Sie sind auf Seite 1von 6

Conceito de Economia Economia a cincia social que estuda a produo, distribuio, e consumo de bens e servios.

. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), da regras da casa (lar). Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relao entre as necessidades dos homens e os recursos disponveis para satisfaz-las. Assim sendo, esta cincia est intimamente ligada poltica das naes e vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funes explicar como funcionam os sistemas econmicos e as relaes dos agentes econmicos, propondo solues para os problemas existentes. A cincia econmica est sempre analisando os principais problemas econmicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta cincia aplicada a campos que envolvem pessoas em decises sociais, como os campos religioso, industrial, educao, poltica, sade, instituies sociais, guerra, etc. http://www.oeconomista.com.br/conceito-de-economia/ Microeconomia
Primeiramente, o que Economia? Economia origina-se das palavras gregas oikos e nomos que significam administrao da casa, estado. Economia a cincia social aplicada que estuda como o indivduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas. A economia moderna pode- ser dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econmica e Economia Aplicada. A Teoria Econmica por sua vez se dividi em: Microeconomia e Macroeconomia. Microeconomia trata do comportamento das empresas, famlias, indivduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou servio em relao s preferncias dos consumidores ( demanda). Estuda os monoplios, oligoplios, monopsnios e concorrncia perfeita. Tambm denominada como Teoria dos Preos. Macroeconomia, estuda o funcionamento da economia de um pas de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nvel geral de preos, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de cmbio, balano de pagamento, inflao, poupana e consumo, estoque de moeda, polticas fiscais, monetrias, cambiais entre outros fatores.
A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinao e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, nveis de preos, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balana de pagamentos e taxa de cmbio.

O enfoque macroeconmico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relaes entre grandes agregados e permite compreender algumas interaes relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nvel de empregos, estabilizar os preos, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconmica se compe de cinco mercados: Mercado de Bens e Servios: Determina o nvel de produo agregada bem como o nvel de preos. Mercado de Trabalho: Admite a existncia de um tipo de mo-de-obra independente de caractersticas, determinando a taxa de salrios e o nvel de emprego. Mercado Monetrio: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros. Mercado de Ttulos: Analisa os agentes econmicos superavitrios que possuem um nvel de gastos inferior a sua renda e deficitrios que possuem gastos superiores ao seu nvel de renda. Mercado de Divisas: Depende das exportaes e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importaes e sada de capital financeiro. A microeconomia ou teoria dos preos analisa a formao de preos no mercado, isto , como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preo e a quantidade de um produto ou servio. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formao do preo. A microeconomia se preocupa em explicar como fixado o preo e seus fatores de produo. Divide-se em: Teoria do Consumidor: Estuda a preferncia do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restries quanto a valores e a demanda de mercado. Teoria de Empresa: Estuda a reunio do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los. Teoria da Produo: Estuda o processo de transformao da matria -prima adquirida pela empresa em produtos especficos para a venda no mercado. A teoria da produo se refere os servios como transportes, atividades financeiras, comrcio e outros.

http://economiametodista.blogspot.com.br/2009/03/macroeconomia-emicroeconomia.html A Macroeconomia procura explicar, num sistema descentralizado, os nveis de: Emprego, Produo e Preos. O estudo do comportamento agregado, da inflao e da taxa de juros. A anlise dos determinantes principais dos nveis de renda (Y), do nvel geral de preos (P).

A Microeconomia analisa o comportamento racionalista dos consumidores e dos produtores e est embasada na filosofia individualista, examina as aes dos agentes econmicos privados, em suas atividades de produo e de consumo, tambm por vezes, chamada de Teoria dos Preos.

O que Economia:
Economia uma cincia que estuda os processos deproduo, distribuio, acumulao e consumo de bens materiais. a conteno ou moderao nos gastos, uma poupana. No sentido figurado, economia significa o controle para evitar desperdcios em qualquer servio ou atividade. A palavra economia deriva da juno dos termos gregos oikos (casa) e nomos (costume, lei) resultando em regras ou administrao da casa, do lar. O conceito de economia engloba a noo de como as sociedades utilizam os recursos para produo de bens com valor e a forma como feita a distribuio desses bens entre os indivduos. Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais so limitados e que no possvel produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas so ilimitados e insaciveis. Partindo desse princpio, a economia observa o comportamento humano em decorrncia da relao entre as necessidades dos homens e os recursos disponveis para satisfazer essas necessidades. A cincia econmica tenta explicar o funcionamento dos sistemas econmicos e as relaes com os agentes econmicos (empresas ou pessoas fsicas), refletindo sobre os problemas existentes e propondo solues. A investigao dos principais problemas econmicos e as tomadas de deciso baseiam-se em quatro questes fundamentais sobre a produo: O que produzir?, Quando produzir?, Que quantidade produzir?, Para quem produzir?.

Microeconomia e macroeconomia so os dois grande ramos da economia. A microeconomia estuda as vrias formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econmicos, enquanto a macroeconomia analisa os processos microeconmicos observando uma economia como um todo.

Economia de mercado
Economia de mercado um sistema econmico em que as organizaes (bancos, empresas etc.) podem atuar com pouca interferncia do estado. o sistema prprio do capitalismo.

Economia de subsistncia
um sistema econmico baseado na produo de bens esclusivamente necessrios para o consumo bsico, imediato. Onde na produo no existe excedentes, nem relao de carter econmico com outros mercados produtores.

Conceito Economia a cincia social aplicada que estuda como o indivduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), da regras da casa (lar). Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relao entre as necessidades dos homens e os recursos disponveis para satisfaz-las. Assim sendo, esta cincia est intimamente ligada poltica das naes e vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funes explicar como funcionam os sistemas econmicos e as relaes dos agentes econmicos, propondo solues para os problemas existentes. A cincia econmica est sempre analisando os principais problemas econmicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta cincia aplicada a campos que envolvem pessoas em decises sociais, como os campos religioso, industrial, educao, poltica, sade, instituies sociais, guerra, etc. SO TRS OS PRINCIPAIS COMPARTIMENTOS DA ECONOMIA A ECONOMIA DESCRITIVA - Cuida da descrio da ao econmica e observa sistematicamente o comportamento de seus diversos agentes. (O que ). A TEORIA ECONMICA - Formula princpios, teorias, leis e modelos fundamentados nas descries e observaes da Economia Descritiva. (O que ser). A POLTICA ECONMICA - Aplica para a melhor conduo da ao econmica, os desenvolvimentos elaborados pela Teoria Econmica. (O que deve ser).

Das könnte Ihnen auch gefallen