Sie sind auf Seite 1von 59

Aba Ababaloi

A Um dos anjos que se invocam nos rituais cabalsticos e que se diz controlar a sexualidade humana. Um dos anjos que se invocam nos rituais cabalsticos, especialmente na magia salomnica. (O estruidor! "o #Apocalipse$, % o anjo ou estrela do abismo sem &im, que acorrenta 'atan(s por mil anos. iz)se que &oi o anjo invocado por *ois%s para que enviasse as chuvas terrveis que arrasaram o +gipto. Agumas autoridades re&erem)se a Abaddon como a um lugar e n,o a um anjo. +ste % o nome dado pelos judeus ao deus grego Apolo. +m alguns livros apcri&os, como os #Actos de -om(s$, Abaddon % considerado uma entidade demonaca. Abaddon tamb%m &oi identi&icado com o anjo obscuro da morte, com um demnio do abismo e com um dos demnios da hierarquia in&ernal, em muitos casos designado como o prprio 'atan(s. 'egundo o .ohar, este nome % uma descri/,o das hierarquias in&ernais. (O Arrependido! Um dos sera&ins rebeldes, que mais tarde se arrependeu do seu pecado contra eus. *as de acordo com a doutrina crist,, os anjos cados n,o podem arrepender)se, j( que, uma vez que pecaram contra eus, a sua ess0ncia est( arraigada no mal. Um dos anjos da con&us,o. (1randes Anjos! Outro nome que se d( ao 2oro dos +relim ou -ronos. As 3ntelig0ncias principais ou princpes regentes deste 2oro s,o .a&4iel ou 5o&iel. Um dos anjos regentes das *ans6es da 7ua, que se invocam durante rituais m(gicos lunares. O seu nome aparece inscrito no #'egundo 8ent(culo da 7ua$, em #A 1rande 2lavcula de 'alom,o$. +ntre os mandeos, este % o anjo da estrela do "orte, rege a 9alan/a onde se pesa a alma do ser humano quando este morre. -amb%m % conhecido pelo nome de Ab:atur. Um dos nomes da *ortee um dos espritos guardi,es das portas do 3n&erno.

Abaddon

Abadon

Abadona Abadgtha Abalim

Abariel

Abathur *uzania

Abbaton

Abdals

"a #1rande 2lavcula de 'alom,o$, % o nome de um dos anjos de eus, que se invocam durante a magia cerimonial, para controlar os espritos. (Os 'ubstitutos! ; um grupo de setenta espritos que asseguram a exist0ncia permanente do mundo, de acordo com os mu/ulmanos.

A ' eus (Al(! conhece os seus nomes secretos. +stes seres n,o s,o imortais e quando um deles morre eus cria outro para substitu)lo. (O 'ervidor! Um dos anjos que protegem o crculo m(gico na magia salomnica. (O 'ervidor de eus! O #7ivro do Anjo <aziel$ escrito, segundo a lenda, pelo anjo com este nome, menciona Abdiel como um dos anjos da hierarquia celestial. "o livro Paraso Perdido, o poeta *ilton apresenta Adiel como um dos sera&ins radiantes que combateu a revolta de 'atan(s, atacando)o e &azendo)o cair com o &io da sua espada. Abdiel tamb%m % conhecido como Abadiel. Um dos grandes anjos que regem as vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos anjos que regem o =uato 2%u, a quem se invoca sempre no ponto 7este do crculo m(gico na magia cerimonial. e acordo com o 1nosticismo, Abel % um dos doze 8otestades que julgam as almas quando estas chegam ao 2%u. 'egundo #A 1rande 2lavcula de 'alom,o$, % um dos anjos que se invocam, para subjugar os espritos in&ernais durante os rituais de magia negra. Um dos espritos in&ernais que regem o +gipto> aquele que lutou com *ois%s e endureceu o cora/,o do &ara relativamente a este. +ntre os antigos hebreus, Abezi era uma entidade in&ernal tamb%m identi&icada com 'amael e *astema. e acordo com o #-estamento de 'alom,o$, 9eelzebub % o pai de Abezi. Outro dos anjos que regem as vinte e oito *ans6es da 7ua. e acordo com O Livro da Magia Cerimonial, esta % uma das quatro palavras que eus disse a *ois%s. As outras tr0s &oram Agla, 5osta e 2aila. Ablati tamb%m % um dos anjos que se invocam nos rituais do arcanjo Uriel. ; o anjo que rege a s%tima hora do dia, de acordo com o grimoire A Arte Paulino. 'egundo a cabala, este % o prncipe dos +ons. +ntre os 1nsticos, Abraxas ou Abraxis % o nome de eus e entre os persas a origem das trezentas e sessenta emana/6es divinas identi&icadas com os dias do ano. A maior parte das autoridades judaicais consideram)no uma

Abdia

Abdiel

Abdiziriel

Abel

Abelech

Abezi)-hibod

Abheiel

Ablati

Abrasiel Abraxas

A divindade in&ernal. e Abraxas derivou a &rmula m(gica Abracadabra, que se usava em tempos idos para curar &ebres e outras en&ermidades. "a tradi/,o judaica, % um dos #*emumim$, ou anjos assistentes, cujo nome se usa em amuletos contra o mau) olhado. Abrid tamb%m % o anjo do +quincio do ?er,o. ; um dos anjos que se usa m invoca/6es cabalsticas, que em tempos &oi membro do 2oro dos omina/6es. e acordo com o livro 8ergunte aos 'eus Anjos, % um dos anjos da trans&orma/,o, aquele que explica como os anjos ajudam a humanidade a levar a cabo mudan/as positivas para o &uturo. ; um dos anjos que se invocam durante o 'abath judaico. (O 8oder de eus! Um dos nomes que os mu/ulmanos d,o a 1abriel. Outro nome do mesmo anjo % 5ibril. Outro dos anjos que regem as vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos setenta e oito nomes do grande arcanjo *etraton. Um dos anjos do ar e da segunda &eira. Um dos anjos do 'egundo 2%u. Um dos anjos do 'egundo ou -erceiro 2%u, regente da quarta &eira, que se invocam a partir do ponto "orte do crculo m(gico. Um dos anjos da ora/,o> outros anjos que transmitem as ora/6es dos &i%is ao trono de eus s,o *etatron, <a&ael, *iguel, A4atriel e 'izouse. Outro dos anjos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. (O 8roblema! Um dos sera&ins que est( encarregado dos segredos da natureza e de dotar de paci0ncia os seres humanos. "o 1nosticismo, uma das &ilhas de 8istis 'o&ia e m,e do deus mal%&ico 3ldabaoth. Um dos anjos da es&era de ?%nus em a #1rande 2lavcula de 'alom,o$. Um dos anjos do 2oro dos -ronos. O anjo dos jogadores. Outro nome do anjo Abdiel, muitas vezes identi&icado com o anjo de 5@piter, .ad4iel. ; um dos setenta e oito nomes do grande arcanjo *etraton. e acordo com a tradi/,o judaica, % um dos anjos do '%timo ?estbulo celestial. Um dos v(rios anjos repreendidos durante o 2onselho de <oma.

Abrid

Abriel Abrigiel Abrimas Abruel Abrunael Absannis Abuhaza Abuionij Abuiori Abuliel Abuhozar Achaiah Achamoth Acheliah Achusaton Aclaha:e Adabiel Adadi:ah Adiel Adimus

Adirael Adirah Adiriel

Adiririon

A Uriel % outro dos anjos repreendidos, mas n,o se explica porque raz,o estes anjos n,o s,o bem vistos pela 3greja. ; um dos anjos cados, servidores de 9eelzebuth, segundo o livro de Abramelin, o Mago. Um dos anjos do '%timo 2%u. ; um dos anjos do =uinto 2%u. As vezes identi&icado com Adiriel, diz)se que % um dos anjos do 2oro dos 8otestades, cujo nome se usa em amuletos contra o mau olhado. iz)se que % um dos guardi,es angelicais do 8rimeiro 2%u. Algumas autoridades dizem que Adiririon % um dos nomes de eus. Um grupo de sete anjos v%dicos, regidos por ?aruna, que re&letem a glria divina de eus, segundo os Vedas. Um dos anjos regentes do planeta -erra, que reside no 'egundo 2%u. 'egundo #A 1rande 2lavcula de 'alom,o$, um dos anjos da es&era de ?%nus, que se invocam em rituais de amor. Um dos regentes do 2oro dos Anjos, tamb%m regente do m0s de "ovembro e um dos protetores de 'agit(rio. iz)se que eus deu a Anachiel um talism, para curar as doen/as do estBmago. +ste anjo tamb%m % conhecido como Advachiel e Adernahael. (a Mo de Deus! Uma das cristuras que eus utilizou na cria/,o do Universo, segundo o #7ivro de +noch$. Um grande anjo que se invoca para exorcizar os demnios da doen/a, 9obel e *etathiax, segundo o #-estamento de 'alom,o$. -odos os nomes angelicais que come/am por #adona$ se baseiam no nome que os judeus d,o a eus, Adonai, e geralmente s,o utilizados para exorcismos de grande poder contra as &or/as do mal. O anjo que se invoca para exorcitar o demnio 3chthion, que provoca a paralisia. O nome que os judeus d,o a eus, uma vez que CD?D (CaEeh ou 5eov(!, que jamais % pronunciado pelos judeus devotos. Adonai signi&ica 'enhor.

Adit:as Admael Adna

Adnachiel

Adoil

Adonael

Adonaeth

Adonai

+ntre os &encios, Adonai era um dos sete anjos da ivina 8resen/a, respons(vel pela cria/,o do Universo. O nome da montanha onde Abra,o &oi, por ordem de eus, Adonai Cireth para sacri&icar o seu &ilho 3saac, cujo sacr&icio &oi detido por um anjo do 2%u.

Adonaios Adoniel Ado:ahel Adrael

A "o 1nosticismo, um dos sete arcontes que regem os 'ete 2%us. 'egundo #A 1rande 2lavcula de 'alom,o$, um dos anjos de 5@piter que se invocam em ritaus m(gicos. -amb%m % um dos regentes da meia)noite. 'egundo o sexto e s%timo #7ivro de *ois%s$, um dos quinze anjos regentes pertencente ao 2oro dos -ronos. As vezes con&undido com Adriel, % um dos anjos regentes no 8rimeiro 2%u. O seu nome signi&ica #A *inha Ajuda % eus$. Um dos anjos cados, que em tempos pertenceu ao 2oro dos -ronos. =uando % invocado em rituais de magia, diz)se que se mani&esta com a &orma de uma mula com penas de pav,o real. "a hierarquia in&ernal, Adramelech % um grande chanceler da Ordem da 1rande 2ruz ou *osca, &undada pelo prprio 9eelzebuth. 'egundo o livro Dierarquia dos Anjos 9enditos, Adriel % um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua e um dos anjos da morte e do 5uzo Final. Um dos setenta e oito nomes do grande arcanjo *etraton. 'egundo o #7ivro de Ad,o e +va$, um dos livros da #Apcri&a$, Aebel, juntamente com 'hetel e Anush, deram de comer e beber a Ad,o por ordem de eus. +ste anjo, cujo nome signi&ica #ira divina$, % um dos anjos do '%timo 2%u e % &ormado por correntes de &ogo vermelho e negro. ; um dos anjos da destrui/,o e da morte dos seres humanos. Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. 'egundo o #7ivro do Anjo <aziel$, este % um dos anjos da ira divina, que tem dezasseis caras que se trans&ormam continuamente. Um dos guardi,es do ?estbulo do =uinto 2%u. 'egundo os judeus, % o anjo do anoitecer. Um dos anjos pertencentes ao 2oro das 8otestades. 'egundo a tradi/,o rabnica, % outro dos anjos da destrui/,o. Um dos anjos cados e um gr,o)duque na hierarquia in&ernal. As entidades in&ernais &ormam um reino com 'atan(s como rei. Os maiores demnios s,o prncipes, duques, marqueses, condes e chanceleres. Agares, antes da sua queda, pertenceu ao 2oro das ?irtudes. =uando invocado em rituais de magia, mani&esta)se como um

Adramelech

Adriel Adrigon Aebel

A& A&a&iel A&&a&niel A&4iel A&tiel Agad Aga& Agares

Agbas Agiel Ag4agdiel Agla Agniel

A anci,o montado em cima de um crocodilo. iz)se que um dos seus poderes % o de ensinar lnguas e provocar terramotos. Um dos guardi,es do ?estbulo do =uarto 2%u. "a magia talismGnica, % um dos anjos do planeta *erc@rio. Os magos da 3dade *%dia, especialmente 8aracelso, identi&icaram)no com 'aturno em vez de *erc@rio. Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. Um dos nomes de eus, invocados no "orte do crculo m(gico. -amb%m % um anjo invocado em rituais de exercismo. Um dos anjos cados, mencionados com rela/,o H =uarta es&era da =lipoth ou aspecto negativo da Irvore da ?ida.

Agrat 9at O anjo da prostitui/,o. *ahlat Agromiel Um dos guardi,es do ?estbulo do =uinto 2%u. Um dos anjos pertencentes ao 2oro das omina/6es, invocado Aha em rituais cabalsticos. Um dos anjos da es&era do planeta *erc@rio, invocados em Ahaijj rituais m(gicos. um dos assistentes do arcanjo 1abriel e regente da segunda) Ahariel &eira. Um dos assistentes do anjo Ja&siel, regente do s(bado, Ahiel invocados quando uma mulher est( em trabalho de parto. ; o 'atan(s entre os persas, que segundo estes destri o Ahriman mundo. O anjo de domingo e regente do signo de 2arneiro. Aiel % um Aiel dos anjos do elemento ar e reside no =uarto 2%u. -amb%m conhecido como 3shim, este % o grupo de entidades celestiais que &ormam o 2oro dos Anjos, segundo a 2abala. Aishim O seu nome signi&ica #chamas$ ou #&ogo divino$. Um dos grandes prncipes regentes do '%timo 2%u, superior aos restantes anjos, e muitas vezes identi&icado como o Anjo do 'enhor e com o prprio eus. 'egundo a 2abala, A4atriel est( associado com a 1lria do -rono de eus. 'egundo o livro apcri&o #A <evela/,o de +sdras$, este % um dos nove anjos regentes do 5uzo Final. O anjo do @ltimo port,o do '%timo 2%u e o arauto do 'enhor. 'egundo o livro #7endas do 5udeus$, quando *ois%s pediu o prolongamento da sua vida, deus ordenou a A4raziel que n,o deixasse chegar ao 2%u o pedido daquele, pois tinha chegado a hora da sua morte. O anjo da &ertilidade.

A4atriel

A4er

A4raziel

A4riel

Aladiah Alali:ah Alat Alimiel

A Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um dos setenta e oito nomes de *etraton. Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. Um dos anjos do 8rimeiro 2%u.

Alimiel % identi&icado com umahel e tamb%m se diz que % um dos sete anjos que guardam a cortina que est( diante do trono de eus. Almon Um dos guardi,es do ?estbulo do =uarto 2%u. Alphariza Um dos anjos do 'egundo 2%u. Alphun O anjo das pombas e um dos regentes da oitava hora. 'egundo o Alcor,o, um dos dezanove anjos que guardam o Al).abami:a 3n&erno. Um dos anjos regentes da sexualidade do ser humano e do Amabiel planeta *arte. Amale4 segundo a 2abala, o irm,o g%meo de 'amael. Amaliel Um dos anjos do castigo e da &raqueza do ser humano. Amamael Um dos guardi,es do ?estbulo do -erceiro 2%u. 'egundo o sexto e s%timo #7ivro de *ois%s$, um dos quinze Amarz:on anjos do -rono de eus. Amatiel Um dos quatro anjos da 8rimavera. Amatliel Um dos guardi,es do ?estbulo do -erceiro 2%u. Um dos anjos regentes do 2oro dos -ronos e anjo do m0s de Ambriel *aio. Amerarat "o .oroatrismo, o anjo da imortalidade. os arcanjos do .oroatrismo, cujo nome signi&ica #os seres sagrados e imortais$. Amesha 'pentas +stas entidades persas s,o identi&icadas &requentemente com Amez:ara4 Amil&aton Amisi:ah Amitiel Amnixiel Amnodiel Amrail Amtiel Amudiel AmEa4il Am: os se&irotes da Irvore da ?ida. -amb%m identi&icado com o anjo cado 'em:aza, este anjo % mencionado no #7ivro de +noch$ como um dos duzentos que desceram do 2%u para unir)se Hs &ilhas dos homens. Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etatron. O anjo da verdade. Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Outro dos anjos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. +ntre os mu/ulmanos, um dos anjos da guarda invocado em rituais de exorcismo. Um dos guardi,es do ?estbulo do -erceiro 2%u. Um dos anjos cados. 'egundo os mu/ulmanos, um dos anjos da guarda invocados em ritos de exorcismo. Um dos anjos cados, em tempos pertencente ao 2oro das 8otestades.

Anabiel Anabona Anachiel

A +sta entidade ensina os segredos da astrologia e das artes e revelou a 'alom,o que ia regressar ao 2%u ao &im de mil e duzentos anos. 'egundo a 2abala, o anjo que cura a estupidez. 'egundo a #1rande 2lavcula de 'alom,o$, o nome do anjo atrav%s do qual eus criou o Universo. Um dos quatro anjos invocados em rituais de 'aturno. -amb%m identi&icado com Daniel, Ana&iel An::el e Ariel, Anael % o anjo da es&era de ?%nus e do amor. ; um dos sete grandes arcanjos da 2ria/,o, prncipe regente do 2oro dos 8rincipados, prncipe dos arcanjos e regente do 'egundo 2%u, de onde recebe as preces que chegam do 8rimeiro 2%u. Anael tamb%m rege os reinos da -erra e % um dos regentes da 7ua. 'egundo o terceiro #7ivro de +noch$, este % o anjo a quem eus ordenou que a/oitasse *etraton com sessenta chicotadas de &ogo, quando este &oi identi&icado ) sem ter culpa ) com a 1lria de eus.

Anael

Ana&iel

Ana&iel % o prncipe das Iguas, guardi,o das chaves dos ?estbulos do 2%u, e um dos oito anjos do *er4abah, ou carruagem divina. ; muitas vezes identi&icado com anael. Apesar de ser um dos regentes do terceiro 2%u, Anahel tamb%m preside ao =uarto 2%u, segundo o sexto e s%timo #7ivro de *ois%s$. "a magia cerimonial, o anjo que se invoca para exorcizar o sal. Os gigantes, &ilhos dos anjos cados e dads &ilhas dos homens, cuja altura era tal, que tocavam o 'ol com o pesco/o, segundo as #7endas dos 5udeus$.

Anahel Anaireton

Ana4im

O seu nome original era "e&illim. Um dos anjos cados, do 2oro dos Arcanjos, que ensinaram os Ananel seres humanos a pecar. Anaphiel Outro dos nomes de Ana&iel. 'egundo +noch, um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a, cuja glria e majestade se espalham por toda a (rea de Anapiel 3D?D Araboth, o '%timo 2%u. Anuel Anazimur -amb%m se identi&ica com Ana&iel. O anjo da guarda dos banqueiros e comerciantes. 'egundo o #Kivro do Anjo <aziel$ um dos sete anjos pertencentes ao 2oro dos -ronos, residentes no 8rimeiro 2%u,

An&ial An&iel Anixiel Annauel Anpiel Anshe 'hem Anticristo Anush Apharoph Apsu Araboth Ara&iel

A que obedecem Hs ordens dos anjos superiores. Um dos sessenta e quatro guardi,es dos ?estbulos 2elestiais. Um dos guardi,es do ?estbulo do =uarto 2%u, cuja coroa % t,o majestosa que cobre toda a regi,o celestial. Um dos anjos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. O anjo da guarda dos p(ssaros e residente no 'exto 2%u. Anpiel % o anjo que est( encarregado de coroar com as sua ben/,o as preces dos seres humanos, as quais envia ao '%timo 2%u, a morada do 2riador. O ttulo que se d( aos anjos cados durane as invoca/6es. 3denti&icado com o anjo 9eliar ou 9elier. Um dos anjos que serviram Ad,o por ordem divina. Um anjo identi&icado com <a&ael e de quem se diz que % o @nico nome verdadeiro de eus. 'egundo os babilnios, este era o anjo do abismo. O '%timo 2%u. -amb%m Arapiel.

'egundo +noch, um dos grandes prncipes angelicais que est,o diante do trono de eus. Ara4iba Um dos anjos cados. 'egundo o terceiro #7ivro de +noch$, um dos guardi,es do Arapiel 3D?D 'egundo ?estbulo do '%timo 2%u e grande prncipe da ivina 8resen/a. Araqiel Outro dos nomes de Ara4iel, um dos anjos cados. Arariel O anjo da guarda dos pescadores, regentes das (guas da -erra. Um dos nomes cabalsticos usados nas invoca/6es de #A Ararita 1rande 2lavcula de 'alom,o$. Arasbarasbiel Um dos guardi,es do 'exto 2%u. O esprito olmpico de 'aturno na magia cerimonal. Aratron rege quarenta e nove das cento e noventa e seis provncias olmpicas. iz)se que ajuda as mulheres est%reis a conceber e ensina a magia da incisibilidade. Araxiel Um dos anjos cados. Um dos anjs que tiveram rela/6es proibidas com as &ilhas dos Araziel homens. Arbiel Um dos anjos assistentes de Anael. (ou Archiestrega! -tulo dado a *iguel pelo prpio eus, por Archiestratega ser o arcanjo supremo das 9atalhas 2elestiais. Aratron O seu nome signi&ica che&e das Dostes 2elestes. Um grande anjo do 'enhor no judaico)cristianismo. +ntre os 1nsticos, os arcontes eram entidades mal%&icas. O anjo do &ogo na magia cerimonial.

Arcon Ardarel

Arde&iel Arel Ar&iel

A Um dos anjos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos anjos do 'ol na magia talismGnica e um dos espritos do &ogo. Um dos nomes do arcanjo <a&ael. Um anjo do 2oro das ?irtudes, cujo nome % identi&icado pelos rabinos judeus com a cidade de 5erusal%m. Ariel %, umas vezes, considerado um anjo e, outras vezes, uma entidade in&ernal, mas a maior parte das autoridades judaicas consideram)no um anjo do 'enhor, que trabalha com <a&ael para curar doen/as.

Ariel

O seu nome signi&ica #le,o de eus$ e, na magia cerimonial, % visualizado com cabe/a de le,o. Ariel % um dos sete grandes prncipes que regem as (guas da -erra. Ar4has Uma das criaturas que eus utilizou para criar o Universo. Armaros Um dos anjos cados. +ste anjo invoca)se, depois de rezar o 'almo LM, para que uma Armisael mulher se saia bem do parto. Armon Um dos anjos do 'egundo 2%u. 'egundo o livro apcri&o #A <evela/,o de +sdras$, este % um Arphugitonos dos nove anjos que regem o 5uzo Final. 'egundo o primeiro #7ivro de +noch$, um dos anjos Ars:alal:ur mensageiros do 'enhor, que avisou *ois%s do il@vio universal. Arvial Um dos guardi,es do =uarto 2%u. Um dos anjos regentes da justi/a, pertencente ao 2oro dos ?irtudes e assistente de <a&ael. Asaliah +ste tamb%m % um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. +ste grande anjo % quem dirige os 2oros dos Anjos no Trisgono Divino durante a noite. Asaph O anjo 5eduthun guia)os durante a tarde e Demam durante o dia. e acordo com a tradi/,o judaica, este % o anjo da medicina e escreveu o 'alm,o NM e os 'almos OP a QP. O anjo do signo de 8eixes e um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. O seu nome signi&ica #aquele que eus prendeu a um juramento$. Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton. Um dos regentes de 5@piter e, juntamente com 2asiel e 'ad4iel, um dos regentes da quinta &eira. Um dos anjos cados. 'egundo o terceiro #7ivro de +noch$, um dos grandes

Asariel Asasiah Asasiel Asbel Asbogah

A 3D?D prncipes regentes do '%timo 2%u. Um dos anjos cados que ensinou aos seres humanos o Asderel mist%rio da 7ua. 'egundo +noch, um dos anjos regentes dos meses do ano e As&ael prncipe de milhares de anjos. Ash4aniz4ael Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. -amb%m identi&icado com Asmodeus e Ashmodai, % considerado um dos mensageiros de eus na tradi/,o rabnica. Ashmedai 3nvoca)se &requentemente na magia amorosa e diz)se que pertenceu em tempos ao 2oro dos =uerubins. "a magia cerimonial, % considerado uma entidade in&ernal. Um dos anjos regentes do signo do -ouro e muito propcio a ajudar em assuntos amorosos. O anjo que separa a alma do corpo no momento da morte. ; identi&icado &requentemente com Azrael, Azriel e Azariel. Um dos vinte nomes de eus, residente no 8rimeiro 2%u. Um dos sete anjos do 8oder de eus. Um dos anjos cados, identi&icados com Asmeda:. iz)se que rege setenta e duas das hostes in&ernais e tem o poder de dar o dom da invisibilidade e tamb%m ensina matem(tica. 3denti&icado com Ashmodiel, diz)se que em tempos pertenceu ao 2oro dos =uerubins. Agora % um dos .%&iros negativos da Irvore da ?ida e um dos demnios do castigo. erivado da mitologia persa, Asmodeo % considerado uma entidade in&ernal entre os judeus. "o 3n&erno, Asmodeo est( encarregado dos casinos e outras casas de jogo.

Ashmodiel Ahriel Ashrul:u Asimor Asmoda:

Asmodel

Asmodeo

iz)se que Asmodeo % o criador da m@sica, da dan/a, do drama e patr,o de todos os desenhadores &ranceses. Asra&il +ntre os mu/ulmanos % o anjo do 5uzo Final. Um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a e director da Asroilu 3D?D Academia 2elestial. 'egundo o #7ivro do Anjo <aziel$, este % um dos anjos que Assiel curam as doen/as. Astaroth Um gr,o duque nas regi6es in&ernais, Astaroth &oi em tempos membro do 2oro dos 'era&ins, embora algumas autoridades aleguem que pertenceu ao 2oro dos -ronos. Astaroth mani&esta)se durante as invoca/6es como um anjo

A muito belo, montado num drag,o com uma serpente na m,o. e acordo com o 1rimoire ?erum, Astaroth reside agora na Am%rica. Outro dos seus nomes % iabolus ( iabo!. A principal dinvidade dos &encios e dos srios, entre os quais era a deusa da 7ua e da &ertilidade. "o Dindusmo, os Asuras ou Ahuras s,o entidades mal%&icas que declararm guerra aos 'ur:as ou entidades do bem. ',o compar(veis aos anjos cados do judaco)cristianismo. Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. -amb%m Ata&iel, um dos grandes anjos que sust0m o 2%u com tr0s dos seus dedos. Um dos nomes secretos de *iguel ou de *etraton. Um dos anjos cabalsticos usados em invoca/6es e um dos nomes de eus usados para descobrir tesouros. Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton. Um dos anjos da guarda do ?estbulo do 'exto 2%u. Um anjo do 2oro das ?irtudes, identi&icado com &requ0ncia com "atanel ou "atanael. Um dos nomes do grande arcanjo Uriel. Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton e prncipe da ivina 8resen/a. Um dos prncipes regentes do -erceiro 2%u. Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. Um dos anjos cados que ensinou aos seres humanos a magia da 7ua. Um dos nomes de <a&ael, que o grande arcanjo usa no #7ivro de -obias$. Um dos che&es dos duzentos anjos cados, segundo o primeiro #7ivro de +noch$. "o livro #O Apocalpse$, de Abra,o, Azazel % descrito como um demnio terrvel com sete cabe/as de serpente, catorze caras e doze asas. Antes da sua queda, pertenceu ao 2oro dos Anjos. Um dos anjos cados, tamb%m identi&icado com 'em:aza. Um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a, que conhece os segredos do trono de 1lria. O anjo que d( vida eterna aos eleitos do 'enhor. Um dos guardi,es do ?estbulo do 8rimeiro 2%u. Um dos anjos cados. O anjo regente de +scorpi,o, tamb%m identi&icado como Azriel, 1abriel e Azaril.

Astarte Asuras Ataliel Ataphiel Atati:ah Athanatos Atropatos Atu&iel Atuniel Auriel Auzha:a Avahel Avriel Azaradel Azariah

Azazel

Azaziel Azbogah CD?D Az&iel Azibeel Azrael

A Azrael % um dos anjos da morte residente no -erceiro 2%u. Os mu/ulmanos identi&icaram)no com ra&ael e dizem que tem setenta mil p%s e quatro mil asas e que o seu corpo est( coberto com tantos olhos e lnguas como os homens que existem na -erra. Outro nome de Azrael entre os mu/ulmanos, que o invocam durante ritos de exorcismo. 'egundo a 2abala, um dos prncipes angelicais, est( encarregado de receber as ora/6es dos &R%is enquanto dirige sessenta mil anjos protetores do norte do 2%u.

Azrail Azriel

9 9achiel 9adariel Um dos anjos residentes do =uarto 2%u e tamb%m um dos regentes da es&era de 'aturno. Um dos anjos cados. -amb%m identi&icado como 9aal, diz)se que % um dos demnios que rege o 7este do 3n&erno e que tem sob o seu comando setenta legi6es in&ernais. "a 2abala, 9aal n,o % um anjo cado e % &requentemente identi&icado com o arcanjo <a&ael. Um dos anjos do =uinto 2%u. Um dos anjos cados e um grande rei do 3n&erno, com quarenta legi6es in&ernais sob o seu comando. Antes da sua queda, 9alam pertencia ao 2oro dos omina/6es. Outro anjo cado, agora % um pont&ice e mestre de cerimnias no 3n&erno. Antes da sua queda pertenceu ao 2oro dos =uerubins. iz)se que este % o demnio que regista os pactos de 'atan(s com os seres humanos. Um dos anjos que residem no 8rimeiro 2%u. Um dos sete anjos planet(rios que s,o invocados para controlar ou destruir os ci@mes. Um dos anjos do terceiro 2%u e do planeta *erc@rio. Um dos regentes do -erceiro 2%u e um dos sete grandes arcanjos. iz)se que % um dos anjos que controla o granizo. -amb%m identi&icado com 9arbiel e 9archiel, % outro dos sete grandes arcanjos e prncipe do 'egundo 2%u.

9ael

9aijel 9alam

9alberith

9aliel 9althal 9araborath 9aradiel 9ara4iel

9 iz)se que controla os relGmpagos e, juntamente com uriel e <ubiel, % invocado para ganhar ao jogo. O seu nome seigni&ica #relGmpago de eus$ e % um dos anjos que controlam o relGmpago. Um dos anjos cados. Outro dos anjos cados que ensina a ci0ncia da astrologia. Um dos grandes anjos que sust0m o '%timo 2%u e o trono de eus com tr0s dedos. Um dos anjos cados, agora % um duque do 3n&erno, onde rege trinta legi6es in&ernais. +m tempos pertenceu ao 2oro dos ?irtudes.

9ara4el 9araqijal 9aratiel

9arbatos

8ara invoc()lo em rituais de magia negra o 'ol tem de estar em 'agit(rio. "o 1nosticismo, 9arbelo % um dos eons e secunda em nvel, o 9arbelo 2riador. 9arbiel Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. "a magia cerimonial, este anjo % invocado pelos homens para 9aresches conseguir o amor da mulher desejada. 9arsabel Um dos anjos regentes de *arte. Outro anjo do planeta *arte, assistente do grande anjo 1raphiel, 9art:abel que % a 3ntelig0ncia 'uprema de *arte. O anjo que guarda a Irvore da ?ida, cujo nome signi&ica 9aruch #bendito$. Um dos sete grandes arcanjos regentes e o @nico que vence o 9aruchiachel demnio da iscrdia. Um dos anjos cados que, em tempos, pertenceu ao 2oro dos 9asasael Arcanjos. 9ataliel Um dos anjos regentes do .odaco. Um dos anjos cados, tamb%m chamado *etarl, 9etariel e 9atarel 9adariel. 9athor Um dos sete espritos olmpicos da alta magia cerimonial. 9atsran Um dos setenta e oito nomes do grande arcanjo *etraton. Um dos nomes da in&ernal 7ilith, como representante da es&era 9at .uge d%cima e @ltima da =liphoth ou Irvore 3n&ernal. 9azathiel Um dos guardi,es do 8rimeiro 2%u. 9azazath Um dos anjos residentes no 'egundo 2%u. 9az4iel Um dos guardi,es do -erceiro 2%u. 9aztiel Um dos guardi,es do ?estbulo do 8rimeiro 2%u. 9eatiel Um dos anjos do =uarto 2%u. 9eburos Um dos anjos regentes do 5uzo Final. 9eelzebub e origem assria, % o che&e das nove hierarquias que est,o

9 abaixo da primeira, que % regida por 'amael ou 'atan(s. iz)se que pertenceu ao 2oro dos =uerubins. +ntre os seus ttulos, est( o de 'enhor das *oscas e 'enhor do 2aos. ; o segundo, em termos de poder, no 3n&erno. O anjo que est( encarregado dos animais dom%sticos e pertence ao 2oro dos =uerubins. Um monstro do 2aos, criado por eus no quinto dia da 2ria/,o e geralmanete associado a 7eviatan, que % uma entidade monstruosa &eminina. 9ehemoth % identi&icado com &requ0ncia com <ahab, o anjo dos mares, e com o anjo da morte. Um anjo cado, que tem sob o seu comando oitenta e cinco legiSes in&ernais. iz)se que pertenceu em tempos ao 2oros dos 8osestades. Um anjo cado identi&icado com o prprio 'atan(s. "a 9ibla o seu nome % 9eliar e % descrito como a personi&ica/,o do mal por excel0ncia. 9elial "um dos livros apcri&os, o #+vangelho 'egundo '.9artolomeu$, 9elial identi&ica)se a si mesmo como 'atanail, o anjo que se rebelou contra eus e a quem eus atribuiu este nome. A entidade in&ernal adjudicada a Fran/a, tamb%m % o demnio dos inventos e dos descobrimentos. 9elphegor iz)se que em tempos pertenceu ao 2oro dos 8rincipados.

9ehemiel

9ehemoth

9eleth

*ani&esta)se com &orma de mulher. -amb%m designado como 9ene +lim no hebraico original, este % 9ene +lohim o 2oro dos -ronos, segundo a 2abala. O nome original de 'atan(s, antes de pecar contra eus e ser 9eqa vencido por *iguel. 9eshter O nome de *iguel entre os persas. 9ethor Um dos sete espritos olmpicos, regente da es&era de 5@piter. 9ethuael Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. 9ezrial Um dos guardi,es do terceiro 2%u. 9ibi:a Um dos setenta e oitos nomes do arcanjo *etraton. 9i&iel Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. 9inah A terceira s%&ira da Irvore da ?ida, identi&icada com 'aturno. 9izbul Um dos nomes secretos do arcanjo *etraton.

9 9lautel 9oamiel Um anjo que se utiliza para invocar os mortos. 'egundo o #7ivro do Anjo <aziel$, % um dos seis anjos que protegem os quatro pontos cardeais do 2%u. Os outros s,o 1abriel, 'camijim, ohel, *adiel e Adrael. Um dos sete anjos que est,o diante do trono de eus. 9oel O seu nome signi&ica # eus est( nele$. 'egundo a 2abala, 9oel reside no 8rimeiro 2%u e est( encarregados das quatro chaves dos pontos cardeais da -erra. Um dos anjos regentes do =uarto 2%u e mensageiro do 'ol. <ege tamb%m o domingo. Um dos anjos cados. O anjo regente dos c(lculos de matem(tica.

9urchat 9usasejal 9utator

2 2abiel 2abriel 2ael 2ahetel 2ahor 2aila 2aim Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos anjos regentes do signo do Aqu(rio e tamb%m guarda os quatro pontos cardeais no 2%u. Um dos anjos regentes do signo do 2aranguejo. Um dos princpes dos 'era&ins, regente da agricultura e um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora ou nome de eus. O esprito do engano. 'egundo #A 1rande 2lavcula de 'alom,o$, um dos anjos que se usam na invoca/,o do grande arcanjo Uriel. Um dos anjos cados, % agora um grande presidente no 3n&erno, tendo sob o seu comando trinsta legi6es in&ernais. +m tempos pertenceu ao 2oro dos Anjos. Um dos anjos que est( diante do trono de 'egundo 2%u. eus, residente do

2alliel 2alzas 2amael

-amb%m % um dos setenta e dois anjos da 'hemhan&ora. Um dos anjos do =uinto 2%u e regente da ter/a)&eira. ; um dos anjos mais controversos da hierarquia celestial. 3sso deve)se ao seu nome, &requentemente escrito como 'amael, que % um dos mais poderosos espritos in&ernais, identi&icado com 'atan(s. O nome 2amael signi&ica #aquele que v0 eus$. ; o prncipe regente do 2oro dos 8otestades e % um dos sete anjos da ivina 8resen/a. 2amael % o anjo da guerra e o principal regente do planeta *arte

2 e do signo do 2arneiro. iz)se que est( encarregado de doze mil anjos da destrui/,o e que tratou de impedir que eus desse a 7ei (-ora! a *ois%s, pelo que este tratou de destruir 2amael. +sta dualidade de 2amael % o que o torna identi&ic(vel com 'amael, que tamb%m % uma entidade destruidora mas da ordem in&ernal. =uer seja como 2amael, quer seja como 'amael, esta % a entidade que simboliza a guerra que, mesmo que por necessidade de de&esa, nunca pode ser descrita como um acto positivo. 2amael % considerado na 2abala como a 5usti/a 8ersoni&icada e tamb%m como a 'everidade. 2ambiel 2ameron 2aphriel 2apitiel 2aracasa 2araniel 2arcas 2arniel 2arnivean 2arsiol +ntre os seus outros nomes est,o Jhemuel, 2amuel e 2hamuel. Um dos regentes de Aqua(rio. Um dos regentes do meio)dia, assistente do anjo 9eratiel. Algumas autoridades cabalsticas descrevem)no como uma entidade in&ernal sob o comando de 9eelzebuth ou Astaroth. Um dos regentes do '(bado e de 'aturno. Um dos anjos do =uarto 2%u. Um dos anjos da 8rimavera. Um dos anjos do -erceiro 2%u. Um dos anjos da con&us,o. Um dos anjos do -erceiro 2%u. Um anjo cado, anteriormente membro do 2oro dos 8otestades. Um dos assistentes do grande Anael, e um dos regentes da segunda hora. -amb%m chamado 2asiel, % o anjo regente de 2apricrnio e de 'aturno. -amb%m % o anjo da saudade e das l(grimas. ; um principe ou sarim do 2oro dos 8otestades e um dos regentes do '%timo 2%u. Um dos anjos regentes do signo 2apricrnio. Um dos anjos da es&era de ?%nus e da s%tima s%&ira ou es&era da Ircore da ?ida. O anjo que eus enviou para ajudar avid na sua batalha contra 1olias e che&e do 2oro dos 8rincipados. 3denti&icado, Hs vezes, com 2amael, % um dos sete grandes arcanjos e 2he&e do 2oro dos omina/6es. O seu nome signi&ica #aquele que busca eus$. Um dos quinze anjos que est,o diante do trono de eus, segundo o sexto e s%timo #7ivro de *ois%s$. O anjo que secou as (guas depois do il@vio Universal.

2assiel 2asujoiah 2ernaiul 2erviel 2hamuel 2ham:el 2harbiel

2 2harciel 2hasdiel Um dos anjos do =uarto 2%u. Um dos nomes de *etraton. 'egundo 8aracelso, o esprito da 7ua, &requentemente 2hasmodai identi&icado com Asmodeo. 2hava4iah Um dos setenta e dois anjos do 'hemham&ora. (2ha::liel! 2he&e dos anjos da *er4abah ou carruagem divina, tamb%m conhecida como Da::oth ou 2ha:oth e identi&icado com os =uerubins. 'egundo +noch, 2ha::liel % t,o grande e poderoso que, se quisesse, podia engolir a -erra com uma s dentada. 2hah::liel tamb%m est( encarregado dos 2oros 2elestiais e castiga com chicotadas de &ogo os anjos que n,o entoam o Trisgono Divino na devida altura. O anjo que est( encarregado de castigar os criminosos, a quem 2heriuour persegue e atormenta. 2hismael Um dos anjos regentes de 5@piter. 2hobabiel Um dos anjos cados. A segunda es&era ou s%&ira da Irvore da ?ida, correspondente ao 2ho4mah .odaco, que % presidida pelo anjo <aziel. 2hur +ntre os persas, o anjo do 'ol. 'egundo o sexto e s%timo #7ivro de *ois%s$, um dos quinze 2huscha anjos do trono de eus. Um dos grandes anjos que est,o na ivina 8resen/a e um dos 2ochabiel regentes de *erc@rio, segundo a 2abala. 2ogediel Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. 2oniel Um anjo do -erceiro 2%u e da 'exta)&eira. 2orabael Um dos anjos do 8rimeiro 2%u e da segunda)&eira. 8ara o 1nosticismo, o consorte de 9arbelos e regente do mundo 2osmocrator material sob o nome de iabolus, o que tende a indicar que 9arbelos n,o % uma entidade inteiramente ben%&ica. Um anjo cado, agora um duque das regi6es in&ernais, onde comanda quarenta e oito legi6es in&ernais. 2rocell 2ha::iel 2tarari Antes da sua queda, era membro do 2oro dos 8otestades. Um dos anjos do 3nverno, o outro % Amabael.

e acordo com a 2abala, a es&era que est( entre a segunda e a terceira s%&ira da Irvore da ?ida e que signi&ica conhecimento. aath aath % uma es&era secreta e tem conota/6es intensamente sexuais, mas de uma sexualidade espiritual, que signi&ica uni,o e extase divino.

-amb%m descrita como eva, era uma entidade mal%&ica entre os persas, mas ben%&ica no Dindusmo e na -eoso&ia. agiel O anjo que rege os peixes e que pertence H es&era de ?%nus. Um deus entre os &encios, mas um anjo cado, segundo *ilton, agon em O 8araso 8erdido. ahariel Um dos anjos do 8rimeiro 2%u. Um dos prncipes da ivina 8resen/a e um dos guardi,es do ahavauron -erceiro 2%u. ahaviel Um dos guardi,es do 8rimeiro 2%u. ai Um dos anjos do 2oro dos 8otestades. Um dos prncipes in&ernais, regente de 'heol, assistente de al4iel uma, o anjo da #quietude da morte$. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora e regente das amabiah constru/6es navais. amael Um dos anjos do =uinto 2%u e da ter/a)&eira. Um dos anjos do 2oro dos 8rincipados, cujo nome signi&ica aniel # eus % o meu juiz$. argitael Um dos anjos regentes do ?estbulo do =uinto 2%u. arquiel Um dos anjos do 8rimeiro 2%u e da segunda &eira. Um dos 'ubcoros Angelicais que entoam o Trisgono egalim Divino sob a direc/,o do grande arcanjo -agas. eharhiel Um dos guardi,es do ?estbulo do =uinto 2%u. eliel Um dos anjos do =uarto 2%u. elu4iel Um dos anjos do '%timo 2%u. eramiel Um dos anjos do -erceiro 2%u. Uma das mani&esta/6es da *,e 2smica, que desce at% H -erra erda4ea para salva/,o da Dumanidade. Um dos anjos da guarda da 7ei (-ora! e da sabedoria, segundo a ina 2abala. ina resie no '%timo 2%u. irachiel Um dos anjos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. ira Um dos guardi,es do ?estbulo do 'exto 2%u. Um grande arconte que tamb%m % regente dos quatro elementos omiel e guardi,o do '%timo 2%u. Um anjo de ?%nus, invocado por um homem para obter o amor onquel da mulher desejada. rial Um dos anjos da guarda do =uinto 2%u. Um anjo mal%&ico invocado para separar um homem da sua resmiel esposa. O anjo que substituiu 1abriel durante vinte e um dias, quando ubbiel aquele &oi exilado da ivina 8resen/a e que protegeu os babilnios. O anjo protector do +gipto, prncipe do 3n&erno, que tem milhares de anjos de destrui/,o sob o seu comando. uma aeva uma tamb%m % o anjo do sil0ncio e da quietude da morte. u:deviv:ah Outro dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton.

+ +bed +blis +briel +&niel +gibiel +gion +grimiel +iael +irnilus +isheth .enunim Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton. O 'atan(s dos mu/ulmanos, cujo nome tamb%m se escreve 3blis e signi&ica desespero. O nono dos z%&iros mal%&icos da Irvore 3n&ernal. Um anjo pertencente ao 2oro dos =uerubins. Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. Um dos guardi,es do ?estbulo do 'exto 2%u. Um dos anjos que ensinam as ci0ncias ocultas e que prolonga a vida do ser humano. 8ara invoc()lo, reza)se o quarto versculo do 'almo PT. +iael tamb%m % um dos setenta e dois anjos do 'hemham&ora. O anjo dos &rutos. Uma das mulheres de 'amael e m,e da besta 2hiva. ; conhecida como m,e da prostitui/,o. Um dos nomes secretos de eus em conex,o com a quarta s%&ira da Irvore da ?ida e 5@piter. -amb%m % a termina/,o da maior parte dos nomes dos anjos, cuja conota/,o signi&ica Filho de eus. O plural de +l % +loim. Os sete espritos planet(rios. Algumas entidades descrevem)nos como entidades in&ernais. 'egundo a 2abala, um dos 'era&ins da Irvore da ?ida e um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. 'egundo a 2abala um doa anjos da 7ua. Um anjo do 8rimeiro 2%u e assistente do grande arcanjo O&aniel. Um anjo do 2oro dos 8otestades. Um anjo do &ogo cujo nome, ao ser invocado, seca os mares e os rios por ordem de eus. O aspecto dual de eus, &eminino e masculino, ao mesmo tempo. +lohim tamb%m pertence aos 2oros Angelicais e est( associado com "etzach, s s%tima s%&ira da Irvore da ?ida. 'egundo os gnsticos, um dos sete anjos criados pelo seu deus mal%&ico 3ldabaoth. 'egundo +noch, um dos anjos das esta/6es. Um dos cinco prncipes regentes do -erceiro 2%u. Um dos anjos omnipotentes que s,o invocados nos esconjuros da besta 7eviatan, sobre quem tem poder.

+l

+lectores +lemiah +limiel +lion +loha +lohi

+lohim

+loi +lomeel +lomnia +lubatel

+ +me4mi:ahu Um dos setenta e oito nomes de *etraton. e acordo com a 2abala, este % um dos anjos da d%cima es&era da Irvore da ?ida. +mmanuel -amb%m % o anjo que salvou os companheiros de &orno, onde "abucodonosor os lan/ara. aniel do

+mpirio +nendiel +nga +phemeras

O seu nome signi&ica # eus est( connosco$. O 2%u e a morada de eus e dos seus anjos. Um dos regentes das *ans6es da 7ua. Um dos nomes de eus, usados em invoca/6es a 7@ci&er, realizadas Hs segundas)&eiras. As +phemeras ou +&%meras s,o anjos criados por eus por um @nico dia, para que entoem o Trisgono Divino. -amb%m descrito como Arelim, % o nome hebraico do 2oro dos -ronos. Os +relim s,o &ormados por &ogo branco e pertencem ao -erceiro 2%u, embora algumas autoridades os coloquem no =uarto ou =uinto 2%u. Os seus n@meros elevam)se a setenta mil milhares e s,o os protectores das (rvores e &rutos da -erra. Os +relim s,o uma das dez classes de anjos regidas pelo arcanjo *iguel. Um dos anjos identi&icados com Uriel, de quem se diz que vela pelas almas no Al%m. Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos anjos cados. Um dos anjos do 2oro dos 8otestades. Um dos anjos dos sete planetas, segundo a 2abala. Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton. Um anjo que est( encarregado que tudo suceda a seu tempo. O seu nome signi&ica tempo. 'egundo os mu/ulmanos, um dos anjos do 5uzo Final. Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton. 'egundo +noch, um dos anjos cados que ensinou os homens a construir m(quinas de guerra e a arte da joalharia e dos per&umes. Um dos su&ixos gregos que designam os anjos, usado especialmente no "ovo -estamento. Um dos anjos cados que ensinou aos homens a adivinha/,o pelo m%todo das nuvens.

+relim

+remiel +regedial +rtrael +sabiel +schiros +stes +th +traphill +ved +xael #+xousia$ +zeqeel

+ +zgadi Um dos anjos que se invocam para uma viagem segura e livre de perigos.

F Um dos anjos que residem no -erceiro 2%u e tamb%m um dos regentes da sexta)&eira e do elemento ar. As vezes identi&icado com Uriel e outras vezes com <aguel e <amiel, Fanuel % um dos quatro anjos da ivina 8resen/a. Um dos anjos regente da sexualidade humana de acordo com a Flae& 2abala. Um dos anjos cados, cuja posi/,o na hierarquia in&ernal % de gr,o) duque, com trinta legi6es in&ernais sob o seu comando. Famiel Focalor Antes da sua queda, pertencia ao 2oro dos -ronos. ; a entrada obscura que a&unda navios de guerra e causa a morte dos homens. Focalor espera regressar ao 2%u ao &im de mil anos, segundo 'alom,o. Um dos anjos cados, % um gr,o)duque na hierarquia in&ernal, com vinte e nove legi6es in&ernais sob o seu comando.

Forcas

iz)se que nsina lgica, retrica e matem(tica, ajuda a recuperar as coisas perdidas e concede o dom da invisibilidade. Outro anjo cado e um grande conde nas legi6es in&ernais, com trinta For&ax e seis legi6es de espritos obscuros sob o seu comando. iz )se que ensina a ci0ncia da astronomia e as artes. Outro anjo cado e um marqu0s na hierarquia in&ernal, com vinte e nove legi6es obscuras a seu cargo. Forneus +nsina linguas e como ser amado pelos inimigos.

Antes da sua queda, pertencia ao 2oro dos -ronos. Farciel Um anjo do =uinto 2%u e um dos regentes da ter/a)&eira. Friagne Outro anjo do =uinto 2%u e da ter/a &eira.

1 1aap Um anjo cado, agora um grande princpe do 3n&erno, com sessenta e seis legi6es in&ernais a seu cargo. Antes da sua queda, pertencia ao 2oro dos 8otestades.

1 1abriel 1abriel % o anjo da anuncia/,o, da morte e da ressurrei/,o, da vingan/a e da compaix,o. *as 1abriel %, sobretudo, o mensageiro divino que revela a vontade de eus H humanidade. 'egundo a tradi/,o mu/ulmana, 1abriel tem cento e quarenta pares de asas. +ste arcanjo p(ra a Oeste, onde se p6e o 'ol, e, dessa &orma, tranca a porta onde mora o mal. A tradi/,o esot%rica diz que o Oeste % a porta do mal porque, quando o 'ol se p6e nesse ponto cardeal, a -erra &ica coberta pelo manto escuro da noite, que tem sido sempre identi&icado com as &or/as malignas. =uando o corpo humano perece, eus envia 1abriel para recolher o esprito dessa pessoa para lev()lo para descansar e pedir o perd,o dos seus pecados. -amb%m % ele que guia os espritos da -erra durante cada encarna/,o. ; por este motivo que % o anjo da anuncia/,o, porque sabe quando vai nascer uma crian/a. As mulheres que anseiam pelo dom da maternidade pedem esse milagre a 1abriel, que, por isso, tamb%m como anjo da esperan/a. Uma das tradi/6es judaicas diz que 1abriel ensina as crian/as no ventre da m,e, durante os nove meses de gesta/,o. =uando uma pessoa % desenganada pelos m%dicos, pede)se muitas vezes a 1abriel que interceda diante de eus e que a vida dessa pessoa se prolongue. "o dia do 5uzo Final, % 1abriel quem troca a trombeta que desperta as almas dos mortos que dormem no p. "a #8seudoepgra&a$, que cont%m as vis6es apocalpticas de v(rios pro&etas, o anjo de eus, que neste caso % 1abriel, revela ao pro&eta +zra os 'ete 2aminhos para a ivina 8resen/a, por que tem de passar uma almapara chegar a eus, se isso lhe &or permitido. O primeiro caminho, disse 1abriel, % terrvel e &ascinante> o segundo % aterrador e indescritivel> o terceiro % um in&erno gelado> o quarto est( marcado por batalhas aterradoras. 'e a alma % justa, come/a a brilhar quando chega ao quinto caminho> se % pecadora, escurece. "o sexto caminho, a alma justa cintila como o 'ol. "o s%timo, 1abriel guia a alma em direc/,o ao trono ivino, que segundo o anjo est( em &rente ao 5ardim do ;den e onde resplandece a 1lria de eus. e acordo com o terceiro #7ivro de +noch$ % 1abriel, e n,o

1 *iguel que rege o &ogo. 'egundo esta mesma &onte, 1abriel rege o 'exto 2%u, em vez do 8rimeiro. "o #+vangelho segundo '.7ucas$, % 1abriel quem anuncia a .acarias o prximo nascimento do seu &ilho, que estava destinado a ser conhecido como '.5o,o 9atista. 1abriel % um linguista consumado e ensinou numa s noite a 5os%, &ilho de 5acob, os setenta idiomas que se &alavam na -orre de 9abel. O nome de 1abriel signi&ica # eus % o meu 8oder$. O arcanjo % representado com um livro na m,o, smbolo da ?irgem *aria, ou com uma trombeta, smbolo do 5uzo Final. e acordo com a tradi/,o hebraica, &oi 1abriel quem destruiu as cidades de 'odoma e 1omorra. ; o anjo que revelou ao pro&eta aniel o que vai suceder durante o 5uzo Final e &oi ele que lutou toda a noite com 5acob, embora se acredite que houve outros anjos que tamb%m participaram nesta &a/anha. -amb%m se diz que 1abriel % o anjo que est( encarregado do amadurecimento dos &rutos. "uma das lendas antigas, 1abriel perdeu o &avor de eus por n,o levar a cabo uma das suas ordens exactamente como +le lhe tinha indicado. "esses tempos, eus estava muito irado devido aos pecados de 3srael e ordenou a 1abriel que chovesse carv,o incandescende sobre os israelitas e que depois ajudasse os babilnios a destruir os sobreviventes do &ogo divino. *as 1abriel, cheio de compaix,o por 3srael, escolheu o anjo mais ocioso do 2%u para atirar o carv,o incadescende sobre a -erra. O anjo demorou tanto tempo a reunir o carv,o que este arre&eceu antes de ser lan/ado, n,o causando destrui/,o nenhuma. epois, 1abriel convenceu os babilnios a n,o destruirem 3srael e obrigarem apenas os israelitas e emigrar para a 9abilnia. 3sto encheu o 2riador de tal indigna/,o, que a&astou imediatamente 1abriel da 'ua presen/a. 'egundo +noch, 1abriel recebeu algumas chicotadas de &ogo por essa desobedi0ncia e &oi)lhe ordenado que permanecesse por detr(s da cortina sagrada que protege o trono de eus. 1abriel &oi substitudo durante v(rias semanas pelo anjo ubbiel, regente dos persas. +nquanto 1abriel passou por este curto desterro, os judeus so&reram cruelmente sob o jugo dos persas, cujo anjo regente, ubbiel, detinha o poder no 8araso. *as 1abriel que estava H espera da oportunidade per&eita por detr(s da cortina sagrada, &ez uma sugest,o t,o brilhante durante um dos 2onselhos 2elestiais, que &oi restitudo imediatamente H sua posi/,o em &rente do trono do 'enhor.

1 e acordo com a tradi/,o mu/ulmana, 1abriel conhecido no 3sl,o como 5ibril, &oi quem ditou o livro do Alcor,o ao pro&eta *aom%. +, segundo 5oana UArc, &oi ele que a inspirou a lutar pelo rei de Fran/a contra os ingleses na 1uerra dos 2em Anos. Outro nome de Dagiel. Um dos anjos do =uinto 2%u. O seu nome signi&ica eus % o meu ajudante e % &requentemente con&undido com 1abriel. +ste % um anjo cado e um dos colaboradores de 'atan(s durante a rebeli,o doa anjos. 'egundo +noch, &oi ele e n,o 'atan( quem tentou +va na &orma de serpente. As vezes con&undido com 1adreel % um dos anjos regentes do =uinto 2%u, encarregado das guerras na -erra. Um grupo de anjos de um nvel menor (in&erior! no 2%u. Um dos regentes da es&era do 'ol. 'egundo +noch, um dos sete princpes da ivina 8resen/a, aquele que revela os mist%rios da -ora. -amb%m % um dos nomes do anjo <aziel e princpe regente do 'egundo 2%u. Um dos 1uardi,es do ?estbulo do =uarto 2%u. Um dos grandes anjos cuja miss,o % elevar os eleitos do 'enhor at% ao 2%u. ; um dos assistentes de 1abriel. O seu nome signi&ica recompensa de eus. Um dos guardi,es do =uinto 2%u. Um dos sessenta e quatro guardi,es dos ?estbulos 2elestiais. 'egundo o #-estamento de 'alom,o$, este % um dos anjos planet(rios que regem as es&eras celestiais. 1anael est( unido aos anjos 2amael e Apudiel nesta miss,o. 5untamente com 1aviel e -ariel, este anjo rege o ?er,o. Um dos guardi,es do =uinto 2%u. O anjo que est( encarregado que o 'ol nas/a de manh, H hora correcta. 5untamente com 1argatel e -ariel, um dos anjos do ?er,o. Um dos guardi,es do 'egundo ou =uarto 2%u. *uitas identidades identi&icaram)no com 1abriel. A seita conhecida como 5udeus "egros de Darl%m cr0 nos quatro grandes arcanjos, a quem atribui os nomes de 1avreel, <a&arel, *ichrel e OEreel, e que invocam para e&ectuar curas, para restaurar a vis,o e para converter os inmigos em amigos. Outros dos anjos encarregados da sada do 'ol H hora correcta.

1adamel 1adiel

1adreel

1adriel 1alearii 1algaliel 1allizur CD?D 1almon 1amaliel 1ambriel 1amrial 1anael 1argatel 1atiel 1auril 3shliha 1aveil

1avreel

1azardiel

1 O seu nome signi&ica &or/a. +ste anjo est( associado H quinta es&era ou s%&ira da Irvore da ?ida, 1eburah, e pertence H ordem dos 'era&ins. 1eburiel 1eburiel % com &requencia identi&icado com 1amaliel e diz)se que desce do 2%u atrav%s da es&era do planeta *arte.

iz)se que % o anjo que sust%m a m,o esquerda de eus, que % a que promove a justi/a ou a severidade. O guardi,o principal do =uarto ?estbulo do 'exto 2%u e anjo da 1eburathiel s%&ira 1eburah na Irvore da ?ida. 1edael 'egundo +noch, % um dos anjos das quatro esta/6es. Um dos anjos regentes do terceiro 2%u, segundo a 2abala. 1edariah 1edemel 1ediel 1edudiel 1edudim 1ehegiel 1eliel 1eminiel 1ermael -amb%m coroa as preces dos &i%is que ascendem do 'egundo 2%u e envia)as Hs es&eras superiores. ; identi&icado como o esprito de ?%nus. Um dos anjos do .odaco e prncipe regente do =uarto 2%u. Um dos guardi,es do ?estbulo do s%timo 2%u. Um dos 2oros Angelicais que cantam o -ris(gono ivino sob direc/,o do anjo -agas. Um dos guardi,es do 'exto 2%u. Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos regentes do signo dos 1%meos. 'egundo uma tradi/,o antiga, eus criou Ad,o do p, atrav%s de um dos 'eus anjos. Algumas autoridades dizem que esse anjo era 1ermael e outros que era 1abriel. O anjo protector de avid. +ste tamb% % um dos prncipes regentes do 2oro dos 8rincipados. 3denti&ica)se &requentemente com 2erviel. Outro dos nomes da quinta s%&ira, 1eburah. Um dos setenta e oito nomes do arcanjo *etraton. Outro dos nomes de *etraton. Um dos sessenta e quatro guardi,es dos ?estbulos do s%timo 2%u. O seu nome signi&ica icendi(rios e s,o anjos cados, inimigos ac%rrimos dos 'era&ins, contra os quais lutam continuamente. 1olab tamb%m % o nome de umas das s%&iras mal%&icas do oposto da Irvore da ?ida. Um dos guardi,es do '%timo 2%u. +ste anjo representa a 3ntelig0ncia do planeta *arte, quando este entra nos signos +scorpi,o e 2arneiro.

1erviel 1eviririon 1eviri:ah 1ippu:el 1mial

1olab 1or&iniel 1radiel

1 1rasgarben Um dos regentes do signo da 9alan/a. 1rial Um dos guardi,es do =uinto 2%u. 1uardi,es eternamente silenciosos, residentes no 'egundo e =uinto 2%us. #1rigori$ Os anjos cados pertenciam a este segundo grupo de anjos excelsos regidos por 'alamiel. 3denti&icado como a quinta s%&ira mal%&ica que est( no oposto da 1ulhab Irvore da ?ida. 1uriel Um dos anjos regentes do signo 7e,o. Um dos anjos cados, agora estabelecido no 3n&erno como <ei do 1urson 'ul. 1uth Um dos regentes de 5@piter. 1vurtial Um dos guardi,es dos ?estbulos do =uarto 2%u.

D Daaiah Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora e do 2oro dos omina/6es. iz)se que % o regente dos embaixadores e dos diplom(ticos. +ste % o anjo que guia os que buscam a verdade e ainda % o regente dos cultos religiosos. 8ertence ao 2oro dos 8otestades. Um dos anjos do 8rimeiro 2%u e da segunda)&eira, a quem se recorre em casos amorosos. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora, que tamb%m rege a &ertilidade dos campos e a agricultura. +ste anjo % &requentemente identi&icado com *etraton e o seu nome signi&ica *agestade de eus. iz)se que % um dos guardi,es do 'egundo 2%u e que quando proclama a verdade de eus, a sua voz penetra duzentos mil &irmamentos e com cada palavra brotam d sua boca doze mil relGmpagos. Outro dos seus nomes s,o Dadriel, Dadarniel e Dadariel. Dadraniel % descrito como sessenta mil parasangs mais alto do que o anjo Jemuel e #quinhentos anjos de viagem$ menos alto do que o anjo 'andal&on, o regente principal da -erra, segundo a 2abala. Dadriel O parasang % uma medida persa de cerca de tr0s milhas. Uma varia/,o de Dadraniel.

Daamiah Dabbiel Dabuiah

Dadraniel

D Da&aza Dagiel Dagios Um grupo de anjos entre os mu/ulmanos, que protegem contra espritos obscuros. A 3ntelig0ncia da es&era de ?%nus nos signos -ouro e 9alan/a. Um dos nomes secretos de eus e, ao mesmo tempo, um dos seus maiores anjos. O esprito olmpico da es&era de ?%nus, regente de vinte e uma das cento e noventa e seis provncias olmpicas. iz)se que tem sob o seu comando quatro mil legi6es de espritos de luz e que tem o poder de transmutar os metais. ; o anjo protector de todos os ministros e mission(rios de 2risto. 8ertence ao 2oro dos ?irtudes e % um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. <evela os grandes mist%rios divinos e tamb%m in&luencia o pensamento humano. 8ertence ao 2oro dos =uerubins. -amb%m conhecido como 2ha::liel, este % um dos anjos regentes durante o 2onselho ivino. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um dos anjos regentes de ?irgem. Um dos anjos cados, conhecido como o s%timo 'atan(s. O anjo da guarda de Fran/a, pertencente ao 2oro dos =uerubins, que se invoca contra os traidores. Uma das 3ntelig0ncias do 'ol residente no =uarto 2%u. Um dos nomes secretos do arcanjo *etraton. Um dos anjos regentes de -ouro. +ste anjo pertence ao 2oro dos ?irtudes e % um dos anjos regentes de Agosto e da ?irgem. 'egundo +noch, % um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a, cuja voz de trov,o &az estremecer os outros anjos quando os chama para cantar os louvores ao 2riador. iz)se tamb%m que % um ds nomes do arcanjo 1abriel. Um dos anjos cados. +ste anjo identi&ica)se com Anael e o seu nome signi&ica #aquele que v0 a eus$. ; um dos che&es do 2oro dos ?irtudes e dos 8rincipados e % um dos regentes do m0s de ezembro, de 2apricrnio e de ?%nus. O seu nome % t,o poderoso que s a sua men/,o actua como um amuleto contra o mal. Um dos nomes secretos de eus.

Dagith

Dahael

Dahaiah Daha:el Dahauiah Daiaiel Daim Da4ael Da4amia Daludiel DalEa:a Damabiel Damaliel

Damon Dananel

Daniel

Da)=adosh

D 9era4ha Darab) 'erapel Darabel Dariel Um dos z%&iros mal%&icos que est,o no oposto da Irvore da ?ida, correspondente H s%&ira de luz "etzach. iz)se que o che&e desta es&era % 9aal. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora, que tamb%m est( encarregado da biblioteca e dos arquivos. O anjo regente das ci0ncias e das artes.

8ertence ao 2oro dos =uerubins. Dashesi:a Um dos setenta e oito nomes de *etraton. O anjo que expele &ogo quando &ala e o principal regente do Dashmal 2oro dos omina/6es, em hebraico, Dashmallim. 'egundo as autoridades cabalsticas, este % o 2oro dos Dashmallim omina/6es, tamb%m identi&icado com os Da::oth ou criaturas vivas. Um dos cinco anjos do castigo com quem *ois%s se encontrou Dasmed durante a sua visita ao 2%u. Dasmi:ah Um dos setenta e oito nomes de *etraton. 'egundo +noch, este % um dos mais elevados prncipes da ivina 8resen/a, cujo poder % tal que pode engolir a -erra com uma s dentada. Da:liel CD?D +st( encarregado das criaturas vivas chamadas Da::oth, a quem &ustiga com chicotadas de &ogo para que cantem -ris(gono ivino. -amb%m chamsdos 2ha:oth ou 2hiva, s,o as criaturas vivas ou bestas sagradas que carregam sobre os ombros a *er4abah ou trono do 2riador. +stes anjos s,o &requentemente identi&icados com o 2oro dos =uerubins e residem no '%timo 2%u. e acordo com o livro principal da 2abala, o .ohar, os Da::oth s,o trinta e seis e sust0m n,o s a *er4abah mas todo o Universo.'eundo +noch, s,o quatro. 2ada um tem duzentas e quarenta e oito caras e sessenta e cinco asaa. 2ada uma destas criaturas est( coroada com um arco)ris mais brilhante do que o 'ol. +stes anjos constituem o Acampamento de 'he4inah. O anjo que se invoca para pedir a compaix,o de eus. Daziel 8ertence ao 2oro dos =uerubins e tamb%m % um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. +stes s,os os ?estbulos ou pal(cios celestiais. O termo tamb%m % utilizado para descrever as sete emana/6es &emininas ou belas virgens que emanam do lado direito do tronco do 2riador, segundo a 2abala.

Da::oth

Dechaloth

D Deigloth O anjo das tempestades de neve. Um dos anjos da ira e da destrui/,o e aquele que rege a morte dos animais dom%sticos. iz)se que a altura de Demah % de quinhentos parasangs ou mais de mil e setenta milhas, e que &oi criado a partir de correntes de &ogo vermelho e preto. 'egundo o .ohar, Demah tentou uma vez engolir *ois%s, mas eus interveio e salvou)o. =uando Demah vomitou *ois%s, este matou)o, algo que % di&cil de acreditar uma vez que os anjos s,o imortais. O esprito de 5@piter. Um dos &ilhos do anjo cado 'em:aza. Os &ilhos dos anjos cados eram gigantes terrveis chamados "e&illim.

Demah

Dismael

Divvah

Divvah e o seu irm,o consumiam diariamente mil camelos, mil cavalos e mil bois, segundo a lenda. Di::ah O outro &ilho de 'em:aza. Um dos principais assistentes de 1abriel durante as batalhas Diz4iel angelicais. ois prncipes angelicais invocados em rituais judeus da 3dade Docus 8ocus *%dia. Dodniel O anjo que cura a estupidez no ser humano. Duha Um dos nomes secretos entre os ess%nios. Durmin Outro dos nomes de 'atan(s. Duzia Um dos setenta e quatro guardi,es dos 'ete 2%us.

3 3achadiel Um dos anjos regentes da 7ua. 'egundo a 2abala hebraica, % lugar abaixa de eus. emiurgos que ocupa o segundo

3adalboath

+ntre os &encios, 3adalboath era um dos sete +lohims ou anjos criadores do Universo. 'egundo o &ilso&o Origen, este % o segundo nome de *iguel. 8ara os gnsticos, que negavam tudo o que era hebreu, este era o primeiro arconte ou esprito obscuro. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora e regente dos &ilso&os que desejam alhear)se do mundo real.

3ahhel

3 3ciriel 3drael 3ehuiah Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos guardi,es do =uinto 2%u. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora e protetor dos prncipes da -erra.. 8ertence ao 2oro dos -ronos. O anjo que rege o &uturo juntamente com -eiaiel. -amb%m % um dos setenta e dois anjos da 'hemho&ora. Outros dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. O anjo que se invoca em casos de justi/a, j( que controla os juzes e magistrados. -amb%m % um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Outro dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um dos setenta e oito nomes de *etraton. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. +m tempos, um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora, agora % um dos anjos cados. Os anjos na tradi/,o dos ?edas. 3denti&icadas com os anjos e os z%&iros na tradi/,o neoplatnica.

3eiaiel 3elael 3elahiah 3eliel 3esaia 3hiazel 3mamiah 3ndri

3ntelig0ncias D( dez 3ntelig0ncias, o mesmo n@mero de z%&iros na Irvore da ?ida, e est,o associadas aos planetas. Um dos companheiros do grande arcanjo *etraton e um dos sete prncipes da ivina 8resen/a. 3o&iel -amb%m % um dos 8rncipes da -ora ou 7ei ivina. 'egundo +noch, os anjos g%meos que &azem parte do 2onselho 'upremo 2elestial. <esidem no '%timo 2%u e &azem parte dos oito jerarcas superiores a metraton. O anjo que proporciona os alimentos H Dumanidade. 'egundo a 2abala, o 2oro dos Anjos associado com a d%cima s%&ira da Irvore da ?ida, identi&icado com os santos e as alma dos justos. iz)se que s,o &ormados de neve e &ogo e residem no =uinto 2%u. +ntre os mu/ulmanos, este % o anjo do 5uzo Final, tamb%m chamado 'era&iel ou 3sre&el. Um dos setenta e oito nomes de *etraton. O anjo do a&ecto, que se invoca quando h( discuss6es entre pessoas, para trazer a paz entre elas. Um dos prncipes das es&eras da Irvore da ?ida, cujo nome signi&ica descobrimento de eus.

3rin 3sda

3shim

3sra&el 3tmon 3tqal 3thuriel

3 +st( associado com a es&era de *arte. O poeta *ilton identi&ica)o como um querubim, mas &ontes cabalsticas dizem que % uma identi&ica/,o incorrecta. 'egundo os mu/ulmanos, um dos anjos da <essurrei/,o. Os outros anjos s,o 1abriel, *iguel e 3sra&el. 3zrael e acordo com a lenda mu/ulmana, a trombeta do 5uzo Final vai ser tocada tr0s vezes com um intervalo de quarenta anos entre os toques. Ao terceiro toque tem lugar a <essurrei/,o dos mortos.

5 5abniel Um dos regentes do terceiro 2%u. Um dos dois querubins esculpidos que guardam o 2adeir,o)Andor da 2ompaix,o na Arca da Alian/a. O outro chama)se .arall.

5ael

5ael tamb%m % um dos nomes de um dos regentes da 9alan/a. Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Frequentemente identi&icado com *etraton e Jemuel, % um dos 5ehoel regentes do 2oro dos 'era&ins e o anjo principal da 9alan/a. O anjo que guarda as setenta chaves de todos os tesouros do 5ehudiam 2riador. Um dos anjos que regem o movimento das es&eras, um dos trabalhos 5ehudiel de *etraton. Algumas autoridades incluem)no entre os sete prncipes da ivina 8resen/a. Um dos sera&ins, cujo nome est( inscrito na Irvore da ?ida, e que 5eliel se diz reger a -urquia. -amb%m % ele que assegura a &idelidade de um cBmjuge e desperta a paix,o entre homens e mulheres. Um dos principais anjos rebeldes, que tentou os outros anjos para 5eqon que pecassem. Um dos nomes de Uriel e de <emiel. O seu nome signi&ica 5eremiel compaix,o de eus e % um dos sete prncipes da ivina 8resen/a. 5azeriel 8ertence ao 2oro dos Arcanjos. O anjo que transmite o conhecimento e a sabedoria de eus aos 5esodoth seres humanos. 5etrel Um dos duzentos guardi,es tentados pelos anjos rebeldes. 5ibril 1abriel, entre os mu/ulmanos. 5oel Uma varia/,o de 5ael> % o primeiro dos nomes de *etraton. 5ohiel Um dos anjos do 8araso. Um dos nomes secretos de eus, recebido por 5acob na noite em 5oth que lutou com o anjo do 'enhor.

J Um dos anjos de um nvel superior aos Da::oth, ou anjos da *er4abah, residentes no '%timo 2%u. O seu nome signi&ica seres sagrados. 2om os 3rin, constitui o trono do 5uzo. Um dos guardi,es do ?estbulo do =uarto 2%u. 3denti&icado com 2asiel, % o anjo que rege a morte dos reis e tamb%m regente do planeta 'aturno. ; um dos assistentes de 1abriel durante as batalhas angelicais. -amb%m identi&icado como Joshbiel, o seu nome signi&ica estrela de eus. Jarabel +ste % um dos prncipes regentes das estrelas e constela/6es. 'egundo o #7ivro do Anjo <aziel, % um anjo sagrado, mas segundo +noch % um dos anjos cados. Um dos sete prncipes celestiais que guardam a cortina que est( diante do trono de eus.

Jadishim Jadosh Ja&ziel

Jalmi:a

Os outros seis s,o 1abriel, 9oel, Asimor, 8ashar, 1abriel e Uzziel. O seu nome signi&ica #aquele que engana eus$ e % o anjo rebelde Jasbeel vencido por *iguel e que depois eus chamou 'atanail ou 'atan(s. Jasda:a Um dos principais anjos rebeldes. Jedemel O esprito da es&era de ?%nus. 3denti&icado com 2amael e 'eraphiel, o seu nome signi&ica assembleia de eus. Jemuel +ste % o grande Arconte que actua como intermedi(rio entre as preces de 3srael e os prncipes dos 'ete 2%us. Jemuel tamb%m % o anjo da quinta s%&ira e um dos regentes do sera&ins. +ste % o grande regente dos =uerubins e um dos mais excelsos prncipes da 2orte 2elestial. O seu corpo % &ormado por carv,o incandescente e est( coberto de milhares de olhos. A sua estatura % do tamanho dos sete 2%us. O seu rosto % &eito de &ogo, os seus Jerubiel olhos d,o &ascas de luz e as suas pestanas s,o &ormadas por CD?D relGmpagos. a sua boca saem labaredas de &ogo com cada palavra e est( coberto de asas desde cima at% baixo. +st( sempre envolto por trov6es, relGmpagos e tremores de terra. O resplendor da 'he4inah re&ulge no seu rosto. ",o % sem raz,o que % um dos anjos mais temido e respeitado nas *ans6es 2elestiais. Jimos Um dos nomes secretos de *iguel. Jo4abiel -amb%m Ja4abel, o anjo que est( encarregado das estrelas. J:riel Um dos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua.

7 7abar&iel Um dos guardi,es do '%timo 2%u. 7abezerin O anjo que rege o triun&o. ; invocado Hs duas da tarde. O nome original de <a&ael. iz)se que, quando <a&ael aceitou os 7abiel *andamentos de eus relativamente H cria/,o do ser humano, o 'enhor mudou)lhe o nome de <a&ael para 7abiel. Um anjo que se invoca para a&astar os espritos maus e de quem se 7ahabiel diz ser assistente de <a&ael. Um dos sete anjos do castigo e aquele que preside ao port,o da 7ahatiel morte. 7amach Um dos regentes do planeta *arte. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora que controla a 7ecabel agricultura. Um anjo cado, que em tempos &oi um dos setenta e dois anjos do 7ehahiah 'hemham&ora. 7ehavah Um dos guardi,es do ?estbulo do '%timo 2%u. 7ehalel Um dos anjos que regem as artes, a ci0ncia, o amor e a boa sorte. 7ehahiah Um dos setenta e dois anjos do 'hemham&ora. 7emanael Um dos anjos da 7ua, segundo a 2abala. 7euuiah Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. 7evana Um dos nomes da 7ua. 7evanael Um dos anjos da 7ua. 7ibrabis Um dos espritos que encontra o ouro escondido. 7i&ton Um dos guardi,es do '%timo 2%u. 'egundo a 2abala, uma entidade demonaca que se diverte a matar as crian/as pequenas. A tradi/,o cabalstica descreve)a como a primeira mulher de Ad,o e a verdadeira m,e de 2aim. Agora % uma 7ilith das mulheres de 'amael, na sua identidade in&ernal. iz)se que % a entidade de monaca que rege as sextas)&eiras e % representada como uma mulher nua cujo corpo termina em serpente. +ste nome signi&ica #A 8alavra$, % uma das &ormas de chamar por #7ogos$ eus. -anto *iguel como *etraton tSem sido identi&icados como #7ogos$, tal como o *essias e o esprito 'anto. +ste nome signi&ica o que d( a 7uz, e % incorrectamente atribudo a 'atan(s. 3sto deve)se a uma passagem no #7ivro de 3saas$, onde o pro&eta menciona 7@ci&er como um anjo cado e o &ilho da manh,. "essa descri/,o, 3saas estava a re&erir)se ao rei "abucodonosor, 7@ci&er segundo autoridades rabnicas. "a realidade, o nome re&ere)se H estrela do amanhecer ou do entardecer, que se relaciona com ?%nus. "o 2ristianismo, 7@ci&er e 'atan(s s,o a mesma entidade, devido H identi&ica/,o &eita por alguns padres da 3greja, como '.5ernimo. 7umazi Os sete criadores do universo entre os assrios.

* *achasiel *achator *achidiel Uma das 3ntelig0ncias do 'ol, rege o domingo e reside no =uarto 2%u. Um dos anjos do elemento ar e do s(bado. Um dos anjos da Irvore da ?ida, identi&icado com a d%cima es&era, *al4uth, e o planeta -erra.

Os homens podem invoc()lo para pedir ajuda para conseguirem o amor da mulher dos seus sonhos. Um dos guardi,es do port,o do 8rimeiro 2%u, que escolta as *ahariel almas puri&icadas. *ahasiah Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. *ahniel Outro dos nomes de Azarel, regente de +scorpi,o. *ahzian O anjo que devolve a vis,o. Um dos sete anjos do castigo, cujo nome signi&ica a praga de *a4atiel eus. *alach)Da) O anjo da morte segundo a 2abala e % identi&icado com 'amael *avet e Azrael. *ala4im +m hebraico, o 2oro das ?irtudes. *almeli:ah Um dos setenta e oito nomes de *etraton. *altiel Uma das 3ntelig0ncias de 5@piter, residente no -erceiro 2%u. Um dos anjos cados e uma das entidades mais poderosas na hierarquia in&ernal. O seu nome signi&ica riquezas, que ele rege, induzindo H avareza e a todos os tipos de tenta/6es. As vezes % *ammon identi&icado com 9elzebuth, 7@ci&er e 'atan(s. *anuel *ara *archosias *argash *armarao *ashith *as4iel *astema *a:mon *briel *ebahel *ebahiah iz)se que % o regente de 3nglaterra. ; um dos anjos do signo do 2aranguejo. ; a identidade que o 9udismo identi&ica com 'atan(s. Um anjo cado que preside no 3n&erno como marqu0s. 8ertencia anteriormente ao 2oro dos omina/6es. Um dos setenta e oito nomes de *etraton. Um anjo que cura doen/as da bexiga. Uma entidade in&ernal encarregada de castigar no 3n&erno os que cometem assassinatos, incesto e idolatrias. O seu nome signi&ica destruidor e uma das suas miss6es % levar a cabo a morte das crian/as. Um dos guardi,es do 8rieiro 2%u, onde chegam primeiro as preces dos &i%is. iz)se que este anjo % o pai de todo o mal, mas que, mesmo assim, % servidor de eus, a quem obedece. ; o anjo que acede e serve a eus como tentador e prncipe do mal, da injusti/a e da condena/,o. O regente dos espritos do ar e do s(bado. Um dos anjos que regem os quatro ventos. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. ; o anjo que se invoca quando se deseja ter &ilhos e tamb%m um

* dos regentes da moral e da religi,o. -amb%m % um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um arcanjo cado e um dos sete poderes in&ernais. Antes da sua queda era um dos assistentes do anjo 'ad4iel e um *e&ist&eles dos regentes do planeta 5@piter. "a obra Fauto de 1oethe, % *e&ist&eles quem actua como embaixador de 'atan(s e &irma um pacto satanico com Fausto. O anjo que escreveu o #7ivro de *egadriel$, cujo nome signi&ica #a minha grande ajuda % eus$. ; um dos anjos regente do 2osmos dos 'era&ins, dos =uerubins e dos Arcanjos. Outro dos setenta e dois anjos do 'hemham&ora. O anjo dos autores, dos oradores e dos pro&essores universit(rios. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Outro dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. 3denti&icado com 2risto e com *etraton, o *essias pertence ao 2oro dos =uerubins e % o anjo da guarda do ;den, que protege com uma espada &lamejante. Alterna com *iguel, com quem % &requentemente identi&icado, como maior de todos os anjos. iz)se que % o prncipe da ivina 8az, chanceler do 2%u, anjo da Alian/a e o jeov( *enor(CD?D!. ; o anjo que mais protege a humanidade e rege a primeira es&era da Irvore da ?ida. ; &requentemente identi&icado com 'he4inah, a 1lria de eus. ; o anjo que guiou 3srael no seu #Vxodo$ atrav%s do deserto, e diz)se que % irm,o g%meo de 'andal&on, o anjo que rege a -erra e a d%cima es&era, *al4uth, da Irvore da ?ida. epois de Ana&iel, *etraton % o anjo mais alto do 2%u, e, quando % invocado, mani&esta)se sobre um pilar de &ogo com a &ace mais deslumbrante do que o 'ol. iz)se que % o autor do ?ersculo LN e do 'almo PO e que % quem instrui no 8araso as almas dos beb%s que morrem prematuramente. *iguel % o smbolo da justi/a per&eita. O seu nome signi&ica #+le que % como deus$. ; considerado o maior de todos os anjos, tanto do 5udasmo e do 2ristianismo, como do 3slamismo. ; por isso que se diz que ele est( sentano ao lado de eus no 'eu trono, e que &requentemente se identi&ica com *etraton e com a ivina 'he4inah. *iguel tamb%m % identi&icado com

*egadriel *ehe4iel *eheiel *elahel *eniel *essias

*etraton

*iguel

* '.8edro, pois diz)se que ambos t0m a chave do 2%u. Algumas autoridades encontram paralelo entre *iguel e '.5orge, pois ambos venceram o drag,o, que % o smbolo de 'atan(s para o 2ristianismo. Os antigos persas veneravam este grande arcanjo como 9eshter, protector da humanidade. *iguel % o anjo incorrupto e incorruptvel, ou seja, impossvel de corromper, tal % a sua per&ei/,o e a sua pureza. ; o anjo pre&erido do 2riador, e o mais poderoso. A tradi/,o judaico)crist, ensina que a vingan/a pertence a eus, que cria o equilibrio per&eito da justi/a atrav%s da balan/a de *iguel. "a iconogra&ia crist,, *iguel % representado vestido de vermelho e verde, com sand(lias e armadura romana. "uma m,o tem a balan/a da justi/a e na outra uma espada. Uma das suas sand(lias est( colocada sobre o pesco/o do drag,o que representa 'atan(s, como smbolo da sua vitria sobre o advers(rio de eus na batalha angelical. *iguel % o prncipe regente de tr0s dos 2oros AngelicaisW 'era&ins, ?irtudes e Arcanjos. -amb%m % o regente do =uarto 2%u, um dos seis anjos do arrependimento, o anjo da rectid,o, da compaix,o, da santi&ica/,o e prncipe da ivina 8resen/a. -amb%m % o anjo padroeiro de 3srael e da Alemanha (e o primeiro de 8ortugal! e diz)se que &oi ele que deu as t(buas dos XM mandamentos a *ois%s, no *onte 'inai. O nome de *iguel prov%m do caldeu, tal como <a&ael. iz)se que % autor do 'almo QN, que se reza em seu nome para lhe pedir um milagre. "os ensinamentos sagrados, *iguel % muitas vezes identi&icado com o +sprito 'anto, devido H sua grande pureza. e acordo com a tradi/,o mu/ulmana, as asas de *iguel s,o cor de esmeralda, e cada um dos seus cabelos, vermelhos como o &ogo, est( coberto de milh6es de caras, cada uma das quais implora, numa lngua di&erente o perd,o de eus para a humanidade. iz)se que *iguel chora continuamente pelos pecados dos &i%is e que das suas l(grimas se &ormaram os =uerubins. Os mu/ulmanos, que o conhecem como *i4ail, dizem que quando o grande arcanjo chora, as suas l(grimas se trans&ormam em pedras precidosas. *iguel % o regente do planeta *erc@rio, do signo 7e,o, do 'ul e do elemento &ogo na magia cerimonial, e entre outros ttulos %W prncipe da 7uz, prncipe dos ?irtudes, prncipe dos Arcanjos, guardi,o da 8az, protector ivino, comandante)che&e das Dostes 2elestiais, anjo da guarda da 3greja 2atlica, anjo da gurda de

* 3srael, anjo da -erra e prncipe de eus, al%m de arquiestratega ivino. -amb%m % o anjo que se apresentou a *ois%s na 'ar/a Ardente, e o que resgatou '.8edro da pris,o e o pro&eta aniel dos le6es. iz)se tamb%m que % *iguel que h()de descer do 2%u no 5uzo Final com a chave do Abismo sem Fim, onde aprisionar( 'atan(s durante mil anos. O nome segredo de *iguel % 'abathiel. Algumas tradi/6es visualizam)no (situam)no! no '%timo 2%u, rodeado das Dostes Angelicais. "o 2ristianismo, *iguel % venerado como sendo o anjo ben%volo da morte, atrav%s de quem % possvel alcan/ar o perd,o de eus e a imortalidade. ; o anjo que guia as almas dos &i%is em direc/,o H luz eterna e tamb%m % ele que pesa as almas no juzo Final. *iguel % o anjo que, segundo a tradi/,o cclica, salvou *eshach, 'hadrach e Abednego, os companheiros do pro&eta aniel, do &ogo do &orno onde os lan/ara o rei "abucodonosor, por se terem negado a adorar os seus dolos. -amb%m % o anjo que se ajoelhou diante da ?irgem *aria, com um crio aceso na m,o, para lhe anunciar a proximidade da sua morte. =uando a ?irgem lhe perguntou o seu nome, *iguel respondeuW #2hamo) me 1rande e 8oderoso.$ *iguel % patrono dos bombeiros, dos polcias, dos marinheiros, dos soldados e dos taberneiros. Um dos setenta e oito nomes de *etraton. Um dos anjos do planeta *erc@rio e da quarta)&eira. 'egundo a 2abala, o anjo da &ertilidade e da &idelidade no matrimnio. O nome de *iguel entre os mu/ulmanos. "as ?edas, % um dos deuses brilhantes, identi&icados com os anjos. 'egundo os persas, *ithra tinha mil ouvidos e dez mil olhos e era uma das divindades que rodeavam o grande deus persa Ahura)*azda. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um dos anjos da es&era de *arte. O anjo de eus entre os mrmones, que entregou a 5oseph 'mith, criador desta seita, o #+vangelho da "ova <evela/,o$ em tabuinhas de ouro. O anjo que se invoca para que conceda boa memria. Um dos regentes do signo de 2aranguejo e do m0s de 5ulho. -amb%m % um dos regentes do 2oro dos omina/6es.

*idrash *iel *ihael *i4ail *ithra *itzrael *odiniel *oroni *upiel *uriel

" Um dos quatro anjos da prostitui/,o, e uma das mulheres do terrvel 'amael. "aamah ; conhecida como m,e dos demnios e &oi uma das corruptoras dos anjos cados. iz)se que provoca epilepsia nas crian/as. Um dos setenta e oito nomes de *etraton. Um dos mais excelsos prncipes da 2orte 2elestial. A 3ntelig0ncia do 'ol no signo do 7e,o. Um dos regentes de ezembro e protector dos emigrantes. Um dos guardi,es e prncipes angelicais que velam a entrada do 3n&erno. O anjo que rege os ribeiros. Um dos sete regentes do 8rimeiro 2%u. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Uma das 3ntelig0ncias da 7ua e regente do domingo. Outro dos grandes anjos que guardam a entrada do 3n&erno, que % descrito com cabe/a de le,o. ; um dos anjos que regem o &ogo e o sexto anjo criado por eus. -amb%m % um dos doze anjos da vingan/a. -amb%m chamados "ephilim, estes s,o os &ilhos gigantes dos anjos cados. Um anjo que se invoca para chamar os mortos. Um anjo cado, em tempos um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora pertencente ao 2oro dos Arcanjos. Um dos anjos do &ogo e do granizo. -amb%m % um dos regentes da ?iragem e um dos assistentes de *iguel. ; um anjo de grande poder e de grande estatura que tem sob o seu comando cinquenta mil anjos &eitos de (gua e de &ogo. O seu nome signi&ica &ogo de eus.

"aar "aaririel CD?D "achiel "adiel "agrasagiel "ahaliel "ahuriel "anael "aromiel "asargiel "athanael "e&ilim "ehinah "elchael "emamiah

"uriel

O Oca O esprito olmpico do 'ol, rege vinte e oito das provncias olmpicas. iz)se que rege trinta e seis e quinhentas e trinta e seis

O legi6es de espritos e que d( seiscentos anos de vida com ptima sa@de, j( que a es&era do 'ol rege a sa@de e a vida al%m da chacra do cora/,o. Um dos anjos do =uinto 2%u e da ter/a)&eira. "a 2abala, a quinta s%&ira ou es&era da Irvore da ?ida, 1eburah, % regida pelo planeta *arte e pela ter/a)&eira. -amb%m Opaniel, % o poderoso regente do 2oro dos -ronos e, como j( vimos, o mais alto de todos os anjos. -amb%m % um dos regentes da 7ua, que % muitas vezes identi&icado com 'andal&on. -amb%m Ophanim, do 2oro dos -ronos. "a 2abala, os que &ormam o 8rimeiro 2oro Angelical, segundo 8seudo) ionsio. Os O&anim est,o associados com a segunda s%&ira, 2ho4mah, identi&icada com a roda do zodaco. O 2oro dos 8otestades s,o os Da::oth (2haioth ha =adesh! e est,o associados com a primeira s%&ira, Jether, e com o prprio eus, que, por sua vez, % identi&icado com o Universo 2riado. 8ara al%m do Universo 2riado est( o A3", que % o "A A, eus antes de mani&estar o seu poder e a 'ua +ss0ncia na 2ria/,o. -amb%m Ophiel, o esprito olmpico de *erc@rio, regente de catorze das provncias olmpicas e de cem mil legi6es de espritos. 8ertence ao 2oro dos 8otestades. Um dos gigantes descendentes do anjo cado 'em:aza. Um dos anjos da ivina 8resen/a e um dos guardi,es do -erceiro 2%u. Um dos regentes do signo 7e,o. Um dos anjos cados, em tempos pertencente ao 2oro dos Arcanjos. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora, pertencente ao 2oro dos omina/6es.

O&ael

Otariel

O&anim

O&iel Og Ohazia Ol Olivier Omael

; o anjo regente da qumica e ajuda a perpetuar as esp%cies. Ona&iel Outro dos regentes da 7ua. 3denti&icado com O&aniel, % um dos mais elevados prncipes da ivina 8resen/a e regente do 2oro dos Ophanim ou -ronos, a quem pule e adorna continuamente. 'egundo +noch, Ophaniel tem Opanniel dezasseis caras e duzentas asas, al%m de oito mil, setecentos e CD?D sessenta e seis olhos, correspondente Hs horas do ano. estes olhos brotam chamas de &ogo e tudo o que olha de &rente % imediatamente consumido pelo &ogo. Ophan Um dos nomes de 'andal&on. Ophiel ?er O&iel. Orael Uma das 3ntelig0ncias de 'aturno. Oribel Outro dos nomes do grande arcanjo Uriel. O anjo do destino, identi&icado com Auriel, cujo nome signi&ica a Oriel luz de eus.

O Um dos regentes de '(bado. Ori&iel iz)se que % um dos prncipes do 2oro dos -ronos, um dos sete grandes prncipes da ivina 8resen/a e um dos sete regentes da -erra. O anjo da guarda de '.8edro, identi&icado com a constela/,o do mesmo nome. Algumas autoridades cabalsticas identi&icam)no com *iguel. -amb%m Ormuzd, eus no .oroatrismo e irm,o g%meo de Ahriman, o 'atan(s persa. Outro dos anjos do =uinto 2%u e da ter/a &eira. Outro dos nomes de Uriel. -amb%m Uzza, um dos anjos cados. Um dos setenta e oito nomes de *etraton.

Oron Ormazd Osael Ou Ouza Ozah

8 8abael 8achdiel 8ahaliah 8aimon 8alit 8alpelti:ah 8arasurama 8arziel 8ashar 8asiel 8asisiel 8athatumon 8athiel 8azriel Um dos anjos da 7ua, actuando como mensageiro desta es&era. O guardi,o principal do =uarto 2%u. O seu nome signi&ica medo. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora, que se invocam para convers,o dos hereges ao 2ristianism Um anjo cado, que antes da sua queda pertenceu ao 2oro dos omina/6es. "a hierarqui in&ernal % um grande rei, com duzentas legi6es de espritos in&ernais sob o seu comando. Um dos nomes de *iguel, que signi&ica o que se escapou, e que se re&ere que *iguel escapou H tenta/,o de 9eqa, mais tarde 'atan(s, a quem venceu na batalha angelical. Um dos nomes de *etraton. "a tradi/,o v%dica, o sexto dos dez avatares ou ancarna/6es divinas. Um dos guardi,es do 'exto 2%u. Um dos sete anjos que est,o diante do trono de eus, que executa as ordens dos grandes 8otestades 2elestiais. iz)se que 8ashar se encontra por detr(s da cortina que guarda o trono ivino. Um dos anjos regentes do signo 8eixes. Um dos guardi,es do '%timo 2%u. Um dos nomes secretos de eus. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. -amb%m identi&icado como 'iriel, um dos grandes arcanjos

8 8eliel 8enael 8eneme regentes do 8rimeiro 2%u. O anjo protector do 8atriarca 5acob e che&e do 2oro dos ?irtudes. Um dos mensageiros de ?%nus residente no -erceiro 2%u. -amb%m 8enemue, um dos anjos cados que ensinou os seres humanos a escrever com papel e tinta. iz)se que este % um anjo de 5eov(, aquele que lutou toda a noite com 5acob no local com o mesmo nome. Outras autoridades nomearam *etraton, 'amael e outros anjos como sendo os advers(rios do 8atriarca. O seu nome signi&ica a &ace de eus e diz)se que reside no -erceiro 2%u. +ntre os mu/ulmanos estes s,o os anjos cados, regidos por +blis, o 'atan(s do 3sl,o. Um anjo cado, em tempos membro do 2oro dos 8rincipados. Um anjo que recebe as preces dos &i%is que pedem protec/,o contra os seus inimigos. 'e a prece % justa, 8etah:al beija)a e envia)a ao trono de eus. -amb%m Faleg, este % o esprito olmpico de *arte, regente de trinta e cinco das cento e noventa e seis provncias olmpicas. -amb%m identi&icado com Uriel e 8eniel, o seu nome signi&ica a &ace de eus. ; um dos anjos da penit0ncia, identi&icado como um dos quatro grandes arcanjos, um dos quais % Uriel. -amb%m Forlac, % o anjo da -erra. -amb%m Ful, % o esprito olmpico da 7ua e regente de sete das provncias olmpicas. ; regente da segunda)&eira e supremo senhor das (guas. Um dos nomes de *etraton, quando recebe as preces dos &i%is. Um dos nomes de *iguel. -amb%m, 8otestades, 8otencialidades ou 8ot0ncias, % o sexto 2oro Angelical segundo o 8seudo) ionsio e o 'egundo 2oro segundo a 2abala. 2amael ou 'amael % o regente principal deste 2oro. A miss,o principal dos 8otestades % assegurar que a ordem reine nos caminhos do 2%u, &rustrando as tentivas das &or/as in&ernais de levar o caos Hs mans6es celestiais. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora e regente da boa sorte e da &iloso&ia. 8ertence ao 2oro dos 8rincipados. O anjo da audi/,o. -amb%m identi&icado com ?ertil, % o escriv,o celestial que est( encarregado de guardar o conhecimento de eus e os

8eniel

8eri 8errier 8etah:al 8haleg

8hanuel 8horla4h 8hul 8ihon 8i)<e

8oderes

8oiel 8oteh 8ravuil

8 livros celestiais. ; o '%timo 2oro segundo 8seudo) ionisio. +stes anjos s,o os protectores dos prncipes, reis, presidentes e governantes da -erra, incluindo o papa e outros prelados da 8rincipalidades 3greja, iluminando)os para que tomem decis6es justas. -amb%m protegem as religi6es. +ntre os seus regentes est,o Anael, <equel, 2erviel e "uroc. 8rncipe da 7uz O arcanjo *iguel. 8rncipe da 8az 3denti&icado como 5esus e como 'erapiel. 8rncipe das 3denti&icado com 'atan(s e com o anjo da morte, embora seja -revas identi&icado com v(rios anjos, entre eles Azrael e 1abriel. 8urusha A 8rimeira Origem, identi&icado com o A3" 'OF da 2abala.

= 5untamente com os anjos g%meos 3rin, os dois anjos chamados =addis &ormam o 2onselho do 5uzo de eus. =addis +stes quatro anjos s,o os mais elevados de todos os 2oros Angelicais, e diz)se que um s deles tem mais poder do que todas as Dostes 2elestiais. Um dos anjos regentes da 7ua e guardi,o do ?estbulo do '%timo =a&siel 2%u. Um dos sete grandes anjos do trono de eus, residente no 8rimeiro =uelamia 2%u, de onde executa as ordens dos 8otestades. < <aamiel <aasiel <abac:el <abdos <achiel <achmiel <adEeriel CD?D Um dos anjos do trov,o, cujo nome signi&ica estremecer perante eus. Um dos anjos dos tremores de terra. Um dos tr0s regentes do -erceiro 2%u. Um poderoso anjo cado que pode deter o curso das estrelas. Um dos espritos regentes de ?%nus e um dos anjos que governam a sexualidade no ser humano, segundo a 2abala. O anjo da compaix,o, muitas vezes identi&icado com 1abriel. 8or vezes identi&icado com ?retil e 8ravuil, % o grande prncipe celestial que est( encarregado do #7ivro de eus$. iz)se que % o protector da poesia e che&e das musas. O seu nvel % superior ao de *etraton. 'egundo +noch, cada palavras que surge da sua boca &orma um novo anjo.

< <ael Um dos anjos do -erceiro 2%u e uma das 3ntelig0ncias da es&era de ?%nus. <a&ael % o anjo da alvorada, regente do 'egundo 2%u e um dos prncipes regentes dos =uerubins e dos Arcanjos e che&e do 2oro das ?irtudes. 8ertence a quatro dos 2oros AngelicaisW 'era&ins, =uerubins, omina/6es e 8otestades. O seu nome % de origem caldeia e, inicialmente, era 7abiel. O nome <a&ael signi&ica # eus curou$. "a 3greja 2atlica % conhecido como *%dico ivino, pois diz)se que tem o poder de curar toda a en&ermidade, por mais grave que seja. <a&ael tamb%m % protector da -erra, que cura. iz)se que este anjo % o regente do 'ol, no centro do qual est( parado. <a&ael % identi&icado &requentemente com <amiel, <aguel, <a&&arel e, entre os mu/ulmanos, comAzrael, que % o anjo da morte e regente de +scorpi,o. "o #7ivro de -obias$, <a&ael esconde a sua identidade angelical sob o nome de Azariah. <a&ael % o anjo que guarda a Irvore da ?ida, um dos seis anjos do arrependimento, o anjo da ora/,o, da alegria e da luz. -amb%m % o anjo da ci0ncia, da medicina, da sabedoria e um dos sete anjos do Apocalipse. =uando 'alom,o pediu ajuda a eus para a constru/,o do -emplo, o 2riador o&ereceu)lhe um anel no qual estava inscrito um pentagrama, que % uma estrela com cinco pontas. O mensageiro divino a quem eus entregou este anel, para que o desse a 'alom,o, &oi <a&ael. ; possvel que o costume de se utilizar um pentagrama para invocar os arcanjos tenha tido origem nesta histria. <a&ael % representado com um cajado na m,o e um peixe na outra, como smbolo da sua odisseia com -obias. "essa histria , <a&ael ensina -obias como utilizar o cora/,o e o &gado de um peixe para exorcizar o esprito in&ernal Asmodeo e como utilizar a blis do mesmo peixe para curar a ceguira do seu pai. -amb%m se diz que <a&ael % um dos guardi,es ou grigori, que est,o continuamente de viglia Hs portas do 2%u, e ainda que % um dos guias em sheol, para onde, segundo os judeus, v,o as almas quando o corpo morre. ; um dos quatro grandes prncipes que est,o junto do trono de eus e, segundo &ontes rabnicas, um dos tr0s anjos que visitaram Abra,o> os outros s,o *iguel e 1abriel. ; conhecido como o anjo da simpatia, porque est( sempre risonho e % o anjo da sexta '%&ira da Irvore da ?ida. Um dos anjos do 'egundo 2%u e tamb%m um dos sete arcanjos da ivina 8resen/a.

<a&ael

<aguel

< ; um dos anjos que castigam os outros anjos quando estes cometem alguma &alta. "o ano OYN da +ra 2rist,, um conselho eclisi(stico da 3greja de <oma reprovou <aguel, juntamente com outros anjos de nveis elevados, incluindo o grande Uriel. A raz,o desta condena/,o &oi a determina/,o da 3greja daqueles tempos de que nunhum outro anjo, excepto os mencionados na 9ibla (miguel, 1abriel, <a&ael! &ossem venerados. O anjo das pro&undezas do mar, algumas vezes identi&icado como um anjo cado. Ou <hamiel, um dos anjos da compaix,o e do amor. ; &requentemente identi&icado com '.Francisco de Assis, que se diz ter sido trans&ormado em anjo assim que chegou ao 8araso. iz)se que % um dosApocalipse. Um dos anjos das constela/6es, que as coloca na devida ordem. -amb%m descrito como <amael, &requentemente identi&icado com Uriel.

<ahab

<ahmiel <ahatiel

<amiel

; o anjo que concede vis6es verdadeiras e % um dos regentes do trono de eus. Uma das suas miss6es % levar as almas at% ao trono de eus no dis do 5uzo Final para serem julgadas. <ashiel Um dos anjos dos remoinhos e dos tremores de terra. Um dos anjos do -erceiro 2%u, com grande poder sobre os <athanael espritos in&ernais. ; o anjo dos mist%rios, cujo nome signi&ica o segredo de eus. 'egundo a 2abala, % o anjo da segunda s%&ira, 2ho4mah. iz)se que % o autor do #7ivro de <aziel$, onde est,o escritos todos os segredos do 2%u. "a realidade, ningu%m sabe quem escreveu aquele livro, mas a &onte mais prov(vel % o rabi +leazar de Zorms, que viveu durante a 3dade *%dia. <aziel 'egundo uma das lendas rabnicas, <aziel entregou este livro a Ad,o, mas os outros anjos tiraram)no a Ad,o e lan/aram)no ao mar. +nt,o, eus ordenou a <ahab, o anjo das pro&undezas do mar, que resgatasse o livro. +ste passou mais tarde para as m,os de +noch e deste para "o%, e depois para 'alom,o. iz)se que a mei do #7ivro de <aziel$ existe uma escritura secreta que revela as mil e quinhentas respostas aos mist%rios do mundo, que n,o &oram reveladas sequer aos anjos mais sagrados. O anjo da sa@de e da longevidade, que tamb%m inspira respeito aos nossos pais. 8ertence ao 2oro dos 8otestades e % um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora pertencente ao 2oro dos omina/6es. Um dos sete grandes arcanjos da ivina 8resen/a &requentemente identi&icado com Uriel. O grande anjo que rege a *er4abah ou carruagem divina. ; um

<ehael <eiiel <emiel <i4biel

< CD?D <imnon <ochel <o&ocale <omiel <ubiel <uchiel <umiel dos prncipes do 2onselho ivino, mais elevado do que *etraton. Um arcanjo cado. O anjo que se invoca para encontrar as coisas perdidas. -amb%m conhecido como 7uci&uge <o&ocale, % uma das mais poderosas entidades in&ernais, onde actua como primeiro) monistro. -em controle sobre todos os tesouros e riquezas do mundo. O anjo que rege os meses do ano. O anjo que se invoca para se ganhar ao jogo. Um dos anjos regentes do vento. Um dos guardi,es do 'exto 2%u, citado em o #7ivro do anjo <aziel$.

' 'abaoth -amb%m -sabaoth, % um dos nomes ou ttulos de eus, que signi&ica 'enhor dos +x%rcitos. -amb%m % um dos anjos da ivina 8resen/a. O nome secreto de *iguel. -amb%m % uma 3ntelig0ncia da es&era de 'aturno, que reparte a 7uz ivina que recebe do +sprito 'anto com os membros da sua es&era. Um dos sete grandes arcanjos, pertencente ao 2oro dos ?irtudes e um dos guardi,es do 8rimeiro 2%u. Um dos anjo da guarda do 8rimeiro 2%u, pertencente ao 2oro dos =uerubins. ; um dos regentes d&eiras e da es&era de 5@piter. Um dos anjos da ter/a)&eira residente no =uinto 2%u. Um dos anjos do -erceiro 2%u. Um dos sete grandes arcanjos e regente de 5@piter. -amb%m rege o signo 'agit(rio. Um dos setenta e oito nomes de *etraton. Um dos guardi,es do =uinto 2%u, que protegem do mau) olhado. ; o anjo que governa M signo de 2apricrnio juntamente com 'ama4iel. iz)se que % um dos anjos regentes , juntamente com 'ratiel, do signo 7e,o. ; um dos nomes de *etraton, segundo +noch.

'abathiel

'abrael 'acheil 'acriel 'aditel 'ad4iel 'a&4as 'a&riel 'agdalon 'agham

'agnessagiel -amb%m % um dos prncipes da sabedoria e che&e dos anjos da guarda do =uarto ?estibulo do '%timo 2%u.

' 'agras 'ahariel 'ahriel 'aissaiel 'a4tas 'alamiel 'alatheel Um dos regentes do signo -ouro. Um dos regentes do 'igno do 2arneiro. Um dos sessenta e quatro guardi,es dos 'ete ?estbulos 2elestiais. Um dos regentes de +scorpi,o. Um dos setenta e oto nomes de *etraton. Um dos anjos cados, membro dos grigori ou guardi,es, que % identi&icado com &requencia com 'atanail. -amb%m 'alathiel, este % um dos sete grandes arcanjos que regem os movimentos das estrelas. -amb%m 2amael % um anjo de muitas lendas e controv%rsias. ; de&initivamente o anjo de *arte e regente de 2arneiro. <ege a viol0ncia e a destrui/,o e tem aspectos positivos e negativos. "o seu aspecto negativo mais &eroz identi&ica)se com 'atan(s, mas esta % uma identi&ica/,o errnea, j( que 'amael e 'atan(s s,o duas entidades completamente distintas. Uma das tradi/6es rabnicas diz que % o anjo que preside ao =uinto 2%u, enquanto que outras alegam que % o che&e de todos os demnios e anjo da morte. "a 2abala, como 2amael, % o anjo ben%&ico da quinta s%&ira, 1eburah, que simboliza a severidade. 2omo 'amael, % o anjo mal%&ico que reside na d%cima es&era do lado oposto e maligno da Irvore da ?ida e consorte da in&ernal 7ilith. Outras &ontes dizem que % um dos sete regentes da -erra com mais de dois milh6es de anjos sob o seu comando. 'amael %, sem d@vida, um dos anjos mais mal compreendidos e vili&icados devido H sua ira, a viol0ncia, a guerra e a morte. *as tudo isto &az parte da experi0ncia humana e n,o &az de 'amael uma entidade mal%&ica, j( que apenas cumpre as ordens de eus para controlar estas &raquezas humanas. 8or outro lado, as energias de 'amael s,o de grande importGncia para a sa@de e a vida, que n,o existiria sem os seus &luidos poderosos. 'amax 'ameveel 'amhiel 'amuil 'andal&on 'amuel tamb%m rege os cirurgi6es e a mlicia. Um dos anjos do elemento ar e da ter/a)&eira. Um dos anjos cados. Um dos anjos que curam a estupidez. Um dos anjos que regem a -erra. +ste % o anjo da d%cima es&era da Irvore da ?ida, *al4uth, o <eino, que % identi&icado com a -erra. iz)se que % irm,o g%meo de *etraton e um dos anjos mais altos das Dostes 2elestiais.

'amael

' -amb%m se diz que % o anjo que decide o sexo de uma criatura quando esta ainda est( no ventre da m,e. 'egundo +noch, % regente do 'exto 2%u, mas segundo a 2abala rege o '%timo. O anjo que rege os jejuns religiosos, especialmente durante o 'abath judaico. Um dos anjos do =uarto 2%u. ; o ttulo de prncipe em hebraico, utilizado para designar os grandes anjos que est,o diana ivina 8resen/a. Um dos regentes de 1%meos. Um dos prncipes do 2oro dos Anjos que o&iciam durante os 2onselhos 2elestiais. -amb%m % um dos regentes de 2arneiro. Um dos duzentos anjos cados. 8ertence ao 2oro dos 'era&ins e % um dos anjos que presidem sobre as almas dos pecadores. Um dos anjos que levam para o 3n&erno as almas dos pecadores. -amb%m % identi&icado com "asargiel. -amb%m identi&icado com 'uriel, 'era4iel e Uriel. ; um dos sete grandes arcanjos, segundo +noch, que o descrve como distinto de Uriel. ; um dos regentes de 2arneiro e do +quincio de ?er,o. ; o plural de prncipe em hebraico. os sarim s,o os prncipes celestiais que s,o membro dos 2oros que cantam o -ris(gono ivino sob a direc/,o de -agas. Um anjo cado, que est( encarregado das coisas escondidas. Um dos nomes de *etraton, tamb%m % um grande 'era&im, prncipe da ivina 8resen/a, da paz e da sabedoria. O nome que eus deu ao grande anjo 9eqa, depois da sua rebeli,o. *ais tarde, 'atanail passou a ser conhecido como 'atan(s. O principal anjo rebelde, que dirigiu os outros anjos contra eus e suas Dostes 2elestiais. O seu nome signi&ica advers(rio. 5esus chamou)lhe o prncipe deste mundo. -amb%m % conhecido como o prncipe dos poderes do ar. "o prncipio, antes da sua queda, 'atan(s pertenceu a quatro dos 2oros Angelicais e &oi regente dos 'era&ins, dos =uerubins, dos 8otestades e dos Arcanjos. -amb%m se diz que &oi prncipe regente do 2oro dos ?irtudes. 1regrio, o 1rande, descreveu)o como um grande anjo, que se cobria com a luz dos outros anjos, que usava como vestimenta, e a quem superava na sua glria e

'angariah 'apiel 'ar 'araiel 'ara4iel 'ara4n:al 'arasael 'argiel

'ariel

#'arim$ 'artael 'asnigiel CD?D 'atanail 'atan(s

' sabedoria. A sua identi&ica/,o com 7@ci&er % incorrecta, j( que s,o duas entidades distintas. 'egundo a 2abala e '.5ernimo, chegar( um dia em que 'atan(s se vai arrepender dos seus pecados e vai ser reintegrado na sua antiga glria. iz)se que % um grande tentador e pai da mentira. O anjo que rege uma das es&eras mal%&icas do oposto da Irvore da ?ida, obscurecendo a quarta s%&ira, 2hesed, que % a compaix,o. O seu nome signi&ica esconder a eus. <egente de 2apricrnio. 'egundo a 2abala % o anjo da 'elva. Um dos anjos da morte. -amb%m % identi&icado com 'abathai e % um dos regentes de 'aturno. Um dos anjos regentes das vinte e oito *ans6es da 7ua. Um dos quinze anjos que est,o diante do trono de eus. Um dos anjos que ajudam a encontrar tesouros. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora que se invoca para que prolongue a vida e d0 sa@de. 8ertence ao 2oro dos omina/6es. Uma das dez es&eras da Irvore da ?ida. O plural % s%&iro (z%&iro! ou se&irote. um dos anjos que protegem contra o &ogo. Um dos sete prncipes que est,o sempre diante de eus e a quem &oram revelados os nomes dos espritos dos planetas. O che&e dos duzentos anjos cados, pertencentes aos grigori. iz)se que est( suspenso entre a -erra e o 2%u e &orma a constela/,o de Oron. 'egundo #A 1rande 2lavcula de 'alom,o$, o grande 5uzo Final vai come/ar com a recita/,o do nome deste grande anjo. Outro dos nomes da s%&ira *al4uth, a d%cima es&era da Irvore da ?ida. "a sua identidade angelical, este grande luzeiro tem tr0s sarim como deputados, sob o seu comando. +stes s,o 3thuriel, *al4iel e "ashriel. O anjo que rege as (rvores de &ruto. -amb%m 'era&iel. ; o grande anjo que rege a Ordem dos 'era&ins, chamado prncipe da paz.

'athariel 'aturno 'auriel 'chebtaiel 'chleliel 'chimuel 'ade4iah 'eehiah '%&ira 'eheiah 'emeliel 'em:aza 'epheriel

'ephuriron

'era4el 'erapiel CD?D

' ; o mais elevado dos prncipes da *er4abah, ou carruagem divina, e um dos prncipes presentes durante o 2onselho 'upremo de eus. iz)se tamb%m que % o o esprito principal de *erc@rio e regente da ter/a)&eira. 'egundo +noch, este % o anjo mais resplandecente do 'enhor. O seu corpo est( todo coberto de estrela. os p%s aos joelhos cintila luz do &irmamento, dos joelhos Hs coxas brilha como luz da 7ua, da cintura ao pesco/o deslumbra como a luz do 'ol, e do pesco/o H testa resplandece com a luz do in&inito. O primeiro e mais elevado dos 2oros 2elestiais, segundo 8seudo) ionsio e outras autoridades. 'era&im Os 'era&ins rodeiam constantemente o trono de os seus louvores. eus, cantando

'ha&tiel 'haha4iel 'haitan 'hamdan 'hamiel

',o anjos de &ogo e regem o amor e a luz. -0m quatro rostos e seis asas e s,o conhecidos como serpentes de &ogo.O seu principal regente % 'erapiel, al%m de *iguel, *etraton e 5ehoel. Um dos principais regentes do 3n&erno, de onde governa a sombra da morte. iz)se que reside na terceira loja, das sete divis6es in&ernais. Um dos sete grandes arcanjos, segundo +noch, e um dos prncipes do =uarto 2%u. Uma entidade in&ernal entre os mu/ulmanos. O pai de asmodeo, nascido da sua uni,o pecaminosa com "aamah, a irm, de -ubal)2ain, que levou os anjos cados H perdi/,o com a sua beleza mpar. +m conjunto com -agas, dirigente dos 2oros de *@sica no 2%u e o arauto divino. O anjo que guiou *ois%s atrav%s do paraso quando este o visitou numa vis,o. O seu nome signi&ica luz do dia. ; regente do =uarto 2%u e prncipe do 8araso. ; um dos grandes anjos que coroa (premeia! as ora/6es dos &i%is e as dirige ao =uinto 2%u. *as, segundo +noch, % um dos anjos cados que ensinou aos homens os mist%rios do 'ol. A 2abala disse que este &oi um dos anjos que assistiu Uriel durante a 1rande 9atalha no 2%u. Um dos anjos do sil0ncio. O aspecto &eminino de eus, segundo a 2abala, tamb%m conhecida como a "oiva do 'enhor. "o "ovo -estamento, a 'he4inah % identi&icada como a 1lria de eus. 'egundo &ontes rabnicas, a 1lria de 'he4inah % *iguel.

'hamshiel

'hateiel 'he4inah

' *etraton, no seu aspecto masculino, como anjo da liberta/,o. ; a intermedi(ria entre eus 8ai e a humanidade e % quem rege a concep/,o de uma crian/a e protege a santidade do matrimnio e a sexualidade. A 'he4inah % identi&icada com o +sprito 'anto e a *,e 2smica, e % o segredo da -erceira 8essoa da 'antssima -rindade da 3greja 2atlica. 'egundo a -ora, a 'he4inah est( exilada na -erra, separada do seu ivino +sposo, que % eus, devido ao pecado de Ad,o, e que todas as boas ac/6es do ser humano ajudam a apressar o seu regresso Hs *ans6es 2elestiais. A 'he4inah s se une a eus 8ai Hs sextas)&eiras H meia noite, no amanhecer de '(bado, que % a hora per&eita para a uni,o entre esposos segundo a 2abala. ; uma orden angelical que est( associada com os =uerubinsbah. ; identi&icado com o 2oro Angelical associado H sexta s%&ira, -i&areth, e % regida por 'ad4iel. Um dos regentes do 2oro dos -ronos e da es&era de ?%nus. Um dos prncipes do 8rimeiro 2%u e um dos sete arcanjos da ivina 8resen/a, segundo +noch. Um dos anjos da destrui/,o, enviado por eus H -erra para castigar e puri&icar os maus. O g%nio do desejo. O nome que se d( a *etraton, quando cobre os seres humanos com as suas asas para proteg0)los dos anjos da destrui/,o. -amb%m conhecido como 'opheriel CD?D, % o escriv,o divino que guarda os livros dos vivos e dos mortos no 2%u.

'hinanin 'id4iel 'idriel 'im4iel 'isera 'ithriel

'o&riel

'egundo +noch e a 2abala, existem dois anjos com o mesmo nome, g%meos, com o mesmo poder. 'oqedhozi Um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a, aquele que pesa CD?D os m%ritos dos seres humanos numa balan/a diante o 2riador. Uma entidade in&ernal, que rege o TTT, o n@mero da 1rande 'orath 9esta, sehundo o #Apocalpse$. -amb%m conhecido como 'other Ashiel, % um dos anjos de nvel mais levado no '%timo 2%u, j( que s atrav%s dele os 'oterasiel outros anjos a ivina 8resen/a. iz)se que a sua estatura % de CD?D setenta mil milhares de parasangs, cada parasang medindo tr0s milhas. -amb%m % um dos anjos da 2orte 2elestial, servindo diante do trono de eus, quando este emite juzo. 'stiel CD?D Um dos mais elevados anjos do 'enhor e um dos oito prncipes da *er4abah, de um nvel mais elevado do que o prprio

' *etraton, que se prosta a seus p%s quando se depara com ele. Os oito prncipes da *er4abah, que carregam o nome sagrado de eus, s,o 'stie, Anapiel, A4atriel, 1allistur, "suriel, <adEeriel e os dois 'o&riel. + identi&icado com Uriel, *etraton, Uriel, 'araquel e outros mais. ; um dos anjos da morte mas tamb%m da cura e um dos prncipes da ivina 8resen/a. iz)se que este % o anjo preceptor de *ois%s, que lhe transmitiu todos os conhecimentos, mas outras autoridades dizem que o mestre angelical de *ois%s &oi .agzagel. 'egundo a 2abala, % um dos regentes da -erra, tal como *etraton. +stes s,o os anjos das ?edas do Dindusmo.

'uriel

'ur:as

-ab4iel Um dos nomes de *etraton. "o 3slamismo, um anjo muito belo que protege contra os -aconin espritos negativos e revela o &uturo. Um 2oro de anjos pertencentes H *er4abah, de um nvel -a&sarim superior a todos os outros anjos que est,o diante do trono de eus. -a&tian Um anjo que &az milagres, segundo a 2abala. Um dos anjos regentes das vinte e oito *ans6s da 7ua e che&e -agriel dos guardi,es do '%timo 2%u. -ahariel O anjo da pureza. Um dos anjos cados, cujo nome signi&ica per&ei/,o de eus. -amiel iz)se que rege as pro&undezas do mar. O 2oro Angelical correspondente H s%tima s%&ira, "etzaa Hrvore -arshish da ?ida. +ste 2oro identi&ica)se com os ?irtudes. O coro angelical correspondente H s%tima s%&ira, "etzach, da -arshishim Irvore da ?ida. este 2oro identi&ica)se com os ?irtudes. -atrasiel Um dos mais elevados prncipes da ivina 8resen/a. CD?D -ebliel Um dos sete anjos que regem a -erra. O anjo que rege as expedi/6es martimas e os negcios novos. -eiaiel -amb%m prediz o &ururo e pertence ao 2oro dos -ronos. -eiazel O anjo dos escritores, dos artistas e dos bibliotec(rios. O anjo que protege as crian/as pequenas desde o seu nascimento. -emeluch -amb%m % um dos anjos que atormenta as almas dos pecadores quando morrem. -ephros ; uma entidade que pode curar a &ebre ou trazer a escurid,o e

pegar &ogo aos campos. 8elo que se diz, % parte anjo e parte demnio. Um anjo de luz que promulga a liberdade e a civiliza/,o. -erathel 8ertence ao 2oro dos omina/6es. -erapiel Uma das 3ntelig0ncia das es&eras de ?%nus. Um anjo que se invoca para que traga &idelidade a um -ezael matrimnio. Um dos anjos do amor que se invoca para conseguir o amor de -heliel uma pessoa. "a magia salamnica, este % um dos nomes de eus que se usa -heodonias em rituais de poder. O deus da sabedoria entre os egpcios, tamb%m % conhecido como o maior dos eons no 1nosticismo. 3denti&ica)se com -hoth Dermes, e, na magia herm%tica, % o regente dos Arcanjos. *uitas das suas caractersticas correspondem ao arcanjo <a&ael. -amb%m -ipherethsexta s%&ira da Irvore da ?ida. O seu anjo -i&ereth correspondente % -i&theriel. -i4arathin Um dos nomes secretos de eus. A 3ntelig0ncia da es&era de *erc@rio, pertencente ao 2oro dos -iriel Arcanjos. +ste % o anjo que rege a quarta es&era da Irvore da ?ida, 2hesed, -za4iel identi&icada com o planeta j@piter. iz)se que % um dos anjos da justi/a. -umael Um dos duzentos anjos cados. -urel Outro dos anjos cados. -utresiel Um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a, segundo +noch. Outro dos sete grandes anjos do 2oro dos -ronos que executam -:chagara as ordens dos 2oros 'uperiores. -amb%m -zaph4iel, este % o anjo que rege a terceira s%&ira, -za&4iel 9inah, da Irvore da ?ida. identi&icada com o planeta 'aturno.

U Uraviel Um dos regentes de 2apricrnio. Umabel Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. Unael Um dos anjos regentes do 8rimeiro 2%u. Uriel Uriel % um dos prncipes regentes dos 'era&ins e dos =uerubins e % um dos anjos regentes do 'ol. -amb%m % um dos prncipes da ivina 8resen/a e o anjo da salva/,o. O seu nome signi&ica #&ogo de eus$. Uriel % o anjo que protege do trov,o e do terror e rege os tremores de terra, os cataclismos e as explos6es vulc,nicas. iz)se que eus o enviou a "o% para avis()lo do il@vio Universal. O poeta *iltobra 8araso 8erdido, dizia que Uriel % o anjo com vis,o mais agu/ada, o

U que melhor v0 o &uturo e a quem nada se esconde. 8ensa)se que o nome Uriel deriva do nome do pro&eta Uriah. O seu smbolo % uma m,o que sustenta uma chama. Francis 9arrett, na sua obra O *ago, diz que Uriel &oi quem ensinou os mist%rios da alquimia e da 2abala ao ser humano. O primeiro #7ivro de +noch$ relata como o patriarca &oi levado pelos anjos do 'enhor atrav%s dos 'ete 2%us. urante o seu trajecto, viu um local catico e terrvel, onde n,o havia c%u nem terra. Ali pode distinguir sete anjos ou estrelas que estavam amarrados todos juntos, enormes como montanhas e que se queimavam num grande &ogo. =uando o patriarca pequal tinha sido o seu pecado e porque raz,o tinham sido lan/ados ao &ogo, Uriel, que era o seu guia nesta parte do trajecto, disse que o seu pecado tinha sido violar os mandamentos de eus e que &icariam neste local, a puri&icar)se dos seus pecados durante dez milh6es de anos, que era o n@mero dos seus pecados. "o segundo #7ivro de +sdras$, Uriel % descrito como interprete da vis,o deste pro&eta. "o quinto captulo do livro, +sdras censura eus, perguntando porque motivo +le castiga 3srael e de&ende os seus inimigos. Uriel, que caminha com +sdras, diz)lhe que lhe vai revelar as raz6es de eus para permitir isso, mas s se +sdras conseguir passar pelo &ogo, medir o vento e trazer novamente o dia anterior. =uando +sdras se queixa de que o que o anjo pede % impossvel, Uriel diz)lhe quese conhecendo o &ogo, o vento e os dias n,o os consegue compreender, como que ele compreender os desgnios de eus, a quem n,o conhece. 2orado, +sdras prosta)se aos p%s de Uriel e pede) lhe o perd,o pelas suas palavras. Apesar do seu trabalho como guia paciente e instrutor de patriarcas, Uriel tem a capacidade de ser terrivelmente severo nos castigos que d( aos que o&endem o 2riador. "o #Apocalipse$ de '.5o,o, Uriel castiga os que blas&emam contra eus, suspendendo)os pela lngua de um &ogo inextinguivel. Uriel % o regente de 'etembro e pode ser invocado especialmente pelos nasidos nesse m0s, a quem protege de &orma not(vel. -amb%m % o regente do signo Aqu(rio e os quartzos brancos s,o)lhe o&erecidos para multiplicar o seu poder. e acordo com Zilliam 9la4e, este % um dos anjos regentes de Urizen 3nglaterra. O outro % Orc. Urizen rege o raciocnio. Urjan Outro dos nomes de Uriel. Um dos gloriosos anjos do 7este, segundo a 2abala, est( sempre Urzla disposto a revelar os mist%rios secretos de eus a quem o invoca. Usiel 'egundo a 2abala, % um dos anjos cados, pertencente H quinta es&era mal%&ica que est( no lado oposto da Irvore da ?ida. *as o #7ivro do

U Anjo <aziel$ descreve Usiel como um dos sete anjos que est,o diante do trono de eus e um dos nove que regem os quatro ventos. Um dos anjos cados, pertencente em tempos ao 2oro dos 8otestades. Agora diz)se que % um gr,o duque na hierarquia in&ernal, com trinta e Uvall sete legi6es in&ernais sob o seu comando. 3nvoca)se para conseguir o amor de uma pessoa. Uva:ah Um dos nomes de *etraton. Um dos anjos regentes do +gipto juntamente com rahab. ; um dos Uzza anjos cados, identi&icado com 'em:aza. 3denti&icado com usiel, o seu nome signi&ica poder de eus. ; um dos anjos principais na tradi/,o rabnica, segundo a qual pertence ao 2oro Uzziel dos ?irtudes e dos =uerubins. ; tamb%m um dos prncipes da compaix,o ralacionada com *er4abah, sob o comando de *etraton.

? ?acabiel Um dos regentes do signo 8eixes. Uma das 3ntelig0ncias de 'aturno, residente no 8rimeiro 2%u e um ?alnum dos regentes da segunda)&eira. ?arcan Um dos regentes do 'ol. ?archiel Um dos regentes de 7e,o. Um dos sur:as ou candeeiros v%dicos, identi&icados com os anjos ?aruna do judaico)cristianismo. ?asariah Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora. ?ash:a Um dos grandes anjos que t0m poder sobre as Dostes 2elestiais. Um dos anjos que regem os tribunais, os advogados e os ?asiariah magistrados. Uma das entidades que se invocam em rituais de alta magia, geralmente segredos das mulheres. ?assago A sua identidade % dual e algumas autoridades descrevem)no como um anjo cado que se especializou em revelar o &uturo e encontrar coisas perdidas. Um dos setenta e dois anjos da 'hemham&ora pertencente ao 2oro ?ehuel dos 8rincipados. <ege os primeiros raios do sol)nascente e % um dos oito sera&ins ?ehuiah que ajudam a tornar realidade os pedidos dos &i%is. Um anjo residente no -erceiro 2%u e um dos regentes da quarta) ?el &eira. ?enibbeth O anjo da invisibilidade. 3denti&icado &requentemente com ?archiel, % um dos regentes de ?erchel 7e,o e do m0s de 5ulho. -amb%m % um dos regentes do 2oro dos 8otestades. ?eualiah O anjo que con&ere poder aos reis e prosperidades aos seus reinos.

? ?hnori Um dos regentes de 'agit(rio. Um dos tr0s espritos do 'ol, residente no =uarto 2%u, e um dos ?ionatraba regentes do domingo. O =uinto 2oro 2elestial, segundo 8seudo) ionsio. A sua miss,o principal % realizar milagres na -erra. O seu principe regente % ?irtudes *iguel, mas <a&ael, 9arbiel, Uzziel e 8eliel tamb%m se contam entre os seus regentes. ?oel Um dos regentes do 'igno ?irgem. Frequentemente identi&icado com <adEeriel, % o escriv,o divino, encarregado dos livros sagrados e da sabedoria de eus. iz)se ?retil que % o mais s(bio de todos os anjos. -amb%m % identi&icado com Uriel, 1abriel e 8ravuil.

[ Um dos anjos rebeldes, aquele que se diz que sugeriu a 'atan(s pegar &ogo ao 2%u durante a 1rande 9atalha Angelical. Antes que este plano ne&asto pudesse ser realizado, os anjos rebeldes [aphan &oram lan/ados ao abismo sem &im por *iguel e pelas suas Dostes 2elestiais. Agora diz)se que [aphan est( encarregado de conservar as chamas do 3n&erno. C Cabbashael Um dos anjos regentes da -erra. Cahel Um dos anjos regentes da 7ua e pertencente ao 2oro dos -ronos. -amb%m identi&icado com 5ehoel e *etraton, % o anjo preceptor Cahoel do patriarca Abra,o. Cahriel Outro dos regentes da 7ua. Cahsi:ah Um dos nomes de *etraton. ; o anjo bom da morte e desce H -erra com milhares de anjos para Cehudiah recolher as almas dos seres no momento da sua morte. ; um dos principais mensageiros divinos. Ceha4el Um dos regentes de *erc@rio. Cerachmiel Um dos sete regentes da -erra, identi&icados com os sete planetas. Ceshamiel Um dos regentes de 9alan/a. Cesod A nona s%&ira da Irvore da ?ida, identi&icada com a 7ua. Um dos regentes de 5@piter quando esre entra no signo 'agit(rio. Co&iel ; tamb%m um grande prncipe, com cinquenta e tr0s legi6es de anjos sob o seu comando.

C Comael Cur4emi z .aa&iel .ab4iel .acharael .achiel .achriel Um dos anjos dos &urac6es e tamb%m um dos anjos da destrui/,o enviados por eus H -erra para castigar os maus. Um dos regentes do 2oro dos -ronos. Um dos prncipes do 2oro dos omina/6es, residente no 'egundo 2%u. O regente supremo do 'exto 2%u, identi&icado com .ad4iel. Um dos anjos que d,o boa memria. i&icado tamb%m com -zad4iel e 'ad4iel, % o anjo da benevol0ncia, da compaix,o, regente de 5@pitetr, de 'agit(ria e prncipe do 2oro dos omina/6es. iz)se tamb%m que d( boa memria. ; um dos nove regentes do 2%u e um dos sete grandes arcanjos da ivina 8resen/a. O anjo da chuva. Um anjo cado, anteriormente do 2oro dos Arcanjos. Um dos anjos da sabedoria. O seu nome signi&ica a rectid,o de eus. iz)se que % o anjo que apareceu a *ois%s na 'ar/a Ardente, mas outras autoridades dizem que este anjo &oi *iguel. .agzagel % um dos instrutores dos anjos menores, um dos prncipes da ivina 8resen/a e regente principal do =uaro 2%u. O anjo que rege os escGndalos. Um dos anjos da ivina 8resen/a. 'egundo a lenda, quando *ois%s estava para morrer, escreveu uma prece a eus para que lhe prolongasse a vida. eus enviou .a4un e 7ahash, outro dos seus grandes anjos, para que n,o permitissem que a prece chegasse Hs suas m,ostempo de *ois%s entregar a sua alma ao 2riador. .a4un desceu do 2%u com 7ahash e cento e oitenta e quatro mil anjos, e interceptaram esta importante missiva. *as 7ahash arrependeu)se no @ltimo momento, talvez tomado de compaix,o por *ois%s. por esta desobedi0ncia, recebeu sessenta chicotadas de &ogo e &oi exilado da ivina 8resen/a. .a4sa4iel CD?D .aniel .aphiel Um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a. Um dos regentes de 9alan/a. -amb%m identi&icado com iophiel. ; um dos regentes do 2oro dos =uerubins e prncipe de 'aturno. Um dos prncipes do '%timo 2%u. Um dos anjos do granizo

.ad4iel

.a&iel .agiel

.agzagel

.ahun

.a4un

z Uma das identidades de .aphiel, o seu nome signi&ica #o conhecimento de eus$. .aph4iel ; o regente principal do 2oro dos -ronos e um dos sete grandes arcanjos. -amb%m % regente de 'aturno e % o anjo da terceira s%&ira, 9inah, da Irvore da ?ida, sob o nome zaph4iel. Um dos querubins talhados na Arca de "o%. O anjo dos precipcios. Um dos doze anjos da vingan/a, entre os quais se contam *iguel, 1abriel, <a&ael, Uriel e "athanael. Os anjos da vingan/a &oram os primeiros anjos criados por eus e s,o tamb%m os anjos da ivina 8resen/a. Um anjo de eus, aquele que se invoca no exorcismo de espritos in&ernais. "a magia de 'alom,o, um dos anjos que se invocam em rituais amorosos. iz)se que % um dos espritos de 'aturno, cujo n@mero % quarenta e nove. Um dos prncipes da ivina 8resen/a, representa o poder de eus. +ste anjo rege o 'exto 2%u de noite, enquanto 'abath o rege durante o dia. *as este tamb%m % o nome do =uarto 2%u, segundo +noch, e o nome do -erceiro, segundo +ze4iel. O nome signi&ica templo ou habita/,o. Um dos principais regents do oeste do primeiro 2%u. .ebuliel .echariel Acompanha as ora/6es dos &i%is ao 'egundo 2%u. s rege quando aparece a luz. Um dos sete regentes da -erra. Um dos grandes prncipes da ivina 8resen/a. iz)se que

.arall .arobi .athael .azail

.azel

.asriel

.ebul

; um dos prncipes da *er4abah, com um nvel superior ao de .ehampur:uh *etraton. -amb%m % um dos generais das Dostes 2elestiais e, em conjunto com *iguel, pesa as almas na balan/a da justi/a divina. ; o guardi,o ?estbulo do '%timo 2%u. O anjo regente do %cimo 2oro, na 2abala, chamado 3shim, ou .ephaniel as almas dos santos. -amb%m .e&on. Um dos prncipes guardi,es do 8araso, .ephon pertencente ao 2oro dos =uerubins. Um dos anjos de 5ulho e do 'igno de 7e,o. -amb%m % um dos .erachiel sete guardi,es ou grigori, que protegem o 2%u das &or/as do mal. .i4iel O anjo dos relampagos e dos cometas. .oharariel -alvez o mais elevado de todos oa anjos, segundo a 2abala. CD?D +ste tamb%m % um dos nmes secretos de eus. .ophiel +ste % um dos capit,es que assistem *iguel nas batalhas.O

z outro % .ad4iel. O seu nome signi&ica #espi,o de eus$. Um dos regentes do signo 9alan/a, pertencente ao 2oros dos 8rincipados. .uriel O seu nome signi&ica # eus % a minha rocha$, e % &requentemente identi&icado com Uriel e como regente do m0s de 'etembro.

Das könnte Ihnen auch gefallen