Sie sind auf Seite 1von 3

Roteiro 21 Pulsos, Freqncia e comprimento de onda num meio lquido

INTROD !"O As ondas so uma parte comum e essencial do ambiente humano, elas podem ser facilmente observadas na superfcie da gua tocada por um corpo. Tocando levemente a superfcie da gua com uma rgua, voc vai obter ondas retas (planas). ma onda de pe!uena dura"o denominada pulso, no caso de ondas retas, um pulso reto. #e o gerador de pulsos emite uma !uantidade de pulsos sucessivos, repetindo assim seu movimento uma ve$ em cada intervalo de tempo T, tal movimento se denomina peri%dico. As ondas assim produ$idas so denominadas ondas peri%dicas. &'()T*+&# Ao trmino das atividades o aluno dever ser capa$ de, 1. produ$ir e reconhecer pulsos circulares e retos, num meio l!uido2. verificar !ue as ondas se propagam em todas as dire".es3. reconhecer !ue a velocidade de propaga"o a mesma em todas as dire".es, mantida a mesma profundidade na massa l!uida4. medir o comprimento de onda e determinar a fre!/ncia de ondas na gua5. utili$ar convenientemente a rela"o # $ % & para determinar a velocidade de propaga"o da onda a partir de 0 e f. 1AT)2*A3 4)5)##62*& uma cuba de ondas bsica composta por, uma cai7a de refle7o (8) com escala frontal (9) e trs sapatas niveladoras amortecedoras (:), uma haste retrtil (;) dotada de luminria uma cuba acrlica sem emendas (<) um con=unto suporte (>) formada por haste, trip e : sapatas niveladoras amortecedoras um vibrador para cuba de ondas dotado de fonte de alimenta"o varivel 55 (?) disco girat%rio com fendas uma l@mpada suporte com uma ponteira (a) (ver figura 8) um contaAgotas papel milimetrado B99< ml de gua com uma gota de detergente biodegradvel.

Cigura 8 D *nstrumentos a serem utili$ados.

1&4TAE)1 Aten"o, Antes de ligar !ual!uer dos e!uipamentos, verifi!ue a tenso local e selecione a posi"o da chave seletora da tenso no e!uipamento. )7ecute a montagem conforme a &i'ura 2,

Cigura 9 D )s!uema de montagem. 5olo!ue 99< ml de gua na cuba, espalhandoAa com o dedo (inclusive nos cantos) e nivele a superfcie da gua, uniformi$ando o m7imo possvel a sua profundidade. 1antenha os e!uipamentos desligados, at instru".es em contrrio. A4FA1)4T& FA# AT*+*FAF)# 1. 5om a ponteira simples (a) acoplada, ligue a chave do vibrador (regule o potenciGmetro para uma fre!uncia mdia) e descreva os tipos de ondas produ$idas no meio l!uido por esta ponteira. 2. 5om o potenciGmetro do vibrador no m7imo, ligue o disco girat%rio e, lentamente, a=uste o sistema at !ue a pro=e"o da onda fi!ue HparadaI no anteparo (para isso tente a=ustar a fre!uncia de vibra"o do vibrador com o disco girat%rio). 3. Jrocure desenhar na (rea milimetrada o observado, orientando o sentido de propaga"o das ondas obtidas. 4. Fetermine o comprimento de onda 0 desta onda circular obtida. &'#)2+AKL&, 3embreAse da defini"o de comprimento de onda. 4este caso, o comprimento de onda e!uivale a uma fai7a clara e uma escura da figura visuali$ada no papel milimetrado. 5. Ca"a a medida da fre!uncia, medindo o numero de voltas por unidade de tempo do disco girat%rio.

6. Jrocedendo semelhantemente, refa"a os itens <.9 a <.; para mais : situa".es diferentes de a=uste do vibrador e do disco girat%rio, medido os valores de fre!uncia e comprimento de onda. &rgani$e seus dados em uma tabela. 7. Aumentando o volume de gua para <MM m3, refa"a os itens <.9 a <.; para mais : situa".es diferentes de a=uste do vibrador e do disco girat%rio, medido os valores de fre!uncia e comprimento de onda. &rgani$e seus dados em outra tabela. N )#TO)# a) Fescreva a forma do pulso gerado no item <.8. 5om o pulso se mantendo circular, como voc diria !ue se comporta a velocidade das frentes de ondas em todas as dire".es da superfcie livre do l!uidoP (ustifi!ue a sua resposta. b) 5alcule a velocidade de propaga"o da onda obtida neste e7perimento para cada uma das < medidas efetuadas para o volume de 99< m3 de gua. c) Fetermine a velocidade mdia de propaga"o e seu respectivo desvio padro d) 5alcule a velocidade mdia para os dados do item <.> com seu respectivo desvio. e) A velocidade de propaga"o da onda depende da densidade e da profundidade do l!uidoP )7pli!ue.

Das könnte Ihnen auch gefallen