Sie sind auf Seite 1von 8

AMALGAMA DENTAL

O amlgama odontolgico uma liga de mercrio (Hg) que contm: 1. Prata (Ag): o principal constituinte, aumenta a resistncia e a expanso de presa, reduz o escoamento sob cargas mecnicas. 2. Estanho (Sn): Facilita a amalgamao a temperatura ambiente, reduz a expanso da prata. (+27% se tem a reduo da dureza e aumento do escoamento) 3. Cobre (Cu): Aumenta a dureza e a resistncia mecnica, reduz o escoamento e corroso. 4. ndio (In): Aumenta a resistncia a compresso e a rugosidade superficial, reduz a quantidade de mercrio durante a amalgamao, creep e o brilho. Melhora a resistncia de fraturas. 5. Zinco (Zn): Reduz a incidncia de fraturas das margens. 6. Paldio (Pd): Melhora as propriedades mecnicas. As propores so variveis de acordo com os fabricantes.

MORFOLOGIA DAS PARTICULAS: Podendo ter a morfologia em limalhas ou esfricas. Limalhas: Possui trs expressuras diferentes (regular/fino/microfino) Esfricas: Sofre atomizao. Quanto menor for a partcula, maior a rea para ser molhada pelo mercrio, portando as limalhas gastam mais mercrio.

REAO QUIMICA: Processo de amalgamao. Se tem duas classificaes ligas com alto teor de cobre e liga com baixo teor de obre. OBS: FASE = mais resistente / FASE 2 = propriedades ruins (baixa resistncia a compresso, baixa dureza e maior corroso) BAIXO TEOR DE COBRE: Ag3Sn + Hg Ag2Hg3 + Sn7Hg + Ag3Sn > Fase 1, 2 e respectivamente

ALTO TEOR DE COBRE: As ligas com alto teor de cobre tornam-se os materiais de preferncia graas as suas propriedades mecnicas melhoradas, caractersticas de maior resistncia corroso e melhor desempenho clnico. Se tem as ligas com fase dispersa, aonde pelo menos duas partculas so misturadas, resultando numa menor formao da fase 2 e tem as ligas de composio nica que por sua vez elimina a fase 2.

MANIPULAO: 1. Triturao: O objetivo da triturao promover um maior contato entre a liga e o mercrio. O tempo ideal o mnimo para a formao de uma massa prateada e brilhante, de mxima plasticidade numa dada proporo liga/mercrio. 2. Levar a massa de amalgama para a cavidade, deve ser inserido em pequenas pores com o auxlio do porta amlgama 3. Condensao: Compactar o amlgama dentro da cavidade, aflorando o mercrio e adaptar a massa paredes da cavidade, utilizando o condensador de amalgama. Colocar material em excesso na cavidade, isso permite a remoo da camada sobrenadante de mercrio 4. Brunimento pr-escultura: O intuito remover o excesso de mercrio, melhorando a rugosidade superficial e a adaptao 5. Escultura: Realizando com o esculpidor hollembak. 6. Brunimento ps-escultura: Dar maior brilho e lisura superficial. 7. Acabamento e polimento: Reduz o depsito de placa e prolonga a vida da restaurao. Corrigi discrepncias marginais e melhora o contorno. Deve ser feito, no mnimo aps 48 horas.

PROPIEDADES DA AMALGAMA DENTAL: Alterao dimensional: durante a reao de presa, o material sofre uma contrao inicial, sendo assim no final da reao ocorre uma pequena expanso. Quanto maior as Fases 1 e 2 menor a expanso. Se houver uma contaminao com agua e o amalgama tiver em sua composio o zinco, ter como consequncia uma maior expanso. Mecnicas: Em relao a resistncia, as ligas de alto teor de cobre apresentam uma maior resistncia inicial. Os fatores que afetam a resistncia so; formato das partculas, microestrutura (fase 2), proporo de mercrio/liga e o tempo de triturao. A resistncia aumenta em at sete dias. Em relao ao creep, sofre uma deformao permanente sob presso. Quanto maior a fase 2, maior o creep.

Trmicas: O amalgama possui uma maior difusidade termina do que a dentina (78 e 25 respectivamente) e o coeficiente de expanso termina tambm maior do que a dentina (25 e 8 respectivamente), com essas propriedades, o paciente que tiver uma restaurao de amalgama deve-se evitar comidas/bebidas muito quente ou geladas, pois poder ocorre trincas, quebrando o dente. Biolgicas: Como o mercrio muito toxico, deve-se ter os devidos cuidados com o mesmo, como o seu descarte, remoo do dente, manipulao e lixiviao.

SISTEMAS ADESIVOS

Os sistemas adesivos so agentes de unio a base de resina. Essa unio na qual denominada de adeso, a fora que mantm juntas duas substncias ou substratos, com diferentes composies, desde que suas molculas estejam em ntimo contato.

COMPONENTES: 1. Monmeros resinosos: So pequenas molculas, capazes de se unir a outras formando grandes molculas denominadas de polmeros. Esse processo recebe o nome de polimerizao. Tipos de monmeros: Bis-GMA, TEGDMA, UDMA e HEMA

2. Iniciadores de polimerizao: Para ocorrer essa polimerizao, necessita-se de iniciadores de polimerizao no qual liberam energia para quebrar a dupla ligao entre carbonos da molcula do monmero, iniciando assim a reao. Exemplo de iniciadores: Canforoquinona (ativada por luz) e Perxido de benzola (ativao qumica) 3. Agente condicionante: Atua mecanicamente ou fisicamente sobre as superfcies a serem aderidas favorecendo a adeso entre elas. Desmineralizam superficialmente a estrutura dental a fim de criar microporosidades para infiltrao e reteno do adesivo. Exemplos de agente condicionante: cido fosfrico e monmeros acdicos. 4. Solventes

ESMALTE: O cido fosfrico realizada a desmineralizao seletiva nos prismas e remoo da smear layer (lama dentinria), criando rugosidades e aumentando a energia de superfcie. O adesivo penetra nos espaos existentes aps o condicionamento, criando tags. Monmerosio resinosos hidrofbicos.

DENTINA: Desmineralizao na dentina intertubular e abertura da embocadura dos tbulos dentinrios, expondo as fibras colgenas. Monmeros resinosos hidroflicos. Penetrao dos sistemas adesivos por entre as fibras colgenas, gerando uma zona de interdifuso denominada camada hbrida

MONMERO HIDROFILICO PRIMER:

O monmero hidroflico primer tem a funo de preencher espao entre as fibras colgenas e estimular a evaporao da gua presente.

CLASSIFICAO DO SISTEMA ADESIVO: Em funo do condicionamento da superfcie dental, temos duas classificaes; Convencional (cido fosfrico) e autocondicionantes (monmeros acdicos).

Convencionais:

1. 3 passos: cido fosfrico + primer + bond A) Primeiro aplica o agente condicionante (acido), deixa agir 15 a 30 segundos no esmalte e at 15 segundos na dentina B) Depois se tem a lavagem de cido, aonde se retira os produtos de reao e os espessantes. C) Posteriormente remove-se o excesso de gua atravs de algodo e papel absorvente. D) Aplica-se o primer. E) Depois realiza a secagem do primer, promovendo a volatizao do solvente e jatos de ar. F) Aplica-se o adesivo e realiza a fotoativao do mesmo.

2. 2 passos: cido fosforico + primer e bond (juntos)

Autocondicionantes:

1. 1 passo: cido + primer + bond (todos juntos) A) Aplica-se todos juntos e posteriormente se tem a fotoativao.

2. A) B) C) D)

2 passos: acido + primer (juntos) + bond Primeiramente aplica o primer autocondicionante Realiza a secagem do primer Posteriormente se tem a aplicao do adesivo Fotoativao.

OBS: so utilizados de acordo com as recomendaes dos fabricantes.

RESINAS COMPOSTAS um material restaurador direto a base de monmeros resinosos. COMPOSIO: composto por uma matriz orgnica, matriz inorgnica e um agente de unio.

Matriz orgnica: So compostos por monmeros, iniciadores e modificadores de cor.

Monmeros: So os principais componentes da matriz orgnica (Bis-GMA, UDMA, TEGDMA e EGDMA). Quando esses monmeros so transformados em polmeros ocorre a contrao de polimerizao. Sendo que Diferentes monmeros produzem diferentes viscosidade e contrao de polimerizao Inibidores: Aumenta a vida til das resinas e evita a polimerizao espontnea dos monmeros. Modificadores de cor: Tem a presena de xidos metlico, mimetiza a estrutura dentria. Iniciadores: Iniciam a polimerizao, pode ser por ativao qumica atravs do peroxido de benzola ou ento por ativao por luz atravs da canforoquinonan.

Matriz Inorgnica: composto por carga.

Melhora as propriedades mecnicas das resinas compostas e reduz a quantidade de matriz orgnica, alm disso reduz tambm a soro de agua (ao de absoro e adsoro ocorrendo simultaneamente) H trs tipos de matriz inorgnica: 1) Quartzo: de difcil polimento, alto coeficiente de expanso trmico e ausncia de radiopacidade. 2) Slica coloidal: Possui bom polimento, baixa resistncia e ausncia de radiopacidade. 3) Partculas de vidro: Possui diferentes tamanhos e so radiopacas.

Agente de unio: Tem como funo unir os componentes inorgnicos a matriz orgnica alm do mais garante uma distribuio uniforme das tenses geradas. Aumenta a resistncia ao desgaste e melhora a estabilidade de cor.

CLASSIFICAO DAS RESINAS COMPOSTAS: Pode ser classificada em 3 diferentes padres: pelo tamanho das partculas inorgnicas, pela viscosidade e forma de ativao.

Tamanho das partculas inorgnicas: Existe as macropartculas, micropartculas, hbridas e nanopartculas. 1. Macropartculas: Foi a primeira a ser inserida n o mercado. Eram de partculas de quartzo, rapidamente perdia o brilho e manchava com os alimentos (vinho, caf, macarro). Saram do mercado por conta dessas propriedades ruins. Eram utilizadas nos dentes posteriores. 2. Microparticulas: Possui maior lisura superficial e menor dureza. Antigamente era utilizada para os dentes posteriores, hoje s se utiliza nos dentes anteriores. Porm por conta dela ser fraca, utiliza-se uma outra resina por baixo. 3. Hbridas: Possui micropartculas e macroparticulas, resultando numa boa resistncia mecnica e bom polimento, podendo ser utilizada nos dentes anteriores e posteriores. 4. Nanoparticulas: So muito pequenas, com isso consegue ficar muito bem compactada, possuindo assim excelente polimento, boas propriedades mecnicas e brilho. Pode ser utilizada nos dentes anteriores e posteriores.

Quanto a viscosidade: Tendo a alta viscosidade, mdia e baixa.

Forma de ativao: Podendo ser fotoativadas ou quimicamente ativadas. 1. Fotoativadas: Atravs da canforoquinonan. 2. Quimicamente ativadas: uma mistura pasta-pasta, pode-se ter a incorporao de ar (formao de bolhas) e seu tempo de trabalho no pode ser controlado.

PROPIEDADES DAS RESINAS COMPOSTAS: A) Contrao de polimerizao: O processo de polimerizao induz a contrao

Grau de converso de monmeros em polmeros: a quantidade de monmeros se transformam em polmeros. Quanto maior o grau de converso de monmeros em polmeros, maior a contrao de polimerizao OBSERVAO: Ao preencher a cavidade, deve-se unir o menor nmero de paredes possveis.

Tcnica de confeco:

Aplicar o cido tecico por 15 segudos no esmalte mais 15 segundos na dentina e esmalte. Aplica-se o brimer + bond sobre o esmalte e a dentina, fotopolimeriza. Depois une-se duas paredes com a resina fotopolerimeriza, une-se mais duas paredes e fotopolimeriza, at chegar a camada superficial da resina que fica em contato com o oxignio, essa no ir sofrer a polimerizao.

B) Soro de gua de solubilidade: A exposio ao meio bucal, gera a soro de gua pela resina composta, provocando uma ligeira expanso C) Radiopacidade: A resina por si s no possui radiocapacidade, ou seja nas radiografias, no possvel detecta-las, por conta disso se tem a incluso de elementos radiopacos, tais como zinco, brio, itrbio e lntano. D) Estabilidade de cor: No so inertes ao meio bucal ou seja alteram a cor ao serem expostas. Ocorre devido soro de gua e lixiviao dos componentes inorgnicos. Quanto maior a rugosidade superficial, maior a pigmentao.

PROPIEDADES MECNICAS: 1) Em relao a resistncia, a resina possui baixa resistncia a compresso. 2) Materiais com mais carga apresentam maior dureza superficial. A dureza superficial das resinas relativamente baixa ao comparada com esmalte e amalgama. 3) Ocorre microfraturas dentro da resina composta pela diferena entre o mdulo de elasticidade dos componentes orgnicos e inorgnicos 4) As micro-hibridas e macroparticulas apresentam melhor polimento.

Das könnte Ihnen auch gefallen