Sie sind auf Seite 1von 2

Em fbricas de automveis os altos ritmos impostos submetem empregados a um aumento dos riscos de acidentes.

Escorreges, quedas, leses e problemas osteomusculares, tambm riscos ligados operao de mquinas so os principais problemas encontrados nestas fbricas.

O nmero de acidentes na indstria automobilstica visivelmente alto devido a outros fatores alm do ritmo de excessivo de trabalho. Acredita-se que o problema afeta particularmente queles funcionrios de mo de obra temporria. s vezes, eles so encorajados a no denunciar seus ferimentos. Em troca, eles recebem a promessa de ser lembrados para trabalhos futuros. Com isso os acidentes sofridos por eles no aparecem nas estatsticas.

A etapa inicial do processo de fabricao comea quando pesadas bobinas chegam s fbricas. De acordo com o artigo 168 da CLT o peso maxmo que um trabalhador pode remover manualmente de 60 kg, ressalvadas as disposies especias relativas do trabalho do menor e da mulher.

As doenas do sistema msculo-esqueltico principalmente dores nas costas e aquelas pscicolgicas (estresse, por exemplo) constituem a mais importante causa do absentesmo e de incapacidade ao trabalho.

exigido que o empregador fornea ao empregado ajudas mecnicas e dessa forma facilitar o trabalho dos funcionrios.

Quando pressionadas as folhas so cortadas e postas nas esteiras em direo dos funcionrios que sao responsveis pela recepeo e o encaixotamento dessas folhas. Essas peas so muito afiadas e dessa forma devem ser manuseadas de forma segura ou seja, usando EPIS adequados para a realizao dessa atividade como luvas que objetivam a preveno de leses por corte que acontecem com esses trabalhadores dentro do setor auromotivo. Os riscos mais evidentes do trabalho com as prensas so os acidentes, geralmente graves, que envolvem mutilaes dos membros superiores, mas que tambm podem ser fatais.

Outras leses ocorrem na verificao de defeitos no corpo da pea que so corrigidos por lixamento e polimento essas operaes podem gerar partculas volantes de metal. Para evitar que cheguem aos olhos do trabalhador preciso equipar lixadeiras com um sistema de vcuo integrado e trabalhar sobre piso de suco.

Tambm nestas operaes de lixamento e polimento os trabalhadores ficam vulnerveis a leses osteomusculares devido s vibraes do equipamento. Neste caso, preciso promover a compra de equipamentos com um baixo nvel de vibrao, embora isso no reduza o risco zero. Para minimizar a ocorrncia de leses osteomusculares no trabalhador, , portanto, necessria usar outras alavancas. Por exemplo, a escolha de ferramentas e mquinas baseadas em ergonomia. Alm disso, as aes de cada funcionrio devem ser analisadas pela direo encarregada de riscos a sade para identificar e melhorar certas situaes de trabalho. Especialmente aqueles em que o trabalhador tem que trabalhar com os braos no ar. O mesmo vale para aqueles que envolvem movimentos repetitivos do punho.

Aps as fases de estamparia e montagem chega fase da pintura da carroceria em seguida a montagem das peas soltas pelos equipamentos. Em todas as etapas, o percurso marcado por robs que podem representar uma ameaa para os funcionrios. Na prtica, o risco refere-se a perigos regulares. Por exemplo, um congestionamento de papel ou um produto para recarregar.

Antes de agir, voc deve verificar se a mquina segura. O risco (fatal): o rob comea a se mover e esmaga o operador. Em seguida, causando a morte imediata do empregado.

necessrio que as mquinas tenham as protees necessrias: fechaduras fsicas (dispositivos de bloqueio) usando circuitos seguros de controle interruptores protegidos por senha, embalagens de proteo para isolar as alas do dispositivo para impedir que os funcionrios sendo dedos pinados para que desssa forma mantenha a segurana de todos os trabalhadores.

Em alguns casos, voc deve gradear periferia da mquina ou instalar cortinas de luz (por exemplo, um sistema de deteco de presena infravermelho ao alocar pontos de acesso) e informar sempre os trabalhadores sobre os riscos, incluindo na descrio do trabalho, as regras de uso da mquina.

Das könnte Ihnen auch gefallen