Sie sind auf Seite 1von 28

5

Integrais

Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

5.4

Integrais Indefinidas e o Teorema da Variao Total

Copyright Cengage Learning. Todos os direitos reservados.

Integrais Indefinidas e o Teorema da Variao Total


Nesta seo, vamos introduzir uma notao para primitivas, rever as frmulas para as primitivas e ento us-las para calcular integrais definidas. Tambm reformularemos o TFC2, para torn-lo mais facilmente aplicvel a problemas da cincia e engenharia.

Integrais Indefinidas

Integrais Indefinidas
Ambas as partes do Teorema Fundamental estabelecem conexes entre as primitivas e as integrais definidas. A Parte 1 diz que f contnua, ento dt uma primitiva de f. A Parte 2 diz que pode ser encontrado calculando-se F(b) F(a), onde F uma primitiva de f. Precisamos de uma notao conveniente para primitivas que torne fcil trabalhar com elas. Em virtude da relao dada pelo Teorema Fundamental entre primitivas e integrais, a notao tradicionalmente usada para a primitiva de f e chamada integral indefinida.

Integrais Indefinidas
Logo,

Por exemplo, podemos escrever

Portanto, podemos olhar uma integral indefinida como representando toda uma famlia de funes (uma primitiva para cada valor da constante C).
6

Integrais Indefinidas
Voc deve fazer uma distino cuidadosa entre integral definida e indefinida. Uma integral definida um nmero, enquanto uma integral indefinida uma funo (ou uma famlia de funes). A conexo entre elas dada pela Parte 2 do Teorema Fundamental: se f contnua em [a, b], ento

A eficincia do Teorema Fundamental depende de termos um suprimento de primitivas de funes.


7

Integrais Indefinidas
Cada frmula pode ser verificada derivando-se a funo do lado direito e obtendo-se o integrando. Por exemplo,

Integrais Indefinidas

A primitiva mais geral sobre um dado intervalo obtida adicionando-se uma constante a uma dada primitiva.
9

Integrais Indefinidas
Adotamos a conveno de que quando uma frmula para uma integral indefinida geral dada, ela vlida somente em um intervalo. Assim, escrevemos

subentendendo que isso vlido no intervalo (0, ) ou no intervalo ( 0). Isso verdadeiro apesar do fato de que a primitiva geral da funo f (x) = 1/x2, x 0,

10

Exemplo 2
Calcule .

SOLUO: Essa integral indefinida no imediatamente reconhecvel na Tabela 1, logo, usamos identidades trigonomtricas para reescrever a funo antes de integr-la:

11

Exemplo 5
Calcule SOLUO: Precisamos primeiro escrever o integrando em uma forma mais simples, efetuando a diviso:

12

Exemplo 5 Soluo

continuao

13

Aplicaes

14

Aplicaes
A Parte 2 do Teorema Fundamental diz que se f for contnua em [a, b], ento

onde F qualquer primitiva de f. Isso significa que F = f, de modo que a equao pode ser reescrita como

15

Aplicaes
Sabemos que F (x) representa a taxa de variao de y = F (x) em relao x e F (b) F (a) a variao em y quando x muda de a para b. [Observe que y pode, por exemplo, decrescer e, ento, crescer novamente. Embora y possa variar nas duas direes, F (b) F (a) representa a variao lquida em y.] Logo, podemos reformular FTC2 em palavras da forma a seguir.

16

Aplicaes
Esse princpio pode ser aplicado para todas as taxas de variao nas cincias naturais e sociais. Aqui esto alguns exemplos dessa ideia: Se V (t) for o volume de gua em um reservatrio no instante t, ento sua derivada V (t) a taxa segundo a qual a gua flui para dentro do reservatrio no instante t. Logo,

a variao na quantidade de gua no reservatrio entre os instantes de tempo t1 e t2.

17

Aplicaes
Se [C](t) for a concentrao do produto de uma reao qumica no instante t, ento a taxa de reao a derivada d [C]/dt. Logo,

a variao na concentrao de C entre os instantes t1 e t2.

18

Aplicaes
Se a massa de uma barra medida a partir da extremidade esquerda at um ponto x for m (x), ento a densidade linear (x) = m (x). Logo

a massa do segmento da barra que est entre x = a e x = b.

19

Aplicaes
Se a taxa de crescimento populacional for dn/dt, ento

a alterao total da populao no perodo de tempo de t1 a t2. (A populao cresce quando ocorrem nascimentos e decresce quando ocorrem bitos. A variao total leva em conta tanto nascimentos quanto mortes.)

20

Aplicaes
Se C (x) o custo de produzir x unidades de uma mercadoria, ento o custo marginal a derivada de C (x). Logo,

o crescimento do custo quando a produo est aumentando de x1 a x2 unidades.

21

Aplicaes
Se um objeto se move ao longo de uma reta com a funo de posio s (t),ento sua velocidade v (t) = s (t), logo

a mudana de posio, ou deslocamento, da partcula durante o perodo de tempo de t1 a t2. Isso era verdadeiro para o caso onde o objeto move-se no sentido positivo, mas agora demonstramos que sempre verdade.

22

Aplicaes
Se quisermos calcular a distncia percorrida durante o intervalo de tempo, teremos de considerar os intervalos quando v (t) 0 (a partcula move-se para a direita) e tambm os intervalos quando v (t) 0 (a partcula move-se para a esquerda). Em ambos os casos a distncia calculada integrando-se | v (t) |, a velocidade escalar. Portanto, distncia total percorrida.

23

Aplicaes
A Figura 3 mostra como o deslocamento e a distncia percorrida podem ser interpretados em termos de reas sob uma curva velocidade.

Figura 3

24

Aplicaes
A acelerao do objeto a (t) = v (t), logo

a mudana na velocidade do instante t1 at t2.

25

Exemplo 6
Uma partcula move-se ao longo de uma reta de tal forma que sua velocidade no instante t v (t) = t2 t 6 (medida em metros por segundo). (a) Encontre o deslocamento da partcula durante o perodo de tempo 1 t 4. (b) Encontre a distncia percorrida durante esse perodo de tempo.

26

Exemplo 6 Soluo
(a) Pela Equao 2, o deslocamento

Isso significa que a partcula moveu-se 4,5 m para a esquerda.

27

Exemplo 6 Soluo

continuao

(b) Observe que v (t) = t2 t 6 = (t 3)(t + 2), logo, v (t) 0 no intervalo [1, 3] e v (t) 0 em [3, 4]. Assim, da Equao 3, a distncia percorrida

28

Das könnte Ihnen auch gefallen