Sie sind auf Seite 1von 7

F undao E mpreender

em Parceria com a Cmara de Artes e Ofcios de Munique e Alta Baviera Handwerkskammer fr Mnchen und Oberbayern Joinville, 20.12.96 / CA-DE-1P.DOC

DESCRIO DE CARGO DO DIRETOR EXECUTIVO (DE) DE UMA ACE

DIRETOR EXECUTIVO

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE SERVIOS

OBJETIVOS E TAREFAS

EXPLICAES E EXEMPLOS

A) O OBJETIVO DO CARGO
Gerenciamento da rea oficial da ACE de forma que sejam alcanados e desenvolvidos os seus objetivos, no que tange representao de interesses (lobby) e prestao de servios para os associados; seja implementado um processo contnuo de desenvolvimento em direo a uma instituio convincente, prestigiosa e eficiente na consecuo dos seus objetivos, contribuindo para: o desenvolvimento econmico e tcnico das empresas associadas; o desenvolvimento scio-econmico do municpio. O objetivo do cargo contm premissas para o DE, com as quais se podem avaliar o seu desempenho, sua produtividade e sua eficincia.

B) TAREFAS
1 TAREFAS GERAIS

Descrio do cargo do Diretor Executivo

-2-

Ca-DE-1p.doc / 20.12.96

OBJETIVOS E TAREFAS

EXPLICAES E EXEMPLOS
Uma ACE uma empresa cujos produtos so a representao dos interesses (lobby) e prestao de servios para os associados. Logo, essa empresa deve ser gerenciada por executivos com um comportamento empresarial. Isto , o DE deve tomar a iniciativa e defender, de forma ativa, os interesses da entidade, bem como dos associados, por meio da proposio e implementao de medidas / atividades. Ele tem uma tarefa criativa; no ocupa o seu cargo para esperar passivamente por decises e instrues do Presidente para, ento, realiz-las. Por aconselhamento da Diretoria entende-se: Identificao de assuntos importantes para a ACE; Anlise dos assuntos (causas / efeitos); Desenvolvimento de alternativas para resolues e atividades, e demonstrao das conseqncias, sob o aspecto das respectivas vantagens e desvantagens; Redao de propostas, recomendaes, etc.

1.1 Aconselhar o Presidente, os demais in- tegrantes da Diretoria e todos os outros rgos, em todos os assuntos importantes para a ACE e os seus associados.

1.2 Executar as aes solicitados pelos rgos da ACE, bem como prestar informao constante sobre o andamento destas. 1.3 Desenvolver e executar, constantemen- te, junto com os demais responsveis, atividades para conquistar mais empresas como associadas. tarefa e responsabilidade do DE, procurar permanentemente conquistar novos associados, desenvolver e implementar estratgias de marketing. (Nota: empresrios querem ser convidados e convencidos da importncia de se filiarem ACE. Por isso preciso saber apresentar-lhes os benefcios e servios que podero usufruir, ressaltando que, para a ACE, uma honra t-

Descrio do cargo do Diretor Executivo

-3-

Ca-DE-1p.doc / 20.12.96

OBJETIVOS E TAREFAS

EXPLICAES E EXEMPLOS
los como associados.)

1.4 Coordenar e organizar reunies e ou- tros eventos. 1.5 Implementar atividades para garantir a estabilidade financeira da ACE.

Exemplo : Reunies da Diretoria, dos associados, etc. Para uma ACE se desenvolver, ampliar e melhor qualificar seus servios e lobby, necessrio se faz ampliar sua arrecadao financeira atravs de fontes alternativas. Um DE precisa conhecer as empresas associadas, suas reas de produo, seus produtos e problemas. Caso contrrio, dificilmente conquista credibilidade por parte dos empresrios. Um DE somente vai conquistar / obter influncia (autoridade pessoal e credibilidade), se ele puder dialogar com os associados sobre seus trabalhos, interesses e problemas numa linguagem adequada (linguagem do empresrio). Assim sendo, ele necessita de constante aperfeioamento, para ter um amplo domnio de conhecimentos gerais (generalista) e eventualmente especializao em certos assuntos.

1.6 Fazer visitas freqentes s empresas associadas, para conhece-las e aprofundar o relacionamento com seus proprietrios.

1.7 Aperfeioar-se e treinar-se constante- mente, em todos os assuntos concernentes ACE e seus associados (organizao, mtodos, administrao empresarial, direito, impostos, tecnologia, etc.)

NA REA DA REPRESENTAO DE INTERESSES O DE deve estar ao par de assuntos, opinies e debates que surgem nas reas polticas e avaliar as conseqncias possveis para a ACE e seus associados, para, em tempo, dar incio ao processo de formao de opinio na Entidade. Exemplo : O SENAI no pretende mais realizar cursos para auto-mecnicos. tarefa do DE informar a Diretoria sobre a questo e elaborar propostas para a ACE impugnar essa deciso. Exemplo : Iniciar e preparar discusses

2.1 Observar e analisar o contexto poltico- econmico e social da ACE, em todos os nveis (municipal, estadual e federal).

2.2 Informar e aconselhar os rgos da ACE sobre eventual necessidade de tomar medidas nos nveis polticos.

2.3 Iniciar, coordenar, organizar e realizar

Descrio do cargo do Diretor Executivo

-4-

Ca-DE-1p.doc / 20.12.96

OBJETIVOS E TAREFAS
atividades, em combinao com os devidos rgos da ACE.

EXPLICAES E EXEMPLOS
sobre a poltica tributria do governo.

2.4 Iniciar, coordenar, organizar e realizar atividades na rea de relaes pblicas (boletim informativo, comunicao imprensa, entrevistas, etc.) em sintonia com o Presidente.

Relaes pblicas servem para a informao, formao de opinio e influncia dos associados, das instituies polticas e outras, bem como do pblico em geral. Nota: Uma ACE que no pratica de forma qualificada este trabalho, voltado para a difuso de sua opinio e seus interesses com ajuda da mdia, deixa de ser uma verdadeira ACE. Portanto, faz parte do trabalho regular de um DE e uma de suas tarefas mais importantes, orientar e coordenar o trabalho de relaes pblicas. Isso tem validade especialmente para reunies e grupos de trabalho (conselhos, comisses).

2.5 Representar e apresentar a ACE em agremiaes e eventos, em sintonia com o Presidente. 3

NA REA DA PRESTAO DE SERVIOS AOS ASSOCIADOS tarefa do DE examinar / avaliar constantemente se os servios prestados correspondem s necessidades dos associados e se so realizados com eficincia e qualidade. Alm disso, ele sempre deve estar "de olho no mercado" para descobrir novos servios que poderiam ser interessantes e atrativos. tarefa do DE praticar marketing no que tange prestao de servios.

3.1 Otimizao dos servios prestados e desenvolvimento de novos servios que possam ser interessantes / importantes para os associados, nas reas de informao, treinamento, consultoria e apoio.

3.2 Divulgao, coordenao e organizao desses servios, bem como a constante avaliao da qualidade e seus efeitos. 3.3 Cooperao com outras organizaes atuantes na rea de prestao de servios da ACE para os associados.

Isto se refere especialmente Fundao Empreender, a outras ACIs, ao Ncleo das Escolas Tcnicas (SENAI, ETT, SENAC, FETEP etc.) SEBRAE, Universidades e outras entidades de transferncia de know-how e tecnologia.

NA REA DA ORGANIZAO E ADMINISTRAO DA ACE Os recursos financeiros da ACE sempre

4.1 Organizao e administrao, segundo

Descrio do cargo do Diretor Executivo

-5-

Ca-DE-1p.doc / 20.12.96

OBJETIVOS E TAREFAS
critrios de parcimnia e economia.

EXPLICAES E EXEMPLOS
sero limitados. Portanto, deve-se conseguir o mximo, com um mnimo de despesas. O grau de eficincia de uma ACE, em muito, depende da qualidade, bem como da organizao e liderana da equipe de colaboradores. Os colaboradores so o capital essencial da ACE. Por conseqncia, uma das tarefas fundamentais do DE a poltica / administrao de pessoal.

4.2 Liderana e desenvolvimento da equipe de colaboradores da ACE.

4.3 Planejamento e adoo de medidas na rea de recursos humanas (admisso, demisso, promoo, troca de funes, treinamento e desenvolvimento).

C) PODER DE DECISO EM ASSUNTOS FINANCEIROS E DE PESSOAL

Para evitar inseguranas e desentendimentos, os direitos de deciso do DE devem ser bem definidos. Os itens que seguem podem ser determinados, quanto ao seu contedo, de forma diferente. O DE decide sobre despesas at o montante de xxx R$. O DE decide, junto com o Tesoureiro / Diretor Secretrio / Presidente, sobre despesas at o montante de yyy R$. O DE decide, junto com o os chefes de departamentos, sobre medidas a serem tomadas com referncia ao setor de pessoal, at o nvel de secretrias (alternativa: assessores). O DE decide, junto com o Presidente, sobre medidas a serem tomadas com referncia ao setor de pessoal at o nvel de Assessores (alternativa: Chefes de Departamento). Exemplos: investimentos, materiais, viagens etc.

D) CIRCUNSTNCIAS DE AUTORIDADE E DE SUBORDINAO


1 Autoridade superior: O DE lidera os funcionrios da ACE. Ele tem autorizao para dar ordens e responsvel pelo desempenho e pela eficincia desSomente o DE tem autorizao de dar ordens aos funcionrios a ele subordinados. Se os funcionrios receberem ordens do Presidente ou de outro mem-

Descrio do cargo do Diretor Executivo

-6-

Ca-DE-1p.doc / 20.12.96

OBJETIVOS E TAREFAS
tes funcionrios.

EXPLICAES E EXEMPLOS
bro da Diretoria, o DE no pode responder mais pelo desempenho da equipe de funcionrios. Se o DE receber ordens de diversos membros da Diretoria, o Presidente no mais pode responsabiliz-lo quanto ao seu desempenho.

Subordinao: O superior do DE o Presidente da ACE. Somente este est autorizado a lhe dar ordens.

Descrio do cargo do Diretor Executivo

-7-

Ca-DE-1p.doc / 20.12.96

OBJETIVOS E TAREFAS

EXPLICAES E EXEMPLOS

E) REQUISITOS PARA O PERFIL DO DE


Critrio muito importante a personalidade do DE (ter esprito empresarial),somada formao e experincia profissional. Pergunta chave: O candidato apresenta personalidade e comportamento que o levaro a ser aceito como parceiro no mesmo nvel por Diretores, empresrios e representantes de outras entidades? A expectativa no , que o DE preencha todos os requisitos no momento da contratao. Pergunta chave: O candidato d a viso / esperana de crescer pessoal e profissionalmente para preencher os requisitos a curto prazo?

QUALIDADES

PRTICA E EXPERINCIA

Vontade, interesse e capacidade de sempre aprender e se familiarizar com novas reas de trabalho. Faculdade de crescer profissional e pessoalmente no cargo de DE. Sensibilidade econmica e poltica, observando os desenvolvimentos socioeconmicos, sabendo definir posies. Esprito voltado para objetivos (saber planejar, decidir, estabelecer prioridades, avaliar e negociar). Iniciativa, (no ficar passivamente na expectativa). Criatividade (sempre buscar novas solues). Bom carter, irradiando credibilidade perante os empresrios (de grandes a pequenas empresas). Facilidade de comunicao. Esprito construtivo. Capacidade de convencimento buscando conciliar interesses divergentes. Capacidade de estruturar e organizar a comunicao entre os associados. Flexibilidade, no uso de tempo (trabalho noite e em fins de semana.) Capacidade de impor-se. Faculdade de perceber a reflexo, os interesses e os problemas dos outros, e reagir com idias construtivas (sem querer dominar), de sorte que o parceiro sinta que o DE est entendendo e aceitando os seus problemas e a sua vida empresarial. Sociabilidade.

Formao qualificada em administrao de empresas, economia, direito ou engenharia. Prtica profissional de vrios anos, em empresas e / ou outras instituies. Prtica na liderana e motivao de pessoal. Conhecimentos e prtica em organizar e configurar reas / setores de trabalho. Idade mnima: aproximadamente 35 anos

Das könnte Ihnen auch gefallen