Sie sind auf Seite 1von 14

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

[...] A veemncia ruidosa de um perturbado chama-se, em geral, frenesi. O frentico, quando insano louco [...] KANT, I. . 5

Quando nascemos, somos presentes no tempo a um espao que no pudemos escolher. Neste itinerrio temos sempre outrm como referncia. Assumimos assim sem alternativa -, a forma com que o meio externo nos molda. H um implante em ns. Dessa forma estudamos - somos formados. Amamos, rimos, falamos, dormimos,
10

sofremos. E em forma continuamos trabalhando at sermos reformados... e um dia j c no estamos abandonmos a forma que temos.

No h ningum que nunca se tenha questionado sobre se a vida valeria a


15

pena. Da superao cclica dessa questo - resulta o estarmos aqui. No h ningum que nunca se tenha questionado sobre se haver uma vida depois da vida. Da superao cclica dessa questo - resulta o estarmos aqui. No h ningum que nunca se tenha questionado sobre se estaria ou no a ficar louco. Da superao dessa questo nunca resulta certeza alguma, e talvez

20

estejamos aqui, ou em qualquer outro lugar, para simplesmente pelo contacto, provarmos a ns prprios que no estamos loucos. que para a nossa espcie, a loucura medo mais sombrio que a prpria morte. Conseguimos tolerar o luto por outrm, mas nunca aceitaremos que algum se metamorfoseie numa errncia aparente de um corpo ausente de esprito. A essa maleita chamamos esquizofrenia .
2

25

Certamente j todos presencimos pessoas que falam em plena rua com um interlocutor imaginrio, num aparente desatino. A assalta-nos um pensamento:
1 2
KANT, I., Beobachtungen ber das Gefuhl des Schnen und Erhabenen Versuch ber die Krankheiten des Kopfes, Observaes Sobre o Sentimento do Belo e do Sublime Ensaio Sobre as Doenas Mentais, trad. Vincius de Figueiredo, So Paulo, Papirus,19931, 28. O termo esquizofrenia foi pela primeira vez usado pelo psiquiatra suo Eugen Bleuler (1857-1939). Esta palavra veio readaptar historicamente a denominao - demncia precoce. Esquizofrenia deriva directamente de dois termos gregos Skhizo ( ) + Frenos ( ). Skhizo ( ) significava; separar violentamente, fender a terra em duas, golpe de machado na cabea, sensao de perda injustificada Idem, BAILLY, A., p. 1224. Frenos ( ) significava; sensaes psquicas, movimentos do esprito, meditar nas palavras e fazer ateno nelas Idem, BAILLY, A., p. 2097.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

Passou-se! Descarrilou!. Mas para sair do carril necessrio haver conscincia de que h carril a seguir. Se esse carril for slido, duradouro e contnuo, em princpio no h sequer a possibilidade de sair dele. Essas palavras so expresso de um choque dado conscincia. Passar-se no s o acto de descarrilar
5

longitudinalmente via, salto perpendicular para [...] o lado de l [...]

do

concebvel em sociedade. transpor as demarcaes laterais linha traada os artifcios da conveno. E isso a conveno no tolera nem perdoa. Tudo o que a conveno no tolera nem perdoa indiferencia, persegue, reprime, condena, esquece e posteriormente ignora.
10

Um dia, em qualquer idade, sem escolher sexo, credo ou raa, sem motivo aparente, uma ateno especial surge. Seja devido a uma m palavra dirigida a si ou ao outro; uma disputa profissional; um desgosto de amor; uma depresso ps-parto;
15

uma correria trabalho-casa e vice-versa por entre uma selva urbana de rudo; aquela multa por pagar; a falta de motivao para o trabalho porque se intui j s se trabalhar para consumir, e s se consumir para poder continuar a trabalhar; o sentimento de solido que aumenta proporcionalmente com a conscincia; o estar farto de um estado de guerra constante em que o planeta vive; o sentir-se a mais; o j no
4

20

ver sentido para parar ao vermelho num semforo... d-se um apocalipse . Ao atingirse esse isolamento, d-se uma libertao total do ciclo dos acontecimentos mundanos exteriores .
5

3 4

O Fim do Mundo, in CITATI, P., A Luz da Noite, trad., Lisboa, Editorial Presena, 1976, p. 282.

Apocalipse em grego Apocalipsis ( ) significava; aco de descobrir, revelao, revelao divina Idem, BAILLY, A., p. 226. A este propsito, veja-se o ltimo livro do Novo Testamento O Apocalipse, o qual narra as vises de um hipottico fim do mundo, mas que coincidem perfeitamente com vises de esquizofrnicos. Edio aconselhada; Bblia de Jerusalm, S. Paulo, Edies Paulinas, 19894.

Este choque na conscincia assemelha-se a uma sada voluntria da roda do Samsara [(fluir com) fluxo tumultuoso no qual os ignorantes se debatem com satisfao] com a passagem ao estado de Nirvana [(privao) estado luminoso e livre de toda a construo mental], com a diferena que na esquizofrenia tudo se d espontaneamente.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

Como e porque que algum atinge um grau de dissoluo entre consciente e inconsciente? Como explicar essa forma individual de involuo brusca de uma conscincia no mundo?
5

Qual a sua origem?

Os especialistas em sade mental reconhecem a esquizofrenia como - doena


10

mental grave -, embora o seu diagnstico nunca apresente uma tipologia uniforme quanto aos seus sintomas . Temos como certo que todos os acontecimentos no mundo fsico originam acontecimentos mentais. Todos os acontecimentos mentais, originam acontecimentos neurais.
6

15

Acontecimentos neurais culminam no crebro. O crebro gere o organismo. Para gerir o organismo, o crebro no tem necessidade [...] a todo o momento de toda a sua substncia [...] . A qualidade da gesto do crebro parece depender da qualidade das
7

20

experincias por que o ser humano seu portador passou. A qualidade da gesto do crebro parece depender da ateno como [...] mecanismo de disparo [...] . A ateno gera o impulso. A qualidade da gesto do crebro a qualidade do impulso na transposio das [...] micro-fendas sinpticas [...] .
9 8

No entanto adoptei os sintomas descritos em, HABIB, M. Bases Neurologiques des Comportements, Bases Neurolgicas dos Comportamentos, trad. Joo Alves Falcato, Lisboa, Climepsi, 20001, p, 199. Segundo este autor, a esquizofrenia apresenta trs grupos principais de perturbaes: - Na Aco Voluntria Pobreza no discurso, ausncia de motivao. - No Auto-controlo Perturbaes auditivas, iluso de ser controlado por outrm. - Na Capacidade de Mentalizar Perturbao formal do pensamento, delrio de perseguio.

7 8 9

DUCROCQ, A., LEsprit et la Neuroscience, O Esprito e a Neurocincia, trad, Joana Chaves, Lisboa, Instituto Piaget, 20002, p. 56. ECCLES, J., How the Self Controls its Brain, Crebro e Conscincia O Self e o Crebro, trad, Ana Andr, Lisboa, Instituto Piaget, 20002, p. 198. Mille Plateaux, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie, Paris, ditions de Minuit, 1972, p. 24.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

O crebro um [...] sistema probabilstico incerto [...] , visto que as neurocincias j chegaram concluso que [...] para efectuar o mesmo gesto mental, dois indivduos recorrero a grupos de neurnios diferentes [...] . Pode afirmar-se que cada um de ns, o arteso do seu prprio crebro .
5

10

11

12

A psicanlise geralmente atribui a gnese desta maleita convivncia familiar, mais concretamente ao complexo de dipo apresentado por Sigmund Freud (18561939)
10

13

. A superao deste complexo s se d atravs da identificao com o

progenitor do mesmo sexo, e pela suspenso de desejo quanto ao progenitor do sexo oposto. Este impasse superado posteriormente - aquando do comeo de uma vida sexual regular. Entretanto Melanie Kline (1882-1960) embora freudiana convicta, veio efectuar uma adio teoria clssica (?) atravs da sua teoria dos objectos .
14

15

A psicologia analtica

15

de Carl Jung (1875-1961), por sua vez reconhece uma

energia do inconsciente em que a lbido no impera, sendo sim baseada em modelosuniversais de desenvolvimento (arqutipos), expressos numa linguagem simblica imanente a todas as culturas e perpetuada ao longo dos tempos, sob a forma de um

10 11 12

Mille Plateaux, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie, Paris, ditions de Minuit, 1972, p. 24.

DUCROCQ, A., LEsprit et la Neuroscience, O Esprito e a Neuroc incia, trad, Joana Chaves, Lisboa, Instituto Piaget, 20002, p. 130. Esta postura faz cair por terra as teorias que atribuem zonas-tipo como correspondentes a determinadas actividades. Pelo que as tendncias atributivas de funes a reas cerebrais, devem ser mais regulares medida que as pessoas forem sendo massificadas. A tm tendncia a comer o mesmo (visto que a grande agricultura praticada pelas multinacionais). Tm tendncia a ser aculturadas da mesma forma e pelos mesmos meios. Tm por ltimo tendncia a pensar de uma forma uniformemente previsvel. Pensando da mesma forma todos gerem as mesmas zonas cerebrais para as mesmas funes.

13

Este complexo inspirou-se na tragdia grega - dipo Rei de Sfocles -, e foi mencionado pela primeira vez por este autor em 1900, na sua obra A Interpretao dos Sonhos. Em traos rpidos, este complexo tido como fenmeno universalmente presente no ser humano, sendo o seu desenvolvimento, paralelo ao da lbido e formao do eu. Tem origem numa tenra idade (dos 3 aos 5 anos), funcionando em torno do desejo de possuir o progenitor do sexo oposto, assim como de eliminar o progenitor do mesmo sexo. Tal conjunto de ideias e sentimentos armazenado como culpa inconsciente. Da rivalidade com o pai resulta a nsia de castrao.

14

Esta apresenta-se em 3 fases: 1 H uma ambivalncia de um instinto auto-destrutivo inato, o qual projectado para o exterior como forma de defesa. 2 O eu desenvolve-se numa sequncia de projeces e introjeces contnuas de objectos. Seio = Bom. Falta do seio = Mau. 3 Origem da neurose surge no primeiro ano de vida, como consequncia de fracassos em superar a depresso. A criana institui uma ambivalncia entre o eu e o objecto-Me associado ao Seio. H primeiramente uma introjeco da Me e ou do Seio. A ideia seria que quando a criana no sente o Seio/Me por perto, acha que pode morrer. Como resultado dessa depresso, chora para que o objecto [parcial (Seio)] do seu desejo lhe seja presente.

15

Designao com que Jung distinguiu o sua viso e mtodo, resultante do desacordo com Freud (1913).

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

inconsciente colectivo . Jung distinguiu duas vias pelas quais o ser humano se orienta, a saber; introverso e extroverso. No caso da esquizofrenia este autor demonstra que h um verdadeiro "desinvestimento" libidinoso, expresso por uma introverso profunda do paciente, resultante da invaso do eu pelas [...] foras arqutipas
5

16

sepultadas no inconsciente [...] , pelo que o complexo de dipo cai parcialmente por terra.

17

Sem alternativa, o esquizofrnico consulta o psicanalista, mantendo dilogo.


10

Queixa-se o esquizofrnico: - Doutor, sinto que a minha vida j no tem sentido. - Sentido? Em que sentido? - Sinto que sou o nico que tomou conscincia de que a humanidade est a ser arrastada por um vrtice sem retorno, em funo de nada.

15

- Hum. Estou a ver. Diga-me, como foi a sua infncia? - Mas no da infncia que me queixo, seno tinha vindo c muito mais cedo! - Claro. Mas voc no sabe. Os seus problemas de agora vm da sua infncia. Esta deixou em si um registo indelvel no subconsciente. Est lembrado de como era confortvel esse tempo sem preocupaes?

20

- De algumas coisas recordo-me, de outras no. - Est a ver? Daquilo que voc no se lembra remeteu-o para o subconsciente e recalcou-o. Qual era a sua relao com os seus pais? J ouviu falar do complexo de dipo? Definiria a sua infncia como normal? - Absolutamente, mas eu s muito recentemente comecei a sentir esta

25

sensao injustificvel de vazio. - Isso porque s agora se predisps a exteriorizar essas suas mgoas de infncia para o consciente. A prova disso, o facto de estar aqui. No acha? - Haaamm, sim - mas...

16 17

A este propsito consultar JUNG, C., Psycologie und Alchemie, Psicologia e Alquimia, trad. Maria Lusa Appy e Margaret Makray, Petrpolis, Editora Vozes, 19724. O Fim do Mundo, in CITATI, P., A Luz da Noite, trad., Lisboa, Editorial Presena, 1976, p. 282.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

- ptimo, vejo que est no bom caminho. Estamos a fazer progressos. Vamos acordar um plano de compromisso. Voc tem que ter um acompanhamento semanal para se desbloquear. Depois com o tempo espaaremos mais as consultas. Continuemos. Fale-me mais da sua infncia....
5

E por a adiante continuaria este dilogo de surdos, moroso e honoroso, geralmente sem resultados, em que um cria uma [...] sugesto [...] , e o outro a aceita ou no.
18

10

A psicanlise mostra-se impotente para lidar com esta questo, porque funciona com base numa dipotirania sexual ocorrida no [...] teatro ntimo [...]
19

da

famlia e da no sai. Pior ainda, reenvia o paciente a uma culpabilidade pessoal adulta por hipoteticamente atentar contra o pai, desequilibrando a harmonia de um lar. A psicanlise a coberto de um suposto [...] segredinho sujo [...] , auto15

20

convence-se de que a sexualidade gera o desejo, quando o desejo em geral (no o de


objectos parciais)

que produz o desejo sexual (entre outros).

O complexo de dipo no a gnese da esquizofrenia, porque a me e o pai so objectos entre outros num mundo em constante descoberta. Servindo os fins de um dipo falocntrico, a psicanlise defende a moralidade
20

burguesa de h cem anos atrs, funcionando como veculo repressor. A psicanlise mantm a humanidade (europeia) sob [...] o jugo do Pap-Mam [...] que haja uma [...] libertao efectiva [...] .
22 21

e no permite

18

L'Anti-Oedipe, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., p. 53. Repare-se que os autores esto a par dos trs mtodos usados em psicanlise: - Interpretao dos sonhos. - Associao livre - Hipnose clnica. Estes no seu conjunto podem no fazer mais que uma sugesto hipntica.

19 20 21 22

L'Anti-Oedipe, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie, Paris, ditions de Minuit, 1972, p. 58. Idem, Ibidem, p. 58. L'Anti-Oedipe, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie, Paris, ditions de Minuit, 1972, p. 59. Idem, Ibidem, p. 59.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

[ ...] A sociedade constri o seu prprio delrio registando-o no processus de produo [...] DELEUZE, G. e GUATTARI, F.
5

23

A Natureza basta-se a si prpria, o Homem no. O Homem separa-se mais e mais da Natureza. o Homem nasce entre homens, num determinado meio. O meio implanta-lhe uma forma.
10

Essa forma a forma do desejo. Todo o ser humano deseja algo. Para ter o algo desejado h que produzir. Assim se introduz [...] o desejo no mecanismo [...] . Produzir algo desejado produzir o real.
24

15

Para produzir h que estar integrado no mercado. Pela integrao vivem-se os ciclos de mercado. Pela produo adquire-se capital. O capital adquire o desejado. Tendo o desejado, deseja-se mais.

20

Deseja-se produzir mais para satisfazer mais desejo pelo capital. Assim se introduz [...] a produo no desejo [...] . Introduzida a produo no desejo, d-se incio a um ciclo vicioso capitalizvel. Ciclo vicioso de mercado capitaliza-se em ciclos frenticos de procura e oferta. A procura e a oferta funcionam com base no desejo.
25

25

O mercado capitalista gera desejo pela induo da falta. Falta apresenta-se ao desejo como [...] incurvel insuficincia de ser [...] . Desejando algo que falta no mundo, cria-se um [...] vcuo [...] Vcuo no real artificialmente suprido pelo capital.
27 26

no real.

23 24 25 26 27

L'Anti-Oedipe, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie, Paris, ditions de Minuit, 1972, p. 16. Idem, p. 29. Idem, p. 29. Idem, p. 33. Idem, p. 34.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

Real [...] mais e mais artificial [...] . Real representado pelo capital. Capital compra o desejo do real. Capital maquina o real.
5

28

Capital concretiza o real. Desejo deseja o real. Desejo deseja o capital. Desejo e objecto [...] so um [...] S o capital real.
29

na mquina capitalista.

10

nico real o capital. Pratica-se assim um [...] vazio da economia de mercado [...] , que apenas confere uma novidade aparente, atravs duma evoluo de cdigos das [...] pulses [...]
31 30

do subconsciente, que gerem o desejo em funo da falta, numa constante [...]


32

desterritorializao [...]
15

a par da culpabilidade colectiva. Este fenmeno d-se at se


33

atingir uma [...] sntese disjuntiva [...] , que separa cada vez mais Natureza e Homem, pelo que se conclui que o capitalismo pelo processus de produo, gera uma [...] fantstica carga esquizofrnica [...] , que usa posteriormente para reprimir e excluir, quem dos seus ciclos ditatoriais quiser sair. O capitalismo instaura ciclos esquizofrnicos.
34

20

O capitalismo o limite da esquizofrenia. O capitalismo gera [...] iluso de massas [...] . O capitalismo uma esquizofrenia social levada ao limite. O capitalismo to imvel em si quanto a esquizofrenia. O capitalismo esquizofrenia.
35

28 29 30 31 32 33 34

Idem, p. 41. Idem, p. 34. Idem, p. 36. Idem, p. 42. Idem, p. 41. Idem, p. 47. Idem, p. 42.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

O esquizofrnico faz uma descodificao imediata e sucessiva dos cdigos do capitalismo. O esquizofrnico adquire uma omniscincia do mundo capitalizado. A esquizofrenia tem origem na aco da mquina capitalista.
5

O esquizofrnico o produto da mquina capitalista. Pelo excesso a sociedade capitalista imobiliza-se. O esquizofrnico fica imvel. O esquizofrnico diz no!

10

Depois dessa viso, o paciente achar que a vida tem obrigatoriamente que ser algo mais do que aquilo que parece cerceado pelo quotidiano. A existncia, apresenta-se-lhe como um estado de hipnose passiva do; come, trabalha, v o filme que j passou n vezes, fornica, dorme, sonha que fica rico, acorda e constata que
15

nunca o vai ser, e que mesmo que o fosse, j no seria o facto de ter dinheiro vindo como por milagre duma lotaria qualquer, que o salvaria da angstia da apercepo da mais profunda conscincia de si no [...] palco demasiado vazio da realidade [...] , sentido-se como simples meio de produo.
36

20

Quando no aceita a sugesto do sistema, nem a culpabilidade, o paciente j impaciente, por no ver sentido em nada, nem apoio em ningum, sente-se [...] abandonado por Deus face da terra [...] . D incio a um apurado estado de introspeco na procura de explicao. Mas a explicao, a perfeio que procura, no
25

37

existe como ele a deseja encontrar. um peso excessivo. A sua realidade [...] abre-se em duas [...] . Comea por contrariar. Ouve vozes. Tem a sensao de ser perseguido por algo em forma de alucinao. Vive numa intermitncia deambulatria
38

35 36 37 38

Idem, p. 37. O Fim do Mundo, in CITATI, P., A Luz da Noite, trad., Lisboa, Editorial Presena, 1976, p. 281. Idem,, p. 283. Idem,, p. 282.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

10

entre consciente e inconsciente. Tem incio a neurodegenerescncia. Assim o esquizofrnico consome-se, imagem do mercado que se auto-consome, fazendo da fuga a tudo uma arte em si e para si. Em circuito fechado. Pela auto-satisfao da autodestruio elimina o mundo - sem sequer lhe tocar. Castiga o mundo profundamente.
5

Fora-se a ignor-lo. Recolhe-se em si, assumindo cada vez mais, como arqutipo de ordem, a sua desordem interna, totalmente incompatvel com a desordem expressa no mundo. Esconde-se na sua [...] caverna profunda [...] , inventando parceiros ilusrios com que o eu conversa internamente, perde assim comunho com o mundo. Excomunga o mundo.
Ao desligar-se entra num processo aparentemente irreversvel, restringe mais e mais o seu horizonte, num exerccio concreto de abstraco tanto do corpo fsico como da mente, o que faz com que o solipsismo cartesiano se assemelhe a um amadorismo reflexivo. Aborta assim retroactivamente tudo o que conheceu. Toda a cultura. O seu mundo comea a findar. como se duma morte antecipada e voluntria se tratasse. Anula39

10

15

se. Pois j teve a viso do todo, e o todo no tem sentido. Acaba assim o mundo. O esquizofrnico alcana o nada .
40

Ganhemos conscincia de que a loucura est no nosso quotidiano anti-natural.


20

Quando encontrarmos algum que divaga atentemos s suas anexactides.


[...] necessitamos de expresses anexactas para designar qualquer coisa exactamente [...] a anexactido no uma aproximao, antes a passagem exacta daquilo que se faz [...]

25 DELEUZE, G. e GUATTARI, F.

41

30

39 40

Idem, p. 284.

O itinerrio da esquizofrenia faz lembrar a progresso na rvore sefirtica hebraica, a qual articula as 22 letras do alfabeto e os 10 nmeros, dando assim a conhecer os diversos nomes de Deus e as intenes da criao. Esta parte do Malchut (mundo ou reino) e culmina numa trade hierrquica pela anulao do entendimento; En Sof Or (luz infinita), En Sof (inapreensvel) e finalmente o En (nada).

41

Mille Plateaux, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie, Paris, ditions de Minuit, 1972, p. 31.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

11

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

42

O Fim do Mundo, in CITATI, P., A Luz da Noite, trad., Lisboa, Editorial Presena, 1976.
10

L'Anti-Oedipe, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie,


15

Paris, ditions de Minuit, 1972.

20

Mille Plateaux, in DELEUZE, G. e GUATTARI, F., Capitalisme et Schizofrnie, Paris, ditions de Minuit, 1972.

25

30

42

Por ordem de influncia no estudo.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

12

BIBLIOGRAFIA SECUNDRIA

43

DUCROCQ, A., LEsprit et la Neuroscience, O Esprito e a Neurocincia, trad, Joana Chaves, Lisboa, Instituto Piaget, 20002.

10

ECCLES, J., How the Self Controls its Brain, Crebro e Conscincia O Self e o Crebro, trad, Ana Andr, Lisboa, Instituto Piaget, 20002.

HABIB, M. Bases Neurologiques des Comportements, Bases Neurolgicas dos


15

Comportamentos, trad. Joo Alves Falcato, Lisboa, Climepsi, 20001.

JUNG, C., Psycologie und Alchemie, Psicologia e Alquimia, trad. Maria Lusa Appy e Margaret Makray, Petrpolis, Editora Vozes, 19724.
20

KANT, I., Beobachtungen ber das Gefuhl des Schnen und Erhabenen Versuch ber die Krankheiten des Kopfes, Observaes Sobre o Sentimento do Belo e do Sublime Ensaio Sobre as Doenas Mentais, trad. Vincius de Figueiredo, So Paulo,
25

Papirus,19931.

30

43

Por ordem alfabtica.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

13

BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIA

44

BAILLY, A., Dictionnaire Grec Franais, Paris, Hachette, 196326.

BLACKBURN, S., The Oxford Dictionary of Philosophy, Dicionrio de Filosofia, Trad. (vrios), Lisboa, Gradiva, 19971.
10

GAFFIOT, F., Dictionnaire Latin Franais, Paris, Hachette, 19341.

15

PEREIRA, I., Dicionrio Grego-Portugus e Portugus-Grego, Braga, Livraria Apostolado da Imprensa, 19907.

RYCROFT, C., A Critical Dictionary of Psychoanalysis, Dicionrio Crtico de


20

Psicanlise, trad. Jos Octvio Abreu, Rio de Janeiro, Imago Editora, 1975.

Vrios, Bblia de Jerusalm, S. Paulo, Edies Paulinas, 19894.

25

Vrios, Logos Enciclopdia Luso-Brasileira de Filosofia, Lisboa, Verbo, 19972.

30

44

Por ordem alfabtica.

O Fim do Mundo ou Da Esquizofrenia Jos Neto

14

NDICE GERAL

O Fim do Mundo ou da Esquizofrenia.

p. 01-10.

10

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

p. 11.

15

BIBLIOGRAFIA SECUNDRIA .

p. 12.

20

BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIA

p. 13.

25

NDICE GERAL

p. 14.

Das könnte Ihnen auch gefallen