Sie sind auf Seite 1von 3

@oas Articas de 5anipula()o

Procedimento Operacional Padro Controle de Pragas Urbanas


1. Objetivo ou propsito Definir as condutas a serem aplicadas para manter o controle de pragas urbanas que eventualmente possam atingir o ambiente da farmcia como aves, insetos roedores e aracndeos. 2. Responsabilidade 2.1.Farmacutico 2.2.Responsvel pelo controle de qualidade. 2.3. Responsvel pelo almo arifado 2.!. Responsvel pelo laborat"rio de s"lidos 2.#. Responsvel pelo laborat"rio de semi$s"lidos e lquidos 2.%.Responsvel pelo setor comercial 2.&. Responsvel pelo setor administrativo 2.'. Funcionrios da manuten()o e limpe*a 3. Alcance 3.1.+odos os setores da farmcia. . !istribui"o de Cpias ,riginal- .entral de Documenta()o ."pia /1 0 1aborat"rio de .ontrole de 2ualidade ."pia /2 0 3lmo arifado ."pia /3 0 1aborat"rio de s"lidos ."pia /! 0 1aborat"rio de semi$s"lidos e lquidos ."pia /# 0 4etor comercial ."pia /% 0 4etor administrativo ."pia /& $ D51 #. !e$ini"%es Controle integrado de pragas& sistema de controle de diferentes esp6cies de pragas onde se combinam racional e 7armonicamente um con8unto de condutas e procedimentos t6cnicos incluindo a inspe()o, monitoramento, educa()o em sa9de ambiental, boas prticas de saneamento, boas prticas de manipula()o e servi(os, boas prticas de arma*enamento, mane8o apropriado de resduos :li o;, manuten()o das instala(<es fsicas, prediais e equipamentos, controles alternativos :fsicos, mec=nicos e biol"gicos;, controle qumico reali*ado de forma racional, plane8ado, seletivo e 8ustificado, ob8etivando diminuir a e posi()o de forma a evitar pre8u*os econ>micos, impactos ambientais indese8veis e danos ? sa9de individual ou coletiva. 'nspe"o(diagnstico da situa"o& caracteri*a$se pela inspe()o minuciosa do ambiente alvo com ob8etivo de obter completo con7ecimento do problema para que, a partir das informa(<es levantadas, se estabele(a o plane8amento e estrat6gia de controle.

Controle no)*u+mico&ob8etiva a modifica()o de condi(<es ambientais que contribuem para uma e istncia de uma determinada praga no ambiente atrav6s de uma estrat6gia que envolve prticas e procedimentos fsicos, mec=nicos, manuten()o e boas prticas. Controle *u+mico& operacionali*a()o do tratamento de ambientes com defensivos qumicos deve ser reali*ado de forma racional, plane8ada, seletiva e 8ustificada, ob8etivando a e posi()o de forma a evitar pre8u*os econ>micos, impactos ambientais indese8veis e danos ? sa9de. ,duca"o em sa-de e ambiental .controle cultural/& implica na aplica()o de con7ecimentos sobre temas abordados e relacionados direta e indiretamente ao controle de pragas, 7igiene, limpe*a, cuidados ? sa9de de forma a envolver pessoas no processo de informa(<es e id6ias. 0onitoramento& processo contnuo e din=mico de acompan7amento e avalia()o do programa de controle que permite mensurar a e celncia dos meios utili*ados na estrat6gia de controle e oferece os subsdios para o aperfei(oamento e redimensionamento dos processos t6cnicos e administrativos integrantes do programa.

1. ,*uipamentos ( materiais necess2rios %.1.+elas metlicas ou plsticas. %.2.Bnseticidas aprovados :fornecidos e manuseados por empresa especiali*ada contratada;C %.3.Bscas raticidas aprovadas :fornecidas e manuseadas por empresa especiali*ada contratada;C %.!..ontrato vigente com empresa especiali*ada em servi(os para o controle de pragas urbanas.

3. Procedimento &.1.Requisitos prvios: &.1.1.3 farmcia deve possuir contrato com empresa especiali*ada em controle de pragas urbanas. . &.2. Procedimento &.2.1. Inspeo / diagnstico &.2.1.1. Bdentificar o ambiente alvo. &.2.1.2. Bdentificar as esp6cies de pragas e sua distribui()o no ambiente. &.2.1.3.Bdentificar a e tens)o do problema. &.2.1.!.Bdentificar as reas crticas, semi$crticas e n)o$crticas. &.2.1.#.Bdentificar as provveis dificuldades de operacionali*a()o das interven(<es de controle. &.2.2. Controle no-qumico &.2.2.1.3valiar a necessidade de reali*a()o de controle mec=nico atrav6s de barreiras de e clus)o :telas, Dveda frestasE para portas;, armadil7as, aspira()o, etc. &.2.2.2.3valiar a necessidade de reali*a()o controle fsico com a utili*a()o de tticas que envolvam fatores como a lu*, temperatura, etc. &.2.2.3.3dotar boas prticas de saneamento em todos setores e reas circundantes da farmcia. &.2.2.!. 5ane8ar e arma*enar apropriadamente os resduos :li o;. &.2.2.#. Reali*ar periodicamente a manuten()o das instala(<es fsicas, prediais e dos equipamentos. &.2.3.Controle qumico &.2.3.1.4elecionar o ingrediente ativo apropriado e autori*ado pelo 5inist6rio da 4a9de. .onsultar tabela no ane o B. &.2.3.2.4elecionar a formula()o mais adequada.

&.2.3.3.4elecionar a tecnologia de aplica()o &.2.!.Educao em sa de e am!iental &.2.!.1.Aromover treinamentos, debates e discuss<es sobre con7ecimentos bsicos sobre condutas de 7igiene , informa(<es sobre as principais pragas dentre outros assuntos relacionados de forma a estimular o envolvimento e conscienti*a()o de todos no programa de controle. &.2.!.2. Documentar e registrar os treinamentos. &.2.#."onitoramento &.2.#.1.,rientar todos os funcionrios para comunicar ao responsvel do setor qualquer sinal que indique a presen(a de insetos e roedores nas instala(<es da farmcia. Formalmente estes sinais s)o fe*es, materiais rodos, partes de insetos, incluindo a constata()o visual do pr"prio animal. &.2.#.2.Gma ve* que 7a8a constata()o ou suspeita da presen(a de pragas, contatar a empresa contratada para o controle de pragas, solicitando a anlise do problema e a proposi()o das medidas cabveis. &.2.#.3.3valiar a proposta de controle elaborada pela empresa contratada. 3nalisar a literatura t6cnica dos produtos qumicos a serem empregados. Herificar se o ingrediente ativo presente no produto est aprovado pelas autoridades sanitrias e se s)o compatveis com os locais de aplica()o. &.2.#.!. 3p"s avalia()o crtica, o farmacutico responsvel dever aprovar ou reprovar a aplica()o do produto e informar a todos colaboradores sobre a data de aplica()o e os cuidados necessrios para n)o remo()o de iscas e outros materiais depositados nos locais tratados. &.2.#.#. I ecutar os servi(os e a aplica()o de produtos qumicos preferencialmente no final de semana, de modo a permitir maior a()o dos mesmos. &.2.#.#.Repetir periodicamente a aplica()o conforme orienta()o da empresa contratada. &.2.#.%.Ifetuar controle da eventual presen(a de aves, eliminando nin7os e fec7ando eventuais aberturas nos tel7ados e forros. &.2.#.&. Relatar e documentar as opera(<es efetuadas. 4. Registros da 5ualidade FJR 6. !ocumentos de Re$er7ncia 3FHB43. Resolu()o 0 RD. no %&, de ' de ,utubro de 2//&. 3FHB43. Resolu()o 0 RD. no '&, de 21 de novembro de 2//'. 18. Ane9os Ane9o ' :rupos *u+micos dispon+veis para controle de pragas urbanas autori;ados pelo 0inist<rio da =a-de >ipos de pragas :rupo 5u+mico Bnsetos ,rganofosforados 3racndeos .arbamatos .7il"podas :centop6ias; Airetr"ides sint6ticos 3midino7idra*ina Fenilpira*ol Roedores 3nticoagulantes Harfarnicos derivados da 7idro icumarina

Das könnte Ihnen auch gefallen