Sie sind auf Seite 1von 3

QUESTES PARA REVISO

4) Cite uma forma que sua famlia interage no mercado de fatores e uma forma que interage no mercado de produtos. Famlias ofertam fatores de produo no mercado de fatores, como mo de obra, capital e terra. Famlias demandam produtos no mercado de bens e servios, como carros, alimentos, etc...

5) Cite uma interao econmica que o diagrama de fluxo circular no cobre. Uma interao no includa neste modelo a ao do governo sobre famlias e empresas.

PROBLEMAS E APLICAES
3) O primeiro princpio exonmico que discutimos no Captulo 1 o de que as pessoas se deparam com tradeoffs. Use a fronteira de possibilidades de produo para ilustrar o tradeoff da sociedade entre um meio ambiente no poludo e a quantidade de produto industrial. O que, em sua opinio, determina o formato e a posio da fronteira? Mostre o que acontece com a fronteira se engenheiros desenvolvem um motor para carro praticamente livre de emisses de poluentes.

A tecnologia ou capacidade tcnica (produtividade) de produzir bens a uma dada quantidade de poluio gerada o que determinaria o formato desta fronteira. Com a mudana tecnolgica apontada teramos um deslocamento da curva possibilitando uma maior produo de bem com menos poluio ou com mais ambiente sem poluio.

4) Uma economia composta de trs trabalhadores: Larry, Moe e Curly. Cada um deles trabalha 10 horas por dia e consegue produzir dois servios: cortar grama e lavar carros. Em uma hora, Larry consegue ou cortar um gramado ou lavar um carro; Moe consegue cortar um gramado ou lavar dois carros; Curly consegue cortar dois gramados ou lavar um carro. a. Calcule quanto de cada servio produzido sob as seguintes circunstncias, classificadas como A, B, C e D. os trs passam o tempo todo cortando grama (A); os trs passam o tempo todo lavando carros (B); os trs passam metade do tempo em cada atividade (C); Larry passa a metade do tempo em cada atividade, Moe apenas lava carros e Curtly apenas corta grama (D).

A = 40 gramados cortados; B = 40 carros lavados; C = 20 gramados cortados e 20 carros lavados; D = 25 gramados cortados e 25 carros lavados. b. Baseando-se em suas respostas anteriores, faa o grfico da fronteira de possibilidades de produo para essa economia e identifique os pontos A, B, C e D.

c. Explique por que a fronteira de possibilidades de produo tem esse formato. Isso ocorre devido ao fato de que o custo de oportunidades crescente. d. Alguma das alocaes calculadas no item (a) so ineficientes? Explique. O ponto C ineficiente. Porque neste ponto no estamos fazendo o melhor em conjunto dado que Moe esta usando metade do tempo para produzir grama cortada e mais eficiente na produo de carros lavados, assim seria mais eficiente se ele s produzisse carros lavados. O mesmo ocorre com Curly que esta utilizando metade de seu tempo para produzir carros lavados sendo que ele mais eficiente na produo de grama cortada.

Das könnte Ihnen auch gefallen