Sie sind auf Seite 1von 31

Aula 02:Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitrios

Professora: Msc. Maria Cleide R. Oliveira Lima E-mail: cleide.oliveira@ifrn.edu.br

Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitrios


Aparelho Sanitrio Ramal de Descarga Ramal de Esgoto Ramal de Ventilao Tubo de Queda Coluna de Ventilao Subcoletor Coletor predial

APARELHOS SANITRIOS
Aparelho sanitrio: Aparelho ligado instalao predial destinado ao uso de gua para fins higinicos ou a receber dejetos ou guas servidas.

Localizao dos Aparelhos Sanitrios

As bacias sanitrias devem localizar-se prximas as janelas; A caixa sifonada, deve ser colocada sempre em posio central s demais peas e protegida. Instalar o chuveiro em box prprio, em vez de sobre a banheira.

RAMAL DE DESCARGA

Ramal de Descarga: a tubulao que recebe diretamente os esgotos do aparelho sanitrio

RAMAL DE ESGOTO
Ramal de esgoto: a tubulao que recebe os esgotos dos ramais de descarga, diretamente ou a partir de um desconector (caixa sifonada). Quando dois ou mais ramais de descarga se encontram, formando uma nica tubulao, essa tubulao passa a se chamar de ramal de esgoto.

TUBO DE QUEDA
Em edifcios residenciais as guas residurias dos ramais de esgoto, que so tubulaes horizontais, so direcionadas para uma tubulao vertical, chamada de tubo de queda (TQ).

TUBO DE QUEDA

Tubo

de

Queda:

tubulao vertical existente nos prdios de dois ou mais andares que recebe os efluentes dos ramais de esgoto e dos ramais de descarga.

TUBO DE QUEDA

Devem ser o mais verticais possvel, e sempre que possvel manter o mesmo alinhamento, no caso de mudana de direo, deve-se empregar sempre curvas de raio longo.

TUBO DE QUEDA
Exige-se o dimetro mnimo de 100mm para as canalizaes que recebem despejos de bacias sanitrias.

O seu dimetro ser sempre superior ou igual a qualquer canalizao a eles ligada.

TUBO DE QUEDA
Todo tubo de queda dever prolongar-se verticalmente, at acima da cobertura, constituindo-se em ventilador primrio.

RAMAL DE VENTILAO

Ramal de ventilao: tubo de ventilao que interliga o desconector ou ramal de descarga de um ou mais aparelhos sanitrios a uma coluna de ventilao.

COLUNA DE VENTILAO
Coluna de Ventilao: Tubulao vertical destinada a receber os gases presentes na rede, produzidos pela decomposio da matria orgnica, e lev-los para o exterior da edificao.

SISTEMA DE VENTILAO

SISTEMA DE VENTILAO

SISTEMA DE VENTILAO
Ventilao primria: Ventilao proporcionada pelo ar que escoa pelo ncleo do tubo de queda, o qual prolongado at a atmosfera, constituindo a tubulao de ventilao primria. Ventilao secundria: Ventilao proporcionada pelo ar que escoa pelo interior de colunas, constituindo a tubulao de ventilao secundria.

Componentes do Sistema Predial de Esgotos Sanitrios

Subcoletores e Coletor Predial

Subcoletor: tubulao horizontal que recebe os efluentes de um ou mais tubos de queda (no caso de prdios) ou de ramais de esgoto. Coletor Predial: o trecho final da tubulao que conduz o esgoto at a rede pblica, ou ao sistema de esgoto individual.

Subcoletores e Coletor Predial

Coletor pblico Rua

Caixa de inspeo

Tubo de queda

Subcoletores

Subcoletores: Tubulao que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgoto Coletor Predial: Trecho de tubulao compreendido entre a ltima insero de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e o coletor pblico ou sistema particular

Coletor Pblico
Coletor pblico: Tubulao pertencente ao sistema pblico de esgotos sanitrios e destinada a receber e conduzir os efluentes dos coletores prediais
Tubo de queda

Rua

Coletor Predial Subcoletores

Caixa de inspeo

20

Exemplo de escoamento de esgoto em um banheiro

Exemplo de escoamento de esgoto em um banheiro

Edifcios: as tubulaes horizontais passam sob a laje e as verticais (em edifcios) em shafts

Exemplo de escoamento de esgoto em um banheiro

A coleta de esgotos em edifcios


Em edifcios, os tubos de queda fazem a transio para a tubulao horizontal dos sub-coletores. Dos sub-coletores caminham at uma caixa de inspeo (CI) e da caixa de inspeo at o coletor predial.

DISPOSITIVOS DE INSPEO
A) Caixa de Gordura: O ramal de esgoto da cozinha no pode ser ligado diretamente aos sub-coletores. As guas residurias da cozinha possuem leo e gordura que podem entupir as tubulaes. B) Caixa de Inspeo: So pontos de acesso para permitir a inspeo, limpeza e desobstruo da tubulao.

DISPOSITIVOS DE INSPEO

CAIXA DE GORDURA
Caixa destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e leos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede, obstruindo a mesma.

CAIXA DE GORDURA
As caixas de gordura devem ser instaladas em locais de fcil acesso e com boas condies de ventilao. As pias de cozinha ou mquinas de lavar louas instaladas em vrios pavimentos sobrepostos devem descarregar em tubos de queda exclusivos que conduzam o esgoto para caixas de gordura coletivas, sendo vedado o uso de caixas de gordura individuais nos andares. As caixas de gordura podem ser moldadas in loco ou adquiridas prontas no mercado.

CAIXA DE GORDURA

CAIXAS DE INSPEO
Caixa destinada a permitir a inspeo, limpeza e desobstruo das tubulaes.
Toda mudana de dimetro, direo ou de declividade dos coletores e subcoletores enterrados deve ser feita atravs de uma caixa de inspeo. A distncia mxima entre duas caixas no deve ultrapassar 15 m para facilitar a desobstruo dos tubos.

CAIXAS DE INSPEO

a) profundidade mxima de 1,00 m; b) forma prismtica, de base quadrada ou retangular, de lado interno mnimo de 0,60 m, ou cilndrica com dimetro mnimo igual a 0,60 m; c) tampa facilmente removvel, permitindo perfeita vedao; d) fundo construdo de modo a assegurar rpido escoamento e evitar formao de depsitos.

Das könnte Ihnen auch gefallen