Sie sind auf Seite 1von 5

Questo 13

A cidade de So Paulo, atravessada por dois grandes rios, Tiet e Pinheiros, e seus inmeros afluentes, freqentemente assolada por grandes enchentes nos perodos chuvosos. Aps as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um poltico, em sua campanha, prope acabar com a doena, adotando as cinco medidas seguintes. I. Exterminar o maior nmero possvel de ratos. II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios. III. Multar as famlias que acumulam gua nos fundos dos quintais. IV. Evitar o acmulo de lixo prximo a residncias e margens dos rios. V. Desenvolver campanha para estimular o uso de calados, principalmente em dias de chuva. As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose so a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) III e V. e) IV e V.

c) servir de matria-prima para a sntese da glicose. d) entrar nas clulas e ser utilizada pelos ribossomos na sntese de protenas. e) ser eliminada pelas fezes, sem sofrer alterao no tubo digestrio.

alternativa E
As pessoas no possuem celulase em seu tubo digestrio. Assim, a celulose eliminada pelas fezes sem sofrer alteraes no tubo digestrio.

Questo 15
Um grupo de estudantes montou o seguinte experimento: quatro tubos de ensaio foram etiquetados, cada um com um nmero, 1, 2, 3 e 4. Uma planta de egria (planta aqutica) foi colocada nos tubos 1 e 2. Os tubos 1 e 3 foram cobertos com papel alumnio, de modo a criar um ambiente escuro, e os outros dois foram deixados descobertos. Dentro de cada tubo foi colocada uma substncia indicadora da presena de gs carbnico, que no altera o metabolismo da planta. Todos os tubos foram fechados com rolha e mantidos por 24 horas em ambiente iluminado e com temperatura constante. A figura representa a montagem do experimento.

alternativa C
Entre as medidas citadas, podem contribuir de fato para acabar com a leptospirose: exterminar o maior nmero possvel de ratos (embora o texto no explique como seria possvel) e evitar acmulo de lixo prximo a residncias e margem de rios (possivelmente para evitar o entupimento de galerias).

Questo 14
O destino de uma molcula de celulose presente nas fibras encontradas na alface ingerida por uma pessoa, numa refeio, a) entrar nas clulas e ser queimada nas mitocndrias, liberando energia para o organismo. b) ser desmontada no tubo digestrio, fornecendo energia para as clulas.

Sabendo-se que a soluo indicadora tem originalmente cor vermelho-clara, a qual muda para amarela quando aumenta a concentrao de gs carbnico dissolvido, e para vermelho-escura quando a concentrao desse gs diminui, pode-se afirmar que as cores espera-

biologia 2
das ao final do experimento para as solues dos tubos 1, 2, 3 e 4 so, respectivamente, a) amarela, vermelho-clara, vermelho-clara e vermelho-escura. b) amarela, vermelho-escura, vermelho-clara e vermelho-clara. c) vermelho-escura, vermelho-escura, amarela e amarela. d) amarela, amarela, amarela e amarela. e) vermelho-escura, vermelho-clara, vermelho-escura e amarela.

Questo 17
As figuras a seguir representam dois animais invertebrados, o nereis, um poliqueto marinho e a centopia, um quilpode terrestre.

alternativa B
No tubo 1 h uma inibio da fotossntese devido ao papel alumnio. Assim ocorre somente a atividade respiratria e aumenta a concentrao de CO 2 , tornando a soluo amarela. No tubo 2 ocorre fotossntese livremente. O processo consome CO 2 , tornando a soluo vermelho-escura. Nos tubos 3 e 4 no h plantas, portanto no h atividades fotossintticas ou respiratrias. As solues so mantidas na cor original, vermelho-clara.

Questo 16
Os vrus so organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que s se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vrus, correto afirmar que a) apresentam caractersticas fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reproduo e mutao. b) so seres maiores que as bactrias, pois no atravessam filtros que permitem a passagem de bactrias. c) so formados por uma carapaa protica envolvendo o retculo rugoso com ribossomos utilizados na sntese de sua carapaa. d) so todos parasitas animais, pois no atacam clulas vegetais. e) podem desempenhar funes semelhantes aos antibiticos, ocasionando o lise bacteriano, e impedir a reproduo das bactrias.

Apesar de apresentarem algumas caractersticas comuns, tais como, apndices locomotores e segmentao do corpo, estes animais pertencem a filos diferentes. Assinale a alternativa correta. a) O nereis um aneldeo, a centopia um artrpode e ambos apresentam circulao aberta. b) O nereis um artrpode, a centopia um aneldeo e ambos apresentam circulao fechada. c) O nereis um asquelminto, a centopia um platelminto e ambos no apresentam sistema circulatrio. d) O nereis um aneldeo, a centopia um artrpode e ambos apresentam exoesqueleto. e) O nereis um aneldeo, a centopia um artrpode, mas apenas a centopia apresenta exoesqueleto.

alternativa E
O nereis um aneldeo, enquanto que a centopia um artrpode e como tal apresenta exoesqueleto.

Questo 18
Considere as cinco situaes seguintes. I. Formao de vrios embries a partir de um nico zigoto. II. O gameta feminino (vulo) de certos animais se desenvolve formando um novo indivduo, sem que tenha sido fecundado. III. vulos distintos so fecundados por espermatozides tambm distintos, originando zigotos igualmente distintos.

alternativa E
Certos vrus, como os bacterifagos, podem desempenhar funes semelhantes aos antibiticos, ocasionando lise bacteriana, impedindo assim a reproduo das bactrias.

biologia 3
IV. Concepo de um organismo a partir da fuso de um vulo no fecundado, do qual se retirou o ncleo celular, com o ncleo de uma clula somtica retirada de um animal que se deseja copiar. V. Uma muda de violeta formada a partir de uma nica folha que tenha sido destacada de outra planta e plantada em solo mido e bem adubado. Tomando-se como referncia a definio gentica de clone e considerando as situaes descritas, podemos dizer que so processos de clonagem: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I, IV e V, apenas. d) I, II, III e IV, apenas. e) I, II, III, IV e V. c) a pirmide II pode representar a quantidade de energia disponvel em cada nvel trfico da cadeia 2. d) a pirmide I pode representar o nmero de indivduos em cada nvel trfico da cadeia 1. e) a pirmide I pode representar o nmero de indivduos da cadeia 2, e a pirmide II, a quantidade de energia disponvel em cada nvel trfico da cadeia 1.

alternativa A
A pirmide I pode representar tanto o nmero de indivduos quanto a quantidade de energia disponvel em cada nvel trfico da cadeia 2 (milho roedores cobras gavies).

Questo 20
Leia o texto, que apresenta quatro lacunas. Os esgotos so formados, em grande parte, por matria orgnica, gua e energia. H processos muito antigos de tratamento que permitem o aproveitamento da energia dos compostos orgnicos presentes nos esgotos. So processos de ...................., onde ocorre a fermentao por atividade de bactrias ...................., organismos que dispensam a presena de ................. Quando fermentada por estas bactrias, a matria orgnica d origem a um subproduto, o ......................, inflamvel, explosivo e dotado de grande quantidade de energia, que pode ser utilizada em motores a exploso ou at como gs combustvel. As lacunas do texto, se referem, pela ordem, aos termos: a) eutrofizao ... anaerbicas ... CO2 ... gs sulfdrico. b) biodigesto ... anaerbicas ... O2 ... gs metano. c) biodigesto ... aerbicas ... O2 ... gs metano. d) decomposio ... anaerbicas ... CO2 ... gs hlio. e) biodigesto ... aerbicas ... nitrognio ... gs metano.

alternativa C
So processos de clonagem I, IV e V. A situao II indica partenognese. A situao III indica possivelmente gmeos fraternos.

Questo 19
Observe, inicialmente, as duas cadeias alimentares: 1. rvore preguias pulgas protozorios. 2. milho roedores cobras gavies. Observe os modelos de pirmides a seguir:

correto afirmar, com relao s cadeias 1 e 2 e aos modelos de pirmides I e II, que a) a pirmide I pode representar tanto o nmero de indivduos como a quantidade de energia disponvel, em cada nvel trfico da cadeia 2. b) a pirmide II pode representar tanto o nmero de indivduos como a quantidade de energia disponvel, em cada nvel trfico da cadeia 1.

alternativa B
No tratamento de esgotos utilizam-se processos de biodigesto, onde ocorre a fermentao por atividade de bactrias anaerbicas, na ausncia

biologia 4
de O 2 . Essas reaes fornecem como subproduto o metano, um gs inflamvel, explosivo e dotado de grande quantidade de energia, que pode ser aproveitado em motores a exploso ou como gs combustvel.

Questo 22
A respeito das mutaes gnicas, foram apresentadas as cinco afirmaes seguintes. I. As mutaes podem ocorrer tanto em clulas somticas como em clulas germinativas. II. Somente as mutaes ocorridas em clulas somticas podero produzir alteraes transmitidas sua descendncia, independentemente do seu sistema reprodutivo. III. Apenas as mutaes que atingem as clulas germinativas da espcie humana podem ser transmitidas aos descendentes. IV. As mutaes no podem ser espontneas, mas apenas causadas por fatores mutagnicos, tais como agentes qumicos e fsicos. V. As mutaes so fatores importantes na promoo da variabilidade gentica e para a evoluo das espcies. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes corretas. a) I, II e III. b) I, III e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) II, III e V.

Questo 21
Considerando-se que a cor da pelagem de cobaias determinada por um par de alelos, que pode apresentar dominncia ou recessividade, foram realizados cruzamentos entre esses animais, conforme a tabela. Cruzamentos n de descendentes em uma ninhada negros I II III IV V branco x branco branco x negro negro x negro branco x branco negro x branco 0 5 8 2 0 brancos 7 4 0 7 8

A anlise da tabela permite concluir que a) no cruzamento I, os pais so heterozigotos. b) no cruzamento II, so observados dois fentipos e trs gentipos entre os descendentes. c) no cruzamento III, os gentipos dos pais podem ser diferentes. d) no cruzamento IV, os pais so heterozigotos. e) no cruzamento V, podem ocorrer trs gentipos diferentes entre os descendentes.

alternativa B
Em relao s mutaes so corretas apenas I, III e V. As demais so incorretas.

Questo 23
Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substncias orgnicas formadas pela combinao de molculas, como metano, amnia, hidrognio e vapor dgua, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a sntese protica nos mares primitivos, a formao dos coacervados e o surgimento das primeiras clulas. Considerando os processos de formao e as formas de utilizao dos gases oxignio e dixido de carbono, a seqncia mais provvel dos primeiros seres vivos na Terra foi: a) autotrficos, heterotrficos anaerbicos e heterotrficos aerbicos. b) heterotrficos anaerbicos, heterotrficos aerbicos e autotrficos.

alternativa D
A nica opo possvel, dentre os cruzamentos da tabela apresentada, refere-se ao cruzamento IV:

biologia 5
c) autotrficos, heterotrficos aerbicos e heterotrficos anaerbicos. d) heterotrficos anaerbicos, autotrficos e heterotrficos aerbicos. e) heterotrficos aerbicos, autotrficos e heterotrficos anaerbicos.

alternativa D
A seqncia mais provvel dos primeiros seres vivos na Terra foi: seres hetertrofos anaerbicos: grande produo de CO 2 por processos fermentativos; seres auttrofos: utilizao de CO 2 em processos de fotossntese, com grande produo de O 2 para a atmosfera; seres heterotrficos aerbicos: utilizao do O 2 e liberao de CO 2 , estabelecendo um equilbrio entre os processos fermentativos, fotossintetizantes e respirao aerbica.

Os processos assinalados como 1 e 2 e a organela representados no diagrama referem-se, respectivamente, a a) transcrio, traduo e ribossomo. b) traduo, transcrio e lisossomo. c) duplicao, transcrio e ribossomo. d) transcrio, duplicao e lisossomo. e) traduo, duplicao e retculo endoplasmtico.

Questo 24
Considere o diagrama, que resume as principais etapas da sntese protica que ocorre numa clula eucarionte.

alternativa A
A seqncia correta referente ao esquema : transcrio (produo de RNAm); traduo (formao de polipeptdeos), que ocorre nos ribossomos.

Das könnte Ihnen auch gefallen