Sie sind auf Seite 1von 2

Direito da criana e do adolescente. Pedido de guarda formulado pela av. Consentime nto dos pais. Melhor interesse da criana.

- Sob a tnica da prevalncia dos interesse s da pessoa em condio peculiar de desenvolvimento deve-se observar a existncia da e xcepcionalidade a autorizar o deferimento da guarda para atender situao peculiar, fora dos casos de tutela e adoo, na previso do art. 33, 2, do ECA. - A av busca resgu ardar situao ftica j existente, por exercer a posse de fato da criana desde o nascime nto, com o consentimento dos prprios pais, no intuito de preservar o bem estar da criana, o que se coaduna com o disposto no art. 33, 1, do ECA. - Dar-se preferncia a algum pertencente ao grupo familiar ? na hiptese a av ? para que seja preservada a identidade da criana bem como seu vnculo com os pais biolgicos, significa resgua rdar ainda mais o interesse do menor, que poder ser acompanhado de perto pelos ge nitores e ter a continuidade do afeto e a proximidade da av materna, sua guardi de sde tenra idade, que sempre lhe destinou todos os cuidados, ateno, carinhos e prov sua assistncia moral, educacional e material. - O deferimento da guarda no definit ivo, tampouco faz cessar o poder familiar, o que permite aos pais, futuramente, quando alcanarem estabilidade financeira, reverter a situao se assim entenderem, na conformidade do art. 35 do ECA. - Se as partes concordam com a procedncia do ped ido de guarda, no ser o Poder Judicirio que deixar a marca da beligerncia nessa relao acfica, quando deve apenas assegurar que o melhor interesse da criana seja o resul tado da prestao jurisdicional. - Se restou amplamente demonstrado que os interesse s da criana estaro melhor preservados com o exerccio da guarda pela av, a procedncia do pedido de guarda medida que se impe. Recurso especial provido. (STJ , Relator: Ministra NANCY ANDRIGHI, Data de Julgamento: 07/10/2008, T3 TERCEIRA TURMA)

AGRAVO DE INSTRUMENTO -DIREITO DE FAMLIA GUARDA DE MENOR REQUERIMENTO FORMULADO P ELA AVO- MATERNA -CONCESSO -INTERESSE DA MENOR RESGUARDADO RECURSO IMPROVIDO -DEC ISO UNNIME. O sistema permite ao juiz deferir a guarda a quem melhor possa satisfa zer o interesse da criana, ainda que para isso tenha de restringir os direitos qu e decorrem do ptrio poder, quando conveniente para a proteo da infante. de ser defe rido o pedido de guarda formulado pela av-materna quando o conjunto probatrio dos autos demonstra que a criana se encontra na posse de fato da autora, a qual tem c ondies de prestar-Ihe as indispensveis assistncias material, moral e educacional, a teor do art. 33, 2, da Lei n 8069/90, que autorizam a concesso da guarda para atend er a situaes peculiares. Na situao vigente, o perigo de dano irreparvel para o Agrava nte no pode ser evidenciando ante o interesse da menor que est sendo preservado e, por outro lado, da provisoriedade da medida, que ser avaliada durante a instruo do feito, na qual caber ao Juiz, auxiliado por uma equipe interprofissional que ent ender necessria, decidir a custdia da menor quele que julgar mais apto para assisti -la, sem dispensar a cooperao do outro... (TJ-SE - AI: 2001201838 SE , Relator: DES. ROBERTO EUGENIO DA FONSECA PORTO, Dat a de Julgamento: 11/12/2001, 1.CMARA CVEL)

AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. MENOR. PEDIDO DE GUARDA FORMULADO PELA AV. P REVALNCIA DO INTERESSE DA CRIANA.REGULARIZAO DE SITUAO DE FATO. 1. A concesso da guard da criana a bisav, visa regularizar uma situao de fato, uma vez que a menor reside com a bisav paterna desde os 08 meses de idade. Preservao do interesse da menor, no s para fins previdencirios. Precedentes. 2. Agravo regimental a que se nega provim ento. (STJ - AgRg no REsp: 532984 MG 2003/0052486-0, Relator: Ministro VASCO DELLA GIU STINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS), Data de Julgamento: 18/05/2010, T3 - T ERCEIRA TURMA, Data de Publicao: DJe 07/06/2010)

Das könnte Ihnen auch gefallen