Sie sind auf Seite 1von 8

Aula 4 24/03/2014 Desdobramento possessrio

Nesta aula estudaremos o chamado desdobramento possessrio, seus pressupostos e efeitos. Ser abordada questo a partir da teoria objetiva da posse, uma vez que a teoria que melhor acomoda tal instituto. Analisaremos a distino entre possuidor direto e indireto, bem como a possibilidade de cada um deles valer-se dos meios de defesa da posse.

1 Consideraes gerais O desdobramento possessrio somente pode ser concebido se adotada a teoria objetiva da posse. Isso porque, ainda no Direito Romano, existia um princpio segundo o qual a posse seria sempre exclusiva (plures eandem rem in solidum possidere non possunt). Ainda no Direito Romano, tal princpio era minorado nas situaes denominadas de quase posse. Cabe lembrar que o cerne das indagaes a respeito da posse liga-se possibilidade atribuda ao possuidor de utilizar dos interditos possessrios para defend-la. Da a necessidade de verificar se aqueles que recebem a posse por determinao relao jurdica adquirem o direito de defend-la, se podero fazlo independente da concordncia daquela que cedeu a posse e que, em regra, o proprietrio e assim permanece sendo, bem como que direitos assiste a este, uma vez que a transferncia da posse que aqui se cogita tem natureza temporria.

2 Bipartio da posse: posse direta e indireta Cabe aqui relembrar que, nos termos da teoria objetiva da posse, todo aquele que tem, de fato, o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes ao domnio possuidor. No entanto, o exerccio dos direitos elementares do proprietrio, limitadamente, pode competir a outrem por fora de obrigao ou direito1. nesse caso que haver a bipartio da posse. Com efeito,
GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 56.
1

a posse pertencente a algum entregue a outrem, para que a utilize. Surgir, a, a figura do possuidor indireto. Isso, no entanto, no ter o condo de anular a posse daquele que transferiu a posse. Desse modo, temporariamente, algum passa a possuir coisa havida de outrem, que, por essa forma, a utiliza economicamente, de forma direta, pois. A utilizao indireta revela que o proprietrio (ou quem a transferiu) conserva a posse. Admitido o desdobramento da relao possessria, continua a possuir, mas indiretamente, mediatamente, e aquele a quem concedeu o exerccio de algum dos poderes inerentes ao domnio passa a possuir a coisa diretamente, imediatamente. Assim, possvel afirmar que o desdobramento da posse ir configurar duas espcies de posse: a posse direta e a posse indireta.

a) Posse Direta: a posse real, efetiva. Segundo Orlando Gomes, posse direta a que tem o no proprietrio a quem cabe o exerccio de uma das faculdades do domnio, por fora de obrigao, ou direito. Tem posse direta os titulares de direito real na coisa alheia ou de direito pessoal que importe uso ou gozo da coisa. posse subordinada. Quem entrega a coisa ao terceiro para lhe conferir direitos dessa natureza tem posse autnoma2. Da Jos Carlos Moreira Alves afirmar que o possuidor direito o mediador da relao entre possuidor indireto e a coisa.

b) Posse Indireta: Trata-se de uma fico jurdica, para permitir aos sujeitos que foram obrigados a ceder o exerccio da posse a ter mecanismos de defesa contra de terceiros. Orlando Gomes colocar como posse indireta, a que o proprietrio conserva quando se demite, temporariamente, de um dos direitos elementares do domnio, cedido a outrem seu exerccio3. Portanto, o possuidor indireto exerce sobre a coisa o poder de que dispe, utilizando-a mediatamente

GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 57. 3 GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 57.

atravs do possuidor imediato4. Trata-se, conforme Pontes de Miranda, do poder ftico sem ser corporal.

O desdobramento da relao possessria tem por finalidade propiciar a utilizao das coisas com preservao de sua substncia, e, tambm, satisfazer ora o interesse do proprietrio, ora o interesse dos no proprietrios5. Da a afirmativa de que pouco importa, porm, que a posse indireta seja uma fico como alguns sustentam. As necessidades do comrcio jurdico justificam-na. Inmeras situaes reclamam a extenso da proteo possessria, para maior garantia de interesses legtimos. A espiritualizao da posse atende a esses reclamos6. Haver, ento, a hiptese de posses paralelas, o que no se confunde com a composse. Conforme Tupinamb do Nascimento, falar em posses direta e indireta se alcanar de um lado, atravs de desmembramento, duas espcies diferentes de posse, titularizando-se-as em duas diversas e, de outro lado, negando-se autonomia a qualquer das duas posses, porque elas,

necessariamente, coexistem, embora s temporariamente. Por conseguinte, a existncia de uma pressupe a outra, coexistindo ambas paralelamente com contedo diferenciado.

3 Pressupostos do desdobramento possessrio Conforme Orlando Gomes, dois so os pressupostos do desdobramento possessrio: a) que a coisa se encontre na posse direta de outrem; b) que entre os dois possuidores vigore relao jurdica de que derive o desdobramento da posse.

GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 57. 5 GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 55. 6 GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 58.

Com efeito, para que se possa falar em desdobramento possessrio necessrio que a coisa pertencente a algum seja entregue a outra pessoa, para que a utilize. Somente quando a coisa estiver na posse dessa outra pessoa que o possuidor originrio, at ento possuidor pleno, passar condio de possuidor indireto. Porm, imprescindvel que entre os dois tenha se estabelecido uma relao jurdica constitutiva da posse direta. Tal vnculo no se circunscreve ao direito das coisas reais. Ele pode nascer tambm no campo do direito das obrigaes, das sucesses e de famlia. A relao jurdica determinante do desdobramento da posse constitui, em regra, direito real limitado, como no caso do usufruturio, ou direito pessoal, como no caso do comodatrio. , quase sempre, por meio de um contrato que nasce a posse subordinada. Todavia, a bifurcao da posse resulta, tambm, de negcios jurdicos de outra espcie, especialmente no direito de famlia e no direito hereditrio, como ocorre com a posse do representante legal do menor, do testamenteiro e do inventariante7. Orlando Gomes arrola alguns exemplos de possuidores diretos: o usufruturio, o usurio, o titular de direito real de habitao, o credor pignoratcio, o enfiteuta, o promitente comprador, o locatrio, o comodatrio, o depositrio, o empreiteiro, o construtor, o testamenteiro, o inventariante, o ocupante de terreno do domnio do Estado que paga taxa de ocupao, o transportador, o tutor, o curador, o titular de direito de reteno, o administrador de sociedade, o marido, o pai8. As posses indiretas podem existir tantas quantas forem as biparties da relao jurdica, ou seja, no h limite, ao contrrio da posse direta, que existe singularmente. Portanto, a posse direta h de ser expresso de um direito limitado. Da a possibilidade de sua constituio sobre relao possessria j desdobrada, como no caso da sublocao, em que o locatrio-sublocador, sendo possuidor direto em relao ao senhorio, passa a ser possuidor indireto em relao ao sublocatrio. Admite-se, com efeito, que a posse direta suscetvel de

GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 58. 8 GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 58.

vrios graus. Desde que o possuidor direto se encontra com terceiro na situao anloga sua, esse terceiro adquire a condio de possuidor direto9.

4 Conseqncias do desdobramento possessrio Estabelece o art. 1.197 do Cdigo Civil que a posse direta, de pessoas que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito real ou pessoal, no anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direito defender a sua posse contra o indireto. O referido dispositivo legal, conforme Ernane Findlis, foi expresso em admitir a defesa da posse do possuidor direto contra o indireto. O nu-proprietrio, por exemplo, expulsa o usufruturio das terras dadas em usufruto; o locador, por fora prpria, promove a retomada do imvel alugado, ou impede que o locatrio tenha seu pleno uso, conforme avenado. Neste caso, tanto o usufruturio quanto o locatrio ou o devedor fiduciante esto autorizados a defender seu poder de fato sobre a coisa10. Ademais, o possuidor indireto ou mediato no est submetido defesa possessria do possuidor direto ou imediato, para defesa de sua posse, ainda que o molestamento alcance diretamente aquele. Evidente que a recproca tambm no verdadeira, j que a posse do possuidor direto leva em conta apenas o poder de fato de quem portador. A completa autonomia da posse direta com relao indireta no condiciona nem obriga que o possuidor indireto faa a defesa da posse molestada e vice e versa11. Muito comuns, por outro lado, so os pedidos de reintegrao de posse como decorrncia de clusula resolutiva expressa ou tcita. Na primeira hiptese, se o contrato prev a resoluo no caso de inadimplemento ou de outra condio qualquer, a pretenso de reintegrao nasce como o fato, sendo imperativa a obrigao de restituir. No entanto, como a posse do comprador ou do promitente

GOMES, Orlando. Direitos reais. 21 ed. Revista e atualizada. Luiz Edson Fachin. Rio de Janeiro: Forense, 2012, p. 59. 10 SANTOS, Ernane Fidlis. Comentrios ao novo cdigo civil: da posse. Volume XV (arts. 1.196 a 1.224). Rio de Janeiro, 2007, p. 58. 11 SANTOS, Ernane Fidlis. Comentrios ao novo cdigo civil: da posse. Volume XV (arts. 1.196 a 1.224). Rio de Janeiro, 2007, pp. 58-59.

comprador j est instalada, no h como se fazer desforo incontinenti, mesmo porque, tanto a inadimplncia quanto a condio, dependem de declarao prvia de reconhecimento, atravs de sentena, o que faz com que a proteo possessria s se d em decorrncia de tal declarao, proibindo-se, conseqentemente, qualquer forma de liminar possessria. Se a condio ou o inadimplemento forem mera causa de resciso contratual, com o contrato em vigor at deciso final, a sentena constitutiva respectiva ser simples antecedente do pedido devolutrio12. Em tal caso, a ao, segundo Fidlis, ter mais carter reivindicatrio de que possessrio, o que, para ambos os casos, importa dizer, ser impossvel qualquer liminar em forma interdital.

5 Casustica

APELAO CVEL. PROMESSA DE COMPRA E VENDA. AO DE RESCISO DE CONTRATO C/C REINTEGRAO DE POSSE. INADIMPLEMENTO DO PROMITENTE COMPRADOR INCONTROVERSO. RESCISO DO CONTRATO. OCORRNCIA. REINTEGRAO DA POSSE. CABIMENTO. CERCEAMENTO DE DEFESA. INOCORRNCIA. I - Ao Juiz - destinatrio da prova - incumbe aferir a necessidade, ou no, da produo de provas pelas partes, a teor do que determina o art. 130 do Cdigo de Processo Civil. Inocorrncia de cerceamento de defesa pelo julgamento antecipado da lide. II - Rescindido o contrato de compra e venda de imvel por inadimplemento do promitente comprador, possvel postular o promitente vendedor o restabelecimento da sua posse, tanto por fora do domnio exercido sobre o bem (pretenso petitria) quanto pela posse indireta sobre ele exercida, em razo do desdobramento possessrio decorrente do contrato firmado com o promitente-comprador. Em se tratando de promessa de compra e venda, a consolidao da posse, em relao ao adquirente, somente ocorre, de forma plena e exclusiva, com o cumprimento integral da avena. Inexistindo motivo juridicamente relevante a justificar o no pagamento das prestaes, de ser rescindido o contrato, restituindo as partes ao status quo ante. APELO DESPROVIDO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70044092344, Dcima Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Liege Puricelli Pires, Julgado em 08/03/2012) APELAO CVEL. AO DE USUCAPIO CONSTITUCIONAL URBANO. ART. 183 DA CONSTITUIO FEDERAL. AO DE REINTEGRAO DE POSSE. AO DE DESPEJO. AGRAVO RETIDO. INCIDENTE DE FALSIDADE DOCUMENTAL. AUSENTE PREJUZO. AGRAVO RETIDO. Inexiste prejuzo ao apelante ante a rejeio do pedido de instaurao de incidente de falsidade documental, j que o aludido documento, mera reproduo xerogrfica, no teve qualquer influncia na sentena, sequer sendo referido. Agravo retido desprovido. USUCAPIO CONSTITUCIONAL. O usucapio constitucional urbano exige o preenchimento dos requisitos do artigo 183 da Constituio Federal. Ainda que comprovado o tempo de posse necessrio, no houve comprovao do
12

SANTOS, Ernane Fidlis. Comentrios ao novo cdigo civil: da posse. Volume XV (arts. 1.196 a 1.224). Rio de Janeiro, 2007, p. 61.

exerccio possessrio com animus domini, indispensvel procedncia da ao. REINTEGRAO DE POSSE. Diante da prova acerca da locao do imvel pelo autor da demanda possessria, caracterizado est o desdobramento possessrio, permitindo ao possuidor indireto a proteo de sua posse contra terceiros. Demonstrados os requisitos do art. 927 do CPC, notadamente a posse anterior e o esbulho praticado pelo ru, impositiva a confirmao da sentena de procedncia. AO DE DESPEJO. No tendo a autora comprovado o fato constitutivo do direito reivindicado em juzo, a teor do disposto no art. 333, inciso I, do CPC, j que ausentes elementos idneos que autorizem concluir pela ocorrncia da alegada sublocao, a improcedncia da demanda se impe, modificando-se a sentena no ponto. SUSUCMBNCIA. Redimensionada. APELAO PARCIALMENTE PROVIDA. (Apelao Cvel N 70019750678, Dcima Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Andr Luiz Planella Villarinho, Julgado em 18/09/2008) APELAO CVEL. POSSE. BENS IMVEIS. POSSUIDOR INDIRETO NO NECESSARIAMENTE CORRESPONDE AO PROPRIETRIO. HIPTESE EM QUE NO RESTA DEMONSTRADO O ESBULHO IMPUTADO R, QUE EXERCE POSSE AMPARADA EM TTULO. APELO NO PROVIDO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70044731495, Dcima Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Bernadete Coutinho Friedrich, Julgado em 20/10/2011) APELAO CVEL. REINTEGRAO DE POSSE. LEGITIMIDADE DO POSSUIDOR INDIRETO PARA INVOCAR PROTEO POSSESSRIA CONTRA TERCEIRO. ART. 1.197 DO CCB. ILEGITIMIDADE PASSIVA DA CONDMINA. ART. 267, INC. VI, DO CPC. Tm os usufruturios e possuidores indiretos legitimidade para invocar a proteo possessria contra terceiros por fora do que dispe o art. 1.197 do CPC, pois, a posse direta no exclui a posse indireta. Int. do art. 1.210 do CCB e art. 932 do CPC. Ilegitimidade da pessoa fsica da sndica do condomnio para figurar no plo passivo da demanda e, responder por supostos atos de turbao e/ou esbulho praticados pelo Condomnio, vez que no est a demandada a agir em nome prprio, restando evidenciada a sua ilegitimidade. Art. 267, inc. VI, do CPC. APELAO DESPROVIDA. (Apelao Cvel N 70016932733, Vigsima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Glnio Jos Wasserstein Hekman, Julgado em 05/09/2007) APELAO CVEL. INTERDITO PROIBITRIO. VCIOS DA SENTENA: CITRA, EXTRA E ULTRA PETITA, INOCORRENTES. No citra petita a sentena que decide todas as questes postas pelo autor na petio inicial. Tratando-se de ao possessria, que tem como princpio norteador a fungibilidade, autorizativa de julgamento de demanda diversa daquela proposta, no constitui sentena extra ou ultra petita a aplicao do brocado latino dabo mihi factum dabo tibi ius quando balizados pelo juzo o pedido, contra-pedido, os fatos narrados e comprovados. CONTRA-PEDIDO Nas aes possessrias legtimo o pedido contraposto lanado com o fim de defesa da posse do demandado. COMODATO. NOTIFICAO. INRCIA DO POSSUIDOR DIRETO. ESBULHO. REINTEGRAO. DIREITO SUBJETIVO DO POSSUIDOR INDIRETO. Demonstrada pela prova dos autos que a relao jurdica existente entre o autor e o demandado a de comodato substanciada em contrato unilateral, gratuito e precrio e que o comodatrio, adequadamente notificado para a desocupao do bem, se manteve inerte, tem-se configurado o esbulho. A notificao para desocupao do imvel recebida pelo possuidor direto no constitui ameaa posse, pois configura o exerccio do direito potestativo do possuidor indireto de reaver o bem. Assim, a partir da notificao do comodatrio, inexiste posse a ser defendida, pois atos de mera tolerncia ou permisso no redundam em posse. Como conseqncia, configurado o esbulho, procede o pedido contraposto reintegratrio da posse. COMINAO DE MULTA: Embora litigar em juzo

seja desgastante, mero dissabor da vida, no indenizvel por si. Outrossim, vedada ordem condicional e futura pleiteada pelo segundo apelante, como vistas a abarcar novas transgresses. INDENIZAO POR PERDAS E DANOS. As perdas e danos devem ser cabalmente demonstradas. RECURSOS NO PROVIDOS. (Apelao Cvel N 70018029850, Dcima Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Alzir Felippe Schmitz, Julgado em 29/03/2007)

Das könnte Ihnen auch gefallen