Sie sind auf Seite 1von 3

Como ler a Bblia.

O QUE A BBLIA? A Bblia uma "biblioteca", coleo de livros, escritos de dezenas de autores diferentes ao longo de 10 sculos. Alguns esto escritos em hebraico (com certas passagens em aramaico), outros em grego e apresentam gneros literrios diferentes: a narrativa histrica, o cdigo de leis, a pregao, a orao, a poesia, a carta, o romance. O nome desta coleo, "os livros" (em grego, ta biblia), passou a ser um singular, "a Bblia" (em grego, he biblia). A Bblia catlica formada por 73 livros: 46 no antigo Testamento e 27 no novo. COMO SURGIU? A Bblia nasce da experincia de Deus que alguns homens e mulheres fizeram ao perceber a presena de Deus nos acontecimentos da vida. Disso surgiu a convico comum de que Deus os destinou a formar um povo. Esse "povo de Deus" (Israel) apareceu na histria por volta de 1200 a.C. A religio do povo de Israel marcada pela experincia de um nico Deus, invisvel e transcendente: o SENHOR. Eles exprimiram essa relao que o unia ao seu Deus atravs de um termo jurdico: a Aliana. AS DUAS ALIANAS A Bblia pode ser dividida em duas partes: Antiga Aliana e Nova Aliana, ou antigo e novo Testamento. A primeira Aliana foi feita por Deus com Moiss e se expressa atravs da um conjunto de leis (Tor). A nova e definitiva Aliana foi feita por Jesus com seus discpulos. Para os cristos, em Jesus de Nazar, Deus reuniu as pessoas de todas as origens para formar um povo regido por essa nova Aliana, esse novo Testamento. Era uma aliana definitiva; em contrapartida, fazia da Aliana que regia Israel uma etapa que, embora indispensvel, estava destinada a ser superada. Os cristos denominaram-na de antiga Aliana e deram ao conjunto dos livros bblicos recebidos de Israel o nome de Antigo Testamento (cf. 2Cor 3, 14), enquanto os livros que falavam da pessoa e da mensagem de Jesus formavam o Novo Testamento. O NOVO TESTAMENTO O Novo Testamento surge da experincia da ressurreio de Jesus que os discpulos fizeram. Eles no s conviveram com ele, com tambm foram profundamente marcados pela experincia de sua ressurreio. Eles e seus sucessores colocarem essa experincia no papel e redigiram assim o Novo Testamento pois viam em Jesus a concretizao da esperana de Israel e a resposta expectativa de salvao universal para todos os povos. A BBLIA, PALAVRA DE DEUS Quem l a Bblia, percebe que ela no se trata antigo tesouro literrio ou uma mina de documentao sobre a histria das idias morais e religiosas de um povo. A Bblia no somente um livro no qual se fala de Deus; ela se apresenta como um livro no qual Deus fala ao homem, como atestam os autores bblicos: No se trata de uma palavra sem importncia para vs: vossa vida (Dt 32,47) Estes sinais foram escritos neste livro para que creiais que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome (Jo 20,30-31).

A Bblia e a f, embora estejam profundamente enraizadas numa histria particular de um povo, ultrapassam a histria. uma Palavra que se dirige a todo homem, em todo tempo e lugar. ENTENDENDO AS CITAES DA BBLIA Para facilitar a localizao dos textos bblicos, a Bblia est dividida em captulos e versculos. Ao citar esses textos utilizamos a vrgula, o ponto e vrgula, o e hfen. A vrgula separa captulo do versculo. Ex. Gn 3,1 (Livro do Gnesis, captulo 3, versculo 1). O ponto e vrgula separa captulos e livros. Ex. Gn 5,1-7; 6,8 (Livro do Gnesis, captulo 5, versculos de 1 a 7; cap. 6, v. 8). O ponto separa versculo de versculo, quando no seguidos. Ex. 2Mc 3,2.5 ( Segundo Livro dos Macabeus, cap. 3, v. 2 e 5). O hfen indica a seqncia de captulos ou de versculos. Ex. Jo 10, 3-5 (Evangelho segundo Joo, captulo 3, versculos de 3 a 5.

COMO LER E INTERPRETAR A BBLIA No basta ter a Bblia, preciso tambm saber ler, interpretar e viver o livro da Palavra de Deus. Tanto a Bblia quanto a vida devem ser lidas a partir de Jesus Cristo. Sabemos que a Bblia narrao, sob inspirao do Esprito Santo, das experincias concretas de um povo procura de Deus e da ao desse Deus se revelando a este povo. Por isso, a Bblia, como principal fonte da f, deve ser lida no contexto da vida, porm luz da Tradio e do Magistrio da Igreja, que so a garantia para ns de uma correta interpretao (cf. DV 2-6). Com as sete chaves da leitura da Bblia apresentada a seguir voc encontra a Palavra de Deus que est na Bblia e na vida e entender melhor o sentido escondido atrs das Palavras. 1. Ps bem plantados na realidade. Para ler bem a Bblia preciso ler bem a vida. Conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitria do pas e do mundo. preciso conhecer tambm a realidade na qual viveu o Povo da Bblia. A Bblia no caiu do cu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperana e da f de um povo.

2. Olhos bem abertos. Um olho sobre o texto da Bblia e outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus est na Bblia e est na vida. Precisamos ter olhos para enxerg-la.

3. Ouvidos atentos, em alerta. Um ouvido para escutar o clamor do povo e outro para escutar o que Deus quer falar.

4. Corao livre para amar. Ler a Bblia com sentimento, com a emoo que o texto provoca. S quem ama a Deus e ao prximo pode entender o que Deus fala na Bblia e na ida. Corao pronto para converter-se.

5. Boca para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o corao sentiu sobre a Palavra de Deus e a vida. Como posso me calar?

6. Cabea para pensar. Usar a inteligncia para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dvidas. Ler a Bblia e ler tambm outros livros que nos expliquem a Bblia.

7. Joelhos dobrados em orao. S com muita f e orao d para entender a Bblia e a vida. Pedir ajuda ao Esprito Santo para entender o esprito da Bblia. No podemos fazer uma leitura ao p da letra, porque a letra mata e o esprito vivifica, como adverte So Paulo (cf. 2Cor 3,6).

Certamente descobriremos outra chaves, mas estas so indispensveis. bom unir as chaves num chaveiro forte e firme. Este chaveiro a famlia, o crculo bblico ou sua comunidade. A bblia lida em comunidade se torna mais fcil, mais proveitosa, mais agradvel e um sinal da presena de Deus (cf. Mt 18,20).

Das könnte Ihnen auch gefallen