Sie sind auf Seite 1von 9

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGARTO ESTADO DE SERGIPE

REF. EDITAL N01/2011- CONCURSO PBLICO

INSTRUES
Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 40 (quarenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Composio da Prova: QUANTIDADE DE QUESTES 01 a 10 11 a 20 21 a 26 27 a 40 MATRIA Lngua Portuguesa Raciocnio Lgico Conhecimentos Gerais do municpio de Lagarto SE Conhecimentos Especficos

Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas das questes da prova objetiva.

ATENO
1. proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. 2. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente. 3. Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias. 4. Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas definitiva, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato. 5. Para realizao da prova o candidato dever utilizar caneta com tinta de cor azul ou preta. 6. Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda corretamente. Exemplo correto da marcao da Folha de Respostas: 7. A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas. 8. Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel. Assim que o candidato finalizar sua prova, dever, obrigatoriamente, devolver a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada ao fiscal da sala. 14. 13. 12. 11. 10. 9. Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo. Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Caso queira levar o caderno de questes, s poder lev-lo aps 4h (quatro horas) decorridas do incio da prova. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br), a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. O candidato poder anotar o gabarito no verso da capa da prova e levar consigo. Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos e aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura do termo de fechamento. Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato. Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal. Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

EDT453

www.pciconcursos.com.br

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO

QUESTO RESP.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

QUESTO RESP.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
Violncia diminui chance de aluno ir bem na escola, diz estudo Tese de doutorado mostra que evaso escolar aumenta a criminalidade. Casos esto concentrados em regies dominadas pelo trfico. Uma tese de doutorado defendida na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de So Paulo (USP) mostrou que a violncia diminui a probabilidade de estudantes terem bom rendimento na escola. A mesma pesquisa mostra que a evaso escolar aumenta a criminalidade. O estudo, do professor de economia Evando Camargos Teixeira, que leciona na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), usa dados da avaliao de portugus e matemtica da Secretaria da Educao de So Paulo de 2007. Os clculos foram feitos com base nas notas dos estudantes da 4 srie (5 ano), 6 srie (7 ano), 8 srie (9 ano) do ensino fundamental e terceiro ano do ensino mdio. Segundo a tese, que contou com a orientao da professora Ana Lcia Kassouf, o estudo de matemtica mais afetado que o de portugus. O pesquisador considerou as caractersticas individuais dos alunos como sexo, cor, renda domiciliar e escolaridade dos pais, e as caractersticas da escola, incluindo infra-estrutura, formao dos professores e violncia. Em uma escala de 0 a 1, chega a 0,89% a probabilidade de alunos da 8 srie terem mau rendimento em matemtica. Em portugus, de 0,05% para a mesma srie. Percebi que talvez a exigncia de raciocnio lgico em matemtica seja maior, disse Teixeira. Alm disso, a correo das provas mais objetiva nessa disciplina do que em portugus. Essas escolas ficam, principalmente, em regies mais conturbadas de nvel per capita menor, inseridas em locais em que o trfico domina a vizinhana. Alguns dos fatores que ajudam a levar ao mau rendimento nessas escolas so a rotatividade de professores, as faltas dos prprios alunos e a dificuldade de concentrao dos estudantes, segundo Teixeira. H uma associao forte entre a violncia dessas escolas e o trfico, mostra o estudo. Os traficantes vo at a escola. Os estudantes so um pblico alvo importante. A escola no uma ilha. Est inserida no contexto, afirmou o professor. Sobre a evaso, o estudo mostra que o estudante deixa a escola, passa por transtornos, como empregos de baixa renda e desemprego, at entrar na criminalidade. O impacto para a economia, segundo o professor, que ocorre um desperdcio de capital humano atingido pela violncia. A mo de obra fica menos qualificada. Fica difcil atingir o desenvolvimento econmico dessa forma, disse Teixeira. O bullying no faz parte do levantamento, j que no h pergunta especfica sobre isso s escolas participantes da avaliao dos estudantes. "O que os diretores reportam no questionrio se tem violncia, no tem meno ao bullying", afirmou o professor.

A concluso do estudo que escolas com nvel alto de violncia precisam de "coero" da polcia a curto prazo, para que os criminosos sejam coibidos de agir. Em longo prazo, preciso um trabalho com alunos, com a insero de atividades culturais e lazer e com o incentivo participao dos pais na escola.
Disponvel em <http://g1.globo.com/vestibular-eeducacao/noticia/2011/06>. Acesso em 25 jun 2011.

QUESTO 01 Segundo o contedo do texto, o pesquisador considerou vrias caractersticas individuais dos alunos, EXCETO (A) escolaridade dos pais dos alunos. (B) grau de dependncia qumica. (C) cor da pele dos alunos. (D) sexo dos alunos. (E) renda domiciliar dos alunos. QUESTO 02 A mo de obra fica menos qualificada. Fica difcil atingir o desenvolvimento econmico dessa forma... Se unirmos as oraes do perodo acima, podemos inferir que entre elas h uma relao lgicosemntica de causa. proporo. condio. tempo. modo.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 03 O bullying no faz parte do levantamento, j que no h pergunta especfica sobre isso s escolas participantes da avaliao dos estudantes. Assinale a alternativa cuja reescrita atende ao contedo apresentado no fragmento acima. O bullying no faz parte do levantamento, como no h pergunta especfica sobre isso s escolas participantes da avaliao dos estudantes. Se o bullying no faz parte do levantamento, no h pergunta especfica sobre isso s escolas participantes da avaliao dos estudantes. Embora o bullying no faa parte do levantamento, no h pergunta especfica sobre isso s escolas participantes da avaliao dos estudantes. Visto que o bullying no faz parte do levantamento, no h pergunta especfica sobre isso s escolas participantes da avaliao dos estudantes. O bullying no faz parte do levantamento, apesar de no haver pergunta especfica sobre isso s escolas participantes da avaliao dos estudantes.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

CARGO: NUTRICIONISTA

-3-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 04 Em longo prazo, preciso um trabalho com alunos, com a insero de atividades culturais e lazer e com o incentivo participao dos pais na escola. O sinal indicativo de crase presente no fragmento acima ocorre pela mesma regra de qual alternativa? O gerente concedeu um emprstimo professora para a construo da casa prpria. Maria cursou cinco anos de Engenharia de Alimentos noite e trabalhou durante o dia. Marcos conseguiu ser fiel esposa durante trinta anos, quando conheceu outra mulher. Jorge manteve-se distncia de cem metros da esposa, conforme orientao do juiz. Jorge resolveu vender seus dois carros importados concessionria para quitar dvidas.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 08 Em Fica difcil atingir o desenvolvimento econmico dessa forma..., a orao destacada funciona como (A) complemento nominal. (B) objeto direto. (C) sujeito. (D) predicativo do sujeito. (E) objeto indireto. QUESTO 09 Assinale a alternativa cuja expresso destacada NO funciona como sujeito. (A) Sobre a evaso, o estudo mostra que o estudante deixa a escola... (B) O bullying no faz parte do levantamento...b (C) Violncia diminui chance de aluno ir bem na escola, diz estudo... (D) Tese de doutorado mostra que evaso escolar aumenta a criminalidade. (E) Essas escolas ficam, principalmente, em regies mais conturbadas... QUESTO 10 Em A escola no uma ilha. A expresso uma ilha funciona como objeto direto. predicativo do sujeito. adjunto adnominal. adjunto adverbial. agente da passiva.

QUESTO 05 Os traficantes vo at a escola. Os estudantes so um pblico alvo importante. Se unirmos as duas oraes do perodo acima, podemos inferir vrias relaes lgico-semnticas. Assinale a alternativa cujas duas relaes podem ser estabelecidas entre essas oraes. condio e proporo. causa e proporo. condio e causa. tempo e explicao. causa e explicao.

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 06 Assinale a alternativa que NO apresenta problema de grafia. (A) A polcia precisa ser mais coersitiva para coibir os criminosos. (B) As escolas esto inseridas em contextos sociais violntos. (C) O desenvolvimento da econmia prejudicado pela violncia. (D) As escolas da pesquisa ficam prximas ao domnio dos traficantes. (E) A polcia precisa praticar atos de coibisso contra criminosos. QUESTO 07 Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego dos sinais de pontuao e suas funes no texto. (A) Essas escolas ficam, principalmente, em regies mais conturbadas de nvel per capita menor... (marca a intercalao de um adjunto adverbial) (B) Alm disso, a correo das provas mais objetiva nessa disciplina do que em portugus. (marca a anteposio de um adjunto adverbial) (C) O pesquisador considerou as caractersticas individuais dos alunos como sexo, cor, renda domiciliar... (separa termos de mesma funo) (D) Segundo a tese, que contou com a orientao da professora Ana Lcia Kassouf, o estudo... (isola uma orao subordinada adjetiva explicativa) (E) ...Evando Camargos Teixeira, que leciona na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), (isola a orao subordinada adjetiva restritiva)

RACIOCNIO LGICO
QUESTO 11 Sejam p: O cu azul e q: O mar de gua salgada, ento a proposio p q corresponde proposio (A) O cu azul e o mar de gua salgada. (B) O cu azul ou o mar de gua salgada. (C) O cu azul, portanto o mar de gua salgada. (D) O cu azul e o mar no de gua salgada. (E) O cu no azul e o mar de gua salgada. QUESTO 12 A representao simblica da sentena: Joo ser mdico OU Joo no ser mdico : (A) p p (B) p ~p (C) p p (D) p ~p (E) ~p p QUESTO 13 Considere a seguinte proposio: Na eleio para a presidncia, o candidato A ser eleito ou no ser eleito. Do ponto de vista lgico, a afirmao da proposio caracteriza (A) um silogismo. (B) uma equivalncia. (C) uma contradio. (D) uma contingncia. (E) uma tautologia.

CARGO: NUTRICIONISTA

-4-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 14 Matemtica fcil ou Joo no gosta de Matemtica. Porm, se Portugus no difcil, ento Matemtica difcil. Sabendo que Joo gosta de Matemtica, ento (A) Matemtica fcil e Portugus fcil. (B) Matemtica difcil e Portugus difcil. (C) Matemtica fcil e Portugus difcil. (D) Matemtica difcil e Portugus fcil. (E) Se Matemtica difcil, ento Portugus difcil. QUESTO 15 Dados os conjuntos A={0,1,2}, B={2,3}, C={0,1,2,3,4}. Assinale a alternativa correta. (A) A B={2,3} (B) A B={3} (C) AB (D) AC (E) A B QUESTO 16 Numa pequena pesquisa, foram feitas as seguintes perguntas para que respondessem sim ou no: Gosta de futebol? Gosta de basquete? Responderam sim primeira pergunta 90 pessoas; 70 responderam sim segunda; 25 responderam sim a ambas; e 40 responderam no a ambas. Quantas pessoas foram entrevistadas? (A) 165. (B) 170. (C) 175. (D) 185. (E) 190. QUESTO 17 Se p uma proposio verdadeira, ento (A) p q verdadeira, qualquer que seja q. (B) p q verdadeira, qualquer que seja q. (C) pq falsa, qualquer que seja q. (D) pq falsa, qualquer que seja q. (E) pq verdadeira, qualquer que seja q. QUESTO 18 Uma certa organizao tem 16 membros. Se o nmero de membros aumentar em cada ano 50% dos membros do ano anterior, ento, daqui a quatro anos, o total de membros dessa organizao ser (A) 24. (B) 36. (C) 54. (D) 81. (E) 122. QUESTO 19 A mdia de idades num grupo de 6 pessoas 40. Se uma pessoa que tem 47 anos se juntar ao grupo, ento a idade mdia do grupo passar a ser (A) 35. (B) 37. (C) 39. (D) 40. (E) 41.

QUESTO 20 Em um concurso Pblico, 132.000 candidatos disputam 20.000 vagas. Se todas as vagas so preenchidas, a melhor aproximao do percentual de candidatos classificados (A) 15,2% (B) 17,1% (C) 19,5% (D) 19,8% (E) 21%

RASCUNHO

CARGO: NUTRICIONISTA

-5-

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS DO MUNICPIO DE LAGARTO SE


QUESTO 21 Em que ano se deu o reconhecimento de Lagarto? (A) 1605. (B) 1604. (C) 1695. (D) 1694. (E) 1607. QUESTO 22 Qual o nome do Intendente Municipal que convidou o mestre Reis para edificar um palanque na Praa da Piedade (Coreto da Praa da Piedade), que at hoje ornamenta a mais bela praa da cidade de Lagarto? (A) Acrzio Garcez. (B) Silvio Romero. (C) Rosendo Ribeiro Filho. (D) Jos Cirilo de Cerqueira. (E) Porfrio Martins de Menezes. QUESTO 23 Taieiras uma festividade que faz parte da cultura local de Lagarto. Sobre essa festividade correto afirmar que (A) foi originria da fuga de antigos escravos para os quilombos que ao passarem pelas vilas roubavam anguas de linho com babados das senhoras e que aps a libertao dos escravos, desfilavam pelas ruas da cidade. (B) um grupo de dana que retrata a luta entre reis catlicos e turcos, pela reconquista do trono portugus. (C) um grupo de homens que retrata os cangaceiros que visitam lojas e casas pedindo comida e bebida, sob ameaa de agresso se no forem atendidos. (D) um grupo de crianas que se pintam como os indgenas Kiriri, primitivos habitantes da regio, e saem pelas ruas danando. (E) um grupo de moas com vestes orientais que danam em torno de um mastro enfeitado, sob o efeito de msica de zabumba, enquanto rapazes espadachins encenam lutas para proteger o casal real. QUESTO 24 Dionizio de Arajo Machado foi prefeito por duas vezes do Municpio de Lagarto e vice-governador do estado de Sergipe por dois anos, quando assumiu o estado devido ao afastamento do atual governador. Junto com Artur Reis, ajudou a fundar um grupo poltico, que administrou a cidade de Lagarto por oito gestes. Como se chamava esse grupo poltico? (A) Piedade. (B) Penedos. (C) Saramandaia. (D) Pindoba. (E) Aras. QUESTO 25 So festas anuais de renome estadual e nacional de Lagarto, EXCETO (A) Forr Siri. (B) Silibrina. (C) Festival da Mandioca. (D) Forroreta. (E) Madereta.

QUESTO 26 De acordo com a Lei Orgnica Municipal da competncia do Municpio em comum com a Unio e o Estado, EXCETO (A) criar distines entre brasileiros ou preferncia entre si. (B) zelar pela guarda da Constituio Federal, da Constituio Estadual e das Leis destas esferas de governo, das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico. (C) proteger os documentos, as obras e os outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens e os stios arqueolgicos. (D) promover programas de construo de moradias e melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico. (E) combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 27 Assinale a alternativa que NO apresenta uma das importncias do nutricionista na internao. (A) Prescrio de suplementos nutricionais. (B) Balanceamento da dieta. (C) Preferncias alimentares do paciente. (D) Generalizar cardpios. (E) Aparncia da preparao/ testar novas receitas. QUESTO 28 Em relao s funes do nutricionista em um hospital, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Visitar os leitos: Anamnese alimentar: hbito alimentar pregresso, preferncias e averses alimentares. Avaliao do estado composio corporal. nutricional e da

II.

III.

Verificao dos pronturios dos pacientes internados: dados clnicos, exames bioqumicos. Discusso dos multiprofissional. casos em equipe

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

CARGO: NUTRICIONISTA

-6-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 29 Em relao s competncias do Servio de Nutrio e Diettica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Preparar refeies aos pacientes e outros comensais. Fornecer a alimentao adequada a todos os comensais de acordo com os princpios da nutrio e diettica, dietoterapia e higiene. Fazer a previso de aquisio de gneros alimentcios, material, equipamentos e pessoal do Servio de acordo com as necessidades e normas estabelecidas. Fazer o recebimento, armazenamento e controle de gneros alimentcios, material e equipamentos do Servio.

II.

III.

QUESTO 31 A respeito das formas ativas da vitamina A, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Existem trs formas ativas de vitamina A no organismo: retinol (lcool), retinaldedo (retinal) e cido retinoico (cido). (B) O cido retinoico possui atividade parcial de vitamina A, pois a forma ativa na diferenciao celular, atuando na viso e na reproduo. (C) O retinol se oxida reversivelmente a retinaldedo no organismo e este a cido retinoico (oxidao irreversvel). (D) O retinol responsvel pelo transporte e armazenamento da vitamina, tambm atua na funo reprodutora. (E) O retinaldedo importante no ciclo visual e tem papel na funo reprodutora. QUESTO 32 A respeito das mltiplas funes desempenhadas pela vitamina C (cido ascrbico) no organismo, assinale a alternativa INCORRETA. (A) O cido ascrbico tem a capacidade de receber e ceder eltrons, o que lhe confere um papel essencial como oxidante. Dessa forma, a vitamina C participa do sistema de proteo oxidante, assumindo a funo de reciclar a vitamina E. (B) A vitamina C est envolvida na hidroxilao da prolina para formar hidroxiprolina, necessria para sntese de colgeno. (C) importante ainda na cicatrizao de feridas, fraturas e no controle de sangramentos gengivais. (D) O cido ascrbico essencial para a oxidao de fenilalanina e tirosina; para a converso de folacina em cido tetra-hidroflico e na formao de noradrenalina a partir de dopamina. (E) Ele tambm necessrio para a reduo do ferro frrico a ferroso no trato intestinal.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

QUESTO 30 A respeito dos Princpios Gerais HiginicoSanitrios das Matrias-Primas para Alimentos Produzidos/Industrializado, assinale a alternativa INCORRETA. (A) reas inadequadas de produo, criao, extrao, cultivo ou colheita: No devem ser produzidos, cultivados, nem coletados ou extrados alimentos ou criao de animais destinados alimentao humana, em reas onde a presena de substncias potencialmente nocivas possa provocar a contaminao destes alimentos ou seus derivados, em nveis que possam constituir um risco para sade. (B) Controle de preveno da contaminao por lixo/sujidades: As matrias-primas alimentcias devem ter controle de preveno da contaminao por lixos ou sujidades de origem animal, domstico, industrial e agrcola, cuja presena possa atingir nveis passveis de constituir um risco para sade. (C) Controle de gua: No devem ser cultivados, produzidos nem extrados alimentos ou criaes de animais destinados alimentao humana, em reas onde a gua utilizada nos diversos processos produtivos possa constituir, atravs de alimentos, um risco sade do consumidor. (D) Remoo de matrias-primas imprprias: As matriasprimas que forem imprprias para o consumo humano devem permanecer durante os processos produtivos, de maneira a evitar a contaminao dos alimentos, das matrias-primas, da gua e do meio ambiente. (E) Controle de pragas ou doenas: As medidas de controle que compreende o tratamento com agentes qumicos, biolgicos ou fsicos devem ser aplicadas somente sob a superviso direta do pessoal tecnicamente competente que saiba identificar, avaliar e intervir nos perigos potenciais que estas substncias representam para a sade.

CARGO: NUTRICIONISTA

-7-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 33 Em relao definio da necessidade de energia para um indivduo normal, para crianas e para gestantes e lactantes dada pela Organizao Mundial da Sade (OMS), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A necessidade de energia definida como o nvel de ingesto de energia que ir compensar o gasto energtico para um indivduo com composio corporal e nvel de atividade fsica necessrios para manter a sade por um longo perodo de tempo. Assim, se um indivduo saudvel est em equilbrio energtico, sua necessidade diria de energia pode ser calculada pela mdia diria de sua ingesto energtica de alimentos ou por medidas do seu gasto energtico nas atividades dirias. Para o adulto, a necessidade de energia baseia-se no equilbrio de ingesto e gasto energtico em relao superfcie corporal, composio corporal e nvel de atividade fsica condizentes com a boa sade. Para crianas, gestantes e lactantes a necessidade de energia deve prever um gasto adicional, alm da necessidade bsica individual, em taxas condizentes com uma boa sade. Para crianas e gestantes, o adicional de energia dever suprir a sntese de novos tecidos. Para lactantes o adicional estimado em relao produo e secreo do leite materno.

(C) (D) (E)

cidos lcticos / acidose / protenas corpreas / glicognio / sntese corpos cetnicos / Cetose / enzimas corpreas / glicognio / sntese cidos lcticos/ acidose / enzimas corpreas / glicognio / degradao

QUESTO 35 O leite humano um continuum da proteo materna iniciada intra-tero, com a passagem de imunoglobulinas de classe G IgG, at os 2 anos de idade. Ele tem propriedades (A) inunomoduladoras, antiinflamatrias e imunodepressoras. (B) antiinflamatrias e inunomoduladoras. (C) antimicrobianas, antiinflamatrias e inunomoduladoras. (D) antimicrobianas e inunomoduladoras. (E) antimicrobianas, antiinflamatrias e imunodepressoras. QUESTO 36 Frequentemente, legumes e verduras cruas apresentam elevados nveis de contaminao por enteroparasitas e determinados tipos de condimentos esto contaminados por (A) C. perfringens e Bacillus cereus. (B) Vibrio parahaemolyticus. (C) C. perfringens, S. aureus e Salmonella spp. (D) S. aureus e Salmonella spp. (E) Vibrio parahaemolyticus e Bacillus cereus. QUESTO 37 A digesto dos carboidratos comea na Boca continuando no Estmago, quando o alimento mastigado ele misturado com a saliva que contm a enzima (A) Pectina. (B) Maltase. (C) Ptialina. (D) Lactose. (E) Pepsina. QUESTO 38 Assinale a alternativa que NO apresenta uma das caractersticas da preparao da Nutrio Enteral (RDC n 63, 6 de julho de 2000). (A) O nutricionista responsvel pela superviso da preparao da NE. (B) A NE preparada na sala de manipulao da UH e ou EPBS no deve atender s exigncias das BPPNE, pois possuem exigncias prprias. (C) A preparao da NE envolve a avaliao da prescrio diettica, a manipulao, o controle de qualidade, a conservao e o transporte da NE exigem a responsabilidade e a superviso direta do nutricionista. (D) Os insumos e recipientes adquiridos industrialmente para o preparo da NE devem ser registrados nos rgos competentes, quando obrigatrio, e acompanhados do Certificado de Anlise emitido pelo fabricante, garantindo a sua pureza fsico-qumica e microbiolgica, bem como o atendimento s especificaes estabelecidas. (E) A avaliao da prescrio diettica da NE quanto sua adequao, concentrao e compatibilidade fsicoqumica de seus componentes e dosagem de administrao deve ser realizada pelo nutricionista antes do incio da manipulao e compartilhada com o farmacutico quando se fizer necessrio.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas II e III. Apenas I e IV. Apenas I, III e IV. I, II, III e IV.

QUESTO 34 Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Na ausncia de carboidratos dietticos, o organismo mobiliza os triacilgliceris do tecido adiposo, podendo levar oxidao excessiva de cidos graxos e ao acmulo de __________________, situao conhecida como ____________. Se a dieta isenta de carboidratos for mantida por um perodo prolongado, as ________________ passam a ser utilizadas como fonte de energia, levando perda de ctions (especialmente sdio) e de glicognio muscular. Pelo fato de o armazenamento de ___________ reter grande quantidade de gua, sua __________ provoca um processo de desidratao concomitante. Por isso, uma dieta com baixo teor de carboidratos aparentemente tem um alto efeito emagrecedor, mas de fato haver uma grande perda de gua, levando a uma perda de peso momentnea. Esses efeitos podem ser prevenidos com uma ingesto adequada de carboidratos. (A) corpos cetnicos / Cetose / protenas corpreas / glicognio / sntese (B) corpos cetnicos / Cetose / protenas corpreas / glicognio / degradao

CARGO: NUTRICIONISTA

-8-

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 39 Assinale a alternativa que NO apresenta uma das caractersticas da Anlise de Perigos e Pontos Crticos de Controle (APPCC). (A) Identificar e avaliar os perigos presentes nos alimentos. (B) Determinar o controle dos Pontos crticos (PCCs). (C) Ilimitar os procedimentos operacionais de higienizao dos alimentos. (D) Fazer o diagnstico preventivo das doenas de origem alimentar. (E) O APPCC embasado pelas condutas e critrios constantes no manual de boas prticas e manipulao. QUESTO 40 A respeito das condies de baixo risco de contaminao dos alimentos, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Alimentos com atividade aquosa (Aa) abaixo de 0,92. (B) Alimentos nunca (ou raramente) citados como veculo de doenas de origem alimentar. (C) Alimentos processados em sua prpria embalagem, atravs de procedimentos que eliminem todos os patgenos de interesse (Ex: alimentos enlatados). (D) Alimentos que tm sido preparados em estabelecimentos que estejam implicados em surtos de DTAs (Doenas Transmitidas por Alimentos). (E) Alimentos com pH abaixo de 4,5.

CARGO: NUTRICIONISTA

-9-

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen