Sie sind auf Seite 1von 7

Caro Aluno, com grande prazer que apresentamos este trabalho desenvolvido atravs de anos de estudo e experincia junto

o ao violo. spero que as in!orma"#es aqui contidas possam ser usadas na sua totalidade e que voc venha $ algum dia $ tornar$se um grande m%sico.

&ro!. 'i(como )artoloni*

ste trabalho contm in!orma"#es b(sicas para o estudo do violo de uma maneira resumida e clara. +eia com aten"o todos os textos e tire suas d%vidas no decorrer das aulas, mas no se esque"a do principal, -ocar. /omente praticando em seu instrumento que voc ir( compreender toda a teoria apresentada e poder( us($la na sua totalidade. )oa sorte nos estudos. /eja )em vindo.. Gicomo Bartoloni & Cludio Sant'Ana

Um pouco de Histria
'uitarra, 'uitarre, guitar, gitarra, chitarra como se chama o violo, respectivamente, em espanhol, !rancs, ingls, alemo e italiano, palavras que vieram do grego 01tara, nome que designava um dos principais instrumentos de cordas dedilhadas existentes na antig2idade. 3( a origem da palavra violo bem mais clara, viola 4 su!ixo o 5aumentativo6. 7iola aqui no )rasil o instrumento muito usado em nossa m%sica sertaneja e que apresenta not(vel semelhan"a com a vihuela do sculo 879. 7iolo , pois, uma vihuela grande. :ouve, entre n;s, tentativas de substituir o termo violo por guitarra, sob a alega"o que este internacional. <elizmente, essas tentativas no vingaram e !icamos mesmo com o nosso querido violo que, alm do vern(culo, tem a vantagem de designar, sem sombra de d%vida, o instrumento a que nos re!erimos, enquanto que a palavra guitarra necessitaria de quali!icativos, pois existe a guitarra havaiana, a portuguesa, a eltrica, a baixo 5contrabaixo eltrico6 e outras que devem ser di!erenciadas da guitarra espanhola 5violo6. = violo o resultado do desenvolvimento realizado durante v(rios sculos. &odemos citar a c1tara, o Ala%de e a 7ihuela como seus predecessores.

Conhecendo o Instrumento

= violo um instrumento >ac%stico>, ou seja, seu som ampli!icado atravs de uma caixa ac%stica ou caixa de resson?ncia. /em esta caixa, o violo soaria como uma guitarra eltrica desligada. xistem v(rios instrumentos ac%sticos. &ara reconhece$los basta veri!icar se eles possuem a caixa ac%stica como o violino, viola, cavaquinho, piano, etc. As notas musicais so produzidas no violo dedilhando as cordas com os dedos da mo direita. &ara mudar de nota, os dedos da mo esquerda pressionam as cordas ao longo da escala do bra"o do violo.

Vocabulrio bsico
@eve ser lido com aten"o, pois alm de esclarecer nomes e !un"#es, !ornece dicas para quem esta pretendendo comprar um instrumento. A o $ -raduz a palavra inglesa action, usada por violonistas americanos e serve para indicar a maior ou menor di!iculdade de tocar um instrumento em razo da altura das cordas. Altura $ a altura das cordas determina a chamada a"o do instrumento. A"o dura quando as cordas esto muito altas, e a"o macia quando esto baixas. A altura das cordas medida na ABC casa da parte in!erior da corda at a madeira da escala. A medida na DC corda deve ser de E mm e na AC de F mm. Altura em excesso pode causar cansa"o no tocar, e at tornar impratic(vel a a!ina"o do instrumento. A altura muito baixa pode causar o chamado >trastejamento> e o estado das cordas na escala.

Boca $ 5ou ouvido6 de !ormato circular a porta de sa1da do som ampli!icado pela caixa ac%stica.

Brao $ a parte do instrumento que ajustada e colada G caixa de resson?ncia e que recebe a escala e as tarraxas. 'eralmente !eito de mogno e deve ter veios retos e paralelos no sentido longitudinal. Cai!a $ Caixa de resson?ncia, caixa ac%stica ou simplesmente caixa, o conjunto que compreende o tampo, as !aixas e o !undo, cuja !un"o ampli!icar o som produzido pelas cordas. Ca"alete $ pe"a de jacarand( da )ahia ou da Hndia dotada de ori!1cios nos quais so inseridas e amarradas as cordas. /obre ela ajustado o rastilho e sua colagem no tampo opera"o delicada, visto que dela depende a a!ina"o do instrumento. Cintura $ a parte mais estreita da caixa de resson?ncia. #scala $ uma lamina de bano ou de jacarand( da )ahia colada na parte superior do bra"o, sobre a qual se colocam os trastes para delimitar os semitons. $ai!as $ +?minas curvas de jacarand( da )ahia ou da Hndia que separam o tampo do !undo do violo.

$undo $ <eito da mesma madeira das !aixas, o !undo !echa a caixa de resson?ncia no lado oposto ao tampo. <aixas e !undo, alm de re!letirem as vibra"#es do tampo, exercem apreci(vel in!luncia no timbre do instrumento.

$iletes $ +?minas !inas e estreitas de madeira natural eIou tingida que exercem !un"o de liga"o, prote"o e ornamenta"o.

ste trabalho contm in!orma"#es b(sicas para o estudo do violo de uma maneira resumida e clara. +eia com aten"o todos os textos e tire suas d%vidas no decorrer das aulas, mas no se esque"a do principal, -ocar. /omente praticando em seu instrumento que voc ir( compreender toda a teoria apresentada e poder( us($la na sua totalidade.

Gicomo Bartoloni & Cludio Sant'Ana

%o&es iniciais sobre acordes


= Acorde o conjunto de trs ou mais sons, que sobrepostos ou tocados simultaneamente produzem uma certa harmonia. A !orma"o destes bastante complexa, motivo pelo qual a constru"o dos acordes ser( explicada nas pr;ximas aulas. &or hora basta saber que estes acordes se apresentam con!orme as seguintes denomina"#es,

a) ACORDES CONSONANTES: Representam a srie de acordes que ao serem tocados transmitem uma sensao repousante e harmoniosa. era!mente so as "posi#es" mais $%ceis de serem tocadas &ortanto' nesta $ase do curso' (amos usar principa!mente estes acordes. )) ACORDES D*SSONANTES: Ao contr%rio dos anteriores' estes transmitem uma sensao mais tensa' mais chocante +dando a impresso de pouco harmoniosa). Estes acordes so uti!i,ados principa!mente na e-ecuo da ".ossa No(a" e do "/a,,". 0uitas (e,es' quando estes acordes so tocados separadamente' transmitem uma sensao de "erro"' porm' no conte-to 1era! da m2sica tornam3se a1rad%(eis. Al'o sobre a nota o dos acordes Tendo em (ista a B(A)* #S+U#,-.IC* /* VI*01* necessidade de adoo de uma escrita $%ci! e compreensi(a para o acorde' procurou3se sim)o!i,%3!o a partir do desenho do )rao do (io!o. Dessa $orma' con$orme apresentado na $i1ura ao !ado' pode3se indicar o posicionamento dos dedos da mo esquerda' )em como a "casa" do )rao do (io!o a ser uti!i,ada. $orma o dos acordes
As !iguras a seguir, representam a gra!ia dos acordes de +a maior e Ji maior 5representadas

pelas letras mai%sculas A e , respectivamente6.

Note que para $ormar os acordes de(emos pressionar as cordas da maneira apresentada no mode!o do )rao do (io!o' se1uindo3se a ordem dos dedos indicada no desenho anterior. Consu!te a numerao dos dedos correspondentes' e pratique (%rias (e,es a mudana de uma posio para outra. &or hora' no se importe muito com a mo direita. &ratique as mudanas de acordes (%rias (e,es. Com re!ao 4 mo direita' e-ercite da se1uinte maneira: 1) Desa o po!e1ar da 56 at mais ou menos a 76 corda e su)a o dedo indicador no sentido in(erso' ou se8a' da 96 corda at mais ou menos a :6 corda' con$orme as setas a)ai-o representadas:

B6 <a"a isso duas vezes 5contadas a partir do polegar6 em cada posi"o. % o pare a m o direita durante a mudana de posi o e prati2ue bem lento3

%4mero dos dedos da m o es2uerda


@edo nK 9 L 9ndicador @edo nK B L Jdio @edo nK M L Anular @edo nK F L J1nimo. =bs. , = dedo polegar da mo esquerda ser( utilizado somente como apoio da parte de traz do bra"o do violo. CUI/A/*5 &ara um bom posicionarnento do polegar, este deve !icar aproximadamente paralelo ao dedo mdio.

*bser"a&es5 A6 &ode$se deixar o AK dedo da MC corda para ambas as posi"#es. Com isso, os %nicos que se deslocam, sero os dedos B e M. B6 A palma da mo esquerda no dever( encostar de modo aAgum no violo. &ara que isso no ocorra, coloque o polegar esquerdo na posi"o central do bra"o.

A primeira m4sica333 Com os acordes a1ora dominados' podemos tocar (%rias m2sicas' como por e-emp!o a simp!es canti1a:

*bser"a&es5 9 6 A mudan"a de posi"#es !eita geralmente nas silabas tNnicas das palavras. B6 -oda troca de posi"#es realizada quando se inicia a execu"o com o polegar da mo direita. &ortanto, para uma boa execu"o dever( sempre acontecer trs coisas ao mesmo tempo, troca de posi"o, cantar a s1laba tNnica e tocar o polegar.

Os Sete Acordes Maiores

Das könnte Ihnen auch gefallen