Sie sind auf Seite 1von 4

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Considerando que determinado indivduo encontra-se em hipoglicemia prolongada, de forma que a concentrao de beta-hidroxibutirato circulante superior ao valor encontrado quando a glicemia normal, julgue os itens que se seguem.
51 52 53 62

O grupo sanguneo observado em um indivduo corretamente chamado de fentipo.

63

Em indivduos com diferentes tipos sanguneos, espera-se encontrar isoformas distintas de glicosiltransferases.

Nesse indivduo, os hepatcitos obtm energia preferencialmente a partir de betaoxidao. No fgado desse indivduo, so produzidos corpos cetnicos. O tecido muscular desse indivduo libera, na circulao, compostos nitrogenados, cuja cadeia carbnica utilizada para sntese de glicose no fgado. Os adipcitos desse indivduo liberam grande quantidade de triacilgliceris na circulao, cujo produto final de degradao a glicose. Nas clulas desse indivduo, a velocidade das reaes que formam ligaes glicosdicas est aumentada em relao a um indivduo normoglicmico. A situao de hipoglicemia descrita leva liberao de glucagon na circulao. Nesse indivduo, a insulina atua como inibidor alostrico das enzimas da gliclise. Como os hepatcitos desse indivduo realizam neoglicognese por um perodo prolongado, seu organismo precisa sintetizar mais enzimas dessa via, uma vez que elas so consumidas pelas reaes que catalisam. Se a hexocinase heptica desse indivduo for exposta a um aumento da concentrao de glicose, a velocidade inicial da reao catalisada por essa enzima aumentar. Nos hepatcitos desse indivduo, ocorre sntese de LDL a partir de HDL por adio de triacilgliceris a estas partculas.
69
antgeno O antgeno A GalNAc Gal Fuc GlcNAc Gal Gal Fuc GlcNAc Gal Gal Fuc GlcNAc antgeno B Gal Gal

64

Utilizando-se a tcnica de amplificao por PCR, possvel obter vrias cpias do antgeno O, a partir de poucas molculas desse antgeno.

54

Com relao biologia molecular e a organismos geneticamente modificados (OGMs), julgue os prximos itens.
65

55

Plasmdeo o nome dado a um mecanismo de transferncia de material genmico de ocorrncia natural em mamferos.

56 57 58

66

Uma planta que tenha recebido, por enxertia, material gentico de outra espcie vegetal considerada, segundo a legislao brasileira, um OGM.

67

O aumento do teor de metionina e triptofano no feijo pode ser obtido por melhoramento gentico.

59

68

A eletroporao de protoplastos uma tcnica de biotecnologia que permite a introduo de DNA de eucariotos em microrganismos. A aplicao de tcnicas de biobalstica em vegetais limitada ao uso em folhas.

60

70

A inoculao de vrus do mosaico dourado em feijoeiros uma tcnica de biotecnologia vegetal comum para a insero de genes com finalidade de melhoramento.

71

Alguns sistemas de cultura de clulas animais permitem a multiplicao celular em suspenso, sem a obrigatoriedade de adeso celular a uma superfcie.

Uma estratgia usada durante muitos anos para identificao com base em caractersticas hereditrias baseava-se na tipagem sangunea e no padro de herana do grupo ABO. A tipagem de tal caracterstica baseia-se na ligao de anticorpos aos antgenos A, B e O, cujas estruturas so mostradas na figura acima e que podem estar presentes na superfcie de hemcias. Nessa figura, Gal representam a galactose, Fuc, a fucose, GalNAc, a N-acetil-galactosamina e GlcNAc, a N-acetil-glicosamina. Considerando essas informaes, julgue os itens de 61 a 64.
61

72

A tcnica de citometria de fluxo permite distinguir duas subpopulaes distintas em um mesmo conjunto de clulas animais se apenas uma dessas subpopulaes produzir perxido de hidrognio.

73

Os

microrganismos

capazes

de

realizar

fermentao alcolica transformam glicose em O genoma de indivduos cujas hemcias apresentam o antgeno B apresenta o cdon para Gal no gene responsvel pela sntese desse antgeno. etanol e CO2 por um mecanismo que no produz piruvato como intermedirio.

FUB/CESPE

Cargo 6: Bilogo

A Comisso de Constituio e Justia (CCJ) da Cmara dos Deputados aprovou em 2005 a quebra de patente de oito medicamentos que compem o coquetel antiAIDS, distribudo pelo Ministrio da Sade. Considerando esse assunto e a legislao que regula direitos e obrigaes relativas propriedade

Considerando os aspectos da vegetao do cerrado e da conservao dos recursos naturais, julgue os itens a seguir.
81

Estudos comparativos de inventrios de comunidades possibilitam detectar alm de diferenciar determinadas reas prioritrias para a conservao.

industrial, julgue os itens que se seguem.


82 74

Os incndios em intervalos muito curtos nos ambientes savnicos do Cerrado favorecem a camada lenhosa contribuindo assim para que Cerrados mais densos sucedam a vegetao mais deserta.

A expresso quebra de patente, utilizada no texto, se refere concesso de licena compulsria de patente.

75

A patente deve ser requerida em nome prprio pelo autor de inveno ou modelo de utilidade, no sendo possvel ser requerida por herdeiros ou sucessores.
83

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) considera as reas de preservao permanente e outros espaos territoriais especialmente protegidos, como instrumentos de relevante interesse ambiental, e que integram o desenvolvimento sustentvel, objetivo das presentes e futuras geraes.

76

A explorao por terceiros da patente compulsoriamente licenciada ser feita com ateno aos princpios do art. 37 da Constituio Federal brasileira, observadas as demais normas legais pertinentes.

77

O ato de concesso da licena compulsria poder estabelecer obrigaes ao titular, mas no a sua remunerao nem fixar o prazo de vigncia da licena.

84

O buriti, espcie que pertence famlia Palmae (Arecaceae), uma planta higrfita, que ocorre agrupada nas reas brejosas, compondo a vegetao das veredas, o que restringe a sua explorao comercial.

Julgue

os

itens

seguir,

referentes

bioestatstica,

Acerca da economia ambiental e do desenvolvimento sustentvel, julgue os prximos itens.


85

ecotoxicologia, toxicidade de efluentes e produtos.


78

O planejamento e a obteno dos resultados de um ensaio de toxicidade independem do conhecimento de tcnicas experimentais relativas seleo dos animais de diferentes nveis trficos a serem utilizados e da natureza da resposta a ser avaliada.

A economia ambiental e a economia ecolgica so correntes metodolgicas que visam interpretar o problema ambiental e determinar aes que busquem resultados eficientes, partindo de consideraes acerca das caractersticas dos recursos naturais.

79

Na experimentao biolgica, a maioria dos resultados est associada a um tipo particular de distribuio, no caso, a distribuio normal.

86

A valorao econmica de ativos ambientais constitui um conjunto de mtodos e tcnicas cuja finalidade estimar valores monetrios para bens ambientais.

80

Aumentar o nmero e a qualificao de tcnicos nas reas de toxicologia e ecotoxicologia e possibilitar o reconhecimento internacional dos laboratrios brasileiros que atuam na rea ambiental so iniciativas do programa de boas prticas de laboratrio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA).

87

Os valores monetrios calculados para os recursos ambientais constituem uma ferramenta til na implementao de polticas pblicas ambientais.

88

A percia de constatao do dano ambiental, sempre que possvel, fixar o montante do prejuzo causado para efeito de prestao de fiana e clculo de multa.

FUB/CESPE

Cargo 6: Bilogo

Considerando grupos funcionais da biota dominante do cerrado, julgue os itens seguintes.


89

94

O cadastro tcnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental optativo para pessoas fsicas que se dedicam consultoria tcnica sobre problemas ecolgicos e

Apesar de constiturem um grupo dominante na regio central do Brasil, os trmitos raramente constituem pragas agrcolas nessa regio, pois tm baixa capacidade de digerir celulose.
95

ambientais, uma vez que estas prticas visam conservao de recursos naturais. Por meio do Sistema de Autorizao e Informao em Biodiversidade (SISBIO) devem ser obtidas autorizaes para atividades com finalidade cientfica ou didtica de coleta e transporte de material biolgico, captura ou marcao de animais silvestres in situ, manuteno temporria de espcimes de fauna silvestre em cativeiro para experimentao cientfica e realizao de pesquisa em unidade de conservao federal ou em cavernas.
96

90

O recrutamento, a sobrevivncia e a densidade populacional so parmetros utilizados em estudos de ecologia de populaes na avaliao de efeitos de fatores ambientais.

91

A utilizao de semioqumicos se insere no agronegcio como um mecanismo do controle natural de pragas, pois interferem na comunicao intra e interespecfica. Todo manejo deve ser sustentvel, sobretudo do ponto

O CONAMA inclui entre suas competncias a homologao de acordos, visando a transformao de penalidades pecunirias na obrigao de executar medidas de interesse para a proteo ambiental, entre as quais o reflorestamento de reas degradadas.

de vista ambiental, e deve pressupor conhecimento, controle e monitoramento. Sem esses requisitos, que devem ser estabelecidos pelo poder pblico em regras e normas, no h manejo. A tica no manejo e no acesso aos recursos a serem manejados fundamental para que ele seja bem sucedido.
Internet: <www.ibama.gov.br> (com adaptaes).

97

O ordenamento territorial a regulao das aes que tm impacto na distribuio da populao, das atividades produtivas, dos equipamentos e de suas tendncias, assim como a delimitao de territrios de populaes indgenas e populaes tradicionais, e reas de conservao no territrio

No que concerne s questes ambientais no Brasil, julgue os itens de 92 a 97.


92

nacional ou supranacional procurando integrar corretamente as pretenses utilizao do solo disponvel. Acerca do monitoramento ambiental, julgue os itens a seguir.
98

O manejo faunstico cientfico visa agir diretamente sobre espcimes ou populaes animais em vida livre ou em cativeiro para delas se obter informaes, dados e material gentico imprescindvel para a sua conservao ou para delas se obter produtos a serem utilizados em benefcio do homem, de outras espcies ou no desenvolvimento de outras pesquisas especficas.

Atualmente, o IBAMA conta com a Coordenao de Monitoramento Ambiental (COMAM), e com o Centro de Monitoramento Ambiental (CEMAM), visando promoo, estmulo, execuo e implementao das aes referentes ao monitoramento ambiental no Brasil, como forma de prevenir os impactos gerados pela atividade humana.

93

99

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vem contribuindo no combate ao desmatamento do bioma Amaznico atravs de sistemas de deteco de

Os rgos e entidades da administrao pblica, direta, indireta e fundacional, integrantes do sistema nacional do meio ambiente, ficam obrigados a permitir o acesso pblico aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de resultados de monitoramento e auditoria nos sistemas de controle de poluio e de atividades potencialmente poluidoras.

desmatamentos.
100 O monitoramento das emisses de CO2 consiste em

observaes repetidas com um propsito definido de acordo com um planejamento prvio ao longo do tempo e do espao, utilizando mtodos comparveis e padronizados.

FUB/CESPE

Cargo 6: Bilogo

Das könnte Ihnen auch gefallen