Sie sind auf Seite 1von 17

Marta Velez Batista n41344

BARRAL Y ALTET, Xavier (1998), A Alta Idade Mdia, Colnia: Taschen

Introduo
Continuidade histrica O perodo da Antiguidade Tardia relata a histria de uma civilizao original com uma identidade prpria, que fez parte de uma continuidade histrica, ao invs de uma rutura e de um perodo obscuro. Devido sua originalidade, no considerado um perodo intermdio, transmitindo realizaes clssicas arquitetnicas para a concretizao da arquitetura medieval. designada com uma conotao negativa de idade obscurantista ou mesmo Europa da barbrie. (7) Neste perodo nasce o espao da baslica crist, enquanto espao de reunio e lugar destinado ao culto da Eucaristia1. (7) A iconografia medieval a chave para a compreenso das representaes religiosas da Idade Mdia, e a que ainda existe encontrada nas catacumbas, com as suas imagens, sarcfagos e mosaicos. (8) no auge da expanso crist, que os povos germnicos varrem o Imprio, em incios do sculo V. (8) A baslica, ao longo do tempo, vai sendo ampliada em funo da evoluo litrgica. A baslica e o mosteiro passam a ser os centros de prticas da vida religiosa comunitria e, tm durante a Alta Idade Mdia um desenvolvimento que tem em ateno a adaptao arquitetnica perante as regras da comunidade. O claustro o elemento central na organizao dos complexos monsticos. (10) nas zonas perifricas onde normalmente ocorre a integrao da catedral. A localizao determina a situao da catedral medieval e a organizao do bairro que a rodeia. (11)

A Antiguidade Tardia
Um crisol efervescente A Antiguidade romana, divide-se em trs grandes perodos: o Baixo-imprio, este ltimo usado ainda num sentido pejorativo, associando-se a uma ideia de empobrecimento e caos.

a Repblica,

o Alto Imprio e

Eucaristia: celebrao em memria da morte e ressurreio de Jesus Cristo.

possvel verificar, a nvel monumental que o declnio urbano dos sculos III, IV e V no teve a dimenso inicialmente outorgada, sendo caracterizado por uma unidade cultural, sendo um perodo de simbiose da herana clssica e do cristianismo. (15)

Origens histricas A Antiguidade Tardia inicia-se com a chegada ao poder de Diocleciano, em 284, marcada pela profunda reorganizao do Imprio, a luta pela manuteno das fronteiras romanas e a unidade imperial. (16) H uma forte actividade crist e, esta cresce no corao do Imprio com sedes episcopais e com lugar a conclios ecumnicos2 com o fim de definir novas orientaes dogmticas e reforar as estruturas administrativas centralizadas da Igreja. A igreja crist passa a ser um novo lugar de reunio da colectividade. (16)

Transformao da cidade clssica A sociedade deste perodo no exclusivamente rural. essencialmente urbana e, os grandes proprietrios no campo possuam vastas exploraes agrcolas. (16) O frum continua a ser um lugar privilegiado, mas assiste-se substituio progressiva dos edifcios reservados aos cultos pagos por edificaes crists. (16) Um dos monumentos principais da cidade de Roma, ser a baslica, como foi referido acima e denomina-se baslica nova, iniciada em 308 por Maxncio e concluda por Constantino, que dominava a via-sacra. Esta baslica possui: Trs abbadas de aresta, em beto, sendo a maior com 80mx20mx35m, tectos artesoados, ou de caixes, assente sob quatro pilares intermdios, abside semicircular, a oeste, para abrigar e expor a esttua colossal do imperador, iluminao das naves laterais obtida pelos dois nveis sobrepostos das janelas; Janelas altas do clerestrio na parte superior da nave, coroadas por arcos semicirculares ou de volta inteira. (18) Entre os principais monumentos da Antiguidade tardia, esto os arcos triunfais, como o arco de Constantino em Roma e o arco de Galrio. (20) Com Diocleciano, h uma tentativa de retoma tradio da construo romana, tornando-se gradualmente numa arquitectura imperial conservadora. O

Como o caso de Niceia em 325.

melhor dos exemplos o conjunto das termas de Diocleciano, em Roma, inspirado nas de Carcalla. (21) Entre as capitais do Imprio do Ocidente, Trveris, conservou construes importantes do sculo IV, como a Porta Nigra. Tambm a grande baslica construda nos incios do sculo IV. Trata-se de um edifcio essencial para a compreenso da concepo e a transformao dos espaos arquitecturais das baslicas civis romanas e a sua influncia sobre a gnese da baslica crist. (22)

A arquitectura rural A propriedade privada ocupa um lugar importante nos pases mediterrnicos. Existem dois tipos de domnios, um de grandes exploraes rurais com reas gigantes e outro de pequenas propriedades com centros de trabalho agrcola ou residncias secundrias. (25) A villa romana mais conhecida a de Piazza Armerina, cuja organizao assenta em trs eixos diferentes: o acesso s dependncias de convvio e de lazer faz-se atravs do ptio, com colunas em ferradura. A oeste encontra-se o complexo termal e a este, o residencial. O mosaico aqui usado como pavimento na decorao interior. (25)

A baslica crist Os primeiros cristos tiveram a necessidade de celebrar em lugares discretos e adequados, por isso utilizam as baslicas, que correspondiam a grandes salas de reunio, no frum da cidade, sendo estas destinadas s assembleias e a questes judiciais. (26) A baslica crist, precedida por um nrtex para a reunio dos fiis e, dividida em naves cobertas por um vigamento de madeira. As colunas conduzem abside, cuja entrada tem lugar a cerimnia. O espao interior era bastante iluminado devido s grandes janelas abertas das naves laterais e na parte alta da nave central. (26) A nova poltica de Constantino a favor do Cristianismo o que favorecia a construo de baslicas importantes nos lugares santos da Palestina e Roma. (26) semelhana dos modelos do Santo Sepulcro de Jerusalm e de outras construes romanas constantinianas, temos a Baslica de Santi Pietro e Marcellino que serviu de sepultura para a me de Constantino, Helena. (27) A baslica crist permite aos comanditrios a utilizao das paredes e dos pavimentos para fins didcticos, com decoraes pictricas e mosaicos. (28)

Os baptistrios Os baptistrios3 ficavam por norma situados ao lado da baslica principal e no possuam sede episcopal ou catedral. So edificaes caractersticas e exclusivas da arquitectura monumental crist. Geralmente de planta circular. Ao centro encontra-se a pia baptismal, no lugar ocupado pela sepultura noutros edifcios funerrios de planta circular ou poligonal, como os martyria ou os mausolus. Ravena conserva dois exemplos particularmente interessantes de baptistrios do sculo V, como o baptistrio da catedral e o baptistrio dos Arianos. (30-32)

A arquitectura funerria S nos sculos III e IV que a iconografia se torna claramente crist, visvel em sarcfagos e catacumbas. semelhana da criao arquitectnica, a cristianizao da iconografia progressiva, sem que as antigas imagens sejam abandonadas. (33) Os cemitrios estavam localizados fora das cidades na poca romana e nas proximidades das grandes vias de acesso. As catacumbas eram cemitrios subterrneos. (33) As catacumbas comeavam por uma escadaria, partindo da superfcie, que dava lugar galeria principal. Quando o cruzamento das galerias tornava-se labirntico, novas escadas abriam-se nos cemitrios de modo a aceder a tmulos de mrtires. Estes longos corredores acolhiam as sepulturas em nichos ou loculi. As sepulturas mais importantes encontram-se em pequenas cmaras funerrias, onde esto instalados os tmulos de uma famlia ou de membros do mesmo grupo social. (34)

A Afirmao Crist
Aspectos da arquitectura crist primitiva Os membros das classes dirigentes, agora convertidos ao cristianismo, participavam na construo, na remodelao e na decorao das baslicas crists. Tambm os imperadores, aps Constantino, foram os principais mecenas. (43)

Formas da baslica de Roma a Milo A forma da baslica um dos elementos unificadores associada a uma planta longitudinal. Quanto cobertura, embora a cpula aparea como expresso de prestgio, a forma mais difundida o vigamento da madeira. Exteriormente, a

Local onde se realizava o baptismo dos crentes.

cobertura dos edifcios com vrias naves apresentam caractersticas comuns, com dois planos inclinados sob a nave central, formando um telhado de duas guas, com telhados de declive simples nas naves laterais. (43) Apresentam normalmente um desenvolvimento mais importante no eixo principal este-oeste. As paredes da nave central suportam o peso da cobertura e assentam sobre colunas ou pilares que separam as naves laterais, o vigamento de madeira apoia-se no coroamento das paredes dos edifcios de uma nica nave. A construo, em rectngulo e, nos lados mais curtos est uma ou vrias absides. Pode apresentar um deambulatrio interior, ou pertencer a um tipo mais simples sem divises internas. Nesse caso a cobertura apoia-se directamente nas paredes exteriores. O transepto levou a que se valorizasse a interseco com a nave principal, atravs de um arco triunfal que d acesso abside. (45) No caso de outros tipos de construes, com estruturas curvilneas, trata-se de edifcios de planta central, de forma circular ou poligonal. A cobertura apoia-se directamente nas paredes exteriores. (45) As igrejas de planos centrados possuem trs tipos de edifcios: (45) as igrejas mistas e igrejas cruciformes que pode pertencer aos dois grupos anteriores.

As igrejas polilobadas,

Como exemplos de baslicas temos a Igreja inferior de San Clemente, SantAnastasia e SantAgata dei Goti. (50)

A originalidade de Ravena A situao geogrfica de Ravena favoreceu largamente a interpenetrao de modelos ocidentais e orientais atravs do Adritico e do Mediterrneo. (52) A igreja de San Giovanni Evangelista precisamente desta poca e possui uma planta basilical, representando um modelo usual da regio setentrional do Adritico, onde a grande nave principal desemboca numa abside semicircular no interior, e poligonal no exterior, flanqueada por dois pequenos espaos correspondentes s naves laterais. (52-57) A Glia Na Glia comum os edifcios possurem uma ou trs naves, geralmente de planta cruciforme, obtida pela presena de um transepto tal como em SaintLaurent de Grenoble. Nas zonas meridionais so encontrados monumentos cristos muito antigos, como baptistrios na Provena, edificados a partir do sculo V. Remetem tecnicamente para a chamada arquitectura paleocrist do pas vizinho. So edifcios poligonais construdos volta de uma pia baptismal, tambm dessa forma, assinalada no exterior por um corpo central mais elevado e

encimado por uma cpula que protege simbolicamente a pia, s alguns possuem deambulatrio. (57-60)

De Espanha a frica A concretizao da nova arquitectura crist seguiu caminhos anlogos aos identificados em Itlia. Situam-se a maior parte das vezes onde o terreno mais acessvel. (63) Na Pennsula Ibrica pode se ver um dos aspectos principais da decorao monumental dos edifcios cristos: os mosaicos de pavimentos das igrejas. Dois tipos de decorao do pavimento apresentam as principais tendncias: (66) Sculo VI: est presente nas ilhas Balneares e caracteriza-se por uma influncia norte-africana e pela representao de temas iconogrficos animalistas de origem oriental. Como o estilo dos pavimentos da baslica de EsFornells de Torell.

Sculos IV e V: o tipo mais antigo que temos para ilustrar so os mosaicos de Terrasa, que decoram a totalidade da superfcie do solo com o auxlio de painis geomtricos e vegetalistas, reservando apenas uma pequena parte da decorao.

As igrejas da Pennsula Ibrica podem ser agrupadas em trs grupos: (66) derivada na primeira, mas a oeste, apresenta uma segunda abside, Possui uma cabeceira e trs espaos livres compostos pela abside e dois compartimentos laterais, separados entre si. Como exemplo temos a Baslica de Tarragona.

As mais simples, com abside flanqueada por compartimentos laterais, ficando o conjunto circunscrito dentro de um permetro rectangular nico,

As expresses nacionais
De Itlia Glia Em 406, os Vndalos, os Alanos e Suevos, transpem o Reno, na regio de Mainz. Aps a travessarem a Glia, passam para Espanha, e trs anos depois com uma sequncia de guerras e pilhagens acabam finalmente por fazer a partilha da Pennsula Ibrica, em 411 e 412. Essa situao no perdurou muito tempo, pois, em 418 os Alanos so esmagados pelos Visigodos. Relativamente Os Vndalos, passam para a frica do Norte para formar um Estado poderoso, que no resiste investida bizantina do sculo VI. Somente os suevos conservaram uma parte da Lusitnia e a Galiza. (73)
6

Vindos de leste, os Visigodos penetram na Glia a partir de 412, aps terem entrado em Itlia em 401. O Ocidente entrava num perodo de partilha territorial entre os recm-chegados. Os Francos, estabelecidos no Reno e na regio de Colnia desde os fins do sculo IV, penetram na Glia. Childerico, morto em 481, comea a consolidar o seu territrio a norte da Glia. (73-74) Os Visigodos foram empurrados para Espanha comeam por estabelecer a capital do seu reino em Toulouse. A Espanha permanecer visigtica at chegada dos muulmanos, quando o reino visigodo se desmoronar abruptamente em 711. Cada um destes povos instala-se em regies do Ocidente fortemente romanizadas, com uma tradio arquitectnica clssica e paleocrist abundante e de qualidade. Da fuso das tradies locais de construo, surgiram modelos divulgados no Imprio que do origem a novas correntes artsticas, a que podemos chamar nacionais, em relao ao que vir ser posteriormente a arquitectura medieval. (74)

O papel de Itlia Ravena continua a ser uma cidade muito relevante com Odoacro, rei de Itlia aps a morte do ltimo imperador em 476. Teodorico, rei dos Ostrogodos, mantm a a sua capital at sua morte em 526. (76) Teodorico manda construir um novo palcio, ao lado de SantApollinario, dotado de uma capela palatina. O conhecimento provm de um documento iconogrfico, o mosaico da igreja de SantApollinario Nuovo, que apresenta uma fachada de trs corpos. (76) Com a presena dos Ostrogodos, Ravena enriquece a sua arquitectura com a utilizao tradicional do tijolo e o desenvolvimento das formas monumentais, prprias da cidade. Como exemplo temos a construo de um mausolu, por Teodorico, com rotunda com aparelho de cantaria e planta poligonal com alado de dois andares. (78) A arquitectura dos edifcios religiosos de planta basilical comporta um desenvolvimento em trs naves4. As propores so harmoniosas, segundo a tradio ocidental, com uma nave principal, cuja largura duas vezes superior das naves laterais. As absides remetem para o Oriente, na medida que apresentam uma planta poligonal no exterior, retendo a forma semicircular de tipo romano no interior. (79)

Com a excepo da catedral dos Ortodoxos que tem cinco naves.

A Glia Merovngia

As plantas adoptadas possuem por vezes uma nave nica, como em SaintPierre de Vienne, ou trs, como em Saint-Laurent de Lyon. Oferece uma planta semicircular com deambulatrio, decorada com belos mosaicos. (84)

A cidade de Poitiers conserva dois monumentos essenciais para a compreenso da arquitectura merovngia: (86-90) um edifcio semi subterrneo, Hipogeu de Dunes, situado fora da cidade, trata-se de uma capela funerria, onde o seu acesso feito por uma escadaria a um espao ligeiramente rectangular, ampliado atravs de arcosslios5 laterais. A cobertura seria uma abbada protegida por um vigamento de madeira. As criptas, em Jouarre, so o reflexo da nova cultura monstica, emergente da regra de So Columbano. Com duas salas, uma delas divididas em trs naves por colunas encimadas por capitis esculpidos, juntamente com os sarcfagos decorados que a se encontram, da cultura artstica da aristocracia da Glia merovngia.

Um baptistriomerovngio, Saint-Jean, que remonta a poca paleocrist. Conserva ainda a primeira pia baptismal, possuindo uma alternncia de tijolo e pedra, que define o aparelho da poca merovngia. composta por uma alta sala rectangular, dividida por dois espaos.

As Formas perifricas
De Espanha s Ilhas Britnicas

Com a chegada dos Visigodos, a Pennsula Ibrica, torna-se a sede de um reino produtivo. A arquitectura paleocrist das baslicas j se encontra bem implantada, segundo os modelos itlicos e os modelos provenientes da frica do Norte, tendo sido adoptada pelos Visigodos. (99)

A Pennsula Ibrica Visigtica Temos como exemplo as igrejas de San Pedro de la Nave, San Juan de Baos e Santa Mara de Quintanilla de las Vias, todas de pequenas dimenses, com uma planta muito compartimentada no interior do edifcio, facilitando as primeiras coberturas abobadadas dos espaos fechados. (99)

Arcosslio: termo arquitectnico aplicado ao nicho em arco (rea recuada da parede).

O mais conhecido, San Pedro de la Nave, da regio de Zamora, construdo na segunda metade do sculo VII. Possui uma planta de trs naves, sendo que a central mais alta que as laterais. Possui uma espcie de transepto que prolongase no exterior e propores escalonadas a partir de uma planta cruciforme. A cabeceira projecta-se numa abside rectangular nica. Os grandes blocos de pedra, bem talhada, do aparelho e a presena de um compartimento por cima da abside, ao qual se acede unicamente por uma janela aberta na parte superior do arco triunfal caracterstica dos edifcios religiosos visigticos. (102)

As formas religiosas da poca visigtica caracterizam-se pela: (112) do o jogo de propores, e o trabalho de pedra utilizado

compartimentao interior dos edifcios,

A forma muito nivelada do relevo, as propores exageradas das personagens, a representao simultaneamente frontal e de perfil dos corpos, o esquematismo dos olhos, da mos ou do nariz, constituem os principais traos estilsticos que caracterizam a arte visigtica. (112)

O isolamento das Ilhas Britnicas O isolamento das Ilhas favoreceu a originalidade da sua arte, enriquecida pelos contactos estabelecidos atravs dos intercmbios monsticos. (119) Os exemplos arquitectnicos desta poca no foram preservados. O que ficou foram os adereos majestosos e ourivesaria descoberta nos tmulos. Devido s escavaes arqueolgicas a arquitectura anglo-saxnica mais obsoleta, revelam uma planta de nave rectangular nica, por vezes enquadrada por espaos compartimentados, formando uma espcie de prticos. (122)

O Mundo Carolngio
Palcios e catedrais Os rabes dominavam Espanha juntamente com a Septimania6 e uma parte de Frana. Carlos Magno reina sobre um vasto territrio delimitado pelo Ebro e pelo Elba. Foi coroado rei de Roma pelo Papa Leo III e restaurou o Imprio. Carlos Magno e os seus sucessores restabelecem e criam inmeras instituies polticas e culturais prestigiosas. O seu poder legitimado pela sagrao que confere a sano religiosa ao chefe do reino. Teve como sucessor Lus, o

Regio ocidental da provncia romana da Gallia narbonensis.

Piedoso, e na sua gerao seguinte os seus territrios so divididos uma primeira vez, em 817, entre os seus filhos7. Com a morte do imperador Lus e de Pepino, o imprio dividido novamente, em 843 pelo Tratado de Verdun8: Lotrio, novo imperador, reina sobre a Lotarngia, e h uma unio dos territrios da Frsia a Itlia e Provena; Lus, o Germnico, herda a Frana Oriental ou Germnica; ao Carlos, o Calvo, cabe a parte ocidental de Frana. (127)

A arquitectura palatina A poca carolngia caracteriza-se por uma enorme actividade arquitectnica. Os monumentos conservados so um testemunho fascinante da vontade de construir, afirmada pelos soberanos. (128) Carlos Magno instala o seu palcio principal em Herstal. A impedido de edificar uma nova residncia sumptuosa (ao mesmo tempo capela, tesouro e biblioteca) devido necessidade de rivalizar com os soberanos orientais. (130) Carlos Magno a partir de 790 confia a construo do seu palcio de Aix-laChapelle a Eudes de Metz. Trata-se de um complexo concludo em 805 com residncia particular, lugar de culto e sede administrativa, justia e centro cultural. A capela composta: Um ptio rectangular que precede a capela, lembrando os atrium das baslicas, a capela possui uma planta inspirada na Igreja de San Vitale de Ravena, do sculo VI, a planta centrada, poligonal de dezasseis faces no exterior, com deambulatrio anular rematado por tribunas altas, abside rectangular que prolonga a capela a leste, e um torre prtico a oeste, flanqueada pro duas escadarias que permitem o acesso s tribunas. (131-134) O oratrio que Teodulfo, bispo de Orlans, mandou construir na villa galoromana de Germiniacus, um dos melhores exemplos que nos permitem compreender a arquitectura palatina da Alta Idade Mdia. (137) Graas ao contributo da arqueologia, o estudo dos palcios e residncias principescas da poca carolngia teve grandes progressos no decurso das ltimas dcadas. As residncias principescas palacianas tinham como forma mais comum a planta rectangular com vrios pisos (geralmente dois). (138)

Irradiao do centro do poder

7 8

Lotrio, Pepino (Aquitnia) e Lus (Baviera) e ainda Carlos, filho da segunda esposa. Em 843, estabeleceu a diviso do imprio de Carlos Magno entre os seus netos.

10

Perto do centro do poder carolngio, a elaborao de frmulas arquitectnicas veio combinar a herana das tradies locais da Antiguidade Tardia aos modelos em voga na corte. Vrias igrejas faziam parte dos grandes centros monsticos merovngios e carolngios. (140) A Igreja de Sainte-Gertrude de Nivelles, possui trs igrejas e so o exemplo da arquitectura monstica: Comporta uma abadia dupla, de homens e de mulheres, tendo sido fundada por Gertude, sepultada em 653 ou 659, a igreja principal, consagrada a Nossa Senhora, de planta basilical com trs naves e uma abside semicircular, a igreja dos monges, consagrada a So Paulo, de planta rectangular e de abside rectangular, enquanto a de So Pedro de vocao funerria. (140) A arquitectura carolngia na Blgica desapareceu a maioria das vezes e, foi substituda por edifcios posteriores. (142) A abadia de Lobbes, fundada na poca merovngia, cuja igreja consagrada e construda em 697, apenas sobrevive a igreja abacial: nave principal, iluminada por grandes janelas abertas por debaixo do tecto de madeira, originalmente separada das naves laterais. A leste, possui um transepto baixo precede a cabeceira lisa, construdo sobre uma cripta e flanqueado por duas salas rectangulares. A ocidente, uma nave de trs tramos ladeada por uma capela. (144)

Catedrais e mosteiros Nos meios urbanos denota-se uma grande actividade arquitectnica e esta desenvolve-se durante a poca carolngia. Sob o episcopado de Chrodegang o complexo episcopal era constitudo por diversos edifcios. A reformulao de Saint-tienne, foi devido a Chrodegang e o edifcio principal do grupo episcopal tem as seguintes caractersticas: precedida de um atrium, abria-se a oeste por uma turris, que indica a existncia de um torre-prtico, e no primeiro nvel abrigava uma capela dedicada a Saint Michel, a leste, a cabeceira era precedida por um longo transepto saliente no exterior; o coro ocupava um plano superior sobre a cripta, possua duas torres de escadas e era flanqueado por duas pequenas absides laterais. (144) Em Saint-Riquier encontramos o mosteiro de Centula, edificado entre 790 e 799 por Angilbert. A igreja abacial, consagrada em 799, possua gravuras existentes e revelam o aspecto exterior e o alado dominado, a este e oeste das naves, por um transepto encimado por uma torre. O piso trreo acolhia as relquias vindas da Terra Santa, enquanto o piso superior possua um altar
11

volta da qual se podia reunir toda a comunidade. As duas torres eram dedicadas, a leste a Riquier, e a oeste ao Redentor. (147-150) Surge a antigreja, que caracterstica dos monumentos religiosos deste perodo no Norte da Europa. Possui um nrtex com andares, uma torre central e duas torres laterais mais pequenas; inclui por vezes o comeo de uma nave bem como um contracoro. (150-152)

A arquitectura otoniana Oto I, o Grande, foi o primeiro imperador do Santo Imprio RomanoGermnico entre 962 e 973, este vira-se para Itlia para tentar concretizar o seu ideal de reconstruo do Imprio Carolngio. A parte mais oriental do Imprio de Saxe conserva as construes mais antigas, e nomeadamente a catedral de Magdeburg. Temos como exemplo desta altura a igreja de SaintCyriaque de Genrode. (158) O segundo quartel do sculo XI marcado pelo agrupamento volta do altar oriental do essencial da vida litrgica. Altera-se ento a disposio interior do corpo ocidental carolngio, conservando porm a estrutura exterior. (158)

O Imprio de Carlos Magno


Tmulos e o culto das relquias Os tmulos e as relquias tm bastante importncia nos ordenamentos arquitectnicos. Os relicrios, depositrios do renome espiritual de uma catedral ou abadia, atraam os peregrinos e as oferendas. As relquias mais veneradas seriam aos dos santos mrtires, objectos de culto local, e as que se referiam a Cristo, cruz ou ainda Virgem. (163) Na poca carolngia colocava-se a oeste ou a leste do edifcio, um altar sobre os despojos de um santo. Encontrava-se por vezes, como em Saint-Germain dAuxerre, um altar dedicado ao santo titular, disposto directamente na cripta baixa mas, a maioria das vezes opta-se pela sobreposio de um oratrio. (164) A presena dos santos que fascinavam multides condicionou bastante a realizao de projectos arquitectnicos especficos. (164) Aqui repousa Bodolacus de boa memria, cuja alma, assim o cremos, est em repouso merc do piedoso tesouro das suas esmolas e do seu amor por Saint Martin, Morreu em paz no oitavo dia das calendas de Setembro do dcimo segundo ano do rei Carlos

12

Quem fizesse doaes generosas podiam ser sepultadas perto do corpo do santo como indica o epitfio9 a cima transcrito. Comea a surgir a proliferao de criptas de trs tipos:

Subterrneas, Semi subterrneas e Exteriores cabeceira. O seu acesso destas fazia-se por duas portas situadas nos cruzeiros do transepto, ou das naves colaterais, servidas por escadas e corredores. As criptas tinham uma funo simblica de um cofre monumental que protegia o tmulo e as relquias desempenhavam o papel de um martiryum. (169) A circulao era facilitada com dois acessos, que permitiam aos peregrinos entrar por um lado e sair pelo outro, depois de terem tocado no tmulo ou o cofre e de se aspergirem com gua benta, tendo uma possibilidade maior de irem para o Paraso. (169) Para proteger ao mximo os seus tesouros e os objectos preciosos, concebeu-se uma arquitectura especfica destinada sua guarda. Segundo o Testamento de Carlos Magno, os objectos preciosos do soberano eram depositados em trs locais diferentes: (170) Na camera encontrava-se a Na biblioteca onde eram Na capella, que continha fortuna imperial em metais conservados os livros objectos, livros e preciosos e tambm preciosos. ornamenta litrgicos ornamentos do vestiarium.

Lus, o Piedoso, manda edificar uma nova abadia que construda em 818 em Das, de planta cruciforme, com uma nave principal flanqueada por outras duas laterais. O transepto separa as naves de uma grande abside enquadrada por duas absidolas. (171) no sculo V que construda a Baslica de Saint-Denis, e passa a ser um dos principais monumentos carolngios da Frana setentrional que acolhia na poca merovngia os tmulos principescos de Dagobert e da rainha Mathilde, de Clvis II, e da rainha Arngonde, esposa de Clotaire I. (173)

As experincias da Borgonha As baslicas borgonhesas de Saint-Germain dAuxerre, de Saint-Pierre de Flavigny e de Saint-Bnigne de Dijon ilustram bastante bem a evoluo da arquitectura Carolngia. (174) A cidade cresce para norte e so construdas habitaes em redor do mosteiro e denota-se uma prosperidade da baslica durante o sculo IX, esta expanso travada com o cerco da cidade por parte dos Vikings, nos finais do sculo IX. Os

So inscries escritas sobre tmulos, mausolus ou campas em homenagem uma determinada pessoa.

13

santurios suburbanos so incendiados e destrudos duas vezes, pela primeira em 887, e, de novo, em 910. (178) Na Borgonha, a arquitectura da poca carolngia essencialmente conhecida pelas criptas de Saint-Germain de Auxerre e da abadia de Flavigny. Possui uma capela de planta centrada no eixo, por detrs da cabeceira que estava ligada abside-martirya. (178)

No dealbar do ano Mil


Do Norte ao Mediterrneo As Regies perifricas do Norte e do Oeste Ao longo dos sculos VIII e IX, o Imprio atravessa grandes tenses nos seus territrios perifricos. Estes distribuem-se em trs zonas: (185)

1 influncia mediterrnica, 2 delimitada pelas bacias 3 inclua os Escandinavos, do Reno, do Danbio e por os Eslavos orientais e uma parte da Glia e ocidentais, alm dos povos blticos e finlandeses

Subsistem poucos vestgios da arquitectura do perodo anterior poca normanda, da qual novos monumentos vieram substituir os edifcios anteriores. Algumas igrejas eram construdas em madeira, de acordo com a tradio nrdica. A herana anglo-saxnica propriamente dita, caracterizada por um aparelho irregular, por slidas pedras angulares, pela presena de um prtico na fachada e pela utilizao do arco ligeiramente ultrapassado, vamos encontra-la em Bradford-on-Avon. (185) A arquitectura religiosa anglo-saxnica utiliza o aparelho de pedra regular. A planta utilizada com maior frequncia apresenta uma nica nave, prolongada por uma abside rectangular, mais baixa e mais estreita do que a nave, flanqueada por duas pequenas salas. (185) Uma outra caracterstica da arquitectura britnica do sculo IX a presena frequente de uma abside no lado oeste do edifcio, semelhana da arquitectura carolngia continental. (186) Na Irlanda nos finais no seculo VIII desenvolve-se uma arquitectura de madeira, como na Igreja de Saint Brigitt, em Kildare, que remonta para 868. (186) Os Estados cristos do mundo escandinavo10 s vo encontrar o equilbrio em finais do sculo X. A sua cultura conhecida atravs dos tmulos, como por exemplo o de Oseberg e o de Jellinge. (187)

10

Sucia, Noruega e Dinamarca.

14

A civilizao viking deixou a sua marca em monumentos fortificados no Sul da Dinamarca, entre as mais importantes, as fortalezas de Trelleborg, Aggersborg em Nonnebakken. Foram construdas por vezes em pedra, mas sobretudo de terra e madeira. (187) Tradies meridionais

Os diferentes modelos arquitectnicos, concebidos em Itlia ao longo da Antiguidade tardia, exerceram uma grande influncia na Alta Idade Mdia carolngia, dado que os soberanos ansiavam por restabelecer a ideia imperial. O papel essencial desempenhado pela Igreja de San Vitale de Ravena, na elaborao da Capela Palatina carolngia de Aix-la-Chapelle, ilustra perfeitamente estas influncias. (188) Em Cividale, importante centro lombardo11, o Oratrio de Santa Maria in Valle, pequena construo de planta rectangular que data de finais do sculo VIII, possui uma importante decorao monumental de estuques polcromos. Estes representam personagens em alto-relevo, bem como elementos decorativos geomtricos e vegetalistas. O estilo dos relevos sugere uma certa influncia bizantina na Lombardia. (188) O perodo carolngio em Roma particularmente interessante devido unio operada entre as fortes tradies paleocrists e os inmeros restauros e inovaes arquitectnicas. (190) O Santurio de So Pedro de Roma, torna-se o modelo mais imitado no Ocidente. Na cidade de Roma encontramos a reproduo da sua planta e alado em Santa Prassede. A planta de So Pedro de Roma vai atravessar todo o perodo carolngio sem perder a sua importncia simblica. (190) Catalunha oferece um bom exemplo de desenvolvimento regional autnomo. Entre os grandes edifcios conservados, anteriores ao sculo X, assinalam-se trs igrejas de Terrasa, Egara, perto de Barcelona, sendo um antigo conjunto episcopal, respectivamente, So Pedro, So Miguel e Santa Maria. Trata-se de dois edifcios romnicos e de uma terceira baslica contempornea: (192) San Miguel uma construo de planta centrada, quadrangular no exterior e decorada no interior com quatro nichos nos cantos. A leste, uma abside alteada pela presena de uma cripta trilobada apresenta uma planta poligonal no exterior e ultrapassada no interior. San Pedro que conserva apenas da poca uma abside trilobada e um transepto. Os janeles, a forma das absides e o volume das construes conferem-lhes um aspecto que no se encontra nas outras igrejas da regio.

A igreja de Santa Maria formada por uma grande abside de planta quadrangular no exterior e em ferradura no interior.

11

Lombardos: povo germnico originrio no Norte da Europa.

15

O reino das Astrias A invaso muulmana de 711 no conseguiu expulsar por completo os Visigodos da Pennsula. Em 722, depois da vitria de Covadonga, viram-se confinados ao pequeno espao geogrfico das Astrias, situado entre as montanhas e o mar. Durante o reinado de Afonso I (739-757) o reino das Astrias afirma a sua independncia. volta do palcio e do complexo episcopal so erigidas inmeras igrejas. (194) O reino das Astrias, durante o sculo IX, mantm relaes estveis com o Imprio Carolngio. A arte palaciana que a se desenvolve e segue a tradio visigtica desvia-se ostensivamente de toda e qualquer influncia islmica. Os monumentos mais importantes da altura, entre os conservados, construdo perto da cidade de Oviedo, entre 812 e 842, foram a Igreja de San Julin de los Prados ou Santullano. Tambm temos como exemplo o palcio de Naranco. (195-199) As caractersticas formais presentes so as plantas de trs naves, as cabeceiras tripartidas e a compartimentao do espao interior alm da presena de uma sala alta por cima das absides. A terceira e a ltima fase da arquitectura asturiana abrem o caminho a novas frmulas que viro desenvolver-se na poca romnica. (200-204) A arquitectura morabe Os Morabes desfrutavam de liberdade de culto. Estes comeam a emigrar para as regies setentrionais libertadas12 com a perca de direitos. Esta emigrao explica a presena de elementos arquitecturais de influncia mourisca, no Norte da Pennsula, como o modilho cinzelado ou o arco ultrapassado ou de ferradura. (210) A arquitectura morabe possui uma dupla influncia: (210)

Da liturgia hispnica patente na diviso Da arte muulmana andaluza que se interior do espao e manifesta na utilizao do arco de ferradura e das absides muito fechadas ou em certos pormenores decorativos.

As plantas dos edifcios morabes so de tipo basilical e, combina a planta basilical e a planta cruciforme de tradio visigtica. O espao interior muito compartimentado, formado por pequenas reas quadrangulares com cancelos ou muros baixos que separam as absides do transepto. (210)

12

Como as Astrias, Leo e Galiza.

16

Nas colinas de Ronda perto de Mlaga, temos a Igreja do Bobastro a nica igreja conservada que pode ser atribuda aos morabes residentes no enclave, ou seja quando as fronteiras geogrficas ficam dentro dos limites de outro. (211) A arte desta poca caracteriza-se pela emergncia dos manuscritos ditos de Beatus, abade de Libana, nas Astrias, sobre o Livro de Daniel e o Apocalipse. Foram copiados ao longo do sculo X. Entre os manuscritos mais notveis de Beatus, destaca-se o que faz parte da coleco da Pierpont Morgan Library em Nova Iorque. (214-217)

Concluso
A herana carolngia A arquitectura carolngia elaborou diversos modelos que conduziram Idade Mdia a herana e o prestgio da Antiguidade tardia. O crescimento do culto das relquias, a grandeza crescente dos santurios e a multiplicao dos altares esto na origem da opulenta produo de ourivesaria da poca carolngia, cujas peas desempenharam um papel importante na escultura monumental posterior. (223) A arquitectura monumental e a produo de mobilirio eclesistico e de objetos decorativos na poca carolngia partilham entre si uma relao muito estreita. O sculo X marca uma ruptura em relao problemtica relativa leitura dos elementos da esttica carolngia, embora geralmente inscreva-se na continuidade entre a Antiguidade e a Idade Mdia. (223) A arte carolngia foi marcada pela forte personalidade de Carlos Magno e pelo profundo envolvimento da sua corte na criao artstica. A arte do sculo X ir passar por uma certa diversificao e fragmentao. No entanto, o sonho de grandeza e de unidade imperial dos Carolngios influenciou de forma duradoura a arquitectura. (223)

17

Das könnte Ihnen auch gefallen