Sie sind auf Seite 1von 3

Princpio da Legalidade no Brasil O princpio da legalidade surge a partir do Iluminismo, do sc.

XVII para o XVIII, embora no Direito Romano j houvesse meno jurdica a seu respeito. Contudo, foi na poca das luzes que o princpio da legalidade ganhou fora atravs dos filsofos iluministas e do contratual ismo. Em 1764, Beccaria influenciado por pensadores iluministas da poca como Rousseau, Montesquieu, Buffon e outros publica inicialmente de forma annima sua obra Dos Delitos e Das Penas que propunha o fim das crueldades, torturas e penas sanguinrias que marcaram a poca da Inquisio e as arbitrariedades praticadas pelos tribunais dizendo que as leis deveriam ser preestabelecidas, justas, proporcionais, literais, certas e do conhecimento de todos, devendo o magistrado apenas aplic-las proporcionando segurana s pessoas quanto aos seus direitos e garantias fundamentais. O contexto histrico remonta no Brasil Inconfidncia Mineira, perodo onde se utilizavam as ordenaes portuguesas e no existia o princpio da legalidade que foi positivado em 1824 na Constituio do Imprio e estabelecido no Cdigo Criminal do Imprio em 1830. No Brasil todas as Constituies, exceto a carta de 1937, adotaram o princpio da Legalidade O princpio da legalidade est previsto no art. 1 do Cdigo Penal Brasileiro que est em consonncia com imposies superiores advindas da Constituio Federal de 1988 que em seu art. 5, XXXIX define que: no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal que traduz o que se l em: nullum crimen nulla poena sine lege. Este princpio tem previso no s em nosso ordenamento jurdico, mas, tambm conta com previso supranacional estando esculpido no art. 9 da Conveno Americana de Direitos Humanos e no art. 22 do Estatuto de Roma. O princpio da legalidade constitui uma real limitao ao poder estatal de interferir na esfera das liberdades e garantias individuais sendo est a sua principal razo de existir. O princpio se divide em legalidade formal e material. Legalidade formal a obedincia aos trmites procedimentais (lex populi) que devem estar de acordo com a constituio para que determinada matria legal adentre no ordenamento jurdico. Legalidade material o respeito a imposies e obrigaes trazidas pela constituio para a garantia dos direitos fundamentais. A legalidade tanto para o particular, quanto para a administrao pblica, de observncia obrigatria, pois, se praticado um ato relevante ao ordenamento jurdico sem levar-se em conta o princpio da legalidade, este ato est passvel de anulao, uma vez que ser invlido.

Os fundamentos do princpio da legalidade so: Poltico: exigncia de vinculao do executivo e do judicirio a leis formuladas de forma abstrata. Isso impede o poder punitivo com base no livre arbtrio. Democrtico: respeito ao princpio da diviso de poderes. Somente o parlamento pode ser responsvel pela criao de crimes. importante ressaltar que em ateno ao princpio da legalidade somente lei ordinria pode criar tipos penais, impossibilitando Medidas Provisrias versarem sobre matria penal. Jurdico: uma lei prvia e clara produz importantes efeitos intimidativos. O Princpio da Legalidade apresenta corolrios, ou garantias inviolabilidade, desdobrando-se, ento, em quatro funes garantidoras: 1 Lex Praevia ou Lei Anterior: No pode existir um crime sem que antes haja uma lei que o defina. Tem que estar escrito na lei que tal prtica ato ilcito, somente partir da que ser passvel de punio. Est ligado ao princpio da irretroatividade da lei que somente possvel para beneficiar o ru, nunca de forma malfica. Exemplo: no se pode punir uma pessoa s porque est usando uma camisa de determinada cor sem que exista lei anterior dizendo que isso crime. 2 Lex Scripta ou Lei Escrita: A lei a nica fonte do Direito Penal e somente ela pode criar crimes e definir penas devendo ser emanada pelo Congresso Nacional. Lex Scripta significa a vedao da punibilidade pelo direito consuetudinrio (costumes) no Direito Penal. Exemplo: No caso das filas de banco, no existe lei que as prev e o seu descumprimento no pode ser punido por no haver legislao a seu respeito. 3 Lex Stricta ou Lei Estrita: Probe analogia incriminadora, ou seja, in malan partem. In bonan parten permitida e at recomendada. Exemplo: art. 181 e 348 p2 do CP que admite analogia in bonan parten para quem vive em unio estvel ou ao filho adotivo ou enteado. 4 Lex Certa ou Lei Certa: Ligado ao princpio da taxatividade. Estabelece que a lei penal deve clara e precisa no se admitindo conceitos vagos e imprecisos que possam comprometer a interpretao do texto legal. Exemplo: art. 121 CP Matar algum. algo claro e de sua

preciso. Ou ainda o art. 20 da lei 7170/83 onde versa sobre atos de terrorismo e fica ampla a interpretao do que seriam esses atos. O princpio da legalidade uma das mais importantes conquistas de todos os direitos j albergados na histria pelo ser humano. o princpio constitucional mais importante, principalmente na ceara penal, sendo uma garantia de que o cidado ter seus direitos e garantias respeitados, onde cada pessoa ter a certeza de que o Estado no abusar do seu poder de punir e respeitar seus direitos na construo de um verdadeiro Estado Democrtico de Direito.

Das könnte Ihnen auch gefallen