Sie sind auf Seite 1von 22

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

The first phase of the Latin American historiography and the construction of the identity of the new Nations
Claudia Wasserman Professora associada Universidade Federal do Rio Grande do Sul claudia.wasserman@ufrgs.br Av. Bento Gonalves, 9500 Agronomia 900540-000 Porto Alegre RS Brasil

Resumo
O objetivo deste artigo examinar as propostas e afirmaes a respeito da identidade nacional na historiografia latino-americana a partir do movimento da independncia no comeo do sculo XIX e no perodo imediatamente ps-emancipao. Com base em excertos das obras produzidas por autores clssicos a respeito das origens da nao e das identidades nacionais na Amrica Latina do sculo XIX, o artigo pretende encontrar regularidades no discurso historiogrfico da regio. Sero abordadas especialmente as questes sobre as origens das naes, os obstculos a serem transpostos para sua constituio plena e a adoo de modelos externos.

Palavras-chave
Historiografia hispano-americana; Identidade nacional; Amrica Latina.

94

Abstract
The aim of this paper is to examine the proposals and statements regarding the national identity in Latin American historiography, from the independence movement, in the early nineteenth century, and the period immediately after independence. The article intends to reveal regularities in the regions historiographical discourse, taking into consideration some excerpts of documents produced by classical authors, concerning of the origins of nation and national identities in Latin American 19th century. The questions about the origins of Nations, the obstacles to be overcome by to its full establishment and adoption of external models will be especially considered.

Keywords
Spanish-American historiography; National identity; Latin America.

Enviado em: 27/10/2011 Aprovado em: 3/12/2011 histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

95

O objetivo deste artigo examinar as propostas e afirmaes a respeito da identidade nacional na historiografia latino-americana a partir do movimento da independncia no comeo do sculo XIX e no perodo imediatamente ps-emancipao. O grupo de autores abordados neste artigo composto por personalidades que geralmente foram atores da gesta emancipatria, formado por cronistas, memorialistas e historiadores autodidatas, criadores de uma historiografia descritiva de fatos polticos e militares (JARAMILLO URIBE 1986, p. 23), seguido por outro grupo ligado s academias de histria, nacionais ou locais, aos centros e institutos de histria, geralmente sem carter oficial, que se formaram em quase todos os pases latino-americanos na segunda metade do sculo XIX (JARAMILLO URIBE 1986, p. 24). A amplitude da abordagem e o recorte abrangente so propositais. Se, de um lado, corre-se o risco de perder o detalhamento de cada autor estudado, por outro, permite compreender regularidades que existem no discurso acerca da questo nacional no subcontinente latino-americano. A abordagem simultnea de vrios autores, localizados em diversos pases da Amrica Latina permite ainda compreender a regio como totalidade articulada, para alm das especificidades.1 Segundo Carlos Aguirre, a historiografia latino-americana no est suficientemente estudada para constituir uma sntese de sua trajetria que possa consolidar uma histria global da historiografia da Amrica Latina (AGUIRRE ROJAS 2001, p. 73), ou mesmo para produzir uma satisfatria histria intelectual latino-americana. certo, porm, que o perodo proposto para a anlise constitui a primeira etapa do que poderamos chamar de historiografia latino-americana. Momento das primeiras elaboraes intelectuais que indagam acerca da identidade das nascentes naes e que exploram as razes histricas daqueles que se supe serem os valores e as caractersticas especficas de cada pas. A questo nacional na Amrica Latina e os problemas de identidade nacional, das origens da nao e da nacionalidade so temas consagrados h muito pelos intelectuais e pelos historiadores latino-americanos. A busca do carter nacional e das origens da nao est evidentemente relacionada s dificuldades de construo de ordenamentos polticos estveis na regio. A isso, somou-se o fato de constituir-se um contingente populacional transplantado, com origens variadas, conforme o pas. Tambm, por muito tempo, as elites latino-americanas consideraram uma fatalidade o nascimento extraeuropeu (ANDERSON 1989, p. 74) e desprezavam as caractersticas particulares de cada pas e sua populao. As primeiras discusses a respeito da identidade nacional, do surgimento das naes e dos obstculos para a sua constituio plena, surgiram a partir das independncias e foram pautadas por uma preocupao poltica, manifestada por parte dos protagonistas do processo. Depois das independncias, os pases

Embora muitos dos autores citados sejam clssicos e exista uma bibliografia considervel sobre as suas obras e histrias de vida, o objetivo deste artigo verificar suas observaes e comentrios acerca das origens e das caractersticas das naes e nacionalidades nascentes. No se trata, portanto, de detalhar suas obras sobre outras temticas.

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

da Amrica Latina foram palco dos debates sobre a questo constitucional, sobre o povoamento e acerca das medidas necessrias para implantao dos ordenamentos polticos e administrativos no metropolitanos. Estas discusses tambm foram realizadas por polticos e intelectuais que se propunham a compor as administraes estatais. Na segunda metade do sculo XIX, apareceram os primeiros historiadores, intelectuais ligados a academias de histria ou centros e institutos de pesquisa histrica. Embora sem profissionalizao, estes sujeitos tiveram uma preocupao com a investigao histrica e suas obras transformaram-se em um legado de valor documental para futuros historiadores de ofcio. Alm disso, o processo de repercusso daquele conhecimento sugere que, monumentalizado, o discurso sobre a nacionalidade transformou-se na prpria histria. Grande parte desta primeira historiografia latino-americana considera as identidades nacionais como dados ontolgicos, e as naes, como entidades sociais originrias, que estiveram presentes desde o perodo pr-colonial para alguns, desde a colnia para outros ou, mais frequentemente, desde as independncias. Concretamente indefinida, a identidade nacional aparece como um dado para autores do sculo XIX. Mais do que isso, a nao faz parte do horizonte de expectativas destes autores e vinha sendo construda por estas verses que se consagraram como a historiografia da regio. A crena disseminada sobre a ontologia da questo nacional est bem delimitada teoricamente pelos autores europeus que discutiram o tema.2 Entretanto, no existem estudos de sntese do pensamento latino-americano acerca da questo nacional, ainda mais no que se refere ao sculo XIX. Ainda sobre a temtica das origens das nacionalidades no subcontinente latino-americano, no se pode concluir apressadamente por um suposto reconhecimento dos estudiosos do tema acerca deste aspecto. Somente um estudo emprico das manifestaes acerca das origens das nacionalidades que permite concluir sobre os aspectos mais recorrentes. Este estudo permite delimitar empiricamente a historiografia latino-americana do sculo XIX, a partir de suas expectativas acerca das entidades polticas em formao. Muitas vezes, como no caso dos militares que participaram nos processos de independncia, essas ideias de existncia prvia de identidades nacionais emanavam de um desejo de que existissem naes e nacionalidades nestes territrios, mais do que fruto da observao emprica objetiva destes polticos.

96

A questo terica acerca do nacionalismo, dos precursores da questo nacional e do protonacionalismo, bem como sobre o grau de inventividade e de engenharia poltica presente na constituio das naes est presente em autores como Anderson (1989), Hobsbawn (1990), Gellner (1993) e foram elaborados a partir da observao da realidade predominantemente europeia. O paradoxo entre a modernidade da nao aos olhos dos cientistas sociais contemporneos e sua antiguidade diante dos nacionalistas foi desvendado a partir da interpretao desta realidade europeia e das leituras dos precursores da questo nacional nesta regio. O exame desta problemtica na Amrica Latina recente e envolve temas novos; os precursores da questo nacional na Amrica Latina tiveram que lidar com problemas inexistentes na era dos nacionalismos na Europa. A possibilidade de reconstituir a histria da historiografia latino-americana ser possvel apenas a partir da seleo de temas e de autores nas regies representativas da diversidade subcontinental. Neste caso, trata-se de selecionar o tema das origens da nao e seus problemas correlatos, no sculo XIX, em autores clssicos de alguns pases da Amrica Latina.

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

97

Em outros casos, os polticos e pensadores que formularam estas ideias de identidades nacionais originrias estavam atrados pelos modelos francs, ingls ou norte-americano. Diante do padro estrangeiro, ao se deparar com a realidade latino-americana e com as dificuldades de implantao de ordenamentos polticos estveis em todo o subcontinente, estes intelectuais acabavam acreditando que a Amrica Latina tinha desvios e deformaes no processo de formao nacional, ou que esses processos estavam ainda inacabados. Estas caractersticas do pensamento latino-americano em relao questo nacional existncia ontolgica de naes, atrao por modelos externos, identificao de desvios e deformaes no processo de formao das naes e as ideias de incompletude e de frustrao esto presentes em toda a histria do subcontinente e trouxeram consequncias no campo da historiografia, bem como, implicaes poltico-sociais. A ideia de que existem e sempre existiram os inimigos da nao , responsveis pela imposio de obstculos ao processo de formao nacional, responsveis pela incompletude do processo, pelos desvios e pelas deformaes, foi uma decorrncia destas anlises. A histria uma construo, instauradora de sentido, cujo agente, o historiador, desempenha um papel na criao da narrativa, conferindo ao passado uma identidade que no existia antes da produo historiogrfica. Mesmo sem pertencerem s academias de histria, os sujeitos, transformadores de uma tradio em objeto do passado, realizam essa operao a partir de um determinado lugar social, de prticas cientficas e de uma escrita que organiza os dados (DE CERTEAU 2000, p. 55-56). O exame da escrita da histria no mbito da questo nacional implicar na dessacralizao de mitos arraigados, em uma tentativa de desnaturalizar a relao entre histria e identidade, demonstrando o quanto a primeira serviu, muitas vezes, para legitimar e respaldar a segunda, encontrando em tempos remotos as provas necessrias que pudessem sustentar uma memria acerca de identidades de construo recente (GUIMARES 2000, p. 21-36). Na Amrica Latina, os escritos de Bolvar, Mariano Moreno, Jos Bonifcio, entre outros militares e polticos que participaram ativamente dos processos de emancipao colonial, foram consagrados como o incio da historiografia. Ao longo do sculo XIX, temos a histria como disciplina acadmica, com legitimidade para tratar o passado. E neste perodo, os historiadores atuaram, de fato, como legitimadores dos projetos de construo nacional propugnados pelas elites oligrquicas. A cada poca, pode-se constatar de que modo historiadores e intelectuais dedicados escrita da histria nacional foram agentes de uma verso da nao e das identidades nacionais. Estas verses no so falsas ou descoladas de um passado de fato ocorrido, mas esto relacionadas diretamente com os problemas da poca e que fornecia a explicao razoavelmente segura para um futuro que poderia parecer incerto. A escrita da histria revela, sobretudo no que se refere narrativa da histria nacional, o que Reinhart Koselleck chama de espao de experincias

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

e, simultaneamente, aponta para o horizonte de expectativas dos sujeitos-historiadores e de toda uma poca (KOSELLECK 2006). As transformaes de narrativas consagradas, a dessacralizao dos mitos, denotam a existncia de uma crise, acompanhado da mudana do regime de historicidade da poca, que ser evidenciado pela alterao nos enredos da histria nacional, sem que, com isso, os novos historiadores perdessem de vista as regras de cientificidade, preconizadas desde o sculo XIX. O contexto das independncias e as identidades Esta primeira historiografia latino-americana produziu afirmaes acerca da identidade das regies recm-emancipadas das metrpoles ibricas que contrastavam com o contexto poltico-social concreto. Uma anlise minuciosa dos processos empricos que estiveram presentes na formao desses pases como unidades independentes das respectivas metrpoles suficiente para comprovar que o sentimento nacional estava escassamente delineado. Em primeiro lugar, existiam, no perodo anterior s emancipaes polticas, muitas opinies contrrias s independncias, justamente pelo temor das elites coloniais em perder a unidade imposta rigidamente pelas metrpoles ibricas. Tambm se revela muito difcil definir as fases atravs dos quais os portugueses nascidos no Brasil ou espanhis nascidos no Mxico e na Argentina comearam a tomar conscincia de si mesmos como americanos, quanto mais como mexicanos, brasileiros ou argentinos. As ideias de fatalidade no nascimento extra-espanhol acompanharam por muito tempo, e aps os processos de independncia, os descendentes de portugueses e espanhis na Amrica. A transio modificao do sentimento de pertencimento de peninsulares ou europeus para americanos, mexicanos, peruanos, brasileiros foi obstaculizada por diferenas tnicas e sociais que separavam a grande massa de ndios e negros, com variadas manifestaes de mestiagem, das elites coloniais proprietrias. Os sentimentos antilusitanos e antiespanhis o sentir-se americano estiveram de fato presentes nos processos de emancipao, mas somente foram incorporadas pelas elites coloniais quando esses processos emancipacionistas demonstraram-se irreversveis. No Brasil, por exemplo, o Visconde de Cairu protestava em 1821 contra as intenes recolonizadoras das cortes portuguesas, mas era favorvel manuteno da unio com a metrpole. Cairu defendia a independncia econmica e a adoo dos princpios do laissez-faire, mas mesmo, em 1822, quando j parecia aceitar resignadamente a separao do Brasil e Portugal, ainda preferia que a Unio se mantivesse, considerando-a como possvel, economicamente vivel e lucrativa para ambos.3 A situao mundial que antecedeu a emancipao poltica das colnias espanholas da Amrica era muito particular. Aps a invaso napolenica na Pennsula Ibrica, enquanto as cortes portuguesas vieram para o Brasil, os espanhis

98

As consideraes sobre o Visconde do Cairu foram extradas do estudo feito por Da Fenelon (1983).

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

resistiram at o aprisionamento do Rei Fernando VII, da dinastia Bourbon, e sua substituio pelo irmo de Napoleo, Jos Bonaparte. No Rio da Prata, uma das primeiras manifestaes especial situao metropolitana foi a fidelidade dinastia dos Bourbns, a resistncia aos franceses e a substituio do vice-rei Santiago de Liniers, que era francs. As alternativas, frente peculiar situao metropolitana, eram entregar-se ao domnio francs, esperar para ver o que aconteceria nos campos de batalha do Velho Mundo ou formar uma junta de governo local e iniciar o processo de independncia colonial. No se pode afirmar com exatido que os primeiros lderes das Jornadas de Maio, formadores da junta de governo das Provncias Unidas do Rio da Prata, tinham o objetivo definido de iniciar um processo de emancipao. Muitos espanhis pensavam que o mais conveniente era formar a junta de governo, defender o rei cativo e esperar. A iniciativa de Buenos Aires fruto de seu prestgio como cidade mais importante do vice-reinado em convocar as provncias e os cabildos e decidir pela substituio do vice-rei por uma junta, no foi recebida com entusiasmo por muitos. A resistncia vinha de vrios lados, como de Crdoba, onde Liniers havia se refugiado, de Mendoza e de Salta, alm da contrarrevoluo que veio do Alto Peru, Paraguay e Montevideo. Felix Luna fez o seguinte comentrio acerca desse tema:

99

Lo que haba sucedido en Buenos Aires, en efecto, era demasiado escandaloso como para que se aceptara pacficamente. El derrocamiento de un delegado del rey o de la Junta que deca representarlo, y su sustitucin por una Junta, era realmente algo difcil de tragar en las regiones ms fidelistas del virreinato (LUNA 1995, p. 63).

O mesmo autor descreve as desgraas de D. Faustino Ansi, que no tendo reconhecido a legitimidade da Junta de Buenos Aires, foi derrotado em Mendoza, preso e mandado para Las Bruscas, de onde conseguiu fugir para Montevidu, mas foi capturado novamente quando as tropas de Buenos Aires tomaram essa cidade. Alm disso, ressalta o fato dos habitantes de Jujuy no submeterem-se ao domnio de Salta e quererem aproveitar a ocasio para declararem seu governo prprio (LUNA 1995, p. 70-79). Esses relatos dimensionam muito bem o tipo de resistncia ao processo de independncia no Rio da Prata e as campanhas militares que foram necessrias para somente em julho de 1816 formalizar juridicamente a independncia argentina, que mesmo assim, no foi reconhecida por muitos a no ser depois da Batalha de Cepeda, em 1820. A independncia mexicana, proclamada em 1821, foi denominada restaurao. Significa que, atravs desse processo, a elite colonial tentava reestabelecer os privilgios que tinha antes de 1810, quando o padre Miguel Hidalgo e o sacerdote J. M. Morelos tentaram transformar o processo de independncia em processo de libertao indgena. Com a priso de Fernando VII, enquanto as elites proprietrias mantiveram-se fiis ao rei cativo, os sacerdotes aproveitaram-se da situao para acabarem com a opresso, a escravido, os tributos e a expropriao de terras. No nutriam sentimentos mexicanos ou americanos, nem diferenciavam os ricos nascidos na Amrica, dos ricos
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

nascidos na Espanha: passaram a considerar inimigos da Nao e agregados ao partido da tirania todos os ricos, nobres e guachupines (espanhis). Transformaram-se em smbolos da independncia e da nacionalidade (MORELOS apud BRADING 1991, p. 623), embora tivessem de ser considerados smbolos da resistncia indgena contra a usurpao. Foram brutalmente reprimidos e a independncia de 1821 restaurava os poderes da elite criolla que, ainda inconformada com a separao da metrpole, convidara Fernando VII da Espanha para ocupar o trono como imperador do Mxico. Por esse contexto, repetido nas mais diversas regies ibero-americanas, constata-se que, no momento das independncias, no existiam as identificaes nacionais e mesmo subcontinentais que existem atualmente. A ausncia destas identificaes nacionais permitia, inclusive, que os militares e lderes da independncia de um pas atuassem em vrios pontos do subcontinente. Sobre isso, Edelberto Torres Rivas observa que a crise do Estado colonial foi o fim da nao hispnica ou hispano-americana. O sonho de Bolvar foi apenas isso, um sonho (TORRES RIVAS 1977, p. 65). Os prceres das independncias: a nao latino-americana como dado ontolgico Simon Bolvar, San Martin, Jos Bonifcio e Mariano Moreno foram lderes dos processos de independncia que, diante da necessidade de afirmar os novos Estados, resultados do fim da dominao metropolitana, ficaram fascinados com o modelo norte-americano como prottipo de uma grande nao. Os exemplos da Frana e da Inglaterra tambm estimularam o desejo de construo de uma s nao latino-americana ou, pelo menos, de vrias naes de grande porte. Os passos do processo emancipacionista explicam essa adeso aos modelos. Em um primeiro momento, os lderes da independncia acreditavam na possibilidade de defesa da monarquia espanhola simbolizada na figura do rei Fernando VII, preso por Napoleo Bonaparte. Diante da mudana do panorama internacional e das tentativas de restaurao do sistema colonial, surgiram soldados dispostos a enfrentar os riscos da independncia sem a proteo do rei espanhol. A partir de 1815, o rei passou a ser o smbolo da ameaadora restaurao do Antigo Regime e os discursos, proclamas e manifestos dos lderes do processo de emancipao passaram a identificar pases virtuais, repletos de sentimento antiespanhol. No se tratava de um sentimento de nacionalidade reprimido por longos anos de dominao colonial, mas sim da percepo que tiveram os lderes da independncia americana acerca da rpida mudana na situao internacional. Aquilo que poucos anos antes parecia impensvel passou a ser defendido por todos com fervor apaixonado. A ideia de preservar os direitos do monarca cativo foi prontamente substituda pela crena de que havia chegado a hora de consagrar o desgnio emancipador. O contedo do Plano Revolucionrio de Operaes de 1810, atribudo a Mariano Moreno, e do Manifesto de Cartagena e da Carta da Jamaica, escritos por Bolvar em 1812 e 1815, respectivamente, so documentos histricos que atestam a adoo de ideias anti-hispnicas e o forte desejo de transpor aexperincia

100

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

norte-americana ao subcontinente. Os documentos revelam tambm que esses autores estavam convictos a respeito da existncia de uma comunidade nacional, com uma identidade cultural prpria, presente mesmo antes da emancipao. No Plano Revolucionrio de Operaes, encomendado a Mariano Moreno pela Junta de Governo instalada na regio platina, escrito em 1810, aparece com clareza a tentativa de identificao de um modelo ideal:
El emprendimiento de la obra de nuestra libertad, a la verdad, es tan grande, que por su aspecto tiene similitud con los palacios de Siam, que con tan magnficas entradas, no presentan en su interior sino edifcios bajos y dbiles; pela la Providencia que desde lo alto examina la justicia de nuestra causa, la proteger, sin duda, permitiendo que de los desastres saquemos lecciones las ms importantes. Porque aunque algunos aos antes de la instalacin del nuevo gobierno se pens, se habl, y se hicieron algunas combinaciones para realizar la obra de nuestra independencia; diremos que fueron medios capaces y suficientes para realizar la obra de la independencia del Sud, pensarlo, hablarlo y prevenirlo? [...] Permtaseme decir aqu, que a veces la casualidad es la madre de los acontecimientos, pues si no se dirige bien una revolucin, si el espritu de intriga y ambicin sofoca el espritu pblico, entonces vuelve otra vez el estado a caer en la ms horrble anarqua. Patria mia, cuntas mutaciones tienes que sufrir! Dnde estn, noble y grande Wshington, las lecciones de tu poltico? Dnde las reglas laboriosas de la arquitectura de tu grande obra? Tus principios y tu rgimen seran capaces de conducirnos, proporcionndonos tus luces, a conseguir los fines que nos hemos propuesto. En esta verdad las historias antiguas y modernas de las revoluciones nos instruyen muy completamente de sus hechos, y debemos seguirlos para consolidar nuestro sistema, [] (MORENO 1975, p. 24-26, grifos meus).

101

Bolvar escreveu as Cartas de Jamaica no exlio, quando fracassaram as tentativas de proteo do Rei Fernando VII, e ao invs de evocar o exemplo norte-americano, desdenhava do sistema federativo e propunha a centralizao poltica como forma de conter o caos e anarquia do perodo. Ao mesmo tempo, apontava os critrios que serviam de guia para a identificao dos povos americanos e sua unio em uma s nao:
uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Mundo Novo uma s nao com um nico vnculo que ligue as suas diversas partes ao todo. Visto que tm uma nica origem, uma lngua, idnticos costumes e uma mesma religio deveria, muito naturalmente, ter um nico governo que confederasse os diferentes estados que venham a formar-se; mas no possvel, porque climas remotos, situaes diversas, interesses opostos, caracteres dissemelhantes dividem a Amrica. Como seria belo se o istmo do Panam fosse para ns o que o de Corinto era para os gregos! Oxal tivssemos a sorte de instalar ali um augusto congresso dos representantes das repblicas, reinos e imprios, para tratar e discutir os altos interesses da paz e da guerra com as naes das outras trs partes do mundo [...] (BOLVAR 1977, p. 98, grifos meus).

Os critrios apontados por Bolvar que remetem para a ideia de existncia prvia de uma nacionalidade americana - origem, lngua, costumes e religio no poderiam ser tomados como os nicos elementos para a identificao de uma comunidade nacional. Alm do mais, essas ideias da preexistncia de uma
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

identidade e, como diz Moreno, da justicia de nuestra causa, so resultados do anseio dos militares envolvidos na gesta emancipatria e no correspondem existncia concreta desses ou de outros elementos que pudessem comprovar os laos entre essas regies. Bolvar inclusive assinala os obstculos concretos que se apresentavam ao seu desejo inicial e antecipava, de certa maneira, as ideias de determinismo geoclimtico que seriam a tnica do perodo ps-independncia. A luta de independncia iniciada no Sul do Mxico pelo padre Jos Maria Morelos tinha ingredientes mais radicais, pois propunha mudanas na propriedade da terra. Mas, no tocante identificao coletiva, seu alvo principal eram os inimigos europeus:
[] a excepcin de los europeus, todos los dems habitantes no se nombrarn en calidad de indios, mulatos ni otras castas, sino todos generalmente americanos. Nadie pagar tributo, ni habr esclavos en lo sucesivo [...] (MORELOS apud BRADING 1991, p. 623).

Nesta passagem, identifica-se a ideia de preexistncia de uma identidade coletiva, mas tambm o indcio da confuso espacial que acompanhou o pensamento dos homens do sculo XIX: qual a dimenso da identidade existente? Continental, nacional ou provincial? Neste momento, importante ressaltar que a rebelio de Morelos no Mxico tinha fortes ingredientes jacobinos e foi sufocada em 1815, adiando por mais seis anos o processo de independncia do Mxico. A verso desses lderes dos processos de emancipao latino-americanos estava carregada de subjetividade; os textos so impregnados de adjetivos e imagens com forte contedo valorativo na medida em que seus autores se propunham metas polticas e militares que lhes pareciam inadiveis. Na narrativa desses militares possvel observar aquela autovenerao indicada por Pierre Nora na introduo do livro Les lieux de mmorie: Quanto mais grandiosas fossem as origens tanto mais elas nos tornariam maiores. Somos ns que somos venerados atravs do passado (NORA 1984, p. 31). Na realidade, entretanto, o incremento dos localismos e a ruralizao, iniciada no final do sculo XVIII e aprofundada na poca das reformas bourbnicas, tornavam mais difcil a aproximao entre as diversas regies do subcontinente ou mesmo a implantao de ordenamentos estveis em pases que no perodo colonial se constituam como unidades administrativas. Embora a realidade concreta dos pases latino-americanos insistisse em contrariar as afirmaes de Bolvar, San Martin, Hidalgo, Morelos e Moreno, entre outros, todas essas ideias acerca dos traos de identificao desses povos passaram a fazer parte do repertrio principal do pensamento poltico da Amrica Latina. Esse pensamento poltico e mesmo o cientfico e o filosfico passaram, ento, a consideraes sobre quais eram os obstculos que impediam a concretizao daquilo que era considerado como um dado, cujos elementos principais estavam presentes e que s faltava a concluso do processo: a constituio das novas naes. Os sentimentos nacionais tambm no estavam consolidados na Amrica portuguesa. A historiografia brasileira do sculo XIX chegou a considerar a Insurreio

102

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

103

Pernambucana como o prenncio de um sentimento identitrio.4 No entanto, a luta dos brasileiros, ao lado dos portugueses, com o objetivo de expulsar a Companhia das ndias Ocidentais envolvia interesses econmicos e polticos, sem que estivessem presentes demandas nacionalistas. As chamadas revoltas nativistas, protagonizadas por colonos nascidos no Brasil, ocorridas em vrias regies da colnia, no final do sculo XVII e incio do XVIII, reivindicavam questes relativas ao monoplio, escravizao dos ndios, aos impostos da minerao ou administrao; no eram manifestaes contundentes contra o sistema colonial; opunham, em geral, grupos com interesses diferenciados entre os prprios colonos e problemticas regionais. As revoltas do final do sculo XVIII e incio do XIX, em Minas, na Bahia e em Pernambuco tiveram um carter diferente. Nesses processos j se encontrava presente um sentimento antimetropolitano; as ideias das Revolues burguesas e da Independncia dos Estados Unidos j se faziam sentir entre os inconfidentes, porm a identidade entre as elites coloniais e a monarquia, forjada no perodo da estadia da famlia real no Brasil, foi responsvel por uma simbiose que adiava as perspectivas de constituio de uma identidade nacional em oposio metropolitana. Somente durante o perodo monrquico, a formao de um partido brasileiro e um partido portugus, as crticas ao autoritarismo de D. Pedro I e revoltas como a Confederao do Equador foram fatores e processos que ajudaram a constituir o que se poderia chamar de perspectivas verdadeiramente nacionalistas. Jos Bonifcio de Andrade e Silva, conhecido como o patriarca da independncia do Brasil, que atuou, desde 1822, como conselheiro de D. Pedro I e, depois, como tutor de D. Pedro II revelava, durante as reunies da Constituinte de 1823, suas preferncias pela identidade ibrica: Os polticos da moda querem que o Brasil se torne Inglaterra ou Frana: eu quisera que ele nunca perdesse os seus usos e costumes simples e naturais, e antes retrogradasse do que se corrompesse. Alm disso, para Jos Bonifcio era fundamental insistir na existncia de uma nao brasileira, mesmo antes do processo de independncia, principalmente porque foi ele um dos articuladores do reconhecimento portugus: O Brasil uma nao e como tal ocupar seu posto sem ter que esperar ou solicitar o reconhecimento das demais potncias (BONIFCIO 2004, p. 1). Nesse sentido, os prceres, articuladores ou militares das independncias dos pases da Amrica Espanhola ou Portuguesa, alm de sonharem com a existncia de vnculos fraternos que justificassem o processo de emancipao, tambm lidavam com problemas prticos referentes ao reconhecimento da independncia, s guerras de resistncia e s novas constituies. Por isso, algumas de suas narrativas so mais explicitas e revelam interesses polticos imediatos.

Estas aluses Insurreio Pernambucana so perceptveis, por exemplo, em Capistrano de Abreu (1969), conforme mencionado no subitem seguinte deste artigo.

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

Cientificismo e determinismo: os males da nao nos pases da Amrica independente A historiografia latino-americana do sculo XIX esteve marcada pela caracterizao dos obstculos consolidao das naes latino-americanas e pelas tentativas de solucionar os problemas que se apresentavam construo das novas nacionalidades. Uma das caractersticas centrais do pensamento poltico e intelectual desse perodo ps-independncia foi a apreciao de modelos que tinham sido capazes de superar as dificuldades de unio nacional, de centralizao poltica ou da constituio de ordenamentos estveis. Liberais ou conservadores, os intelectuais e polticos preocupados com os problemas constitucionais e com a orientao econmica foram influenciados pelo cientificismo, predominante entre os pensadores europeus, e atribuam aos fatores raciais e aos fenmenos da natureza, como geografia e clima, todas as causas dos problemas dos pases latino-americanos. Terra, paisagem, clima e raa constituam-se como chaves interpretativas dos movimentos polticos, culturais e sociais e como explicaes dos infortnios dos novos pases e eram considerados como razes de seu desenvolvimento inferior frente aos Estados Unidos, por exemplo, povoado por colonos anglo-saxes. Os autores da poca propugnavam o branqueamento da populao, atravs do extermnio do elemento ndio ou negro e da imigrao massiva de europeus. As ideias de superioridade da raa branca eram to marcantes no pensamento da poca que mesmo os espanhis ou latinos eram preteridos em relao ao tipo anglo-saxo. Uma das principais temticas desses historiadores era o problema do caudilhismo. O argentino Domingos Faustino Sarmiento, por exemplo, serviu-se de Facundo Quiroga para caracterizar o que ele considerava fruto da desordem e da barbrie:
Sombra terrible de Facundo, voy a evocarte, para que, sacudiendo el ensangrentado polvo que cubre tus cenizas, te levantes a explicarnos la vida secreta y las convulsiones internas que desgarran las entraas de un noble pueblo (SARMIENTO 1952, p. 5).

104

Segundo Sarmiento, Facundo que era provinciano, brbaro valente e audaz foi destitudo por Rosas: falso, corao gelado, esprito calculista, que faz o mal sem paixo e organiza lentamente o despotismo. Essa definio de Rosas o leva ao questionamento de como vencer al monstruo que nos propone el enigma de la organizacin poltica de la Repblica (SARMIENTO 1952, p. 6). Existia, para Sarmiento, um enigma, quais eram os problemas que levaram o pas s dificuldades de unificao. Sarmiento procurava explicar a Argentina e compreender as origens desses problemas:
El mal que aqueja a la Repblica Argentina es la extensin; el desierto la rodea por todas as partes, se insinua en las entraas; la soledad, el despoblado sin una habitacin humana, son por lo general los lmites incuestionables entre unas y otras provincias...Si no es la proximidad del histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman selvaje lo que inquieta al hombre del campo, es el temor de un tigre que lo acecha, de una vibora que puede pisar. Esta inseguridad de la vida, que es habitual y permanente en las campaas, imprime, a mi parecer, en el carcter argentino cierta resignacin estoica para la muerte violenta [...] (SARMIENTO 1952, p. 19-20).

A introduo de Sarmiento ao seu Facundo constitui-se numa descrio detalhada dos problemas encontrados no pas para organizao nacional e elemento exemplar das questes que preocupavam esta gerao: clima, terra, raa e paisagem. Se a paisagem ajudava, em alguma medida, no progresso, como no caso da abundncia de rios navegveis, Sarmiento distinguia o homem como responsvel pela no utilizao desse formidvel recurso. Imbricados, esses quatro elementos eram tidos como responsveis pelo atraso argentino. Alberdi, intelectual da Gerao de 1837, tambm ele opositor de Rosas, escreveu no exlio, em Valparaso, depois da queda do caudilho portenho, um documento destinado a pautar as principais discusses da Assembleia Constituinte. Ele atribua geografia as dificuldades da unio nacional. O deserto e a escassez populacional eram quase uma obsesso para essa gerao de pensadores argentinos:

105

El enemigo capital de la unidad pura en la Repblica Argentina, no es don Juan Manuel Rosas, sino el espacio de doscientas mil leguas cuadradas en que se desle, como gota de carmn en el Ro Parana, el puadito de nuestra poblacin de un milln escaso (ALBERDI 1981, p. 136).

No tocante s origens dessa unidade, Alberdi enumerou mais de vinte antecedentes histricos que revelavam o carter ontolgico: religio, costumes, idioma, territrio (vice-reinado do Prata), unidad de sacrifcios en la guerra de la Independencia, cores simblicas da repblica, armas e escudos, e, finalmente, segundo suas palavras:
La unidad implcita, intuitiva, que se revela cada vez que se dice sin pensarlo: Repblica Argentina, Territrio Argentino, Pueblo Argentino y no Republica Sanjuanina, Nacin Portea, Estado Santafecino (ALBERDI 1981, p. 115-116).

E sua concluso foi a seguinte:


En fuerza de esos antecedentes, la Repblica Argentina ha formado un solo pueblo, un grande y solo Estado consolidado, una colonia unitaria, por ms de doscientos aos, bajo el nombre de Vice Reinado de la Plata; [...] Guardmonos, pues, de creer que la unidad de gobierno haya sido un episodio de la vida de la Repblica Argentina; ella por el contrario, forma el rasgo distintivo de su existencia de ms de dos siglos (ALBERDI 1981, p. 116).

Mas, apesar de referir-se aos antecedentes, Alberdi tambm insistia na aplicao de modelos estrangeiros:
Si queremos ver agrandados nuestros Estados en corto tiempo, traigamos de fuera sus elementos ya formados y preparados. histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes Sin grandes poblaciones no hay desarrollo de cultura, no hay progreso considerable; todo es mezquino y pequeo. Naciones de medio milln de habitantes, pueden serlo por su territorio; por su poblacin sern provincias, aldeas; y todas sus cosas llevarn siempre el sello mezquino de provincia (ALBERDI 1981, p. 90).

A preexistncia de uma Nao Argentina era indiscutvel nesses textos do sculo XIX. No entanto, seus autores acreditavam que a unidade ontolgica poderia florescer atravs de uma mudana substancial no que dizia respeito navegao dos rios, introduo de estradas de ferro e, principalmente, imigrao. A partir da batalha de Caseros, que ps fim ditadura de Rosas, o pas comeou a se modificar, resultado da participao poltica daqueles que criticavam o caudilho portenho (Sarmiento, por exemplo, foi presidente da Argentina entre 1868 e 1874). A gerao de intelectuais argentinos do final do sculo XIX, chamada Gerao de 1880, influenciada pelas leituras de Comte e Spencer, tornou-se politicamente dominante sem a presena de Rosas, considerado o espelho da barbrie. Puderam repudiar o amor aos hbitos criollos e vida rural dos tempos anteriores a 1852 e converter as modas, os hbitos e gostos aqueles semelhantes aos das grandes capitais europeias. Os pensadores da Gerao de 1880 levavam s ltimas consequncias os princpios da poltica civilizadora que Sarmiento havia idealizado. Atacavam com veemncia a mentalidade colonial e a tradio criolla, mas encontravam resistncia por parte dos que deveriam ser civilizados. O prprio Sarmiento em Conflicto y harmonia de las raas en Amrica, de 1883, advertia que, devido imigrao, antes to desejada, a populao se mesclou com caracteres no previstos: o pas perdera, certamente, o primitivo estilo criollo, mas no oferecia outro, adquirindo uma fisionomia imprecisa (SARMIENTO 1995, p. 587). Jos Manuel Estrada, um dos intelectuais que defendia posies do catolicismo, alertava para a situao em que viviam as massas camponesas as quais ele se referia como massa ignorante, heterognea, supersticiosa e brbara. Dizia que a esperana de que essas condies mudassem com a imigrao tinham sido mera iluso e acrescentava:
Poco o nada ha alterado la inmigracin extranjera estas condiciones morales de la masa campesina [...] Por lo dems, las masas europeas que se instalan en nuestras campaas, antes bajan al nivel de los gauchos que los elevan a la altura de civilizacin que gratuitamente se les atribuye. [] Nada, en una palabra, ha progresado ni progresar en lo porvenir la cultura de los gauchos por el ejemplo e influencia de la inmigracin extranjera (ESTRADA 1995, p. 603-604).

106

Para Manuel Estrada, a nao Argentina tambm existia desde tempos remotos. Ele avaliava que a soluo para os problemas da nacionalidade estava no ensino educao primria e educao poltica e tambm no retorno aos valores cristos. Essa gerao de intelectuais argentinos repudiava os valores espanhis e preferia leituras francesas e inglesas, mas o afastamento cultural das antigas
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

metrpoles no ocorreu com facilidade em todos os casos. Em relao s antigas metrpoles, os autores do sculo passado dividiam-se entre o alinhamento ou rompimento definitivo com os valores da cultura ibrica. Os liberais, influenciados pelos escritos da Ilustrao francesa, consideravam a independncia como um processo necessrio e justificado, por isso pretendiam o rompimento definitivo com os valores da cultura ibrica. Por outra parte, os conservadores, catlicos e tradicionalistas, tinham considerado os processos de independncia como algo inevitvel, mas no aceitavam a ruptura com os valores e tradies ibricos, tidos como a essncia da nacionalidade. Lucas Alamn, poltico mexicano ultraconservador, considerava a cultura dos conquistadores como a nica vlida: [] la conquista [...] ha venido a crear una nueva nacin en la cual no queda rastro alguno de lo que antes existi: religin, lengua, costumbres, leyes, habitantes, todo es el resultado de la conquista (ALAMN 1991, p. 692). Lucas Alamn desqualificava o perodo pr-colonial, a cultura indgena e distinguia a conquista como o marco inicial da construo nacional. Assim como Sarmiento, Alamn achava que seu pas era presa fcil para caudilhos brbaros. No livro Histria de Mjico, acusava a luta pela independncia travada por Hidalgo e Morelos como responsvel pelas desgraas que assolavam o pas:
Estos aos de guerra no fueron otra cosa que el esfuerzo que la parte ilustrada y los propietarios, unidos al gobierno espaol, hicieron para reprimir una revolucin vandlica que hubiera acabado con la civilizacin y la prosperidad del pas [...] fu, s, un levantamiento de la clase proletaria contra la prosperidad y la civilizacin (ALAMN 1969, p. 461).

107

Para ele, como se observa no excerto, estava reservado ao Mxico um futuro brilhante - com civilizao e prosperidade -, mas que o projeto de Hidalgo e Morelos havia destrudo, ou pelo menos, adiara. Alamn estava convencido ainda que a soluo para os problemas do pas poderia chegar atravs de un prncipe europeu que le diera un gobierno estable y el progreso econmico (ALAMN 1969, p. 568). Neste sentido, no horizonte conservador de Alamn tambm se delineava um modelo ideal que pudesse impor ordenamentos estveis e levar o pas ao futuro previamente determinado: prspero e civilizado. Para ele, o principal legado da Espanha ao Mxico havia sido a Igreja e afirmava que esta instituio constitua a base da sobrevivncia nacional. Em meados do sculo XIX, valorizar a cultura ibrica ou qualquer outra em detrimento dos valores locais significava, em todos os casos, corroborar a ideia de que, em meio ao caos ocasionado pelas guerras de independncia, existia algo de identificao coletiva entre esses povos a preservar, fosse retomando os valores ofuscados pela colonizao ou recuperando os valores perdidos pela independncia. A quantidade de intrigas polticas e golpes que assolavam os pases latino-americanos, neste perodo, levavam liberais e conservadores a assumir posturas semelhantes em relao ordem pblica. Um dos expoentes mximos do liberalismo mexicano, Jos Mara Luis Mora, era tido como radical ao apontar a Igreja como o principal obstculo para
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

o progresso do pas, a ponto de provocar a ira dos conservadores e ter passado grande parte da sua existncia exilado na Europa. No entanto, quando se tratava de analisar os precursores da Independncia mexicana, Mora considerava Hidalgo como um poltico sem princpios ou objetivos claros, e quanto rebelio, considerava-a tan necesaria para la consecusin de la independencia, como perniciosa y destructora del pas (MORA 1950, p. 230). No mesmo livro, Mora aclamava Corts como um grande homem e como o autntico fundador da nao. Nesta linha, muitos liberais do sculo passado, influenciados pelo iluminismo espanhol, consideravam o momento da conquista como crucial na formao da nacionalidade, apesar de combaterem ardentemente o papel da Igreja no desenvolvimento socioeconmico. Mora combatia especialmente os privilgios, a imunidade legal e o poder ideolgico (educao) que o clero conservara no Mxico, desde o perodo da conquista at depois da independncia, e apontava a Igreja como principal obstculo para as transformaes liberais idealizadas para o pas, como por exemplo, a desamortizao das terras eclesisticas. Alm das acusaes feitas aos privilgios eclesisticos, Mora tambm combatia a proteo legal oferecida pelo Estado s comunidades indgenas. Negava-se a reconhecer qualquer distino entre ndios e no ndios, a ponto de propor: apresurar la fusin de la raza asteca en la masa general, ya que la existencia de diferentes razas en una misma sociedad era y deba ser un principio eterno de discordia (MORA 1963, p. 280). Em outras palavras, os liberais de meados do sculo no Mxico, estavam preocupados com a amortizao das terras nas mos da Igreja e das comunidades indgenas; desejavam a criao de um mercado de terras disponvel aos intereses individuales dos grandes proprietrios. Segundo Brading, em seu trabalho sobre o patriotismo criollo: la insistencia de los liberales en la supremaca del inters individual dejaba poco espacio a la teora positiva de la nacin, el Estado y la poltica (BRADING 1991, p. 706). Para Brading, o liberalismo de Mora era cauteloso e compartilhava com os conservadores as noes de estabelecimento de uma ordem pblica capaz de levar o pas ao progresso e civilizao (BRADING 1991, p, 706). Liberais e conservadores tambm compartilhavam a ideia da preexistncia de uma identificao coletiva. Os liberais achavam que a nacionalidade fora ofuscada pela presena opressora dos pases metropolitanos, ao passo que os conservadores pensavam que os elementos de identificao coletiva seriam perdidos pela ausncia das tradies. Estes observavam nos valores da cultura ibrica o caminho para que os pases da Amrica conservassem sua autenticidade frente s influncias de outras culturas. No sculo XIX, os pensadores latino-americanos conservavam a ideia da existncia ontolgica de nacionalidades e buscavam nos modelos estrangeiros, fossem eles tradicionais (ibricos) ou progressistas (norte-americano, ingls ou francs), a soluo dos problemas enfrentados pelos novos pases. As deformaes e desvios eram atribudos aos fatores climticos, geogrficos e raciais ou histria da dominao espanhola e portuguesa. Embora

108

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

concordassem na existncia prvia de nacionalidades, em relao ao perodo histrico em que viviam, uns pensavam que essas nacionalidades eram frutos do perodo pr-colonial e por isso valorizavam o elemento indgena; outros as consideravam como resultado da fuso de vrios elementos no perodo colonial, mas com o predomnio indiscutvel do colonizador. Assim mesmo, ao longo do sculo XIX, a defesa dos ndios era discreta. Lorenzo Zavala, Jos Maria Luis Mora e Justo Sierra adotaram, por exemplo, uma atitude paternalista e aceitao resignada em relao presena massiva de populaes indgenas no Mxico. Enquanto isso, na Argentina, Alberdi e Sarmiento propunham simplesmente o extermnio ou branqueamento dessas populaes para a promoo do desenvolvimento das culturas superiores e para a eliminao dos obstculos unidade da nao. No Brasil, o historiador oficial da monarquia, Francisco Adolfo de Varnhagen, desqualificava as raas nativas como possveis portadoras de um apego ao seu prprio habitat. Segundo ele:
Nos selvagens, no existe o sublime desvelo, que chamamos patriotismo, que no tanto o apego a um pedao de terra ou bairrismo, que nem sequer eles como nmades tinham bairro seu, como um sentimento elevado que nos impele a sacrificar o bem-estar e at a existncia pelos compatriotas, ou pela glria da ptria (VARNHAGEN 1959, v. I, p. 24).

109

A defesa que Varnhagen fazia da monarquia era to forte que no prefcio ao ltimo tomo (sobre a independncia) de sua coleo sobre a histria do Brasil, lanado somente em 1875 (23 anos depois de lanados os volumes sobre histria colonial), ele ensaiava uma desculpa pela ousadia de escrev-lo e chegou a expressar o temor de ser acometido por desassossegos, desgostos e trabalhos. Por um lado, afirmava que todos os indivduos mais respeitveis, tanto funcionrios, como escritores ou simples pensadores, consideravam... possvel e at vantajosa a continuao, ao menos ainda por algum tempo, da unio a Portugal (VARNHAGEN 1959, v. VI, p. 87.). Mas, em outro momento, manifestou abertamente a ideia da preexistncia de um sentimento anti-lusitano fervoroso:
Os sentimentos em favor da Independncia manifestaram-se desde logo to fortes nos coraes brasileiros, chegada das primeiras notcias dos planos meditados pelas Crtes, no ms de julho, de dividir o Brasil, que conceberam desde logo a ideia, por certo ainda ento demasiado prematura, de aclamarem o prprio prncipe imperador do Brasil... (VARNHAGEN 1959, v. VI, p, 86, grifos meus).

Ou seja, Varnhagen considerava prematura a empresa da independncia, mas tambm no podia admitir, assim como os coraes brasileiros, um processo de recolonizao. Note-se que o ideal de Varnhagen, de difcil apreenso, era sustentar o Brasil unido a Portugal, situao onde a ex-colnia mantivesse condies de igualdade jurdica e poltica com a antiga metrpole. Em Varnhagen, a ideia de existncia originria de uma nao estava ligada ao esquecimento dos ndios como parte integrante do pas e respondia ao estreito vnculo construdo entre a elite local e as cortes portuguesas.
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

Capistrano de Abreu concebeu seu livro Captulos de histria colonial (1500-1800) a partir dos ltimos anos do sculo, quando comeou a recolher documentos na Biblioteca Nacional e chegou concluso de que a formao do sentimento nacional brasileiro tinha sido fruto de guerras e de movimentos como o dos bandeirantes paulistas. Essas revoltas e movimentos teriam forjado a conscincia nacional indispensvel ao sete de setembro. Em 1875 ele escreveu:
Os holandeses foram derrotados; os paulistas transportaram para o seio das florestas as epopias que os portugueses tinham cinzelado nos seios dos mares; em Pernambuco houve a guerra dos Mascates e alhures revoltas mais ou menos sangrentas; os interesses reinis e coloniais bifurcaram-se e tornaram-se antagnicos; o sentimento de fraternidade comeou a germinar [...] A pouco e pouco a emoo antiga foi desaparecendo; a emoo de superioridade rebentou, cresceu e deu-nos o sete de setembro, o dia-sculo de nossa histria (ABREU 1969, p. 75-76).

A identificao de um sentimento de fraternidade entre os brasileiros, ou quaisquer outros habitantes de colnias ibricas no perodo imediatamente anterior aos movimentos de independncia no podem, como no excerto acima, ser concebidos como indcios da existncia de nacionalidades. No entanto, essa constatao muito frequente nos autores do sculo XIX. Seria plausvel afirmar que comeavam a existir interesses diferenciados e no necessariamente antagnicos entre as elites comerciais coloniais (portugueses e descendentes de portugueses nascidos no Brasil) e as exigncias exclusivistas da metrpole, mas isso no resultava na emergncia de uma emoo nova ou esprito nacional, como o autor os classificou ao tratar da guerra contra o domnio holands nos Captulos de histria colonial (ABREU 1969, p. 131). Alm de conceber a nao brasileira como um dado cuja origem encontrava-se em guerras e movimentos coloniais, ao final dos Captulos de histria colonial , Capistrano de Abreu seguia a mesma linha de seus contemporneos para demonstrar os problemas e dificuldades de consolidar a nao. Descreveu a terra, o clima e os tipos caractersticos das mais diversas regies do pas para concluir:
Vida social no existia, porque no havia sociedade; questes pblicas to pouco interessavam e mesmo no se conheciam [...] mesmo duvidoso se sentiam, no uma conscincia nacional, mas ao menos capitanial, embora usassem tratar-se patrcio e paisano. [...] Cinco grupos etnogrficos, ligados pela comunidade ativa da lngua e passiva da religio, moldados pelas condies ambientais de cinco regies diversas, tendo pelas riquezas naturais da terra um entusiasmo estrepitoso, sentindo pelo portugus averso ou desprezo, no se prezando, porm, uns aos outros de modo particular - eis em suma ao que se reduziu a obra de trs sculos (ABREU 1969, p. 247).

110

O mais interessante no pensamento de Capistrano de Abreu que quando ele se referia s elites coloniais no perodo imediatamente anterior independncia, ele identificava os sentimentos de conscincia e esprito nacionais,
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

111

mas ao descrever os povos, o clima e a terra, ele parecia decepcionar-se com os resultados obtidos com a emancipao. Era, em verdade, uma forma de culpar o clima, a terra e as etnias pela inatingibilidade da unidade da nao. Outro autor brasileiro desse mesmo perodo, e bem mais explcito que Capistrano de Abreu no tocante aos obstculos organizao nacional foi Euclides da Cunha (1866-1909). Capito reformado do Exrcito brasileiro, Euclides da Cunha era jornalista quando foi convocado para fazer a cobertura da rebelio de Canudos em 1897, para O Estado de So Paulo. A observao e as notas resultaram no livro clssico da literatura brasileira, Os sertes. A crena no progresso, na civilizao e nos determinismos de todas as ordens so as caractersticas mais marcantes desse documento. Euclides da Cunha insistiu na descrio das secas como uma fatalidade inexorvel. Em relao terra, dizia que, O martrio do homem, ali, o reflexo de tortura maior, mais ampla, abrangendo a economia geral da vida. Nasce do martrio secular da Terra[...]. Quanto s raas formadoras da nacionalidade, mencionava a mestiagem embaralhada e dizia que a mistura de raas mui diversas , na maioria dos casos prejudicial ou que a mestiagem extremada um retrocesso e o mestio um desequilibrado... desequilbrio nervoso incurvel, de modo que o mestio mulato, mameluco ou cafuz menos que um intermedirio, um decado, sem a energia fsica dos ascendentes selvagens, sem a altitude intelectual dos ancestrais superiores (CUNHA 1979, p. 30-89). Para ele, o sertanejo tipo arqutipo do texto de Cunha um retrgrado, no um degenerado (CUNHA 1979, p. 30-89). Para Euclides da Cunha, clima, terra e raa eram responsveis pelas falhas da nossa evoluo e pelas dificuldades de integrao nacional. Tinha como Sarmiento, na Argentina, e Alamn, no Mxico, ideias de um porvir prspero e civilizado para o Brasil, mas identificou em Canudos o afloramento originalssimo do passado e uma dualidade no desenvolvimento da nao brasileira, incapaz de permitir a continuidade daquele destino brilhante,
No temos contraste maior na nossa histria (falava entre os contrastes do norte e do sul do pas). Est nele a sua feio verdadeiramente nacional. Ante o que vimos a formao brasileira do norte mui diversa da do sul. As circunstncias histricas, em grande parte oriundas das circunstncias fsicas, originaram diferenas iniciais no enlace das raas, prolongando-as at ao nosso tempo (CUNHA 1979, p.73, grifos meus).

Em outra passagem, Euclides da Cunha afirmava que a Repblica foi inesperada, feita de improviso e que a ela (repblica) ascendemos de chofre, arrebatados no caudal dos ideais modernos, deixando na penumbra secular em que jazem, no mago do pas, um tero da nossa gente, mas que isso, foi uma exigncia de nossa nacionalidade e que acentuou mais fundo o contraste entre o nosso modo de viver e o daqueles rudes patrcios mais estrangeiros nesta terra do que os imigrantes da Europa (CUNHA 1979, p, 152-153). Ou seja, Euclides da Cunha entendia que a nacionalidade brasileira tinha diferenas iniciais, que refletiam sua feio verdadeiramente nacional e que as circunstncias histricas determinadas pelas circunstncias fsicas eram responsveis
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

pelo retrocesso, desequilbrio, organizao intelectual imperfeita etc. Sendo que o momento no qual ele situa as diferenas iniciais o momento da colonizao, onde ele identifica a formao nacional brasileira. O problema racial, em especial, a questo da mestiagem, era tratado de forma diferenciada no Mxico. Enquanto os polticos conservadores tinham uma posio semelhante aos intelectuais brasileiros e argentinos, sendo favorveis ao branqueamento da populao, os intelectuais liberais mexicanos que trabalhavam para o governo reformista de Benito Jurez, eram influenciados pelas ideias de Jos Mara Luis Mora acerca do problema indgena. Ignacio Ramrez, por exemplo, ministro da Justia no governo de Benito Jurez, em 1861, e no primeiro gabinete de Porfirio Daz, em 1879, considerava a sobrevivncia do povo indgena como obstculo a prpria integrao social dos ndios, pensava que devido ao isolamento ao qual estavam submetidos, os ndios no podiam definir-se como mexicanos:
[...] esas razas conservan todava su nacionalidad, protegidos por la familia y la lengua [...] para contar con ellos como ciudadanos, tenemos necesidad de comenzar por hacerlos hombre [...] Tenemos instituciones republicanas y no tenemos ciudadanos, porque ni siquiera tenemos hombre [...] (RAMIREZ 1966, v I, p.190-191).

Os liberais radicais, aqueles que participaram ativamente do processo de reformas no Mxico, insistiam na necessidade de integrao social do ndio ou do mestio sociedade mexicana, quase sempre atravs da educao e do fim dos privilgios, para favorecer o ideal liberal: constituio de uma sociedade formada por homens que, em busca de seus interesses individuais, tem a obrigao de engrandecer a nao. Retomavam os ideais da Rebelio de 1810 e abraavam Hidalgo e Morelos como heris da ptria, assim como insistiam na descrio heroica das lutas contra o Imprio de Maximiliano e contra os Estados Unidos na guerra de 1846. Eram admiradores da Revoluo Francesa e inspiravam-se nas ideias de Michelet sobre a deificao dos heris nacionais. Se autointitulavam herdeiros desses heris annimos e insistiam que as metas desses movimentos ainda estavam por serem alcanadas. Esses momentos da histria do Mxico - Rebelio de Hidalgo e Morelos, luta contra Iturbide e anexao dos territrios em 1848 - eram vistos como momentos fundadores do sentimento de nacionalidade e as palavras de Ignacio Altamirano: Mueran los gachupines! Hay algn mexicano que no haya proferido en su vida esas palabras sacramentales ?, eram tidas como prova da existncia ontolgica da nao e dos obstculos a transpor para sua efetivao.5 Assim como os liberais mexicanos, os liberais argentinos e brasileiros tambm depositaram suas esperanas na construo de uma sociedade baseada no poder do pequeno proprietrio e no individualismo socioeconmico. Entretanto, a partir de 1870, pensadores da gerao de 1880 na Argentina, membros da elite porfiriana no Mxico e mesmo intelectuais do porte de Joaquim
5

112

I. Altamirano era discpulo de I. Ramrez e trabalhou em jornais, como professor, juiz da Suprema Corte no governo Daz e vrios cargos pblicos a partir de 1880. Frase citada por BRADING 1991, p. 715.

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Claudia Wasserman

Nabuco e Andr Rebouas no Brasil,6 comeavam a perceber que essas teorias inspiradas no pequeno proprietrio norte-americano e na burguesia rural da Frana ps-revolucionria, no tinham equivalncia com as economias latino-americanas, dependentes das oscilaes de preo e demanda dos produtos primrios no mercado internacional, com base na grande propriedade. O liberalismo nesses pases acabou limitando-se adaptao da economia primria s demandas do capital internacional. Esse processo envolveu a liberao da mo de obra (escrava ou servil) e a constituio de um mercado de terras (nacionalizao dos bens do clero ou leis de terras). Algumas concluses A temtica da identidade nacional, da nossa especificidade, das dificuldades de ordenamento de identidades consideradas como originrias foi uma constante na historiografia e nas discusses polticas latino-americanas nesse final de sculo XIX. Todos procuravam os culpados pela situao. Tanto liberais como conservadores, recorriam aos modelos externos e a influncia dos modelos era considerada como positiva ou negativa, dependendo da poca e do vis ideolgico do autor. Durante o sculo XIX, acabou prevalecendo a ideia de que os modelos estrangeiros s poderiam ser benficos aos problemas enfrentados pelos pases latino-americanos. A ideia de negao dos modelos externos s se concretizou realmente como questo de princpios no perodo de absoro orgnica do marxismo-leninismo (dcadas de 20 e 30 do sculo XX). Os prceres das independncias insistiam na existncia prvia de naes e nacionalidades, obedecendo a um profundo subjetivismo, fruto do desejo que alimentavam de ver os pases latino-americanos libertos do jugo econmico e poltico das antigas metrpoles. No sculo XIX, prevaleceu a ideia de que existiam naes, frutos do passado pr-colonial, colonial, ou, mais comumente, resultado dos processos de independncia. No entanto, ao admirar os modelos externos para oferecer uma forma constitucional aos novos pases, os intelectuais do sculo XIX encontravam problemas e obstculos que passaram a ser interpretados como desvios e deformaes de nossa formao nacional. A identificao desses obstculos estava relacionada, principalmente com a formao superior que esses intelectuais haviam recebido na Europa. Acreditavam que as raas formadoras, o clima e a particular geografia das regies latino-americanas no favoreciam o progresso e o acesso civilizao, em oposio ao que eles consideravam barbrie. Influenciados pelas teorias deterministas, cientificistas e pelo positivismo, sonhavam com a possibilidade de progresso ilimitado a exemplo dos pases centrais do capitalismo. Por muito tempo ainda, na quase totalidade do sculo XX, se observar a persistncia de uma historiografia que apregoa a existncia originria de naes, atrada por modelos externos e que identifica desvios e deformaes e observa incompletudes e frustraes no processo de formao das naes. No comeo do
6

113

Andr Rebouas (Agricultura Nacional , 1883) e Joaquim Nabuco (Abolicionismo , 1883) pensavam que o progresso econmico e moral do pas era retardado por uma sociedade de latifundirios decadentes que se apoiava na escravido, mas depois de 1888 (emancipao da escravido) foram aceitando progressivamente o status quo rural.

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

A primeira fase da historiografia latino-americana e a construo da identidade das novas naes

sculo XX, as ideias deterministas no desapareceriam e continuariam por muito tempo influenciando os pensadores latino-americanos. Mas, o apogeu das economias primrio-exportadoras e o desenvolvimento mais acelerado de tecnologias capazes de driblar os problemas geo-climticos acabariam cedendo espao para a identificao de outras causas para os males das naes latino-americanas. A partir das primeiras dcadas do sculo XX, as histrias peculiares dos pases da Amrica Latina, a poltica mal orientada e a falta de educao foram consideradas como alguns dos problemas de origem desses pases. Os anos de 1920-1930 inauguram o que poderamos chamar de a nossa era dos nacionalismos. Referncias bibliogrficas ABREU, J. Capistrano de. Captulos de histria colonial (1500-1800). 5 ed. Rio de Janeiro: Briguiet, 1969. ABREU, J. Capistrano de. Ensaios e estudos 1 srie. Rio de Janeiro: Briguiet, 1931. AGUIRRE ROJAS, Carlos Antonio. Amrica Latina: histria y presente. Morelia: Red Utopia & Jitanjfora Morelia Editorial, 2001. ALAMN, L. Disertaciones. In: BRADING, David A. Orbe indiano: de la monarquia catlica a la repblica criolla, 1492-1867. Mxico: Fondo de Cultura econmica, 1991. ALAMN, Lucas. Historia de Mjico. Vol. IV. Mxico,1969. ALBERDI, J. B. Bases y puntos de partida para la organizacin poltica de la Repblica argentina. 4. ed. Buenos Aires: Plus Ultra, 1981. ANDERSON, Benedict. Nao e conscincia nacional. So Paulo: tica, 1989. BLOCH, M. Apologa para la historia o el oficio de historiador. Mxico: Fondo de cultura econmica, 1996. BOLVAR, Simn. Escritos polticos. Lisboa: Ed. Estampa, 1977. BONIFCIO, Jos de Andrada e Silva. Perfil histrico de Jos Bonifcio. Revista Bonifcio, nmero 2, jan/mar, 2004. In:http://www.bonifacio.org.br/revista/ htmls/edicao02/PerfilHistorico03.htm (acesso em setembro de 2008) BRADING, D. A. Orbe indiano: de la monarqua catlica a la repblica criolla, 1492-1867. Mxico: Fondo de Cultura econmica, 1991. CHIARAMONTE, Jos Carlos. El problema de los origenes de los Estados hispanoamericanos en la historiografa reciente y el caso del Rio de la Plata. Porto Alegre: Anos 90, UFRGS, n. 1, maio de 1993. DE CERTEAU, Michel. A escrita da histria . Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. ESTRADA, J. M. Problemas argentinos. In: HALPERN DONGHI, Tulio. Proyecto y construccin de una nacin (1846-1880). Buenos Aires: Ariel, 1995. FENELON, Dea R. 50 Textos de histria do Brasil. So Paulo, Hucitec, 1983. GELLNER, Ernest. Naes e nacionalismo: trajectos. Lisboa: Gradiva, 1993.
histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

114

Claudia Wasserman

GUIMARES, Manoel Luiz Salgado. Usos da histria: refletindo sobre identidade e sentido. Histria em Revista, Pelotas, v. 6, p. 21-36, dezembro de 2000. HALE, Charles A. Ideas polticas y sociales en Amrica Latina, 1870-1930 In: BETHELL, L. Histria de Amrica Latina (cultura y sociedad, 18301930). Barcelona: Crtica, 1991, vol. 8, p. 1-64. HALPERN DONGHI, Tulio. Proyecto y construccin de una nacin (18461880). Buenos Aires: Ariel, 1995. HOBSBAWM, Eric. Naes e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. JARAMILLO URIBE, Jaime. Frequencias tematicas de la historiografa latinoamericana In: ZEA, Leopoldo (cord.). Amrica Latina en sus ideas. Mxico: Siglo XXI, 1986. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: EdiPUC/Contraponto, 2006. LUNA, Felix. Breve histria de los argentinos. 8 ed. Buenos Aires, Planeta, 1995. MORA, J. M. L. Mxico y sus revoluciones. II Vol. Mxico: Ed. Agustn Yez, 1950. _____________. Obras sueltas. Mxico, BP 26, 1963, p. 280, escritos de 1937.

115

MORENO, Mariano. Plan revolucionario de operaciones. 3. ed. Buenos Aires: Plus Ultra, 1975. NORA, Pierre (org.). Le lieux de mmoire. Paris: Gallimard, 1984. RAMA, Carlos M. Nacionalismo e historiografa en Amrica Latina. Madrid: Tecnos, 1981. ROMERO, Jos Luis. Las ideas en la Argentina del siglo XX. Buenos Aires: Biblioteca actual, 1987. SAFFORD, F. Poltica, ideologa y sociedad. In: BETHEL, L. (org.). Historia da Amrica Latina - 06 - c. 1820-1870. Barcelona: Crtica, 1992. SARMIENTO, D. F. Conflito e harmonia de raas em Amrica. In: HALPERN DONGHI, T. Proyecto y construccin de una nacin (1846-1880). Buenos Aires: Ariel, 1995. SARMIENTO, D. F. Facundo o civilizacin y barbarie. 5. ed. Buenos Aires: Editorial Sopena, 1952. SOLER, R. Idea y cuestin nacional latinoamericanas. Mxico: Siglo XXI, 1980. SOLER, Ricaurte. Clase y nacin. Barcelona: Fontamara, 1981. TORRES RIVAS, E. Sobre a formao do Estado na Amrica Central (hipteses e questes fundamentais para seu estudo). In: PINHEIRO, Paulo Srgio. O Estado na Amrica Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. VARNHAGEN, F. A. Histria geral do Brasil: antes de sua separao e independncia de Portugal. Tomo I. So Paulo: Melhoramentos, 1959.

histria da historiografia ouro preto nmero 7 nov./dez. 2011 94-115

Das könnte Ihnen auch gefallen