Sie sind auf Seite 1von 162

APRESENTAO

Mquina a Comando Numrico aquela que possui um equipamento eletro-eletrnico aqui tratado como comando o qual possibilita mesma a execuo de uma sequncia automtica de atividades. O comando MACH 9, constitudo basicamente por: - Painel frontal: o componente atravs do qual o operador interage com a mquina. Contm um tubo de raios catdicos de 9 polegadas, um teclado alfa-numrico e controles de operao da mquina. - Controle: o principal componente operacional do sistema. Contm um mdulo CPU que processa as informaes e dirige os movimentos dos eixos, e um mdulo CRT que controla o painel frontal e monitora a mquina. - Interface: o circuito que interliga o Controle com a mquina-ferramenta.

A sequncia de atividades a ser executada dever ser devidamente planejada de acordo com o processo de fabricao da pea que ser usinada, sendo transmitida ao Comando atravs do Programa. Dessa forma, um Programa de Comando Numrico simplesmente uma sequncia de informaes escritas em uma linguagem prpria. O Comando MACH 9, devido ao nvel de seus componentes aliado a um poderoso software possue recursos que permitem uma programao mais rpida e simples tanto para as operaes elementares como para as de maior complexidade. Este manual contm as caractersticas elementares de codificao, estruturao e tcnica de programao da Linguagem do Comando Numrico MACH 9. Juntamente com o Manual de Programao Avanada, forma um guia completo de treinamento e consulta relativos mesma. acompanha tambm uma apostila de Exemplos de Programao que traz exemplos completos abrangendo todas as funes preparatrias (funes G), os quais permitem um contato direto com as tcnicas usuais de programao.

R73224

CAPTULO 1 - INTRODUO A PROGRAMAO


1.0 - DESCRIO DO CAPTULO
Neste captulo apresentado uma descrio geral da linguagem de programao usada pelo comando, bem como so fornecidas a estrutura e as caractersticas da mesma.

1.1 - BLOCO DE DADOS


A construo bsica de um programa o bloco de dados que constituido de: - CARACTERES - Um caracter um nmero, uma letra ou um smbolo que significa alguma coisa para o comando. Por exemplo: G, X, /, # so caracteres significativos.

- ENDEREOS - Um endereo uma letra que define a instruo para o controle. Exemplos de endereos so: G, X, Z, F.

- PALAVRAS - Uma palavra consiste de um endereo seguido por um valor numrico. Exemplos de palavras so: G01, X25, F100. Cada palavra requer um formato especfico para sua parte numrica. Estes formatos so apresentados mais adiante, neste captulo.

- UM BLOCO DE DADOS - constituido de uma srie de palavras. A palavra identifica as operaes que o controle deve executar. Um programa constituido de uma srie de blocos. Por exemplo: G90 # G1 X54. Y30. F120 # Define coordenada absoluta. Move os eixos at a posio determinada (X54. Y30) com 120mm/min de Va. A este tipo de movimento de interpolao (G1). Move o eixo Z at coordenada 0 em avano rpido (G00) cancelando o corretor (O0) e finalizando o programa com M02.

G Z O M02

O exemplo acima uma srie de 3 blocos vlidos. As palavras no bloco de dados tem significado especfico para o controle. Dizendo ao controle as palavras corretas na ordem correta teremos uma execuo perfeita.

R73224

1.1.1.SISTEMA DE COORDENADAS O percurso da ferramenta dentro do campo de trabalho da mquina que gerar a geometria e dimenses desejadas da pea, ser transmitido ao controle com base no sistema de coordenadas.

EIXOS: O sistema de coordenadas utilizado pelo Mach 5 MP assume a existncia de trs eixos cartesianos : X, Y e Z cada um em uma das direes de movimentos possveis da mquina. Normalmente o eixo Z paralelo a linha de centro do eixo rvore e tem seu sentido positivo " entrando " na ferramenta. Caso a mquina possua mais do que trs possibilidades de movimento existem os eixos secundrios :

U - linear na direo de X ou rotacional em torno de X V - linear na direo de Y ou rotacional em torno de Y W - linear na direo de Z ou rotacional em torno de Z

Zero: A localizao da origem do sistema de coordenadas a ser utilizado pode ser definida de diferentes maneiras . Chamamos de Zero programa ao ponto pertencente ao campo de trabalho da mquina no qual o controle assumir a posio dessa origem .

Atravs da pgina " REFERENCIA " o operador define na posio atual dos eixos, o chamado Zero programa, que um ponto do campo de trabalho que o controle tomar como referncia inicial para definio das coordenadas . O zero programa permanece fixo na posio definida mesmo que a mquina seja desligada, podendo ser alterado somente por outra operao de referncia. A determinaco das coordenadas dos pontos a serem programados poder ser feita de duas maneiras :

Sistema de coordenadas Absolutas: As coordenadas de cada ponto a ser atingido pela ferramenta so dadas tomando-se como referncia sempre o zero programa . O sinal da coordenada depende do lado do eixo " positivo ou negativo" em que se encontra o ponto com relao a origem .

R73224

Sistema de coordenadas Incrementais: As coordenadas de cada ponto a ser atingido pela ferramenta so dadas tomando-se como referncia o ponto anterior de localizao da mesma. Esse ponto passa a ser uma origem instantnea com os eixos conservando a mesma direo.

supe-se que a ferramenta esteja inicialmente no ponto a

meta de para A B C D B C D A

coord. absolutas coord. incrementais X 10 -20 -20 20 Y 30 0 -20 10 X -10 -30 0 40 Y 20 -30 -20 30

1.1.2 - VALORES NUMRICOS Esta seo descreve consideraes importantes para a programao dos valores numricos que fazem parte das funes. Ponto Decimal (Formato) Neste manual, representa-se o formato das funes fornecendo o nmero de dgitos permitidos esquerda do ponto decimal, o ponto, e o nmero de dgitos permitidos direita do ponto. Por exemplo, o formato da funo X sendo X3.4.

R73224

Significa que a funo X permite 3 dgitos esquerda do ponto decimal e 4 dgitos direita. Importante: O formato das funes variam de controle para controle. O instalador do seu sistema define valores no PAM (Parmetros Ajustveis da Mquina) que afetam o formato das funes, a resoluo da programao e a resoluo do posicionamento para certas palavras. informe-se com o instalador sobre o formato das funes do seu controle. Mtrico/Polegada (Formato) O controle pode operar tanto em unidades do sistema ingls quanto do sistema mtrico. Porm, o formato de algumas funes pode mudar quando o sistema de unidade trocado. Polegada X125.0148 (pol) 3.4 Mtrico X3175.376 (mm) 4.3 7 digtos numricos para ambas as unidades.

FORMATO: O formato de algumas funes pode alterar-se quando programado juntamente com funes especficas. Por exemplo, considerando a funo I: em interpolao circular (G02) Funo: I513.901mm Formato I3.4

Em programao de conjunto de furos (G25) Funo: I134 pontos Formato I3

Importante: O controle permite a entrada de qualquer nmero de dgitos para todas as funes, porm, exibir mensagem de erro para algumas e para outras, ter uma interpretao especfica e executar de acordo. Mas, para evitar erros durante a execuo do programa, no se deve usar mais do que o nmero de dgitos diferentes de zero permitidos pelo formato. Exemplo considerando sistema mtrico e formato G2, X3.3 Ex.: X121.0548 O controle exibir mensagem de erro. X COD. FORA DE FAIXA G0001 O controle interpretar como G01 pois dispensa zeros esquerda.

R73224

Programao sem ponto decimal As funes cujo formato possui o ponto decimal podem ser programadas sem o mesmo, cabendo ao Controle a interpretao do seu valor. O controle determina a posio automtica do ponto decimal de acordo com as regras a seguir: . Omite zero esquerda. Os zeros esquerda no so necessrios para nenhum valor numrico. O controle considera G01 e G1 como o mesmo valor. Da mesma forma, G00 e G so iguais. . Zero direita necessrio. Os zeros direita so exigidos em quantidade necessria e suficiente para completar o nmero de dgitos direita do ponto decimal de acordo com o formato da funo. Por exemplo: possuindo a funo X o formato 3.4, o valor X 15.209 dever ser programado com X 152090, de forma que o dgito mais direita (no caso, o 0) corresponde quarta casa depois do ponto, fazendo com que o ponto seja assumido entre o 5 e o 2. Se equivocadamente for programado X15209, o Controle entender que o 9 est na quarta casa e colocar o ponto entre o 1 e o 5, gerando, assim, o valor X1.5209.

1.1.3 - CARACTERES ESPECIAIS Fim de Bloco ( # ) Todo bloco deve possuir um caracter que indique o seu fim de bloco como # universalmente conhecido como EOB (END 0F BROCK). Para gerar o caracter de fim de bloco tecla-se (EOB). COMENTRIO (;) O caracter ponto e vrgula permite a insero de comentrios no programa. O cdigo de comentrio pode aparecer em qualquer posio dentro do bloco. Os caracteres que vierem a seguir at o fim do bloco so considerados comentrio e ignorados pelo Controle. Se o primeiro bloco de um programa comea por um cdigo de comentrio, o comentrio subsequente considerado como sendo o nome do programa. O nome do programa aparece em muitas das pginas do controle quando um programa est ativo. O tamanho desse nome limitado a 12 caracteres. Por exemplo: BLOCO (; CRCULO-CW #) G91 # DESCRIO - Bloco de comentrio que aparece como o nome do programa. - Define modo incremental. ignorado pelo Controle, mas parte desse bloco.

G2 XYIJ-15.; CRCULO # - Executa um crculo de raio 15. O comentrio CRCULO

R73224

DELEO DE BLOCO (/) O caracter de deleo de bloco (/) usado para permitir ao controle ignorar todos os caracteres que aparecem depois dele num bloco de dados. Esse bloco ser ignorado ou no, de acordo com a determinao do operador da mquina. Para ignorar o bloco, o operador seleciona (IGNORA BLOCO) na pgina REFERNCIA. Se isso no ocorrer, o bloco ser executado normalmente. Por exemplo: BLOCO - DESCRIO

G91 - Define modo incremental. G1 X30. Y30. F300. # - Move 30.mm em X positivo e 30.mm em Y positivo com Va de 300 mm/min. /G X-30. Y30. # - Move em rpido 30.mm em X negativo e 30.mm em Y positivo. Se (IGNORA BLOCO) estiver ativo, o controle ignora este bloco. - Fim de programa

M2 #

1.1.4 - CHECAGEM DE ERROS recomendvel que todos os programas sejam testados atravs de um dos modos da pgina TESTAR PROGRAMA antes de serem executados em OPER AUTOMTICA ou durante a edio do mesmo. Porm, se o controle detectar um erro durante a execuo de um programa, ele ser suspenso mantendo bloco ativo. Diversas pginas do controle principalmente as pginas STATUS e GRFICO, mostraro o bloco ativo. Deve-se ento examinar esse bloco e corrig-lo usando EDIO PROGRAMA.

CARACTERES, ENDEREOS E FUNES ILEGAIS Caracteres, Endereos e Funes que no so reconhecidas pelo controle causam a parada da execuo do programa. O controle mostra a mensagem....COD NO CONHECIDO na tela. O cdigo mostrado no espao .... aquele que est ilegal.

BLOCOS ILEGAIS Blocos de dados no podem conter mais que uma funo utilizando o mesmo endereo. Se programados dois endereos G no mesmo bloco - mesmo que sejam funes diferentes (G90 e G01, por exemplo) a checagem ou execuo ser suspensa nesse ponto e o controle exibir a mensagem mais que 1 G COD.

R73224

1.2 - FORMATOS E UNIDADES DAS FUNES A tabela seguinte mostra, em ordem alfabtica, os endereos de funes que so reconhecidas pelo controle, seus formatos, unidades, e seu significado. Importante: Sees e captulos posteriores deste manual discutiro as funes bsicas com maiores detalhes nos seus significados particulares quando associadas com certas funes G. Aquelas que no forem discutidas neste manual (assinaladas com um asterisco) pertencem ao Manual de Programao Avanada.

Tabela 1.A Formatos, unidades e descrio das funes

FUNO

DESCRIO ngulo do prximo movimento com vrtice na posio atual, medido a partir da origem do sistema de coordenada em absoluto (G90), ou da posio atual em incremental. Abertura angular entre pontos na auto-rotina de crculo de furos (G24). ngulo do prximo movimento com vrtice num ponto definido como centro, medido a partir da origem (G90) ou da posio atual (G91) Tempo de permanncia em ciclos fixos. Divide um movimento "N" segmentos. Mximo = 255 segmentos

FORMATO Mtrico 3.3

UNIDADE Ingls graus

Ingls Mtrico 4.3 graus

3.3

3.3

graus

graus

3.3

3.3

graus

graus

3.2 3

3.2

Nmero de passes de desbaste em X e Y para auto-rotinas de alojamento (G26) e Ressalto (G27). Executa um perfil no 1o ponto do caminho no auto ciclo de cavidade (G75).

Identifica o ltimo bloco da sequncia quando programado desvio.

R73224

FUNO

DESCRIO Tempo de permanncia em blocos G04. Definio da velocidade de avano em blocos de movimento.

FORMATO Mtrico 3.2 4 Ingls 3.2 3.1

UNIDADE Mtrico Ingls s s mm/mim mm/min

Definio de velocidade de avano do plano R at a profundidade final nos ciclos fixos (G81 a G86). Definio de avano em auto-rotinas Incrementa-Repete (G25). Alojamento (G26) e Bolacha (G27).

Funes preparatrias que definem modos de operao para o controle. Identifica o primeiro bloco da sequncia a ser repetida quando programado desvio.

2 4 4 -

H Velocidade de avano final para auto-rotinas de alojamento (G26) e Bolacha (G27). Distncia em X do centro do crculo medida a partir da origem (G90) ou da posio atual (G91). Incremento para mergulho inicial em Ciclo Fixo de Quebra Cavaco (G83). I Passo de interpolao Helicoidais (G22 e G23) realizadas ao longo do eixo X. Sobremetal para acabamento ao longo de "X" nas Auto-rotinas de alojamento (G26) e Bolacha (G27). Nmero de pontos ao longo do eixo X em Auto-rotina Incrementa-Repete (G25). Distncia em Y do centro do crculo medida a partir da origem(G90) ou da posio atual (G91). Decremento aplicado ao mergulho inicial e sucessivos em Ciclo Fixo de Quebra Cavaco (G83). J Passo de interpolao Helicoidais (G22 e G23) realizadas ao longo do eixo Y. Sobremetal para acabamento ao longo de "Y" nas Auto-rotinas de (G26) Ressalto (G27) Nmero de pontos ao longo do eixo Y na Autorotina Incrementa-Repete (G25).
R73224

5 3.3

3.1 3.4

mm/min pol/min mm pol

3 3.3

3 3.4

mm

pol

FUNO

DESCRIO Distncia em Z do centro do crculo medida a partir da origem (G90) ou da posio atual (G91). Valor mnimo dos mergulhos em Ciclo Fixo de Quebra Cavaco (G83).

FORMATO Mtrico 3.3 Ingls 3.4

UNIDADE Mtrico mm Ingls pol

K Passo de interpolao Helicoidais (G22 e G23) realizadas ao longo do eixo Z. Sobremetal ao longo do eixo Z nas Autorotinas de alojamento (G26) e Ressalto (G27). Contador para repetio Mx. de repeties 255. L Nmero de passes de desbaste em Z para alojamento (G26) e Bolachas (G27). M N O Funes Miscelneas Nmero sequencial dos blocos Seletor de corretores Chamada de sub-programa em instruo de desvio. P Cdigo de retrao para auto ciclos (G81, G86). Raio de corcordncia entre 2 movimentos. Raio para programao com centro do arco (G05). Raio para sada do alojamento ou bolacha nas auto-rotinas G26/G27. Definio do plano rpido em Ciclos Fixos. Raio em blocos de posicionamento com coordenadas polares. Medida a partir do centro (G90), ou da posio atual (G91). Controle do RPIDO em exibio de Grfico (G66). S Definio de velocidade de rotao do eixorvore. (O nmero de digitos permitido definido no PAL). 4 4 rpm rpm 3.3 3.4 mm pol 3.3 3.4 mm pol 2 4 2 3 2 4 2 3 3 3 -

10

R73224

FUNO T U

DESCRIO Seleo de ferramenta Eixo secundrio paralelo a X. Eixo secundrio rotacional em torno de X. Eixo secundrio paralelo a Y. Eixo secundrio rotacional em torno de Y.

FORMATO Mtrico 2 3.3 3.3 3.3 3.3 4 4 3.3 3.3 3.3 3.4 2.4 3.4 Ingls 2 3.4 3.3 4.3 2.4 4.1

UNIDADE Mtrico mm graus mm graus Ingls pol graus pol graus

Velocidade de avano de retrao em Ciclos Fixos do Mandrilhamento (G85, G86). Velocidade de avano de mergulho para Autorotinas de Cavidade (G26) e Ressalto (G27). Eixo secundrio paralelo a Z. Eixo secundrio rotacional em torno de Z. Incremento de retrao para Ciclo Fixo Quebra Cavaco (G83).

mm/min pol/min

mm graus mm

pol graus pol

Incremento radial (X Y) de desbaste para fresagem de alojamento (G26) e Ressalto(G27). Nmero de pontos para Auto-rotina de Crculo de Furos (G24). Inibio da tecla APAGAR em Controle Grfico (G66). Movimento ao longo do eixo X. Medido a partir da origem (G90) ou da posio Atual (G91). Coordenada X de incio para Auto-rotina de Crculo de Furos (G24). 3.3 3.4 mm pol

Incremento X entre pontos para Auto-rotinas Incrementa-Repete (G25). Coordenada X do canto oposto para fresamento de alojamento (G26) e Ressalto (G27). Fator de escala para o eixo X. O valor programado afeta a funo de programao de centro I na mesma proporo. Imagem Espelho (G30, G31). 3.3 2.4 -

R73224

11

FUNO

DESCRIO Movimento ao longo do eixo Y. Medido a partir da origem (G90) ou da posio atual (G91). Coordenada Y do incio para Auto-rotina de Crculo de Furos (G24).

FORMATO Mtrico 3.3 Ingls 3.4

UNIDADE Mtrico mm Ingls pol

Incremento Y entre pontos para Auto-rotinas Incrementa-Repete (G25). Coordenada Y do canto oposto para fresamento de Alojamento (G26) e Ressalto (G27). Fator de escala para o eixo Y. O valor programado afeta a funo de programao de centro J na mesma proporo. Imagem Espelho (G30, G31) Movimento ao longo do eixo Z. Medido a partir da origem (G90) ou a partir da posio atual (G91). 3.3 2.4 -

3.3

3.4

mm

pol

Fator de Escala para o eixo Z. O valor programado afeta a funo de programao de centro K na mesma proporo. Imagem Espelho (G30, G31).

3.3

2.4

1.3 - DESCRIO DAS FUNES


Esta seo descreve caractersticas gerais das funes usadas na programao. Captulos Captulos posteriores desse manual descrevero, em detalhes, como usar essas funes. 1.3.1- FUNES G As funes G so funes preparatrias. Elas definem para o controle os modos de operao do programa. As funes G permitem valores numricos de dois dgitos. As funes G so modais ou no modais: . Uma funo G modal estabelece um modo de operao que permanece em efeito para os blocos subsequentes. Esse efeito permanece at que uma outra funo G que a cancele seja executada. . Uma funo G no modal estabelece um modo de operao que permanece ativo apenas no bloco no qual foi programada.

12

R73224

Se mais que uma funo G estiver presente em um bloco, a mensagem de erro MAIS QUE 1 G - COD. ser mostrada na tela quando o bloco for encontrado. A execuo ser interrompida, e o problema dever ser corrigido atravs de EDIO PROGRAMA.

Grupos de Funes G Para facilidade de programao, as funes G so divididas em grupos de acordo com sua aplicao. Esses grupos so dados nas pginas [CDIGO G] do comando: Funes G da 1a. Pgina de Cdigos G. AUTO CICLOS G75 CAVIDADE G79 PROGRAMA A.C. G80 DESATIVA G81 FURAR G82 REBAIXAR G83 FURAR / DESC. G84 ROSCAMENTO G85 MANDRILAR G86 MAND. PRD. EIXO G89 REATIVA A.C. AUTO ROTINAS G22 HLICE HOR G23 HLICE AHOR G24 CIRC. FUROS G25 POS. REPETE G26 ALOJAMENTO G27 RESSALTO G29 EXECUTAR A.C. G39 SUBPROG. PARAM MOVIMENTO/PERMAN G00 MOV. RPIDO G01 LINEAR G02 ARCO HOR G03 ARCO AHOR G04 PERMANNCIA G05 ARCO TANGENTE G73 PTO. LINHA VARIVEIS G39 LOCAL G59 PAL G79 GLOBAL

PGINA I DE 2 > G O PRXIMA PG.

Funes G da 2a. pgina de Cdigos G. CONTROLE COORDENADAS MODOS DOS EIXOS G70 POLEGADA G71 MTRICO G72 ESCALA G74 ROTAO G90 ABSOLUTO G91 INCREMENTAL G92 REFEREN TEMP G94 AVANO P/ TEMPO G97 INIBE AC/DES. G99 CANCELA G92 CONTROLE DO CNC

G17 PLANO XY G60 ZONASEGURANA G18 PLANO XZ G62 CONTR. INIB. G19 PLANO YZ G66 CONTR. GRFICO G30 DESL ESPELHO G31 LIGA ESPELHO G40 CANCELA COMPENS G41 FERRAM. ESQ. G42 FERRAM. DIR. G45 CORRETOR FIXAO PGINA 2 DE 2 > G O PRXIMA PG.

R73224

13

. Controle de Coordenadas O grupo de Controle de Coordenadas referencia condies que afetam o sistema de coordenadas da mquina, e assim, o tipo de programao a ser usada para o posicionamento. Funes G desse grupo geralmente estaro entre as primeiras funes programadas.

. Modos dos Eixos Esse grupo referencia as condies sob as quais o Controle interpreta o sistema de eixos da mquina. Estaro tambm entre as primeiras funes do programa.

. Controle do CNC Essas funes afetam operaes especficas do controle, tais como apagar o grfico do programa ou privar o operador de certos controles do painel frontal e podem ser usadas em qualquer posio dentro do programa.

. Ciclos Fixos Nesse grupo, as funes G programam operaes que ocorrem automaticamente aps movimentos de posicionamento. Uma vez programadas permanecem em efeito at que sejam canceladas.

. Auto-Rotinas As funes desse grupo programam sequncias especiais de posicionamento ou operaes tais como fresamento de alojamentos ou crculo de furos.

. Posicionamento/Permanncia So as mais bsicas e largamente usadas na programao. Definem como o controle executa os posicionamento, e quando ocorrero pausas (tempo de permanncia) no programa.

Endereos Permitidos em blocos com funes G Certos endereos no podem ser programados em blocos que contenham certas funes G. A tabela a seguir fornece os endereos permitidos para cada funo G.

14

R73224

Endereos Legais em Blocos com Funes G G00 G01 G02 G03 G04 G05 G17 G18 G19 G22 G23 G24 G25 G26 G27 G29 G30 G31 G39 G40 G41 G42 G45 G59 G60 G62 G66
R73224

A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z N N N I J K I J K A B C E H I J L N N N P P R X Y Z X Y Z WX Y X Y U VWX Y Z U VWX Y Z

E F H I J D D F H I J K L F H I J K L L

N OP Q R N OP Q R N N N

U VWX Y Z U VWX Y Z

A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z N N N E H N OP X Y Z X Y Z X Y Z

A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z A B C F I J K N N N Q Q R R S W
15

U VWX Y Z

G70 G71 G72 G73 G74 G75 G79 G80 G81 G82 G83 G84 G85 G86 G89 G90 G91 G92 G94 G97 G99 C F A B C A B C I J K I J K D D D D D D F F F F F F I J K E H L

N N N P U VWX Y Z

A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z A C E D E H I J H N N P P R X Y Z X Z

A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z N N N N N N N N N N N N N U VWX Y Z R R U VWX Y Z U VWX Y Z P P P P P P R R R R R R U V V X Y Z X Y Z WX Y Z X Y Z X Y Z X Y Z

A B C D E F H I J K L MN OP Q R S T U VWX Y Z

1.3.2 - FUNES NOS BLOCOS DE POSICIONAMENTO As funes a seguir podem aparecer num bloco de posicionamento e programam o movimento dos eixos, em cada direo ou em combinao com os demais. .XYZUVWIJK Cada uma destas funes podem estar em modo absoluto ou incremental. Basicamente, dimenses absolutas so distncias do zero do programa ou ngulos a partir do eixo positivo de X. Dimenses incrementais so distncias da localizao atual ou ngulos a partir da linha do ponto de centro co-direcional a X na localizao atual.

16

R73224

O modo de cada funo pode ser absoluto com o uso de G90 ou incremental com G91 (ver sees 2.3 e 2.4). Alternativamente, o modo de alguma funo que esteja referenciada como absoluto pode ser forado incremental para o corrente bloco pelo uso de letras minsculas. Veja captulo 3 sobre especificaes de como usar essas funes em cada bloco de posicionamento.

Funes dos Eixos Lineares X, Y, Z, U, V, W Em geral, as funes X, Y, Z submetem os eixos da mquina a movimentos ao longo de um caminho linear. Estes sero os eixos comumente encontrados na maioria das aplicaes e sero chamados eixos lineares. O movimento dos eixos lineares so programados em unidades de milmetros ou polegadas. No modo absoluto (especificado por G90 e referenciado com letras MAUSCULAS) os movimentos dos eixos lineares so programados a partir do zero programa. Movimentos lineares em absoluto so movimentos para coordenadas especficas em um sistema de coordenada estabelecido. No modo incremental (especificado por G91 ou referenciado por letras minsculas) os movimentos dos eixos lineares so programados a partir de posio atual dos eixos. Eles determinam a direo e a distncia do movimento ao longo de cada eixo.

Funes de Posicionamento dos Eixos Rotacionais U, V e W Um eixo rotacional aquele que descreve uma trajetria circular em torno de um eixo. Eixos rotacionais so frequentemente especificados por movimentos sobre os eixos lineares X, Y ou Z. Este manual assume que quando os eixos U, V e W so rotacionais: . o eixo U rotacional sobre X . o eixo V rotacional sobre Y . o eixo W rotacional sobre Z Se for programado uma direo positiva para um eixo rotacional, este ser no sentido antihorrio. Uma direo negativa ser no sentido horrio. Isto assumido olhando-se na direo negativa do eixo linear associado com o eixo rotacional. Movimentos rotacionais so programados em unidades de grau (formato 3.3). Eixos rotacionais giram 360 graus, isto , posio 0 e a posio 360 so as mesmas. Ento a faixa normal de programao dos eixos rotacionais de 0 a 359.999 graus.
R73224 17

Quando o movimento rotacional feito no modo absoluto (G90), define-se a posio angular a partir de grau 0. Movimentos rotacionais em absoluto iro na direo do sinal do ngulo programado at 360 graus. Um movimento para - 90.0 graus um movimento para 90 graus na direo negativa e um movimento para + 645.0 graus um movimento para 285 graus na direo positiva, se nenhum sinal (+ ou -) preceder o nmero do ngulo, este assumido como positivo. Importante: Para mover-se a 0 grau na direo negativadeve-se programar -360.000 uma vez que -0.000 ser interpretado da mesma forma que + 0.000. Quando so feitos movimentos rotacionais no modo incremental (G91) define-se a direo e soma de movimentos em grau a partir da posio atual. No modo incremental, os eixos rotacionais podem mover-se mais que 360 graus em qualquer direo. O movimento dos eixos em avano por rotao definido atravs do bloco de dados G94. A funo C neste bloco de dados informa ao controle a velocidade de avano para os eixos rotacionais em acordo com a pgina Parmetros de Controle (AMP). Se mltiplos eixos rotacionais so programados num mesmo bloco a velocidade de avano aplica-se ao eixo que circular a maior distncia, aos outros eixos ser aplicada uma velocidade de avano tal que todos se posicionem ao mesmo tempo.

Eixos Rotacionais e Lineares num mesmo Bloco de Dados Se for programado o movimento do eixo linear e do eixo rotacional num mesmo bloco, os movimentos iniciam e terminam ao mesmo tempo. A velocidade de avano para blocos que possuem tanto movimentos rotacionais como Lineares ser determinada pela mais lenta entre a velocidade de avano Linear (F) aplicada aos movimentos Lineares contidos no bloco e a velocidade de avano rotacional atual (especificada por G94); aplicada aos movimentos rotacionais contidos no bloco.

Funes de Posio do Centro - I, J e K As funes I, J e K num bloco de posicionamento definem a localizao de um centro. Esta posio central pode ser o centro de um arco, ou o centro de um posicionamento polar. Veja Captulo 3 para maiores detalhes de como estas funes so utilizadas.

1.3.3 - FUNO F - VELOCIDADE DE AVANO Uma funo F num bloco de dados especifica a velocidade de avano para um eixo linear. A funo F pode ter unidades de: . milmetros por minuto (mmpm, formato F4) . polegadas por minuto (ipm, formato F4.1) dependendo do modo de programao em efeito (mtrico ou polegada).

18

R73224

A funo F modal e como tal permanecer em efeito at um outro F ser programado. A velocidade de avano de movimentos lineares a velocidade ao longo da distncia ortogonal entre todos os eixos programados, isto , o tempo para execuo do bloco a distncia correspondente a raiz quadrada da somatria dos quadrados das distncias dos eixos programados dividida pela velocidade de avano programada. Programe a funo F assumindo que a chave de Porcentagem de Avano est em 100%. possvel variar a velocidade de avano programada de modo a ajust-la s condies de corte girando a chave de Porcentagem de avano, quando o programa estiver sendo executado. O instalador do sistema atribuir uma velocidade de avano que o controle usar caso esta no seja programada. Pode-se ver esta velocidade de avano na pgina STATUS do controle antes da execuo do programa.

BLOCO DIVIDIDO - FUNO D A funo D (formato D3) aquela que divide a distncia programada em n segmentos. A funo D admite um valor mximo de 255. IMPORTANTE: O ciclo fixo ativo no ser executado na posio D0. (posio inicial). A funo D pode ser usada para dividir movimentos lineares e circulares porm no movimentos rotacionais. Se o movimento circular, o comando move em linha retas para os pontos divididos assim, no segue o contorno do crculo. Os pontos que separam os segmentos do movimento dividido pela funo D podem ser posies onde deseja-se executar operaes especficas do grupo dos auto ciclos. Acompanhe o exemplo: G81 Z-24. R-13. F120 - Ativa um ciclo de furar cuja profundidade de 42mm com Va de 120mm/min. G00 X120. D6 Movimento rpido em 120mm divididos em 6 segmentos equivalentes distantes. O ciclo de furar ser executado a cada posicionamento.

G80 G00 Z0 O0 M2

- Cancela ciclo G81 - Move para Z0 em rpido cancelando o corretor O. - Fim de programa.

R73224

19

O exemplo dado abaixo usa algumas funes que no foram tratados ainda, porm, veja nos prximos captulos explicaes sobre elas. Analise o resultado do programa: Se fosse desejado a execuo do auto ciclo na posio inicial neste exemplo, seria possvel usando uma das 3 tcnicas: . programar X0 no bloco do auto ciclo G81. . programar G0 X0 # imediatamente aps o bloco G81. . programar uma G29 # imediatamente aps o bloco G81.

1.3.4 - FUNES MISCELNEAS - M As funes M (formato M2) definem as funes Miscelneas. Elas so utilizadas para definir as aes tomadas pelo PAL (Aplicaes Lgicas Programveis). PAL um programa que o controle executa, o qual controla algumas funes como troca de ferramenta, refrigerante ligado ou desligado, eixo rvore, etc. O instalador do controle programa o PAL para executar aes especficas quando encontrar um bloco de dados com um cdigo M. Devido a muitas dessas funes M serem exclusivas de uma mquina particular, impossvel definir as atribuies especficas das funes M neste manual. Algumas funes M pr definidas para o controle, executam algumas aes especficas internamente e estas so descritas abaixo. Entretanto, a ao especfica que estas funes M produzem, so determinadas de acordo com a mquina.

M00 - Parada de Programa A funo M00 causa a parada de execuo do programa. Quando um bloco do programa contendo a funo M00 encontrado, a execuo do programa interrompida e a mensagem PARADO e AGUARDANDO INICIO ser mostrada na tela. Pressione a tecla verde [CYCLE START], ou a tecla amarela [BLK/BLK], para continuar a execuo do programa. Dependendo da programao do PAL, pode ser necessrio executar certas funes antes que o controle permita a continuao da operao. A funo M00 ignorada pelo controle durante a execuo em CHEGA RPIDO.

20

R73224

M01 - Parada de Programa Opcional A funo M01 e a funo M00 produzem o mesmo efeito, subentendendo-se que j foi referenciado a funo [PARADA OPC.] na pgina REFER. TRABALHO. Se [PARADA OPC.] no foi referenciada, M01 ignorada pelo controle. Em qualquer caso, M01 ignorada pelo controle durante TESTA RPIDO.

M02 - Fim de Programa A funo M02 usada para finalizar programa ou sub-programa. A funo M02 dever ser programada sozinha e no ltimo bloco de dados do programa. Se o controle detecta a ausncia da funo M02 no programa, a execuo interrompida e a mensagem PROGRAMA SEM M02 ser mostrada no CRT. Qualquer outra funo relatada no PAL associada com M02 so de responsabilidade do instalador. Ambas as funes M02 e M30 encerram o carregamento de programa, se forem imediatamente seguidas pelo caracter # (E.O.B.).

M06 - Parada do Programa, Troca Manual de Ferramenta A funo M06 produz o mesmo efeito que a funo M00, porm ela usada para gerar uma troca de ferramenta. Quando a funo M06 programada num bloco com movimento de eixos, a funo M06 desliga o eixo rvore antes que o movimento seja executado (isto requer uma programao prpria para o PAL - sob responsabilidade do instalador). A seguir executado um movimento dos eixos para uma posio que seja conveniente para se efetuar a troca de ferramenta, aps a troca de ferramenta, o prximo bloco no programa dever retornar os eixos na posio de incio de usinagem da pea e ligar o eixo rvore. No PAL padro, se o eixo estava ligado, ento o boto [CYCLE START] acionar o eixo.

M30 - Fim de Programa A funo M30 opera da mesma forma que a funo M02.

R73224

21

Outras Funes M - PAL Padro A pgina com as funes M (pgina CDIGOS M) do controle, traz o nome e o nmero das funes M programadas no PAL. Se o controle utilizado em sua mquina tem um dos programas padres do PAL oferecidos pela ROMI, a pgina CDIGOS M ser como a figura 1.4.

CONTROLE EIXO RVORE M03 ROTAO DIREITA M04 ROTAO ESQUERDA M05 PARADA RVORE

CONTROLE DO PROGRAMA M00 PARADA DO PROG. M01 PARADA OPC. M02 FIM DO PROG. M30 FIM PROG./REBOB. M06 TROCA DE FERR.

TROCA GRUPO/MAGAZ M71 MAGAZINE 1 M72 MAGAZINE 2 M73 MAGAZINE 3 M74 MAGAZINE 4

PGINA 1 DE 1 > G 0 PRXIMA PG.

1.3.5 - RAMIFICAES EM PROGRAMA - FUNES N, H, E, L e P Esta seo descreve as 5 funes que podem ser usadas para especificar desvios dentro de um programa. Esses desvios podem ser usados para alterar e controlar a sequncia de execuo de seus programas. Um desvio transfere a execuo de determinada etapa do programa para uma outra (por exemplo - uma sub-rotina) ou transfere a execuo para outro programa (por exemplo, um sobprograma). Quando o controle termina a execuo da etapa especifica pelo desvio, ele retorna para o bloco de dados que instruiu o desvio (exceto para uma funo H que especifica um desvio incondicional)

Funo N Nmero de Sequncia A funo N (formato N4) programa um nmero de sequncia. Ela identifica o bloco de dados no qual aparece. No necessrio programar o nmero de sequncia em todos os blocos de dados. Os nmeros de sequncia so usados para facilitar a anlise do programa eles se tornam imprescindveis, quando usados nas instrues de desvio especificadas pelas funes H e E. Os nmeros de sequncia podem ser colocados em qualquer ordem, porm recomenda-se us-los em ordem ascendente em seu programa. conveniente que a numerao seja em intervalos de 5 ou 10, permitindo assim inserir um bloco posteriormente, sem ter que renumerar os blocos novamente.

22

R73224

Funo P - Desvio Para Sub-Programa Todo programa ou sub-programa armazenado no controle deve ser identificado com um nmero P dentro de uma faixa de P1 P250. A especificao do nmero do programa feito usando a pgina EDIO PROGRAMA. No existe diferena estrutural entre um programa e um sub-programa. A nica, que uma instruo de desvio chama um sub-programa para ser executado atravs de um programa. Uma funo P (formato P3) num bloco de dados, especifica um desvio para um subprograma armazenado no controle, exceto funes de auto ciclos (G81 - G86). Assim sendo, um sub-programa deve existir e ter um nmero correspondente ao especificado junto ao cdigo P. O desvio ocorre aps qualquer movimento programado num bloco de dados. Se for programado uma funo P que no est armazenado na memria ser exibida a mensagem P*** NO CARREG (***) na tela e a execuo ser interrompida. O nmero mostrado com P o nmero do sub-programa programado e o nmero entre parnteses o nmero do programa que chamou o sub-programa. A execuo do sub-programa comea no seu primeiro bloco, a menos que seja programada uma funo H com P (veja a funo H a seguir e os exemplos). A execuo do sub-programa termina com o bloco M02 do sub-programa, a menos que seja programada uma funo E com P (veja funo E a seguir e os exemplos). Os desvios para sub-programas podem ser feitos at 5 nveis. Por exemplo: Nvel 0 Nvel 1 Nvel 2 Nvel 3 Nvel 4 Nvel 5 P1 chama P2 chama P3 chama P4 chama P5 chama P6 chama

No final da execuo do sub-programa P6, a execuo eventualmente retorna para o programa principal, P1. Se tentar-se programar mais de 5 nveis, a mensagem de erro EXCES PROG ANINHADOS aparecer na tela. O controle checa provveis erros em desvios para sub-programas. Quando o controle detecta um erro, a mensagem EXCES PROG ANINHADOS tambm exibida na tela e a execuo do programa interrompida. Assim deve-se checar todos os programas usando TESTA RPIDO para ento coloc-los para rodar em OPER AUTOMTICA. Isso permitir a deteco de erros.

R73224

23

Os seguintes parmetros se alterados pelo sub-programa, so restaurados e seu status original aps terminar execuo do sub-programa: . Coordenada absoluta (G90)/Incremental (G91) . Plano para interpolao circular (G17, G18, G19) . Imagem espelho (G30, G31) . Ciclos fixos (G75 - G85) . Auto rotinas (G22 - G29) . Velocidade de avano (F) . O que resta do atual bloco para ser executado . Tempo de permanncia (G04 com F) . Tipo de interpolao (rpida ou de trabalho) Importante: impossvel renumerar programas armazenados no controle, usando EDIO PROGRAMA. Ao renumerar um sub-programa, o controle no atualiza automaticamente o valor do nmero que o programa principal chama. Nesse caso, deve-se usar EDIO PROGRAMA para corrigir a instruo que desvia para o sub-programa.

Funo H Desvio/Chama Sub-Rotina A funo H (formato H4) instrui o controle desviar para o bloco que tem o nmero de sequncia (funo N) igual ao do funo H. Na maioria dos casos o desvio para o primeiro bloco de uma sub-rotina. O controle executa os blocos comeando pelo nmero do bloco especificado juntamente com a funo H e continua at encontrar um M02 ou o ltimo bloco da sub-rotina especificado pela funo E. Exemplo de desvio usando apenas a funo H: Desvio para o bloco N50 e continua

N10 H50 #

N20 ....... N30 ....... N40 ....... N50 .......

24

R73224

Funo E - Fim de Uma Sequncia A funo E (formato E4) especifica o bloco final da sub-rotina. O ltimo bloco da subrotina a ser executado ser o anterior ao especificado pela funo E.

Exemplos de Desvios e Ramificaes Os exemplos seguintes ilustram como usar os desvios e ramificaes em seus programas. Exemplo usando H e E para chamar uma sub-rotina: Desvia para o bloco N30 e executa at o bloco anterior ao N60, retornando ento para o bloco posterior ao que chamou a sub-rotina. N10 H30 E60 #

N20 N30 N40 N50 #

N60

Exemplo de desvio usando H e E para chamar sub-rotina Desvia para o bloco com N40 e executa at o bloco anterior ao fim do programa, retornando ento at o bloco posterior ao que chamou a sub-rotina. N10 H40 E # N20 N30 N40 N50 N60 N70 M02#

R73224

25

Exemplo de desvio usando P para chamar um sub-programa Desvia para o programa armazenado sob o nmero 5 e executa at seu final, retornando ento ao bloco seguinte ao bloco que chamou o sub-programa. P5 N10 P5 #

N1 N2 N3 N4 N5 N6 M02#

N20 N30 N40 N50

Exemplo usando o sub-programa 5 e executa do N2 at o fim do sub-programa, retornando ao bloco seguinte ao que chamou a sub-rotina. P5 N10 P5 H2 #

N1 N2 N3 N4 N5 M02#

N20 N30 N40 N50

Exemplo usando P e E para chamar uma sub-rotina Desvia para o sub-programa 5 e executa do incio at o bloco anterior ao N4, retornando ento ao bloco seguinte ao que chamou a sub-rotina.

P5 N1 N2 N3# N4 N5 . . .

N10 P5 E4 #

N20 N30 N40 N50

26

R73224

Exemplo para o sub-programa 5 e executa do N2 at o bloco anterior ao N5, retornando ao bloco seguinte ao que chamou a sub-rotina. P5 N10 P5 H2 E5 #

N1 N2 N3 N4 N5 . . .

N20 N30 N40 N50

Funo L - Repetio de Bloco Uma funo L (formato L3) num bloco de dados faz com que o bloco de dados seja executado L vezes. A funo L pode ter um valor de 0 a 255, e pode ser usada para 5 nveis. . Para repetir um movimento de eixo: G01 X-25. L4 # : assume modo incremental (G91) e executa um movimento de 25mm na direo negativa do eixo X um total de quatro vezes.

. Para repetir um sub-programa: P5 L4 # : executa o programa 5 um total de quatro vezes.

. Para repetir uma sub-rotina: H100 E200 L4 #: executa a sub-rotina do bloco N100 at o bloco N200 um total de quatro vezes.

Se movimento dos eixos so includos no bloco que programa uma repetio de sub-rotina ou sub-programa, eles so executados primeiro e a seguir executada a sub-rotina ou o sub-programa.

R73224

27

1.3.6 - VELOCIDADE DE ROTAO DO EIXO RVORE - FUNO S A funo S (formato S2 ou S4 dependendo do PAL) define a velocidade de rotao do eixorvore, geralmente em RPM, ou como uma porcentagem da mxima velocidade do eixorvore. Uma funo do PAL que est controlando o eixo-rvore da mquina. Para maiores detalhes de operao e programao verificar com o instalador do sistema. Esta seo assume que est sendo usado um dos PALs padres disponveis da ROMI. O valor da funo S modal. Uma vez que um valor programado ele permanece at que seja mudado. Quando o sentido de rotao do eixo-rvore trocado em um programa (usando M03 sentido horrio, ou M04 - sentido anti-horrio) o valor atual da funo S assumido para a velocidade de rotao da rvore. Se o eixo-rvore est parado (eixo sem rotao) e programa-se a funo M03 (ou M04), o eixo permanecer parado. Para que o eixo girasse seria necessrio que se tivesse programado uma funo S antes da funo M03 (ou M04). Pode-se modificar o valor da rotao programada usando-se a chave variadora de rotao do painel de comando. Esta chave normalmente varia de 50% at 125% a velocidade programada. Pode-se ver a velocidade de rotao atual do eixo na pgina STATUS do controle.

1.3.7 - SELEO DO CORRETOR DE FERRAMENTA E DE DISTNCIA FUNO O A funo O (formato 02), quando programada em um bloco que no contenha a funo G45, seleciona o corretor da ferramenta. Para selecionar o corretor da ferramenta, deve-se programar o nmero (1 a 96) do corretor no qual foi armazenada o valor do corretor da ferramenta na pgina REFER. FERRAMENTA do controle. Por exemplo: O3# Este corretor seleciona os valores do comprimento e dimetro armazenados no corretor 3 da pgina REFER. FERRAMENTA. O valor do comprimento usado para compensar o movimento do eixo Z com relao ao zero do programa. O valor do dimetro automaticamente dividido para fornecer o valor do raio que usado na compensao do raio da ferramenta. Nenhum movimento feito quando a funo O executada, porm, o valor da compensao combinado com o prximo movimento dos eixos e torna-se ativo naquele ponto. Por exemplo, para ativar o corretor do comprimento programa-se um movimento no eixo Z aps o bloco que contm a funo O. Para que o valor do dimetro (raio) seja totalmente empregado, um movimento deve ser programado para o eixo que ir usar a compensao.

28

R73224

O nmero do corretor de ferramenta que est ativa no programa mostrado na pgina STATUS do controle no espao prximo a O. Para cancelar o corretor de ferramenta programa-se O 0#. A compensao removida com o prximo movimento do eixo. Quando a funo O usada junto com uma funo G45, ela seleciona um corretor de posicionamento (1 a 96) da pgina CORRETOR FIX. Por exemplo, um bloco G45 01 # chama o endereo de corretor nmero 1. Corretores de posicionamento so usados para deslocar a origem para um determinado ponto desejado. Eles movem o ponto de referncia do zero programa pela quantia especificada na pgina CORRETOR FIX., no entanto, nenhum movimento ocorre quando o bloco com a funo O de corretor de posicionamento executada. A compensao combinada com o prximo movimento dos eixos afetados pela compensao e torna-se ativa neste ponto programado pelo programa. Para cancelar o corretor de distncia programe um bloco contendo G45 O0#. O nmero do corretor ativo mostrado na pgina STATUS do controle em frente a FIX.

1.3.8 - SELEO DE FERRAMENTA - FUNO T A funo T (formato T2) permite a seleo de ferramenta. Os dois dgitos numricos junto a letra T, identificam a posio da ferramenta no magazine. O limite superior da funo T determinado pela capacidade do magazine ou do sistema de seleo. O controle necessita de um PAL prprio para o controle do magazine. Deve-se checar junto ao instalador os detalhes de programao e operao. importante frisar que a funo T no executa a operao de troca de ferramenta mas, apenas seleciona a ferramenta desejada. Para executar a troca de ferramenta deve-se programar a funo M06 aps a funo T. Outras funes podem ser necessrias para usar o magazine. Por exemplo, uma funo que leve a ferramenta em uso para uma posio longe da regio de trabalho. Por isso deve conhecer bem os requisitos operacionais da mquina para uma programao correta. Quando a funo T programada seu valor mostrado na pgina STATUS junto ao endereo T.

R73224

29

CAPTULO 2 - CONTROLE DE COORDENADAS

2.0- DESCRIO DO CAPTULO


Este captulo cobre o grupo das funes G, chamando controle de coordenadas. Essas funes estaro normalmente no incio do programa porque definem como o controle interpreta o sistema de coordenadas da mquina. Aps ler este captulo o usurio saber como: . Definir sistema de unidade (polegada ou milmetro). . Definir sistema de coordenada (absoluta ou incremental). . Referenciar origem temporrio. . Escalar um sistema de coordenadas. . Rotacionar um sistema de coordenadas. . Cancelamento de referncia temporrio.

2.1 - FUNO G70 - SISTEMA DE UNIDADE POLEGADA


Um bloco G70 no incio do programa instruir controle para usar valores em polegadas para movimentos dos eixos, avanos, planos de rpido e correes.

2.2 - FUNO G71 - SISTEMA DE UNIDADE MILMETRO


Um bloco G71 no incio do programa referencia unidades mtricas para todos os movimentos dos eixos, avanos, plano de rpidos e correes.

Importante: O controle no converte dimenses mtricas para polegadas ou vice-versa. No se pode misturar operao em mtrico com polegadas num mesmo programa assim, o programador deve certificar-se de que todas as dimenses programadas correspondem ao modo dimensional que foi referenciado.

O controle assume modo em polegadas (G70) ou em mtrico (G71) ao ser ligado, de acordo como foi determinado em AMP pelo instalador do sistema.

30

R73224

As funes G70 e G71 devem ser programadas em um bloco exclusivo e antes de qualquer movimento do programa, so modais e cancelam-se mutuamente. Uma funo G70 ir testar o modo POLEG/MTRICO que foi selecionado pelo operador. Se o mesmo no foi apropriadamente selecionado, o programa ser suspenso com a mensagem de erro: TROCA POLEG/MTRICO.

2.3 - MODO DE PROGRAMACO EM ABSOLUTO G90


No modo de programaco em absoluto as posices dos eixos so medidas da posio Zero programa estabelecido. Outra alternativa para o modo absoluto o modo incremental (G91) O comando assume o modo absoluto para todos os eixos e funes de posicionamento quando for ligado e no incio de qualquer programa principal. As funes que usam o modo absoluto so:

XYZUVWIJKABCR

Pode-se selecionar quais funes estaro em absoluto e quais estaro e incremental. Programando-se G90 sozinho num bloco define-se modo absoluto para todas as funes de posicionamento

I J K A B C R no so eixos mas so afetados por G90

Programando G90 em apenas algumas funes selecionadas define-se modo absoluto apenas para aquelas funes.

Exemplo :

G90 " " " G91 " " G90 X Y

define modo absoluto para todas as funes de posicionamento

define modo incremental para todas funes de posicionamento

define modo absoluto apenas para as funes X e Y mantendo as demais em incremental devido ao bloco anterior.

R73224

31

Pode-se visualizar quais as funes que esto em absoluto ou incremental observando a pgina ( Status ) do comando. Funes que aparecem em letras maisculas , num dado instante, esto em absoluto, e funes emletras minsculas esto em incremental . Ainda funes em absolutos podem ser transformados para incrementalno bloco corrente digitando-se em letras minsculas.

Por exemplo:

G90 posicionamento G0 X1. y.5

Define modo absoluto para todas as funes de

Move X para coordenada 1.0, move Y ( incremental ) de .5 da sua posio atual.

2.4- MODO DE PROGRAMAO INCREMENTAL


Ver seo 2.3

2.5 REFERNCIA ORIGEM TEMPORRIA G92


A funo G92 permite definir ( ou redefinir ) no meio do programa a posio da origem das coordenadas absolutas ( zero programa ). Pode-se atravs dela , estabelecer o zero programa numa posio diferente do zero programa prviamente referenciado pelo operador. Para definir um zero programa, coloca-se um bloco G92 juntamente com as posies atuais dos eixos dados em relao ao zero programa desejados. Por exemplo:

G71 " " " " G92

sistema mtrico

X 10. Y 20. Z-5.

define a posio atual dos eixos nas coordenadas indicadas com relao ao zero programa. Dessa forma o zero programa fica definido num ponto localizado a 10 mm no sentido negativo de x , 20 mm no sentido negativo de Y e 5 mm no sentido positivo de Z em relao posio atual.

32

R73224

De outra maneira, pode-se mover para a posio onde se deseja a origem e ento definir essa posio como sendo o Zero Programa. Por exemplo: G99 G00 X -50. Y-30. Cancela funo G92 Desloca em rpido para essas coordenadas a partir do zero programa Define o Zero programa na posio atual para os movimento absolutos subsequentes

G92 X Y

Pode-se tambm definir o zero programa para os eixos U V W,apenas incluindo-os no bloco G92. O Zero programa definido com G92 modal e cancelado por G99 ou por outro G92. A funo G99 retorna a origem de coordenadas para a posio do Zero Programa prviamente definido.

2.6 - REFERNCIA VA P/ EIXO ROTACIONAL

G94

A funo G94 permite que se definam avanos em unidades de deslocamento por unidade de tempo para movimentos rotacionais .

2.6.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir descreve as funes que podem ser programadas em conjunto com a funo G94. prompt avano p/ temp G94 avano rot (f) especifica o avano para os movimentos rotacionais que viro depois dela no programa. Esse valor permanece em efeito at que um novo valor de F seja programado em outro bloco com G94 . Deve-se notar que o instalador do sistema define o avano rotacional programado em AMP ( Parmetros Ajustveis de Mquina) como revolues por minuto (RPM), Graus por minuto (GPM) ou Graus por segundo (GPS). descrio

2.7 - CANCELAMENTO DA REFERNCIA TEMPORRIA G99


A funo G99 remove o efeito de todos os G92 anteriores.G99 define a origem do sistema de coordenadas absolutas na posio Zero Programa referenciada pelo operador antes do incio da execuo do programa .

R73224

33

2.8 - ROTAO G74


Um bloco G74 permite-lhe rotacionar um sistema de coordenadas no plano XY de subsequentes movimentos programados. A rotao se d num centro e ngulo especificado junto com a funo. Esta funo usada para rotacionar um sistema de coordenada e pode ser usada para reproduzir partes ou peas que tem simetria radial.

2.8.1 - ENDEREAMENTO PARA G74 A tabela abaixo descreve o endereamento que o comando sugere para o G74.

Endereamento Rotao G74 Centro de rotao em X (I)

Funo

I especifica a posio de rotao em X. No modo absoluto (G90) o valor de I a distncia X do centro medido da origem. No modo incremental (G91) I ser a distncia X medida da posio atual at o centro de rotao. Se I no programado o ltimo assumido e, se no havia nenhum I programado o comando assume I = 0.

Centro de rotao em Y (J)

J especifica a posio de rotao em Y. No modo absoluto (G90) o valor de J a distncia Y do centro medido da origem. No modo incremental (G91) J ser a distncia Y medida da posio atual at o centro de rotao. Se J no programado o ltimo assumido e, se no havia nenhum J programado o comando assume J = 0.

ngulo Rotao (C) C especfica o ngulo de rotao em graus. A direo anti-horria positivo, horria negativo. O ngulo C tem seu vrtice no centro de rotao especificado por I e J. Quando C absoluto, o mesmo medido da linha que passa pelo centro de rotao na direo positiva de X.

34

R73224

Quando C incremental, o mesmo medido de uma linha imaginria que extende-se do centro I e J passando pela posio corrente. Se C no programado neste bloco, o ltimo C programado assumido pelo comando. Se no h nenhum, o valor de 0 (zero) assumido para C.

Importante: O comando no exibe na tabela os endereos abaixo, mas eles podem ser programados no bloco G74. . X programa um movimento X que executado aps sistema de coordenada ter sido rotacionado de acordo com I, J e C. . Y idem ao anterior (eixo Y). . P programa o nmero do subprograma que ser executado aps a rotao e movimento de um dos eixos (X ou Y) ter ocorrido.

. H programa o nmero da sequncia inicial de uma sub-rotina que ser executada aps rotao e movimento de eixos ter ocorrido. . E programa o nmero da sequncia final da sub-rotina. . L programa um nmero de repeties para o bloco G74.

2.8.2 - CANCELAMENTO ROTAO Para cancelar o efeito da rotao, programa-se um bloco somente com G74. 2.8.3 - ROTAO SOBRE COORDENADA ZERO E NO ZERO A figura abaixo mostra o efeito da rotao sobre o zero programa (I0, J0) e sobre um ponto diferente de zero (I70, J50). 2.8.4 - MOVIMENTO XY NO BLOCO G74
ROTAO SOBRE UM PONTO DIFERENTE DE ZERO ROTAO SOBRE O ZERO PROGRAMA

R73224

35

Quando movimentos X e Y so includos no bloco G74, especifica movimentos que devero ser rotacionados, considerando I, J e C. Usar este recurso para pre-posicionar no ponto inicial de alguma operao.

2.8.5 - REPETINDO UM BLOCO G74- EFEITO DE I,J E C EM ABSOLUTO/ INCREMENTAL Quando o ngulo C absoluto no bloco G74, o sistema de coordenada rotacionar somente para a posio angular indicada. Se programar a funo L para repetir o bloco G74, a rotao ocorrer somente uma vez. Entretanto, se C incremental no bloco G74 e a funo L estiver presente, a rotao ocorrer cada vez que o bloco executado. Quando I e J so absolutos no bloco G74, especifica rotao somente sobre um ponto. Se o bloco repetido, o centro de rotao no mudado. Quando um bloco G74 tem um I e J incremental e repetido, o centro de rotao mudado cada vez que o bloco executado.

2.8.6 - BLOCO G74 COM SUB-PROGRAMAS E SUB-ROTINAS Quando sub-programa ou sub-rotina programado atravs de P, H ou E no bloco G74, e a rotao sobre uma posio diferente de zero, os movimentos no sub-programa ou subrotina devem ser: . Todos movimentos absolutos ou . Um perfil fechado de movimentos incrementais.

Nota: Perfil fechado aquele que inicia e termina no mesmo ponto.

Se escolhido programao de movimentos incrementais e no se tem um perfil fechado, deve-se- programar movimentos X e Y absoluto no bloco G74 para localizar apropriadamente o ponto inicial do sub-programa ou sub-rotina. Este o caso especfico de desejar-se repetir um bloco G74 que chama sub-programa ou sub-rotina.

36

R73224

2.8.7 - FUNO G74 EXEMPLOS O exemplo a seguir mostra a programao da funo G74 usada num sub-programa.

INCIO PROGRAMA PRINCIPAL

Bloco de dados ; Rot. Furos G99 # ; G17 #

Comentrio Nome do programa principal. Sequncia de blocos da etapa de inicializao.

; Troca de ferramenta Sequncia de blocos da etapa de troca de ferramenta. G81 Z-15.R-5.F100# Referencia o ciclo de furar. G00 X25.Y0.P2 ; SUB PROG # Rpido para X25.Y0. do programa zero, executa o ciclo ativo e desvia para o sub-programa P2.

SUB-PROGRAMA P2

Bloco de dados Comentrio

; SUB-PROG G91 X # X15. L3 # M2 #

Nome do programa 2 armazenado na memria. Referencia coordenada incremental para o eixo X. Executa 3 movimentos de X15. em rpido. Fim do sub-programa.

R73224

37

CONTINUAO DO PROGRAMA PRINCIPAL

Bloco de dados G91 C #

Comentrio Referencia C para incremental lembre-se que X est ainda absoluto no programa principal.

G74 I0 J0 C45. X25.Y P2 L7 #

Centro de rotao absoluto I0, J0, ngulo de rotao incremental C45., posio de referncia absoluta X25. Y0 no sistema rotacionado, a execuo ser desviada para o sub-programa P2 e o bloco repetido 7 vezes. Cancela a rotao. Cancela o auto-ciclo G81.

G74 G80

G0 Z0 O0 M02 Posiciona rpido para Z0, cancela o corretor e finda o programa. O exemplo a seguir mostra a programao da funo G74 num sub-programa rotacionando um perfil fechado.

38

R73224

PROGRAMA PRINCIPAL

Bloco de dados

Comentrio

; Rot. Perfil # G99 # G17# ; Troca de ferram. G91 C# G74 I0 J0 C60. X6.163 Y13.675 P2 L6 #

Nome do programa principal. Sequncia de blocos da etapa de inicializao.

Sequncia de blocos da etapa de troca de ferramenta. Referncia C para incremental. Rotao sobre I0 J0, abertura angular de C60, incremental,posio de referncia absoluta em X6.163 Y13.675 no sistema rotacionado, a execuo desviada para o sub-programa P2 e o bloco repetido 6 vezes.

SUB PROGRAMA P2

Bloco de dados

Comentrio

; SUB-PROG # G91 #

Nome do programa 2. Referencia sistema incremental para todos os eixos.

G3 I-6.163 J-13.675 X-12.326 Y0 # Move em arco de A para B. X-12.524 Y21.691 # Move de B para C. G2 X37.374 Y0 I18.687 J-35.366#

Move em arco de C para D.

X-12.524 Y-21.691# Move de D para A. G0 Z0 # M2 #


R73224

Move rpido para Z0. Fim de sub-programa.

PONTO A = X6.163 Y13.675

39

CONTINUAO DO PROGRAMA PRINCIPAL

Bloco de dados

Comentrio

G74 # G0 Z0 O0 M2 #

Cancela a rotao. Posiciona rpido para Z0, cancela o corretor e finda o programa.

CAPTULO 3 - POSICIONAMENTO E TEMPO DE ESPERA

3.0 - DESCRIO DO CAPTULO


Neste captulo ser visto o grupo das funes G que definem o posicionamento e o tempo de espera (dwell time). Aps a leitura deste captulo, o usurio saber: . o que so interpolaes linear e circular; . quais funes podem ser usadas nos blocos de posicionamento; . como programar o tempo de espera.

3.1 - FUNES G DE POSICIONAMENTO H cinco funes G que podem ser usadas para definir o bloco de dados que posicionam os eixos das mquinas. Outras funes G podem definir bloco de dados que produzem os tipos bsicos de posicionamento que so mais frequentemente utilizados.

3.1.1 - FUNES G DE INTERPOLAO LINEAR As funes G seguintes definem blocos que movem os eixos da mquina ao longo de trajetrias lineares. Isto chamado interpolao linear visto que o Controle coordena o movimento dos eixos em separado para produzirem movimentos ponto a ponto. As funes G para movimentao ao longo da trajetria linear so (ver seo 3.4):

40

R73224

. G00 Modo de posicionamento em rpido, faz os eixos se moverem com um avano rpido definido e fixado pelo instalador.

. G01 Modo de posicionamento linear com avano de trabalho, faz os eixos moverem-se a um avano programado ao longo de uma trajetria contnua.

. G73 Posicionamento ponto a ponto faz com que os eixos movam-se a uma velocidade de avano programada, ao longo de uma linha reta, ponto a ponto. O controle esperar por um sinal em posio, antes de continuar com o prximo movimento programado.

Importante: A funo G73 normalmente listada no grupo de Controle de Coordenadas, mas o conceito de programao desta funo est contido neste captulo.

3.1.2 - FUNES G DE INTERPOLAO CIRCULAR O controle usa duas funes G para produzir trajetrias circulares, arcos, com movimento de dois eixos simultaneamente. Isto chamado interpolao circular porque o Controle coordena movimentos separados dos eixos para produzir uma arco. O arco produzido fazendo-se uma srie de segmentos retos muito pequenos entre pontos ao longo do arco. As funes G que definem a interpolao circular so (ver seo 3.5):

. G02 Interpolao circular no sentido horrio, faz dois eixos moverem-se ao longo de um arco na direo horria.

. G03 Interpolao circular no sentido anti-horrio, faz dois eixos moverem-se ao longo de um arco na direo anti-horria.

R73224

41

3.1.3 - FUNES DE EIXOS EM BLOCOS DE POSICIONAMENTO As seguintes funes podem aparecer em blocos de posicionamento para definirem movimento. Outras funes podem tambm ser usadas para determinar outras condies e funes. Elas programam o movimento dos eixos, podendo ser individual ou em conjunto uma com as outras. Estas funes de eixos so: XYZUVWIJKACR Nota: As funes A, C e R referem-se a coordenadas polares e sero tratadas no Manual de Programao Avanada.

. Funes de Eixos Lineares As funes X, Y e Z representam os eixos lineares padres, as quais programam posies ao longo de trajetrias lineares. O Controle pode coordenar o movimento de dois destes eixos para produzir trajetria em forma de arco de crculo. As unidades de programao destas funes podem ser em polegadas (G70) ou milmetros (G71).

. Funes de Eixos Secundrios - Linear ou Rotacional O instalador do sistema deve ter dado condies de serem usados at 3 eixos adicionais: U, V e W. Estes eixos podem ser lineares, caso em que so usualmente paralelos em alguma combinao com os eixos X, Y e Z, respectivamente. Estes eixos no podem ser usados para produzir trajetrias programadas ao longo de um arco, e portanto, no podem ser programados em blocos com G02 e G03.

. Funes I, J e K As funes I, J e K em blocos de posicionamento programam o centro do movimento. So usados para localizar o centro do arco para os eixos X, Y e Z, respectivamente. Estas funes so tambm utilizadas para posicionamento polar.

3.2 - VELOCIDADE DE AVANO


H dois modos de se estabelecer os avanos em blocos de posicionamento: um por avano aplicados em eixos lineares e um para avanos aplicados em eixos rotacionais.

42

R73224

3.2.1 - AVANOS LINEARES - FUNO F Uma funo F num bloco de posicionamento programa um avano para os movimentos dos eixos lineares. As unidades em que a funo F programada so: . Polegadas por minuto (pol/min, formato F4.1) no modo G70. . Milmetro por minuto (mm/nin, formato F5) no modo G71. Avanos para interpolao linear e circular so vetores avano, isto , todos eixos movemse simultaneamente velocidades individuais de modo que a velocidade ao longo da trajetria efetiva igual velocidade F programada. Um avano, uma vez programado, modal. Ele aplica-se a todos os blocos de posicionamento que venham depois dele no programa, a menos que seja programado um novo valor de F.

3.3 - INTERPOLAO LINEAR - G00, G01 E G73


As funes G que definem blocos de dados para interpolao linear movimentam um ou mais eixos ponto a ponto ao longo de trajetrias lineares. O movimento programado se inicia na posio atual dos eixos e termina na posio programada no bloco. Os eixos iniciam e terminam o movimento ao mesmo tempo. . G00 Informa aos eixos para se movimentarem ao longo de uma linha reta at o ponto programado com a velocidade rpido implantada no sistema. Quando os eixos alcanam seus destinos o erro de posicionamento do servo, dever estar dentro dos limites prdeterminados (em posio) antes de ser iniciado o prximo movimento. A funo G00 modal e cancela G01 e G73. . G01 Informa aos eixos para se movimentarem ao longo de uma linha reta a uma velocidade especfica programada com uma funo F. Pode-se modificar a velocidade de avano atual usando-se a chave variadora de avano. Quando um movimento de um eixo rotacional programado em um bloco de dados, este iniciar e terminar simultaneamente com quaisquer movimento linear programado no mesmo bloco de dados. A funo G01 modal e cancela G00 e G73. Ao acionar-se a mquina, o Controle assume o modo G01. . G73 Informa aos eixos para se movimentarem ao longo de uma linha reta com uma velocidade especfica programada com uma funo F. Ela similar ao modo G01, exceto que o Controle espera um sinal em posio antes de continuar com o prximo movimento. Isto elimina o arrendondamento de contorno quando se deseja ter cantos vivos em movimentos consecutivos em torno de uma pea. A funo G73 modal e cancela G00 e G01.

R73224

43

3.3.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir descreve as funes que o Controle possui (os prompts) para G00, G01 e G73. Somente G00 mostrado, mas os prompts so idnticos para as funes G01 e G73. Note que somente os eixos permitidos pelo Controle que so mostrados na tela

PROMPT MOV RAPIDO G00 X PTO FINAL X

DESCRIO

X informa o ponto final do movimento para o eixo linear X. A funo X pode ser absoluta (G90) ou incremental (G91). Quando X absoluto, ele informa a coordenada do ponto final no eixo X medida da origem referenciada. Quando X incremental, ele informa a distncia e a direo ao longo do eixo X, da posio atual at o ponto final. Y informa o ponto final do movimento para o eixo linear Y. A funo Y pode ser absoluta (G90) ou incremental (G91). Quando Y absoluto, ele informa a coordenada do ponto final no eixo Y medida da origem referenciada. Quando Y incremental, ele informa a distncia e a direo ao longo do eixo Y, da posio atual at o ponto final. Z informa o ponto final do movimento para o eixo Z. A funo Z pode ser absoluta (G90) ou incremental (G91). Quando Z absoluto, ele informa a coordenada do ponto final no eixo Z medida da origem referenciada. Quando Z incremental, ele informa a distncia e a direo ao longo do eixo Z, da posio atual at o ponto final. U informa o ponto final do movimento para o eixo U, que pode ser linear ou rotativo. a funo U pode ser (G90) ou incremental (G91). Quando U absoluto, ele informa a coordenada do ponto final no eixo U, medida da origem referenciada. Quando U incremental, ele informa a distncia e a direo ao longo do eixo U, da posio atual at ao ponto final. Comprimento medido do centro do movimento polar ao ponto final desejado. Usado somente para blocos com posicionamento polar.

Y PTO FINAL Y

Z PTO FINAL Z

U PTO FINAL U

COMP POLAR R

NGULO INICIAL A

ngulo do prximo movimento polar medido da direo positiva de X at a linha compreendida entre o ponto final e o vrtice (posio XY atual) o vrtice do ngulo est situado na posio atual dos eixos.

44

R73224

NGULO POLAR C

ngulo cujo vrtice est num ponto de centro em posicionamento polar. Medido da direo positiva de X at a linha compreendida entre o ponto final e o vrtice (ponto de centro com posio diferente do XY atual).

X POLAR CENTR I

Coordenada X do zero programa ao centro do posicionamento polar.

Y POLAR CENTR J

Coordenada Y do zero programa ao centro do posicionamento polar.

3.3.2 - INTERPOLAO LINEAR PADRO A interpolao linear padro combina o movimento de at 6 eixos. Todos os eixos especificados no bloco de dados movimentam e param ao mesmo tempo, e se movimentam a uma velocidade de avano especificado com a funo F (a menos que G00 seja programada, onde o avano em rpido). Avanos para eixos rotativos so especificados com G94 e uma funo C. A seguir dado um exemplo para ajudar no entendimento de interpolao linear. Bloco de dados ; Posio # G99 # Comentrio . Bloco de comentrio que tem o nome do programa. . Cancela qualquer definio anterior do Zero Programa e o estabelece no Zero Mquina. . Estabelece o sistema absoluto de coordenada. . Estabelece posicionamento rpido com funo G00, e movese at a posio zero da mquina (ser assumido, para o nosso exemplo, que o zero mquina algum lugar no meio do curso da mquina). . Movimento em rpido (pois G00 modal) para a posio X1.Y-2. do zero da mquina.

G90 # G00 X0 Y0 Z0 W0 #

X-1. Y-2. #

R73224

45

G92 X0 Y0 Z0 W0 # . Determina a posio atual como zero do programa, W (rotacional neste exemplo) definido como zero neste bloco. C94 C10. # . Define velocidade de avano para eixos rotacionais (neste exemplo, 10 dps, graus por segundo. . Define modo de interpolao linear (G01) e move at a coordenada X2. do zero do programa, com velocidade de avano de 760 mm/ min. Velocidade de avano linear modal. . Move o eixo W em 20 no sentido positivo de giro (sentido antihorrio) do zero do programa a 10 dps. O modo de interpretao G01 como definido anteriormente. . Move at as coordenadas Y-2. Z-1. do zero do programa, no modo G01 e a 760 mm/min.

G01 X2.F760. #

W20. #

Y-2.Z-1. #

G73 X-2.Y2.F1270 # . Altera o modo para G73, o avano agora 1270 mm/min e movimenta para X-2.Y2.Z-1. do zero do programa e espera por inposition. G91 # Y-2.W20. # . Define o sistema de coordenadas incremental para todos os eixos. . Movimento incremental simultneo para Y e W, ou seja, ambos os eixos iniciam e param o movimento ao mesmo tempo. O avano para o eixo Y 1270 mm/min e o avano para o eixo rotacional W ser calculado pelo controle em funo do avano linear (F1270). Se o valor calculado for maior que o avano em rpido para o eixo W, o avano linear ser reduzido de tal maneira que o eixo W possa ser movimentado com o seu mximo avano e o modo ativo ainda o G73. . Define o modo de posicionamento em rpido. . Define o modo de programao absoluto.

G00 # G90 #

G99 X0 Y0 Z0 W0 # . Retorna o Zero Programa para o Zero Mquina e desloca em rpido para esta posio. M02 # . Fim de programa.

46

R73224

3.3.3 - POSICIONAMENTO POLAR LINEAR Voc pode programar movimentos lineares (G00, G01 e G73) usando posicionamento polar. Em movimento linear polar use as funes R, A ou C com vrias combinaes.

R-

Especifica um comprimento polar. Quando R for absoluto, ele informa um comprimento medido do centro inicial polar do movimento ao ponto final desejado. Quando R for incremental, ele informa um comprimento polar medido da posio atual dos eixos at o ponto final desejado.

A-

Especifica o ngulo do prximo movimento polar. O vrtice do ngulo A est situado na posio atual da ferramenta e um ngulo positivo indica o sentido anti-horrio. Quando A for absoluto, este ngulo medido da linha positiva de X partindo da posio atual da ferramenta. Quando A for incremental, este ngulo medido de uma linha imaginria que se prolonga do movimento prvio.

C-

Indica o ngulo cujo vrtice est num ponto de centro em posicionamento polar. Um ngulo positivo indica o sentido anti-horrio. Quando for absoluto o ngulo C medido a partir da linha positiva do eixo X at o ponto final e o vrtice o ponto de centro polar diferente da posio atual da ferramenta. Quando o ngulo C for incremental ele medido a partir de uma linha imaginria que sai do centro polar e vai at a posio atual da ferramenta. Existem 7 combinaes possveis que podemos usar para programao linear polar: .R . RA . RIJ . RCIJ .C . RC . CIJ

A seguir, veremos cada situao detalhadamente.

R73224

47

3.3.4- POSICIONAMENTO POLAR SOMENTE COM R Quando for programado somente a funo R para definir um movimento polar linear, ela informa o comprimento do movimento a partir do zero programa passando pela posio atual da ferramenta at a posio final desejada. R - pode ser absoluto, neste caso ele informa a distncia do zero programa at a posio final desejada. R - pode ser incremental, neste caso ele informa a distncia da posio atual at a posio final desejada.

POSICIONAMENTO POLAR LINEAR SOMENTE COM R

N0010 G99 # N0020 G90 # " " N0110 G00 X34.641 Y20. N0120 G01 R70 ou G01 r30

48

R73224

3.3.5- POSICIONAMENTO POLAR SOMENTE COM C Quando somente C for usado para definir movimentos num bloco de interpolao linear polar, haver deslocamento da posio atual dos eixos at o ponto final do ngulo C partindo do zero programa. A distncia entre o ponto final e o zero programa a mesma entre o ponto atual da ferramenta e o zero programa. O ngulo C tem seu vrtice no ltimo centro polar definido. Se no for definido o vrtice estar no zero programa. O ngulo C pode ser absoluto ou incremental. Quando o ngulo C for absoluto, medido a partir da linha positiva do eixo X que passa pelo Zero Programa. Quando o ngulo C for incremental ele medido a partir de uma linha imaginria unindo o Zero Programa a posio atual da ferramenta.

N0010 G99 N0020 G90 " " N0080 G00 X32.766 Y-22.943 N0090 G1 C70. ou G1 c105.

R73224

49

3.3.6- POSICIONAMENTO POLAR COM R/A Quando R e A forem usados para definir movimentos num bloco de interpolao linear polar, eles provocam um deslocamento da posio atual da ferramenta at o ponto final desejado (definido pela distncia R e ngulo A). R deve ser somente incremental nesta combinao. Um movimento deve preceder o bloco contendo R/A. O ngulo A tem seu vrtice na posio atual da ferramenta. Ele pode ser absoluto como incremental. Quando A for absoluto, ele medido da linha positiva do eixo X passando pela posio atual da ferramenta. Quando A for incremental, ele medido a partir de uma linha imaginria que se prolonga do movimento anterior.

N0010 G99 N0020 G90 " " N0090 G0 X0 Y0 N0100 G01 X24. Y21.5 N0110 G01 r33. A85 ou G01 r33. a43.145
R73224

50

3.3.7- POSICIONAMENTO POLAR COM RC Quando R e C forem usados para definir movimentos num bloco de interpolao polar linear, eles provocam um deslocamento da posio atual da ferramenta para o ponto final que est posicionado na linha do ngulo C. R pode ser absoluto ou incremental. Quando R for absoluto o comprimento da linha do ngulo C o comprimento de R. Quando R for incremental o comprimento da linha do ngulo C :

r+

X2 + Y2

Onde X e Y so coordenadas da posio atual da ferramenta medido do centro polar. O ngulo C pode ser absoluto ou incremental. Quando C for absoluto ele medido a partir da linha positiva de X que passa pelo centro polar at o ponto final. Quando C for incremental ele medido de uma linha que une o centro de posicionamento polar e a posio atual da ferramenta.

Centro polar coincide c/ zero programa Posio Atual da ferramenta Ponto final desejado N0010 G90 N0020 G99 " " N0080 G00 X27.189 Y-12.678 N0090 G01 R60.C40 ou N0090 G01 R60. c65 (increm.) ou N0090 G01 r30. C40.
R73224 51

3.3.8- POSICIONAMENTO POLAR COM R I J Quando R, I e J forem usados para definir movimentos num bloco de interpolao polar linear, eles provocam um movimento da posio atual dos eixos para o ponto final da linha. Esta linha sai do centro polar que definido por I J e passa pela posio atual dos eixos. I e J podem ser absoluto ou incremental. Quando eles so absoluto definem coordenadas X e Y do centro polar medido a partir do zero programa. Quando I e J for incremental definem a distncia e direo nos eixos X Y da posio atual da ferramenta para o centro polar . R pode ser absoluto ou incremental. Quando R for absoluto, ele indica o comprimento do centro polar at o ponto final. Quando R for incremental, indica o comprimento entre a posio atual da ferramenta e o ponto final.

Zero programa Centro polar Posio atual da ferramenta Ponto final

N0010 G90 N0020 G99 N0070 G00 X42.658 Y39.434 N0080 G01 I20 J50 R50 ou N0080 G01 I20 J50 r25 ou N0080 G01 i-22.658 j10.566 R50. ou N0080 G01 i-22.658 j10.566 r25.
52 R73224

3.3.9- POSICIONAMENTO POLAR C I J Quando C, I e J forem usados para definir movimentos num bloco de interpolao polar linear, eles provocam um movimento da posio atual dos eixos para o ponto final na linha do ngulo C. A distncia entre o ponto final e o centro definido por I e J a mesma entre a posio atual da ferramenta e o centro polar. I e J pode ser absoluto ou incremental quando for absoluto definem coordenadas X e Y do centro polar a partir do zero programa. Quando for incremental, definem a distncia e a direo nos eixos X e Y da atual posio da ferramenta para o centro polar.

O ngulo C pode ser absoluto ou incremental. Quando C for absoluto ele medido da linha positiva de X que passa pelo centro polar. Quando C for incremental ele medido a partir de uma linha que une o centro polar a atual posio dos eixos.

Zero programa Centro polar

N0010 G99 N0020 G90 " " N0070 G00 X50.981 Y15 N0080 G01 C40.I25.J30. ou N0080 G01 I25.J30.c70. ou N0080 G01 C40.i-25.981 j15. ou N0080 G01 c70.i-25.981 j15.

Posio atual da ferramenta

R73224

53

3.3.10- INTERPOLAO LINEAR POLAR COM R C I J Quando R, C, I e J forem usados para definir movimentos num bloco de interpolao linear polar, eles provocam um movimento da posio atual dos eixos para o ponto final. Este ponto final conhecido em funo do centro polar definido por I e J, do ngulo C e distncia R. I e J podem ser absoluto ou incremental. Quando for absoluto definem coordenadas X e Y do centro polar a partir do Zero Programa. Quando I e J forem incremental definem a distncia e direo nos eixos X Y da posio atual da ferramenta para o centro polar. R pode ser absoluto ou incremental. Quando R for absoluto, o comprimento da linha do ngulo C o valor de R. Quando R for incremental (r), o comprimento da linha do ngulo C ser r mais a distncia do centro polar at a posio atual dos eixos. r + X2 + Y2 Onde X e Y so coordenadas da posio atual da ferramenta medido a partir do centro polar. O ngulo C pode ser absoluto ou incremental. Quando C for absoluto ele medido a partir da linha positiva de X que passa pelo centro polar. Quando C for incremental ele medido a partir de uma linha que une o centro polar at a posio atual dos eixos.

N0010 G99 N0020 G90 " " N0080 G00 X56.252 Y13095 N0090 G01 I20.J30 R60 C25. ou N0090 G01 i-36.252 j16.904 R60.C25. ou N0090 G01 I20 J30 r20. C25. N0090 G01 I20 J30 r20. c50. ou " "
54

Zero programa Posio atual Posio final

R73224

3.4 - INTERPOLAO CIRCULAR G02 E G03


Um bloco G02 gera um arco circular no sentido horrio. Um bloco G03 produz um arco no sentido anti-horrio. O arco executado atravs de movimentos simultneos dos 2 eixos do plano de trabalho. O movimento considerado horrio ou anti-horrio olhando na direo positiva para a negativa do eixo que no faz parte do plano onde est sendo gerado o arco (regra da mo direita). Um bloco G02 ou G03 pode definir um arco de qualquer comprimento. O arco pode cruzar a fronteira dos quadrantes contnuamente. Antes da execuo de um bloco contendo uma interpolao circular, o controle automaticamente checa as coordenadas do ponto final e do centro do arco. Se foi programado um arco de geometria impossvel, o controle suspende a execuo e exibe a mensagem CHECAR BLOCO G02/G03. Convm lembrar que um programa pode ser checado rapidamente, para verificar esse tipo de erro, usando [CHECA RPIDO] ou atravs de EDIO DE PROGRAMA, G02 e G03 no so modais. Entretanto, elas cancelam o modo G00 e habilitam o modo G01 para os blocos subsequentes.

3.4.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir descreve os prompts que o Controle fornece para uma interpolao circular horria (G02) e anti-horria (G03). A tabela refere-se ao G02 porm para G03 identica.

PROMPT ARCO H G2

DESCRIO

X PTO FINAL X

X corresponde coordenada X do ponto final do arco. Ela usada apenas para arcos nos planos XY (G17) e XZ (G18). X pode ser especificada em coordenada absoluta ou incremental. Como absoluta, X corresponde coordenada X do ponto final do arco em relao ao zero programa. Como incremental, X corresponde coordenada X do ponto final em relao ao ponto inicial do arco.

Y PTO FINAL Y

Y corresponde coordenada Y do ponto final do arco. Ela usada apenas para arcos nos planos XY (G17) e YZ (G19). Y pode ser especificada como coordenada absoluta ou incremental. Como absoluta, Y corresponde coordenada Y do ponto final em relao ao zero programa. Como incremental, Y corresponde coordenada Y do ponto final em relao ao ponto inicial do arco.

R73224

55

Z PTO FINAL Z

Z corresponde coordenada Z do ponto final do arco. Ela usada apenas para arcos nos planos XZ (G18) e YZ (G19). Z pode ser especificada em coordenada absoluta ou incremental. Como absoluta, Z corresponde coordenada Z do ponto final em relao ao zero programa. Como incremental, Z corresponde coordenada Z do ponto final em relao ao ponto inicial do arco.

X CENTRO ARCO I

I corresponde coordenada X do centro do arco. Ela usada para arcos nos planos XZ (G18) e XY (G17) e pode ser absoluta ou incremental. Como absoluta, especifica a coordenada X do centro do arco em relao ao zero programa. Como incremental, especifica a distncia do ponto de inicio do arco at o centro medido ao longo do eixo X.

Y CENTRO ARCO J

J corresponde coordenada Y do centro do arco. Ela usada para arcos nos planos XY (G17) e YZ (G19) e pode ser absoluta ou incremental. Como absoluta, especifica a coordenada Y do centro do arco em relao ao zero programa. Como incremental, especifica a distncia do ponto de incio do arco at o centro medido ao longo do eixo Y.

Z CENTRO ARCO K

K corresponde coordenada Z do centro do arco. Ela usada para arcos nos planos Z (G18) e YZ (G19) e pode ser absoluta ou incremental. Como absoluta, especifica a coordenada Z do centro do arco em relao ao zero programa. Como incremental, especifica a distncia do ponto de inicio do arco at o centro medido ao longo do eixo Z.

ANG. POLAR (C)

ngulo cujo vrtice est num ponto de centro em posicionamento polar (somente plano XY), medido da direo positiva de X at a linha compreendida entre o ponto final e o vrtice (ponto de centro com posio diferente do XY atual. Raio do arco polar (somente plano XY). Um movimento deve preceder o bloco contendo o arco polar R medido do ponto final desse movimento.

COMPR. POLAR (R)

NGULO INICIAL (A)

ngulo de uma linha imaginria que um arco polar est tangente (somente plano XY) um movimento deve preceder o bloco do arco polar no qual A est contido. A tem seu vrtice no ponto final desse movimento. A medido da direo positiva de X ao movimento prvio.

56

R73224

3.4.2 - SELEO DO PLANO Antes de programar o bloco que executar o arco deve-se programar um bloco especificando o plano no qual esto contidos os 2 eixos nos quais ser desenvolvido o arco. Use: . G17 Para arco no plano XY. Esse plano selecionado pelo Controle ao ser ligado. . G18 Para arco no plano XZ. . G19 Para arco no plano YZ. 3.4.3 - PROGRAMAO DO ARCO Para produzir um arco, o controle precisa conhecer ou estar em condies de calcular: . O centro do arco. . O ponto final do arco. O ponto de incio do arco sempre a posio atual dos eixos. Existem vrias maneiras para se programar um bloco de dados que produza um arco. Ilustraremos essas maneiras nas sees seguintes. 3.4.4 - INTERPOLAO CIRCULAR PADRO Como j vimos podemos programar um bloco de dados para produzir um arco em qualquer um dos planos de trabalho. Existem duas maneiras de se programar uma interpolao circular padro: . Programando o centro e, o ponto final do arco. Neste caso ser produzido um arco cujo comprimento depende do ponto final programado. Atravs do ponto final programado, o controle sabe a posio do fim do arco. Para programar um crculo completo, o ponto de incio do arco (posio atual dos eixos) e o ponto final do arco devem ser o mesmo. . Programando apenas o centro do arco. Neste caso sempre ser produzido um crculo completo. Como no programado o ponto final do arco, o controle assume que ele coincide com o ponto de incio, resultando num crculo completo.

R73224

57

PONTO FINAL E CENTRO DO ARCO Em coordenadas absolutas, os posicionamentos so especificados com referncia ao zero programa. Assim, pode-se programar o centro e o ponto final do arco diretamente com o valor de suas coordenadas. Em coordenadas incrementais, os posicionamentos so especificados com referncia posio atual dos eixos. Assim, as coordenadas do centro do arco correspondem distncia at o ponto de incio do arco medidas sobre o correspondente eixo. O ponto final tambm ter coordenadas que correspondem distncia deste at o ponto de incio, medidas sobre o eixo correspondente. O programador pode optar entre o sistema de coordenadas absoluto e o sistema de coordenadas incremental, usando G90 e G91 apropriadamente. Lembre-se, o ponto de incio de um arco sempre a posio atual dos eixos. A tabela abaixo mostra as funes usadas para programar arcos em cada um dos planos. Formato do bloco para arcos padres para todos os planos:

Se o plano

Programe o ponto final com o centro com I e J I e K J e K

Por exemplo

XY (G17) XZ (G18) YZ (G19)

X e Y X e Z Y e Z

G02 XYIJ # G02 XYIK # G02 YZJK #

A figura 3.8 mostra arcos gerados pela programao do centro e do ponto final, em coordenadas absolutas e incrementais. A figura refere-se ao plano XY, mas a concepo para outros planos a mesma.

Figura 3.8 - Centro e Ponto Final do Arco Letras maisculas = modo absoluto Letras minsculas = modo incremental

= Zero programa = Centro do arco = Posio atual = Ponto final

Fig. 3.8
58 R73224

Na figur 3.9 temos exemplos para programar o centro e o ponto final de um arco.

Figura 3.9 - Exemplos de Centro e Ponto Final de um Arco.

ABSOLUTO (G90)

Exemplo: G99 - cancela funo G92 G90 - coordenadas absolutas G71 - programao em mm G17 - seleo do plano XY G0 X56.699 Y50 T01 M06 - posicionam p/ incio do arco e troca de ferramenta 001 S650 M03 - corretor 01 - rotao liga eixo Z5. - posiciona rpido

G1 Z-3. F200. - aproxima para dentro da pea G02 X135.355 Y110.355 I100 J75 - interpolao GZ0 M05 - afastamento M02 - fim de programa

R73224

59

INCREMENTAL (G91)

Exemplo G99 G90 G71 G17 G00 X56.699 Y50 T01 M06 O01 S650 M03 Z5. G91 G1 Z-8 F200 G2 X78.656 Y60.355 I43.301 J25. GZO M05 M02

Quando programado somente o centro de um arco, o controle gera um crculo completo. O controle assume que o ponto final o mesmo que o ponto de incio. A tabela a seguir mostra as funes que devem ser usadas para programar o centro do arco em cada um dos trs planos.

Funes para Centro dos Crculos somente para os trs planos.

Se o plano XY (G17) XZ (G18) YZ (G19)

Programe o centro com I e J I e K J e K

Por exemplo G02 IJ G02 IK G02 JK

60

R73224

A figura 3.10 mostra o conceito visto de programar o centro do crculo somente. Esta vista para o plano XY somente, mas o conceito aplica-se aos outros planos tambm.

ABSOLUTO G99 G90 G71 G17 G00 X56.699 Y50. T01 M06 O01 S550 M08 M03 Z5. G1 Z-3. F200 G2 I100. J75. (ARCO COMPLETO) GZO M05 M02

INCREMENTAL G99 G90 G71 G17 G00 X56.699 Y50. T01 M06 O01 S550 M08 M03 Z5. G91 G1 Z-8. F200 G2 I43.301 J25. (ARCO COMPLETO) GZO M05 M2

R73224

61

3.4.5 - ARCOS POLAR Voc pode programar arcos usando posicionamento polar, porm, somente no plano XY (G17). Se voc tentar executar um arco polar em outro plano, o comando interromper a execuo e exibir a mensagem CHECAR EIXOS E PLANO. Arcos polares podem usar as palavras - R, A ou C em vrias combinaes. RInforma o Raio partindo de um ponto que tangente ao final do movimento executado previamente. R deve ser programado como um valor absoluto.

A-

Informa um ngulo que se origina na posio atual dos eixos. Quando A for absoluto medido a partir da linha positiva de X. Quando for incremental ele medido a partir de um prolongamento da linha do movimento prvio.

C-

Informa um ngulo que se origina no centro polar. Quando C for absoluto ele medido a partir da linha positiva de X. Quando C for incremental ele medido a partir de uma linha imaginria que une o centro do raio a posio atual da ferramenta.

H 6 combinaes possveis para interpolao circular polar a saber. .R . RAC .C . RA . RC . CIJ

3.4.6- INTERPOLAO CIRCULAR POLAR SOMENTE COM R Quando somente a palavra R usada para definir um movimento circular polar, ela define um crculo completo. O crculo tem um valor do Raio igual a R e inicia-se no ponto que tangente ao fim do ltimo movimento. R deve ser absoluto. Se for programado incremental ter o mesmo efeito do absoluto.

62

R73224

Um movimento prvio deve ser feito antes do bloco contendo a interpolao circular polar. Caso o movimento anterior seja de valor = 0 o comando exibir a mensagem COMPRIMENTO REFERNCIA = 0

Zero programa Ponto de tangncia e posio atual da ferramenta

Exemplo: N0010 G99 N0020 G90 N0060 G00 X40 Y10 N0070 G01 X85. Y25. N0080 G02 R20. ou N0090 G03 R20.

R73224

63

3.4.7- INTERPOLAO CIRCULAR POLAR R/A Quando somente R e A forem usados num bloco de interpolao polar o resultado ser um crculo completo. O crculo ter o raio no valor de R e o seu incio ser no ponto final do ltimo movimento programado. O crculo ser tangente ao ngulo especificado por A. R deve ser absoluto. Se R for programado no sistema incremental o efeito ser o mesmo do sistema absoluto. Um movimento diferente de zero dever preceder o bloco que contenha o arco polar. A palavra A pode ser absoluto ou incremental. Quando A for absoluto, o ngulo do qual o crculo ser tangente medido da linha positiva de X. Quando A for incremental ele ser medido a partir de um prolongamento do movimento anterior.

Zero programa Posio atual N0010 G99 N0020 G90 N0080 G00 X20. Y15. N0090 G01 X85. Y55. F800. N0100 G03 R20. A60
R73224

64

3.4.8- INTERPOLAO CIRCULAR POLAR USANDO R A C Estas palavras R, A e C so usados num bloco para definir um movimento circular polar. O arco tem raio R e seu incio no ponto final do ltimo movimento programado. O arco tangente ao ngulo especificado por A. O final do arco especificado por C. R deve ser absoluto. E um movimento diferente de zero deve preceder o bloco que contenha as informaes do arco. O ngulo do qual o arco ser tangente ser definido por A. O vrtice deste ngulo ser no ponto final do movimento que precede o bloco do arco. O ngulo A pode ser absoluto ou incremental. Quando A for absoluto ele medido de uma linha positiva do eixo X. Quando A for incremental ele medido a partir de um prolongamento da linha do movimento prvio. O comprimento do arco, ngulo C, tem seu vrtice no centro do arco. O ngulo C pode ser absoluto ou incremental. Quando C for absoluto ele medido a partir de uma linha positiva de X at o final do arco em relao ao centro do prprio arco. Quando C for incremental ele medido a partir de uma linha que une o ponto inicial do arco ao ponto de centro do arco.

A 50o a 28.198o X 60. Y 40. R 15.

c-155.

N0010 G99 X 10. N0020 G90 Y 20. " " N0080 G00 X10. Y20. N0090 G01 X60. Y40. N0100 G02 R15. A50. C-15. ou N0100 G02 R15. A50. c-155. ou N0100 G02 R15. a28.198 C-15.

X 71.490 C-15. Y 30.358 X 85.979 (Pto. Centro Y 26.476 do raio)

R73224

65

3.4.9- POSICIONAMENTO POLAR USANDO R C As palavras R e C podem ser usadas para executar uma interpolao circular polar. O arco tem o raio definido por R e o comprimento do arco definido pela palavra C. R deve ser absoluto e um movimento diferente de zero deve preceder o bloco que contenha interpolao. O arco ser tangente ao ltimo ponto programado. O comprimento do arco, ngulo C, tm seu vrtice no centro do raio. O ngulo C pode ser absoluto ou incremental. Quando C for absoluto ele medido de uma linha positiva de X que se extende do centro do arco. Quando C for incremental medido a partir da linha que une o centro do raio e o ponto inicial do arco.

N0010 G99 N0020 G90 " " N0080 G00 X10. Y10. N0090 G01 X40. Y30. N0100 G03 R20. C30. ou N0100 G03 R20 c86.309
66 R73224

3.4.10- INTERPOLAO CIRCULAR POLAR USANDO C Quando somente a palavra C for usada para definir um movimento circular polar, ela produz um arco que tem o comprimento determinado pela palavra C. O centro do arco sempre o ltimo centro polar definido. Se no for definido, o vrtice ser no zero programa. Consequentemente o raio do arco o comprimento da atual posio da ferramenta at o zero programa. O ngulo C pode ser absoluto ou incremental. Quando C for absoluto, ele medido a partir da linha positiva de X que est passando no zero programa. Quando C for incremental ele medido a partir da linha que une o zero programa at a posio atual da ferramenta.

Z e r o programa Posio atual ferramenta

da

N0010 G99 N0020 G90 N0100 G01 X40. Y-16. N0110 G03 C30. ou N0120 G03 c51.801
R73224 67

3.4.11- INTERPOLAO CIRCULAR POLAR USANDO C I J Quando C, I e J forem usados para definir um movimento circular polar, produzem um arco que tem o comprimento determinado por C. O raio do arco a distncia da posio atual dos eixos at o centro do raio definido por I e J. I e J determina o centro do arco. Eles podem ser absoluto ou incremental. Quando absoluto o centro medido a partir do zero programa. Quando I e J for incremental, eles indicam a distncia e direo do ponto de incio do arco para o centro do arco. O comprimento do arco, ngulo C, tem seu vrtice no centro do arco ele tambm pode ser absoluto ou incremental. Quando C for absoluto, ele medido a partir de uma linha positiva de X que passa pelo centro do arco. Quando C for incremental, ele medido a partir de uma linha que une o ponto de incio do arco at o centro.

N0010 G99 N0020 G90 " " N0080 G00 X42. Y7 N0090 G03 I20 J20. C55. ou N0090 G03 i-22. j13. c85.579 ou N0090 G03 i20. j20. c85.579

Zero programa Posio atual da ferramenta

68

R73224

3.5 - TEMPO DE PERMANNCIA (DWELL) - G04


Um bloco G04 programa um tempo de permanncia. O tempo da permanncia, em segundos, definido pela funo F (formato 3.2) que aparece no bloco G04. Este tempo de permanncia modal. Ele usado por algum bloco G04 subsequente no programa desde que no haja outra funo F programada com algum valor diferente para F. Caso se queira mudar o tempo de permanncia, pode-se especificar uma nova funo F com outro valor num outro bloco G04. Por exemplo:

BLOCO DE DADOS . . G4 F10.# . . . . . G4# . . . G4 F5.# . . . . . G4# . .

COMENTRIO

Executa uma permanncia de 10 segundos

Executa uma permanncia de 10 segundos

Executa uma permanncia de 5 segundos

Executa uma permanncia de 5 segundos

Enquanto o bloco G04 est sendo executado, o tempo de permanncia fica em contagem regressiva do seu valor inicial at zero. Pode-se acompanhar esta contagem regressiva na pgina STATUS do Controle. A permanncia pode ser necessria em algumas operaes ou pode ser usada para dar ao operador tempo para ler um comentrio no programa da pea na pgina [STATUS]. Neste caso o bloco do comentrio deve vir imediatamente aps o bloco G04. A funo G04 no troca o status ou a funo do Controle servindo apenas para inserir uma pausa por um tempo determinado. Depois que o tempo de permanncia foi completado, o Controle continua a execuo com o prximo bloco.

R73224

69

3.5.1 - A tabela abaixo explica os comandos (prompts) que o Controle fornece para G04. Tabela 15.D

PROMPT

PERMANNCIA

PERMANNCIA G04 SEGUNDOS (F) A funo F especifica a quantia de tempo de permanncia em segundos. O formato para F 3.2. Esta quantia permanece ativa para blocos G04 que venham a seguir, a menos que uma nova permanncia seja programada.

3.6 ARCO TANGENTE


A funo G05 permite programar 2 retas que so tangentes a um arco cujo raio e coordenadas de centro so conhecidos. Os pontos de tangncia so automaticamente determinados pelo comando, aliviando a necessidade do programador calcular estes pontos. G05 modal e permanece em efeito at que seja programado uma funo G00, G01, G02, G03 ou G73. G05 executa interpolao circular previamente definido pelos planos G17, G18 ou G19. Este captulo ser descrito para o plano XY (G17), porm, as mesmas informaes so aplicadas para outros planos. Se a ferramenta estiver em um ponto qualquer e for ativado um bloco contendo G05 e informaes do centro do arco e o raio, o comando posicionar a ferramenta em avano de trabalho, para o ponto de tangncia do arco. A escolha entre os 2 pontos de tangncia possveis determinado pelo sinal do raio especificado por Q. As coordenadas do primeiro ponto de tangncia podem ser armazenados pelo comando para facilitar o trmino do percurso. Neste mesmo ponto se o programador desejar. Se uma funo G05 est ativa e programa-se um G05 ou um G01 instruir ao comando para continuar ao longo do arco at atingir um ponto de tangncia do qual ele possa continuar num percurso linear para a nova meta.

70

R73224

Se o comando ativo um G05 a meta pode ser um outro ponto tangente de um novo arco especificado com G05. Uma funo G05 sem dados, informa ao comando para terminar o percurso no primeiro ponto tangente previamente armazenado. As funes usadas no G05 consiste primeiramente nas coordenadas do centro do arco (X,Y,Z) e a funo Q especifica o raio do arco. se a funo Q no for definida, ou se Q for igual a zero determinar um ponto (canto vivo). Se o valor de Q for positivo o arco ser executado no sentido anti-horrio. Se o valor de Q for negativo o arco ser executado no sentido horrio. O centro do arco pode ser determinado usando coordenadas cartesianas ou coordenadas polares seguindo os mesmos conceitos para movimentos polares. Lembrando que, programao polar somente possvel no plano XY. A funo G05 admite as seguintes funes: A, B, C, I, J, R, X, Y (K e Z para outros planos).

Especifica o raio do arco. + para anti-horrio; - para horrio.

Nmero do bloco (opcional).

H,E,P

Admite sub-rotina ou sub-programa.

Admite um avano.

M,S,T,O

Admite funes miscelneas, velocidade do eixo, nmero da ferramenta, nmero do corretor.

Admite repetio de blocos.

No especifica diviso de segmento quando usado juntamente com a funo G05. A funo D, neste caso, informa ao comando para armazenar a coordenada do ponto de tangncia para ser usada no trmino do percurso.

R73224

71

Uma funo G05 em que no especificado as coordenadas de centro do arco um comando especial que utilizado para fechar o percurso. O comando reverte o movimento P/ G01. Se um parmetro D estava especificado em um bloco contendo G05 previamente determinado e voc programa um bloco somente com G05 haver um movimento para o ponto de tangncia daquele primeiro arco, que foi memorizado pelo comando atravs da funo D. Veja exemplo abaixo:

81.28

7.62

10.16

62.23 57.15 7.112 41.91 30.48 7.62 5.588

16.848 4.064

5.08

29.21

35.56

57.15

63.5

86.36

100.33

114.3

X0 Y81.88 G05 X35.56 Y62.23 Q-7.62 D X29.21 Y30.48 Q 5.08 X63.5 Y57.15 Q-10.16 G01 X100.33 Y57.15 Q 7.112 X86.36 Y16.848 Q 5.588 G02 I95.25 J0 X114.3 Y0 Q 4.064 G01 X57.15 G05 X5.08 Y41.91 Q-7.62 G05 G00 X0 Y81.28

72

R73224

3.6.1 - FUNO Q : CHANFRO OU ARREDONDAMENTO

Esta funo quando programada juntamente com as funes G1,G2 e G3 provocar a insero de um chanfro ou raio,entre o movimento gerado pelo bloco que contm a funo Q e o bloco seguinte. Se o valor de Q for positivo especificar o raio do arco a ser inserido entre os dois movimentos,e se o valor de Q for negativo especificar a dimenso do chanfro a ser inserido entre os dois movimentos.

EXEMPLO: . . . G1 XY X60. Q10. Y60. Q-5. X Q15. Y . . .

. . . N60 GXY N70 G1 X70.Q10. N80 X30.Y50. N90 X N100 Y . . .

. . . N50 GXY N60 G1 Y30. N70 X10. N80 X20.Y20. N90 G2 X40.Y0 120.J0Q5. N100 G1X. . . .

R73224

73

CAPTULO 4 - MODO DOS EIXOS


4.0 - DESCRIO DO CAPTULO
Este captulo descreve como funciona um bloco de dados que contm uma funo G do grupo que define o modo dos eixos. Aps a leitura deste captulo, o usurio saber como: . Selecionar o plano no qual se deseja realizar uma interpolao circular e/ou compensao de ferramentas. . Programar compensao do raio da ferramenta. . Selecionar um corretor de posicionamento.

4.1 - SELEO DE PLANO - G17, G18 E G19


As funes G17, G18 e G19 permitem selecionar o plano no qual se pretende executar interpolao circular (incluindo um arco de interpolao helicoidal e/ou uma compensao de dimetro da ferramenta. . G17 - Seleciona o plano XY . G18 - Seleciona o plano XZ . G19 - Seleciona o plano YZ O controle assume G17 (por default) assim que for ligado e no final do programa (aps um M02 ou M30, no programa principal). Essas funes so modais. Uma vez selecionada ela permanece ativa at que o Controle execute outra funo desse grupo ou execute M02 ou M30 no programa principal. No bloco em que for programada uma dessas funes no deve ser programada nenhuma outra funo, com exceo da funo N. Se isto no acontecer, quando da execuo, o Controle produzir a mensagem de erro - COD NO CONHECIDO - e a execuo ser interrompida. Se antes de um bloco que especifica uma interpolao circular no houver um bloco especificando o plano no qual se dar a operao, o Controle interromper a execuo e exibir a mensagem CHECAR EIXO E PLANO. Isto somente no acontecer se a interpolao for no plano XY (G17), j que o Controle assume essa funo por default. Com relao a compensao de raio da ferramenta, ao ativar essa funo, atravs dos cdigos G41 ou G42, simultaneamente o movimento de interpolao linear compensado fica limitado ao plano selecionado. Por exemplo, se a funo G17 est ativa e se for programado algum movimento em XZ ou YZ, o Controle, quando da execuo interromper a mesma e exibir uma mensagem de erro.
74 R73224

4.2 - COMPENSAO DE RAIO DA FERRAMENTA G41, G42, G40


A compensao de raio da ferramenta permite corrigir dimenses da pea atravs de valores do raio da ferramenta. O valor do raio da ferramenta a ser compensado obtido atravs do dimetro da ferramenta, programando-se as dimenses da pea e deixando que o Controle compense automaticamente o valor do raio da ferramenta. O valor do raio pode ser incrementado para mais ou para menos especificando um dimetro maior ou menor. O usurio introduz os valores de dimetro e comprimento da ferramenta num endereo (existe 1 grupo de 96 disponveis) da pgina [CORREO FER]. Para chamar a compensao no programa, usa-se a funo O e um valor numrico que corresponde ao endereo alocado na pgina [CORREO FER]. Quando a compensao chamada durante a execuo do programa, o Controle acessa o valor do dimetro e o divide por dois para obter o valor compensado. Se o valor do dimetro inserido na pgina [CORREO FER] for negativo (-), o Controle compensar para dentro da trajetria programada para a ferramenta. Se for positivo, o controle compensar para fora da trajetria programada. Assim, ao se programar uma determinada trajetria esta pode ser ajustada pr mais (atravs de uma entrada positiva) ou pr menos (atravs de uma entrada negativa). A compensao ser ativada somente em movimentos especificados pelas funes G01, G02, G03 e G73. A compensao automaticamente cancelada em movimentos rpidos (G00), desde que as prximas informaes de movimento no sejam movimentos de trabalho (G01, G02, G03, G73). A compensao ser automaticamente restabelecida quando um G01, G02, G03, G73 for programado depois do mov. rpido. Exemplo: Corretor D.5. G99 G90 G17 G71 GX10.Y20 T01 M06 O01 S600 M03 Z-5 F800 G41 G01 X15.Y15 X50. G00 X55.5 G1 X76 G40 X80 Y20 GZ0 M05 M02

R73224

75

4.2.1 - CANCELAMENTO DA COMPENSAO DE RAIO - G40 A funo G40 cancela as funes G41 e G42 (compensao de raio da ferramenta esquerda e direita respectivamente). G40 modal e assumido pelo Controle, quando este ligado e no fim de um programa. Um bloco G40 cancela a compensao, entretanto ela somente ser removida no prximo movimento dos eixos (ou num movimento simulado) programado depois do bloco G40. Esse movimento (que remove a compensao) deve ocorrer antes de qualquer bloco de dado que contenha uma funo G que no especifica uma movimentao nos eixos, ou antes de um bloco de dados com a funo O.

4.2.2 - FERRAMENTA ESQUERDA - G41 A funo G41 seleciona compensao de raio quando a ferramenta se posicionar esquerda da pea usinada tendo como referncia a direo do percurso. Figura 4.1 - G41 - Ferramenta esquerda

Programando um bloco somente com G41, a compensao somente ser interpolada no prximo movimento programado para os eixos. G41 modal e cancela G40.

76

R73224

4.2.3 - FERRAMENTA DIREITA - G42 A funo G42 seleciona compensao de raio quando a ferramenta se posicionar direita da pea usinada, tendo como referncia a direo do percurso. Figura 4.2 - G42 - Ferramenta direita

Programando um bloco somente com G41, a compensao somente ser interpolada no prximo movimento programado dos eixos. G42 modal e cancela G40.

4.2.4 - SELEO DO PLANO PARA COMPENSAO O controle permite a programao da compensao do raio da ferramenta para movimento em qualquer um dos trs planos de trabalho. Para isso basta programar o plano no qual a compensao ocorrer (usando G17, G18 ou G19), antes de a compensao ser ativada. . G17 - compensao no plano XY O controle assume esta funo assim que ligado, portanto, s necessita ser programada se estiver ativo um outro plano. G17 cancela G18 e G19. . G18 - compensao no plano XZ . G19 - compensao no plano YZ

R73224

77

Quando G41 ou G42 est ativo, pode-se programar movimento em todos os eixos, entretanto os movimentos sero compensados somente nos eixos do plano selecionado. Assim, no possvel programar movimentos combinados de eixos que no pertenam ao mesmo plano selecionado. Por exemplo: Se G17 (plano XY) est ativo e for programado um bloco tal como: G01 X1. Z1. # No ser possvel a sua execuo enquanto a compensao da ferramenta estiver ativa. O controle, assim que ler este bloco, gerar a mensagem EIXO/PLANO CRF ILEGAL.

4.2.5 - RESTRIES NA COMPENSAO Uma vez que estejam ativas as funes G41 ou G42, certas funes G no so permitidas. . G17, G18 ou G19 . G22 ou G23 . G30 ou G31 . G92 . G99 - seleo de plano - interpolao helicoidal (ver manual avanado) - imagem espelho (ver manual avanado) - define zero programa - cancela G92

Se o Controle encontrar alguma dessas funes G a execuo ser interrompida e a mensagem de erro ...EM COMPENS RAIO ser exibida. Deve-se programar G40 para cancelar a compensao, antes de programar essas funes. Deve-se tambm programar G40 (cancelando a compensao) antes de passar de G41 para G42 (ou vice-versa) ou antes de chamar uma nova compensao (atravs da funo O). Portanto se voc precisar programar alguma das funes acima, primeiro cancele a compensao com G40, ento restabelea a compensao de ferramenta desejada com G41 ou G42. Uma considerao final sobre compensao de raio da ferramenta o Look Ahead requerido pelo Controle. Atravs dele, o Controle examina o prximo bloco de dados a ser executado e checa se a ferramenta tangenciar a trajetria programada, levando em conta o dimetro da ferramenta e as coordenadas programadas. O controle no compensar um movimento externo menor que o raio da ferramenta se o movimento seguinte for um movimento interno maior que o raio da ferramenta. (Ser exibida a mensagem - DIM FERR EXCESSIVO - , aps o movimento externo ter sido executado).

78

R73224

Figura 4.3

; Dim. Ferr. 5 G99 G90 G17 G71 G00 X30. Y20. T01 M06 001 S600 M03 Z-5. G41 G01 X35. Y15. X70. Y12.5 (igual ao raio da ferram.) X100. G40 X105. Y18. GZ0 M05 M02

nome cancela G92 Coorden. absolutas plano XY prog. em mm posio -1 p/ troca de ferramenta Corretor 001, rpm liga eixo horrio posicionar em Z ativa corretor movimento 2 movimento 3 movimento 4 movimento 5 cancela movimento 6 afasta em z e cancela corretor fim de programa

Importante: Um movimento interno aquele no qual a ferramenta ao mudar a direo de sua trajetria gira em torno de seu centro instantneo de rotao (CI), o qual nesse caso est sobre o prprio eixo de rotao da ferramenta, sem alterar sua posio em relao pea. Por exemplo, se a ferramenta esta se deslocando esquerda da pea (G41) e vira para esquerda, ela executa um movimento interno. Figura 4.4. - movimento interno

MOVIMENTO INTERNO

OBSERVE QUE COMO O C.I. EST SOBRE O EIXO DE ROTAO DA FERRAMENTA, O RAIO DE GIRO NULO.

R73224

79

Um movimento externo aquele no qual a ferramenta ao mudar a direo de sua trajetria gira em torno de seu centro instantneo de rotao (CI), o qual nesse caso esta sobre o ponto de interseo das duas trajetrias, mudando sua posio relativa se posicionando para iniciar o movimento na outra direo. Por exemplo, se a ferramenta est se deslocando esquerda da pea (G41) e vira para direita, ela faz um movimento externo.

Figura 4.5 - movimento externo

MOVIMENTO EXTERNO

OBSERVE QUE COMO O C.I. NO EST SOBRE O EIXO DE ROTAO DA FERRAMENTA O RAIO DE GIRO NO NULO, IGUAL AO RAIO DA FERRAMENTA.

O controle compensar um movimento interno que seguido por um movimento externo.

Figura 4.6. - Restries ao Look Ahead


ERRADO CORRETO

MOVIMENTOEXTERNO

MOVIMENTOINTERNO

MOVIMENTOEXTERNO

MOVIMENTOINTERNO

80

R73224

4.2.6.- EXEMPLOS DE COMPENSAO Para inserir ou remover uma compensao de ferramentas pode-se fazer uso de 2 tcnicas: . Atravs de um movimento de entrada - programando-se um movimento de um ou ambos os eixos do plano de trabalho que seja igual ou maior que o raio da ferramenta (metade do valor do dimetro introduzido na pgina CORREO FER) e que posicione a ferramenta no ponto desejado.

. Atravs de um movimento simulado - programando-se um posicionamento de um ou ambos os eixos do plano de trabalho, com o objetivo apenas de acionar a compensao. O movimento simulado somente produz movimento porque ele aciona ou remove compensao. Quando a compensao acionada o movimento simulado instrui o Controle onde a ferramenta est descompensada. Pela capacidade que o Controle tem de ler o prximo movimento, ele calcula como aplicar a compensao corretamente. Quando a compensao removida, o movimento simulado fornece ao Controle um movimento Look Ahead (para evitar que haja choque com a pea). Os exemplos seguintes ilustram como usar cada uma dessas tcnicas. O exemplo que se segue ilustra como usar um movimento de entrada para chamar a compensao.

Figura 4.7 - Exemplo de compensao com movimento de entrada.

R73224

81

BLOCO DE DADOS ; MOV ENTRADA G99 G90 G71 G17 G00 X50. Y50. T01 M06 O01 S500 M08 M03 X5. Y5. Z5. G01 Z-10 F100 G41 X0 Y0 F200

COMENTRIOS Nome do programa. Cancela G92. Sistema coordenadas absolutas. Programa em mm. Seleciona-se plano XY. Posiciona e troca de ferramenta. Corretor O01 - rpm 500 liga refrigerante. Liga eixo sentido horrio. Posio entrada. Aproxim. rpida. Entrada na profundidade Z-10 avano 100 mm/min. Estabelece que a compensao se dar com a ferramenta se posicionando esquerda da trajetria a percorrer. Atravs deste movimento de entrada que maior que o raio da ferramenta a compensao ativada com avano de 200mm/min. Movimento 1. Movimento 2. Movimento 3. Movimento 4. Movimento 5. Cancela compensao com o valor sendo removido no prximo movimento em XY. Retorno da ferramenta at o ponto de partida com a remoo da compensao. Movimento rpido para posio. Inicial cancela corretor.

X-40. Y15. G02 X-25.Y30.I-25.J15. X0 Y0 G40 X5. Y-5. G0 Z0 O0 M02

82

R73224

MOVIMENTO SIMULADO

Nota: Uma situao especial existe para movimentos rpidos dentro da compensao. A posio da ferramenta no fim do posicionamento rpido a posio programada descompensada a menos que o prximo movimento seja um avano de trabalho. Se o prximo movimento um avano de trabalho, a ferramenta vai em rpido, para a posio compensada para incio do movimento em avano de trabalho BLOCO DE DADOS ; MOV. SIMULADO G99 G90 G71 G17 G00 X50. Y50. T01 M06 O01 S500 M08 COMENTRIOS Nome do programa. Cancela G92. Sistema coordenadas absolutas. Programa em mm. Seleciona-se plano XY. Posiciona e troca de ferramenta. Chama a compensao que est no endereo 1 da pgina correo ferramenta (5mm dia) rpm 500 - liga refrigerante de corte. Liga eixo rvore sentido horrio
83

M03
R73224

X5. Y5. Z5. G01 Z-10 F100 G41

Posio entrada Aproxim. rpida Entrada na profundidade Z-10 avano 100 mm/min. Estabelece que a compensao se dar com a ferramenta se posicionando esquerda da trajetria. Atravs deste movimento simulado a compensao ativada com a ferram. se posicionando no lado de fora do contorno da pea na coordenada Y-2.5 e em condies de executar o prximo movimento em X. Movimento 1 Movimento 2 Movimento 3 Movimento 4 Movimento 5 Afastamento rpido Z10. Cancela compensao com o valor sendo removido no prximo movimento em XY. Movimento em rpido at o ponto de partida do contorno interno (j com 2,5 do corretor). Estabelece que a compensao se dar com a ferramenta se posicionando direita da trajetria programada. Desce a ferramenta com avano de 200 mm/min. Movimento simulado Y5 no h movimento. Movimento 6

Y0

X-40 Y15 G02 X-25.Y30.I-25.J15. X0 Y0 G00 Z10. G40

X-7.5 Y-7.5

G42

G1 Z-1 F200 Y5. X-15.

84

R73224

Y10. X-35. Y15. G02 X-25.Y25.I.25 J15. X-5. Y5. X-7.5

Movimento 7 Movimento 8 Movimento 9 Movimento 10 Movimento 11 Movimento 12 Movimento simulado que impede que a ferramenta chanfre a pea o movimento de valor igual ao raio da ferramenta, um Look Ahead, ou seja, impede que a ferramenta execute toda trajetria do movimento 12. Afastamento da ferramenta at o nvel 10m. Cancela a compensao que ser removida com o prximo movimento em X ou Y. Movimento em rpido at o ponto de partida. Movimento rpido para posio inicial cancela corretor. Fim de programa

G00 Z10. G40

X0 Y0 GZ0 M02

R73224

85

4.3 - CORRETOR DE FIXAO G45


A funo G45 permite selecionar um corretor de fixao que se encontra na pgina [CORRETORES FIX] do Controle. Corretores de fixao so compensaes do Zero Mquina ao Zero Programa ou do Zero Programa at uma nova posio desejada, nos eixos X, Y, Z ou W. Portanto eles podem ser usados para alterar o Zero Programa por uma quantia pr-determinada. Existem at 96 corretores de fixao que podem ser usados (numerados de 1 a 12 em cada pgina [CORRETORES FIX]. O programa pode especificar um nmero para o corretor, ou pode sequenci-los atravs de uma seleo de corretores, colocados em sequncia, permitindo ao operador determinar quantos corretores de fixao sero usados. Com uma programao conveniente, fcil colocar todos os corretores em sequncia, para que sejam executados pela mquina com uma determinada ferramenta, antes de prosseguir para a prxima ferramenta. Isso elimina a realizao das trocas de ferramenta a cada correo de fixao. Um programa escrito dessa maneira pode alm disso, ser executado com nenhuma, uma, ou vrias correes de fixao sem modificao no programa. Para invocar explicitamente um corretor de fixao, programa-se a funo G45 seguida pela funo O e o nmero do endereo do corretor na pgina [CORRETORES FIX]. Por exemplo, se for programado: G45 001# Ser selecionado o corretor de posio que est no endereo 1 da pgina [CORRETORES FIX]. Aps terem sido invocadas, as correes de fixao so interpoladas durante o prximo movimento programado dos eixos. Elas estaro completamente ativadas quando todos os eixos especificados pelo corretor de fixao tiverem sido movidos. Se o campo ltimo O , da pgina [CORRETORES FIX], zerado pelo operador, os corretores de fixao ficam desabilitados e o comando G45 ignorado pelo Controle. Para cancelar correes de posio, programa-se: G45 O00# As correes sero removidas durante o prximo movimento programado dos eixos afetados pelas correes de fixao. G45# incrementa para o prximo nmero de corretor. Se o nmero de corretor estava igual ou maior que o campo ltimo O (fixado pelo operador), o nmero de corretor voltar para o nmero 1. Se o nmero de corretor era zero, ele permanecer zero. Um comando G45 junto com uma chamada de subrotina especificada por H, E, e/ou P, exceto E sozinho, (E sozinho no uma chamada de subrotina) far com que seja executado primeiro a subrotina. Ento ser executado o comando G45# (incrementando o nmero do corretor se ele no for zero) . Se o Controle incrementou fazendo o nmero do corretor igual a 1 ou se o nmero do corretor 0, ele processar o prximo bloco, caso contrrio, a subrotina chamada novamente e a sequncia se repete.

86

R73224

A programao de um bloco de dados com a funo G45 e a funo E, sem a funo H ou P, um comando sem validade para o Controle. Se a funo O includa num bloco G45 com chamada de subrotina, ela especificar o primeiro nmero de corretor. Isso no tem efeito se o campo PROX.FIXAO est zerado. Um comando com G45 e H, sem E ou P, far com que seja executado primeiro a correo de fixao e a seguir o desvio especificado por H, a no ser que o Controle tenha incrementado o nmero do corretor de volta para 1 ou o nmero do corretor est zerado, neste caso o desvio no ocorre, sendo executado o prximo bloco. Neste formato no permitido usar a funo O. Por exemplo:

G99 G90 G17 G71 GX50. Y-50. T01 M6 O01 S500 M08 M03 G45 O01 N100 GXY Z5. G1 Z-5. F200 X30. Y20. X0 Y0 GZ5. G45 H100 G45 O0 X50. Y150 GZO M05 M02

O01 O02 O03. O04.

X100. X150. X200. X250.

R73224

87

Se o operador deseja rodar o programa sem nenhuma correo de fixao, basta selecionar ltimo O igual a 0 na pgina [CORRETORES FIX]. Se ele deseja rodar o programa apenas uma vez usando o corretor nmero um, basta selecionar ltimo O igual a 1 na pgina [CORRETORES FIX]. Para rodar o programa cinco vezes usando os corretores de 1 a 5, basta selecionar ltimo O igual a 5. Nesse caso ser executado o loop do G45 ao N100 at terem sido feitas todas as cinco correes e ento ser ignorado o desvio, indo para o prximo bloco G45 O 0. No exemplo acima, o programa no requer troca de ferramentas. Isso possibilita minimizar a troca de ferramentas no caso de peas que requerem vrios corretores de fixao.

G99 G90 G17 G71 G0 X50. Y-50 T01 M06; PRIMEIRA FERRAM. O01 S600 M08 M03 G45 O01 N100 GXY Z5. G1 Z-5. F600 X30. Y20. X0. Y0 G Z5. G45 H100. G45 O0 GZO M05 G X50. Y50. T02 M06; 2a. FERRAM. O2 S600. M8 M3 G45 O01 N200 GX15. Y10. GZ5. G1 Z-1. F600. G1 X30. G2 I15. J10. G1 X15. GZ5. G45. H200. G45 O0. GZO MO5 X50. Y150 M02
88 R73224

P6 ; PROGRAMA PRINCIPAL G99 G90 G17 G71 GX50. Y-50. G45 O01 P8 H80 E100 G45 O01 P8 H150 E350 G45 O0 GZO M05 M02 P8 ; SUB PROGRAMA N80 T01 M06 N90 O1 S500 M08 M03 GXY Z5. G1 Z-5. F800. X30. Y20. X0. Y0. GZ5. G45 H-90. G45 O0 GZO N100 M05 N150 GX50. Y50. T02 S600 M03 G45 O01 N300 GX15. Y10 O2 G Z-5 G1 Z-1 F800. G1. X30 G2 I15. J10. G1 X15. GZ5. G45. H300 G45 O0 GZO M05 X50. Y150. N350. M02 Nos dois exemplos acima o Controle selecionar o ferramental 1, executar a parte do programa que se refere ferramenta 1 com todas as correes at o ltimo O selecionada pelo operador, ento ocorrer a troca pela ferramenta 2 e executar a parte do programa que se refere ferramenta 2 com todas as correes, etc. Note que tambm o programa no requer troca de ferramenta para que o operador rode o programa sem nenhuma, com uma, ou vrias correes.

R73224

89

CAPTULO 5 - CICLOS FIXOS


5.0 - Descrio do Captulo
Este captulo abrange as funes G do grupo de ciclos fixos, as quais estabelecem operaes de usinagem repetitivas. Acrescentam-se informaes numricas e parmetros para especificar a ao do ciclo.

O controle provido dos seguintes ciclos fixos e da funo de cancelamento: . G80 - Cancelamento de ciclo fixo. Remove o ltimo ciclo fixo definido do estado ativo.

. G81 - Ciclo fixo de furao. Define operaes de furao simples, com tempo de permanncia opcional no fundo do furo.

. G82 - Ciclo fixo de furao com permanncia. Define uma operao de furao com um tempo de permanncia opcional no fundo do furo.

. G83 - Ciclo fixo de furao com descarga. Define no ciclo de furao a profundidade do furo na qual ocorrer a descarga do cavaco atravs de uma permanncia ou da retrao da ferramenta.

. G84 - Ciclo fixo de roscar. Define um ciclo de rosca direita. Neste ciclo deve-se utilizar um passador de macho flutuante.

. G85 - Ciclo fixo de mandrilamento. Define um ciclo de furao com retrao da ferramenta na velocidade de avano especificada.

. G86 - Ciclo fixo de mandrilamento com retrao do eixo parado. Define um ciclo de furao com retrao da ferramenta com eixo parado, isto , sem girar.

5.1 - INTRODUO
Os ciclos fixos da srie G81 a G86 definem movimentos especficos para o eixo Z, segundo programao que satisfaa as exigncias e opes desta srie. Uma vez definido um ciclo fixo num programa, este atuar automaticamente aps um movimento em rpido (G00) no plano XY. Os ciclos fixos so modais e permanecem ativos at que sejam cancelados com um G80. Se for programado um novo ciclo fixo sem cancelar o anterior, o comando sempre assume a execuo do ltimo ciclo programado, at que haja o cancelamento.
R73224

90

5.2 - CANCELAMENTO DE CICLO FIXO G80


Um bloco G80 cancela um ciclo fixo ativo. Programa-se esta funo quando no mais deseja-se que um ciclo fixo atue no final de um movimento rpido.

5.3 - CICLO FIXO DE FURAO - G81


Esta funo pode ser usada para operaes simples de furao o ciclo ser executado tantas vezes quanto movimentos em rpido no plano XY houverem at o seu cancelamento. Estando a ferramenta na posio Z inicial e feito o posicionamento em rpido nos eixos X e Y, a ferramenta movimenta-se em rpido at o plano R, fura em velocidade de avano at a profundidade final, executando um tempo de permanncia opcional, e retorna em rpido ou em avano de retrao at o plano-R ou a posio Z inicial da ferramenta. G81 e G82 possuem as mesmas funes disponveis para programao de seus blocos. Estes so providos como cdigos separados a fim de obedecer mais reservadamente s especificaes da EIA RS-274, mas sua aes especficas podem ser idnticas. Como todo ciclo fixo, G81 modal. Ele permanece em efeito at ser cancelado pela funo.

5.3.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a sequir descreve as funes que o Controle possui (os prompts) para a funo G81, indicadas no mesmo bloco de informaes.

PROMPT

DESCRIO

FURAR

G81

PROFUND. Z

Z obrigatrio para o ciclo fixo G81. Ele programa a coordenada Z de mxima profundidade (movimento negativo de Z), quando Z absoluto (G90). Ele programa a distncia abaixo do plano-R quando Z incremental (G91). O movimento executado com avano F programado.

PERM-SEGUNDOS D

D opcional. Ele especifica o tempo de permanncia em segundos (0,01 a 99,99) no fundo do furo.

R73224

91

PLANO RAPIDO R

R opcional. Ele especifica a posio Z do Plano-R. R sempre uma posio absoluta do eixo Z. A operao de usinagem em avano de trabalho do ciclo fixo ocorre da posio do plano-R para a profundidade especificada em Z. Todos ciclos fixos movimentam-se em rpido, para baixo, da posio Z inicial da ferramenta at a posio do plano-R, quando o ciclo fixo atuado. Se no for especificado R no ciclo fixo, o Controle assumir a posio atual de Z para iniciar movimento com avano de trabalho.

AV. TRABALHO F

F programa a velocidade de avano para usinagem desde o plano-R at a profundidade Z. Se F no for programado, o comando executar um valor default (geralmente 2500 mm/min), conforme pgina Controle de parmetros.

AVANO SAIDA V

V programa o avano usado para retrair da profundidade total. Se V no for programado, o Controle assumir que a retrao deva ocorrer em avano rpido.

COD RETRAAO P

P programa a posio de retrao da ferramenta entre as execues dos ciclos fixos. Se P no for programado, ou programado como zero, a ferramenta retrair at o plano-R durante o movimento em XY que aciona o ciclo. Se P programado com um valor diferente de zero (1 a 250), a ferramenta retrair a posio que se encontrava antes do ciclo fixo ser definido.

X PRE MOV

X programa o movimento em X que ser executado antes da execuo do ciclo fixo. Este movimento pode ser absoluto/ incremental ou rpido/velocidade de avano. Se o modo rpido o ciclo fixo atuar imediatamente aps o movimento, caso contrrio o ciclo no atuar.

Y PRE MOV

Y programa o movimento em Y que ser executado antes da execuo do ciclo fixo. Este movimento pode ser absoluto/ incremental ou rpido/velocidade de avano. Se o modo rpido o ciclo fixo atuar imediatamente aps o movimento, caso contrrio o ciclo no atuar.

92

R73224

Exemplo de G81 . . . GZ30. # G81 R2.Z-25.F150 # X20.Y30. # X50.Y15. # G80 # . . .

Avano Rpido

Avano de Trabalho

R73224

93

5.4 - CICLO FIXO DE FURAO COM PERMANNCIA - G82


O ciclo fixo G82 indicado para alargamento ou operaes de furao onde a pea necessita de uma permanncia. Sua operao e programao so idnticas a do ciclo fixo G81 descrito anteriormente a ferramenta move-se em rpido at o plano-R, fura em velocidade de avano at a profundidade final, fornecendo um tempo de permanncia opcional, e retorna ao plano-R ou posio inicial da ferramenta em rpido ou em avano de retrao. G82 e G81 possuem as mesmas funes disponveis para programao de seus blocos. Estes so providos como cdigos separados a fim de obedecer mais reservadamente as especificaes do EIA RS-274, mas suas aes especficas podem ser idnticas. Como todo ciclo fixo, G82 modal. Ele permanece em efeito at ser cancelado como um bloco de dados G80, ou sobreposto por outro ciclo fixo, que atuar automaticamente aps um subsequente movimento rpido (G00).

5.4.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS Os mesmos prompts descritos para G81 se aplicam com as mesmas consideraes para G82. Exemplo de G82 . . . GZ30. # G82 R2.Z-25.D5.F150 # X20.Y30. # X50. # G80 # . .
Avano Avano de Rpido Trabalho

94

R73224

5.5 - CICLO FIXO DE FURAO COM DESCARGA - G83


Um bloco G83 executa uma operao que inclui um movimento de retrao ou uma permanncia para a quebra ou remoo do cavaco. Pode-se especificar uma permanncia e/ou um movimento incremental positivo de Z como ao de quebra cavaco depois de cada incremento. Quando a retrao total programada para quebra do cavaco, a ferramenta retrair dependendo da programao: . aps cada incremento de profundidade . para sucessivas profundidades programadas . ou apenas ao final do ciclo Quando uma permanncia programada para quebra do cavaco, o ciclo fixo pode ser programado para efetuar uma retrao opcional at o plano-R aps cada permanncia. O movimento em rpido, do ciclo fixo, para o plano-R ocorre aps cada incremento ou aps cada ao de quebra cavaco, at que a profundidade total seja atingida. A ferramenta tambm retrair em rpido ao plano-R ou posio inicial da ferramenta aps a execuo completa do ciclo. Como todo ciclo fixo, G83 modal. Ele permanece em efeito at ser cancelado pela funo G80, ou sobreposto por outro ciclo fixo, que atuar automaticamente aps um subsequente movimento rpido (G00).

5.5.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir descreve as funes que o Controle possui (os prompts) para a funo G83.

PROMPT

DESCRIO

FURAR/DESC. G83

PROFUND. Z

Idem a G81

PLANO RAPIDO R AV. TRABALHO F

Idem a G81 Idem a G81

R73224

95

INCR. INICIAL I

I obrigatrio no ciclo fixo G83. Ele programa a magnitude do primeiro incremento de profundidade que ocorre abaixo do plano R. Este valor sempre tratado como um movimento incremental negativo de Z indiferente do modo (G90 ou G91) em efeito ou do sinal de entrada. Se J e K no so programados, I o valor do incremento constante usado no ciclo. J especifica a distncia incremental a subtrair-se do ltimo incremento de profundidade para se obter o prximo incremento de profundidade. Por exemplo, comeando-se com o valor inicial I do incremento de profundidade, os incrementos seguintes sero: I - J = 2o. incremento de profundidade 2o. incremento - J = 3o. incremento de profundidade e assim por diante at que o valor mnimo de incremento K seja obtido. Se J e K no forem programados, o incremento de profundidade ter um valor constante igual a I.

DELTA INCR Z J

MIN INCR Z

K especifica o mnimo incremento de profundidade. O valor de K usado quando: ltimo incremento - J < K O valor de K permanece em efeito depois deste ponto at a profundidade total do furo ser atingida. Se K e J no forem programados, o incremento de profundidade ter um valor constante igual a I.

PERM-SEGUNDOS D

D programa um tempo de permanncia em segundos, (0,01 a 99,99) que ocorre aps cada incremento de avano. Se D no for programado, no haver permanncia. Se D programado e W omitido do ciclo, o controle assumir o valor de W = 1.0mm (ou 0.1 pol.).

QUEBRA CAVACO W

W especifica o incremento de retrao para quebra de cavaco. Esse um movimento incremental no sentido positivo de Z que ocorre em movimento rpido aps a ferramenta ter executado um incremento, se no houver retrao da ferramenta ao plano R a cada incremento de profundidade. Se W for programado, assume valor default de 1mm (ou 0,1 pol). Quando houver retrao ao plano R em rpido aps um incremento de profundidade, a ferramenta retorna at a um valor W em rpido do ltimo incremento de profundidade com velocidade de avano programada, para depois assumir um novo incremento de profundidade com velocidade de avano programada.

96

R73224

SEM RETR Z

U programa a magnitude de profundidade na qual ocorrer uma retrao em rpido para o plano-R. Este valor sempre considerado uma distncia incremental negativa de Z, indiferente do modo (G90 ou G91) em efeito. Cada vez que a Profundidade de corte sem retrao for igual ou maior que o valor de U, ocorrer uma retrao em rpido no planoR. Se U no programado ou menor que I, a ferramenta retrair ao plano R aps cada incremento de profundidade. Se U maior que Z mais R, no haver retrao ao plano-R at que a profundidade final seja obtida. Idem a G81. Idem a G81.

COD RETRAO P X PRE MOV X

Y PRE MOV

Idem a G81

5.5.2 - Exemplos As figuras seguintes mostram exemplos de programao para vrias caractersticas do ciclo fixo G83. G83 - Exemplo com Permanncia e Retrao Simples NOTA: Quando no programado U ocorrer a retrao at o plano-R aps cada incremento de profundidade. Quando P diferente de zero retrair ao Z inicial no final do ciclo. . . . GZ25. # G83 Z-58.I15.R2.F100 D1. # X30. Y15. # Y30. # G80 # . . . Importante: Depois da retrao, a ferramenta voltar em rpido, profundidade anteriormente atingida menos o valor de W; assumido por default. Esta situao no descrita na figura ao lado.
R73224 97

G83 - Exemplo com Permanncia, Quebra Cavaco e retrao NOTA: Uso de J, K e U; nenhuma retrao de W, com U = 0. e D = 0. . . . GZ25. # G83 Z-58.R2.F100 I15.J5.K5.U30.D1. # X30.Y15. # Y30. # G80 # . . .

5.6 - CICLO FIXO DE ROSCAR - G84


A funo G84 possibilita a execuo de um roscamento direita em um furo com a utilizao de macho para roscar. Precauo: Para se evitar danos ao macho, pea e mquina, recomenda-se a utilizao de mandril, com passador de macho flutuante para qualquer operao de roscamento. O ciclo fixo G84 gira o eixo rvore no sentido horrio no incio do ciclo (interfaceado via PAL) move-se em rpido ao plano-R e em velocidade de avano at a profundidade especificada. Quando a profundidade final atingida, a rotao do eixo rvore revertida (sentido antihorrio) automaticamente. Finalmente a ferramenta retorna em velocidade de avano posio especificada (ao plano-R ou ao Z inicial).

98

R73224

Importante: Por razes de segurana, o Controle no permite o ajuste da velocidade de avano e da rotao do eixo rvore nas respectivas chaves de porcentagem de avano e rotao, durante a execuo do ciclo fixo G84 assumindo, assim, o valor de 100% para ambos. Por este motivo se faz necessria a programao correta dos valores de rotao do eixo rvore e velocidade de avano. Tambm por razes de segurana, se acionado o boto amarelo [BLK/BLK] para execuo de um ciclo simples com G84, o controle executar o ciclo como se este fosse um nico bloco, sem interrupo dos movimentos implcitos nos blocos. E o boto [CYCLE STOP] tambm desabilitado durante a execuo do ciclo G84. Como todo ciclo fixo, G84 modal. Ele permanece em efeito at ser cancelado pela funo G80, ou sobreposto por outro ciclo fixo, que atuar automaticamente aps um subsequente movimento rpido (G00).

5.6.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir descreve as funes que o Controle possui (os prompts) para a funo G84. PROMPT ROSCAMENTO G84 DESCRIO

PROFUND. Z

Idem a G81.

PERM-SEGUNDOS D

D opcional. Ele especifica o tempo de permanncia em segundos (0,01 a 99,99) no fundo do furo depois da reverso de sentido do eixo-rvore e antes que ocorra a retrao.

PLANO RAPIDO R

Idem a G81.

AV. TRABALHO F

F programa a velocidade de avano para usinagem desde o plano-R at a profundidade Z e o retorno do fundo at a posio de retrao. A funo F dever ser programada conforme: F = RPM x passo da rosca. Se no programado, ser assumido o valor default conforme pgina controle de parmetros (geralmente F default = 2500 mm/min).

R73224

99

COD RETRAO P

Idem a G81.

X PRE MOV X

Idem a G81.

Y PRE MOV Y

Idem a G81.

Exemplo de G84.

NOTA: RPM = 318 Passo = 1,5 mm F = 318 x 1.5 = 477 . . . GZ30. # G84 Z-15.R5.F477 # X25. Y20. # X40.Y30. # G80 # . . .

Avano Avano de Rpido Trabalho

100

R73224

5.7 - CICLO FIXO DE MANDRILAMENTO - G85


O ciclo fixo G85 possibilita a execuo da operao de mandrilamento. Move-se em rpido at o plano-R, age em velocidade de avano at a profundidade especificada, atua uma permanncia opcional e ento retorna ao plano-R ou ao Z inicial em velocidade de avano ou em avano de retrao. Como todo ciclo fixo, G85 modal. Ele permanece em efeito at ser cancelado pela funo G80, ou sobreposto por outro ciclo fixo, que atuar automaticamente aps um subsequente movimento rpido (G00).

5.7.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir descreve as funes que o Controle possui (os prompts) para a funo G85.

PROMPT MANDRILAR G85

DESCRIO

PROFUND. Z

Idem a G81.

PERM-SEGUNDOS D

Idem a G81.

PLANO RAPIDO R

Idem a G81.

AV. TRABALHO F

Idem a G81.

AVANO SAIDA V

V programa o avano usado para retrair da profundidade total. Se V no for programado, o Controle assumir que a retrao deva ocorrer no valor ativo de F.

COD RETRAAO P

Idem a G81.

X PRE MOV

Idem a G81.

Y PRE MOV

Idem a G81.

R73224

101

Exemplo de G85: . . . GZ25. # G85 R2.Z-20.F40 V150 D1. # X30.Y40. # Y20. # G80 # . . .

Avano Avano de Avano de Rpido Trabalho F retorno V

5.8 - CICLO FIXO DE MANDRILAMENTO COM SADA DE EIXO PARADO - G86


O ciclo fixo G86 possibilita a execuo da operao de mandrilamento com a sada do eixo parado. Move-se em rpido ao plano-R, em velocidade de avano at a profundidade especificada, atua um tempo de permanncia opcional, o eixo pra de girar e ento retorna a ferramenta ao plano R ou ao Z inicial em avano de retrao ou rpido. Como todo ciclo fixo, G86 modal. Ele permanece em efeito at ser cancelado pela funo G80, ou sobreposto por outro ciclo fixo, que atuar automaticamente aps um subsequente movimento rpido (G00).

5.8.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir descreve as funes que o controle possui Prompts para a funo G86. PROMPT MAND PRD EIXO G86 PROFUND. Z PERM-SEGUNDOS D
102

DESCRIO

Idem a G81. Idem a G81.


R73224

PLANO RAPIDO R AV. TRABALHO F AVANO SAIDA V

Idem a G81. Idem a G81. V programa o avano usado para retrair da profundidade total. Se V no for programado, o Controle assumir que a retrao deva ocorrer em movimento rpido Idem a G81. X Y Idem a G81. Idem a G81.

COD RETRAAO P X PRE MOV Y PRE MOV

Exemplo de G86. . . . GZ25. # G86 R2.Z-20.F40 V150 # X30.Y15. # Y35. # G80 # . . .

Avano Avano de Avano de Rpido Trabalho F retorno V com eixo parado

parada do eixo rvore

R73224

103

CAPTULO 6 - AUTO ROTINAS


6.0 - DESCRIO DO CAPTULO
Este captulo cobre o grupo de funes denominadas auto-rotinas. Auto rotinas so funes G que programam movimentos complexos da mquina atravs de um nico bloco. Depois de ler este captulo, o usurio saber como programar: . G22 e G23 selecionveis. Movimentos helicoidais nos sentidos horrio e anti-horrio, em planos

6.1 - INTERPOLAO HELICOIDAL G22 E G23


Para formar uma hlice, o Controle movimenta dois eixos em um arco, e o terceiro eixo em linha reta. Pode-se programar um movimento helicoidal com: . G22Para um movimento helicoidal no sentido horrio. . G23Para um movimento helicoidal no sentido anti-horrio. Compensao de raio no permitida durante um movimento helicoidal. O programador dever se certificar que a compensao de raio foi cancelada com G40 antes de executar as funes G22 e G23. Dessa forma, as posies programadas devero se referir ao centro da ferramenta.

6.1.1 - TELA PARA ENTRADA DE DADOS A tabela a seguir mostra as funes que o Controle fornece automaticamente na pgina EDIO PROGRAMA (o prompt da funo) as quais podero ser programadas no bloco da funo G22 ou G23. PROMPT HELICE HOR G22 X CTR OU/REV I I informa a coordenada X do centro do arco para os planos XY e XZ ou I informa o deslocamento longitudinal por revoluo (passo) quando o plano YZ (G19). DESCRIO

X CTR OU/REV J

J informa a coordenada Y do centro do arco para os planos XY e YZ ou J informa o deslocamento longitudinal por revoluo (passo) quando o plano XZ (G18). K informa a coordenada Z do centro do arco para os planos XZ e YZ ou K informa o deslocamento longitudinal por revoluo (passo) quando o plano XY (G17).
R73224

X CTR OU/REV K

104

X PTO FINAL X

X informa a coordenada X final do movimento linear no plano YZ (G19).

X PTO FINAL Y

Y informa a coordenada Y final do movimento linear no plano XZ (G18).

Z PTO FINAL Z

Z informa a coordenada Z final do movimento linear no plano XY (G17).

6.1.2 - PROGRAMAO DA HLICE Para produzir uma hlice, o Controle precisa saber: . O plano do arco Antes de programar o bloco da hlice, deve-se programar um bloco que chame o plano em que ocorrer o movimento circular. Usam-se: - G17 para o movimento circular no plano XY. - G18 para o movimento circular no plano XZ. - G19 para o movimento circular no plano YZ. De acordo com o plano em que ocorre o movimento circular da hlice, sero diferentes os significados das funes prompts. O bloco de hlice programado tem que ter um formato que seja correto para o plano escolhido, caso contrrio, ocorrer um erro - CHECAR EIXOS E PLANO - quando for rodado o programa.

. A direo do arco No bloco da hlice, programa-se: - G22 para movimento circular no sentido horrio, no plano selecionado. - G23 para movimento circular no sentido anti-horrio, no plano selecionado. Nota: Sentido horrio ou anti-horrio tem por defio a vista da direo negativa do eixo que no faz parte do plano que geram o arco.

R73224

105

. Centro do movimento circular No bloco da hlice, programa-se o centro do arco com: I e J para plano XY (G17) I e K para plano XZ (G18) J e K para plano YZ (G19)

bom lembrar que as coordenadas do centro do arco so referenciadas no Zero Programa no modo absoluto (G90), ou na posio atual dos eixos no modo incremental (G91).

. O deslocamento linear longitudinal por revoluo do arco (passo) No bloco da hlice programa-se o passo atravs das funes: K para o plano XY (G17) J para o plano XZ (G18) I para o plano YZ (G19)

O valor programado do passo sempre um incremento, ou seja, ele no possui sinal, percorrido pelo eixo perpendicular ao plano selecionado que corresponde ao espao percorrido durante uma revoluo completa do arco (360 graus). Mesmo que uma revoluo completa no desejada, o passo deve ser equivalente ao crculo de 360 graus).

. A coordenada da profundidade final desejada para o movimento linear No bloco da hlice, programa-se o movimento do eixo linear atravs de: Z para o plano XY (G17) Y para o plano XZ (G18) X para o plano YZ (G19)

Pode-se programar o coordenada da profundidade final no modo absoluto (G90) ou incremental (G91). O movimento do arco pra quando a profundidade final for encontrada isto significa que os eixos do arco podem parar em qualquer ponto de sua revoluo. As revolues do arco so determinadas pela frmula: Comp. total linear No. de Revolues = passo

106

R73224

A tabela a seguir resume as informaes necessrias para programar uma hlice:

Programa-se o Se o plano circular XY (G17) XZ (G18) YZ (G19) Centro com Passo com movimento linear total com Z Y X

IeJ IeK JeK

K J I

6.1.3 - Exemplos Exemplo 01: plano XY Este programa executa, utilizando uma fresa de perfil especial, uma rosca direita em uma pea vazada.

R73224

107

; - Hlice - X Y - # N0010 G90 # N0020 G17 # N0030 G40 # N0035 O01 N0040 G0 X Y100. Z10. # N0050 F 1200. #

nome do programa coordenadas absolutas selecionar o plano X Y cancela qualquer anterior compensao de raio corretor 1 desloca em rpido para as coordenadas indicadas define a velocidade de avano igual a 1200 mm/min

N0060 G22I50.J100.Z-75.K20.# executa uma hlice a partir da posio atual da ferramenta com centro em X = 50. e Y = 100., passo = 20. e profundidade final Z = -75 N0070 G01 X50. Y100. # desloca com avano de trabalho para as coordenadas indicadas. desloca em rpido para a posio Z = 0. fim de programa

N0080 G0 Z0.O # N0090 M02 #

108

R73224

Exemplo 02: Plano XZ Este programa executa, utilizando uma fresa de perfil especial, uma rosca esquerda em um canal circular cncavo.

; - Hlice - X Z - # N0010 G90 # N0020 G18 # N0030 G40 # N0040 G0 X-20. Y-10. Z0. # N0050 F1200. # N0060 G23 I0.K0.Y150.J20. #

nome do programa coordenadas absolutas seleco do plano XZ cancela possvel compensao de raio anterior desloca em rpido para as coordenadas indicadas estabelece velocidade de avano igual a 1200 mm/min executa uma hlice interpolando em XZ ao longo de Y, com centro em X = 0 e Z = 0, profundidade final = 150 e passo = 20. desloca em rpido para X = 0 e Z = 5 fim de programa

N0070 G0 X0. Z5. # N0080 M02 #

; Hlice plano YZ N0010 G90 N0020 G19 N0030 O01 N0040 G0 X-10 Y20. Z N0050 G23 J0 K0 I20. X150. N0060 GZO N0070 M02
R73224

coordenada absoluta plano YZ corretor 1 aproximao Executa hlice interpolando no plano YZ ao longo do eixo X. Passo = 20

Fim de programa
109

CAPTULO 7 - FUNES:
7.0 - IMAGEM DE ESPELHO
As funes G30 e G31 so usadas para cancelar e estabelecer espelhamento de movimentos dos eixos. Por espelhamento entende-se como sendo a inverso do sinal da coordenada programada. Espelhamento de eixos no podem ser aplicados para eixos rotacionais. Se voc programa a funo G31 para o eixo X e executa um movimento X positivo, no espelhamento, o resultado obtido ser um movimento em X negativo.

G30 CANCELA ESPELHAMENTO O comando assume G30 ao ser ligado. Restaura a direo normal de operao e cancela G31. Uma funo G30 sem endereamento de eixos no mesmo bloco cancela o espelhamento para todos os eixos.

Uma funo G30 com endereo cancela o espelhamento somente para o eixo especificado. Ex.: G30 X - cancela espelhamento somente para o eixo X. G30 - cancela espelhamento para todos os eixos.

G31 - ESPELHAMENTO DE EIXO Um bloco com G31 inverte o sentido de direo dos eixos nele especificado. Por exemplo: G31 XY - referencia o espelhamento somente para os eixos X e Y. Enquanto o espelhamento estiver ativo o comando exibir na pgina STATUS a letra M em REVERSE VDEO direita do eixo. G31 modal e permanece em efeito at ser cancelado com um G30, M02 ou M30.

110

R73224

Programa Principal . . . N10 GX50.Y50.Z5. N20 P2 N30 G31X N40 P2 N50 G31XY N60 P2 N70 G30 N80 G31Y N90 P2 N100 G30 . . .

Sub Programa P2

N10 G91 N20 GX10.Y10. N30 G1Z-10.F100. N40 Y30. N50 X30. N60 Y-10. N70 X-10. N80 Y-20. N90 X-20. N100 GZ10. N110 X-10.Y-10. N120 M2

R73224

111

7.1 FUNO G89


Restaura e executa o ltimo ciclo fixo cancelado com um cdigo G80. Em alguns casos necessrio cancelar um ciclo fixo para movimentar rapidamente os eixos em XY evitando um obstculo como grampos. Depois de executado o desvio pode-se restaurar o ciclo fixo programando se um G89 somente no bloco. Se um G89 somente no bloco.

Exemplo: G99 G90 X-100. Y-100. T01 M06 O35 S1000 M03 Z30. G81 Z-3. R5. F150 G00 X-10. Y-15. X-60. G80 G00 Z25. G89 Y-55. X-10. G80 GZO M05 Y150.M02

Altura do grampo sobre a pea : 20mm

112

R73224

7.2 FUNO G29


Executa o ltimo ciclo fixo, que estava ativo no programa. Quando G29 for programado, o ciclo fixo executado mesmo que tenha sido cancelado com um cdigo G80. Devemos posicionar primeiro para a coordenada e depois executar o ciclo com G29. A funo G29 pode conter a funo L que especifica o nmero de execues a ser feita no ponto.

Exemplo: G99 G90 X-100. Y-100. T01 M06 O35 S1000 M03 Z30. G81 Z-3. R5. F150 G00 X-10. Y-15. X-60. G80 G Z25. Y-55. G29 X-10. G29 (L) GZO M05 M02

Altura do aperto : 20mm

R73224

113

7.3 FUNO G24


Auto-rotina de crculo de furos. Esta funo aplicada para ser executado automaticamente um auto-ciclo (G79 G86), sub-programa ou sub-rotina, num mximo de 128 vezes em um padro circular de pontos igualmente espaados. O comando executa o auto-ciclo, auto-rotina ou sub-programa no primeiro ponto do padro circular, executando-os novamente aps cada deslocamento que feito em movimento rpido entre os pontos, o qual a prpria funo G24 se encarrega de fazer. A seguir esto descritas as funes utilizadas com o cdigo G24: ICoordenada do centro do crculo no eixo X, em absoluto ou incremental. Se no programado, a atual posio em X assumida para ser a coordenada do centro do crculo.

J-

Idem para o eixo Y.

X-

Coordenada do ponto inicial do crculo no eixo X, em absoluto ou incremental. Se no programada a posio atual em X assumida para ser a coordenada inicial.

Y-

Idem para o eixo Y.

R-

Define o raio do crculo. R tem formato +/- 3.3.

C-

Define o ngulo da posio inicial no crculo. Ele medido a partir do positivo do eixo X no modo absoluto ou da posio inicial da ferramenta no modo incremental. C tem formato 3.3.

W - Especifica o nmero total de pontos em um crculo completo. A direo dos pontos pode ser no sentido horrio (W-) ou anti-horrio (W). O nmero mximo de pontos : Sentido horrio - 128 Sentido anti-horrio - 127 Deve-se programar W ou B para L maior do que 1. O espaamento entre os pontos pode ser o valor B programado diretamente ou pode ser informado indiretamente programando-se W e o espaamento ficar sendo 360 graus/W. W tem formato 3.

114

R73224

L-

Especifica o nmero total de pontos em que os auto-ciclos, sub-programas ou subrotinas sero executados. O valor mximo de L 128 e pode ser menor do que o nmero total de pontos definido por W ou B. L tem formato 3.

B-

Define o espaamento angular igual para os pontos no crculo. A direo dos pontos poder ser no sentido horrio (B-) ou no sentido anti-horrio (B). Se B no for programado, W definir indiretamente o espaamento entre os pontos. B tem formato +/- 3.3.

P-

Especifica o nmero de um sub-programa a ser executado nos pontos em torno de um crculo. Se P no for programado, o auto-ciclo atual ou a sub-rotina (H,E) assumida. Se um auto-ciclo est ativo e a funo G24 especifica um sub-programa ou subrotina, o auto ciclo ser executado aps cada movimento em avano rpido ou movimento com a funo D houver dentro do sub-programa ou sub-rotina.

H-

Especifica o nmero do bloco inicial da sub-rotina.

E-

Especifica o nmero do bloco final da sub-rotina.

Para especificar o centro do crculo e a posio inicial pode-se utilizar as combinaes no bloco de dados com a funo G24: IJ A posio atual (antes do bloco G24) ser a posio inicial no crculo e o centro definido pelas funes I e J (no bloco G24).

XY - A posio atual ser o centro do crculo e a posio inicial do crculo ser um movimento feito a um ponto definido pelas funes X e Y.

IJ, XY -

O centro definido por IJ e a posio inicial por XY.

IJ, RC -

O centro definido por IJ e a posio inicial por RC.

R73224

115

IJ . . . G X50.Y100.Z30. G81 Z-12.R2.F100 G24 I50.J60.L5 W5 G80 . . .

IJ X Y . . . G Z30. G81 Z-12.R2. F100 G24 X50. Y100. I50. J60. L5 W5 G80 . . .

XY . . . GX50.Y60.Z20. G81 Z-12.R2.F100. G24 X50.Y100.W5 L5 G80

IJ

C R

. . . G Z30. G81 Z-12. R2. F100 G24 R40. C90. I50. J60.L5 W5 G80

116

R73224

7.4 FUNO G25


Auto-rotina quadrado ou retngulo de furos. Permite executar um retngulo ou um quadrado de pontos igualmente espaados, executando todos os furos programando-se apenas o furo inicial. Podemos definir o nmero de pontos ao longo dos eixos X Y e o espaamento entre eles. XYIJFEspecifica a distncia incremental em X e a direo entre os pontos, a serem executados. Especifica a distncia incremental em Y e a direo entre os pontos, a serem executados. Define o nmero de pontos ao longo do eixo X. O sinal (-) colocado neste valor ignorado pelo comando. Define o nmero de pontos ao longo do eixo Y. O sinal (-) colocado neste valor ignorado pelo comando. Especifica o avano dos movimentos entre os pontos. Se F no for programado, o avano entre os pontos ser o rpido. Se for programado F0 o avano considerado ser o ltimo avano programado com G1. Especifica o nmero de um sub-programa previamente armazenado no comando, a ser executado em cada ponto. Especifica o nmero do bloco inicial da sub-rotina.

PH-

. . . GX100.Y100.Z10. G81 Z-10.R2.F200. G25 X30.Y-20.I5 J3 G80 . . .


R73224 117

7.5 FUNO G26


Auto-rotina para fresamento de alojamentos retangulares, quadrados ou circulares. Esta funo permite automaticamente desbastar e dar acabamento em alojamentos. Para alojamento retangular. possvel especificar um raio nos cantos usando a funo R. Que deve ser maior que o raio da ferramenta utilizada para usinagem do alojamento. O ltimo movimento da auto-rotina um movimento de sada tangencial. Uma funo Q limita a dimenso deste movimento. 90 graus ao final da usinagem a ferramenta retorna em rpido para coordenada em Z da posio inicial e em seguida para a posio inicial em XY. XCoordenada do canto oposto do alojamento no eixo X se X e Y no for programado um alojamento circular ser executado com raio R. A coordenada X absoluta do canto oposto em relao ao zero programa. YCoordenada do canto oposto do alojamento no eixo Y. A coordenada absoluta do canto oposto em relao ao zero programa. ZIJKQUNvel Z do fundo do alojamento (profundidade final). Sobremetal para acabamento ao longo do eixo X. Sobremetal para acabamento ao longo do eixo Y. Sobremetal para acabamento no fundo do alojamento. Especifica o raio de sada 90 graus. Profundidade de corte (desbaste) para o eixo Z. Se U no for programado o comando usa a funo L para determinar a profundidade de corte. LDetermina o nmero de passes para o eixo Z. L sempre um nmero inteiro, se L no for programado U ser usado para determinar a profundidade de corte. W - Determina a largura de corte ao longo dos eixos X Y se W no for programado a largura de corte determinada pela funo D.

118

R73224

Se somente W for programado ou somente D, a auto-rotina inicia no centro do alojamento. Se W e D for programado junto a auto-rotina abrir um alojamento j existente. Se nenhum W ou D for programado ento a largura de corte ser o prprio raio da ferramenta. Se W for maior que o dimetro da ferramenta o comando bloquear a execuo. DEspecifica o nmero de passes para os eixos X Y. D ser sempre um valor inteiro. FDefine o avano de desbaste. F - positivo para corte discordante. F - negativo para corte concordante. HAvano de acabamento. H - positivo para corte discordante. H - negativo para corte concordante. VDefine avano de penetrao para o eixo Z. Se V no for programado o avano F ser usado. RRaio do canto do alojamento se X e Y no for programado R ser o raio do alojamento circular. Nmero do corretor da ferramenta para compensao de raio.

O-

RESTRIES Corretor com valor do dimetro da ferramenta negativo no pode ser usado. Se o valor de escala G72 for usado com a funo G26 e o raio do canto tiver sido programado na auto-rotina, os fatores de escala X e Y devero ter os mesmos valores. O dimetro da ferramenta no pode exceder o menor lado do alojamento. G18 e G19 no pode ser ativado se R for programado. A largura de corte em X Y definido por W ou calculado atravs de D no pode exceder o dimetro da ferramenta. A funo G26 no requer que se programe todas funes descritas acima. A seguir est descrito o que ocorre quando alguma dessas funes so omitidas.
R73224 119

X-

Se omitido esta funo um rasgo fresado com um comprimento especificado por Y. E com largura especificada por X2 x R. Se R tambm no for programado, a largura do rasgo ser igual ao dimetro da ferramenta.

Y-

Se omitirmos esta funo um rasgo fresado com o comprimento definido por X e com uma largura especificada por 2 x R . Se R no for definido A largura ser igual ao dimetro da ferramenta.

XY - Um alojamento circular ser fresado com o raio especificado por R. O centro do alojamento dever ser a posio da ferramenta quando G26 for definido. Importante: Se voc definir um alojamento circular programando R e no X Y, o sobremetal I e J devero ter os mesmos valores pois caso contrrio ser feito um percurso ovalizado. IJO sobremetal especificado por J ser usado ao longo do eixo X. O sobremetal especificado por I ser usado ao longo do eixo Y. Todos os passes em X Y/ sero de desbaste .

IeJ-

O ltimo passe ser executado com avano de acabamento. KTodos passes em Z sero de desbaste.

W - A largura de corte em X Y ser determinado pela funo D. DA largura de corte em X Y ser determinado pela funo W.

W e D - A largura de corte em X Y ser o raio da ferramenta. USe omitido, os passes na profundidade (Z) sero calculados pelo comando baseado na funo L.

L-

O nmero de cortes para o eixo Z ser calculado pelo comando baseado na funo U.

U - L - Apenas um passe em Z ser executado na profundidade final.

120

R73224

. . . GX20. YZ5. G26X100.Y45.Z-3.I.5J.5K.5U1.25L2.W5. F150.H100.V50. . . .

. . . GX20.Y30.Z5. G26 X100.Y90.Z-5.I.5 J.5 K.5 U2.25 L2. W8. R15.F150.H100.V50. . . .

. . . GX60.Y70.Z5 G26 R40.Z-3.I.5 J.5 K.5 U1.25 L2 W5.F150.H100.V50 . . .


R73224 121

7.5.1 - FUNO G27


Auto-rotina para fresamento de alojamento ao redor de uma rea especificada. Todas as consideraes feitas para a funo G26 so aplicadas para a funo G27. A rea especificada ser definida pelos parmetros X e Y, se no for programada a funo R, o alojamento ser retangular e os cantos da rea especificadas sero retos. Caso R seja programado, os cantos tero um raio igual a R. O comando dever conhecer a distncia at a rea de usinagem, portanto, a funo D dever ser programada. Para se determinar os valores de W e D usados no programa, devemos usar as seguintes frmulas : EIXO X : D = [(AX - I - 2.RF)/W] + 1 I = AX - 2.RF - [(D-1).W] W = AX - I - 2.RF / (D-1) EIXO Y D = [(AY - J - 2.RF) / W] + 1 J = AY - 2.RF - [(D-1).W] W = AY - J - 2.RF / (D-1)

N10 GX70.Y60.Z5 N20 G27 X130.Y100.Z-4.5 I2.J2.K5.L2 D5 W6.5 F150.H100.V50


122 R73224

N10GX28.Y28.Z5 N20 G27 X116.Y70.Z-4.I1.5 K.5 L2 D3.W3 F150.H100 V50.R8

FERRAMENTA 12mm

N10 G XY Z5 N20 G27 R13.Z-4.I.5.J.5 K.5 L2 W8.75 D3 F150.H100 V150

R73224

123

7.6 FUNO G72 - ESCALA


Esta funo atravs do fator de multiplicao que poder ser de .05 a 20, reduz ou aumenta os movimentos programados. Os valores dos corretores de ferramenta, movimentos manuais e corretores de fixao no so afetados pelo fator de escala. Abaixo esto descritas as funes utilizadas com o cdigo G72. XFator de escala para o eixo X, o valor programado afeta a funo I pelo mesmo valor.

Y-

Fator de escala para o eixo Y, o valor programado afeta a funo J pelo mesmo valor.

Z-

Fator de escala para o eixo Z, o valor programado afeta a funo K pelo mesmo valor.

EXEMPLO: ; ESCALA G99 GXY G91 G72 X.5 Y.5 G1 X20. F20. nome programa cancela G92 mov. rpido para zero pea Coordenada incremental determina fator de escala de 0,5 para o eixo X e 0,5 para o eixo Y Estes movimentos e os prximos trs produziro um quadrado que ter 10mm em cada lado.

Y-20. X-20. Y20. G72 M2 cancela fator de escala Fim de programa

Para remover o efeito da escala programa-se um bloco de dados somente com a funo G72. Quando aplicado o fator de escala em movimento de interpolao circular (G2, G3) ou interpolao helicoidal (G22, G23) ambos os eixos do plano de interpolao devero ter seus fatores de escala com o mesmo valor.

124

R73224

Se voc tentar aplicar fator de escala numa interpolao circular no plano XY com valores diferentes em X e Y uma mensagem de erro - CHECAR BLOCO G02/G03, ser exibido pelo comando. Pode-se tambm aplicar um fator de escala sobre um fator j definido, resultando um novo fator mltiplo do outro. EXEMPLO: G99 cancela G92 movimento rpido movimento trabalho com avano de 80. define fator de escala de 0,5 para os movimentos do eixo X. movimentos de trabalho com escala de 0,5. define o fator de escala de 0,5 para movimentos do eixo X, porm o fator resultante ser 0,5 x 0,5 = 0,25. Movimento trabalho no eixo X sendo afetado pela escala de 0,25.

G00 X40. Y50 G01 X80. F80. G72 X.5 -

G1 X100. F100 G72 X.5 G1 X200. -

O fator de escala usado em um programa principal pode ser alterado em sub-programas ou sub-rotinas. Se voc usar escala em um sub-programa ou sub-rotina, bom programar um fator para restaurar o fator de escala original (1) antes de retornar para o programa principal. Voc faz isto, programando um valor no bloco G72 que multiplica a escala no subprograma ou sub-rotina para o valor original = 1 antes de retornar para o programa principal. Voc no deve cancelar a escala no sub-programa ou sub-rotina com um G72, somente. Se no programa principal estiver usando escala. ; PROGRAMA PRINCIPAL . . . G72 Y2. . . . P2; SUB-PROGRAMA Chama sub-programa no. 2. Executa movimentos do programa 2 que est prviamente na memria do comando. define fator de escala para 2 no eixo Y. nome do programa

R73224

125

; SUB-PROGRAMA . . . G72 Y.25 . . . G72 Y4.

nome do sub-programa

Fator de escala neste sub-programa 0,25 para o eixo Y. O resultado da escala agora 2 x 0,25 = 0,5

Define um multiplo de escala no sub-programa para 1 - 0,25 x 4 = 1. Note que a escala que est ativa antes de retornar para o programa principal 0,5 x 4 = 2 para o eixo Y.

M2 G Y10. . . . G72

Fim do programa. o programa principal reassume neste ponto com o fator de escala 2 para o eixo Y.

cancela toda escala retornando para fator de escala 1 para todos eixos.

Programa Principal . . . N20 GX70.Y50.Z5. N30 P2 N40 GX20.Y20. N50 G72 X.5 Y.5 N60 P2 N70 G72 . . .
126

P2 N1 G1Z-5.F200. N5 G91 N10 G1 X30. N20 Y30. N30 X-30. N40 Y-30 N45 GZ0 M05 N50 M2

R73224

7.7 FUNO G79 - AUTO CICLO PROGRAMVEL


A funo G79 especifica um sub-programa ou uma sub-rotina para funcionar como um auto ciclo. O ciclo ser executado em resposta a um movimento rpido G00 ou um bloco com parmetro D. Abaixo esto descritas os parmetros utilizados com a funo G79. PDefine o nmero do programa que contm os movimentos do ciclo.

H - Define o nmero do bloco inicial da sub-rotina que contm os movimentos do ciclo. EDefine o nmero do bloco final da sub-rotina que contm os movimentos do ciclo.

7.8 FUNO G75 - AUTO CICLO DE FRESAMENTO DE CAVIDADE


A Funo G75 permite voc fresar uma cavidade convexa ou cncava produzida pela execuo de um perfil programado no plano XZ ao longo de um percurso em XY. O perfil definido em XZ poder ser escalado. Para mais ou menos, linearmente, ao longo da pea para variar a profundidade e espessura da cavidade. A cavidade produzida na execuo do perfil programado, movendo ao longo do percurso (X,Y) repetindo o perfil. O comando executa esta sequncia at o final do percurso (X,Y) ser encontrado. Atravs do perfil programado a execuo feita ortogonalmente no percurso XY. A seguir o PROMPT do comando sobre a Funo G75. XInforma o fator de escala aplicado para o eixo X no perfil. Este fator de escala aplicado linearmente ao longo do percurso de acordo com o incremento D programado. Quando o percurso final for encontrado, esta escala ter sido completada. ZInforma o fator de escala aplicado para o eixo Z no perfil. Este fator de escala aplicado linearmente ao longo do percurso de acordo com o incremento D programado. Quando o percurso final for encontrado, esta escala em Z ter sido completada. DInforma ao comando para executar o perfil no primeiro ponto do percurso. Se D no for programado o primeiro ponto do percurso omitido. Em ambos os casos o perfil executado no fim de cada segmento D programado.

R73224

127

P-

Nmero do sub-programa que contm o perfil. Se um sub-programa no for usado. Ento uma sub-rotina deve ser especificada com H e ou E.

H-

Nmero do bloco inicial da sub-rotina que contm o perfil.

E-

Nmero do bloco final da sub-rotina que contm o perfil.

PLANO DO PERFIL: Voc deve programar os blocos que executaro o perfil em um sub-programa ou sub-rotina. A Funo G75 chamar o sub-programa ou sub-rotina e executar o perfil. Movimentos de corte do perfil devem ser programados no plano XZ. O perfil pode incluir algum avano e informaes sobre escala. O perfil deve incluir: Avano para movimentos no perfil

Movimentos do Perfil Estes movimentos devem estar definidos no plano XZ.

Compensao do raio da ferramenta Voc deve programar a compensao do raio da ferramenta (corretor) a ser usada no perfil se for diferente do corretor usado no programa principal.

Escala O perfil pode incluir algum valor de Escala, programado com um bloco G72, no incio do perfil. Esta escala para o eixo X e Z. Lembre-se que, se o perfil incluir movimetos de arco o valor da escala para ambos os eixos deve ser o mesmo. Note que a escala programada no G75 ser multiplicado pelo valor de escala no perfil. Fim do Perfil

128

R73224

A Funo G75 executa a seguinte sequncia cada vez que o perfil executado: . O eixo Z retorna para a posio inicial indicada no perfil. . O eixo X retorna para a posio inicial do perfil no avano indicado no programa principal.

O percurso ao longo do qual o perfil executado definido por algum movimento programado. Se voc programa uma funo D neste movimento programado (percurso) D resulta do nmero de segmentos. O perfil executado ortogonalmente no percurso destes pontos definido por estes segmentos. Se D no for programado no bloco de movimento que define o percurso, o perfil executado na coordenada final definida por este bloco. A funo G75 cancelada por um bloco G80. A funo G75 pode usar as funoes P, H e E contendo o perfil. Exemplo : G75 P3 Estabelece programa 3 que contm os movimentos do perfil.

G75 H100 E200 Estabelece uma sub-rotina que comea com o bloco N100 e termina com o bloco imediatamente anterior ao bloco N200. Esta sub-rotina contm os movimentos do perfil.

Escala aplicada ao perfil ao longo do percurso :

As funes X e Z programadas no bloco que contm G75 aplicada linearmente ao longo do percurso. A escala ativa faz com que o perfil inicie num valor e termine com um valor final programado com X e Z na funo G75. ; G75 - conv - alumnio

R73224

129

130

R73224

G99 G90 G17 G71 G00 X10.Y-50.T01 M06 ; Fresa D.6,5 corretor 6,5 O56 S1500 M08 M03 G72 X.38 Y.38 Z.38 X0 Y-55. Z5. G75 H90 E100 D Y20. D10 G02 X90. Y110. I90. J20. D10 G01 X140. D10 G02 X230. Y20. I140. J20. D10 G01 Y-55. D10 G80 H100 N90 G91 G18 G X-100. G1 Z-28. F120 G42 X10. Z-5. X10. Q5. X10. Z-10. Q5. X10. G2 X15. Z15. I0. K15. G3 X15. Z15. I15. K0. Q5. G3 X60. Z0. I30. K-51.961 Q5. G3 X15. Z-15. I0. K-15. G2 X15. Z-15. I15. K0. G1 X10. Q5. X10. Z10. Q5. X10. G40 X10. Z5. G Z28. X-100. G17 G90 N100 GZO M05 G72 G99 M2

R73224

131

7.9. 4 EIXO

132

R73224

EXEMPLO 1:

. . . N10 G0 X20. W90. N20 Z3. N30 G1 Z-3. F200 N40 X60. N50 X120. W180. N60 G0 Z3. . . .

R73224

133

EXEMPLO 2:

. . . N10 G0 X20. W-180. N20 Z3. N30 G1 Z-3. F200 N40 G91 W N50 X60. W450. N60 G0 Z3. N70 X120. W0. N80 G1 Z-3. F200 N90 X80. W-450. N100 G0 Z3. . . .

134

R73224

7.10 PARAMACROS
7.10.1 DESCRIO DO CAPTULO Paramacros um recurso de linguagem de programao do CNC MACH-9 que oferece ao programador maiores facilidades na gerao de seus programas. Atravs dela possvel: - Trabalhar com variveis computveis; - Usar funes computveis em qualquer tipo de bloco; - Ter acesso a certos parmetros modais do sistema para computao; - Utilizar operadores e expresses aritmticas para computao. - Efetuar desvios adicionais, chamadas de sub-rotinas e sub-programas dependendo do resultado de uma funo lgica; - Programar sub-rotinas e subprogramas parametrizados. - Programao de Ciclos Fixos parametrizados; - Definir Prompts para auxiliar na gerao e execuo do programa , atravs dos quais ser feita a entrada dos parmetros para o programa principal; - Clculos utilizando funes lgicas e aritmticas. 7.10.2 EXPRESSES E OPERADORES A programao com linguagem PARAMACROS permite valores numricos para quase todas as funes, com excesso de N e G, em qualquer tipo de bloco, e de P, num bloco com G39 ou G79. Qualquer outra funo pode ser computada atravs do argumento de uma expresso aritmtica, atravs do uso do parnteses. Por exemplo: X (2.53*6.2) Note que no existe espao em branco entre os caracteres. A expresso aritmtica pode ter qualquer tamanho, desde que caiba na pgina Prompt Editor. Da mesma forma pode-se ter um bloco com quantas funes desejar. permitido ainda escrever uma expresso com alinhamento de parnteses. Por exemplo: L ((2.7+14.123)*17) Os seguintes operadores aritmticos esto a disposio do programador. A ordem da precedncia das operaes so: ! depois * e / e por fim + e -. Os parnteses tem procedncia sobre qualquer um dos operadores. Expresses com operadores sem ordem de procedncia sobre os outros. So resolvidos da esquerda para direita. Operadores Unitrios: Os operadores unitrios + e - s podem ser usados numa expresso fechada por parnteses. Se for uma expresso alinhada, todos os parnteses abertos devem ser fechados. Operadores Binrios: + * / ! Adio Subtrao Multiplicao Diviso Exponenciao (inclusive potncias fracionrias)

Os operadores no podem aparecer consecutivamente, eles devem ser separados utilizando parnteses. Por exemplo: 3! (-4) legal, enquanto que 3!-4 no legal.

R73224

135

O Prompt Editor fornece um significativo auxlio na programao e checagem de sintaxe. A sintaxe checada a priori, assim que for pressionada a tecla EOB. A sintaxe checada toda vez que o bloco alterado, basta pressionar ENTER. A assistncia programao inclui o balanceamento de parnteses, o qual s suspenso quando estiver sendo exibida a mensagem ERRO DE SINTAXE. A checagem da sintaxe feita varrendo o bloco do comeo ao fim. Assim que for encontrado um erro, este exibido na linha de comentrio, ao p da tela, permanecendo o cursor sobre o caracter errado. Uma mensagem de erro ERRO DE SINTAXE aparecer ento na parte de baixo da tela. Aps a correo do bloco basta pressionar ENTER para que o controle cheque novamente. Durante a execuo, todos os campos do bloco so computados antes de serem executados. Se um bloco contm a funo L (funo de repetio), as demais funes no so recomputadas a cada repetio do bloco. Da mesma forma, G39e G79 no tm seus valores computados enquanto todo o bloco tenha sido avaliado. A preciso de uma expresso aritmtica de 7 dgitos, de 0.0000001 9999999.,todavia o resultado pode ser truncado pelo formato da funo, que usar esse resultado. 7.10.3 FUNES LGICAS E ARITMTICAS Com PARAMACROS possvel acessar as funes lgicas e aritmticas, as quais podem ser usadas numa expresso. Estas funes sempre sero seguidas pela expresso entre parnteses. Veja as funes na tabela A. TABELA A - FUNES ARITMTICAS ABS INT FRA LOG LN EXP SQR SIN COS TAN ASN ACS ATN ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) Valor ABSOLUTO Valor INTERNO (Valor esquerda do ponto decimal) Valor FRACIONRIO (Valor direita do ponto decimal) LOGARTIMO na base 10 LOGARTIMO na base E EXPONENCIAO na base E RAIZ QUADRADA SENO do ngulo em graus COSSENO do ngulo em graus TANGENTE do ngulo em graus ARC-SENO com resultado em graus ARC-COSSENO com resultado em graus ARC-TANGENTE com resultado em graus

Importante: Calcular SIN, COS ou TAN de um ngulo maior ou igual a 58761 graus causr um erro math overflow.
136 R73224

EXEMPLOS: A (ATN(3.5/4.2)) a varivel local A assumir o valor 39.80557 W (SQR(3.532!2+2.785!2))-0.2714 a varivel local W assumir o valor 4.226516 FUNES LGICAS EQ NE GT LT GE LE ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Igual a zero Diferente de zero Maior que zero Menor que zero Maior ou igual a zero Menor ou igual a zero

As funes lgicas assumem 0 (zero) se o resultado for falso e assumem 1 (um) se o resultado for verdadeiro. Esse valor pode ento ser usado em clculos aritmticos. O resultado da funo lgica pode tambm resultar em desvios condicionais, chamada de sub-rotina ou de sub-programa. Note: A comparao lgica de duas variveis tem acuracidade 10 por exemplo: EQ (0.0000001) ser considerado verdadeiro.

Exemplos: A (EQ(27.01-22.2)) a varivel A assumir o valor 0, pois a funo falsa, j que 27.01-22.2 diferente de zero. A (EQ(22.3.19)) a varivel A assumir o valor 1, pois a funo lgica verdadeira, j que 22.3.19 exatamente zero. 7.10.4 VARIVEIS As variveis so letras com as quais o programador pode atribuir valores, utilizando-as para realizar clculos ou desvios no programa. Na prgramao com PARAMACROS so disponveis 4 tipos de variveis para se trabalhar. As variveis so referenciadas por duas letras, das quais a primeira corresponde ao tipo e a segunda corresponde a varivel propriamente dita. As variveis especificadas com uma nica letra, so assumidas como tendo prefixo L , indicando tratar-se de variveis locais. Portanto, F o mesmo que LF .

R73224

137

Os trs tipos de variveis a disposio so: LOCAL: LA - LZ ou A - Z (exceto G, E, H, N e P)

GLOBAL: GA - GZ (exceto G, E, H, N e P) SISTEMA: SA - SZ e SA - SZ (apenas para leitura) Variveis Locais: so variveis que esto disponveis somente no programa corrente ou sub-rotina. Podese definir Variveis Locais em at 6 nveis: o programa principal e os 5 nveis de sub-rotinas permitidos. Quando um programa sai de determinado nvel, as Variveis Locais para esse nvel so perdidas. Variveis Globais: so variveis que esto disponveis durante todo o programa e suas sub-rotinas e subprogramas. Variveis do Sistema: so os parmetros atuais do sistema, podendo ser usadas em computao. Elas no podem ser usadas via programa. Exceto para a segunda letra das variveis do sistema, o fato de se usar maisulas ou minsculas no tem importncia. A preciso de todas as variveis Local e Global so 7 dgitos, de 0.0000001 9999999. A preciso das variveis do Sistema depende do parmetro especfico a que ela se refere (por exemplo, o nmero de um programa pode ir de 0 a 250, j a coordenada absoluta do eixo X pode ir de 0.000 9999.999). 7.10.5 G39 - DEFINIO DE VARIVEL LOCAL E SUB-ROTINA PARAMTRICA A funo G39 tem duas aplicaes, definio de varivel Local e programao de Sub-Rotinas e SubProgramas parametrizados. Um bloco com funo G39 que tenha chamada de sub-rotina ou sub-programa atravs das funes E, H estar chamando uma sub-rotina ou sub-programa parametrizado. Todas as letras, exceto N, G, E, H, P podem armazenar valores para as correspondentes variveis local da sub-rotina ou sub-programa chamado. Exemplo: G39 P7 X2.75 Y(LOG(2.65/2)) Esse bloco chama o sub-programa nmero 7 e especifca para o mesmo que as variveis Local LX valer 2.75 e LY valer 0.2116229 ( que corresponde ao logartimo de (2.65/2) na base 10). Assim dentro do sub-programa esses valores paramtricos podero ser usados: Por exemplo, um comando do tipo G01 X(LX), dentro do sub-programa, provocar um deslocamento no eixo X at a coordenada 2.75, ou ainda, um comando do tipo G81Z(2.3+LY) provocar um ciclo fixo de furao at a coordenada 2.511 na direo do eixo Z. Da mesma forma, G39 H100 E200 L7 far com que a execuo salte para uma sub-rotina que comea no bloco N100 e termina no bloco N200, na qual o valor 7, armazenado na varivel L , pode ser referenciado usando a varivel local LL . Um bloco G39 que no contenha uma chamada de sub-rotina ou sub-programa servir para especificar variveis locais. Assim, todas as funes, exceto N, G, E, H, P podem armazenar valores para correspondente varivel local. Exemplo: G39 J27.5 U(4.5/2) B(ASN(0.5)+25)

138

R73224

Este bloco especifica que a variavel LJ vale 27.5, LU vale 2.25 e LB vale 55 (que o arc-seno de 0.5 mais 25). Esses valores podem ser referenciados dentro do programa, sub-rotina ou sub-programa corrente, usando variveis locais. Exemplo: G01 X(LJ) Y(LB+5) ser executado como G01 X27.5 Y11. 7.10.6 DEFINIO DE VARIVEIS GLOBAL E CICLOS FIXOS PRAMETRIZADOS A funo G79 tem duas finalidades, definir variveis Global e Ciclos Fixos parametrizados. Um G79 que contenha uma chamada de sub-rotina ou sub-progrma, usando E, H e/ou P, define um ciclo fixo parametrizado. Todas as letras, exceto N, G, E, H e P, podem armazenar valores para as correspondentes variveis Global da sub-rotina ou sub-programa chamado. Exemplo: G39 P7 X2.27 Y(LOG(2.65)/2) Este bloco especifica uma chamada ao sub-programa nmero 7, o qual funcionar como um ciclo fixo. A varivel local LX , para esse sub-programa, valer 2.27 e LY valer 0.2116 (que o logartimo de (2.65/ 2)). Dessa forma esses valores podero ser usados dentro de sub-programa, por exemplo, um comando G01 X(LX) posicionar o eixo X na coordenada 2.27, ou ainda, um comando G81 Z(2.3+LY) executar um ciclo de furao com Z igual a 2.511 Note que o G79 no recomputado toda vez que o Ciclo Fixo executado, apenas quando o G79 executado sozinho. O mesmo ocorre com outros Ciclos Fixos, tal como G81 Z(PZ). Da mesma forma, G79 H100 E200 L7 ativar um ciclo fixo atravs de um salto para uma sub rotina que comea em N100 e termina em N200, podendo-se fazer uso de uma varivel Local, por exemplo LL para referenciar o valor 7 programado junto a funo, L (funo de repetio). O fato do G79 ativar um Ciclo Fixo traz o seguinte incoveniente, a cada movimento rpido no programa principal, aps um comando G79 com chamada de sub-rotina ou sub-programa, far com que esta sub-rotina ou sub-programa seja executada como se fosse um Ciclo Fixo (veja Manual Bsico de Programao). Um bloco G79 que no contenha uma chamada de sub-programa ou sub-rotina serve para definir variveis Global. Assim, todas as funes, exceto N, G, H, e P podem armazenar valores para correspondentes variveis global. Exemplo: G79 J27.5 U(4.5/2) B(ASN(0.5)+25.) Este bloco atribui as variveis Global, GJ o valor 27.5, GU o valor 22.5 e GB o valor 55. Estes valores podem ser usados em qualquer lugar do programa ou de seus sub-programas, atravs das variveis Global, por exemplo: G01 R(GJ) A(GB/5) ser executado como se fosse um bloco G01 R27.5 A11. 7.10.7 DESVIO CONDICIONAL A UMA SUB-ROTINA Com PARAMACROS possivel programar desvios condicionais para uma sub-rotina ou sub-programa com base no resultado de uma funo lgica. Se um cdigo M precede uma expresso com uma funo lgica, ento o desvio baseado no resultado dessa funo lgica. Se a funo for verdadeira o desvio ou chamada ocorre, se ela falsa, o controle processar o prximo bloco da sequncia.

R73224

139

Exemplo: M (GE(GX)) H123 Este bloco especifica um desvio para o bloco N123 se a varivel Global GX for maior ou igual a zero. Se fosse um bloco tipo: M(+GE(GX)) H123, ento a funo lgica no seria executada, ou seja, independente do valor de M ser 0 ou 1 o desvio para o bloco N123 seria executado Da mesma forma: M(NE(LS-456.3)) P25, chamar o sub-programa nmero 25, se LS for diferente de 456.3. 7.10.8 EDITOR DE PROGRAMAS Dentro da pgina Prompt Edit (tela para entrada de dados) todas as funes G apresentam os prompts para a entrada de dados. Esses Prompts correspondem basicamente, a uma coluna de parmetros correspondentes com a funo G especfica e uma breve descrio do proprsito do parmetro esquerda da letra. O espao direita reservado para a entrada de dados. Para Ciclos Fixos e sub-programas parametrizados os prompts so usados para entrar com os valores das variveis que forma definidos na primeira linha do sub-programa, aps o nome. Quando se programa um G39 OU G79, na pgina Parameters os seguintes Prompts: SUBPROGRAMA____________P SUB_INIC_NO______________H SUB_FIM_NO______________E Quando se entra com o nmero do programa, aparece o nome do mesmo direita do Prompt SUBPROGRAMA________P. Alm disso as variveis definidas na primeira linha do programa tambm aparecero nesta pgina com prompts para serem preenchidos. O formato para definio de variveis na primeira linha do programa o seguinte: ;NOME, VARIVEL ESPAO, PRXIMA VARIVEL ESPAO,_____________;COMENTRIO OPC. IMPORTANTE: Exemplo: ;AMOSTRA,X1.25DIST_HORIZ,Y=DIST_VERT,I_INC_HORIZ,V_INC_VERT;PASSO_R O bloco acima est definindo que o nome do programa AMOSTRA e tem os seguintes Prompts: HORIZ_DIST___________X1.25 VERT_DIST____________Y HORIZ_INC____________I VERT_INC_____________V

140

R73224

O espao pode corresponder a um caracter SPACE, se o parmetro opcional, ou pode corresponder a um sinal de igual = no caso de o operador ter que entrar com o valor da varivel. Note que X e Y so parametros necessrios, tendo X valor 1.25 j definido no programa. I e V so parmetros opcionais. AMOSTRA o nome do programa. PASSO_R um comentrio. Estes Prompts aparecero quando o usurio entra com o nmero do programa no Prompt P da pgina Prompt Editor atravs, de G39 e G79 chamando um programa. Se o usurio entra com um nmero de programa que tenha menos que trs dgitos, basta presssionar a tecla ENTER para forar o aparecimento dos Prompts. Ao entrar com o nmero de programa que ocupe trs dgitos, por exemplo P003, os Prompts so automaticamente exibidos aps ter sido pressionado o terceiro dgito. Note que o primeiro bloco do sub-programa sempre comea com um ponto e vrgula (;) seguido pelo nome do sub-programa. Este pode ser seguido por uma vrgula (,) e uma ou mais variveis, cada uma separada por vrgula. Cada varivel deve comear com a letra que se deseja utilizar. Se a varivel for opcional, o prximo caracter deve ser um space ( _ ). Se a varivel for necessria, e se deseja definir um valor para ela neste bloco, basta digitar o valor a direita da letra (varivel). Se a varivel necessria, porm no se deseja definir um valor para ela neste bloco, basta digitar um sinal de igual ( = ) aps a letra e a seguir, se for necessrio, algum comentrio referente a varivel. Apenas os 13 primeiros caracteres aparecero na tela junto ao Prompt. As variveis servem como um auxlio programao, devendo ser carregadas (preenchidas) antes de iniciar a execuo do programa, j que todas as variveis definidas com G39 e G79 sero processadas, estejam seus valores definidos ou no. Da mesma forma um G39 pode ser usado para chamar um sub-programa parametrizado. Esse sub-programa poderia ter um ou mais comandos que transforme as variveis Local atribuidas a ele, em equivalentes variveis Global. Fazendo isso possivel termos o Prompt para variveis Global. Note que de incio os Prompts para o sub-programa se referem a variveis Local, mas sua execuo far com que essas variveis Local passem para variveis Global. Exemplo: Programa Principal: G39 P250 X1.23 K-4.76 L25# Sub-programa: ;GLOBAIS,X_HORIZ,K_INCREMENT,L_CONT# G79 X(LX) K(LK) L(LL) M02 7.10.9 ENTRADA DAS VARIVEIS ATRAVS DA PGINA PARMETROS Se um programa selecionado para execuo, atravs da pgina Operao Automtica ou das pginas de Teste Programa, e o mesmo tiver variveis para serem carregadas, o controle necessitar que o operador entre com os valores das variveis. Isto feito atravs da pgina PARAMETERS, que possui uma tela similar a do Prompt Editor, na qual estar as variveis definidas no primeiro bloco do programa selecionado. Para carregar o valor das variveis, o operador deve digitar seu valor e a seguir pressionar a tecla (CYCLE START). Se o operador sai da pgina PARAMETERS sem pressionar (CYCLE START) os valores no so carregados e a seguinte mensagem de erro exibida: PARMETROS NO CARREGADOS. Isto s permitido para um programa principal parametrizado.

R73224

141

7.10.10 FUNO CALCULADORA A funo calculadora elimina a necessidade da calculadora de mo para o programador entrar com uma expresso Prompt Editor. Ele pode instruir o controle para executar o clculo da expresso durante a edio, e trabalhar com o resultado da mesma ao invs de trabalhar com a expresso. O programador precisa apenas introduzir a expresso da forma como ela foi planejada, posicionar o cursor direita do parnteses que fecha aquele nvel da expresso, e a seguir pressionar a tecla igual ( = ). O controle responder com o resultado daquele nvel entre parnteses. Por exemplo: X(2.5+ (27 * (SIN (24.) = ) ) ) aparecer X(2.5+ (27 * (0.4067366 ) ) ) X(2.5+ (27 * (SIN (24.) ) = ) ) aparecer X(2.5+ (10.98189) ) X(2.5+ (27 * (SIN (24.) ) ) = ) aparecer X( 13.48189 )

142

R73224

Exemplo 1.: -Elaborar um programa parametrizado interpolando um crculo de raio 50mm.

R73224

143

;CRCULO G99 G90 G17 G71 G66 T01M6; ................................................................................ Fresa de Topo O01S2000 M3 G39 R50; ............................................................................. Raio da Pea G39 D10; ............................................................................. Dimetro da Fresa G39 D(LD/2); ...................................................................... Raio da Fresa G39 R(LR+LD); .................................................................. Raio da Pea Compensado G39 A0; ............................................................................... ngulo Inicial G39 B360; ........................................................................... ngulo Final G39 I1; ................................................................................. Incremento Angular G X(LR) Y Z10. G1 Z-3. F500 N10 G1 X(LR*(COS(LA))) Y(LR*(SIN(LA))) G39 A(LA+LI) M(LT(LB-LA))H20 H10 N20 G1 X(LR*(COS(LB))) Y(LR*(SIN(LB))) GZOM5 M2

144

R73224

Exemplo 2.: -Elaborar um programa parametrizado interpolando um raio inicial de 17mm at atingir um raio de 30mm.

R73224

145

;CAME G99 G90 G17 G71 G66 T01M6; ................................................................................ Fresa de Topo O01S2000 M3 G39 R17; ............................................................................. Raio Inicial G39 S30; .............................................................................. Raio Final G39 D10; ............................................................................. Dimetro da Fresa G39 D(LD/2); ...................................................................... Raio da Fresa G39 R(LR+LD); .................................................................. Raio Inicial Compensado G39 S(LS+LD); ................................................................... Raio Final Compensado G39 A(270-30); ................................................................... ngulo Inicial G39 B15; ............................................................................. ngulo Final G39 I1; ............................................................................... Incremento ngular G39 T(((LS-LR)/(LA-LB))*LI); ......................................... Incremento Radial G X(LR*(COS(LA))) Y(LR*(SIN(LA)))Z10. G1 Z-3.F500 N10 G1 X(LR*(COS(LA))) Y(LR*(SIN(LA))) G39 A(LA-LI) G39 R(LR+LT) M(LT(LA-LB))H20 H10 N20 G1 X(LS*(COS(LB))) Y(LS*(SIN(LB))) GZOM5 M2

146

R73224

Exemplo 3.: -Elaborar um programa parametrizado interpolando um raio inicial de 50mm e a cada giro completo de 360 decrementar 10% sobre o valor desse raio at um limite de 20mm simultneamente iniciar numa profundidade de 30mm e a cada giro completo decrementar o mesmo valor decrementado no raio.

R73224

147

;ESPIRAL DE_ARQUIMEDES G99 G90 G17 G71 G66 T01M6 ............................................................. Fresa de Topo O01S2000 M3 G39 R50; .......................................................... Raio da Pea G39 D10; .......................................................... Dimetro da Fresa G39 D(LD/2); ................................................... Raio da Fresa G39 R(LR+LD); ............................................... Raio Compensado G39 A0; ............................................................ ngulo Inicial G39 B360; ........................................................ ngulo Final G39 I10; ............................................................ Incremento Angular G39 J5; ............................................................. Decremento para 360 Graus G39 S20; ........................................................... Raio Final G39 S(LS+LD); ................................................ Raio Final Compensado G39 F(LI*(LJ/LB)); .......................................... Decremento para1Grau G39 T-30; ......................................................... Posio Inicial G X(LR) YZ10. G1 Z(LT) F500 N10 G1 X(LR*(COS(LA))) Y(LR*(SIN(LA)))Z(LT) G39 R(LR-LF) G39 A(LA+LI) G39 T(LT+LF) M(LT(LR-LS))H20 H10 N20 G1 X(LS*(COS(LB))) Y(LS*(SIN(LB)))Z(LT) GZOM5 M2

148

R73224

Exemplo 4.: -Elaborar um programa parametrizado interpolando uma calota de raio esfrico de 25mm.

R73224

149

;CALOTA G99 G90 G17 G71 G66 T01M6; ...................................................................... Fresa de Topo O01S2000 M3 G39 R25; .................................................................... Raio da Calota (XY) G39 D10; .................................................................... Dimetro da Fresa G39 S(LR); ................................................................. Raio da Calota (XZ) G39 D(LD/2); ............................................................. Raio da Fresa G39 R(LR+LD); ......................................................... Raio (XY) Compensado G39 A0; ...................................................................... ngulo Inicial G39 B90; .................................................................... ngulo Final G39 I1; ........................................................................ Incremento ngular G X(LR) Y Z(LR+5) G1 Z(LR) F500 N10 G1X(LR*(COS(LA))) Z(LS*(SIN(LA))) G2 CIJ G39 A(LA+LI) G39 Z M(LT(LB-LA))H20 H10 N20 G1 X(LR*(COS(LB))) Z(LS*(SIN(LB))) G2 CIJ GZOM5 M2

150

R73224

Exemplo 5.: -Elaborar um programa parametrizado interpolando uma elipse cujos eixos medem: 60mm e 30mm.

R73224

151

;ELIPSE G99 G90 G17 G71 G66 T01M6; ...................................................................... Fresa de Topo O01S2000 M3 G39 R30; ................................................................... Raio Maior G39 C15; ................................................................... Raio Menor G39 D10; ................................................................... Dimetro da Fresa G39 D(LD/2); ............................................................ Raio da Fresa G39 R(LR+LD); ........................................................ Raio Maior Compensado G39 C(LC+LD); ........................................................ Raio Menor Compensado G39 A0; ..................................................................... ngulo Inicial G39 B360; ................................................................. ngulo Final G39 I1; ....................................................................... Incremento ngular G X(LR) Y Z10. G1 Z-3. F500 N10 G1 X(LR*(COS(LA))) Y(LC*(SIN(LA))) G39 A(LA+LI) M(LT(LB-LA))H20 H10 N20 G1 X(LR*(COS(LB))) Y(LC*(SIN(LB))) GZOM5 M2

152

R73224

Exemplo 6.: -Elaborar um programa parametrizado para fresar ranhuras num perfil circular.

R73224

153

;QUADRICULADO_1 G99 G90 G17 G71 G66 T01M6; ........................................................................... Fresa 4mm O01S2000 M3 G39 R50; ........................................................................ Raio do Crculo G39 I8; ............................................................................ Incremento Lateral (XY) G39 A(LR); ..................................................................... Posio Inicial G39 Z2; ........................................................................... Profundidade do Rasgo G39 B0; .......................................................................... ngulo de Rotao G74IJC(LB) N10 G0 X(LA) Y(SQR((LR!2)-(LA!2))) Z5. G1 Z(-(LZ))F500 G1 Y(-(SQR((LR!2)-(LA!2)))) GZ5. G39 A(LA-LI) M(LT(LA+LR))H20 H10 N20 G1 Z(-(LZ)) GZ5. G39A(LR); N30 G0 X(SQR((LR!2)-(LA!2))) Y(LA)Z5. G1 Z(-(LZ))F500 X(-(SQR((LR!2)-(LA!2)))) G Z5. G39 A(LA-LI) M(LT(LA+LR))H40 H30 N40G1 Z(-(LZ))F500 G2 IJ G74 GZOM5 M2

154

R73224

Exemplo 8.: -Elaborar um programa parametrizado para usinar um plano inclinado.

R73224

155

;RAMPA G99 G90 G17 G71 G66 T01M6; ...................................................................... Fresa de Topo O01S2000 M3 G39 A30; ................................................................... ngulo G39 B100; ................................................................. Comprimento G39 C(LB*(TAN(LA))); ........................................... Altura G39 D50; ................................................................... Largura G39 I1; ....................................................................... Incremento Lateral GXYZ N10 G1 Y(LD) F500 x(-(LI)) z(-(LI*(TAN(LA)))) Y x(-(LI)) z(-(LI*(TAN(LA)))) N20 H10 E20 L(((LB/2)/LI)-1) X(-(LB)) Y(LD) GZOM5 M2

156

R73224

Exemplo 9.: -Elaborar um programa parametrizado para usinar uma cavidade, sendo o raio inicial de 40mm e raio final de 20mm.

R73224

157

;CAVIDADE_RAMPA G99 G90 G18 G71 G66 T01M6; .................................................................................... Fresa de Raio Esfrico (Ballnose) O01S2000 M3 G39 R40; ................................................................................. Raio Maior G39 S20; .................................................................................. Raio Menor G39 D10; ................................................................................. Dimetro da Fresa G39 D(LD/2); .......................................................................... Raio da Fresa G39 R(LR-LD); ....................................................................... Raio Maior Compensado G39 S(LS-LD); ........................................................................ Raio Menor Compensado G39 C100; ............................................................................... Comprimento da Inclinao G39 I1; ..................................................................................... Incremento Lateral (Y) G39 A(ATN((LR-LS)/LC)); .................................................... ngulo da Cavidade G39 B(LI*(TAN(LA))); .......................................................... Incremento Lateral (X) G39 Y0; ................................................................................... Posio Inicial N10 G X(LR) Y(LY) Z(LD+2) G1 Z0 F500 G3 X(-(LR)) Z I K G Z(LD+2) G39 Y(LY-LI) G39 R(LR-LB) M(LT(LR-LS))H20 H10 N20 G X(LS) Y(LY) G1 Z0 F500 G3 X(-(LS)) Z I K G Z10. GZOM5 M2

158

R73224

7.11 OPERAES INICIAIS PARA PROGRAMAO 7.11.1 ESTUDO DO DESENHO DA PEA: BRUTA E ACABADA H necessidade de uma anlise sobre a viabilidade de execuo da pea em conta as dimenses exigidas quantidade de material a ser removido, ferramental necessrio, fixao do material etc. 7.11.2 ESTUDOS DOS MTODOS E PROCESSOS Definir as fases de usinagem de cada pea a ser executada, estabelecendo assim o que fazer e quando fazer. 7.11.3 ESCOLHA DAS FERRAMENTAS A escolha de um bom ferramental fundamental para um bom aproveitamento do equipamento, bem como, a sua posiao no magazine para minimizar o tempo de troca. 7.11.4 CONHECER OS PARMETROS FSICOS DA MQUINA E SUA PROGRAMAO preciso conhecer todos os recursos de programao disponveis e a capacidade de remoao de cavacos, bem como rotao mxima e nmero de ferramentas, visando minimizar tempos de programao e operao.

7.11.5 DEFINIO DOS PARMETROS DE CORTE Em funo do material a ser usinado, buscar juntos ao fabricante de ferramentas, os dados de cortes: avanos, rotao e profundidade de corte.

R73224

159

7.12 ESTRUTURA DO PROGRAMA 7.12.1 INCIO DE PROGRAMA ;ESTRUTURA (nome do programa) N10 G99 (cancela sero temporrio) N20 G90 (coordenadas absolutas) N30 G17 (plano xy) N40 G71 (coordendas em mm) N50 G66 (apaga o grfico da tela) N60 T___M6 (troca a ferramenta) N70 O___S____M8 (ativar o corretor, a rotao e o refrigerante de corte) N80 M3 (liga o eixo rvore no sentido horrio) N90 7.12.2 TROCA DE FERRAMENTA N230 N240 M09 (desliga o refrigerante de corte) N250 GZ___O M5 (ponto de troca, cancela e desliga o eixo rvore) N260 T___M6 (troca a ferramenta) N270 O___S____M8 (ativa novo corretor, nova rotao e o refrigerante de corte) N280 M3 (liga o eixo rvore no sentido horrio) N290 7.12.3 FINAL DE PROGRAMA N920 N930 M9 (desliga o refrigerante de corte) N940 GZ___O M5 (ponto de troca, cancela e desliga o eixo rvore) N950 M30 (finaliza o programa)

160

R73224

7.13. CDIGOS DE PROGRAMAO G99 G90 G91 G17 G18 G19 G71 G70 G66 T S O G00 G01 G02 G03 Cancela zero temporrio Coordenadas absolutas Coordenadas incrementais Plano XY Plano XZ Plano YZ Coordenadas em mm Coordenadas em polegadas Apaga o ltimo grfico da tela Chama a ferramenta Determina a rotao da rvore Determina o corretor de ferramentas X ponto final X ponto final Y ponto final Y ponto final Z ponto final Z ponto final

F avano

X ponto final Y ponto final Z ponto final I centroX J centroY K centroZ Idem ao G02

FUNO Q chanfro ou arredondamento + arredondamento - chanfro G05 X Y centro do arco Q raio - horrio G40 G41 G42

+ anti-horrio

Cancela compensao de raio Compensao de ferramenra esquerda Compensao de ferramenta direita

POSICIONAMENRO POLAR R raio C ngulo I centroX J centroY ARCO POLAR C ngulo final I centroX J centroY G81 Z prof. furo R plano rpido F avano P1 cod. retrao D permanncia Idem ao G81 Z prof. furo R plano rpido F avano P1 cod. retrao I primeiro incremento J subtrao K ltimo incremento W quebra cavaco U retrao

G82 G83

G84

Z prof. furo R plano rpido

F avano (passo*RPM)

R73224

161

G85

Z prof. furo R plano rpido F avano V avano de sada - se no programado assume F Idem ao G85 V avano de sada - se no programado assume G0 R raio C ngulo inicial IJ centroXY W nmero de pontos L nmero de furos X distncia furos Y distncia furos IJ nmero de furos em XY respectivamente Z profundidade XY coordenada do canto oposto I sobremetalX J sobremetalY K sobremetalZ W largura de corte L nmero de passes F avanco de desbasate H avano de acabamento V avano de penetrao R raio do canto O corretor de fixao G45 O0 cancela N desvio

G86

G24

G25

G26

G45

G92

XY nova posio do zero pea G99 cancela IJ centro da rotao L nmero de vezes XYZ fator de reduo G72 cancela cancela imagem espelho X, XY, Y coordenadas que sero invertidas IJ centro da interpolao K passo F avano da interpolao Z profundidade do furo Idem ao G22 c ngulo da rotao incremental

G74

G72

G30 G31 G22

G23

7.14 FUNES MISCELNEAS M00 Parada do programa M01 Parada Opcional M03 Liga o eixo rvore no sentido horrio M04 Liga o eixo rvore no sentido anti-horrio M05 Desliga o eixo rvore M06 Libera o giro do magazine de ferramentas M08 Liga refrigerante de corte M09 Desliga refrigerante de corte M02/M30 Final de programa

162

R73224

Das könnte Ihnen auch gefallen