Sie sind auf Seite 1von 3

________________________________________________________Fsico-Qumica I 2) A LEI DO GS IDEAL 2.

1) Lei de Gay-Lussac da combinao dos volumes Quando medidos sob as mesmas condies de temperatura e presso, os volumes dos reagentes e produtos gasosos de uma reao esta na razo de nmeros inteiros e pequenos. Exemplo 1: Suponha que 0,176 mol de um gs ideal ocupa 8,664 litros a presso de 0,432 atm. Qual a temperatura do gs em graus Celsius? Exemplo 2: Suponha que uma amostra de 5,00 g de gs oxignio, O2, a 35C encerrada em um recipiente com a capacidade de 6,00 L. Considerando o comportamento do gs ideal, calcule a presso do oxignio em milmetros de mercrio. (Massa atmica: O = 16,0) 2.2) Volume molar de um gs ideal A condio de referencia que usada para descrever as propriedades do gs so 0C (273,15 K) e 1,0000 atm, chamada presso e temperatura padro ou condies normais de presso e temperatura ou CNTP. O volume ocupado por um mol de um gs ideal nas CNTP : 2.3) Massa molecular a partir da densidade do gs. Um mtodo experimental para determinar a massa molecular de um gs est baseado na medida de sua densidade. Exemplo: A densidade do gs fosfina 1,26 g L-1 a 50 C e 747 mm Hg. Calcule a massa molecular da fosfina. 2.4) Outras propriedades de um gs ideal 2.4.1) Lei de Dalton das presses parciais A Lei de Dalton das presses parciais estabelece que a presso total exercida por uma mistura de gases igual a soma das presses parciais dos gases individuais. Exemplo: Amostras de H2, O2, e N2 contem cada uma, massa de 1,00 g. Suponha que os gases sejam colocados conjuntamente em um recipiente de 10,0 L a 125C. Considere o comportamento ideal e calcule a presso total em atmosferas. 2.4.2) Gases coletados sobre a gua. Uma pratica comum em laboratrio consiste em coletar um gs pelo deslocamento de gua. Nesse caso, o gs se encontra em contato com a gua no estado lquido, ento diz-se que o gs esta mido, porque no puro, consistindo em uma mistura de molculas de oxignio gua. Exemplo: Suponha que 0,157 g de um certo gs coletado sobre a gua ocupa um volume de 135 mL a 25C e 745 mmHg. Considerando o comportamento ideal, determine a massa molecular do gs. (Dado: PH2O a 25C = 23,76 mmHg)

2.5) Estequiometria dos gases Exemplo: Quando o etano, C2H6, queima em oxignio, os produtos so dixido de carbono e gua. Se 1,26 L de etano queimado em 4,5 L de oxignio, quantos litros de dixido de carbono e vapor de gua so formados, se todos os volumes so medidos a 400C e 4,00 atm de presso? 2C2H6 (g) + 7O2 (g) 4CO2 (g) + 6H2O (g)

3. GASES IDEAIS. MISTURAS DE GASES IDEAIS 3.1) Equao de estado dos gases ideais A equao de estado de uma substncia pura uma relao entre as variveis volume, V; presso, P; temperatura, T e massa, M (ou nmero de mis, n). Essas variveis no so to independentes, pois experimentos mostram que qualquer uma delas funo das demais. Todos os gases independentemente de sua natureza, obedecem a mesma equao de estado quando rarefeitos, isto , P0. Existe uma proporcionalidade entre a temperatura, T, e a presso, P, de uma massa de gs, a volume constante, quando P0, isto , lim P = constante P0 T v No caso dessa relao ser aplicada a um mol, os valores PV/T colocam-se sobre isotermas que concorrem todas para o mesmo limite, independentemente das temperaturas consideradas e da natureza do gs./ Esse valor limite da quantidade PV/T, comum a todos os gases, denomina-se constante universal dos gases ou constante de Regnault: lim PV = R P0 T 3.2) Superfcie de estado dos gases ideais As trs variveis ou coordenadas termodinmicas P, V, T determinam os diversos estados de equilbrio de uma massa de gs ideal. Mantendo-se constante uma das trs variveis de cada vez, pode-se ter os seguintes tipos de transformaes de um gs ideal: transformaes isotrmicas (T=constante); transformaes isobricas (P=constante); e transformaes isomtricas (V=constante). 3.3) Coeficientes trmicos dos gases ideais a) Coeficiente de dilatao a presso constante O coeficiente de dilatao de um gs ideal, em torno de uma temperatura T, o inverso desta temperatura. Na temperatura de 0C ou 273,15K, 0 = 1 = 1 = 0,003661 K-1 T0 273,15 b)Coeficiente de compressibilidade a temperatura constante =-1V=1 V P P

c) Coeficiente de tenso a volume constante =P T 3.4) Mistura de gases ideais. Lei de Dalton Segundo Dalton a presso parcial exercida por um componente de uma mistura de gases ideais a mesma que ele exerceria se ocupasse sozinho o volume total da mistura na mesma temperatura. Esta lei serve de critrio termodinmico de idealidade de uma soluo gasosa e se harmoniza com o critrio cintico de gs ideal. O modelo cintico de gs ideal exclui quaisquer aes intermoleculares e, por isso, cada componente da mistura se comporta como se os demais no existissem ou como se ele ocupasse sozinho o volume da mistura. EXEMPLO: Calcular a massa molar mdia de uma mistura de composio aproximada do ar: 80% de N2 e 20% de O2 em volume. Segundo a Lei de Avogadro, em cada 100 mis dessa mistura existem 80 mis de N2 e 20 mis de O2; as fraes molares sero, portanto xN2 = 0,80; xO2 = 0,20 3.5) Lei de Amagat O volume de uma mistura de gases a soma das contribuies dos componentes chamadas de volumes parciais: V = V1 + V2 + ... Vc Segundo Amagat, o volume parcial de um componente de uma mistura de gases ideais o volume que ele ocupa sozinho sob presso total da mistura e na mesma temperatura em que esta se encontra. Isso significa que os volumes separados de gases ideais, nas mesmas condies de presso e temperatura, adicionam-se perfeitamente sem contrao nem expanso, quando misturados, o que se explica pela completa ausncia de foras intermoleculares nos gases ideais. EXEMPLO: Uma mistura de gases ideais possui a seguinte composio: hidrognio 63%, nitrognio 25% e dixido de carbono 12%. A soma total das massas dos gases constituintes da mistura somam 1354 g. Calcule: a) A frao molar de cada componente b) A frao mssica de cada componente c) A massa molar media da mistura d) O volume ocupado por 100 g da mistura sob a presso de 1 atm e temperatura de 27C. e) A densidade da mistura nas condies estabelecidas f) As presses parciais dos componentes, nas condies estabelecidas em (d) g) As molaridades dos componentes nas condies estabelecidas em (d)

Das könnte Ihnen auch gefallen