Sie sind auf Seite 1von 5

Habilitao para o casamento 1.

1 - Introduo O processo de habilitao para o casamento um procedimento que tem por objetivo verificar se os noivos tm algum impedimento para contrair o matrimnio. Atravs deste processo, que tramita junto ao Cartrio de Registros Civis, que se torna possvel averiguar se os nubentes tm algum fato que impea o casamento. Esse processo, que regido pelo Cdigo Civil (arts. 1.525 a 1.532) e pela Lei de Registros Pblicos, Lei n 6.015/73 (arts. 67 a 69), composto de quatro fases: documentao; proclamas; certido e registro. 1.2 Documentao O primeiro passo a apresentao da documentao perante o Cartrio de Registro Civil. Os noivos devero fazer um requerimento de habilitao para o casamento, que ser assinado por ambos os nubentes, ou atravs de procurador. Os documentos necessrios elencados no art. 1.525 do Cdigo Civil Brasileiro so: * certido de nascimento ou documento equivalente; * autorizao por escrito das pessoas sob cuja dependncia legal estiverem, ou ato judicial que a supra; * declarao de duas testemunhas maiores, parentes ou no, que atestem conhec-los e afirmem no existir impedimento que os iniba de casar; * declarao do estado civil, do domiclio e da residncia atual dos contraentes e de seus pais, se forem conhecidos; * certido de bito do cnjuge falecido, de sentena declaratria de nulidade ou de anulao de casamento, transitada em julgado, ou do registro da sentena de divrcio. O art. 67 da Lei de Registros Pblicos explicita a necessidade do processo de habilitao ser aberto junto ao oficial do registro do distrito de residncia de um dos nubentes: Art. 67. Na habilitao para o casamento, os interessados, apresentando os documentos exigidos pela lei civil, requerero ao oficial do registro do distrito de residncia de um dos nubentes, que lhes expea certido de que se acham habilitados para se casarem. Uma vez apresentados os documentos, passa-se segunda fase, qual seja, os proclamas.

1.3 Proclamas Aps a apresentao dos documentos, ser elaborado um edital que dever ser afixado por quinze dias no mural do cartrio. Este edital tem por objetivo dar publicidade ao ato, ou seja, dar cincia sociedade sobre a inteno dos noivos de se casarem. Sabendo de algum impedimento, qualquer pessoa poder se opor ao casamento. Tal oposio deve ser feita junto ao oficial do registro, identificando qual seria o impedimento, alm de comprovar sua existncia. Destaca-se que havendo rgo de imprensa local, obrigatria a publicao dos proclamas, conforme determina o art. 1.527 do Cdigo Civil Brasileiro: Art. 1.527. Estando em ordem a documentao, o oficial extrair o edital, que se afixar durante quinze dias nas circunscries do Registro Civil de ambos os nubentes, e, obrigatoriamente, se publicar na imprensa local, se houver. De acordo com o art. 67, 4 da Lei de Registros Pblicos, se os nubentes residirem em diferentes distritos do registro Civil, obrigatrio a publicao e o registro do edital em ambos os cartrios: Art. 67 (...) 4 Se os nubentes residirem em diferentes distritos do Registro Civil, em um e em outro se publicar e se registrar o edital. Aps a publicao dos proclamas, aberta vista ao Ministrio Pblico que opinar sobre o pedido dos noivos, nos termos do art. 67, 1 da Lei de Registros Pblicos. Nesta oportunidade o Ministrio Pblico poder requerer o que for necessrio regularidade do pedido, dentre outras providncias que entender necessrias convico: Art. 67 (...) 1 Autuada a petio com os documentos, o oficial mandar afixar proclamas de casamento em lugar ostensivo de seu cartrio e far public-los na imprensa local, se houver. Em seguida, abrir vista dos autos ao rgo do Ministrio Pblico, para manifestar-se sobre o pedido e requerer o que for necessrio sua regularidade, podendo exigir a apresentao de atestado de residncia, firmado por autoridade policial, ou qualquer outro elemento de convico admitido em direito. Segundo determina o art. 1.526 do Cdigo Civil Brasileiro, aps a audincia do Ministrio Pblico, o processo remetido ao juiz, que poder homologar ou no a habilitao: Art. 1.526. A habilitao ser feita perante o oficial do Registro Civil e, aps a audincia do Ministrio Pblico, ser homologada pelo juiz. Caso o Ministrio Pblico impugne algum dos documentos ou o pedido, os autos sero remetidos ao juiz para deciso, nos termos do art. 67, 2: Art. 67 (...) 2 Se o rgo do Ministrio Pblico impugnar o pedido ou a documentao, os autos sero encaminhados ao Juiz, que decidir sem recurso.

Observao: Justificao Conforme determina o art. 68 da Lei de Registros Pblicos, se os nubentes quiserem, podero justificar qualquer fato necessrio habilitao para o casamento. Nesse caso, o nubente dever elaborar uma petio perante o juiz competente, indicando o fato e as provas de suas alegaes. O Ministrio Pblico ser chamado a opinar sobre a justificao, e aps analisadas as provas, o juiz decidir a questo. Com a deciso judicial, os autos sero remetidos ao oficial de registro, que anexar estes ao processo de habilitao. Art. 68. Se o interessado quiser justificar fato necessrio habilitao para o casamento, deduzir sua inteno perante o Juiz competente, em petio circunstanciada indicando testemunhas e apresentando documentos que comprovem as alegaes. l Ouvidas as testemunhas, se houver, dentro do prazo de cinco (5) dias, com a cincia do rgo do Ministrio Pblico, este ter o prazo de vinte e quatro (24) horas para manifestar-se, decidindo o Juiz em igual prazo, sem recurso. 2 Os autos da justificao sero encaminhados ao oficial do registro para serem anexados ao processo da habilitao matrimonial. Importante destacar que o juiz poder dispensar os proclamas em caso de urgncia, como por exemplo, a existncia de enfermidade grave em algum dos nubentes. Esta possibilidade est prevista no art. 1.527, pargrafo nico do Cdigo Civil Brasileiro: Art. 1.527. (...) Pargrafo nico. A autoridade competente, havendo urgncia, poder dispensar a publicao. Nesse caso, necessrio um pedido especfico, alm da comprovao de urgncia. O Ministrio Pblico, mais uma vez, ser chamado a opinar sobre o pedido, e, posteriormente, o juiz decidir nos termos do art. 69 e seus pargrafos da Lei de Registros Pblicos: Art. 69. Para a dispensa de proclamas, nos casos previstos em lei, os contraentes, em petio dirigida ao Juiz, deduziro os motivos de urgncia do casamento, provando-a, desde logo, com documentos ou indicando outras provas para demonstrao do alegado. 1 Quando o pedido se fundar em crime contra os costumes, a dispensa de proclamas ser precedida da audincia dos contraentes, separadamente e em segredo de justia. 2 Produzidas as provas dentro de cinco (5) dias, com a cincia do rgo do Ministrio Pblico, que poder manifestar-se, a seguir, em vinte e quatro (24) horas, o Juiz decidir, em igual prazo, sem recurso, remetendo os autos para serem anexados ao processo de habilitao matrimonial. Aps o transcurso do prazo sem qualquer impugnao ser expedida a certido, encerrando-se a segunda fase.

Na hiptese de ser levantada a existncia de algum impedimento, necessrio que o oficial do Registro d cincia aos noivos. Estes tero a oportunidade de apresentar prova em contrrio, tendo o prazo de 03 (trs) dias para informar qual tipo de prova pretendem produzir. Apuradas as provas trazidas pelos nubentes e pela parte contrria que levantou o impedimento, alm da manifestao do Ministrio Pblico, o juiz decidir nos termos do art. 67 da Lei de Registros Pblicos: Art. 67 (...) 5 Se houver apresentao de impedimento, o oficial dar cincia do fato aos nubentes, para que indiquem em trs (3) dias prova que pretendam produzir, e remeter os autos a juzo; produzidas as provas pelo oponente e pelos nubentes, no prazo de dez (10) dias, com cincia do Ministrio Pblico, e ouvidos os interessados e o rgo do Ministrio Pblico em cinco (5) dias, decidir o Juiz em igual prazo. Cumpre destacar que os noivos ao serem cientificados da oposio ao casamento, sabero os fundamentos e o nome de quem a fez. Uma vez produzida prova em contrrio, os nubentes podero promover as aes civis e penais contra o oponente de m-f, nos termos do art. 1.530 do Cdigo Civil Brasileiro: Art. 1.530. O oficial do registro dar aos nubentes ou a seus representantes nota da oposio, indicando os fundamentos, as provas e o nome de quem a ofereceu. Pargrafo nico. Podem os nubentes requerer prazo razovel para fazer prova contrria aos fatos alegados, e promover as aes civis e criminais contra o oponente de m-f. 1.4 Certido Uma vez cumpridas as formalidades exigidas, sem que haja nenhuma impugnao ou impedimento, ser expedida certido de habilitao, nos termos do art. 1.531 do CCB: Art. 1.531. Cumpridas as formalidades dos arts. 1.526 e 1.527 e verificada a inexistncia de fato obstativo, o oficial do registro extrair o certificado de habilitao. A lei de Registros Pblicos tambm traz esta regra no art. 67, 4: Art. 67 (...) 3 Decorrido o prazo de quinze (15) dias a contar da afixao do edital em cartrio, se no aparecer quem oponha impedimento nem constar algum dos que de ofcio deva declarar, ou se tiver sido rejeitada a impugnao do rgo do Ministrio Pblico, o oficial do registro certificar a circunstncia nos autos e entregar aos nubentes certido de que esto habilitados para se casar dentro do prazo previsto em lei. A certido de habilitao para o casamento ter validade de 90 dias, conforme anuncia o art. 1.532 do Cdigo Civil Brasileiro.

Art. 1.532. A eficcia da habilitao ser de noventa dias, a contar da data em que foi extrado o certificado. Dessa forma, os noivos tm o prazo de 90 (noventa) dias para se casarem sob pena da certido perder sua validade, sendo necessrio que se inicie novamente todo o procedimento. 1.5 Registro O processo de habilitao termina com o registro dos proclamas no cartrio que os tiver publicado.

Das könnte Ihnen auch gefallen