Sie sind auf Seite 1von 7

1.

INTRODUO OPT que significa "Optimized Production Tecnology" um mtodo de gesto da produo que foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores israelenses em 1978, do qual fazia parte o fsico Eliyahu Goldratt, que acabou por ser o principal divulgador dos seus princpios.

Apesar do nome pelo que a tcnica ficou conhecida, "tecnologia de produo otimizada", o OPT no uma tcnica otimizada no sentido cientfico do termo, porque nada garante, que a sua aplicao leve a atingir solues timas, j que uma tcnica baseada em uma srie de procedimentos heursticos, muitos dos quais os proprietrios dos direitos de explorao do sistema nem mesmo tornaram pblicos.

Todo o mtodo OPT baseia-se na gesto da empresa a partir dos seus gargalos de estrangulamento. Um gargalo estrangulador um recurso, e pode ser uma mquina ou uma oficina cuja capacidade real de produo inferior procura do mercado. Os gargalos de estrangulamento definem as condies de produo numa empresa, o que significa que necessrio tom-los em considerao para melhor gerir a produo.

Numa primeira etapa procura-se conhecer os verdadeiros objetivos de uma empresa, dos quais podem ser a sobrevivncia, o crescimento, o poder, a qualidade dos produtos, mas na realidade a finalidade de qualquer empresa privada ganhar dinheiro.

Para alm dos indicadores financeiros de rentabilidade , tesouraria e lucro liquido, que do informao sobre o dinheiro ganho por uma empresa, os inventores do OPT decidiram utilizar outros indicadores mais relevantes das performances da empresa. Esses indicadores existem muito tempo, mas foram muitas vezes, esquecidos pelas empresas. Trata-se :

-do produto das vendas -dos estoques -das despesas de explorao.

Segundo o OPT, para a empresa ganhar mais dinheiro, necessrio que, no nvel da

fbrica se aumente o fluxo e ao mesmo tempo se reduzam os estoques e as despesas operacionais.

2. REGRAS DO OPT

Nesta metodologia absolutamente necessrio entender o relacionamento entre os recursos-gargalo e recursos no-gargalo. Assim, dado que numa linha de produo surgem uma srie de imprevistos, o importante equilibrar o fluxo e no a capacidade. Com base nesta premissa, surge a 1 regra do OPT, e, a partir desta todas as restantes. Assim, as regras so:

1-Balancear o fluxo e no a capacidade- Dado que, a capacidade est sujeita a inmeras "contrariedades", o importante conseguir fazer com que o fluxo esteja equilibrado, i.e., encontrar um equilbrio na forma como a empresa gere dinheiro e outros recursos. Isto consegue-se identificando os gargalos no sistema, que so os que limitam o fluxo no sistema global.

2-O nvel de utilizao de um no-gargalo no determinado pelo seu prprio potencial, mas por outras imposies do sistema- Um recurso no-gargalo pode ser restringido por recursos-gargalo ou por imposies do mercado.

3-Utilizao e ativao de um recurso no so sinnimos- Suponhamos que um recurso no-gargalo alimenta um recurso-gargalo. Aumentar a capacidade do no-gargalo, iria utiliz-lo, criando-se, assim, estoques.

4-Uma hora ganha num recurso-gargalo uma hora ganha para o sistema global- Como so os recursos-gargalo que limitam a capacidade de fluxo do sistema global, mantendo os lotes de produo elevados nestes recursos, faz com que o tempo gasto na preparao destes recursos seja menor, aumentando a capacidade do sistema.

5-Uma hora ganha num recurso no-gargalo um engano- Ganhando uma hora num recurso deste tipo, apenas vai aumentar o estoque, dado que o recurso-gargalo que este alimenta, no vai conseguir absorver esse ganho.

6-O lote de transferncia no pode ser e, freqentemente no deveria ser, igual ao lote de processamento. O lote de processamento analisado na perspectiva do recurso, enquanto que o lote de transferncia o na perspectiva do fluxo. Assim, o lote de transferncia, em OPT, sempre uma quota parte do lote de processamento. O lote de processamento o tamanho de lote que vai ser processado antes que seja novamente preparado para processamento de outro item. O lote de transferncia a definio do tamanho dos lotes que vo ser transferidos para posteriores operaes. Como estes lotes no so iguais, quantidades de material processado podem ser transferidas para uma operao subsequente, mesmo antes de todo o material do lote de processamento estar processado. Esta regra facilmente compreendida se tiver em conta que, como so os recursosgargalo que determinam o fluxo do sistema como um todo, impossvel que tudo o que seja processado seja transferido.

7-O lote de processamento deve ser varivel e no fixo- Este lote est dependente da situao da fbrica e, como tal, varia conforme esta.

8-Os recursos-gargalo alm de definirem o fluxo do sistema, definem tambm o seu estoques. Os materiais so programados para chegarem ao gargalo um bocado antes deste iniciar a sua atividade. Assim, um eventual atraso nos recursos que alimentam o recurso-gargalo pode ser absorvido por esse tempo de segurana.

9-A programao de atividades e a capacidade produtiva devem ser consideradas simultaneamente e no seqencialmente. Os lead-times so um resultado da programao e no podem ser assumidos prior como os lead-times, so a subtrao dos tempos gastos em cada um dos componentes para chegar s datas de incio da produo, estes vo ser diferentes de componente para componente. E, se os lead-times variam conforme a seqncia das ordens, mais fcil de analisa-los sob o ponto de vista de resultado, ao contrrio de em MRP.

3. MODO DE FUNCIONAMENTO

Embora a estratgia e objetivos a atingir deste mtodo j estejam definidos, a aplicao deste ter sempre em considerao outros fatores completamente distintos, que se relacionam com o universo particular de cada sistema.

Na necessidade de definir um plano de produo, o mtodo OPT, procura inicialmente identificar com clareza todos os recursos a serem utilizados nos processos de produo, sejam eles externos ou no ( por exemplo, matria prima, subprodutos, equipamentos, etc.) e quais as restries existentes, quer se refiram ao limite da capacidade de produo, quer procura de mercado ou at mesmo a restries impostas pela prpria empresa. Este mtodo evidncia uma preocupao extrema na programao das atividades de modo a conseguir uma maximizao do fluxo, ou seja, a passagem do material vendido pelo processo produtivo. Comeando pelos recursos crticos que existem no processo de produo, o OPT, identifica estes recursos como os que iram definir o ritmo e volume de produo do sistema ( nesta caracterstica que surge a identidade de recursos crticos do sistema com tambores que impem o ritmo), assim, o primeiro passo ser programar uma produo mxima para estes de acordo com as necessidades existentes. O segundo passo tentar prever todos os acontecimentos possveis de atrasar a produo relacionados com os equipamentos existentes ou com o fornecimento das matrias, criando para o efeito depsitos de segurana conseguindo assim um fluxo contnuo de modo a no existir paragens na linha de produo (os chamados "buffers" ). Finalmente, um circuito virtual ( como uma corda sem pontas ) constitudo por um nmero fixo de elementos ( unidades em produo ) de modo a sempre que sair uma unidade do depsito se inicie a produo de outra; garantindo deste modo a produo contnua e consequentemente mantendo o estoques dessa matria com o mesmo valor no depsito de segurana. So estes os 3 pontos principais para definir a tcnica usada pelo mtodo OPT para programar as atividades de produo, tambor-depsito-corda (Drum-Buffer-Rope).

4. PROGRAMAO DA PRODUO

Existem dois algoritmos distintos para implementar a tcnica aqui tratada. Embora exista, por parte das empresas que utilizam este tipo de gesto de produo, uma certa reserva em os divulgar, as idias principais so j conhecidas. A razo de dois algoritmos evidente: um referente aos recursos gargalos designado por mdulo OPT com uma lgica de programao finita para a frente definindo a seqncia de produo contnua do recurso crtico, ou seja, unidade seguida de unidade, de modo a no existir tempo morto, sem preocupaes com os restantes recursos do sistema ; e um outro, designado por mdulo SERVER referente aos recursos no gargalos com uma lgica de programao infinita para trs, tendo em considerao as quantidades e as datas de chegada dos materiais aos depsitos. Este mdulo, vai exigir coordenao entre a

chegada de material vindo do recurso gargalo e no-gargalo de modo a no existirem pausas na produo.

5. SOFTWARE COMO A CHAVE DO OPT

O nmero de industrias a utilizar esta tcnica de gesto de produo relativamente escasso. Por essa razo o software utilizado tende a ser de elevado valor ( o que provoca uma escassez de possveis clientes), sendo normalmente atribuda s empresas todo o direito de utilizao e comercializao. Outro aspecto importante a referir era a falta de atualizao que, provocada pelo restrito nmero de proprietrios levava a um elevado custo de manuteno, criando assim insatisfao aos seus utilizadores. Novas verses surgem quer pela necessidade de atualizao do sistema quer pela melhoria dos aspectos ergonmicos nas utilizao destes sistemas.

6. CONCLUSO

Em concluso apresentamos algumas vantagens, limitaes e aplicaes do mtodo OPT.

6.1 VANTAGENS

O O.P.T. para alm de auxiliar as empresas na reduo dos seus lead-times (cerca de 30%) e dos estoques (cerca de 40 a 75%), tambm facilita a flexibilidade do sistema produtivo para alterar o seu mix de produo. O O.P.T. considera os recursos-gargalo como merecedores de especial ateno, porque so destes recursos que depende a produo da empresa. E nesta perspectiva que o OPT auxilia as empresas a focalizarem as suas atenes nos problemas que possam comprometer o desempenho nestes recursos-gargalos. Os resultados da implementao do OPT fazem-se notar rapidamente, pois o esforo de implementao menor devido focalizao da ateno em poucos pontos considerados crticos.

O mtodo pode ser usado como um simulador da fbrica. Perguntas do tipo "O que aconteceria se ..." podem ser respondidas com mais segurana com o auxilio de uma ferramenta de simulao.

6.2 LIMITAES

Como o OPT um sistema computadorizado, e como tal, centraliza a tomada de decises. Resta pouca rea de manobra para os operadores, o que pode dificultar um maior comprometimento da fora de trabalho com os objetivos da empresa. Uma outra desvantagem o elevado preo do software OPT, e por se tratar de um software "proprietrio" a empresa cria uma dependncia com o seu fornecedor ao adaptalo. Para alm disso o software OPT no tem um interface amigvel para o utilizador, apesar de o fornecedor se estar a esforar para resolver esse problema, ele ainda est atrs da concorrncia como o MRP II. Uma dificuldade do mtodo OPT a identificao dos recursos gargalos, j que muitos fatores podem contribuir para mascarar gargalos verdadeiros, como lotes excessivos, prticas tradicionais na produo, entre outros. Se o gargalo for erradamente identificado, o desempenho do sistema fica comprometido. OPT um sistema que requer uma certa habilidade analtica do programador, o que exige treino extensivo e perfeita compreenso dos princpios envolvidos. O OPT como sendo um novo mtodo, que vai implicar sempre mudanas, pode levantar resistncias sua adoo por parte de pessoas mais resistentes mudana. Este mtodo pode levar a que o nvel de desempenho tradicional seja prejudicado (por exemplo, o ndice de ocupao de equipamentos) ao melhorar o desempenho do sistema nas novas medidas.

6.3 APLICAO DO OPT

O software OPT cujo o preo muito elevado, em 1989 apenas tinha sido comprado em Frana, pela empresa Bendix, que at data estava muito satisfeita com a aquisio. Hoje em dia, um grande numero de empresas j tem software OPT, com a Eastman Kodak, Vickers, ITT Canon, British Aerospace, British Steel, Lucas, Perkins, Philips, ICI, entre outras, distribudas em pases to variados como Canad, Frana, Estados Unidos, Austrlia, Noruega, Sucia, Inglaterra, entre outros.

O software adapta-se a um software de tipo MRP, que prepara o trabalho estabelecendo o plano director de produo. A partir da, o s/w OPT localiza os gargalos de estrangulamento por um algoritmo de clculo bastante sofisticado. Como resultado define, ento, as condies de produo para a empresa a partir dos gargalos. Sem comprar o s/w as regras do OPT podem perfeitamente ser utilizadas numa qualquer empresa. Todas as empresas possuem gargalos, mesmo se eles flutuam no decorrer do tempo, em funo das variaes das condies de produo. Podemo-nos, contudo, interessar pelo OPT para determinar certos elementos da gesto da produo global da empresa.

7. BIBLIOGRAFIA

Courtois,A; Martin,C.; Pillet,M Gestion de Production - Lidel, Edies Tcnicas (1989) Corra,H.L.; Gianesi,I.G.N. Just In Time, MRP II e OPT : Um enfoque estratgico - - Editora Atlas (1993)

Das könnte Ihnen auch gefallen