Sie sind auf Seite 1von 16

SERMO

1. 2. TEMA: A VIDA PELO ESPRITO TEXTO BASE: Glatas 5:16-25

22 Mas o fruto do Esprito amor, alegria, paz, pacincia, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansido e domnio prprio. Contra essas coisas no h lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixes e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Esprito, andemos tambm pelo Esprito. 3. INTRODUO O texto que eu terminei de ler muito direto, objetivo, conciso, ainda que no nos aprofundssemos hermeneuticamente, uma simples leitura nos faz compreender a distino entre uma pessoa que guiada pelo Esprito e uma pessoa que guiada pela carne. Certamente, durante a sua jornada Crist, voc j teve a oportunidade de ouvir falar, de ouvir ministrar, ou de ler sobre o fruto do esprito e as obras da carne. Se eu promovesse um quiz nesta noite, que um jogo de perguntas e respostas sobre o tema, eu tenho certeza que todos os irmos aqui presentes citariam ao menos UM FRUTO DO ESPIRITO e ao menos UMA OBRA DA CARNE. Porque ainda que implicitamente, ns temos a conscincia daquilo que agrada e desagrada ao Senhor, daquilo que PROVEM DO ESPRITO SANTO, e daquilo que PROVEM DA CARNE.

Esse tema... FRUTO DO ESPRITO... FRUTO DO ESPRITO... parece uma poesia, h uma musicalidade, uma doce melodia aos nossos ouvidos.... O FRUTO DO ESPRITO. Mas a verdade que a igreja do Senhor Jesus, poucos de ns tem lembrado ou buscado viver essa verdade com sinceridade. So poucos aqueles que tm buscado ser cheios do Esprito Santo, ser guiados pelos Esprito, andar em Esprito.... Se ns fizssemos uma pesquisa nas igrejas, sobre qual foi o projeto de vida de cada irmo para o ano de 2013, ns ouviremos a descrio de vrios projetos TERRENOS, MATERIALISTAS,... como comprar uma casa, cursar ou concluir uma faculdade arrumar um emprego, ter um salrio maior, mas sero poucos, e muito raro ouvir de algum: NO ANO DE 2013 eu quero ser CHEIO DO ESPRITO SANTO, EU QUERO SER GUIADO PELO ESPRITO, EU QUERO EVIDENCIAR O FRUTO DO ESPRITO SANTO.

O fruto do Esprito consiste em virtudes que o Esprito Santo quer implantar em nosso carter e que esto presentes no carter de Jesus.
O propsito de Deus para nossas vidas que sejamos conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos. Todos os que so, verdadeiramente, filhos de Deus, precisam desejar que o Esprito Santo produza estas caractersticas em sua vida. O fruto do Esprito Santo o resultado do Esprito Santo guiando a vida do Cristo. A vida Crist uma batalha entre as obras da natureza pecaminosa e os frutos do Esprito Santo. Por isso, as caractersticas citadas por Paulo neste texto, servem de medida para nos avaliarmos, porque se no evidenciado em sua vida O FRUTO DO ESPRITO, porque provavelmente so evidenciadas as OBRAS DA CARNE...Quando NO O ESPIRITO SANTO QUEM guia nossas vida, h uma outra fora operando,

dominando... a NOSSA CARNE, e quem pratica as OBRAS DA CARNE... PAULO INCISIVO AO AFIRMAR QUE NO HERDARO O REINO DE DEUS. Amados, essa afirmao de Paulo independe se voc ARMINIANO OU CALVINISTA... se voc pratica as obras da carne, voc no herdar o reino de Deus. H uma necessidade de relembrarmos o que o fruto do esprito e o seu alcance em nossas vidas, pelo que no vou me aprofundar no tema as obras da carne, apenas cit-las, porque eu prefiro me ater compreendendo e desejando produzir o fruto do esprito, porque as prtica das OBRAS DA CARNE, so a ausncia do Esprito, e do carter de Cristo. 4. ELUCIDAO Antes disso, precisamos nos remeter ao contexto que motivou Paulo a escrever essa carta aos Glatas. Em Toda a Bblia, no ha nenhuma declarao to veemente, ampla e concisa sobre a verdade do evangelho do que Glatas. A salvao d-se por meio da f em Jesus Cristo, e em ningum. Ao que parece, Paulo tomou conhecimento de uma distoro do evangelho da graa que efetivamente estava contaminando as igrejas glatas. Os falsos mestres tinham ido para a Galcia desde que o ministrio de Paulo se concentrou ali, estavam defendendo a salvao pelas obras da lei ou seja, pela observncia da Lei. A nfase especifica era dada ao rito judaico da circunciso. Estavam sendo infiltrada por falsos mestres, que estavam dizendo que para que aqueles crentes fossem de fato salvos e crentes verdadeiros no era suficiente s ter f em cristo jesus, mas tambm se circuncidar, guardar a lei de Moiss, o calendrio judaico, eles tinham que guardar a dieta prescrita no antigo testamento, atravs da observao meticulosa, rigorosa detalhada dos preceitos, regras contidas no antigo testamento, que essas pessoas seriam salvas. Em Glatas 1:6,7, Paulo afirma: "Fico surpreso em ver como vocs esto se afastando to rapidamente!" Este o primeiro motivo para a ansiedade de

Paulo: os glatas estavam abandonando a graa de Deus. Paulo os exorta enquanto ainda tempo. Paulo compara sua ansiedade em relao aos glatas como o trabalho de uma me no parto... at que Cristo seja formado em ns. A carta de Paulo aos glatas era uma tentativa rpida e decisiva de opor-se a essa mensagem, que era um evangelho diferente. Paulo tinha de convencer seus filhinhos na f, os quais ele havia evangelizado pessoalmente, de que o novo ensino era, na verdade, uma distoro do evangelho de Cristo. Paulo no escreveu motivado pela raiva, mas pelo amor. Ele via os glatas deixando o caminho correto por causa de falsos ensinos acrescentados a mensagem do evangelho, e o apostolo amava muito seus irmos em Cristo para deixa-los desviar-se do caminho da salvao. provvel que a surpreendente ausncia de ao de graas no inicio de Glatas indique a gravidade da situao aos olhos de Paulo . Ele precisava ir direto ao assunto, uma vez que alguns glatas estavam abandonando o evangelho que antes aceitaram. Se existe uma expresso frequente que resume o tema de Glatas, essa expresso e a verdade do evangelho. Portanto, acrescentar obras, rituais ou leis a mensagem de Cristo invalidar as boas-novas. Paulo no mede esforos para esclarecer e defender que a nica maneira pela qual a pessoa pode ser justificada diante de Deus por meio da f em Jesus Cristo (Gl 2.16). Paulo enfatiza esse ponto varias vezes. A f em Cristo e a nica resposta adequada ao evangelho. De varias maneiras Paulo descreve essa vida de f, -como andar em Espirito (G1 5.16,25),-ser guiado pelo Espirito (G1 5.18), produzir o fruto do Espirito (G1 5.22,23) -e semear no Espirito (G1 6.8). O perigo constante que, em vez de confiar no poder do Espirito, o cristo comece a manifestar as obras [corruptas] da carne. As

obras s podem ser realmente boas quando realizadas no poder do Espirito Santo, dado aqueles que depositam sua f em Cristo (G16.7-10). A epistola foi destinada a uma igreja que estava enfrentando os judaizantes, um grupo que insistia em que os cristos gentios cumprissem as exigncias da lei mosaica. A carta de Paulo foi uma dura repreenso a essa faco da igreja. Ao impor a lei cerimonial ao evangelho, esse grupo de mestres judeus estava, na realidade, rejeitando a oferta gratuita de salvao feita por Deus por intermdio de Jesus. De que maneira eu posso dominar a mim mesmo, a minhas paixes e desejos. Ensinar um monte de passos e regras que obrigam os fieis e crentes a viverem de determinada maneira. O cristianismo admite que impossvel para ns dominarmos a nossa natureza pecaminosa os desejos maus do nosso corao se for a ao de Deus atravs do seu esprito santo. Se tivermos em cristo, andarmos no espirito santo, recebemos esse poder sobrenatural que vem do cu, poderemos controlar esses e desejos pecaminosos. Deste modo, nos versculos anteriores, Paulo ento comea a discorrer sobre as obras da carne que resume em trs categorias: a) Obras relacionadas as impurezas sexuais; b) Obras relacionadas as religies pags; c) Obras relacionadas a nossos relacionamentos sociais; O segredo de vivermos pra Deus, maneira pelo qual podemos dominar a concupiscncia da carne, tudo mortificar as nossas paixes viver de maneira agradvel a Deus, tudo isso se resume nessa frase: andar no espirito de Deus. Ser cheio do Esprito Santo, produz fruto do Esprito, o fruto do esprito se refere a carter.
PROPOSIO:

AS CARACTERSTICAS QUE DEUS DESEJA VER EM NOSSA VIDA

PODEM SER OBSERVADAS NOS NOVE FRUTOS DO ESPRITO.

S.I: Quais so as caractersticas? S.T: A primeira caracterstica que Deus deseja ver em nossa vida : 1. AMOR Paulo no poderia comear com outra caracterstica seno pelo amor. Para os escritores gregos, o amor necessariamente uma coisa exclusiva. Aristteles insiste em que um homem no pode esperar ser amado se nada houver para despertar afeio. Plato por sua vez afirmava que o AMOR para os AMORVEIS. O verbo correspondente agapan bastante comum no grego secular, mas o substantivo gape quase nunca ocorre. Conforme diz R. C. Trench Agape um a palavra que nasce no seio da religio revelada. E isto no por acidente. Agape uma palavra nova, uma palavra que indica uma atitude nova para com os outro, uma atitude nascida dentro da comunidade, impossvel sem a dinmica crista.

Podemos determinar melhor seu significado tendo por fundamento a maneira de o prprio Jesus falar dele. Na passagem bsica em Mat. 5:43-48 o amor ao inimigo. Ali, Jesus insiste em que o amor humano deve seguir o padro do amor de Deus. E qual a grande caracterstica do amor de Deus? A BENEVOLNCIA INVENCVEL, A BOA VONTADE QUE NUNCA DERROTADA. No se importa com o tratamento que recebe do seu prximo, nem com a natureza dele; no se importa com a atitude do prximo para com ele, nunca procurar outra coisa seno o sumo bem do prximo. H um sentido em que o amor cristo difere radicalmente do amo humano comum. O amor humano comum uma reao do corao; algo que simplesmente ocorre. Mas gape, o amor cristo um EXERCCIO DA PERSONALIDADE TOTAL.

UM ESTADO NO SOMENTE DO CORAO, MAS TAMBM DA MENTE; faz parte das emoes MAS TAMBM DA VONTADE. No algo que acontece e que no podemos evitar.. algo que temos de desejar. AGAPE A CAPACIDADE, O PODER A DETERMINAO DE AMAR AS PESSOAS DAS QUAIS NO GOSTAMOS. Sabemos que esse amor cristo no um amor fcil, sentimental e automtico. uma vitria sobre o eu. A pura verdade que esse amor cristo o FRUTO DO ESPRITO. algo totalmente impossvel sem a dinmica de Jesus Cristo. Somente o cristo cheio do Espirito e dedicado a Cristo pode faz-lo.

A filosofia um treinamento que visa atingir a indiferena. O homem deve ensinar-se a no se importar com nada. Epteto. A filosofia pag dizia: Ensina-te a no te importar A mensagem Crist dizia: Ensina-te a importar apaixonada e intensamente com os homens. O filsofo pago dizia: No deves, em circunstancia alguma, ficar pessoal e emocionalmente envolvido na situao humana. A mensagem crist dizia: Deves entrar na situao humana de tal maneira que vejas, penses e sintas com os olhos, mente e o corao da outra pessoa na sua profunda identificao com os outros. Nunca ouvi falar que Jesus jogava pedra em um homem para torna-lo melhor. O amor a principal caracterstica do Cristo. Ele representa, na verdade, a verdadeira evidncia da converso. produzido nos filhos de Deus pelo amor de Deus, e temos em Cristo o nosso maior exemplo de amor. Ele indispensvel no relacionamento. a atmosfera da vida crist, sua vestimenta. o motivo da vida

crist. o controlador da liberdade crist. Devemos amar at os inimigos, para agirmos como Deus. O amor cristo generoso e prtico. Se buscarmos somente o sumo bem do homem, bem possvel que tenhamos de resisti-lo; bem possvel que tenhamos de castiga-lo; bem possvel que tenhamos de agir com postura barra o bem da sua alma importa. Entretanto permanece que tudo quanto fizemos ao homem nunca ser por vingana, nunca ser uma simples retribuio, sempre ser feito com o amor que perdoa e que procura, no o castigo do homem, e muito menos a eliminao do homem, mas sempre o seu sumo bem. O amor cristo a qualquer pessoa que no seja crista. Na prtica, no pode ser vivido se Cristo no viver dentro da pessoa. E assim, finalmente podemos dizer que o amor cristo manifesta-se quando Cristo novamente encarnado atravs de uma pessoa que entregou-se totalmente a ele.

A respeito da relao do amor com os demais componentes do Fruto do Esprito, D. L. Moody afirmou:

A alegria o amor exultando, A paz o amor em repouso; A longanimidade o amor que no se cansa; A benignidade o amor que suporta; A bondade o amor em ao; A f o amor no campo de batalha; A mansido o amor sob disciplina; O domnio prprio o amor sendo treinado.
2. ALEGRIA

a sensao de alegria baseada no amor, na graa, nas bnos, nas promessas e na presena de Deus, bnos estas que pertencem queles que creem em Cristo. A Alegria um dos fundamentos do Reino de Deus. A verdadeira alegria do cristo no depende das circunstncias que o cerca, pois temos motivos de alegria que no dependem das coisas terrenas. A fonte da alegria de cada cristo Deus e um resultado da presena de Deus em cada um. Cristo o nosso grande exemplo. No NT alegria e aflio andam lado a lado. Quando se estuda o novo testamento profundamente, verifica que o novo Testamento o livro da alegria. O verbo CHAIREN, que significa ALEGRAR-SE, ocorre 72 vezes e a palavra CHARA, que significa ALEGRIA, aparece 60 vezes. A traduo literal do verbo A ALEGRIA SEJA CONTIGO!! Alegrai-vos Senhor, Regozijai-vos nos Senhor. J foi dito que ALEGRAI-VOS SEMPRE A ORDEM DO DIA PARA O CRISTO. Em Romanos Paulo fala que o Reino de Deus, no comida, nem bebida, mas JUSTIA, PAZ E ALEGRIA. 3. PAZ

EIRENE
a quietude de corao e mente, baseada na convico de que tudo vai bem porque o Pai celestial nunca ir desamparar seus filhos. Havia poucas coisas do mundo antigo desejava mais que a paz. A busca pela paz era universal.

O alvo de todas as filosofias antigas era a serenidade, tranquilidade, um corao de paz, uma paz que no era concedida por nenhum governador, s encontrada em Deus. O desejo de paz era uma forma de saudao comum entre os judeus e cristos. A verdadeira paz um presente de Deus e a obtemos atravs de Cristo. Promov-la dever do cristo. Voc no tem essa paz, voc inquieto, ansioso, promove dissenses Santo. 4. LONGANIMIDADE no meio do povo de Deus, devemos ser CONCILIADORES, PACIFICADORES. Uma confuso nunca prolongada para quem cheio do Esprito

MAKROTHUMIA - PACINCIA
Expressa uma certa atitude para com as pessoas e eventos. Expressa a atitude para com as pessoas de NUNCA PERDER A PACINCIA, mais razoveis que elas sejam, e de NUNCA PERDER A ESPERANA e F, por mais obscuro que a situao seja, por mais incompreensveis que os eventos se mostrem ou por mais severa que seja a correo divina. ser tardio para irar-se ou para o desespero. Caracteriza-se por no se sentir ofendido ou provocado facilmente. Trench: a mente que suporta por muito tempo, antes de dar lugar ao ou ira. o autocontrole que no se apressa em retribuir o mal sofrido - T. K. Abbott. Esta ideia completamente contrria ao modo de vida tolerncia zero de muitos hoje. Se o que no possui esta virtude dito que tem pavio curto, ento, o longnime possui pavio comprido. Longanimidade descreve uma caracterstica divina: Ex. 34:6. A longanimidade de Deus uma oportunidade para o arrependimento humano. um emblema da vida crist. O cristo deve vestir-se dela como a uma roupa. Significa

tambm esperar. No fala de uma espera amarga, mas com alegria. No como quem espera a noite, mas como quem espera a manh. a pacincia que no perde a coragem nem a esperana. 5. BENIGNIDADE

CHRESTOTES generosidade.

GENTILEZA,

hospitalidade,

amabilidade...

no querer magoar ningum, nem lhe provocar dor. a gentileza simptica ou doura de gnio que deixa os outros vontade e recua diante da ideia de causar dor - R. C. Trench. Benignidade pode ser vista como um misto de empatia, que o

estado de esprito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o
que esta est sentindo e simpatia, que o sentimento que faz que uma pessoa se contriste com os sofrimentos e infortnios de outrem e exulte com as suas prosperidades e venturas. a benignidade que nos leva a perdoar. O cristo que tem o Esprito Santo dentro de si jamais pode sentir alegria ou satisfao vendo ou causando dor e sofrimento em outras pessoas. Que no benigno, amargurado, grosso, spero... totalmente divergente a Cristo. A benignidade Crist bela e amvel, e o seu encanto provm do fato de que ela significa tratar os outros do modo como Deus nos tratou. 6. BONDADE

AGATHOSUNE, o zelo pela verdade e pela retido e repulsa ao mal;


pode ser expressa em atos de bondade ou na repreenso e na correo do mal.

Enquanto benignidade fala de uma qualidade do corao, bondade uma qualidade de conduta e ao; Demonstra uma generosidade de ao, seguindo o exemplo de Deus. Cristo nos mostrou o valor de exercitar esta virtude na parbola do bom samaritano. Est ligada justia e verdade e Jesus a demonstrou em seu zelo no templo, mas o homem benigno vai alm da justia e d mais do que o outro merece visando o seu benefcio e ajuda. A bondade tanto pode significar a disposio permanente de uma pessoa em no fazer o mal, de no ser prejudicial, como tambm pode significar a disposio permanente de uma pessoa em fazer o bem. 7. FIDELIDADE

PISTIS
H muitos equvocos na traduo desse termo grego, em algumas verses consta F. Mas o fruto do Esprito aqui referido a FIDELIDADE,.... a LEALDADE constante e inabalvel a algum com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade. A CONFIABILIDADE E FIDEDIGNIDADE que torna uma pessoa totalmente confivel e cuja palavra podemos aceitar completamente - William Barclay. Podemos confiar totalmente em Deus, porque Ele fiel. A Bblia declara isto muitas vezes. Fidelidade um dos atributos mais destacados de Deus. A Bblia tambm declara a fidelidade de Cristo, destacando-o como a testemunha fiel e aquele que fiel e verdadeiro. Fidelidade, portanto, deve ser uma caracterstica de todo cristo sincero. Sendo servos de Deus, devemos ser servos dignos de confiana.

Jesus disse que o mordomo precisa ser fiel ao seu Senhor, para merecer a confiana de ser nomeado mordomo de toda a casa. Descreve o homem cujo servio fiel podemos confiar e cuja palavra podemos aceitar sem reservas. Descreve o homem com a FIDELIDADE INFLEXIVEL DE JESUS CRISTO e TOTAL FIDEDIGNIDADE DE DEUS. Disse tambm que precisa ser fiel nas coisas mnimas. Paulo disse que os despenseiros precisam ser fiis. Pedro tambm destaca esta caracterstica. Para sermos fiis a Deus, ele exige exclusividade. No se pode ser fiel a dois senhores. Tambm exigida a regularidade, pois no se pode ser fiel apenas algumas vezes, mas precisamos ser sempre achados fidedignos. A Bblia promete a vitria como recompensa para aqueles que so fiis. 8. MANSIDO

PRAUTES Fora e Suavidade


Na linguagem moderna MANSIDO no uma qualidade admirvel, pois as pessoas associam mansido com passividade, fraqueza, com covardia. Mas mansido trata de uma qualidade prtica pelo qual o homem nunca conseguir avanar em sua vida devocional se no a cultivar. Mansido ... palavras que acalmam a alma em um estado de ira ou amargura, palavras usadas como unguento para acalmar a dor, O PODER DE ABRANDAR DE ACALMAR E TRANQUILIZAR... a mansido que no revida... o virar o rosto no caso de levar um golpe na face. a moderao associada fora e a coragem; descreve algum que pode irar-se com justia quando for necessrio, e tambm humildemente submeter-se quando for preciso.

Mansido no se caracteriza como um esprito enfraquecido, que no reclama de nada, mas, sim, por um esprito suave, brando e que produz calma e tranquilidade, sem perder a capacidade de reagir com justia. A palavra ilustrada por Plato com um co de guarda, que revela hostilidade valente aos estranhos e amizade gentil para com os familiares da casa, aos quais conhece e ama. Pode ser traduzida como suavidade, mansido, doura ou humildade. Cristo o nosso maior exemplo, pois ele mesmo apresentou-se como professor nesta rea. Os mansos recebem o favor de Deus e tero o privilgio de ouvi-lo e gozar da sua intimidade. A Bblia recomenda que devemos buscar a mansido e exercit-la no trato com os irmos; Ela a caracterstica que precisa ser encontrada na famlia, nos que ensinam ou pregam e tambm nos que ouvem, e no trato com os homens em geral. FORA E DELICADEZA EM HARMONIA. Mansido antnimo de arrogncia e orgulho. Explosiva, irada, mal humorada. A Bblia diz que Deus vindicar a Justia dos mansos. (J 36.15). Como muito se fala na exaltao dos mansos e de que os mansos herdaro a Terra. - A VIRTUDE NA QUAL NOSSOS RELACIONAMENTOS CONOSCOS MESMOS E COM OS NOSSOS PRXIMOS PODEM TORNAR-SE PERFEITOS E COMPLETOS. 9. DOMNIO PRPRIO

EGKRATEIA A VITRIA SOBRE O DESEJO

O CONTROLE DA VIDA, DO EGO, POR MEIO DO ESPRITO. o controle ou o domnio sobre nossos prprios desejos e paixes, inclusive a fidelidade aos votos conjugais e tambm pureza. traduzido por moderao, temperana ou domnio prprio. Sua essncia est nas palavras do sbio Salomo: Como a cidade derribada, que no tem muros, assim o homem que no pode conter o seu esprito (Pv 25.28). a caracterstica do cristo maduro, que, sendo dominado pelo Esprito Santo, no est sob o domnio dos seus desejos e vontades. Thayer a define como: a virtude de algum que domina seus desejos e paixes, especialmente seus apetites sensuais. O Pr. Israel Belo assim explica: Quem tem domnio prprio se autodomina. Quem no tem dominado por algo ou por algum. Quem tem domnio no permite que sentimentos e desejos o controlem; antes, controla-os, no se permitindo dominar por atitudes, costumes e paixes. Esta uma virtude necessria a todo cristo. O homem no pecado est sob domnio e levado a pecar. Mas os que esto sob o senhorio de Cristo, no vivem mais sobre o domnio do pecado. Devemos estar sob o domnio do Esprito Santo: mortificando os desejos do corpo; e os nossos membros, compreendendo que este um processo que continua enquanto crescemos diariamente, sabendo que no estamos sozinhos e que Deus est operando tambm em ns tanto a disposio interior quanto a ao de viver em linha com Sua vontade, q ue inclui a produo do Fruto do Esprito! A Bblia recomenda termos domnio sobre todos -os nossos desejos, quanto bebida, comida aos desejos sexuais; -domnio sobre a lngua

-do uso do tempo. UMA GRANDE QUALIDADE QUE O CAPACITA A VIVER E ANDAR NO MUNDO CONSERVANDO IMACULADA AS SUAS VESTES. CONCLUSO O Esprito procura produzi-las reproduzindo Cristo no crente. Temos armas fundamentais para vivermos uma vida com excelncia, dirigidos e dependentes do Espirito Santo de Deus. - possvel ter o carter semelhante ao de Jesus? Exercitar essas virtudes e cultivar esse fruto produz um carter semelhante ao de Jesus e cumpre o propsito do Senhor na vida de cada um de seus filhos.

-O ESPRITO NOS CAPACITA A VENCER A CARNE; -O ESPRITO NOS CAPACITA A PRODUZIR FRUTO.

Mas tambm nos d condies de viver nesse mundo, eis que deixo o Esprito santo.

Das könnte Ihnen auch gefallen