Sie sind auf Seite 1von 6

O tema foi o seguinte: Em uma relao comercial, h sempre duas partes envolvidas: a empresa e o consumidor.

O acordo entre os interesses de cada uma dessas partes um desafio a ser superado quando se quer transformar intenes em realidade. Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema: Conciliar as necessidades dos consumidores aos objetivos da empresa.

Comentrios sobre o tema. Trata-se de uma proposta fcil em relao ao assunto a ser tratado, porm alguns cuidados so necessrios. Nesse tema, existe a tendncia de o candidato fazer um texto expositivo, em vez de argumentativo. Se, ao produzir a redao, o autor falar somente sobre as necessidades dos consumidores e sobre os objetivos das empresas, no haver argumentao, apenas informao. preciso que se pense em um ponto de vista a ser defendido. sempre muito importante reservar algum tempo para pensar sobre a proposta, para interpret-la. A redao comea a ser feita quando se comea a pensar sobre o tema. Aps pensar um pouco sobre a proposta, eu cheguei seguinte linha de raciocnio:

O consumidor de hoje quer, principalmente, qualidade nos servios que contrata e nos produtos que adquire. Essa , a meu ver, a necessidade maior das pessoas. Em muitos casos, acho que os consumidores no se importam em pagar um pouco mais caro se puderem contar com um bom produto. At a empresa Isetisan trabalha essa questo em sua propaganda. No sei se lembram: um pouco mais caro, mas muito melhor. J as empresas tm como objetivo final o lucro. Na minha opinio, para que as duas partes sejam felizes, necessrio que as empresas busquem, na mesma proporo, lucro e qualidade no que oferecem. Com base nessa linha de raciocnio, fiz o rascunho de uma redao. Segue: Ponto de vista (apresentado na introduo): Para que se estabelea uma relao harmnica entre empresas e consumidores, necessrio que as companhias ajam de forma tica e busquem aperfeioamento de forma contnua, pois o consumidor de hoje deseja, principalmente, qualidade. Pargrafo de desenvolvimento 1: Sabe-se que o objetivo de qualquer empresa o lucro, porm o sucesso financeiro deve estar ser sempre aliado tica. Para que uma empresa tenha xito, precisa apresentar uma imagem de credibilidade no mercado e isso s acontece quando a satisfao do consumidor no est em segundo plano. Buscar lucro legtimo, mas somente oferecendo um servio de qualidade se podem conciliar os interesses das duas partes.

Pargrafo 2 do desenvolvimento: A importncia de se atuar com tica e comprometimento fica ainda mais ntida quando se analisa o perfil do consumidor de hoje. Com a vida corrida, caracterstica do sculo XXI, o consumidor busca sobretudo qualidade, pois ele quer solues e no aborrecimento. Com um mercado to rico em ofertas, o consumidor tambm procurar bons preos, porm suas necessidades s sero atendidas se na compra ele tambm puder adquirir tranquilidade. Concluso: Lucro e qualidade so as palavras de ordem quando se trata de relaes comerciais. No entanto s possvel conciliar os interesses de empresas e consumidores quando a qualidade do servio priorizada. A satisfao do cliente a alma do negcio.

*Para fazer o texto, eu segui os seguintes passos: pensei sobre o tema, fiz um roteiro, cheguei a um ponto de vista e pensei em argumentos para comprov-lo. *Quero tambm ressaltar um dado importante: em todos os pargrafos eu usei as palavras conciliao, consumidor, empresa. Isso importante para que no haja fuga parcial do tema.

TEXTO A

Misso: Ser um banco competitivo e rentvel, promover o desenvolvimento sustentvel do Brasil e cumprir sua funo pblica com eficincia.

Viso de futuro: Sermos o primeiro banco dos brasileiros, das empresas e do setor pblico, referncia no exterior, o melhor banco para trabalhar, reconhecido pelo desempenho, relacionamentos duradouros e responsabilidade ambiental.

TEXTO B Empresas com funcionrios mais felizes conseguem resultados melhores. Os profissionais que se sentem engajados e satisfeitos na empresa que escolheram para trabalhar encontram propsito e significado no trabalho, e sentem que sua funo contribui para as metas empresariais.

Com base nos elementos fornecidos, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

O profissional bem-sucedido escolhe como empregador uma empresa com a qual se identifica, pois conhece os objetivos da corporao e concorda com eles

Redao:

A busca da satisfao profissional uma questo que engloba no apenas fatores econmicos, pois tambm diz respeito ao contentamento das pessoas diante da atividade exercida; o que fortalece a importncia de estar empregado(a) onde o que e como a empresa faz, seja o mesmo desejo de quem nela exerce suas funes. O avano econmico e tecnolgico, rpido e impactante, pelo qual passa a sociedade praticamente obriga a procura por qualquer empresa, desde que seja possvel, com a remunerao ofertada, a sobrevivncia e a realizao dos desejos profissionais e financeiros.

Dessa forma, o prazer pelo trabalho substitudo pela necessidade de aquisio de dinheiro e status profissional. Por sua vez, estando cientes da real pretenso dos intencionados procura de emprego, os empregadores do nfase to somente a obteno de lucros, desprezando ao mesmo tempo um elemento fundamental para o sucesso empresarial: a satisfao dos funcionrios em realizar atividades que condizem com seus ideais de vida. importante ressaltar que empresas preocupadas com a alegria de trabalhar dos seus funcionrios, tm fora de produo e desenvolvimento que dificilmente ser abalada. Afinal, o profissional que executa tarefas apenas pelo salrio, no tendo outras motivaes, dar importncia somente ao fato de ser remunerado na data certa e pela quantia esperada.

As empresas precisam, alm do lucro, buscar melhorias internas e externas. A transparncia nos objetivos e aes, e a preocupao com questes sociais e ambientais, por exemplo, so caractersticas atraentes para profissionais honestos e somadores no desenvolvimento da organizao. Assim, necessrio que empregado e empregador enxerguem o prazer de fazer e os conseqentes benefcios, e no apenas o preenchimento dos seus bolsos.

Em uma relao comercial, h sempre duas partes envolvidas: a empresa e o consumidor. O acordo entre os interesses de cada uma dessas partes um desafio a ser superado quando se quer transformar intenes em realidade.

Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema: Conciliar as necessidades dos consumidores aos objetivos da empresa

Minha redao As organizaes em suas atividades seja ela prestao de servio ou produto utilizam vrias estratgias de marketing , propaganda ,internet e outros meios de comunicao para atingir seus objetivos, na obteno de consumidores fiis de sua marca e lucratividade da empresa. Mas consumidores buscam mais que suprir suas necessidades, eles esperam das corporaes atendimento eficiente dos colaboradores , no encontrar falhas na prestao de servio ou m condies em um produto de consumo. Para isso ambos precisam conciliar sua necessidades , a empresa deve passar credibilidade confiana aos clientes que utiliza os produtos e servios, quanto ato da compra e ps venda garantindo segurana do consumidor sem futuros problemas para empresa porque o melhor marketing de uma empresa Boca-a-Boca alm de no ter custo para organizao eficaz na obteno de novos clientes trazendo com isso crescimento e alcanado a misso, viso e

valores , tornando-se um concorrente forte perante outras empresas , minimizando sua fraquezas e ameaas de um novo concorrente e criando oportunidade de novas filiais .

Das könnte Ihnen auch gefallen