio .

T N 12. Treinamento T tico no Alto N vel A evoluo do Futsal nos ltimos 25 anos tratou de revelar um novo tipo de atleta, ao que nos acostumamos chamar de completo. impossvel funcionar bem na quadra ,se nosso jogador no reunir algumas caractersticas essenciais para uma partida. No mdulo passado(2) j travamos um pouco do que ,ou deveria ser, este perfil, para um rendimento timo. Comentamos tambm, que o Futsal, cada vez mais um desporto para jogadores que aprendem ,desde muito cedo, a raciocinar, a ver o jogo , j que est cada vez mais difcil jogar com espao e liberdade. O Futsal tem revelado um sem fim de jogadores de tcnica at muito discutvel ,mas que se destacam nas grandes equipes do pas e so imprescindveis a seus Tcnicos ou Treinadores . Isto se deve ao fato que so atletas que tem uma qualidade de movimentao e domnio de espao de quadra, que o fazem especiais. A tcnica apurada ,ajuda muito mas no resolve todo o problema , j que no deixar jogar(marcar bem)tem sido uma caracterstica do Futsal moderno. E no que ele evoluiu ? Falemos um pouquinho da histria ttica do desporto.

d posi Na d cada de 70 cada um atuava na sua posi o ,de forma que o fixo no passava do meio ,os alas corriam pela faixa de quadra de acordo com a sua lateralidade predominante e o piv ,jogava s s na frente ,quase que sem a necessidade de marcar ou ajudar a defesa. in d No in cio da d cada de 80,surgiram as primeiras equipes profissionais, dentre elas o Bradesco EC do Rio de Janeiro, a Perdigo de Videira / SC e a Enxuta de Caxias do Sul / RS.Com a prepara preparao f fsica, j j sendo feita com bases cient j movimenta cient ficas. Estas equipes j buscavam uma movimenta o mais laborat harmoniosa (de laborat rio) ao que chamamos da poca da ensaiadas d ,j come jogadas ensaiadas . No final desta mesma d cada ,j come a equil t a existir um certo equil brio entre t cnica apurada (dos craques concentra craques ) e os jogadores aplicados, de muita concentra o f ttica e excelente preparo f sico. Chega com eles o chamado per jogo movimenta per odo dos padres de jogo que so movimenta es coletivas das equipes, que buscam desequilibrar a concentra advers a concentra o defensiva do advers rio e estas a es tem rein sempre um rein cio programado, de forma que aquilo que recome eventualmente no funciona, imediatamente volta a recome ar.

Chegamos ento, no que basicamente a essncia do jogo chamamos das grandes equipes brasileiras, ao que chamamos atitudes ticas rea a tticas , que a rea o instantnea a a o de um companheiro, facilitando o jogo de ataque . No podemos tamb evolu esquecer que as defesas tamb m evolu ram a medida que a cincia do treinamento desportivo foi criando meios e mtodos para que nossos atletas se tornassem realmente, umas jogar mquinas de jogar . Dito isso, vamos tratar de dividir nossos estudos para torn did j torn -lo mais did tico ,facilitando o entendimento. E j poder come t poder amos come ar dizendo que o treinamento t tico se divide em DEFESA e ATAQUE.A alternncia e velocidade do Futsal moderno nos coloca a cada segundo de partida diante destas duas facetas do jogo, que se alteram numa velocidade impressionante e ao mudarmos de atacante a defensor, em fra rea fra es de segundo, buscamos uma rea o instantnea para a advers responder as a es advers rias.

Falaremos inicialmente dos Fundamentos de Defesa e t Ataque ,a nosso ver as essncias do aprendizado t tico no Futsal e a razo de tudo funcionar bem, durante uma partida. Se nosso atleta re rene uma bagagem t ttica individual, conseguir conseguir , sem muitos problemas, executar qualquer plano est ttico, pois a base do trabalho coletivo de uma equipe est racioc a t num conjunto de racioc nios e a es t ticas individuais. T Quando citamos as Atitudes T ticas como a base do Futsal moderno nos refer referamos a velocidade das atitudes individuais que cada atleta deve realizar ajudando seu dom companheiro que tem o dom nio da bola. Por exemplo, quando tenho a posse de bola e a conduzo do centro para uma das rea alas da quadra, de imediato a rea o de meu companheiro deveria ser uma das duas seguintes: ou dispara correndo na advers paralela levando o advers rio que o marca ,me abrindo espa desaten espa o, ou na desaten o deste ,recebe nas costas ou passa tr a pisada por tr s de mim numa a o chamada de pisada . Nada disso precisa estar previamente combinado entre todos, mas uma rea rea o natural de quem aprendeu a correr ocupando tempos e espa espa os de quadras.

Como treinamos estas atitudes ? Observe esta sugesto : Jogo do Terceiro Homem: rea t est Objetivo: Ensinar rea o t tica do homem que no est efetivamente participando do lance ou seja, treinar a anteviso do lance. Forma Forma o: 5 contra 5 com 2 goleiros. Desenvolvimento: Quem acaba de passar ,no pode voltar a receber a bola. Este homem fica obrigado ,ento a movimentarespa movimentar -se buscando outro espa o de quadra e aquele que entra entra para receber se move antes antevendo o lance, a advers dificultando a es defensivas do advers rio. t Outro tema importante no planejamento t tico de uma (sa equipe, so as chamadas bolas paradas (sa da de jogo, faltas, laterais e escanteios).Saber sacar proveito no situa defendataque destas situa es quando atacamos e saber defend -las pode decidir uma partida contra ou a nosso favor.

CAP CAPTULO IV
O Treinador e o Treinamento dire Comando e dire o de equipes A natureza das funes do Treinador de Futsal, est basicamente no exerccio do que chamamos LIDERANA. Vamos falar de outras qualidades inerentes a nossa funo, tais como o sentido de Organizao, a capacidade de discutir e dividir idias. mas a partir do ato de liderar o grupo que tudo comea a funcionar, facilitando o alcance dos resultados. Eventual mente, nossa meta, como profissional, no alcanar uma grande equipe do alto nvel do Futsal nacional ou internacional. Nos contentamos com nosso trabalho nas escolinhas ou em equipes das divises de base. Cada um buscando alcanar suas metas ou sonhos. Mas esse caminho ser abreviado ou mais acidentado na medida da quantidade dos bons resultados que alcanarmos. No esqueamos que vivemos numa sociedade altamente competitiva em que s os bons so reconhecidos.

Vamos, ento, enumerar algumas caractersticas dentro daquilo que seja LIDERAR um trabalho de preparao de uma equipe de Futsal , a saber: A - ORGANIZAO Falamos aqui at daquela organizao mnima, que permite saber onde est a cpia da tabela, com o programa de jogos da sua equipe e at onde est a chave do carro que vai te levar ao treino da equipe. Nisso est includo, tambm a pontualidade, a nosso ver o ponto de partida, para a seriedade do trabalho. Se o treino est marcado para as 19 horas , s 19 horas ele comea e no espera ningum, nem mesmo voc, j que algum deveria estar l para substitu-lo. Falamos de um dirio de treinamento, onde esto anotados todos os acontecimentos no dia a dia da equipe, como o contedo dos treinamentos, de forma que seu trabalho tenha sempre uma seqncia lgica apoiada nestes apontamentos. Anote tudo que voc disse de importante, o que foi dito para voc, as faltas, presenas e atrasos.

B SIMPLICIDADE comunica Desde o linguajar usado na comunica o com os atletas at vestirat a forma de proceder, andar, vestir -se. Uma equipe , mais ou menos o reflexo das atitudes de seu Treinador. poder ser Voc poder no ser to amado quanto gostaria mas ser sempre um exemplo de procedimentos. C - VALORIZAR O GRUPO DE TRABALHO ap Tenho dito, ap s todos esses anos, que somos, invariavelmente o que o nosso grupo conseguiu ser. Nosso aperfei aprendizado se aperfei oa, em grande parte naquilo que vemos e aprendemos com nossos atletas e companheiros de t comisso t cnica. Voc deve ser o primeiro a defender seu grupo diante de todas as tentativas de intromisso externa e no perder a oportunidade de aprender com essa convivncia.

ID D - DISCUTIR E DIVIDIR ID IAS estrat Toda a sua estrat gia nada se voc no conta com a participa participa o efetiva de seus atletas. Voc raciocina e s deseja que algo seja feito, mas s quem materializa os consecu atos so os atletas em quadra. A consecu o de seus objetivos, ento sero muito mais eficazes na medida em que voc permite que seu grupo participe das tomadas de estar deciso. Seu grupo estar mais consciente e seguro para fazer aquilo que se pede porque participou , efetivamente da tomada de decises.

E IMPARCIALIDADE Usando um dito popular, Pau que d em Chico , d em Francisco, ou seja o mesmo peso e medidas para todos, sem exceo, desde o Pel at o Macal, da equipe. Aprendemos no convvio com nossos atletas a ter mais simpatia por que por outros. Isso natural na raa humana. Com alguns simpatizamos mais, a outros fazemos um pouco mais de reservas, porque nem sempre suas atitudes nos agradam. Mas o que no podemos deixar acontecer que nosso grupo perceba que trabalhamos com preferncias pessoais. Os atletas estaro sempre nos observando e medindo nossas atitudes, e no futuro, estaro na dependncia de que faamos o mesmo diante de personagens e situaes diferentes. E assim que tem que ser, ou ser o incio do fim de um relacionamento de grupo. No devemos estar pendentes da amizade de ningum dentro do grupo. Portanto, exatamente o contrrio do que normalmente se pensa. da seriedade, da imparcialidade e do respeito profissional que as amizades surgiro no decorrer do tempo.

5 MEIAS VERDADES
OS ATLETAS SO NOSSO MAIOR PATRIMNIO. A MINHA DECISO FOI RACIONAL. NS JULGAMOS NOSSOS ATLETAS PELO DESENPENHO. ISSO TRABALHO , NO PESSOAL. PRIMEIRO LUGAR O CLUBE.

5 MEIAS MENTIRAS NA DIREO DE CLUBES


SO IMPREVISIVIS E PROCUPANTES. O QUE VALE SO AS VITRIAS E TTULOS. EU QUIS FAZER ISSO. JULGO SEU DESEMPENHO COM QUANTO GOSTO DE VOC. TUDO PESSOAL. EU VENHO EM PRIMEIRO LUGAR.

T Futsal Profisso T cnico


- Conhe Conhe divulguea seu Clubes , divulgue -o e fale muito bem dele . Este

o emprego que voc p pode ter no momento e o trampolim para o est melhor , que est por vim .
- Enfrente dificuldades com sorrisos e sabedorias . - Procure sempre entusiasmar . - Mantenha o di dilogo sempre aberto , em todos os n nveis. Escute

as opinies de todos que podem influenciar em seu trabalho . Do id aux Diretor ao roupeiro . Entenda as id ias como aux lio ao seu trabalho. - Embora voc seja obrigado a falar muito , ESCUTE sempre . argumenta Pratique a grande virtude de escutar a argumenta o de todos .

- A emo emo inevit o no Futsal inevit vel , mas NO decida com ela. Tudo de bom mal que acontecer ao seu trabalho e a sua equipe vai ser melhor entendida algumas horas depois ou dias depois e, portanto, podemos tirar mais proveito dos ensinamentos que o jogo proporciona. Acalme sempre o mpeto destruidor de seus atletas, da comisso t tcnica e do grupo diretivo. Ao menor sinal de dificuldades, fuja das decises dr dr sticas e radicais. O maior erro iniciar do zero, tudo j come que j estava come ado e deu trabalho para construir. Conhe advers Freq Conhe a cada movimento de seus advers rios. Freq ente os informa v jogos, busque informa es, grave em v deo, reunindo o maior estrat nmero de dados. Ao armar suas estrat gias, pense naquilo advers que o advers rio faz de bom, procurando anular suas potencialidades. Trace e divida com todos os objetivos de cada partida.

- Cobre resultados, todos os dias. Sua equipe o seu est vibra reflexo. Se voc est desanimado, triste e sem vibra o, assim ficaro seus atletas. enalte - Elogie e enalte a perante o grupo todos os acertos. Tenha refor o dom do refor o positivo. Quantas pessoas voc elogia por dia ? E quantas voc critica? As pessoas elogiadas se transformam ajudando voc a l chegar l . m - Procure tirar o m ximo de todos, criando sistemas e mtodos para que rendam em sua plenitude. Quem quer faz, s Quem no quer manda e se esquece de cobrar. Sua equipe s render render na plenitude se voc criar meios para tal, ainda que s voc esteja s para tudo.

Comunica 3 - O Treinador e as formas de Comunica o TransmissorT Transmissor - O T cnico ComunicadorMensagem do Comunicador - As palavras e meios ReceptorReceptor- Atletas e Comisso T Tcnica COMUNICA FORMAS DE COMUNICA O: Simples - Usar as palavras mais entendidas. Eles sero mais persuasivas. Passo a Passo acumular detalhes. Usando aux aux lios f f ceis visuais, de sem serem deve

Feed Back - Observar se a mensagem foi bem recebida e dar ao atleta a oportunidade de se expressar.

Aproveitar o linguajar corriqueiro dos atletas. No dia adia procurar usar a linguagem corrente dos atletas observando a faixa et etria do grupo. Um jogador do fraldinha vai ter dificuldade para entender os conceitos de diagonal e paralela, tanto quanto citar o Navio Negreiro Negreiro de Castro Alves, com aquele portugus culto que ningu prele ningu m entende, numa prele o no vai ajudar muito. Espa Tempo e Espa o Situe o atleta nas experincias vividas pelo grupo em treinos, jogos, viagens e eventos sociais da equipe. advers Mostre os bons e maus exemplos dos advers rios nas situa diferentes situa es. id Detalhamento de id ias Do conceito mais simples ao mais complexo, dentro pedag dos conceitos da progresso pedag gica. Ajude o atleta a racioc id necess se convencer do seu racioc nio ou id ia. No necess rio vir jurar , preciso explicar bem e o convencimento vir .

Comunica Dram Comunica o Dram tica Fale com amor, com nfase, com paixo. Faa seu atleta sentir a fora de suas palavras. Treinador com aquele ar professoral e com atitudes brandas no sugestionaram ningum. Rode a baiana. Porra!!!! Isto aqui est uma merda...... melhor que dizer que Nosso time se desconcentrou.... Tenha bom humor sempre. Saiba se divertir com as situaes vividas sem perder a autoridade nos seus atos.

4. Que tipo de Treinador Voc ? m Sempre escutamos a m xima que existem treinadores de treino e treinadores de jogo. Alguns so timos para orientar treinos, sabem o que fazem, seus atletas efetivamente aprendem mas durante as partidas erram de forma primaria ,cometendo enganos capazes de surpreender o mais desatento espectador. Outros chegam ao treino sem saber exatamente o que fazer, so pouco criativos nas formas de treinamento mas durante as partidas tem 'olhos de lince" , enxergam longe , orienta os atletas e perfeitamente entendido ,transformando partidas para melhor. a partir deste asserto que queremos fazer algumas considera atua considera es sobre a atua o do Treinador.

exerc Em primeiro lugar o treino deve ser o exerc cio mais aproximado do que vai ou o que voc pensa que vai acontecer Fa no jogo. Fa a a seguinte pergunta, para voc mesmo: Isso que estou treinando ,acontece no jogo? Se a resposta for positiva, siga em frente, este o caminho. Mas se houver refa dvida na resposta, refa a a proposta. Portanto o "clima de jogo" no treino fundamental. O diferencial que por mais aproximado ao jogo que ser seja o ambiente de treino , o de jogo ser sempre algo a diferente. Primeiro porque embora voc simule as a es do advers ser seu advers rio durante o treino, nunca ser ele mesmo que est est est ali, de forma que voc nunca est livre da surpresa que ele pode proporcionar.

Com a rela relao as experincias com que o Treinador se haver defronta nas partidas ,sempre haver algo de novo ,alguma surpresa de forma que a medida que o tempo passa sua "bagagem" vai aumentando , sua capacidade de reagir bem a situa situa es inusitadas melhora. Ento, a experincia no banco proporcional ao tempo sentado nele, durante as partidas. atua Quanto maior for o tempo de atua o, provavelmente ser situa maior ser a capacidade para ver e resolver situa es t tcnico t ticas durante os jogos. Por outro lado, o Treinador precisa sempre estar revisando sua capacidade para organizar e controlar os treinamentos.

Na execu execuo do planejamento t ttico, deve ser observado m que a equipe tem duas necessidades: a de m dio / longo prazo, alcan aquilo que se pretende alcan ar com a sucesso de t curt treinamentos t ticos e o de curt ssimo prazo, aquilo que acabamos de errar ,no jogo passado e necessitamos melhorar j j pr no pr ximo treino ,eliminando ou minimizando os erros para a partida seguinte. O Treinador "de treino" deve criar a aes repeti j que motivem e quebrem a monotonia das repeti es, j que para automatizar (criar o ato reflexo atleta executa necess automaticamente) movimentos necess rio repetir e repetir as aes. Em resumo, ento o seguinte : O Treinador deve sempre estar atento as duas facetas que se complementam para forma did sua forma o - criativo / did tico (onde quer chegar e como l j chegarei l ) nos treinamentos e intuitivo nos jogos j que sempre nos preparamos para uma partida que ainda no vemos imaginando o que vai acontecer mas sem saber exatamente o que acontecer situa acontecer . Esta capacidade de intuir as situa es pode fazer diferen transforma a diferen a na transforma o de uma partida e ela vai se situa atrav formando na sucesso de situa es que vivemos atrav s de nossa vida no Futsal atuando e vendo partidas.

Cap Captulo V
O Treinador e o Jogo conhecido de todos aquela mxima que diz : Existem treinadores de treino e treinadores especialistas na conduo de uma partido . No acreditamos na essncia deste pensamento . O treinador em sua vida desportiva passa mais tempo treinando uma equipe do que sentado , num banco durante as competies , mas se partirmos do princpio que devemos incentivar no treino o clima de jogo ,, nos treinamentos que o Treinador vai se formando e ganhando experincia . Se durante a semana nos preocupamos com exerccios das situaes de jogo , como se estivssemos fazendo a antecipao delas e , aprendendo todo tempo a ver o jogo desde o banco de reservas .

O confronto e o clima de jogo so fundamentais nas informa advers sesses de treinamento . As informa es sobre o advers rio , estudadas a passada aos atletas formam a base para mentaliza estrat mentaliza o da estrat gia de jogo , tudo realizado durante a competi semana ou dias que antecederam a competi o . Pretender em cima da hora treinar e falar tudo ao atleta um grande bl bl engano . No ser humano capaz de reter tanto bl , bl , bl j at bl ... E mais ; j se falou e treinou tanto que at a prele dispens prele o dispens vel . Naqueles momentos que antecedem a fa pr partida importante que o atleta fa a sua pr pria mentaliza mentaliza o , to importante para a performance desportiva .

concentram Durante a partida concentra -se , ao m ximo no jogo desenvolvido pela sua equipe e pelo advers adversrio. Avalie , no primeiro momento , se confirmam suas expectativas sobre o advers ataque e a defesa do advers rio , do rendimento esperado pelos v mudan seus atletas e v considerando as possibilidades de mudan a seja qual for o resultado . No nosso jogo aquela de que time que est est ganhando no se mexe mexe , no serve de nada . A situa mudan multiplicidade de uma situa o numa partida , exige mudan a a todo minuto , independentemente do resultado parcial . emo Tente se afastar da tremenda emo o que criticar seguidamente o rbitro . As vezes , com firmeza mas com educa indiv educa o se consegue mais de um indiv duo to sujeito a errar n como n s mesmos . Vejo treinadores especialistas em arbitragem e querendo ensinar ao rbitro durante os jogos . Acho que treinador que se preocupa em demasia com arbitragem se desconcentra em temas mais importantes como os citados acima .

agrade Ao final da partida , agrade a ao empenhos dos atletas , pr independente do resultado e marque ou relembre o pr ximo a poder encontro ou treino , quando a sim se poder fazer uma avalia emo avalia o sem muitas emo es . Quase nada que diga logo depois aproveit de uma partida aproveit vel . Se vencemos a tendncia esquecer o que precisa ser melhorado , apesar da vit vitria . Se perdermos a tendncia achar que nada presta , dando uma come vontade de come ar tudo novamente , o que no sensato .

a Dito isto, a durante o jogo: A)

est est

algumas

considera considera es

sobre

Treinador

Prele oPrele o - Quando e porque?

prele finale A prele o deve ser o gran finale de uma etapa da prepara prepara o que visa uma partida. Ela muito importante ou no serve precisa de quase nada. Se depois de uma sesso de treinamentos, voc pre cisa conseguiu estar uma, duas horas falando para sua equipe o que no consegui u j est treinar, o que j deveria ter dito e treinado, algo est errado. Havendo treinado e mostrado os caminhos do ataque e defesa para uma prele agrad saud determinada partida, a prele o algo agrad vel e um saud vel relato j do que seus atletas j sabem. Ela rpida , concisa, apoiada em poss meios udio visuais e na medida do poss vel, divertida. B) Arbitragem fun No deve ser da natureza das fun es do treinador se suficiente especializar em arbitragem. Sobre a regra devemos saber o sufici ente erros para controlar a partida. Treinador que se concentra muito nos e rros do rbitro, acaba no exercendo a atividade principal que comandar reclama a equipe durante o jogo. Nas suas reclama es, no ofenda nunca o arbitro. A ofensa acaba com seu poder de convencimento. Esfrie os os advers nimos aos primeiros sinais de violncia contra o advers rio ou ao pr pr prio rbitro.

C) Substituies/Propsitos As substituies j devem estar pr concebidas em sua mente, antes dos jogos. Voc j deve saber que no impedimento de um atleta, por qualquer motivo, outro deve ser o substituto eventual. D) Reservas/ Os grupos do plantel Reservas que no servem para nada, no fique com ele. Por que se seu time est perdendo de 8x0 e o cara no entra e quando seu time est ganhando de 8x0, ele tambm no entra , para que ele serve ? . Costumo dizer que um grupo de atletas, num plantel formado por quatro grupos, a saber:

come 1) Os titulares: So os melhores que voc tem para come ar uma partida, naquele momento. 2) Os reservas imediatos: So aqueles que poderiam ser titulares e entraro primeiro numa partida e logo podero estar entre os come que come am o jogo. situa o: Entram menos, mas para desempenhar 3) Os jogadores de situa fun marca fun es importantes, como exercer uma marca o individual ou casada casada , bater uma falta, etc. 4) A Baba: S treina, quase nunca esto relacionados entre os que vo para o jogo., mas tem sua importncia para os treinos aconte aconte am. Seu trabalho como treinador estimular a competi competi o entre esses grupos e fazer que os jogadores transitem de cima para baixo e de baixo para cima, nesta espa pirmide, de forma que quem relaxar pode perder espa o para est esfor quem est se esfor ando para sair de baixo para cima. Ao situa Treinador cabe criar, nas situa es de treino, outras idnticas para que todos tenham a mesma oportunidade de Ningu rela progredir. Ningu m deve treinar menos ou pouco em rela o a esfor todos no plantel. do esfor o individual de cada um, com a espa ajuda do Treinador, que se consegue buscar e achar espa o d para jogar mais num plantel. O Treinador no d nada a ningu ningu m. Ele cria meios para que todos se desenvolvam.

2. A solido do treinador Uma partida muito importante da sua vida est para comear . Sua equipe treinou muito para este momento . Voc estudou tudo sobre o adversrio e este um jogo decisivo que lhe dar a passagem at a vaga , no momento mais importante da competio . Todos os que esto em volta lhe observam, comentam suas decises sobre o que deveria ser feito sobre a preparao e escalao da equipe . Sua torcida e diretores esto ansiosos por este dia e pelo resultado da partida . Sua me , esposa , filho , amigos rezam e torcem incondicionalmente por voc e o grande dia chegou e a hora da partida tambm . Sua equipe j est aquecendo na quadra , a arquibancada do ginsio de esportes est lotada . Todos lhe observam enigmticos como se quisessem lhe dizer , mudar algo na equipe antes do grande momento . Eles acham , pelos olhares lanados ,voc inseguro demais ou calmo demais ou nervoso demais ou calado demais ou, enfim , se perguntam , embora sem emitir uma s palavra , se voc a pessoa exatamente certa no lugar certo , se voc vai dar conta do recado .

Voc no banco e ao seu lado , os companheiros de sempre , m o m dico , o massagista , o supervisor ultimando os detalhes s t da s mula , o diretor nervoso , o auxiliar t cnico e o f ap preparador f sico voltando de dentro das quatro linhas ap s encerrar o aquecimento da equipe . A arbitragem se coloca , a come mesa zera o cronmetro e a partida vai come ar e voc rel Treinador como se pudesse parar o rel gio do tempo diz : STOP !!!! Parem tudo !!!! Todos no gin ginsio param e lhe observam . Voc pergunta a gin cada uma das pessoas , no gin sio , desde seus companheiros e at diretor at o ltimo torcedor , inclusive seus atletas : Quanto voc pagaria pelo meu lugar no banco ????? . Esta pessoa sentaria no lugar do treinador (no seu lugar!!!) , com plenos poderes para mudar tudo , antes e durante a partida. Bastaria pagar por isso fosse pouco ou muito dinheiro e voc treinador iria para a arquibancada . Ver o jogo como , torcedor , diretor , jornalista , curioso , sem nenhum s compromisso , s o de se divertir , xingar , criticar , berrar . A , eu lhe pergunto : Sabe quantos comprariam seu lugar NINGU ???? NINGU M !!!!!

Porque ningum valente suficientemente para trocar de lugar com voc naquele momento . Ainda que nada pagasse . Moral da histria : Seja voc mesmo , com suas valentias , seus temores , dvidas e virtudes . Prove para todo mundo que suas idias na preparao do jogo eram as mais adequadas , por que voc e sua comisso tcnica que esto ali no dia-a-dia com a equipe . Erre e acerte com sua vontade e sua determinao , aprendendo cada lio que os jogos lhe ensinam . Porque naquele momento , que o jogo est para comear , e durante a prpria partida solido quase total e as pessoas em volta s vo saber algum tempo depois o que voc j sabia alguns segundos , minutos antes . S conseguiram reagir a sua reao tomada instantes antes .

3. Ataque dois toques . Voc usaria ? A evoluo constante da cincia do treinamento desportivo , tornando a preparao fsica no Futsal algo mais especial nestes ltimo anos , tem determinado alteraes importantes na forma de atacar . Num outro ponto j discutimos o quanto evoluo da marcao alterou a forma de atacar atravs dos tempos . O que queremos discutir agora , uma proposta para desvencilhamo-nos dessas aguerridas marcaes que nos do pouco ou nenhum espao . Na temporada passada (1999) , no Clube de Regata Vasco da Gama (RJ) , comecei a testar o que chamamos de ataque 2 toques . Consistia em pedir aos jogadores que s dessem dois toques na bola . Claro que no era uma exigncia extrema . O atleta que vislumbrasse uma opo de seguir com a bola por mais tempo (toques) , poderia faz-lo , mas caso contrrio deveria respeitar o limite de 2 toques.

Depois de muito treinar os dois toques como exerccio de tempo e espao , pensei que por a poderia estar o caminho do ataque que busca fugir destas marcaes cada vez mais sufocantes . E a cincia deste tipo de ataque est na movimentao dos 4 jogadores (inclusive o goleiro ) que momentaneamente no tem a bola . Pois so obrigados a buscar espaos vazios , fugindo da marcao para receber a bola . E mais : Os defensores contrrios , mal se equilibram . Quando ainda esto chegando para tentar o desarme , o atacante j se livrou da bola para buscar outro espao vazio , para receb-la . Claro que a qualidade de passe de uma equipe tem a ver com isso tudo , pois em bom passe no teremos qualidade no ataque . Este pode ser um caminho para abrir espaos nas defesas adversria cada vez mais compactas e atentas para nos roubar a bola e partir para o contra ataque . Convido aos quem tido a pacincia de nos visitar , a debater e at ampliar a proposta . Penso que o tempo das jogadas ensaiadas (exceto as de bola parada ) e dos padres, est no fim.

num 4. A defesa , o ataque e a vantagem num rica Muito j falamos sobre as diferentes formas de defender ( as linhas de defesa ) e atacar (os tempos do ataque) e antes disso , do embasamento ttico individual necessrio a cada um dos nossos atletas , antes de aprender os sistemas tticos de defesa e ataque . O que queremos discutir agora algo que tem a ver com o sentido comum de toda defesa (cobertura e todo ataque) receber a bola desmarcada ). Sabemos que o Futsal um desporto disputado em espaos relativamente pequenos (mximo de 800 metros quadrados ou 40X20 metros). Com tempos de reao muito especiais , onde as disputas de quadra se baseiam fundamentalmente na vantagem numrica de atacantes sobre defensores ou vice-versa .

Seno vejamos : Se existe vantagem numrica de , num espao de quadra de defensores sobre atacantes , provvel que a defesa fique com a bola para atacar ou at iniciar um contra ataque e , ao contrrio tambm verdade , quando os atacantes so mais numerosos que os defensores , num espao de quadra provvel que a equipe atacante termine por chutar ao gol do adversrio . Imagine ento , uma partida de Futsal e veja quantas vezes isso acontece . o mais simples jogo , at numa partida de baixo nvel ttico . Se treinarmos nossos atletas para perceberem essas vantagens , podemos melhorar muito nossa defesa e nosso ataque , independentemente dos sistemas que usamos .

Marcar buscando sempre vantagens numricas nos setores da quadra pressupe saber que o mesmo tempo em que vigiamos nosso homem , estamos preocupados com o nosso companheiro envolvido na disputa de bola com o adversrio , de forma que estaremos prontos para fazer a cobertura caso ele seja batido . E no ataque , fugir do adversrio buscando um espao onde possamos receber a bola mais ou menos desmarcada . Claro que o tamanho da quadra aumenta ou diminua nossas dificuldades na defesa ou no ataque , mas defesa atenta aquela que busca supremacia numrica num espao e quadra e ataque difcil de ser marcado aquele que se movimenta para fazer a defesa correr e por isso , marcar desequilibrado . E quando isso acontece , perceba o diferencial numrico de jogadores no espao de quadra , nos lances anteriores.

Cap Captulo VI
Avalia Avalia o do Rendimento no Futsal 1. O Treinador e os Meios Auxiliares A tecnologia da ltima gerao j alcanou o treinamento desportivo e por conseqncia o Futsal . Os computadores que tudo registram , os frequencimetros sinalizando a freqncia cardaca ideal preconizada para o exerccio , os lactmetros medindo o nvel de lactato sangneo , determinante da fadiga muscular e at as camisa fabricadas com fibras especiais , de forma que facilitam a transpirao , etc .... Mas , quanto de ns tem acesso a isso tudo ? Ser essa a realidade no dia-a-dia com o nossos atletas? Evidentemente que no . Dito isso , vamos falar dos meios auxiliares ao trabalho do treinador que muito pouco tem dessa tecnologia de ponta mas que so muito importantes para registrar seu trabalho e de sua equipe , de forma que acumulando nmeros e informaes voc pode chegar a concluses essenciais . Seno vejamos :

Di Di rio de Treinamento Se voc no planeja tudo que vai treinar mas se voc no anota tudo que acontece durante o treino estar duplamente errado . Com o dirio voc , pelo menos , pode seguir uma seqncia entre aquilo que ensinou na ltima aula / treino e o que vai mostrar no treino seguinte . O dirio um desses cadernos pautados que se compra baratinho em qualquer papelaria . Ali voc anota dia , objetivos , desenvolvimento do treino e ocorrncia , tipo quem faltou , quem se lesionou , enfim voc vai se cercando de informaes e como diz o ditado Todo homem informado um homem perigoso . Scouts das partidas Vivemos intensamente a poca da informatizao , toda nossa vida se orientas por aes de um computador ,seja no controle da conta bancria ou at numa catraca eletrnica , no nosso nibus do dia-a-dia , de forma que num futuro prximo , qualquer indivduo vai ter que saber dominar a mquina para sobreviver nesta selva de chips e memrias virtuais .

E no nosso pequeno mundo do Futsal , isto tambm j verdade . Algumas equipes j controlam desde o banco de reservas , durante o jogo a eficincia dos jogadores , lanando nos notebooks a performance de cada um . Mas o que queremos mostrar nestas linhas que independentemente da tecnologia que usamos , o resultado do scout primordial para avaliao dos sistemas de defesa e ataque de uma equipe, durante um jogo .

Analisaremos , pois o seguinte : Esqueamos o computador caro e os meios eletro eletrnico dispendiosos . Voc pode fazer um bem simples , controlando s duas variantes em uma partida . Os chutes com seus percentuais de erro e acerto e o desarme . Isto porque a quantidade de chutes est intimamente ligada ao volume e qualidade do seu ataque e o desarme a eficincia de sua defesa . Numa folha dessas tipo A4 , desenhe um quadra de Futsal , nos dois lados da folha. Usando um lado em cada tempo de jogo , voc ou algum que lhe possa ajudar , vai marcando o nmero da camisa de seus jogadores . A partir disso vai sabendo de que regio da quadra ele chutou e seu percentual de acerto . Se ele chutou para fora marque s o nmero , se chutou para a defesa do goleiro ou na trave , marque o nmero da camisa dentro de um crculo e se fez o gol , marque o nmero circundado e com dois traos x , ou qualquer sinalizao que voc queira fazer e possa entender na hora de avaliar os nmeros.

E a que concluso chegamos ? Que a quantidade de chutes chuta proporcional ao volume de ataque de sua equipe . Se sua equipe c huta funciona muito , deve ser um sinal de que seu ataque , taticamente funcio na . ?N E para avaliarmos a defesa de uma forma bem simples ?N mero de desarmes que sua equipe realiza durante uma partida . Por desarme desarme , entendeentende-se , tomar a bola do advers adversrio ou interceptar um passe , ataque. retomando a posse de bola , iniciando um ataque ou contra ataque . Voc n vai anotando os n meros totais de cada tempo de jogo , independente do seq m jogador que faz o desarme . Na seq ncia de jogos voc descobrir a m dia de desarme por jogo . (quem Poderemos quantificar desarmes totais e desarmes individuais , ( quem m desarma mais , quem desarma menos e m dia de desarme ) . Prmio de defesa advers boa (aquela que rouba a bola do advers rio ) o contra ataque (vantagem num espa at advers num rica) , ou seja , mais espa o para jogar at ao gol do advers rio .

S isso!!! Se voc controla , todo o tempo , esta duas variantes (chutes e desarmes) , j tero idia de como anda taticamente sua equipe . Existe uma ntima relao entre o nmero de desarme que sua equipe realiza numa partida e o resultado desta final desta partida . O Prof. Joo Romano da ADC GM de S.Caetano do Sul / SP , vem registrando nos ltimos 4 anos , esses nmeros de forma impressionante , partir de afirmar que uma equipe que faz em torno de 50,55 desarmes por partida tem mais ou menos 80% de chances de obter um bom resultado . Considerando a margem de erro de toda estatstica , voc vai juntando nmeros e assim vai poder mostrar aos seus atletas , baseado em nmeros , suas dificuldades e portanto de forma muito mais convincente . Portanto carssimo amigo, comece a controlar algo que no depende de tecnologia sofisticada ou conhecimentos profundos de informtica .

Cap Captulo VII


Psicol O Treinamento Psicol gico Prepara 1. A Prepara o Emocional Em nosso dia a dia , no Futsal , nos deparamos com dificuldades no relacionamento com atletas e colegas e no nos damos conta de uma das facetas mais importantes da varia performance desportiva, que so as varia es emocionais do indiv indiv duo. Este pequeno ensaio no tem pretenso de esgotar o Psic assunto ou substituir o trabalho do Psic logo, mas sim T demonstrar a importncia deste na Comisso T cnica. t f A performance do atleta, seja ela t cnica, f sica ou ttica se chama antes de mais nada ATITUDE. Vai em letra mai mai scula porque a despeito do todo arsenal que usamos na tentativa de preparar nosso atleta, esto nas atitudes que ele toma a essncia do rendimento desportivo.

A boa performance de uma equipe de Futsal durante as competi ,est concentra competi es ,est intimamente ligada a concentra o de nosso atleta, durante os jogos. muito comum escutarmos os treinadores anunciarem, antes das partidas: Quem errar menos vai vencer o jogo ou Futsal como um jogo de sete erros erros ,etc. materializa a t O Treinador sabe que a materializa o das a es t ticas a treinadas, depende fundamentalmente das a es dos jogadores em at quadra. O treinador pede , at exige, mas no tem o poder transformador dentro do jogo, porque no chuta , no passa, no faz gol, enfim um indicador de caminhos, mas sempre depende tentos dos atletas para marcar seus tentos . Invariavelmente chamado t impublic de burro e de outros t tulos impublic veis, acaba levando essa for m fama, por for a da m performance do jogador. Ento para fechar o circuito das variantes que intervem esque na performance do atleta, no esque amos do preparo mental ou psicol n psicol gico, muito importante para equipes de qualquer n vel. Tenho dito que quando duas equipes se enfrentam, sejam de n prepara que n vel forem, e tenham um momento de prepara o parecido no t ,t f aspecto t cnico ,t tico e f sico, o que acaba determinando a vit concentra vit ria a concentra o mental da equipe. aquele errar menos refer menos a que nos refer amos a inicio deste ensaio.

Se vence uma partida de muitas formas. Pela f ,t t superioridade f sica ,t tica e sobretudo t cnica mas quando n , duas equipes se equivalem, em qualquer n vel , o emocional que acaba decidindo. O arsenal de expresses populares no esporte e no Futsal demonstra o quanto se comenta de forma intuitiva o aspecto emocional, como por exemplo: " Fulano pipocou " , " crian aquele pai nervoso fez a crian a chorar durante a partida " , " esse resultado de 2 X 0 favor um placar perigoso " , " vamos pra cima deles " , " o bicho vai pegar " , so expresses conhecidas em nosso meio. So as nossas atitudes e as de nossos atletas que vo materializar os resultados , sendo fundamental para tanto o bom condicionamento mental. atrav Nosso jogo essencialmente associativo. atrav s da advers troca de passes que se chega ao gol advers rio. Isto mostra a interdependncia que existem entre os elementos de uma equipe. pe Portanto se uma pe a tomas atitudes em desacordo com os demais, o resultado quase sempre fracasso. A busca da melhor prepara n ,j est prepara o nas equipes de bom n vel ,j est a exigir a presen Psic presen a do Psic logo Desportivo ,como instrumento para fortalecer o grupo emocionalmente. Discutir suas advers potencialidades afim de no subestimar advers rios, discutir superestim suas fragilidades afim de no superestim -los.

t intera tornandoDesenvolver t cnicas de intera o do grupo, tornando -o realmente uma equipe, colocando o objetivo da equipe acima de objetivo individual. Mostrar que no grupo, todos mas todos mesmo tem grande importncia para fazer funcionar uma equipe vit que se dispes a buscar vit rias. psic Tenho acompanhado o trabalho brilhante de alguns psic logos esportivos, durante estes ltimos anos, entre eles a Dra. Melissa Voltarelli na ADC GM de So Caetano do Sul e posso atestar a importncia deste tipo de profissional na comisso t tcnica das equipes de Futsal. Transmitir confian confiana, sentido de equipe(no somos nada sozinhos) e auto controle so preponderantes na hora de competir e vencer. Acompanhe ,como, leitura recomendada algumas atividades tamb t sugeridas pela Dra. Melissa. Sugiro tamb m os t tulos escritos pela Dra. Suzy Fleury que apesar de sua experincia exclusiva d id com o Futebol Profissional, nos d uma boa id ia do que seja motiv estar com um grupo de atletas e saber motiv -los ou pelo menos desmotiv j N no desmotiv -los ,o que j seria um grande feito. N s treinadores, em determinadas equipes, fazemos de tudo um pouco. m Somos ao mesmo tempo, motoristas, supervisores, m dicos, massagistas e motivadores. atrav atravs da nossa capacidade de come convencimento que come amos a modificar nossa equipe para melhor.

2 _ O Futsal e os Pais dos Atletas das Divises de Base Adaptado do texto de Bill Burgess - Treinador Americano de Nata Maranho Nata o /Publicado no jornal O Estado do Maranho em 07/11/99 . discutiDesde que o Futsal Futsal discuti -se muito as atitudes dos pais perante os Atletas , Treinadores e Clubes . Que contribui contribui o , negativa ou positiva estes tem dado nestas quadras da vida . Antes de mais nada preciso que se entenda n crian que enquanto n s , Treinadores convivemos com as crian as 5,6 respons horas por semana ou menos , seus respons veis esto com elas 24 horas por dia , a influenciar em tudo nas suas vidas , ali ali s como no poderia deixar de ser . Que ser este que se linhas transforma fora das 4 linhas , ponto de muitos nos ajudar ou colocar tudo perder ? Penso que a melhor forma de estudarmos o problema coloc crian transforma coloc -lo sobre a tica da crian a , ser em transforma o permanente e portanto com as dificuldades pertinentes de quem matura biol ainda busca sua completa matura o biol gica e social .

Os Pais antes de mais nada devem desenvolver na crian sensa crian a o gosto pela sensa o de competir e sempre tentar est melhorar , pois est a a essncia do maior jogo , o jogo de vencer na vida . crian As crian as dever ter a certeza que perdendo ou esfor ganhando voc o ama , reconhece seu esfor o e assim ela estar poss estar sempre pronta para fazer o melhor poss vel, sem medo de errar e que os pais so as pessoas com quem pode contar a qualquer momento . Os pais devem ser completamente honestos sobre a capacidade honesta de seus filhos , suas atitudes na competi esp n competi o , seu esp rito esportivo e n vel de habilidade e no devem transformar suas expectativas em presses crian sobre a crian a , pois daquele pequeno uniforme existe esp pensamento , sentimento e um esp rito que necessita de muita compreenso sobretudo quando as coisas no saem contento .

Os pais devem conhecer bem as pessoas com quem seus filhos trabalham , na certeza de que estaro sendo bem encaminhados no conseq Futsal e claro por conseq ncia , na vida . Conhecer o Treinador , suas atitudes , mas nunca entrar em confronto com ele , pois separa voc pode acabar rompendo a suave linha de separa o entre o encanto e o desencanto do seu filho pelo desporto . esque crian No se esque a que a tendncia das crian as , sempre cr exagerar tanto nos elogios quanto nas cr ticas e temperando rea formar suas rea es voc formar uma melhor opinio . Por ltimo , entendo que a coragem uma qualidade relativa , crian tanto em voc quanto na crian a . Subimos montanha mas temos medo de lutar . Outros lutam bravamente mas tem medo de baratas. Coragem no ausncia de medo e sim uma maneira de situa enfrentar situa es a despeito do medo ou do desconforto . f dever Imagino que no deva ser f cil ser Pai de atleta mas voc dever estar recompensado quando seu filho no futuro disser : Meus Futsal!!!!! pais muito me ajudaram na vida e no Futsal!!!!!

3. A Capacidade Volitiva do atleta de Futsal J comentamos em outros ensaios , que apesar de todos os esfor t esfor os do treinador para ensinar os caminhos t cnicos e participa j tticos aos atletas , a sua participa o relativa , j que ele no entra na quadra , no faz gol , no bate pnalti , etc ... o atleta , com a sua capacidade de tenta realizar o poss melhor poss vel , que materializa as atitudes que podem levar vit a vit ria ou ao fracasso . condi b Mas , ao nosso ver , a condi o b sica para realizar o melhor poss poss vel o desenvolvimento uma excelente capacidade educa Volitiva , ou seja , a educa o da vontade , que chamamos determina at de determina o , garra , coragem e at outro adjetivos mais impublic ou menos impublic veis , mas que fazem parte do acervo de mais sinnimos ; aquilo que chamamos o algo mais em um jogador especificamente e na sua equipe , como um todo . A atitude do Treinador bsica para o desenvolvimento desta qualidade , pois ele precisa o tempo todo incentivar seus atletas . No hesite nas decises , ainda que o futuro mostre que voc hesita estava errado . A hesita o muito pior e tudo isso termina atua pr na atua o da equipe dentro da quadra . Na pr tica , alguns t jogos t cnicos incentivam a coragem de tentar realizar o imprevis imprevisvel , tais como :

Jogo do passe para frente - 5x5 com 2 goleiro - No permitido passar para o lado (na mesma linha da bola) ou tr seguran recome para tr s (passe se seguran a ou recome o) . Jogo de Drible - 5x5 com 2 goleiros - Ao comando quem tem a bola tem , obrigatoriamente , que tentar driblar seu marcador . So dois exemplos de jogos simples , que incentivam n arriscar jogadores de qualquer n vel se arriscar . Acreditamos que os jogadores ou equipes que se acostumam a correr riscos suic respons calculados (no suic dio!!!!) so muito mais respons veis e atentos . Alguns treinadores sabedores disso , incentivam suas equipes a atacar e marcar , fora do convencional , o advers que acaba acovardando os advers rios , que no esto prontos para a surpresa do inusitado . Tente modificar a vontade do jogador medroso , aquele arrebenta advers que arrebenta contra os advers rios de menor porte ou em partidas sem muita importncia , mas que quando chega no momento decisivo , desaparecem no jogo , ou simulam contuses para no estar ou sair delas .

Portanto uma equipe reflexo das atitudes do seu treinador . Se este calmo demais , hesita quando deve decidir ou posterga a resoluo dos problemas , necessariamente sua equipe ser assim tambm. Busque meios e crie uma base de confiana para que seus atletas se sintam animados a criar , a surpreender , a arriscar . Vontade tudo no nosso jogo . meia partida vencida e impressiona os adversrios menos preparados para surpresas.

DINMICAS DE GRUPO DRA. MELISSA VOLTARELLI

Resolu TEMA CENTRAL: Resolu o de problemas em equipe. OBJETIVOS: Mostrar a importncia do trabalho coopera comunica concentra coopera o, comunica o e concentra o. MATERIAL: 1 rolo de barbante, 1 garrafa, 1 caneta. DISPOSI dever DISPOSI O E TAMANHO DO GRUPO: O grupo dever estar em p crculo e em p , numa sala livre de cadeiras e mesas, onde o crculo possa se movimentar. Use todos os atletas que estaro participando do Mundial (titulares e reservas). em equipe,

dever PROCEDIMENTO: O grupo dever ser informado que tero um fazdesafio para resolver e devero faz -lo cumprindo algumas regras. Em um canto da sala estaro os barbantes cortados e n amarrados por um n (o tamanho aproximado de um metro e dever n meio e dever ter tantos barbantes quanto o n mero de participantes). Cada participante segura em uma ponta do c c barbante formando um c rculo, no centro do c rculo (no ponto amarrade encontro dos barbantes) amarra -se uma caneta. Em seguida colocacoloca -se a garrafa no cho afastada do grupo. A tarefa consiste em transportar a caneta para dentro obedecendoda garrafa obedecendo -se as seguintes regras: - proibido deixar a caneta encostar no cho. - proibido deixar o barbante frouxo. - proibido soltar o barbante. c execu - o grupo deve permanecer em c rculo durante a execu o da tarefa. Caso algu algum arrebente o barbante, para se o jogo, recome retorna ao ponto de partida, amarra o barbante e recome a a atividade.
Pode se limitar o n nmero de tentativas.

Pe DISCUSSO: Pe a aos participantes para sentarem no cho, mantendo o c crculo, inicie e discusso perguntando como eles se sentiram, o que eles puderam tirar do jogo e como o trabalho em equipe se torna fundamental no coopera futsal. Discuta como foi a coopera o e como importante se comunicar para conseguir resolver um aten concentra problema. E como a aten o e a concentra o se tornam fundamentais para o trabalho em quadra. equipes Use o texto Os Gansos e as equipes para complementar a discusso. Termine mostrando a eles que ser uma equipe nada mais do que um conjunto de pessoas que compartilham atingidos mesmos objetivos, buscando atingi -los de maneira intera constante, com a intera o entre os membros, o modo como percebem uns dos outros, do que esperam de si e do comunicandooutro, comunicando -se bilateralmente.

OS GANSOS E AS EQUIPES
Quando voc v gansos voando em V, pode ficar curioso quanto s razes pelas quais eles escolhem voar dessa forma. Assim, cientistas fizeram algumas descobertas a respeito: 1) medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustenta cuo sustenta o, um vcuo , para a ave seguinte. Voando em forma forma o V, o grupo todo consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente. dire Pessoas que compartilham uma dire o em comum e um senso de r equipe pode atingir seu objetivo mais r pido e mais facilmente, pois estaro contando com a ajuda de outros e se ap confian ap iam na confian a umas das outras. 2) Sempre que um ganso sai fora da forma formao, ele subitamente sente a resistncia e o arrasto por tentar voar sozinho e, forma de imediato, retorna forma o aproveitando o poder de sustenta est sustenta o da ave que est sua frente. for seguran Existe for a, poder e seguran a, em grupo, quando se viaja na mesma dire direo com pessoas que compartilham um objetivo em comum. Devemos ter a sensibilidade de aceitar e prestar ajuda aos outros.

l tr 3) Quando o ganso l der se cansa, ele reveza, indo para tr s forma na forma o e, imediatamente, outro assume a ponta. As pessoas dependem umas das outras e vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho rduo. tr 4) Os gansos de tr s grasnam para encorajar e incentivar os da frente e, assim, manterem o ritmo e a velocidade. refor Todos necessitam ser refor ados com apoio e encorajamento por parte dos companheiros. 5) Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois forma ajud protegoutros saem da forma o para ajud -lo e proteg -lo. Eles o at acompanham at que ele esteja apto a voar de novo e, ento juntamreiniciam a jornada os trs juntos ou juntam -se a outra forma at forma o at encontrarem seu grupo original. imprescind A solidariedade nas dificuldades imprescind vel em situa qualquer situa o. Para que o grupo se desenvolva fundamental ser ganso freq voando em V e devemos nos lembrar freq entemente de dar um grasnado de encorajamento, apoiando uns aos outros.

Exerc Exerc cio 1 DESCOBRINDO QUALIDADES auto1) TEMA CENTRAL: Trabalhar auto -estima. percep 2) OBJETIVOS: Mostrar a percep o que a pessoa tem do outro e de si mesmo. sulfite, 3) MATERIAL: folhas de sulfite , canetas e fita adesiva. DISPOSI dever 4) DISPOSI O E TAMANHO DO GRUPO: O grupo dever estar em p crculo e em p , numa sala livre de cadeiras e mesas, onde todos possam se movimentar. Use todos os atletas que estaro participando do Mundial (titulares e reservas).

5) PROCEDIMENTO: Cortar as folhas de sulfite num tamanho que dever de para colar nas costas dos atletas. O grupo dever ser ter peda informado de que cada um ter colado em suas costas um peda o de papel em branco e uma caneta. Eles devero, caminhar pela sala e ir escrevendo nas dever costas de seus companheiros uma qualidade. Cada pessoa dever escrever nas costas de todos, ou seja, caso tenha 15 atletas dever cada um dever ter escrito no seu papel 14 qualidades. Frisar s que s devem ser escritas qualidades e cada um escreve uma qualidade por pessoa. PodePode -se mudar o procedimento, caso no queira colocar pe o papel nas costas pe a para que eles fiquem sentados, v hor coloquem seu nome na folha e v passando no sentido hor rio para que cada um escreva a qualidade da pessoa que dona do papel.

Pe 6) DISCUSSO: Pe a aos participantes para sentarem no cho, c mantendo o c rculo, inicie e discusso perguntando o que eles acharam do que escreveram no papel, o que eles esperavam, como eles se sentiram. Mostre que toda a pessoa importante, acredite em voc, que voc pode conseguir, que tem qualidades que ajudam o grupo e complementam outros jogadores. Use todo o seu potencial, some com os demais e ver voc ver que todos os limites desaparecero. Voc pode estar usando para completar a discusso o texto A galinha Escrever guia que (quase) virou galinha e A Maquina de Escrever .

A M MQUINA DE ESCREVER
xntigx, Emborx minhx mxquinx de escrever sejx xntigx , elx exce teclx. funcionx bem com exce ~xo de umx teclx . Voc pode pensxr que, com todxs xs outrxs teclxs xdequxdxmente, funcionxndo xdequxdxmente , umx que n~xo funcione ser notxdx, dificilmente ser x notxdx , mxs umx simples teclx desregulxdx esfor pxrece xrruinxr todo o esfor o. Voc pode dizer pxrx si mesmo: pessox. Bem, sou xpenxs umx pessox . Ningu perceber esfor xximo. Ningu m perceber x se eu n~xo me esfor xr xo mxximo . diferen cxmpe~xo, Mxs fxs diferen x porque um time, pxrx ser cxmpe~xo , necessitx dx pxrticipx pxrticipx~xo de cxdx um dxndo o m mxximo de sux cxpxcidxde. cxpxcidxde . Xssim, pr Xssim , dx pr ximx vez que pensxr que n~xo importxnte, lembrelembre -se dx minhx velhx mxquinx de escrever. PESSOXVOC UMX PESSOX -CHXVE.

A GUIA QUE (QUASE) VIROU GALINHA


est Essa est ria sobre uma guia que foi criada num galinheiro, e foi aprendendo o jeito galin galinceo de ser, de pensar, de ciscar a terra, de comer milho, de dormir em poleiros... lembran E na medida que aprendia, ia esquecendo as poucas lembran as que lhe restavam do passado. E ela desaprendeu O cume das montanhas, Os vos nas nuvens, O frio das alturas, A vista se perdendo no horizonte, O delicioso sentimento de liberdade... ningu Como no havia ningu m que lhe falasse dessas coisas, e todas as galinhas cacarejassem as mesmas coisas, ela acabou por acreditar que ela no passava de uma galinha com perturba perturbao hormonal, tudo grande demais, aquele bico curvo, sinal certo de anomalia, e desejava muito que seu coc tivesse o mesmo cheiro do coc das galinhas... l Um dia apareceu por l um homem que vivera nas montanhas e vira o vo orgulhoso das guias. aqui? Que voc faz aqui? , ele perguntou. lugar Este o meu lugar , ela respondeu. Todo mundo sabe que galinhas vivem em galinheiro, comem milhos, ciscam o cho, botam total... ovos e finalmente viram canja: nada se perde, utilidade total... Mas voc no galinha galinha, ele disse. uma guia guia.

De jeito nenhum. guia voa alto. Eu nem sequer voar d sei. Pra dizer a verdade, nem quero. A altura me d passo... vertigens. mais seguro ir andando, passo a passo... cabe E no houve argumento que mudasse a cabe a da guia At ag esquecida. At que o homem, no ag entando mais ver aquela coisa triste, uma guia transformada em galinha, agarrou a for at guia for a, e a levou at o alto de uma montanha e guia, espa disse: guia, todo esse horizonte seu. Todo esse espa o l infinito seu. Veja l longe o cantinho onde foi criada e espa olhe esse espa o imenso sua volta. Tudo isso seu. guia! Voe, guia! . come A pobre guia come ou a cacarejar de terror, mas o jogouhomem no teve compaixo: jogou -a no vazio do abismo. Foi mem ento que o pavor, misturado a mem rias que ainda moravam princ em seu corpo, fez as asas baterem, a princ pio em pnico, tranq at mas pouco a pouco com tranq ila dignidade, at se abrirem espa confiantes, reconhecendo aquele espa o imenso que lhe fora tirado, voou como guia pela primeira vez. E ela finalmente compreendeu que no era galinha, mas sim guia... Os horizontes se abriram... Os limites sumiram...

Esses so outros textos sobre acreditar em si e vencer:


Ser um VENCEDOR: for descobrir a for a interna capaz de gerar hormnios de conseq alcan alta performance e, conseq entemente, alcan ar os mais incr incr veis resultados. acreditar quando a maioria sorri. realiza sonhar e trabalhar duro na realiza o desses sonhos. persistir, persistir e persistir mesmo quando as imposs chances parecerem imposs veis. encontrartransformando encontrar -se com as dificuldades, transformando -as em desafios. preparar preparar -se para o caminho a ser percorrido. tamb vit ria. E tamb m sentir intensamente o prazer da vit ria.

Sim, eu posso. posso.


est est Se voc PENSA que est vencido, voc est , Se voc PENSA que no ousa, no faz. Se voc gostaria de vencer, mas PENSA que no pode. perder quase certo que perder . perder j Se voc PENSA que perder , j perdeu. Pois neste mundo constatamos come Que o sucesso come a com a vontade, esp Que tudo um estado de esp rito. est j est Se voc PENSA que est superado, j est . Voc precisa PENSAR alto para subir preciso confiar em si mesmo m Antes de ganhar o prmio m ximo. vit r As vit rias nem sempre vo para o mais forte ou mais r pido, Mas, cedo ou tarde, quem vence aquele que PENSA que pode!

ACREDITE SEMPRE QUE VAI DAR CERTO!

TREINAMENTO MENTAL
Visualiza TEMA CENTRAL: Visualiza o do jogo. Atrav visualiza OBJETIVOS: Atrav s da visualiza o do jogo o atleta pode ter n corre a sua ansiedade levada a n veis ideais e a corre o de poss poss veis erros. h colchonetes. MATERIAL: no h . opcional o uso de colchonetes . DISPOSI dever DISPOSI O E TAMANHO DO GRUPO: O grupo dever estar deitado colchonetes, no cho ou em colchonetes , numa sala livre de cadeiras e mesas.

dever PROCEDIMENTO: O grupo dever ser informado que iro fazer um tipo de da cabe relaxamento e a partir da criaro um filme do jogo na sua cabe a. PodeProcure no ultrapassar os 20 minutos. Pode -se seguir o roteiro abaixo. Pe posi confort Pe a para que os atletas procurem uma posi o confort vel, fechem os olhos e relaxem. Comecem a prestar aten ateno na sua respira respirao, concentreconcentre-se apenas respira na respira o. Agora cada um de vocs deve imaginar o local da competi competi o. Como esse lugar? Imagine todos os detalhes, as pessoas l que vo estar l . (pausa). advers Imagine o time advers rio... Agora imagine o seu time e por seu ltimo, veja voc. Imagine tudo, sua roupa, seu cabelo, observe s eu rosto, coloque nele um sorriso de alegria. aquecimento Comece a imaginar o jogo, todos os detalhes, desde o aquec imento far seq e tudo o que voc far . Todos os seus movimentos, as seq ncias; esque visualize seu corpo, tudo, no se esque a de nada. Imagine o jogo (fa +perfeito, sem falhas. (fa a uma grande pausa + - 10minutos) est O jogo est terminando, voc venceu, veja voc e seus companheiros sorrindo, felizes com a conquista. Diga que eles podem abrir os olhos devagar, se alonguem e tragam sensa confian consigo a sensa o de confian a. algu coment m quer fazer algum coment rio. DISCUSSO: Terminado pergunte se algu

VISUALIZA VISUALIZAO
Visualiza TEMA CENTRAL: Visualiza o. Atrav visualiza OBJETIVOS: Atrav s da visualiza o ajuda o atleta a ficar relaxado e ao mesmo tempo completamente alerta. h MATERIAL: no h . DISPOSI DISPOSI O E TAMANHO DO GRUPO: Cada atleta ira buscar um local quieto gin no gin sio que seja seu local favorito, ou pode permanecer no vesti vesti rio. pe PROCEDIMENTO: Quinze ou vinte minutos antes do jogo pe a para que os sentemtranq atletas sentem -se calmamente em algum lugar tranq ilo e crie um cabe ir filme em sua cabe a sobre o que ir acontecer. Crie imagens do homem que tem que marcar, visualize a si mesmo marcando seus come movimentos, o que pode acontecer durante a partida. Quando come ar o jogo, no force as jogadas, permita que elas se desenrolem naturalmente. pe re vesti DISCUSSO: Terminado pe a novamente que eles se re nam no vesti rio, pergunte se algu algum quer fazer algum coment comentrio ou pe pea para que cada um diga uma palavra de incentivo ao grupo.

A MACIEIRA ENCANTADA
Era uma vez, um reino antigo e pobre situado perto de uma grande montanha. Conta lenda de que, no alto dessa montanha havia uma m ma ma macieira m gica, que produzia ma s de ouro. Para colher as ma s era l situa preciso chegar l , enfrentando todas as situa es que aparecessem no por ningu fa caminho, por m nunca ningu m havia conseguido essa fa anha. O rei do lugar resolveu oferecer um prmio quele que se dispusesse a fazer essa viagem e conseguisse trazer as ma mas, pois assim o reino estaria a salvo da pobreza e das dificuldades que o povo inclu enfrentava. O prmio seria escolhido pelo vencedor e inclu a a mo da princesa em casamento. Apareceram trs valorosos e corajosos dif cavaleiros dispostos a essa aventura to dif cil. Eles deveriam seguir separados e, por coincidncia, havia trs caminhos: f obst 1 - rpido e f cil, onde no havia nenhum obst culo e nenhuma dificuldade. f situa 2 - rpido e no to f cil, pois havia algumas situa es a serem enfrentadas. dif situa trabalhosas. 3 longo e dif cil, cheio de situa es trabalhosas .

Foi feito um sorteio para ver quem escolheria em primeiro lugar um desses caminhos. O primeiro sorteado escolheu, naturalmente, naturalmente, o primeiro caminho. O segundo escolheu o segundo caminho. O terceiro, terceiro, op sem nenhuma outra op o, aceitou o terceiro caminho. Eles partiram levando consigo apenas uma mochila contendo alimentos, agasalhos e ferramentas. at O primeiro, com muita facilidade chegou at a montanha, subiu, feliz por acreditar que seria o vencedor. Quando se deparou com a Macieira Encantada aconteceu o que ele no esperava, ela era inating at ma inating vel. Como chegar at as ma s? Elas estavam em galhos muito possu alto. No havia como subir. Ele no possu a nenhum meio de chegar ata l em cima e decidiu esperar o segundo para resolverem juntos a questo. situa O segundo enfrentou a primeira situa o com a qual se deparou, por sendo por m, logo em seguida apareceu outra, e mais uma e mais outra, send o dif alguma delas um tanto dif cil de superar. Ele acabou ficando cansado f e esgotado. Quando se deu conta de seu estado f sico, desistiu e voltou para aldeia. O terceiro teve seu primeiro teste quando acabou sua gua, ele po chegou a um po o, mas, quando puxou o balde, arrebentou a corda e ento, ele com suas ferramentas e alguns galhos, improvisou uma escada para descer at at o po poo e retirar a gua para matar sua sede. tamb Resolveu levar consigo sua escada e tamb m a corda remendada. come Percebeu que estava come ando a gostar muito dessa aventura.

Depois de descansar, seguiu viagem e precisou atravessar um rio com uma forte correnteza. Construiu ento, uma pequena jangada e com uma vara de bambu como apoio, conseguiu chegar ao outro lado do rio, protegendo todo o material que levava consigo, inclusive a jangada, para se caso precisasse. Em um outro ponto do caminho ele teve que cortar o mato denso e passar por cima de grandes troncos. Com esses troncos ele fez rodas para facilitar o transporte do seu material, usou a corda para puxar. situa E, assim sucessivamente, a cada nova situa o que surgia, ele calmamente ia fazendo uso de tudo o que estava aprendendo na viagem e de todo o material que guardara, resolvendo facilmente a questo. situa A viagem foi longa, cheia de situa es diferentes, de detalhes, e logo chegou o momento esperado, quando ele se defrontou com a Macieira Encantada. O primeiro havia cansado tamb de esperar e tamb m retornara ao povoado.

O encanto da Macieira tomou conta do terceiro. Ela era to linda, grande, alta. Os raios de sol refletiam nos frutos dourados irradiando uma luz imensa que o deixou extasiado. Depois do impacto ele se ps a trabalhar e preparou cuidadosamente seu material, fazendo uso de todos os seus recursos. Transformou a jangada numa grande cesta para ma guardar as ma s, subiu na rvore pela escada, usou o bambu ma para empurrar as ma s mais altas e mais distantes. O trabalho havia se transformado em prazer. Depois de encher a cesta com as ma mas e com a certeza de que poderia voltar ali quando quisesse, ele agradeceu a Deus por ter chegado, por ter conseguido concluir seu objetivo. Agradeceu principalmente a si mesmo pela coragem e persistncia na utiliza utiliza o de todos os seus recursos, como inteligncia e criatividade. f Voltou pelo caminho mais f cil, levando consigo os frutos de esfor seu trabalho e de seus esfor os, frutos esses colhidos com muita competncia e merecimento. hist E o resto da hist ria vocs podem imaginar, ele salvou o reino, se casou com a princesa e eles VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE...

A RAINHA ABELHA
Os dois filhos de um rei partem em busca de uma aventura e levam uma vida to desregrada que nunca mais retornam ao lar. O Simpl terceiro e mais jovem dos filhos, chamado Simpl rio, parte para encontr encontr -los e com muita persistncia consegue. Mas os irmos poder zombam dele achar que, na sua simplicidade, poder se sair na vida melhor do que eles, que so supostamente muito mais sabidos. Viajando os trs irmos pelo mundo, chegam a um formigueiro. O destru s mais velho deseja destru -lo s para gozar o terror das Simpl formigas. Simpl rio no permite e diz: Deixe os animais em perturbem paz, no vou permitir que os perturbem . Em seguida, chegam a s um lago onde os patos esto nadando. Os irmos mais velhos, s considerando suas vontades e prazeres, querem pegar alguns ass Simpl tamb patos e ass -los. Simpl rio tamb m os impede. A viagem continua e eles chegam a um ninho de abelhas, os irmos desejam queimar colm Simpl a rvore que sustenta a colm ia para conseguir o mel. Simpl rio novamente interfere, insistindo que os animais no devem nem mortos. ser perturbados nem mortos .

Os trs irmos finalmente chegam a um castelo onde tudo foi exce transformado em pedra ou se encontra em sono profundo, com exce o de um anozinho grisalho que os deixa entrar, os alimenta e os deixa deixa dormir. Na manh seguinte o anozinho apresenta, ao mais velho, trs desmanchar tarefas que devem ser realizadas no prazo de um dia, para desman char feiti lan o feiti o lan ado contra o castelo e seus habitantes. A primeira p tarefa juntar mil p rolas que esto espalhadas e escondidas no ser musgo da floresta. O irmo advertido que se falhar ser transformado em pedra. O filho mais velho tenta e falha, o mesmo acontece com o segundo irmo. Simpl tamb est Quando chega a vez de Simpl rio, ele v que tamb m no est sentealtura da tarefa e sente -se derrotado, no entanto, nesse ponto as cinco mil formigas que ele salvou vm em sua ajuda e juntam as prolas para ele. A segunda tarefa buscar a chave dos aposentos da filha do rei dentro de um lago. Desta vez os patos que Simpl Simplrio entregamprotegeu chegam, mergulham no lago e entregam -lhe a chave. A tarefa final selecionar dentre trs princesas adormecidas que parecem colm todas iguais, a mais jovem e mais meiga. A rainha da colm ia que Simpl Simplrio salvou vem, agora em sua ajuda e pousa nos l lbios da princesa que ele deve escolher. Com as trs tarefas realizadas, o feiti feiti o rompido e o encantamento tem fim. Todos os que estavam dormindo ou transformados em pedra - incluindo os dois irmos de Simpl Simpl casaSimpl rio - retornam vida. Simpl rio casa -se com a princesa e herda o reinado. OBS: As formigas, patos e abelhas simbolizam os recursos ajuda internos que a pessoa adquiriu ao longo do treinamento e que o a juda obst a superar obst culos.

UM TIME DE GUIAS
Mike Singletary Mike Singletary foi jogador de futebol americano e conseguiu ganhar o torneio mais importante dos EUA, o NFL League). Por h (National Football League ). Por m h algum tempo a equipe no entra mais no Superball e isso foi algo que os atletas no perceberam que poderia acontecer na poca, eles no achavam algu ningu que algu m os venceriam e talvez ningu m pudesse. Eles pr ego pr prios se derrotaram, orgulho, ego smo e complacncia, esses foram seus inimigos. Eles ficaram gananciosos, cada um passou a achar que era a razo do sucesso, se tornaram, independentes, cada um achou que no precisava mais do outro, l o que ele faz problema dele vamos chegar l , fazer o servi mais. Come servi o e nada mais. . Come aram a brincar de achar o culpado, sa for quando algo sa a errado, achavam desculpas, perderam uma for a muito especial: a capacidade de cada um assumir o que fez, pararam de se comunicar, de compartilhar as metas e equilibrar li as habilidades. Perderam a viso, esqueceram a li o que transformou companheiros em guias. Pararam de jogar como um time, no eram nem mais guias, estavam levando excesso de bagagem pessoas. O que eles no entenderam que um time, fr mesmo de guias algo muito especial, muito fr gil.

come ou: Mas no foi sempre assim. Como tudo come ou : Para Mike, entre todas as criaturas que h h na terra, a gra que ele mais admira a guia, por seu poder, sua gra a e sua encontraindependncia. A guia, voando alto, encontra -se em paz total situa o consigo mesma e com controle absoluto da situa o . s vezes gosto de me imaginar como uma guia, um indiv algu confian indiv duo completo, algu m com total confian a em sua capacidade de sobreviver e ter sucesso. Os amigos me olham engra engra ado quando me ouvem dizer isso, como pode, Mike Singletary o cara que prega o trabalho em equipe dia e noite, capito da defesa do time por mais de 10 anos, beck central do time de futebol americano, vencedor do Superball e Campeo Singletary, Mundial pelo Bears de Chicago, Mike Singletary , a guia solit solit ria. tornarEles no entenderam, tornar -se uma guia o primeiro come passo do trabalho de equipe. o lugar para come ar se voc ser. quiser se tornar o melhor jogador do time que poderia ser .

Mike diz que nasceu mais para pardal do que para guia, cresceu num lar partido, sem muitas oportunidades, mas com um sonho, ele queria ter sucesso na escola e no campo de futebol. Na universidade sofreu dois golpes que ensinaram coisas que o tornaram melhor como membro de um time. Primeiro: o treinador, ele no se espantou tanto comigo como determina eu mesmo. Ele admirava minha determina o, mas me disse que eu estava bem no limite de ser orgulhoso e independente demais para ser um grande jogador de futebol, ele insistiu t que eu escutasse os t cnicos e aprendesse tudo o que pudesse com meus colegas.

reda Segundo: a professora de ingls, ela pediu uma reda o e sem pensar muito no assunto escrevi algumas coisas nas horas vagas e entreguei. Ela me devolveu com um grande zero, me olhou nos olhos e disse: nunca mais me entregue um trabalho dedica o. que no tenha feito com dedica o. . Eles ensinaram a me comunicar e sempre dar o melhor b de mim. Essas so as habilidades b sicas e essenciais de que se precisa para ser uma guia. So habilidades que voc precisa ter se quiser voar.

As guias so pessoas equilibradas. As guias sabem quem so e o que so, conhecem seus pontos fracos e fortes. estar Se voc for uma guia, estar bem vontade consigo mesmo para entender o quadro geral e o seu papel nele, no subterf precisa de subterf gios, voc direto e transparente com os s outros. Uma guia uma s . Uma guia tudo. Uma guia o componente fundamental de um time vencedor, que sempre composto de grandes realizadores individuais contribuindo com talentos especiais, conhecimento, sabedoria e, acima de tudo, dedica dedica o. O membro eficaz de um time uma guia, um realizador com alto grau de auto conscincia e um amor pr pr prio construtivo.

contribui Mas preciso muito mais do que a contribui o individual da guia para perseverar, para vencer. preciso coragem e maturidade para pegar todo esse talento que voc possui e compartilhar sem ego egosmo com os outros membros de seu time para que sejam grandes. Juntos! fam mant Um time como uma fam lia, ele se mant m unido com confian n honestidade, confian a e respeito, cada um de n s tem seu pr fam n pr prio lugar na fam lia e se algum de n s no cumprir a sua fam ir parte a fam lia ir sofrer. fun Num time todos precisam saber que a sua fun o a mais importante de todas, num time todos precisam se envolver, no pode haver nenhum peso morto. Num time, se algu l algu m no conseguir chegar l por um pouquinho, outro l algu precisa ir l e completar esse vazio. Num time se algu m tiver um problema, esse problema de todos, se algum dia chegarmos a ponto de achar que a pessoa ao nosso lado ou n abaixo de n s no importante vamos cair de bico, no importa a altura que voamos. A grande capacidade da guia l precisa estar l ou ento voc no serve para entrar em campo.

OS BEARS DE CHICAGO
n Quando entrei no time, cada um de n s era uma guia, cada jogador trazia algo de especial para o time: bloqueio, T drible, passe, corrida, ataque, defesas especiais. T nhamos precis t todo o talento de que precis vamos, mas no t nhamos pe aprendido a juntar as pe as, no ramos maduros o bastante t para ser um time, t nhamos de aprender alguma coisa nova, t tnhamos que aprender a trabalhar juntos t nhamos de aprender diferen a apreciar as diferen as que cada um trazia para o time, tnhamos de aprender como vencer. t A primeira coisa que t nhamos para aprender era ter uma meta, essa era a parte mais f fcil. O time queria ganhar, no pr s o pr ximo jogo ou o campeonato, queria ganhar o prmio mximo, ser reconhecido como a melhor equipe de futebol sab americano do mundo. Essa era a meta comum, sab amos para onde est dan vamos m est vamos indo, dan vamos a mesma m sica.

Aprender as habilidades dos outros jogadores era o dif super segundo passo, um pouco mais dif cil, pois, para super -la, voc precisa prestar aten ateno no somente nas suas necessidades, mas especialmente nas de seus colegas. Os fraquezas? seus valores podem equilibrar as minhas fraquezas? , Meus fraquezas? , N valores podem equilibrar as suas fraquezas? , N s compensamos o que falta no outro pelo bem do time como um todo? todo? . li dif A terceira li o era mais dif cil, aprender a se comunicar uns com os outros dentro do time, isso pode ser brutal, pois algumas coisas que voc tem para compartilhar agrad equil podem no ser agrad veis, preciso encontrar o equil brio contr entre o feedback negativo e o positivo, do contr rio a experincia pode ser devastadora. Vai ser preciso dizer as ego coisas boas sem sarcasmo nem ego smo e as coisas ruins sem ser cruel e to pouco destrutivos. Vai ser importante cr super aprender a ouvir cr ticas e ficar com raiva, super -la e melhorar.

li concentra A quarta li o exige mais concentra o, pois voc ser inten nunca ser o melhor apenas com boas inten es. Precisa saber est o que est fazendo, melhorando sempre. Voc precisa fazer id sempre mais uma pergunta, trocar mais uma id ia, precisa aprender h saber que nunca aprender tudo e reconhecer que sempre h muito mais para aprender. Voc precisa ainda reconhecer a verdade brutal de que, se seu conhecimento e sua habilidade tamb pararem de crescer, voc e sua equipe tamb m pararo de crescer e no final voc perde. li Havia mais uma li o a aprender e foi muito dura, aprender a executar, depois de refletir e assimilar as pr outras quatro fundamental colocar isso em pr tica nos treinos e durante cada partida, sob a presso do jogo.

Se voc for mesmo uma guia e conhecer a sua arte deve saber como fazer a sua parte, mas precisa saber como encaixar, perfeitamente, suas habilidades com as de todos os pr outros do time. Mas isso exige pr tica, golpes duros, at experincia, fracassos e sucessos at que todo mundo no time id execu pense igual, tenha as mesmas id ias e sua execu o seja absolutamente perfeita. Se voc quer jogar em um time vencedor, no pode esquecer esses detalhes, no pode se dedicar menos que o envolvimento total. Para que um bando de guias se transformasse num time vencedor eles tiveram que confiar uns nos outros, discutir problemas e chegar a decises, superar barreiras, compartilhar perigos e sofrimentos. n E, no final de um dos melhores torneios da NFL, n s Superball. conseguimos. Ganhamos o Superball . ramos os melhores. Est Est vamos voando alto. ramos um time de guias mesmo Bears significando ursos.

Um time de guias comprometidas umas com as outras vit ria que nos leva a vit ria

Cap Captulo VIII


Mundo Futsal O Futsal pelo Mundo
simp pa Am Aqui estamos neste simp tico pa s da Am rica Central e tudo incr cacha em nome dessa incr vel cacha a chamada Futsal . Vivemos a expectativa de pela primeira vez disputar o quarto campeonato sedi mundial de Futsal da FIFA e ao mesmo tempo ter a honra de sedi lo . A estrutura encontrada aqui muito diferente daquela que vivemos no Brasil com seus clubes de primeira linha , super organizado se seus campeonatos muito competitivos . come pa Para come ar , neste pa s de 11 milhes de habitantes e pouco maior que o estado de So Paulo , no existem clubes ou PapiFutbol campeonatos de Futsal . Aqui chamado PapiFutbol ou Jogo de Papai tradu p futebol com Papai , numa tradu o ao p da letra , o nome que d se d ao nosso Futsal , que existe aqui jogado em quadra de sint grama sint tica e regras quase idnticas as da FIFA . So as s acess chamadas Academias Futeca , s acess veis aos Guatemaltecos de condi j boa condi o financeira , j que custa caro alugar tais quadras e estar ali com amigos , em animados jogos de alguma t tcnica e organiza t nenhuma organiza o t tica .

A primeira parte do nosso plano de prepara preparao buscar sele jogadores que possam integrar a sele o e , diante das dificuldades tenho em vista a inexistncia de competi competies oficiais , estamos visitando estas tais futecas , os campos populares e mais adiante poderemos inclusive convocar caracter jogadores de futebol de campo , com caracter sticas adapt adapt veis ao Futsal , das equipes que disputam o campeonato Pa de profissionais do Pa s . Durante algumas semanas trabalhamos com um grupo de 15 pr agrad jogadores pr -selecionados e tivemos uma agrad vel surpresa . j Ainda que enfrentado as dificuldades j citadas , descobri v t que estava diante de jogadores sem nenhum v cio t tico, o que surpreendentemente facilita nosso trabalho .Seria como princ t crian ensinar princ pios t ticos a crian as iniciantes , com a vantagem que aqui estamos diante de adultos , portanto indiv j universit indiv duos j amadurecidos , alguns universit rios e que por r isso entendem muito mais r pido o que se pede . No trabalho come marca ttico come amos ensinando o conceito de uma marca o feita em conjunto e bastante agressiva , e foi rapidamente sele aprendida e deve ser a surpresa contra sele es do mesmo nvel .

come pr al Os amistosos come am nas pr ximas semanas e al m das Canad equipes jogarem com El Salvador , Costa Rica , Canad e EUA , al sele subal m de receber aqui a sele o sub -23 do Brasil para um intercmbio . Estar previsto para maio esta excurso ao Brasil , onde inclusive faremos um amistoso com a sele seleo principal (massacre a visita !!) , mas isso faz parte do li aprendizado . O importante tirar li es para que no Mundial alcan m possamos alcan ar nosso objetivo m nimo que classificar na colocarmoprimeira fase e colocarmo -nos entre os oito primeiros , se C .J gl Papai do C u ajudar .J vai ser uma gl ria. Sonhar no custa nada . durar A supremacia da escola brasileira (que no durar para est prepara t sempre ) est na prepara o t tica . Num grupo que estiveram al al m de Portugal , (que se desenvolveu muito taticamente nos tamb ltimos anos ), vimos tamb m Polnia muito veloz e de boa tcnica e por ltimo Gr Grcia e Israel , com jogadores muito hbeis .

Constatamos na nossa passagem pela Am Amrica Central, mais uma vez , a

prepara t importncia da prepara o t tica do atleta no Futsal . Da grande forma responsabilidade que tem nossos treinadores na forma o do jogador de t maior capacidade t tica do mundo (por enquanto !) . Decididamente , t s a t cnica no resolve . Veja o exemplo de alguns jogadores de (at divises de base (at Mirim ) , aqueles grandalhes que metem medo j infantonos menores , mas desaparecem , j no infantil ou infanto -juvenil , s quando s o tamanho no tudo. O jogador que no aprende neste momento de sua vida desportiva a correr para onde e a que tempo (ataque) e a controlar homem e bola (defesa) , decididamente no a est progride taticamente . Exatamente a , est a razo da nossa jogar ar superioridade . Jogar Futsal , todo mundo joga e cada vez se jog ar mais . O diferencial viso do jogo ,muito peculiar do jogador produ s brasileiro . Mas para que essa produ o , em s rie , de bons atentos jogadores no cesse nunca , nossos treinadores devem estar atent os que treinar corrigir , toda hora e em todo lugar . O Brasil deve vit tamb seguir o seu caminho de vit rias , neste Mundial , mas tamb m deve observar e , sobretudo respeitar o progresso alheio . O ltimo Intercontinental de Clubes , vencidos por um clube lugares espanhol , com 2 clubes brasileiros em segundo e terceiro lugare s , nos mostra isso . No durmamos , pois em ber bero esplndido , porque no Futsal isto fatal .

2. O Futsal Feminino no Brasil


vejo Depois de 13 anos ministrando cursos no Brasil e no exterior , v ejo satisfa presen j freq com uma enorme satisfa o a presen a de muitas mulheres j freq entando cursos de reciclagem que antes eram raros e exclusivos para participa participa o dos homens . p So treinadoras / professoras das escolas p blicas e particulares e das categorias de base de muitos estados brasileiros . Gente muito muito peladas interessada em fazer dos seus treinos mais que simples peladas prepara enfadonhas e que quase nada aportam para a prepara o das (dos) atletas de Futsal . Comandam equipes tanto masculinas como femininas em todos pa os cantos deste pa s . E lutam contra enormes preconceitos . O de que o limita Futsal no desporto para mulheres , de que existiriam limita es fisiol alcan fisiol gicas que impedem a mulher de alcan ar performance sequer semelhante a dos homens se quer. Interessante que esses preconceitos desprovidos de base cient pa cient fica portanto , so desmistificados em pa ses que levam o competi s desporto de base e de competi o mais a s rio , como os EUA , por l exemplo . O Futebol l jogado pelas meninas desde a Elementary School d arcabou (nosso primeiro grau ) o que d a praticante um arcabou o de Da sele fundamentos muito mais qualificados . Da o sucesso da sele o Americana de Futebol , campe e melhor equipe do mundo , e suas mulheres seguem sendo femininas e atraentes .

come Nossas atletas no Brasil , come a a treinar tarde , diferentemente dos nossos meninos que aos 2,3 anos j j tem umas 5 , 6 bolas em casa . Imagine qual Pai daria uma bola para uma menina chutar . Essa uma das razes do nosso atraso no Futebol e no Futsal . Aqui mesmo na Guatemala , sele onde estamos preparando a sele o masculina Adulto para o Mundial de novembro , muito bonito ver as meninas , desde 11 , 12 anos jogando em animados campeonatos , incentivadas por seus Treinadores e Pais , num desfile de performance e j ao mesmo tempo feminilidade . No a toa que a Guatemala j campe centro - americana de Futebol , pois preconceitos aqui no existe . No Brasil pela primeira vez , no ltimo s prepara Mundial , jogado nos EUA , foi feita uma s ria prepara o e alcan bel j alcan amos um bel ssimo terceiro lugar , ainda que sem tradi hist tradi o e hist ria no trabalho de base e ao mesmo tempo sapato mulhermacho lutando contra o preconceito do sapato , mulher -macho , etc , etc , ....... bem verdade que algumas de nossas atletas contribuem para difundir esta imagem . Mas quem comenta os homossexuais masculinos e femininos do voleibol , do basquete e do futebol brasileiro que so vitoriosos e seguem s seu caminho sem o que se precisa de gente s ria para encaminhar as menina .

Como essa mulheres de verdade que se metem nos cursos com vontade de aprender para verdadeiramente ensinar . limita fisiol desmistificar de vez as limita es fisiol gicas da mulher no esporte , que existem (algo relacionado a potncia muscular e aer ao limiar aer bico) mas que no impedem uma bela performance como mostram as melhores equipes do mundo . hist Come Portanto a hist ria a seguinte : Come ar o trabalho de base o quanto antes , como os meninos , e gente competente Da comandando as meninas . Da a enorme responsabilidade de sele nossos dirigentes na sele o deste pessoal . O resto preconceito e com preconceito no vamos a lugar nenhum.

come 3. Futebol X Futsal . Quem come ou esta briga ?


Nos dias que antecederam o inicio do Campeonato Mundial de t 2000, na Guatemala, a FIFA tratou de realizar um congresso t cnico aperfei T destinado ao aperfei oamento de T cnicos, Preparadores, rbitros e m para o pessoal m dico de todo o Mundo, aqui presente. No que diz conte respeito a qualidade do conte do que se ofereceu aos assistentes das perdeupalestras, perdeu -se a oportunidade nica de oferecer aos visitantes algo mais, o tal ensinar a ensinar, que ou deve se prestar quem se algu prope a reciclar algu m. Apesar disso, a certa altura do encontro rela h se discutia qual a rela o ou interdependncia que h entre o Futsal c e o Futebol. As discusses caminham ao c mulo do quase confronto entre os dois desportos, por mais absurdo que possa parecer. h haver Em primeiro lugar no h e nunca haver , em todos os tempos, condi condio do Futsal ser mais importante que o Futebol. Discutir isso ser er o mesmo que falar da flexibilidade do rabo do gato. O Futebol s er provido sempre maior, melhor, mais praticado, mais incentivado, mais pro vido patroc de patroc nios, etc, etc... Simp Alguns participantes do Simp sio chegaram a sugerir uma reserva espa separandode espa o e qualidade, separando -se os dois comandos, dentro da FIFA. O que a nosso ver totalmente sem sentido. ser O centro da questo neste momento que o Futsal ser sempre mais praticado, por diversos motivos, a saber:

h espa J no h mais espa os para muitos campos de Futebol, h nas grandes cidades e h cada vez mais quadras de Futsal. Tempo e espa espao so important importantssimos para situar os pequenos iniciaraprendizes e sempre opta pelo Futsal ao iniciar -se. Confedera n Nossa Confedera o, tem de longe, o maior n mero de filiados no Brasil, e no Mundo, com 300.000, eu disse trezentos n muit mil, filiados, n mero muit ssimo superior ao de todas as Confedera Confedera es somadas. come Os grandes Clubes de Futebol do Brasil, come am a despertar para o fato de que quase todos os grandes craques da atualidade deram seus primeiros passos no Futsal. Esta claro que as figuras do futebol sero sempre os jogadores de meiomeioespa campo e ataque, lugar de espa os e tempos reduzidos, onde o racioc racioc nio e a criatividade so a chave para um timo desempenho. salonistas, Ns salonistas , temos que tratar de educar nossos dirigentes para a importncia que o Futsal tem na revela revelao de talentos para o futebol e devemos ver com grande alegria o fato que nosso Clube ou Escola revelou algum jogador que afinal chegar H chegar a um grande clube de Futebol. H muito tempo o Futsal espa pr pr tem seu espa o pr prio, seu pr prios profissionais e no necessitamos do Futebol para seguir sendo importantes. Agora o pol que no podemos iniciar uma disputa pol tica, onde seremos sempre os perdedores.

Utiliza Estat cnico/T Utiliza o da Estat stica Tcnico/T tico no controle da aptido fsica de uma equipe de Futsal evolu fazCom a crescente evolu o do Futsal no Brasil, faz -se necess necessrio um constante aprimoramento nos m mtodos de conseq treinamento e conseq entemente nas formas de controlar a f Al determina aptido f sica. Al m de testes para determina o da aptido tra fsica que tra a um perfil individual e coletiva, necessitamos evolu de instrumentos para o acompanhamento da evolu o da equipe. Um importante instrumento para o controle da performance, a t t atrav coleta de dados t cnicos / t ticos durante os jogos , atrav s de Scout (mapeamento dos jogos). t Com o Scout tcnico / t tico coletamos dados que nos ajudam t a obter um perfil t cnico de cada atleta da equipe, bem como um atrav perfil coletivo, durante a temporada ou atrav s de temporadas possibilitando um controle da performance. t Para podermos realizar com eficincia o controle t cnico / t ttico, necessitamos padronizar alguns aspectos t cnicos do t Futsal. Basicamente so usados trs aspectos t cnicos de uma utiliza Scout, equipe na utiliza o no Scout , sendo os seguintes a saber:

A) Desarme: Representa o setor defensivo de uma equipe, traduzindo o est marca encontraest gio da marca o em que encontra -se a equipe. Seus dados so num n representados de forma num rica, por n meros absolutos. Segundo a padroniza ser padroniza o, ser considerado desarme toda vez que um atleta interceptar ou impedir que o advers adversrio tenha a posse de bola, recuperandorecuperando -a de forma definitiva ou parcial (desarme no qual o advers advers rio retoma a posse de bola ou a mesma transpe os limites da quadra). B) Chute: Representa o setor ofensivo de uma equipe, quantificando o n ataque da mesma. Seus dados so representados por n mero absolutos e transformados em porcentagens de acertos e erros. Ser Ser considerado acerto todo chute que o goleiro defender ou Ser bater na trave ou ainda culminar em gol. Ser considerado erro caracter todo chute no qual as caracter sticas diferirem das citadas anteriormente. intera C) Passe: Representa a intera o entre a defesa e o ataque de uma n equipe. Os dados de passes so representados por n mero absolutos, sendo posteriormente transformados em porcentagens de acertos e erros. Ser Ser considerado acerto todo passe que seja realizado com qualidade, visando a progresso ofensiva ou com a inten advers dever inten o de envolver o advers rio. Este por sua vez dever chegar recepcionar Ser com qualidade ao atleta que recepcionar a bola. Ser considerado erro todo e qualquer passe realizado sem qualidade e que no advers atinja o objetivo, indo ao encontro do advers rio ou para fora.

t Padronizados os aspectos t cnicos a serem controlados, utilizaremos uma planilha na qual conste os trs aspectos citados e os nomes dos atletas da equipe. Os dados so coletados individualmente e posteriormente calculados de forma a representar a performance da equipe. Depois de reunir os dados durante algum tempo voc poder poder chegar a concluses importantes, uma delas que esses dados so importantes durante um per perodo mensal, pois isoladamente muitas vezes podem no ter grande significncia. Depois de todos os dados compilados e agrupados mensalmente, sejam eles da equipe ou dos atletas, tero grande importncia no controle da performance. Varia Variaes nos ndices de passes, chutes e desarmes, alertam altera n f conseq altera es nos n veis de aptido f sica, com conseq ente t queda na performance t cnica. Nas positivas mostram f melhorar na aptido f sica com aumento na performance tcnica.

Portanto o Scout tcnico / ttico um grande indicador de overtraining, com estes dados podemos interagir na periodizao dos atletas e ou equipe de forma a evitar o stress. Qualquer sinal de alteraes negativas(quedas dos ndice de passes, chutes e desarmes diminuiremos a carga de treinos da equipe ou algum atleta especificamente, possibilitando a recuperao dos mesmos. Alm de tudo isto, podemos utilizar os dados coletados de forma a aprimorar a tcnica individual dos atletas, aperfeioamento os aspectos que estiverem abaixo da mdia do grupo.]os dados a seguir representam as mdias e desvio padro, da equipe principal da CHEVROLET/GMC durante o perodo de janeiro a outubro de 1998:
Dados referentes a 75 jogos.
T Aspectos T cnicos Chutes Passes Desarmes Mdia 57,3% 74,4% 64% Desvio Padro 7,7 5,5 11,9

A est de forma simplificada despertar o interesse de profissionais do Futsal para utilizao do Scout tcnico / ttico como objeto de controle da performance de uma equipe, alm de utilizar os dados para aprimorar as qualidades tcnicas durante os treinamentos dirios. Muitas vezes Preparadores fsicos deixam de utilizar o scout por alegarem a sua no utilizao pelos treinadores, acho que depois desta explanao mostramos motivos suficientes para utilizarem ou continuarem utilizando a coleta dos dados tcnicos / tticos.

Das könnte Ihnen auch gefallen