Sie sind auf Seite 1von 25

NOES DE VENTILAO INDUSTRIAL

Introduo
A importncia do ar para o homem por demais conhecida, sob o aspecto da necessidade de oxignio para o metabolismo. Por outro lado, a movimentao de ar natural, isto , atravs dos ventos, responsvel pela troca de temperatura e umidade que sentimos diariamente, dependendo do clima da regio. A movimentao do ar por meios no naturais constitui se no principal ob!etivo dos equipamentos de ventilao, ar condicionado e aquecimento, transmitindo ou absorvendo energia do ambiente, ou mesmo transportando material, atuando num padro de grande e"icincia sempre que utili#ado em equipamentos adequadamente pro!etados. A "orma pela qual se processa a trans"erncia de energia e que da ao ar capacidade de desempenhar determinada "uno. A velocidade, a presso, a temperatura e a umidade envolvem mudanas nas condi$es ambientais, tornando as prop%cias ao bem estar do trabalhador. A ventilao industrial tem sido e continua sendo a principal medida de controle e"etiva para ambientes de trabalho pre!udiciais ao ser humano. &o campo da higiene do trabalho, a ventilao tem a "inalidade de evitar a disperso de contaminantes no ambiente industrial, bem como diluir concentra$es de gases, vapores e promover con"orto trmico ao homem. Assim sendo, a ventilao um mtodo para se evitarem doenas pro"issionais oriundas da concentrao de p' em suspenso no ar, gases t'xicos ou venenosos, vapores, etc. ( controle adequado da poluio do ar tem in%cio com uma adequada ventilao das opera$es e processos industriais )mquinas, tornos, equipamentos, etc.*, seguindo se uma escolha conveniente de um coletor dos poluentes )"iltros, ciclones, etc.*. +odavia, ao se aplicar a ventilao numa industria, preciso veri"icar antes, as condi$es das mquinas, equipamentos, bem como o processo existente, a "im de se obter a melhor e"icincia na ventilao. A moderni#ao das industrias, ,sto , mecani#ao e-ou automao, alm de aumentar a produo melhora sensivelmente a higiene do trabalho com relao a poeiras, gases, etc. Pr-requisitos ne ess!rios" Pro#eto$ onstruo$ %&nuteno de %&quin&ri& e equi'&%entos industri&is( Ao se pro!etar um edi"%cio industrial, preciso levar em considerao a disposio geral das mquinas, circulao do pessoal e altura )p direito* visando possibilitar uma ventilao natural pelas aberturas de !anelas. .uanto as maquinas e aos equipamentos que poluem o ambiente de trabalho, devem ser cuidadosamente pro!etados, prevendo se enclausuramentos, anteparos, mecani#ao e no permitindo que poeiras, gases, vapores, etc. se!am dispersos no ambiente.

)* Su)stituio de %&teri&is no i+os 'or outros %enos no i+os( A princ%pio, qualquer material pode ser manipulado com segurana/ no entanto, as substancias toxicas ou pre!udiciais ao ser humano podem ser substitu%das por outras menos nocivas. 0omo exemplo temos1 2. &os trabalhos de pintura, o carbonato bsico de chumbo pre!udicial ao organismo humano e pode ser substitu%do por compostos de titnio e #inco. 3. 0omo solvente orgnico o tolueno pode substituir o ben#eno, por ser este altamente toxico. 4. 5tili#ao de abrasivos arti"iciais em ve# de pedras naturais, que desprendem p' de s%lica, provocando a silicose no homem. * ,odi-i &o de 'ro essos e %todos de tr&)&./o (s processos mecnicos geralmente poluem menos que os manuais/ exemplos1 2. 6bricas de bateria1 a!uste mecnico da pasta de 'xido de chumbo para manu"atura de placas. .uando manual, o excesso ca%a no cho, e, depois de seco, liberava poeira para o ambiente. 3. 7eduo da evaporao de solventes nos tanques de desengraxamento, mediante regulagem automtica de temperatura do banho. d* U%e t&o 8 um antigo mtodo usado na industria cermica inglesa, permanecendo at os dias de ho!e, em que as peas de cermica so molhadas, evitando se a emanao de poeira quando da sua manipulao. 9xemplo1 per"urao de minas, britadores , moinhos , etc. 9m ambientes industriais em que so manipulados produtos considerados perigosos em relao a combusto ou exploso, tais como processos industriais, dep'sitos , transporte, etc, necessrio controlar a temperatura e a umidade relativa do ar. ( ar condicionado atua nesses ambientes, mantendo as condi$es exigidas para cada tipo de produto utili#ado, agindo, inclusive, como renovador de ar ambiental.

0&r& ter1sti &s d& +enti.&o industri&.

0o%'osio do &r

A composio aproximada do ar, sob trs di"erentes condi$es, dada na +abela 2, considerando se ar limpo e isento de poluentes em geral. +abela 2. 0omposio do ar )percentagem em volume*

0o%'onente :s inertes (xignio Aapor dBgua Ci'xido de carbono

Ar e2terno 3se o* ;<,== 3=,<; =,== =,=4

Ar interno 3456 0$ U(R( 789* ;>,== 3=,@< 2,3? =,=@

Ar e2'ir&do 3:;6 0$ U(R( 5889* ;?,== 2@,== ?,== D,==

5m adulto, mesmo executando trabalhos pesados ,respira at cerca de D= litros de ar por minuto, consumindo =3 litros de oxignio e exalando 2,; litro de Ci'xido de carbono, aproximadamente. Ne essid&des /u%&n&s de +enti.&o A ventilao de residncias, espaos comerciais e escrit'rios necessria para controlar odores corporais, "umaa de cigarro, odores de co#inha e outras impure#as odor%"icas, e no para manter a quantidade necessria de oxignio ou remover o Ci'xido de carbono produ#ido pela respirao. ,sso verdadeiro, pois a construo padro de edi"%cios para ocupao humana no pode prevenir a in"iltrao ou a sa%da de quantidades de ar, mesmo quando todas as !anelas, portas e aberturas no "orro estiverem "echadas. Cados publica dos sobre as quantidades de ar, normalmente dispon%veis pela ventilao natural ou in"iltrao, indicam que a su"ocao por de"icincia de oxignio ou excesso de gs carbEnico, como resultantes da respirao humana, potencialmente imposs%vel em constru$es no subterrneas 0.&ssi-i &o dos siste%&s de +enti.&o Para a classi"icao dos sistemas de ventilao, preciso levar em conta a "inalidade a que se destinam. Cessa "orma, os ob!etivos da ventilao so1 &* Venti.&o '&r& %&nuteno do on-orto tr%i o

7estabelecer as condi$es atmos"ricas num ambiente alterado pela presena do homem. 7e"rigerar o ambiente no vero. Aquecer o ambiente no inverno.

)* Venti.&o '&r& %&nuteno d& s&<de e se=ur&n& do /o%e%

7edu#ir concentra$es no ar de gases vapores, Aerodispersoides em geral, nocivos ao homem, at que baixe a n%veis compat%veis com a saFde. Ganter concentra$es de gases, vapores e poeiras in"lamveis ou explosivos "ora das "aixas de in"lamabilidade ou de explosividade.

* Venti.&o '&r& onser+&o de %&teri&is e equi'&%entos 3'or i%'osio te no.>=i &* o 7edu#ir aquecimento de motores eltricos, mquinas, etc.
o

,solar cabines eltricas, no permitindo entrada de vapores, gases ou poeiras in"lamveis, com a "inalidade de se evitar exploso, por meio de "a%scas eltricas.

Ganter produtos industriais em arma#ns ventilados, com o "im de se evitar deteriorao. Ti'os de +enti.&o (s tipos de ventilao, empregados para qualquer "inalidade, so assim classi"icados1 a* Aentilao natural. b* Aentilao geral c* Aentilao geral para con"orto trmico. d*Aentilao geral dilu%dora e* Aentilao local exaustora )Histema* Ar ondi ion&do 9videntemente, o ar pode ser condicionado arti"icialmente. Hegundo de"inio da American HocietI o" Jeating, 7e"rigeratind and Air 0onditioning 9ngineers )AHJ7A9*, Kar condicionado e o processo de tratamento do ar de modo a controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, a pure#a e a distribui, para atender as necessidades do recinto condicionadoK, ocupado ou no pelo homem. As aplica$es do ar condicionado so inFmeras, podendo ser citadas, entre outras, as seguintes1 a* Processos de "abricao de certos produtos que devem ser "eitos em recintos com umidade, temperatura e pure#a controladas/ por exemplo, "abricao de produtos "armacuticos, aliment%cios, impresso de cores, industrias testeis, de solventes, etc. b* 0on"orto do indiv%duo e produtividade. c* Jospitais1 salas de operao, salas de recuperao e quartos para tratamento de doentes alrgicos, etc. Venti.&o n&tur&. 0onsider&?es =er&is A ventilao natural o movimento de ar num ambiente de trabalho, provocado por ventos externos e que pode ser controlado por meio de aberturas, como portas, !anelas , etc.

,n"iltrao o movimento do ar no controlado, de "ora para dentro e de dentro para "ora de um ambiente, atravs de "restas de !anelas e portas, de paredes, pisos e "orros, e por outras aberturas existentes.

6igura 2. 9xemplo de circulao de ar num ambiente.

( "luxo de ar que entra ou sai de um edi"%cio por ventilao natural ou in"iltrao depende da di"erena de presso entre as partes interna e externa e da resistncia ao "luxo "ornecido pelas aberturas. A di"erena de press$es exercida sobre o edi"%cio pelo ar pode ser causada pelo vento ou pela di"erena de densidade de ar "ora e dentro do edi"%cio. ( e"eito de di"erena de densidade, conhecido como Ke"eito de chaminK, "reqLentemente o principal "ator. .uando a temperatura no interior de um determinado ambiente maior que a temperatura externa, produ# se uma presso interna negativa e um "luxo de ar entra pelas partes in"eriores, o que causa uma presso interna positiva, e um "luxo de ar sai nas partes superiores do edi"%cio )vide 6igura 3*.

+i +emperatura interna, +e +emperatura externa. 6igura 3. 0irculao de ar num ambiente quando +i M+e. As !anelas tm a vantagem de iluminar, bem como de ventilar, quando abertas. As partes moveis dessas aberturas permitem at certo ponto o controle da quantidade de ar que esta sendo movimentada/ de"letores podem ser usados para controlar a distribuio das correntes. As aberturas no telhado so geralmente protegidas por uma cobertura, para impedir a entrada de chuva e reverso do ar que sai. A quantidade de ar que passa atravs da abertura depende da di"erena de temperatura interna e externa. Re=r&s =er&is 9m resumo, os e"eitos da corrente de ar num ambiente dependem1 dos seguintes "atores movimento devi do aos ventos externos/ movimento devido di"erena de temperatura/ e"eito de aberturas desiguais. As regras gerais para construo de edi"%cios so1 A 9di"%cios e equipamentos em geral devem ser pro!etados para ventilao e"etiva, independente das dire$es de vento. N Aberturas como portas, !anelas, etc. no devem ser obstru%das. 0 5ma quantidade maior de ar por rea total abertura obtida usando se reas iguais de aberturas de entrada sa%da. Venti.&o =er&. 0onsider&?es =er&is A ventilao geral um dos mtodos dispon%veis para controle de um ambiente ocupacional. 0onsiste em movimentar o ar num ambiente atravs de ventiladores/ tambm chamada ventilao mecnica. 5m ventilador pode insu"lar ar num ambiente, tomando ar externo, ou exaurir ar desse mesmo ambiente para o exterior. .uando um ventilador "unciona no sentido de exaurir ar de um ambiente e comumente chamado de exaustor. &um ambiente, a presso atmos"rica comum, a insu"lao e a exausto provocam uma pequena variao da presso )considerada despre#%vel*.Cessa "orma, a insu"lao chamada de presso positiva e a exausto de presso negativa. A ventilao geral pode ser "ornecida pelos seguintes mtodos1

insu"lao mecnica e exausto natural/ insu"lao natural e exausto mecnica/ insu"lao e exausto mecnica. A insu"lao mecnica, ventilando ar externo num ambiente, nem sempre recomendvel, uma ve# que o ar externo pode estar contaminado de impure#as, ou ainda, com temperatura e umidade relativa inadequadas. De-ini?es" V&@o" A 8 um volume de ar que se deslocou num ambiente ou numa tubulao na unidade de tempo, sendo + o volume medido em1 .OA + Hendo V o volume medido em mP )metros cFbicos* ou 6tP ) ps cFbicos* e o T o tempo medido em1 / )hora* ou min. )minutos* Cessa "orma, a va#o de ar ser medida nas unidades1 mP-h )metros cFbicos por hora* ou 6tP-min )ps cFbicos por hora*, tambm escrita sob a "orma 06G )cubic "eet per minute*. Ve.o id&de" + 8 a distancia percorrida por um ponto material na unidade de tempo. AOd t sendo d a distncia medida em1 % )metros* ou Bt ) ps *, e t o tempo medido em1 s )segundos* ou %in )minutos*. Cessa "orma, as unidades de velocidade de ar ser1 n-s )metros por segundo* ou 6t-min o ) ps por minuto* tambm escrita sob a "orma 6P& )"eet per minute* T&2& de reno+&o de &r" T 9ntende se por taxa de renovao ou numero de trocas de ar num ambiente o numero de ve#es que o volume de ar desse ambiente trocado na unidade de tempo. +O. A sendo A a va#o e V o volume. A relao entre a va#o e o volume resulta em um numero que depende somente do tempo. Por exemplo, quando a va#o expressa em m-h e o volume em m 4- h, e o volume em mP, resulta um numero T expresso por hora.

Venti.&o =er&. '&r& on-orto tr%i o &o campo da ventilao industrial e da no industrial, a ventilao destinada Q de con"orto trmico das mais importantes e possui tal extenso que constitui um capitulo especial. &este t'pico sero abordados apenas conceitos bsicos sobre o assunto e sero "ornecidos alguns dados preliminares para uma iniciao e elaborao de pro!etos, no se entrando, no entanto, nos aspectos de condicionamento de ar. 9m outras palavras, sero "ornecidos alguns dados de con"orto ambiental, dados para clculos de trocas )renovao*, reposio e recirculao de ar em ambientes, isto , necessidades de ventilao con"orme ambientes ocupados pelo homem, bem como diminuio de "umos e odores por insu"lamento de ar. +emperaturas extremamente baixas no ocorrem com "reqLncia no Nrasil, com exceo de alguns casos espordicos, em algumas localidades no sul do pa%s. Cessa "orma, no nos re"eriremos, em parte alguma do texto, a aquecimento de ar para promoo de con"orto trmico, uma ve# que a simples utili#ao da vestimenta adequada soluciona os problemas usualmente encontrados. 0&.or e on-orto tr%i o Aspectos gerais1 o homem um ser tropical por excelncia, possuindo uma capacidade bastante desenvolvida de1 transpirao. 5m grande numero de indiv%duos est, parte do tempo, exposto a temperatura, mais altas que a temperatura ambiente principalmente em seu ambiente ocupacional, onde uma serie de "atores climticos e no climticos condu#em a um ganho ou a uma menor dissipao de calor pelo organismo. A esse tipo de est%mulo o organismo responde "isiologicanente, re"letindo a severidade da exposio ao calor, para cu!o equacionamento completo e adequado necessrio medir quantitativamente a ao do calor, bem como a resposta do organismo, correlacionando as/ essa uma tare"a di"%cil em "uno de vrios para metros intervenientes, tais como temperatura do ar, umidade relativa, calor radiante, velocidade do ar, tipo de trabalho exercido, aclimatao, roupa utili#ada e outros. Cessa "orma, torna se necessria a "ixao de critrios que permitem estabelecer os limites de exposio ao calor em di"erentes tipos de trabalho e a reduo da exposio para respostas excessivas do organismo. (s critrios assim desenvolvidos devem levar em conta no s' a resposta "isiol'gica, mas tambm a psicol'gica, a produtividade e a ocorrncia de desordens devido ao calor. Reno+&o do &r &%)iente 7equisitos de ventilao1 varias medidas podem ser tomadas para se evitar a exposio de pessoas a condi$es de alta temperatura. Por exemplo, enclausuramento e isolamento de "ontes quentes, vestimentas, barreiras protetoras, diminuio do tempo de exposio, etc. &a tabela a seguir so indicadas as rela$es de espao ocupado e va#$es necessrias para varias situa$es1 +abela 3. 0ritrios sugeridos para pro!etos gerais de ventilao de ambientes )AHJ7A9 American HocietI o" Jeating 7e"rigerating and Air 0onditioning 9ngineering, :uide an Cata NooR*.

Cre& Bun ion&.

T&2& de

Jospitais )sala de anestesia* Halas de animais Audit'rios Jospitais )salas de autopsia* Padaria e con"eitaria Noliches ,gre!as Jospitais )salas de citoscopia* Halas de aula Halas de con"erencia 0orredores Jospitais )salas Seiterias Savagem de pratos Savagem a seco 6undi$es :insios :aragens Jospitais)salas hidroterapia* Jospitais )salas de isolamento* 0o#inhas Savanderias Nibliotecas Nibliotecas Halas de deposito Pequenas o"icinas Jospitais )suprimentos* Nerrios 9scrit'rios Jospitais )salas de operao* 2= 33 7adiologia 7estaurantes So!as 7esidncias 9quipamentos tele"Enicos Halas de controle de tr"ego areo +oaletes Holdas a arco voltaico

Reno+&o Bt:D%in 3Tro & 'or 'or /or&* 'esso& > 23 23 2@ 2= 3= 2= > 23 2= 3= @= 2? 4= 4= 2? 3? ? > 2= 3= 2= 4= D= 3? 4? 4 2= > 23 3 2? 4= @= 3= D= ? 3= 2,? por p ? 4= quadrado @ 2= @ 2= > 23 2= 4= 2= @= 2? 3? 2? 3? 3 2? > 23 @ 2= 2= 2? @ 3= 2= 2? @ @ 2> ? @ 2= > 2> 2= 3= 33 3= 2= 33 3= 33

2= 2=

2=

2= 2=

2=

&esta tabela "oi prevista a remoo de odores corporais, n%vel de atividade do indiv%duo, bem como remoo de calor. Re o%end&?es =er&is

As trocas de ar de at oito ve#es por hora so su"icientes para remover contaminantes emitidos por ocupantes. ( limite superior da "aixa recomendado para remover calor e vapor em #onas temperadas. 9m climas quentes, sugere se o dobro dos valores da tabela. He ocorrer o uso do "umo, deve se usar o dobro do valor da tabela ):. Toods, Pratical :uide to 6ao 9ngineering &o se prev uso de equipamento de limpe#a de ar. ( espao no deve ser in"erior a 2?= 6tP-pessoa ou 2? 6tU-pessoa ( limite in"erior o m%nimo e o limite superior o recomendado )mesma re"erncia*.

Venti.&o Eer&. Di.uidor& A ventilao geral dilu%dora o mtodo de insu"lar ar em um ambiente ocupacional, de exaurir ar desse ambiente, ou ambos, a "im de promover uma reduo na concentrao de poluentes nocivos. 9ssa reduo ocorre pelo "ato de que, ao introdu#irmos ar limpo ou no polu%do em um ambiente contendo certa massa de determinado poluente, "aremos com que essa massa se!a dispersada ou dilu%da em um volume maior de ar, redu#indo, portanto, a concentrao desses poluentes. A primeira observao a ser "eita a de que esse mtodo de ventilao no impede a emisso dos poluentes para o ambiente de trabalho, mas simplesmente os dilui. A alternativa a este tipo de ventilao a ventilao local exaustora )ser vista no pr'ximo cap%tulo* que capta os poluentes !unto Q "onte de emisso antes que se!am emitidos ao ambiente ocupacional. 9ste ultimo mtodo e sempre pre"er%vel Q ventilao geral dilu%dora, especialmente quando o ob!etivo do sistema de ventilao a proteo da saFde do trabalhador. Os o)#eti+os de u% siste%& de +enti.&o =er&. di.u1dor& 'ode% ser"

Proteo d& s&<de do tr&)&./&dor" redu#indo a concentrao de poluentes nocivos abaixo de um certo limite de tolerncia. Se=ur&n& do tr&)&./&dor" redu#indo a concentrao de poluentes explosivos ou in"lamveis abaixo dos limites de explosividade e in"lamabilidade. 0on-orto e e-i iFn i& do tr&)&./&dor" pela manuteno da temperatura e umidade do ar do ambiente. Proteo de %&teri&is ou equi'&%entos" mantendo condi$es atmos"ricas adequadas )impostas por motivos tecnol'gicos*.

9m casos que no poss%vel ou no vivel a utili#ao de ventilao local exaustora, a ventilao geral dilu%dora pode ser usada.

Uti.i@&o d& +enti.&o =er&. di.u1dor& A aplicao, com sucesso, da ventilao geral dilu%dora depende das seguintes condi$es

poluente gerado no deve estar presente em quantidade que excede Q que pode ser dilu%da com um adequado volume de ar. A distancia entre os trabalhadores e o ponto de gerao do poluente deve ser su"iciente para assegurar que os trabalhadores no estaro expostos a concentra$es mdias superiores ao AS+ )Aalor do Simite de +olerncia* A toxicidade do poluente deve ser baixa )deve ter alto AS+, ,sto , AS+ M ?== ppm* poluente deve ser gerado em quantidade ra#oavelmente uni"orme.

A ventilao geral dilu%dora, alm de no inter"erir com as opera$es e processos industriais, mais vanta!osa que a ventilao local exaustora, nos locais de trabalho su!eitos a modi"ica$es constantes e quando as "ontes geradoras de poluentes se encontrarem distribu%das no local de trabalho, mas, pode no ser vanta!osa, pelo elevado custo de operao, sobretudo quando h necessidade de aquecimento do ar, nos meses de inverno/ contudo, seu custo de instalao relativamente baixo quando comparado com o da ventilao local exaustora. 8 conveniente a instalao de sistemas de ventilao geral dilu%dora quando h interesse na movimentao de grandes volumes de ar na estao quente. Civersas ra#oes levam a no utili#ao "reqLente da ventilao geral dilu%dora para poeiras e "umos. A quantidade de material gerado usualmente muito grande, e sua dissipao pelo ambiente desaconselhavel. Alm disso, o material pode ser muito toxico, requerendo, portanto, uma excessiva quantidade de ar de diluio. ( principio usado para ventilao de diluio de contaminantes, com relao a aberturas e colocao de exaustores, sugerido pela )American 0on"erence o" :overnmental JIgienists*, comparando todas as "ormas poss%veis )6igura D*. NOR,A A0EIG - PRIN0IPIOS DE VENTILAO DILUIDORA

6igura D. Princ%pios de ventilao Ciluidora A0J,J.

Venti.&o Lo &. E2&ustor& A ventilao local exaustora tem como ob!etivo principal captar os poluentes de uma "onte )gases, vapores ou poeiras toxicas* antes que os mesmos se dispersem no ar do ambiente de trabalho, ou se!a, antes que atin!am a #ona de respirao do trabalhador. A ventilao de opera$es, processos e equipamentos, dos quais emanam poluentes para o ambiente, uma importante medida de controle de riscos. Ce "orma indireta, a ventilao local exaustora tambm in"lui no bem estar, na e"icincia e na segurana do trabalhador, por exemplo, retirando do ambiente uma parcela do calor liberado por "ontes quentes que eventualmente existam. +ambm no que se re"ere ao controle da poluio do ar da comunidade, a ventilao local exaustora tem papel importante. A "im de que os poluentes emitidos por uma "onte possam ser tratados em um equipamento de controle de poluentes )"iltros, lavadoras, etc.*, eles tem de ser captados e condu#idos a esses equipamentos, e isso, em grande numero de casos, reali#ado por esse sistema de ventilao. Nasicamente, um esquema de instalao de um sistema de ventilao local exaustora o seguinte.

6igura ?. 9squema de um sistema de ventilao local exaustora. Prin 1'ios de e2&usto 5m sistema de ventilao local exaustora deve ser pro!etada dentro das princ%pios de engenharia, ou se!a, de maneira a se obter maior e"icincia com o menor custo poss%vel. Por outro lado devemos lembrar sempre que, na maioria das casos, o ob!etivo desse sistema a proteo da saFde do

homem/ assim, este "ator deve ser considerado em primeiro lugar, e todos os demais devem estar condicionados a ele. Guitas ve#es, a instalao de um sistema de ventilao local exaustara, embora bem dimensionada, pode apresentar "alhas que a tornem inoperante, pela no observncia de regras bsicas na captao de poluentes na "onte. ( enclausuramento de opera$es ou processos, a direo do "luxo de ar, entre outros "atores, so condi$es bsicas para uma boa captao e exausto dos poluentes 0omo exemplo, a 6igura @, a seguir, ilustra a maneira correta de se proceder, comparada com as situa$es que tornam a exausto inoperante, nos casos espec%"icos de descarregamento de correias transportadoras e tanques de lavagem. A A0:,J possui padr$es de exausto da maioria dos processos e opera$es industriais, com "orma e dimens$es normali#adas. A0EIG- PRIN0IPIOS DE EHAUSTO

6igura @. Princ%pios de exausto A0:,J.

0&'tores 30oi-&s* Ho pontos de captura de poluentes, que, dimensionados convenientemente para uma "onte poluidora , iro enclausurar parte da "onte e, com um m%nimo de energia ,consegue se a entrada destes poluentes para o sistema de exausto. 9sses captures devem indu#ir, na #ona de emisso de poluentes, correntes de ar em velocidades tais que assegurem que os poluentes se!am carregados pelas mesmas para dentro do captor. 9m casos especiais, "ormas de captores devem ser desenhadas. 5sualmente as dimens$es do processo ou operao determinam as dimens$es do captor e sua "orma. Arios tipos de captores so utili#ados nas mais diversas aplica$es industriais )vide 6igura ;*.

6igura ;. +ipos de captores )coi"as* A 6igura >, a seguir, mostra em detalhes um captor enclausurante para trabalhos com esmeris. Para este caso, a A0:,J estabelece condi$es bsicas, tais como dimens$es em relao ao disco e va#$es de ar m%nimas, sendo considerado pssimo o enclausuramento quando a rea do disco exposta exceder a 3?V. 9videntemente, estes valores so obtidos a partir de dados experimentais e ap's testes comparativos com inFmeros materiais de ensaio.

6igura > &orma para captor de disco de esmeril. Siste%& de dutos 3di%ension&%ento*

5na linha de dutos dever ser instalada de acordo com o laIout geral da "brica, interligando captores ) coi"as* ao sistema de coleta. 9sta linha dever ser do menor comprimento poss%vel, a "im de minimi#ar a perda de carga, consumindo dessa "orma menos energia. ,sto signi"ica que o sistema de coleta constitu%do por um exaustor coletor dever ser instalado o mais pr'ximo poss%vel dos pontos de captao ) coi"as ou captores*. Para o dimensionamento de dutos e captores, bem como das singularidades ao longo deles, o pro!etista dever levar em considerao as va#$es necessrias para cada captor, velocidade de transporte recomendada para o trecho principal dos dutos e as devidas perdas de carga, a "im de determinar a potncia do motor e ventilador, bem como das sec$es dos dutos. Para tanto, a American 0on"erence o" :overnmental ,ndustrial JIgienists )A0:,J* e demais literaturas a respeito possuem toda a in"ormao necessria para o clculo das perdas de carga, expressas em mil%metros ou polegadas de coluna de gua. Por convenincia, podem ser adotados1

tubos1 seco circular/ cotovelos1 <=W conex$es 1 4=W raios de curvatura1 r O 3d )duas ve#es o dimetro do duto*.

8 desaconselhavel o uso de tubos de seco retangular para sistemas de exausto, por apresentarem cantos vivo, que "acilitam a deposio de poeira, e que exigem, portanto, motor de maior potncia para manter a e"icincia necessria/ Alan disso, haver um maior desgaste dos dutos, implicando em "reqLentes manuten$es. 8 interessante a adoo de valores "ixos )por exemplo, raio de curvatura r O 3d*, o que signi"ica que todas as curvaturas sero semelhantes, dando um aspecto arquitetEnico a instalao, mesmo com pequeno acrscimo de perda de carga. A 6igura <, a seguir, mostra uma instalao dutos interligados a um coletor e um exaustor.

6igura < sistema de dutos. Venti.&dores Ho os responsveis pelo "ornecimento de energia ao ar, com a "inalidade de movimenta lo, quer se!a em ambientes quer se!a em sistema de dutos. A "uno bsica de um ventilador , pois, mover uma dada quantidade de ar por um sistema de ventilao a ele conectado.

Assim o ventilador deve gerar uma presso esttica su"iciente para vencer as perdas do sistema e uma presso cintica para manter o ar em movimento. Nasicamente, h dois tipos de ventiladores1 os axiais e os centr%"ugos, con"orme a 6igura 2=. A* - A2i&.

6igura 2=a

Ti'o de +enti.&dor &2i&.(

( ventilador de hlice )6igura 2=a* consiste em uma hlice montada muna armao de controle de "luxo, com o motor apoiado por suportes normalmente presos Q estrutura dessa armao. ( ventilador pro!etado para movimentar o ar de um espao "echado a outro a press$es estticas relativamente baixas. ( tipo de armao e posio da hlice tem in"luncia decisiva no desempenho do ar e e"icincia do pr'prio ventilador. )* 0entr1-u=o

6igura 2=b tipo de ventilador centr%"ugo. )* Venti.&dores entr1-u=os

5m ventilador centr%"ugo )6igura 2=b* consiste em um rotor, uma carcaa de converso de presso e um motor. ( ar entra no centro do rotor em movimento na entrada, e acelerado pelas palhetas impulsionado da peri"eria do rotor para "ora da abertura de descarga. V&nt&=ens e des+&nt&=ens (s tipos principais de ventiladores Axiais e 0entr%"ugos so os da 6igura 22 As principais vantagens essenciais de cada tipo so dadas a seguir. &* - A2i&. 'ro'u.sor( 8 tipo mais barato para mover grandes volumes de ar a baixas press$es, sendo "reqLentemente utili#ado para circulao de ar ambiente. 6igura abaixo.

-i=ur& 55& - A2i&. Pro'u.sor )* A2i&. o%u% - Possui ampla calota central, que possibilita sua utili#ao a press$es mais elevadas. 8 "reqLentemente usado em ventilao de minas subterrneas e, em algumas ocasi$es, em industrias. &esse tipo de ventilador, a "orma das ps muito importante, e eles no devem ser usados onde ha!a risco de eroso e corroso.

Bi=ur& 55) - A2i&. 0o%u% * Tu)o-&2i&. - +rata se de um propulsor, com ps mais grossas mais largas, colocado dentro de um tubo, o que permite direta conexo como dutos.

Bi=ur& 55 - Tu)o &2i&. d* 0entr1-u=o$ '!s '&r& tr!s - Possui duas importantes vantagens1 2X apresenta maior e"icincia e auto limitao de potncia. ,sso signi"ica que, se o ventilador est sendo usado em sua mxima potncia, o motor no ser sobrecarregado por mudanas de sistema de dutos. 8 um ventilador de alta e"icincia e silencioso, se trabalhar num ponto adequado.

Bi=ur& 55d - 0entr1-u=o o% '!s '&r& tr!s e* 0entr1-u=o$ '!s r&di&is - 5m ventilador robusto, para movimentar e"luentes com grande carga de poeira, poeiras pega!osas e corrosivas. Apresenta menores possibilidades de Ka"ogarK, sendo usado para trabalhos mais pesados. A e"icincia desse tipo de ventilador baixa, e seu "uncionamento, barulhento.

Bi=ur& 55e - 0entr1-u=o o% '!s r&di&is( -* - 0entr1-u=o$ '!s '&r& -rente - ,ais e"iciente, tem maior capacidade exaustora a baixas velocidades, e no adequado para trabalhos de alta presso nem para altas cargas de poeira, apresentando problemas "reqLentes de corroso, se mal utili#ado.

Bi=ur& 55- - 0entr1-u=o o% '!s '&r& -rente Leis dos +enti.&dores Y vimos que a va#o varia com a rotao, que a presso desenvolvida varia com o quadrado da rotao e que a potncia varia com o cubo da rotao. 9ssas rela$es, acrescidas das que mostram a variao da va#o, da presso e da potncia, com a densidade do "luido e o tamanho do ventilador, constituem as chamadas leis dos ventiladores. 5saremos a seguinte nomenclatura1 C O dimetro de ventilador )ps*/ . O va#o exaurida )ps -min* presso esttica )pol. de J 3=*/ HP O rota$es por minuto/ JP O potncia trans"erida ao "luido )em horse poZer*/ O capacidade do ventilador )lb.-min*/ O densidade do "luido gasoso )lb.-peP*/ O e"icincia mecnica do ventilador. As .eis dos +enti.&dores 'ode% ser e2'ress&s on-or%e se=ue( a. Para um dado ventilador exaurindo um gs de densidade constante, 2 O .2 O rpm2 3 .3 rpm3 HP2 O )rpm2* HP3 )rpm3* GP5 I 3r%'5 *J GP4 3r'%4*: b * Para um dado ventilador a rotao constante/ A I onst&nte$

2 O P2 3 P3 SP5 I P5 SP4 P4 GP5 I P5 GP4 P4 0* A variao com o tamanho de d 1 A5 I Kd5LJ A4 Kd4L SP5 I Kd5LM SP4 Kd4L GP5 I Kd5LJ GP4 Kd4L A variao da va#o com a rotao "a# com que muitos se proponham a aumenta la com o ob!etivo de conseguir maiores va#$es. Aale pois, lembrar o aumento da potncia com o cubo da rotao, "a#endo com que o motor originalmente utili#ado nem sempre suporte esse aumento, havendo risco de que se!a dani"icado. 0uidados de ordem estrutural do ventilador tambm devem ser tomados. 0ur+& &r& ter1sti & A e"icincia pode ser computada e plotada pelo uso da seguinte relao1 N I . x HP[ @4?@ x JP 0ada curva correspondente a um tamanho, a uma rotao e a una densidade. He houver mudana em um desses parmetros, a curva mudar, de acordo com a lei dos ventiladores. A "orma da curva depende, em parte, do tipo de ventilador. D&dos ne ess!rios '&r& & se.eo orret& de u% +enti.&dor

0apacidade ou Aa#o\ Presso 9sttica ou +otal\ Potncia Absorvida\ ( ventilador ser centr%"ugo ou axial\ Pode ser silencioso, de mdio ou alto ru%do\ Aai aspirar ar limpo, su!o, com p's, "iapos ou corrosivos\ Hendo corrosivo, quais so os agentes\ .ual a temperatura do ar aspirado\ .ual o dimetro da pea onde vai ser ligado o ventilador, se "or o caso\

+rata se de instalao de ventilao para "ins de con"orto ou para "ins de aspirao de poeiras, ou troca de calor, ou de ar condicionado, civil ou industrial, ou torres de arre"ecimento de gua, ou de cabine de pintura\ &o sabendo a capacidade, indicar o volume do ambiente, o numero de pessoas presentes, a potncia instalada, os ]g-Jora de 'leo queimado, etc. &o caso de o ventilador ser centr%"ugo, indicar a posio da boca de sa%da, olhando do lado do motor ou da polia. .ual o dimetro e o comprimento dos dutos onde vai ser ligado o ventilador\ .uantas curvas tem esse duto\ 9sse duto termina na atmos"era ou dentro de una mquina\ 0omo se chama essa mquina\ He vai aspirar de una coi"a ou captor, quais as suas dimens$es\ &o caso de substituio de ventilador existente, indicar1 Gotor O Potncia.........JP/ 7PG . . ./ Aolts............. +ransmisso direta ou por polia\ . . . . . / Gaterial de que "eito.............

Das könnte Ihnen auch gefallen